BODY HORROR - Horror corporal, horror biológico, horror orgânico ou horror visceral é um subgênero da ficção de terror que explora principalmente a destruição gráfica ou degeneração do corpo humano, por decadência, doenças, parasitismo, mutação ou mutilação.
Outros tipos de terror corporal incluem movimentos não naturais ou o posicionamento anatomicamente incorreto dos membros, com distorções grotescas que criam 'monstros' a partir de partes do corpo .
Elementos de 'horror corporal' aparecem na literatura clássica de fantasia, como no "Frankenstein" (1818) de Mary Shelley, na "Metamorfose" (1915) de Franz Kafka, ou nas obras de H.G. Wells, e H.P. Lovecraft. O termo 'Body Horror' só foi cunhado com a edição temática da revista cinematográfica "Screen" da Universidade de Glasgow (vol. 27, n.º 1, janeiro/ fevereiro de 1986), contendo vários ensaios sobre o assunto; entre eles o seminal "Horrality: The Textuality of the Contemporary Horror Film", de Phillip Brophy , escrito em 1983.
O subgênero Body Horror existe há mais de meio século. Os primeiros exemplos do gênero no cinema apareceram nos anos 1950, e estabeleceram o padrão do horror corporal, dos horrores da mutilação e mutação, e dos efeitos de maquiagem...
ANOS 50 / 60 :
"The Quartermass Xperiment" (The Creeping Unknown / Terror que Mata, UK 1955) de Val Guest
Três astronautas são lançados ao espaço a bordo de um foguete projetado pelo Professor Bernard Quatermass ( Brian Donlevy ). Ele cai com apenas um membro da tripulação original, Victor Carroon (Richard Wordsworth), ainda a bordo.
Depois de tocar em um cacto, Victor o absorve em seu corpo, e começa a sofrer uma dolorosa mutação. Ele se transforma em um organismo alienígena, que cresce como uma criatura amorfa, e absorve tudo o que toca em sua massa...
Terror e sci-fi da Hammer Film Productions , baseado na série de televisão da BBC de 1953, "The Quatermass Experiment", escrita por Nigel Kneale, adaptada em um roteiro de Richard Landau, e do diretor Val Guest.
https://www.dailymotion.com/video/x8y96do
O tema de um ser humano transformado em uma criatura amorfa e devoradora de carne ressurge em "Bijo to Ekitainingen" (The H-Man / O Monstro da Bomba H, JAP 1958) de Ishirô Honda - resultado de contaminação atômica - e "The Blob" (A Bolha Assassina, USA 1958) de Irvin S. Yeaworth Jr. - onde bolha vermelha alienígena emerge de um meteorito caído e imediatamente devora o braço de um idoso que a toca, e o absorve por completo.
O tema do astronauta mutante também foi copiado em vários filmes subsequentes – como "First Man Into Space" (O Primeiro Homem no Espaço, UK 1959), "Night of the Blood Beast" (1958), "The Hideous Sun Demon" (1959)...
"The Fly" (A Mosca da Cabeça Branca, 1958) de Kurt Neumann
O brilhante cientista Andre Delambre (Al Hedison) faz experimentos com um dispositivo de transmissão de matéria. Durante um teste, acidentalmente uma mosca entra com ele no aparelho, e Andre tem seu braço esquerdo e sua cabeça tocados com o inseto...
...para o horror de sua esposa, Hélène (Patricia Owens), que tenta ajudá-lo a reverter a horrenda situação, antes que a anatomia e os instintos da mosca tomem conta totalmente de sua mente e corpo. Não conseguindo, ela o ajuda a se matar em uma prensa que esmaga sua cabeça e braço mutante.
O irmão de Andre, François Delembre (Vincent Price), acredita inicialmente que sua cunhada é uma assassina. Finalmente ele e o inspetor Charas (Herbert Marshall) encontram a mosca com o braço e a cabeça do cientista, e salvam Hélène da condenação.
Clássico filme de terror de sci-fi, baseado no conto homônimo de James Clavell, de 1957.
https://www.bilibili.tv/en/video/2007268771
Foi um dos mais influentes dos inúmeros filmes de monstros de sua época, e gerou duas sequências:
"Return of the Fly" (O Monstro de Mil Olhos, 1959) de Edward Bernds
Quinze anos depois das experiências do seu pai com a transmissão de matéria terem falhado, Philippe Delambre (Brett Halsey) e o seu tio François (Vincent Price) tentam recriar sozinhos o dispositivo de transmissão de matéria.
