No começo dos anos 1960, Vincent Price iniciou uma longa e duradoura associação com a produtora AIP - American International Pictures, e o diretor/produtor Roger Corman, em uma série de filmes baseados na obra do escritor Edgar Allan Poe.
O primeiro longa foi:
"House of Usher" (O Solar Maldito, 1960) de Roger Corman
Philip Winthrop ( Mark Damon ) viaja até a mansão desolada dos Usher, para ver sua noiva Madeline Usher (Myrna Fahey).
O irmão de Madeline, Roderick ( Vincent Price ), se opõe às intenções de Philip, revelando que a família é afetada por uma linhagem amaldiçoada que levou todos os seus ancestrais à loucura e até afetou a própria propriedade, fazendo com que tudo ao redor se tornasse um pântano escuro. Roderick prevê que os males familiares serão propagados às gerações futuras e desencoraja a união. Philip e Madeline decidem fugir, mas, durante uma discussão com Roderick, Madeline repentinamente cai aparentemente morta.
Roderick corre para sepultá-la na cripta da família embaixo da casa. Enquanto Philip se prepara para partir após o sepultamento, o mordomo Bristol (Harry Ellerbe) deixa escapar que Madeline sofria de catalepsia. Madeline revive dentro de seu caixão lacrado, enlouquece por ter sido enterrada viva e se liberta, confrontando Roderick...
Baseado no conto 'A Queda da Casa de Usher' de Allan Poe, com roteiro do prestigiado escritor Richard Matheson. Um divisor de águas para a produtora AIP, saindo de seus filmes rasteiros em p&b, para uma produção elaborada e com cores vibrantes- apesar de econômica ao estilo de Corman.
O filme foi um sucesso de bilheteria, e transformou o astro de 49 anos de idade, no novo 'Rei do Terror'.
https://archive.org/details/the-fall-of-the-house-of-usher
"The Pit and the Pendulum" (A Mansão do Terror, 1961) de Roger Corman
Espanha do século XVI. Francis Barnard (John Kerr), viaja até o antigo castelo de seu cunhado Nícolas Medina (Vincent Price) ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth (Barbara Steele).
Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ter visto a mãe ser morta por seu pai, o cruel carrasco da Inquisição Espanhola Sebastian Medina.
Nícolas conta que Elisabeth morreu de uma rara doença no sangue, mas Francis acha isso difícil de acreditar.
Depois de algumas investigações ele descobre que foi o medo extremo que foi fatal para sua irmã e que ela pode ter sido enterrada viva!
Coisas estranhas começam então a acontecer no castelo: o fantasma de Elisabeth parece assombrar o local, enquanto aumenta a loucura de Nícolas ...
Vagamente inspirado no conto homônimo de Poe, o filme com uma grande parte da equipe de "House of Usher": o roteirista Richard Matheson, o editor Floyd Crosby, o diretor artístico Daniel Haller e o compositor Les Baxter. A grande novidade aqui é a presença da atriz Barbara Steele, que havia feito muito sucesso no horror gótico italiano "La Maschera del Demonio" (A Maldição do Demônio, 1960) de Mario Bava, e que posteriormente seria 'coroada' como a Rainha do Terror- no mesmo nível de Price, Boris Karloff & cia.
A produção teve um orçamento menor do que o filme anterior, mas foi um sucesso de bilheteria ainda maior, motivando a AIP e Corman a seguirem com as adaptações de Allan Poe.
https://www.dailymotion.com/video/x3vw8ht
Price foi então escalado pela AIP para estrelar uma grande produção de aventura e ficção científica 'retrô' ...
"Master of the World" (Robur, o Conquistador do Mundo, 1961) de William Witney
Em 1868, o cientista americano Prudent (Henry Hull), sua filha Dorothy (Mary Webster) e sua equipe tornam-se reféns do fanático pacifista Robur (Vincent Price)...
... que usa sua fantástica aeronave Albatross- uma fortaleza voadora estilo dirigível- para destruir alvos militares na Terra, para forçar a paz mundial.
Baseado nos romances 'Master of the World' e 'Robur the Conqueror' de Jules Verne, o roteiro de Richard Matheson cria uma aventura épica para toda família, e uma 'versão voadora' do Capitão Nemo de Verne.
