terça-feira, 24 de setembro de 2024

O Fantástico & Louco Mundo de Jesús/Jess Franco -Epílogo

 


Franco já estava com quase 60 anos, e apesar de nunca parar, sua carreira estava em um limbo de criatividade. Com mais dificuldades em encontrar orçamentos, ele tinha que entregar muitos filmes encomendados que não necessariamente faziam sucesso. Então, ele foi contratado por René Chateau (produtor, distribuidor francês, conhecido como 'O Rei do VHS')  para atualizar mais uma vez o seu "Gritos en la Noche", em uma produção grande, e que contasse no elenco, a ex-estrela pornô Brigitte Lahaie, então casada com o produtor.



"Les Prédateurs de la Nuit" (Faceless/ Predadores da Noite, Fr 1988)


O Dr. Flamand (Helmut Berger) é o melhor cirurgião plástico de Paris, e com a ajuda de sua assistente e amiga fiel Nathalie (Brigitte Lahaie) ajuda muitas mulheres a recuperar a sua beleza. Mas, ele falha na tentativa de reconstruir o rosto desfigurado de sua adorada irmã Ingrid (Christiane Jean).

Para isso, ele pedirá ajuda ao Doutor Orloff (Howard Vernon), que o guiará até um ex-médico nazista, o Doutor Karl Moser (Anton Diffring), que entende de transplantes faciais. 



 Com a ajuda do capanga Gordon (Gérard Zalcberg , um 'novo' Mopho- sem sobrancelhas e que gosta de estuprar e matar mulheres), eles começam a atrair, ou raptar jovens para sua clínica particular. Seu objetivo: recuperar carne para reconstruir o rosto de Ingrid...



Então, a modelo Barbara Hallen (Caroline Munro), é sequestrada, e seu pai (Telly Savalas), um bilionário americano, contrata Sam Morgan (Christopher Mitchum), um detetive particular, para encontrá-la...


Abandonando todos os traços de poesia gótica do original, o roteiro de Franco e René Chateau investe na violência explícita e no gore (efeitos de maquiagem de Jacques Gastineau), sem nenhum pudor. 



Além de duas cenas de cirurgias de remoção de rostos, temos todo o tipo de mortes, envolvendo facões, furadeira, serra elétrica, etc...
Foi o filme dirigido por Franco com os maiores valores de produção e elenco (permitindo que ele trabalhasse com atores e técnicos mais qualificados e motivados ), mas segundo ele disse em uma entrevista para a revista Mad Movies (em novembro de 2004)...



... o produtor Chateau interferiu muito nas filmagens, impondo cenas e visuais mais sofisticados 'de classe', o que desconcerta ainda mais que assiste a mistura de suspense, policial, drama, comédia, slasher e terror gore! O certo, é que o estilo que Franco incorporou na maioria de seus clássicos dos anos 60/70 está totalmente ausente aqui.


René Chateau (à esquerda), ao lado de Telly Savalas, Brigitte Lahaie e Chris Mitchum , no set do filme.

p.s. : no elenco também aparece a lida e sexy estrelinha francesa Florence Guérin (no papel...dela mesma!), e, é claro, Lina Romay, em uma ponta rápida, como a Senhora Orloff...



Franco entrou nos anos 1990 sem inspiração, e fazendo trabalhos sob encomenda, como o drama de guerra "La Chute des Aigles (Fr 1990), ou o policial rotineiro "La Punta de las Víboras" (Downtown Heat, Esp 1990), que nada tinham de seu estilo, ou toques pessoais, como humor estranho, sexo, ou suas marcantes trilhas sonoras. Sua carreira entrou pela primeira vez em compasso de espera, enquanto muitos de seus inúmeros filmes eram descobertos em edições de vídeo.
Então, surgiu...

"Killer Barbys" (Vampire Killer Barbys/ O Massacre das Barbys, Esp 1996)




O grupo punk Killer Barbies está em turnê pelo interior da Espanha, quando em estrada deserta, seu caminhão sofre um acidente e quebra. Um velho sinistro convida o grupo para passar a noite no castelo gótico da Condessa Von Fledermaus, e se apresenta como seu secretário, Arkan (Aldo Sambrell).