No entanto, seus experimentos tem resultados desastrosos, quando um pérfido espião industrial (David Frankham) pega uma mosca e a adiciona ao transportador. François re-materializa Phillipe, mas com uma cabeça, braço e perna de um grande díptero ...
...enquanto a mosca...
Sequência (quase um remake) do sucesso do ano anterior, em uma produção menor e em P&B. O bizarro 'homem-mosca' tem agora uma cabeça gigante, mas muito mais tempo em cena.
https://rarelust.com/return-of-the-fly-1959/
"Curse of the Fly" (A Maldição da Mosca, UK / USA 1965) de Don Sharp
Depois de fugir de um hospital psiquiátrico, Patricia Stanley (Carole Gray) é encontrada e abrigada pelo neto de André Delambre, Martin (George Baker). Eles rapidamente se apaixonam, e ele a pede em casamento, mesmo sem saberem muito um sobre o outro. Eles retornam à mansão da família, em Quebec, onde Martin e seu pai Henri (Brian Donlevy), estão realizando experimentos de teletransporte.
No entanto, quando Patricia descobre os muitos mutantes deformados ainda vivos, restos de seus experimentos fracassados, Martin e seu pai tentam convencê-la de que ela está vendo coisas.
Terceiro filme da franquia "Fly", realizado na Inglaterra com baixo orçamento, e nenhuma mosca, mas com cobaias humanas deformadas pelos novos experimentos com o transportador de matéria.
https://www.youtube.com/watch?v=-nAdSJMPNFo
"The Tingler" ( Força Diabólica, USA 1959), de William Castle
O médico patologista Dr. Warren Chapin (Vincent Price) examina um corpo de um homem executado na cadeira elétrica. Chapin observa como o corpo morreu em um estado de grande medo e a coluna vertebral foi quebrada por uma força incrível. Ele acredita que isso foi causado por uma criatura viva que ele chama de 'Tingler'. Chapin acredita que o Tingler é um parasita que vive dentro do corpo de cada ser humano e se alimenta do medo, mas pode ser destruído por gritos.
A criatura ganhou esse nome por fazer a espinha de seu hospedeiro 'formigar' quando ele está assustado. Chapin quer capturar um Tingler , e quando Martha (Judith Evelyn), uma surda-muda é apavorada até a morte por seu marido infiel, ele consegue extrair um parasita vivo de seu cadáver... que acaba fugindo...
Produção e direção do 'Rei dos Truques Publicitários' William Castle. Por detrás de sua premissa bizarra e por vezes engraçada, está um tema que depois seria muito explorado no 'body horror', o do parasita monstruoso afetando o corpo humano...
"The Manster" (O Criador de Monstros, USA/JAP 1959) de George P. Breakston e Kenneth G. Crane
O correspondente americano de notícias internacionais Larry Stanford (Peter Dyneley) tem que entrevistar o cientista recluso Dr. Robert Suzuki (Tetsu Nakamura), que vive no topo de uma montanha vulcânica. O Dr. Suzuki faz experimentos com alterações evolutivas humanas, por meios químicos, e mantêm enjaulado um experimento fracassado, uma criatura deformada que outrora fora sua esposa.
Suzuki seda Larry com uma bebida com drogas e injeta sua fórmula nele, iniciando um longo processo de mudança física e de personalidade.
Tempo depois, Larry examina o local em seu ombro direito onde Suzuki o injetou e, para seu horror, vê que um globo ocular crescendo ali, enquanto sua mão direita se transforma em uma garra.
Enlouquecido ele começa a matar pessoas solitárias nas ruas de Tóquio, e o olho em seu ombro evoluiu para uma cabeça animalesca, completa e separada.
Larry então volta para o laboratório de Suzuki, onde o médico lhe aplica uma nova fórmula.