Ótimos efeitos do voo do Albatroz, muitas cenas de arquivo para economizar. Um elenco de apoio interessante, com Henry Hull , conhecido por viver o primeiro lobisomem da Universal Pictures em "Werewolf of London" (1935), e o 'feio' futuro astro de filmes de ação/policial Charles Bronson - que em 1953 havia interpretado Igor o assistente surdo-mudo de Vincent Price no filme "House of Wax".
https://ok.ru/video/2467859925686
'O novo status de Vincent também lhe trouxe oportunidades de fazer o que ele mais amava – comprar e falar sobre arte. Um acordo com a Sears levou ao lançamento da 'Coleção de Belas Artes Vincent Price' em 1962, que deu a todos a oportunidade de possuir obras originais de grandes mestres – de Rembrandt a Picasso e Dali – bem como de alguns dos melhores artistas contemporâneos de por dia, de apenas US$ 10 a US$ 3.000.'
'Price colecionou milhares de peças ao longo dos anos seguintes, muitas vezes durante suas viagens ao exterior enquanto trabalhava em projetos internacionais.'
'Foi nessa época que a esposa de Vincent, Mary, lhe deu uma surpresa maravilhosa: uma filha, Mary Victoria (nascida em 27 de abril de 1962).'
(https://www.thesoundofvincentprice.com)
Como parte de uma parceria com o produtor Edward Small, da United Artists, Corman dirigiu Price em:
"Tower of London" (A Torre de Londres, 1962) de Roger Corman
Inglaterra século XV. Richard III (Vincent Price) deseja desesperadamente o trono, mas seu irmão doente, o rei Eduard IV (Juiz Watson), o concede a seu outro irmão, Clarence (Richard McCauly). Isso deixa o perturbado Richard furioso, resultando no assassinato de Clarence (esfaqueado e afogado em um barril de vinho) e na morte e tortura de muitos outros que poderiam atrapalhar seus planos.
Mas à medida que o caos continua, a insanidade de Richard aumenta, e os fantasmas dos homens assassinados começam a assombrar a realeza...
Remake de "Tower of London" (1939), do auge da Universal Pictures, estrelado por Basil Rathbone como Ricardo III e Boris Karloff como o seu carrasco- Vincent Price atuou em ambos os filmes - no original ele desempenhou o papel do irmão-vítima de Richard, Clarence. Corman se baseia mais em 'Ricardo III' de William Shakespeare montado como um dos seus filmes de Allan Poe. Assim, Vincent Price, interpreta outro dos heróis melancólicos e condenados , e Corman o cerca de fantasmas, mágicos com corvos e muitas cenas de torturas cruéis...
https://www.youtube.com/watch?v=QV1Hub375jc
Roger Corman alterou ligeiramente sua abordagem habitual, encomendando para Richard Matheson a adaptação de três contos de Edgar Allan Poe (na verdade, existem quatro contos - O segmento "Black Cat" usa também elementos de "The Cask of Amontillado") para uma antologia.
"Tales of Terror" (Muralhas do Pavor, 1962) de Roger Corman
"Morella" - Lenora (Maggie Pierce) volta para casa para ver o pai pela primeira vez em 26 anos. O exausto e obcecado Locke (Vincent Price) culpa Lenora pela morte de sua amada esposa Morella (Leona Gage), que morreu ao dar à luz a ela.
No entanto, o fantasma de Morella agora possui Lenora...
"The Black Cat" - Montresor Herringbone (Peter Lorre) é um bêbado que gastou todo o dinheiro de sua esposa, deixando-os quase sem um tostão. Ele faz amizade com Fortunato Lucrezi (Price) em uma competição de consumo de vinho...
... mas depois descobre que Fortunato começou um caso com sua esposa Annabel (Joyce Jameson). Ele se vinga envenenando os dois e prendendo seus corpos atrás de uma parede em seu porão. No entanto, ele não contou com o amado gato preto de sua esposa, que ele também emparedou acidentalmente.
"Facts in the Case of M. Valdemar" - O 'mesmerista' Carmichael (Basil Rathbone) consegue aliviar a dor do moribundo Ernest Valdemar (Price) através do hipnotismo, e lhe faz um último pedido: realizar um experimento e hipnotizar Valdemar pouco antes de ele morrer. Ele consegue e mantem o espírito de Valdemar aprisionado em seu cadáver.
Suspenso entre a vida e a morte, Valdemar está em agonia, mas Carmichael recusa todos os pedidos para libertá-lo, até que...