Quando os músicos conhecem a condessa, descobrem, para sua surpresa, que ela é a veterana ex-artista Olga Luchan (Mariangela Giordano) e se perguntam como ela pôde permanecer tão jovem.  



 A Condessa também é uma ninfomaníaca, expondo-se na mesa de jantar antes de levar os membros masculinos da banda para seu quarto...onde estrai sêmen e sangue para manter sua juventude.



 Dessa forma, os jovens se tornarão vítimas da Condessa vampira, e do psicopata Baltasar (Santiago Segura), cuja missão é sangrar suas vítimas como animais no abatedouro...  Tudo terminará com um banho de sangue e vísceras mas com um inesperado final feliz -  é o cartão de título dos créditos finais que nos informa: 'Ninguém realmente morreu. Nossa história é, na realidade, uma ficção.' 



Uma 'reinvenção' das histórias e clichês do cinema gótico, com a  estética de Tio Jess de improvisos, humor negro, e muitas cenas de sexo e gore - existe nudez frontal, decapitações, sexo, morte por rolo compressor, etc). Veículo para a banda de rock espanhola Killer Barbies (uma versão espanhola da banda The Cramps com uma cantora sexy, Sylvia Superstar), lançado junto com seu primeiro álbum 'Dressed to Kiss'. Participação do ator, comediante, cineasta espanhol Santiago Segura, aproveitando seu sucesso na comedia de terror "El Dia de la Bestia" (1995) de Álex de la Iglesia, dois assumidos fãs de Jesús Franco. Foi uma revitalização de sua carreira, e coincidiu com uma homenagem prestada a ele em Nova York, onde recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra, pelas mãos de Roger Corman.




Em 25 de julho de 1996 faleceu Howard Vernon (nascido Mario Walter Lippert; 15 de julho de 1908), o expressivo e prolífico ator suíço /alemão,  que teve uma extensa carreira no cinema europeu (quase 200 produções ao longo de 55 anos), e amigo e ator fetiche de Jesús Franco. Vernon apareceu em 40 filmes do diretor, começando com o personagem principal e icônico Dr. Orloff, em "Gritos en la Noche", além de ajudar nos bastidores da produções, fazendo inclusive fotografias de bastidores, e stills, sendo creditado com seu nome real: Mario Lippert... 



' Apesar de muitas coisas injustas que escreveram sobre Franco e sua obra, eu pessoalmente concordo com um conhecido crítico que uma vez disse que, mesmo nos piores filmes que ele fez, sempre haviam uma ou duas cenas que podiam ser consideradas trabalho de um gênio.
Ter trabalhado com ele é uma das minhas mais agradáveis e positivas memórias, tanto artisticamente, quanto no nível pessoal. Sem essa experiência, uma parte muito essencial de minha vida estaria faltando.' 

(Howard Vernon na introdução do livro "Obsession- The Films of Jess Franco, 1992)




" Carne Fresca" /"Tender Fresh" ( Esp/USA 1997)




Paula (Amber Newman) é uma novata em um clube de strip, e é contratada pela Sra. Radeck (Lina Romay), que está organizando uma pequena viagem de negócios com a Baronesa Irina (Monique Parent) e seu marido Kallman (Albo Sambrell). 



Com a oferta de uma pilha de dinheiro, Radeck solicita que Paula se junte à Baronesa and Co. em férias na ilha repletas de orgias e desvios sexuais. Eles chegam à ilha e conhecem o marido de Radeck (Alain Petit) – um chef iniciante com gosto por ingredientes estranhos – e a escrava sexual muda pessoal do casal (Analía Ivars). 




Mas quando Paula é abandonada no meio das florestas da ilha, ela percebe que seus empregadores têm mais em mente do que apenas sexo. Ela se torna a vítima em sua diversão insana, e  é caçada com arcos e flechas...