Larry sofre fissão física, dividindo-se em dois seres — um se parece com o antigo Larry, enquanto o outro parece um gorila...
https://www.youtube.com/watch?v=1Mf-3TOqODE
ANOS 70
"Sssssss !" (Sssssss / O Homem Cobra, USA 1973) de Bernard L. Kowalski
O Dr. Carl Stoner (Strother Martin), um brilhante, mas excêntrico herpetologista contrata o estudante David Blake (Dirk Benedict) como seu novo assistente de laboratório. Ele lhe aplica uma série de injeções de soros experimentais de veneno de cobra.
À medida que David se envolve com Kristina (Heather Menzies), filha de Stoner, o veneno faz com que ele comece a trocar de pele e sua temperatura corporal caia.
O que ele não sabe é que Stoner injetou nele uma droga que está causando sua mutação, transformando-o lentamente em um híbrido humano/cobra que eventualmente será capaz de sobreviver a um holocausto nuclear.
Escrito e produzido pelo artista de maquiagem Dan Striepike (da equipe de John Chambers, e também responsáveis pelos efeitos do filme), esse pequeno cult movie mistura o tema do cientista louco dos anos 30/40, com o subgênero de vingança-da-natureza/ataque de animais, de grande sucesso na época.
Além da transformação do jovem assistente em uma cobra-rei, ainda aparece um antigo experimento falho do Dr. Stoner, um homem meio cobra (Noble Craig - 1948-2018- ator e dublê americano, que se tornou conhecido por seus papéis de criaturas em filmes de terror depois de perder as duas pernas e um dos braços na Guerra do Vietnã ) que é exibido como atração de um 'carnival'...
https://m.ok.ru/video/4128162843342
"Shivers" (Calafrios, CAN 1975) de David Cronenberg
Um cientista que mora em um complexo de apartamentos em Montreal, mata uma garota e usa ácido para destruir seus órgãos internos, antes de se matar.
Durante a investigação, o médico residente Roger St. Luc (Paul Hampton) descobre que o cientista estava realizando experimentos com o uso de parasitas geneticamente modificados para substituir órgãos humanos em transplantes.
Outras pessoas no complexo logo começam a apresentar sinais de serem portadoras dos parasitas, que soltos, penetram no corpo, e transformam seus portadores em maníacos sexuais desenfreados, e canibais.
Na verdade, a ambição do cientista com sua criação parasitária era ampliar os instintos sexuais agressivos da humanidade, para 'transformar o mundo em uma bela orgia sem sentido'.
Também conhecido como "The Parasite Murders", "Frissons" ou "They Came From Within", foi o primeiro 'filme profissional' do canadense David Cronenberg (1943); e o seu primeiro filme no gênero, que seria o principal criador...sim, agora entramos mesmo no Horror Corporal...
Com um orçamento modesto (produção do depois bastante conhecido Ivan Reitman), Cronenberg mexe com temas como contaminação, parasitas monstruosos, doenças sexualmente transmissíveis, estupro, e experimentos científicos loucos, pavimentando o gênero, e se preparado para voos mais radicais...
Uma nota sobre o filme, é a notável presença da 'Rainha dos Filmes de Terror' Barbara Steele ( 1937-) em um pequeno, mas ousado papel de uma lésbica que é 'penetrada' por um dos parasitas durante o banho...
https://www.tokyvideo.com/br/video/calafrios-1975
https://www.dailymotion.com/video/x8jev62
"Eraserhead" ( USA 1977) de David Lynch
Henry Spencer (Jack 'John' Nance) se vê impelido à paternidade quando sua namorada, Mary X (Charlotte Stewart), dá à luz um bebê que se parece mais com um embrião de cobra, ou um espermatozoide gigante, do que com um humano.
O corpo frágil do bebê se torna mais repugnante à medida que o tempo avança, e a criança recusa qualquer alimento, chorando incessante e insuportavelmente.
O som deixa Mary histérica, e ela abandona Henry e o bebê. Henry tenta cuidar da criança, e descobre que ela tem dificuldade para respirar e desenvolveu feridas dolorosas na pele, e o próprio Spencer passa por uma estranha transformação...
Terror surreal e onírico em produção independente, onde é difícil distinguir o que é real do que não é. O filme pode ser visto como um pesadelo sobre desumanização industrial, ou uma história de ficção científica pós- holocausto, ou uma parábola perversa religiosa...ou...