O formato de antologia serve melhor para adaptar os contos breves de E.A.Poe, sem necessidade de criar sub-tramas, ou estender muito a história. "Muralhas do Pavor" é um dos melhores filmes de Corman-Price-Poe! O destaque é "The Black Cat" , de puro humor negro - Peter Lorre tem uma atuação hilária, e o concurso de degustação de vinhos entre ele e Vincent Price é uma joia cômica.
Sem mencionar a visão surreal de uma sequência de sonho de Price e sua esposa jogando bola com a cabeça de Lorre.
https://www.dailymotion.com/video/x3vw85y
A narrativa irônica do episódio "The Black Cat" ficou popular e, mostrou a ótima química entre Vincent Price e Peter Lorre. Roger Corman decidiu reuni-los novamente, e interpretar um novo Allan Poe totalmente como uma paródia.
"The Raven" (O Corvo, 1963) de Roger Corman
Século XV. Um corvo aparece na janela do mágico Erasmus Craven (Price), assustando-o ao pedir uma taça de vinho. Em seguida, recita uma lista de compostos para devolvê-lo à forma humana.
Craven prepara a poção e o corvo se transforma em seu colega Dr. Bedlo (Peter Lorre). Bedlo explica como foi transformado em corvo após insultar o Dr. Scarabus (Boris Karloff), chefe da Irmandade dos Mágicos, em um jantar. Bedlo então vê uma foto da falecida esposa de Craven, Lenore (Hazel Court), e insiste que a viu viva na casa de Scarabus. Craven imediatamente corre para lá, acompanhado de Bedlo, e de seu filho Rexford (Jack Nicholson)...
...apenas para cair em uma armadilha preparada pelo sinistro Scarabus.
A ligação com o poema de Edgar Allan Poe de 1845, consiste em nada mais do que um narrador que é interrompido por um corvo sinistro enquanto lamenta Lenore, o seu amor perdido. Na verdade, o filme está tão distante de Poe que o corvo nem chega a dizer “nunca mais”. Mas, temos a presença do veterano Rei do Terror, Karloff; a sequência divertida e criativa da batalha entre os mágicos...
...e a presença de um ainda muito jovem Jack Nicholson, e da bela britânica Hazel Court, que havia atuado em "The Curse of Frankenstein" (1957) da Hammer, e faria vários outros filmes do gênero.
https://archive.org/details/the-raven-1963-legendado-pt
"Diary of a Madman" (Diário de um Louco, 1963) de Reginald Le Borg
França, século XIX. Após a morte do magistrado Simon Cordier (Vincent Price), seu um diário explica o que aconteceu com ele - Cordier conta como foi convidado a visitar o assassino condenado Louis Girot (Harvey Stephens), que insistia que era inocente e estava possuído quando cometeu os assassinatos pelos quais foi condenado. Depois disso, Cordier foi assombrado pelo espírito da criatura invisível que se autodenominava Horla.
Cordier então se apaixonou por Odette Malotte (Nancy Kovack), uma bela modelo casada que abandonou o marido para ficar com ele. No entanto, o Horla levou Cordier a matar Odette e depois, como magistrado, culpar o marido pelo assassinato...
Produção da United Artists/Admiral Pictures, baseada em um conto de 1886 do escritor francês Guy de Maupassant. Uma das vários produções da década de 1960 que tentaram capitalizar o sucesso do ciclo de filmes de Poe - Corman. Tal como acontece com os filmes da AIP, é estrelado por Vincent Price em um cenário de época, e com o costumeiro designer de produção Daniel Haller ( que trabalhou como designer de produção em todos os filmes de Poe de Corman).
No comando está o veterano diretor Reginald Le Borg, um diretor B da década de 1940 que teve destaque na Universal Pictures. Os filmes de Corman costumavam ter uma atmosfera pesada e serem mais sofisticados, mas "Diário de um Louco" apresenta uma criatura sobrenatural diferente e incomum.
Embora o filme seja anterior a O Exorcista (1973) e similares, ele tem uma visão interessante da possessão, com Vincent Price conversando com o espírito que o possuiu.
https://www.dailymotion.com/video/x1xrjbn
"The Haunted Palace" (Castelo Assombrado, 1963) de Roger Corman
Arkham, Nova Inglaterra. Os habitantes da pequena cidade descobrem que Joseph Curwen (Vincent Price) pegou uma garota local para usá-la em rituais blasfemos. Curwen é arrastado e queimado na fogueira.