Depois que os filmes antigos de Franco começaram a ressurgir nos videocassetes, ele obteve muita atenção da imprensa especializada, sendo entrevistado e sua obra revisada. O americano Hugh Gallagher, editor da revista 'Draculina' (especializada em filmes de terror e erotismo), e produtor/diretor de filmes do gênero direto para o vídeo, colocou sua produtora One-Shot Productions para co-financiar essa refilmagem de " "La Comtesse Perverse" (1973). Contando com a trilha sonora de Daniel J. White, e com Lina Romay, esse foi o último filme de Franco rodado em película (16mm)...








Franco começou então uma nova fase, com filmes baratos rodados em vídeo, produção da One-Shot, e participação de Scream Queens americanas. 

"Lust for Frankenstein" / "Lujuria por Frankenstein" (USA/Esp 1998)



Moira Frankenstein (Lina Romay) retorna ao castelo do seu pai que já morreu há alguns anos. 





Depois de flagrar sua madrasta viúva (Analia Ivars) fazendo amor com um homem, ela se lembra das torturas sexuais que a mulher uma vez a fez passar. 



Ela tem uma visão do seu pai, que lhe diz para ouvir suas instruções (gravadas num vinil) e descobrir onde está a criatura, que ele construiu com pedaços de outros corpos. Moira encontra a criatura feminina adormecida (Michele Bauer) ...




...que ela traz de volta à vida alimentando-a com sangue de seus seios. A criatura é lésbica, e as duas fazem sexo, mas quando Moira fica com outras pessoas, o 'monstro' fica com ciúmes...


Algumas locações bonitas em Málaga, na Espanha; a beleza da Scream Queen Michelle Bauer, Carlos Subterfuge (da banda Killer Barbys) como o fantasma de Frankenstein, e a eterna ousadia de Lina...


https://rarefilm.net/lust-for-frankenstein-1998-jesus-franco-michelle-bauer-lina-romay-analia-ivars-horror-sexploitation-erotic/


"Marí-Cookie y la Tarántula Asesina"/ "Mari-Cookie and the Killer Tarantula" (USA/Esp 1998)


Várias jovens estão desaparecendo. A Xerife Marga (Michelle Bauer)  investiga o caso, e para ela o principal suspeito é  'Killer Tarantula' (Lina Romay), uma das strippers mais veteranas e populares dos bares do porto. 



No entanto, não há nenhuma evidência que o leve até ela, então enquanto ela continua suas investigações, é muito ajudada pelas informações que 'Queen Vicious' (Anália Ivars) , outra stripper rival, lhe fornece. Juntos eles decidem usar Tere (Linnea Quigley), a filha de um amigo como isca para  Mari Cookie , a fim de segui-la até seu covil e encontrar as pessoas desaparecidas. 


Terror, policial, sexo, humor e 'psicotronia' se misturam como só Jess Franco  sabe fazer, e com aquele ar de quadrinhos eróticos que imprime em várias de suas criações. Uma infinidade de piadas e pequenas homenagens no filme: "The Fly" , "Fu Manchu" , entre outros títulos anteriores do  próprio Jess  (a  mulher aranha lembra de  "Miss Muerte" , por exemplo).

Renomeado  "8 Legs to Love You"  em sua reedição americana, em homenagem aos  Beatles  (o título provisório de  'Help!'  era  '8 Arms to Hold You' ). Além das regulares  Lina Romay  e  Analía Ivars , mais Amber Newman  (que participou de Tender Flesh ), e as duas gloriosas Scream Queens Linnea Quigley  e  Michelle Bauer, e as antigas experimentações visuais de Tio Jess. 


Embora não seja um dos melhores títulos de sua filmografia , é um dos mais bem feitos para a produtora One Shot .



https://wipfilms.net/hardcore-classic-adult-flicks/mari-cookie-and-the-killer-tarantula/


"Vampire Blues"/ "Los Blues del Vampiro" (USA/Esp 1999)


A americana Rachel Crosby ( Rachel Sheppard, dublada por Jessica Luo) está de férias na Espanha. Ela passa o dia tirando fotos, deitando de topless na praia e passeando pela cidade . 



Enquanto ela está aproveitando, a vampira Condessa Irina von Murnau ( Analía Ivars e dublada por Leyora Zuberman), começa a observá-la, e rosna coisas sobre obsessão, sangue e morte .