Ao lado de David Cronenberg, David Lynch é um pioneiro do subgênero do terror corporal. E, de fato, o filme de estreia de Lynch (Diretor/Roteiro/Produtor/Efeitos Especiais/Design de Produção), "Eraserhead", levou o Body Horror a extremos ainda mais bizarros do que os primeiros filmes de Cronenberg.
https://archive.org/details/eraserhead-1977
"The Incredible Melting Man" (O Incrível Homem Que Derreteu, USA 1977) de William Sachs
O astronauta da NASA Steven West (Alex Rebar) retorna à Terra, como único sobrevivente de uma expedição fracassada de três homens a Saturno. Os cientistas descobrem que ao ser exposto à radiação cósmica, ele contraiu uma doença que está fazendo sua carne derreter.
A única maneira de retardar o derretimento é devorando a carne de outras pessoas.
Escapando do hospital, West é perseguido pelas autoridades, enquanto seu amigo, o Dr. Ted Nelson (BurrDe Benning) tenta salvá-lo Por conta da mutação, quanto mais West derrete, mais forte ele fica...
Sci fi e terror classe 'B', escrito originalmente pelo diretor/roteirista William Sachs como uma paródia. Mas, o resultado final, foi alterado pelos produtores na pós-produção, com novas cenas e edição; assim sendo as cenas irônicas e de humor negro presentes, parecem deslocadas.
O filme conta com a excelente maquiagem especial de Rick Baker, para as cenas de decomposição do torturado personagem...
O filme foi um sucesso comercial, mas recebeu críticas amplamente negativas, embora todos tenham elogiado os efeitos de maquiagem de Baker.
https://www.youtube.com/watch?v=q7kx424HiBg
"Rabid" ( Enraivecida na Fúria do Sexo, CAN 1977) de David Cronenberg
Rose (Marilyn Chambers) sofre um acidente de moto, e é encontrada pelo Dr. Dan Keloid (Howard Ryshpan), que a leva às pressas para sua clínica próxima. Ele consegue salvar sua vida usando técnicas experimentais de enxerto de pele que tornam seu tecido morfologicamente neutro.
Enquanto Rose se recupera totalmente, a cirurgia plástica têm um efeito colateral imprevisto: o de criar um pequeno apêndice/parasita ( que lembra um clitóris em forma de broca), sob sua axila que precisa consumir sangue.
Ela começa a fazer vítimas para drenar seu sangue....
...e cada uma das pessoas que ela bebe é infectada por um tipo de raiva enlouquecedora...
À medida que a epidemia se espalha, as autoridades de Montreal são forçadas a instituir lei marcial.
Bem barato, e rápido, "Rabid" mistura ciência médica, horror corporal, um 'parasita' vampiro, e uma infestação estilo mortos vivos. Cronenberg escalou a famosa atriz pornô Marilyn Chambers para o papel principal, e ela se saiu muito bem, e 'inspirou' o bizarro título nacional do filme...
https://www.dailymotion.com/video/x9genlq
"The Island of Dr. Moreau" (A Ilha do Dr. Moreau, USA 1977) de Don Taylor
1912. Após seu navio naufragar no mar, dois marinheiros chegam em uma ilha tropical. Criaturas da floresta matam um deles, mas o outro, Andrew Braddock (Michael York), é encontrado pelo Dr. Moreau (Burt Lancaster), um geneticista que vive e trabalha na ilha.
Ele mostra a Braddock suas experiências, com animais selvagens que ele injetou com um soro que reprogramou seu código genético, e os transformou em criaturas semi-humanas...
... que Moreau chama de 'Humanimais'. Eles têm inteligência rudimentar e podem falar, e Moreau lhes deu um código de leis para impedi-los de retornar aos seus hábitos animais.
Logo Braddock descobre o propósito de Moreau em mantê-lo lá – ele pretende conduzir o experimento ao contrário e transformá-lo em um animal.