Ele morre xingando os moradores locais, dizendo que voltará para assombrar os filhos de seus filhos. 110 anos depois, o descendente de Curwen, Charles Dexter Ward (Price) e sua esposa Ann (Debra Paget), chegam a Arkham para herdar a Mansão Curwen, mas são recebidos com frieza pelos habitantes locais, e ficam chocados com as inúmeras deformidades que afligem muitos dos moradores.
Na mansão, a mente do fraco Ward é dominada pelo espírito de Curwen, que emana de um sinistro retrato no salão.
Usando Ward, Curwen inicia novamente sua missão de tentar cruzar humanos com os 'Deuses Anciões', algo que permitirá que as entidades voltem a dominar a Terra . Enquanto isso ele se vinga dos descendentes daqueles que o queimaram, auxiliado por seguidores seus na cidade, como o estranho zelador da mansão, Simon (Lon Chaney jr.).
Roger Corman e sua equipe começaram fazendo uma adaptação direta da novela de HP Lovecraft, 'The Case of Charles Dexter Ward' (publicada postumamente em 1941), mas depois tiveram o título, e a conexão com Edgar Allan Poe impostos a eles pela AIP, que buscava explorar o sucesso dos filmes de Poe.
A conexão com Edgar Allan Poe mínima - não há palácio no filme, nem qualquer assombração ou qualquer coisa relacionada ao poema cômico de Poe de 1839, embora Vincent Price cite alguns versos dele para justificar o título. A equipe de Corman estava afiada, fotografia, cenários, música, tudo contribui para o clima tétrico. Price balança muito bem entre a covardia boba de Ward, e a vilania diabólica de Curwen. Enfim, é um ótimo filme 'Lovecraftiano', com um título de Poe...
https://archive.org/details/the-haunted-palace
"Twice Told Tales" (Nos Domínios do Terror, 1963) de Sidney Salkow
"O Experimento de Heidigger", os velhos amigos Alex Medbourne (Vincent Price) e Carl Heidigger (Sebastian Cabot) conversam em sua casa sobre a morte da noiva de Carl, Sylvia (Mari Blanchard), ocorrida 38 anos antes.
Nos fundos da residência encontra-se a cripta de Sylvia, cuja porta abre após uma forte tempestade, e ambos adentram. o túmulo. Eles descobrem o corpo da mulher ainda intacto, fazendo-os suspeitar que a água que brota do teto tivesse propriedade de conservação. Carl faz experimentos com líquido, e depois ambos ingerem a água e retomam a juventude.
Com o sucesso, Carl decide injetar o misterioso fluido no corpo de Sylvia para revive-la...o que acaba revelando segredos do passado, e tendo horríveis consequências...
"A Filha de Rappaccini" - Pádua, Itália. O jovem Giovanni Guasconti (Brett Halsey) encontra-se apaixonado por Beatrice (Joyce Taylor), a filha de Giácomo Rappaccini (Price), um cientista renomado, mas perverso. Giovanni não pode chegar perto da moça, vendo-a da varanda de sua casa, pois ela impede sua aproximação por causa de um segredo terrível de seu pai.
"A Casa das Sete Colunas"- Nova Inglaterra,1691. Muitas pessoas inocentes são executadas por bruxaria pela família Pyncheon, que com a morte dos acusados, tomaram suas terras a fim de aumentar a fortuna e o poder. Passados cento e cinquenta anos, Gerald Pyncheon (Price) volta à casa, mas ela contém uma maldição que atingiu todos os seus antepassados, fazendo-os morrer de forma violenta.
Gerald trouxe sua esposa Alice (Beverly Garland), com o objetivo de encontrar um tesouro escondido e salvar sua família da ruína financeira, sem saber que algo inusitado o aguarda.
Antologia com roteiro e produção de Robert E. Kent, baseada nos contos 'Dr Heidegger's Experiment' (1837) e 'Rappaccini's Daughter' (1844) e no romance 'The House of the Seven Gables' (1851) de Nathaniel Hawthorne.