Rachel vai a um show místico de Marga, a Cigana ( Lina Romay ), que reconhece a garota, sabe seu nome e o perigo em que ela está, e começa a tentar salvá-la...ou não...já que Marga prepara um...vibrador! 




Rachel vai então em uma loja de frente para a praia. Ela está olhando para chapéus, mas o lojista (Jess Franco) aponta para uma camiseta com a imagem de Irina nela. 


Ele diz que foi feita especialmente para ela e ela a compra, vai para a praia e adormece segurando-a. Quando ela acorda, ela é atraída para uma casa; a vampira está nela e a camiseta não tem imagem. Eventualmente, ela acaba na cama com a Condessa vampiro que a morde...


Essa produção barata em vídeo da One-Shot, foi gravada em Málaga, e depois, Franco brincou muito com efeitos visuais digitais da época. Tradicionalmente, a história é frágil, e uma bagunça, e repleta de cenas porno-softs. Tal como acontece com outros títulos de Franco, "Vampire Blues" está disponível tanto em um corte americano simplificado (67 minutos) quanto em uma versão europeia mais longa (90 minutos), esta última contendo basicamente um trabalho de câmera mais lânguido e mais tomadas de closes de genitais...



          https://ok.ru/video/2602361424541


"Dr.Wong's Virtual Hell"/ "El Infierno Virtual del Dr. Wong" (USA/Esp 1999)



A jovem Rita (Rachel Sheppard) é atormentada pelo vilão oriental Dr. James Wong (Jesús Franco) e sua filha Tsai Ming (Lina Romay). A dupla é combatida por sua velha inimiga Nelly Smith ( Candice Coster = Romay com peruca loira), que é auxiliada pelo Mágico Cagliostro (Howard Vernon em imagens de arquivo).




Então a dançarina Loba ( Analía Ivars) faz um striptease de cinquenta minutos enquanto Jess brinca com efeitos de vídeo do final dos anos 90...



Policial, fantasia, sci-fi, terror e erotismo, com ritmo de história em quadrinhos maluca. Franco fala de realidade virtual do ciberespaço cerca de vinte anos antes que alguém pudesse realmente explorar esse mundo, mas, de seu jeito, é claro! Seu Dr. Wong surgiu na comédia de Kung Fu "La Sombra del Judoka Contra el Doctor Wong" (1984)...


... a trama tem elementos do "Fu-Manchu" de Sax Rohmer (que Franco filmou no final dos anos 1960, com Christopher Lee), e as imagens de Howard Vernon consistem em cenas de "La Maldición de Frankenstein (1973)...

... com a voz do ator (Vernon faleceu em 1996) sendo re-dublada por uma combinação de voz digital de Franco e do produtor  Kevin Collins .




"Vampire Junction" (USA 2001)



O Dr. Spencer (Steve Barrymore) era um médico de família e vendedor ambulante que se perdeu na chuva e acabou na cidade do Novo México chamada Shit City . Ele está lá há cinco anos, na cidade controlada pelo vampiro Padre Flannigan (que nunca vemos), porque sua esposa Irina (Samantha Olsen) também foi transformada.


Alice Brown (Lina Romay) está lá para entrevistá-lo (por que nunca descobrimos), mas ele parece deprimido e, mais tarde, ele aparece morto, aparentemente esfaqueado por uma estátua de madeira de um chefe nativo americano — ou assim parece.




O laptop de Alice digita a si mesmo para ela e dizendo para encontrar o Padre Flannigan em um bosque próximo.  Ela não conhece Flannigan, mas conhece seu mensageiro (Viktor Seastrom, com chapéu de cowboy e capa) que lhe diz que Flannigan luta contra sua natureza, então às vezes é um vampiro e às vezes é um santo. 



Ela também é informada de que ele pode ser contatado por meio de seu site, e que os vampiros de Shit City podem desaparecer e reaparecer, eles gostam de águias (em vez de morcegos), eles têm reflexos, e podem sair na luz do dia... Nada mais é dito sobre Flannigan e nada mais aparece a respeito dele...