'A Ilha do Dr. Moreau' (1896) é uma das primeiras obras clássicas de H.G. Wells (1866-1946) . O livro foi filmado de forma memorável em "The Island of Lost Soul" ( A Ilha das Almas Perdidas ,1932), e teve as versões filipinas não oficiais, "Terror Is a Man" (Criatura Sangrenta, 1959) e "The Twilight People" (A Ilha dos Monstros, 1972); mas essa versão destaca o horror corporal na dolorosa transformação de Braddock, contando com os efeitos de maquiagem de Thomas 'Tom' Burman...
https://www.tokyvideo.com/br/video/a-ilha-do-dr-moreau-1977
"The Brood" (Os Filhos do Medo, CAN 1979) de David Cronenberg
Nola Carveth (Samanta Eggar) é paciente do Instituto Somafree, chefiado pelo carismático psiquiatra Dr. Hal Raglan (Oliver Reed), que prega a terapia radical da 'psicoplasmose', incentivando os pacientes a manifestarem suas raivas reprimidas por meio do corpo.
Quando o marido de Nora, Frank Carveth (Arth Hindle) busca sua filha Candy (Cindy Hinds) após ela visitar a mãe, fica perturbado ao encontrá-la gravemente machucada. Ao tentar entrar para ver Nola, ele se depara com uma barreira de recusas de Raglan, que insiste que o isolamento dela é essencial para o tratamento. Ao mesmo tempo, um estranho grupo de crianças mutantes aparece e mata os pais de Nola e todos aqueles que incorreram na sua ira.
À medida que Frank finalmente penetra as paredes do Somafree, ele começa a entender que as crianças são a manifestação psicoplasmática da raiva de Nola.
David Cronenberg inspirou-se após um divórcio particularmente conturbado para criar "The Brood". O final é um espetáculo 'Body Horror' à parte, com Nola dando à luz uma criança através de um útero externo criado como subproduto da terapia experimental, e em seguida, mordendo o saco gestacional e lambendo a placenta sangrenta do bebê.
https://www.youtube.com/watch?v=nCyE2QxDEVg
"Altered States" (Viagens Alucinantes, USA 1980) de Ken Russell
Edward Jessup (William Hurt), um psicopatologista da Universidade de Columbia, estuda esquizofrenia, e acredita que 'nossos outros estados de consciência são tão reais quanto nossos estados de vigília'. Ele começa a experimentar privação sensorial usando um tanque de flutuação, auxiliado por dois colegas pesquisadores...
...e acrescenta os efeitos de um cogumelo alucinógeno que encontra no México, e tem alucinações bizarras e intensas. No entanto, o uso repetido faz com que Eddie saia do tanque tendo sofrido uma involução biológica física real - se transformando em um homem das cavernas selvagem (Miguel Godreau).
Ao retornar à sua forma natural, Edward decide continuar os perigosos experimentos, apesar da preocupação de seus colegas.
No experimento final, ele experimenta uma regressão mais profunda, transformando-se em uma massa amorfa de matéria primordial consciente...
Sci-fi, terror psicológico e horror corporal adaptado pelo dramaturgo e roteirista Paddy Chayefsky de seu romance homônimo de 1978; baseado em parte em pesquisas reais de privação sensorial sob a influência de drogas psicoativas .
Na visão peculiar do cineasta britânico Ken Russell, o material bizarro, mas sério do livro, é tratado de forma jocosa (mas genial), e, o diretor se deleita com as viagens psicodélicas e com 'blasfêmias' sobre a morte de Deus e as origens do homem .
Os efeitos de maquiagem e transformações foram realizados por Dick Smith e equipe, e a produção também conta com efeitos digitais, que na época eram revolucionários...
https://m.ok.ru/video/2458575440469
CONTINUA...
FONTES:
- "Body Genre - Anatomy of the Horror Film" - de David Scott Diffrient (University Press of Mississipi, 2023) PDF
- "The Overlook Film Encyclopedia" - Science Fiction / Horror - de Phil Hardy (Overlook Press, NY, USA 1994)
- IMDB
- Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_body_horror_media
- Cool Ass Cinema- http://www.coolasscinema.com/
- Creepy Catalog -
https://creepycatalog.com/best-body-horror-movies/
- Gehenna & Hinnom Books- https://gehennaandhinnom.wordpress.com/2017/04/07/a-quick-history-of-body-horror-in-cinema/
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/theme/medical-horrors
- Nightmare on Film Street -
https://nofspodcast.com/the-20-most-disturbing-body-horror-films-ever-made