O último episódio é também uma refilmagem curta do filme de 1940 estrelado por Price. Mais uma tentativa de emular o ciclo Poe/Corman, principalmente "Tales of Terror", mas sem o mesmo brilho...
https://www.dailymotion.com/video/x2w8j59
Nessa época, Price viajou para a Europa, onde atuou em duas aventuras de época ("Queen of the Nile" e "The Black Buccaner") e na Itália estrelou...
"L'ultimo Uomo della Terra" / "The Last Man on Earth" (Mortos que Matam, IT/USA 1964) de Ubaldo B. Ragona e Sidney Salkow
Quando uma terrível praga devasta a vida na Terra, quem não morre torna-se uma espécie de morto-vivo-vampiro-ghoul que vive no escuro. Dr. Robert Morgan (Price) é aparentemente o único sobrevivente saudável do planeta...
Primeira adaptação para o cinema da novela "Im a Legend" de Richard Matheson, de 1954. Matheson vendeu os direitos da adaptação para a Hammer Films em 1957, mas, eles o negociaram com o produtor 'B' americano Robert L. Lippert, que para poupar dólares, rodou a produção na Itália, com equipe técnica e elenco predominantemente italiano. Insatisfeito com o resultado, Matheson pediu para ser creditado como 'Logan Swanson'...
https://www.youtube.com/watch?v=ovXE-vdSAL4
De volta a AIP, Price foi reunido novamente com Peter Lorre, Boris Karloff e Basil Rathbone, todos juntos para assustar e fazer rir...
" The Comedy of Terrors" (Farsa Trágica, 1964) de Jacques Tourneur
O agente funerário desonesto e bêbado Waldo Trumbull (Price) dirige uma funerária na Nova Inglaterra de propriedade de seu sogro idoso (Karloff)… e os negócios vão de mal a pior. Perseguido por seu mesquinho senhorio, Sr. Black (Rathbone), por falta de pagamento do aluguel...
Trumbull e seu assistente (e péssimo fabricante de caixões!) Felix Gillie (Lorre) traçam um plano para impulsionar os negócios: fabricar novos 'clientes'!
Mas o assassinato não é o forte da atrapalhada dupla, especialmente quando a sua mais recente vítima se recusa a permanecer morta…
'Toda mortalha tem uma fresta de esperança quando velhos amigos se reúnem para uma verdadeira explosão de roubo de túmulos... envenenamento e caos múltiplo!'
Assim declarou o pôster promocional dessa deliciosa paródia de terror da AIP, que reuniu quatro grandes nomes do hall da fama do terror. Corman aqui foi apenas o produtor, deixando a direção para o talentoso veterano Tourneur (foi seu penúltimo filme antes de algum trabalho na TV e depois se aposentar), famoso pelos filmes de terror climáticos da RKO nos anos 1940.
Os astros do terror se divertem em seus papeis, principalmente Price e Lorre, suas desventuras pastelão evocam Laurel e Hardy (o Gordo & o Magro) - e Price ainda consegue se reapropriar de seu famoso bordão: 'Que bagunça você fez de novo!'
Infelizmente, esta seria a última vez que os dois amigos atuariam juntos, já que Lorre, de 59 anos, estava com a saúde debilitada durante as filmagens, e morreu apenas dois meses após o lançamento do filme...
https://archive.org/details/the-comedy-of-terrors-1964
O ciclo de Poe prosseguiu com um filme excelente...
"The Masque of the Red Death" (Orgia da Morte, 1964) de Roger Corman
O maligno Príncipe Próspero (Vincent Price) está cavalgando pela aldeia de Catania quando vê que os camponeses estão morrendo com a peste da Morte Vermelha. Próspero manda incendiar a aldeia, e é confrontado pelos aldeões Gino (David Weston) e seu sogro Ludovico (Nigel Green).
Ele decide matá-los, mas a esposa de Gino, a jovem e bela Francesca (Jane Asher), implora pela vida de seu marido e de seu pai e Próspero os leva vivos para seu castelo na esperança de corromper e seduzir Francesca.
Prospero e sua irmã Juliana (Hazel Court) são adoradores de Satanás, e abrigam seus amigos nobres contra a peste em seu castelo, que é um antro de depravação e violência.
Quando Próspero organiza um baile de máscaras para seus convidados, ele vê um estranho encapuzado vermelho e acredita que o próprio Satanás compareceu à sua festa. Mas logo ele vai descobrir que seu misterioso convidado é...a própria Morte Vermelha (Price também)!