Um terror-western erótico com uma trilha sonora de jazz avent-garde discordante, vampiras nuas e lésbicas, e com todos os tipos de filtros/ efeitos digitais estranhos



De todos os filme de Franco para a One-Shot Productions, esse é o mais pobre, bagunçado e esquisito de todos. Mas, o que em outras épocas era um destaque do estilo Franco de filmar, aqui só parece forçado, ou, feito para cumprir um contrato...




Nessa época, Jesús Franco conheceu um fã e seguidor de seu trabalho, o alemão Andreas Bethmann. Pertencente a geração de realizadores germânicos de 'cinema extremo', Bethmann misturou em seus filmes (em vídeo) baratos, sexo explícito e violência gore, e também escreveu livros sobre o gênero, incluindo "Jess Franco Chronicles". Em "Rossa Venezia" (2003), Bethmann conta a saga de uma dona de casa que depois de uma traição, se transforma em uma maníaca assassina.




No esforço de imitar/homenagear seu 'mestre espiritual', Jess Franco, Andreas recrutou Franco e Lina Romay para o elenco, onde aparecem como os abalados pais de uma das vítimas da assassina.


O célebre casal ainda faria outra participação especial em "Angel of Death 2" (2007), de Bethmann; Franco como um velho presidiário enlouquecido, e Lina como uma sádica carcereira...




"Killer Barbys vs. Drácula" (Esp/Al 2003)



A camarada Irina (Lina Romay), diretora da secretaria de turismo da Transilvânia , leva a personagem mais famosa do seu país, o Conde Drácula, ao sul de Espanha para expor o seu cadáver em um parque temático,  numa campanha publicitária que relança a imagem turística da região.



Quando Silvia Superstar, cantora dos Killer Barbies , fica sabendo da chegada do Conde, fica fascinada, e, depois de ouvi-la cantar, Drácula (Enrike 'Kike' Sarasola) desperta de uma letargia que dura vários séculos. 



Depois de um flerte inocente entre os dois, começa um jogo aterrorizante, onde o Senhor dos Mortos Vivos começa a matar todo mundo.  


Irina, desesperada, pede ajuda ao Doutor Seward (Dick Van Husen), famoso caçador de vampiros internacional ( que está cego), e ao seu assistente, Albinus (Carsten Frank), para pôr fim às sangrentas aventuras do Conde. 




 Sequência do filme de 1996, filmado entre 2002 e 2003 em diversas locações da Andaluzia: Benalmádena , Málaga , Jaén , Baeza , Úbeda e Torremolinos , e distribuído no Japão, Espanha e nos Estados Unidos .  Os protagonistas são mais uma vez os integrantes do grupo punk-pop espanhol Killer Barbies (apesar de somente Silvia Superstar ter destaque) . É tudo muito bobo, e barato, mas divertido. Carmen Montes, Katja Bienert, Aldo Sambrell, e Fata Morgana também está nisso, assim como citações a Bela Lugosi, e...Godzilla!  


             https://ok.ru/video/1668747627259

https://wipfilms.net/vampire-witches-werewolves/killer-barbys-vs-dracula/


"Snakewoman" (USA/Esp 2005)



Uma empresa envia a jornalista Carla (Fata Morgana) para tentar obter os direitos do patrimônio da antiga estrela de cinema cult Oriana Balasz (Carmen Montes), cujos filmes e músicas chocantes caíram na obscuridade. Ela precisa convencer seus herdeiros a fazerem um acordo para que seus trabalhos sejam relançados.



Quando Carla chega, a propriedade parece estar deserta, mas ela espera, e é recebida pela jovem Oriana, que tem  uma tatuagem de cobra no corpo inteiro, sempre nu, exceto por uma capa...




Oriana afirma ser neta da original e, no entanto, mais tarde diz que vender os direitos de seus filmes seria vender seu passado. Existe uma garota chamada Alpha (Christie Levin), que é claramente louca e adora sua amante Oriana. Ela é 'cuidada' por um homem, conhecido como Doutor Nostradamus (Antonio Mayans), que veste roupas de monge, canta em latim, e também parece saber algo macabro sobre Oriana.



Carla aparece, desaparecida há três dias, e é colocada sob os cuidados da psiquiatra Dra. Van Helsing (Lina Romay). 



Carla, no entanto, ainda é assombrada por Oriana, que é uma vampira imortal, que suga a vida de seus amantes (mulheres e homens) durante o sexo...



Carla finalmente vê o filme perdido quando está sozinha, então o filme fica colorido e ela está lá, com Oriana, na tela. Parece ser o motivo pelo qual a filmagem foi enviada, tendo sido inicialmente recusada, por Oriana, para permitir a Carla um portal para seu amor...


Mais uma releitura de "Vampyros Lesbos";  feita em vídeo (pela One Shot Prod), com diálogos minimalistas, cenas de sexo bastante explícitas, mas filmadas com muito bom gosto, e a tradicional trilha sonora 'estranha', que mistura  jazz, música clássica, bagunças 'ambientais' discordantes e dance music...



   https://wipfilms.net/softcore-erotic-flicks/snakewoman/



Com o fim de seu contrato com os americanos da One-Shot, Tio Jess sentia-se livre para experimentar ainda mais, e talvez quebrar mais algumas barreiras, como já fazia a décadas. Desenvolveu assim o seu projeto mais radical "La Cripta de las Mujeres Malditas" (A Bad Day at the Cemetary, Esp 2008)



'Um grupo de mulheres (Fata Morgana, Carmen Montes, Eva Neumann, Marta Simões, María Traven), talvez fantasmas, talvez demônios, está trancado na cripta de um cemitério, condenado por uma antiga maldição com mais de 100 anos. Não podem sair de lá, enclausurados entre quatro paredes de algum panteão perdido, punidos por algo que cometeram numa existência anterior. 



Esta espécie de súcubos, lascivos e perversos, porém, não parece se arrepender muito da maldição e passam os anos envolvidas em todos os tipos de jogos sexuais, ano após ano, século após século, ignorando o anjo exterminador que as persegue e procura para destruí-las para sempre.'



'Em "A CRIPTA DAS MULHERES CONDENADAS", a ruptura com o cinema que todos conhecemos é total. O filme se passa em salas brancas, fechadas e meio vazias. Além disso, a única coisa que nos mostram são fragmentos de um cemitério que se repetem em loop e a imagem borrada de uma estátua em forma de anjo que serve para ilustrar a batalha final. Franco finalmente se livra dos dois últimos resquícios do cinema clássico: o diretor e o roteiro. O filme não tem nenhuma história linear, e Franco inventa um truque curioso para mostrar que ele também desapareceu das filmagens, fazendo com que sejam os próprios personagens que rodem o filme com câmeras de vídeo, e que, graças a alguns espelhos estrategicamente colocados, descobrindo que ninguém os direciona no set.'



'Fata Morgana, a verdadeira protagonista do filme, assistente de direção e cinegrafista, literalmente faz o filme diante de nossos olhos, filmando e interpretando uma das mulheres amaldiçoadas, tudo ao mesmo tempo. Nada fica escondido, tudo fica exposto: as luzes, os cabos, o microfone e até a parte traseira da câmera. Não é vídeo documentário, não é vídeo criativo, não é vídeo experimental, é outra coisa para a qual ainda não temos nome.'

 (Álex Mandíbil em https://franconomicon.wordpress.com/)




Com produção da Manacoa Filmes, e filmado em Málaga entre 2007 e 2008, o projeto totalmente não comercial estreou na Cinemateca Francesa, e depois foi exibido em festivais como Sitges, Pantalla Fantasma, ou o BUTT Film Fest de Nuremberg. Em 2012, o filme seria remontado (com nova trilha sonora), em duas partes com o título de "La Cripta de las Condenadas" (I e II), mas só seria lançado em DVD em 2015...

https://wipfilms.net/women-in-prison-collection/la-cripta-de-las-condenadas/



Nesse meio tempo muita coisa aconteceu - em janeiro de 2008, o Gérardmer Fantasy Film Festival (França), prestou uma grande homenagem a Jesús Franco, que compareceu ( já em uma cadeira de rodas)...


Em 23 de abril de 2008, Jesús Franco Manera e Rosa María Almirall Martínez (Lina) se casaram oficialmente, depois de mais de 30 anos de companheirismo, parceria e muito amor.

 Em 1º de fevereiro de 2009, a Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España lhe entregou o importante Prêmio Goya de Honra. Entregue por Santiago Segura, que fez uma defesa ardente do cinema de Franco, a premiação foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Além disso, a Sociedade Geral de Autores da Espanha preparou uma retrospectiva de toda a sua filmografia na mesma época.

'Quero, logicamente, oferecer este Goya a cerca de quatro mil meninas e meninos que estão com seu curta-metragem no bolso procurando alguém que os ajude a fazê-lo'.

            (Jesús Franco, ao receber o Prêmio Goya de Honra) 


"Paula-Paula"/ "Paula-Paula: Una Experiencia Audiovisual" (Esp 2010)



Alma Pereira (Lina Romay) é uma policial  que investiga o assassinato de uma dançarina exótica em um clube decadente em Málaga, Espanha.



 Chamada para o 'Flamingo Club' em um beco de Antofagasta, ela confronta a principal suspeita, Paula (Carmen Montes), uma amiga da vítima. Após uma breve sessão de perguntas e respostas, vemos o que aconteceu no intervalo que antecedeu o assassinato, que acaba sendo um crime passional. Ou está tudo na mente de Paula?



Um filme essencialmente construído em torno da composição musical do falecido Friedrich Gulda, uma fantasia de jazz otimista. Uma produção experimental obviamente feita sem orçamento, composta principalmente de variações de cores, a imagem metamórfica de uma dançarina exótica e música. Nenhum cenário, exceto um apartamento, nenhum roteiro real, uma situação em vez de uma história, algumas linhas de diálogo, um figurino, um exterior de beco. E Franco operando a câmera sozinho, e o casal se divertindo, e passando o tempo criativamente...




 'Alma Pereira',  é a variação feminina de Lina Romay do investigador particular criado por Franco, 'Al Pereira', interpretado antes por Howard Vernon em 1972, e diversas vezes depois dos anos 80, por Antonio Mayans.


        https://wipfilms.net/uncategorized/paula-paula-2/



Em 15 de fevereiro de 2012, depois de lutar muito contra um câncer de pulmão, falecia... Lina Romay. Sua última aparição pública tinha sido ao lado de Franco na cerimônia de entrega do Prêmio Goya.



'Ela fumava muito, ria muito, se divertia muito e amava, respeitava e admirava muito Jesús. Eles passaram muitos anos juntos, mas se casaram há pouco tempo. Suas idades eram avançadas...e eles sempre foram.'  

(José Manuel Serrano Cueto, sobre Lina Romay  na Revista Fotogramas, 2012)




 Franco havia, é claro, diminuído significativamente sua produção, embora  tenha continuado filmando até praticamente sua morte. Seu último filme completo foi:

 "Al Pereira vs. the Alligator Ladies" (Esp 2012)



Al Pereira (Antonio Mayans), anteriormente um detetive sedutor e amoral, tornou-se cada vez mais conservador ao longo do tempo. Sua mudança chegou ao ponto de se tornar um porta-estandarte da moralidade e do decoro, e um problema grande para os criminosos.

Al sonha continuamente com as 'Senhoras Jacaré', um trio de irmãs (Irene Verdú, Carmen Montes e Paula Davis) dedicadas ao sexo e à perversão, que teriam sido enviadas pelo seu pai, o maligno Dr. Fu-Manchú, para tentar fazer com que ele retorne à sua vida de devassidão.

Mas o detetive maltrapilho também tem que lidar – em seus pesadelos ou em sua realidade – com o diretor do filme (Jesús Franco), que nunca concorda com o que seu personagem faz ou diz.


Doente, e sofrendo com a morte de Lina, Franco ainda encontrou forças e criatividade para rodar essa comédia erótica de terror, com seu velho amigo Antonio Mayans, e o personagem que haviam criado em filmes policiais dos anos 80 - além do apoio do produtor Ferrán Herranz que havia conseguido um orçamento para fazer um documentário sobre  Franco . Uma brincadeira, onde as cenas eróticas das atrizes são intercaladas com desabafos de Al Pereira/Antonio Mayans ('Sou um detetive particular, um detetive muito particular'), ou com intervenções inusitadas da equipe técnica e até do próprio Jess lutando para dirigir as cenas. 


Então, o filme acaba sendo  uma crônica ficcional de seu próprio fracasso como ficção e o filme mais autobiográfico de Jesús Franco - situado no mundo da ficção, mas com um pé firmemente ligado à realidade pessoal do realizador. Foi o último inteiramente dirigido pelo diretor, falecido logo após seu lançamento comercial. O filme foi apresentado na programação oficial do Festival de Málaga e foi indicado ao Prêmio New Visions no Festival de Cinema de Sitges de 2012.


https://noodlemagazine.com/watch/-84615874_171269628


Dez dias após a estreia de "Al Pereira vs. as Damas Jacaré" nos cinemas Jesús Franco faleceu (em 2 de abril de 2013) em Málaga devido a um acidente vascular cerebral isquêmico.


Franco havia deixando para trás 50 minutos de filmagem da sequência,  "Revenge of the Alligator Ladies". Mayans decidiu então finalizar o filme com as tomadas já feitas e novo material.

 "Revenge of the Alligator Ladies" (Esp 2013) direção de Jesús Franco & Antonio Mayans



Al Pereira (Mayans) ficou muito decepcionado depois de seu último filme, e que não quer trabalhar novamente com Jess Franco. Porém, o diretor insiste constantemente em contratá-lo para um novo projeto. 



Para piorar a situação, Pereira não está livre das 'Damas Jacaré', e também tem que enfrentar novos problemas com a família, com a fé religiosa e até com a própria sexualidade...


         https://ok.ru/video/6143251974742


'Quando eu disse isso a ele, na estreia de "Al Pereira vs. the Alligator Ladies" - o público se divertiu muito, e riu do filme - ele se empolgou e me disse: Vamos filmar mais dois! Eram três da tarde. Às sete horas ele teve um derrame e cinco dias depois morreu'.

          Antonio Mayans (Diário El País, 03/10/2014)














                                     Fontes:

Livros:

Obsession – The Films of Jess Franco,  de Balbo, Blumenstock, Kessler & Tim Lucas (Haufen & Trebbin, 1993)

Bizarre Sinema!, de Carlos Aguilar (Glittering Images, 1999)

Immoral Tales- European Sex and Horror Movies, de Cathal Tohill & Pete Tombs (St.Martin's Griffin, 1995)

The Sleaze Merchants- Adventures in Exploitation Filmmaking de John Mc Carthy (St.Martin's Griffin,  1995)


                                  Web:

-IMDB

-Wikipédia

- MORIA Reviews- https://www.moriareviews.com/

- https://robertmonell.blogspot.com/

- At the Mansion of Madness - http://atthemansionofmadness.blogspot.com/search/label/Jess%20Franco

- Franconomicon- - https://franconomicon.wordpress.com/

- Last Road Reviews - https://lastroadreviews.wordpress.com/tag/jess-franco/

- Midnight Only - https://www.midnightonly.com/tag/jess-franco/


- The Bloody Pit of Horror - https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/



Um comentário:

  1. E aqui termina de forma satisfatória e escrita com maestria pelo o nosso mestre ,vida de um dos grandes ou ate mesmo o maior diretor underground de todos os tempos Jesus Franco ,que mesmo depois de deixar de fazer filmes em 16 mm em cinema comercial partiu pra um novo mercado o VHS ,talento e criatividade ele tinha, mesmo em cadeira de roda e com a saúde comprometida por causa dos efeitos do tabagismo ,ele continuo exercendo o que mais gostava de fazer ate o fim de sua existência,que ambos (Jesus & LIna) estejam em lugar melhor que esse aqui,desses filmes todos eu conheço ele por nome nunca assisti nessa fase do VHS ,destaco os filmes que tenho em minha videoteca :" FACELESS " lançado em DVD pela Continental Home Video e " O MASSACRE DAS BARBYS" ,lançado em DVD pela Vinny Films. Parabéns por mais essa postagem senhor absoluto do mundo underground " mestre" Coffin Souza e um abraço de Spektro 72.

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