Roteirizado por Charles Beaumont, com (linda) fotografia de Nicolas Roeg, e produzido/dirigido por Roger Corman, "Masque of the Red Death" é uma ótima adaptação de um conto (de 1842) de poucas páginas para um longa - e que também incorpora a história 'Hop-Frog' (1849) de Poe.
Price, por mais exagerado que seja, é perfeito como o muito perverso Príncipe Próspero, e o elenco é ótimo, com destaques para Patrick Magee como o sádico Alfredo, e a linda Hazel Court como a irmã sensual e ciumenta...
https://www.youtube.com/watch?v=e9NeA2UR-AY
"Tomb of Ligeia" (O Túmulo Sinistro, 1964) de Roger Corman
O hipersensível e neurótico Verden Fell (Price) enterra sua falecida esposa Ligeia (Elizabeth Shepherd) depois que ela comete suicídio. No entanto, ele tem certeza de que ela não está morta.
Algum tempo depois, Lady Rowena Trevanian (Shepherd em papel duplo), filha de um vizinho, é jogada em cima do túmulo de Ligeia por seu cavalo durante uma caça à raposa. Fell aparece e insiste que vá até a abadia onde ele mora para que ele possa cuidar dela.
Rowena fica fascinada pelo estranho e morbidamente preocupado Fell e concorda em se casar com ele. Após o casamento, porém, Fell fica obcecado, vendo Rowena como sendo possuída pelo espírito de sua amada Ligeia, enquanto ela é atormentada pelos aparecimentos de um gato preto...
Todos os elementos básicos dos filmes de Corman / Edgar Allan Poe - amor do além-túmulo, possessão, o marido obcecado pela desgraça e pela tristeza, a linda trágica, a sombria mansão gótica, gatos pretos, Price neurótico e sofrendo de uma hiperagudeza dos sentidos, e tudo pegando fogo no final! Existe uma falta de lógica na conexão por trás de tudo, mas, as filmagens em locações britânicas (inclusive nas ruínas de um castelo do séc.XI), e muitas cenas externas aproxima "A Tumba de Ligeia" dos filmes de terror da Hammer que inspiraram inicialmente a série Poe de Corman.
https://archive.org/details/01-vincent- price/The+Tomb+of+Ligeia+(1964).mp4
Foi o último filme da série, e Roger Corman só voltaria a dirigir um filme de terror em 1990. Price continuou trabalhando com a AIP, em novos desafios, aventuras e sustos...como veremos no próximo e emocionante capítulo...
PRICE'S GALLERY:
FONTES:
LIVROS:
- "Horror Film Stars" Michael R. Pitts (McFarland Books, UK 1991)
- "The Complete Films of Vincent Price" Lucy Chase Williams (Citadel Press, USA 2000)
- "Vincent Price: His Movies, His Plays, His Life" Vincent Price (Garden City NY: Doubleday & Company, Inc., USA 1978)
WEB 🕸
- IMDB
-Wikipédia
- MORIA- https://www.moriareviews.com/
- https://www.youtube.com/@TheVincentPriceLegacy
- https://www.thesoundofvincentprice.com/
- https://notgoodatnormal.com/vincent-price/
- https://www.stlmag.com/history/st-louis-sage/how-did-vincent-prices-family-first-make-their-fortune/
Comentário bem atrasado : Desses filmes que assisti do nosso homenageado ,destaco " ROBUR -O CONQUISTAR DO MUNDO" eu assisti muitas vezes esse filme quando era exibido na Globo na suas sessões de filmes ha muito tempo, " O CORVO" eu tenho ele em DVD lançado pela Playarte Home Vídeo, " O CASTELO ASSOMBRADO " eu tenho ele DVD lançado pela Versátil Home Vídeo na coleção " LOVECRAFT NO CINEMA VOL.2, " ORGIA DA MORTE " eu tenho ele em DVD lançado pela Versátil Home Vídeo na "COLEÇÃO OBRAS PRIMAS DO TERROR, VOL.1" e o " TUMULO SINISTRO" gravei ele em DVD quando foi exibido no Vídeo Clube na Rede Bandeirantes ,som original com legendas em português .Excelente postagem,texto leve e bem explicativo sobre os filmes em questão e com esses maravilhosos frames de recortes de jornais da época quando esse filmes foram exibidos originalmente nos cinema ,fantástico! Um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir