Jacinto Molina Álvarez (6 de setembro de 1934 - 30 de novembro de 2009) conhecido pelo seu nome artístico Paul Naschy , foi um ator, roteirista e diretor do cinema espanhol lembrado principalmente por seus filmes de terror .
Muitas vezes chamado de 'Lon Chaney Espanhol', ou 'O Homem Lobo da Espanha' Paul Naschy teve uma longa e duradoura carreira no cinema desde sua primeira aparição como figurante no épico americano (filmado na Espanha) "Rei dos Reis" (1961), de Nicholas Ray. Ainda jovem, Jacinto Molina praticou ginástica e posteriormente levantamento de peso, modalidade da qual se sagrou campeão espanhol em 1958 na categoria leve. Com essa vitória foi selecionado para representar o país nos Campeonatos Europeu e Mundial de 1961, que foram realizados. em Viena, e onde terminou em sexto lugar na Europa e nono no mundo. Graças a seu físico, foi escalado para viver um dos servos do Rei Herodes, e um soldado romano.
Seu trabalho no gênero fantástico começou com "La Marca del Hombre Lobo" (Frankenstein's Bloody Terror, 1968 ) de Enrique L. Eguiluz
Jacinto Molina, ganhou fama como um ícone do Fantaterror durante a década de 1970 após fazer sua aparição em "La Marca del Hombre Lobo". Fã de terror de longa data, Naschy também escreveu o roteiro do filme sob seu nome de batismo. Ele foi persuadido pelos produtores a assumir o papel principal do homem-lobo polonês, Conde Waldemar Daninsky depois que o ator originalmente escalado desistiu, e a adotar o pseudônimo Paul Naschy para ajudar a vender o filme para o público de língua inglesa.
O lobisomem se tornou o personagem de assinatura de Naschy e ele interpretou o papel de Daninsky em dez outros filmes :
"Los Monstruos del Terror" (Assignment Terror/ El Hombre que Vino de Ummo/ Os Monstros do Terror ,1970), "La Noche de Walpurgis" (The Wolfman vs. the Vampire Women / A Noite de Walpurgis, 1971), "Dr. Jekyll y el Hombre Lobo" (Dr. Jekyll e o Lobisomem, 1972), "La Fúria del Hombre Lobo" (1972), "El Retorno de Walpurgis" ( Curse of the Devil / A Verdadeira História do Lobisomem1973), "La Maldición de la Bestia" (The Werewolf and the Yeti, 1975), "El Retorno del Hombre Lobo" (A Noite do Lobisomem, 1980), " La Bestia e la Espada Magica" (1983), "Licántropo : El Asesino de la Luna llena"( Licanthropus ,1996), e "Tomb of the Werewolf" (2004).
Além disso, Naschy retratou várias outras figuras monstruosas clássicas do cinema - Conde Drácula, Mr. Hyde, a múmia, um corcunda, a criatura de Frankenstein, o diabo, zumbis....
...bem como uma série de vilões reais ou imaginários - Fu Manchu, Alaric de Marnac, Jack, o Estripador, Rasputin, etc.
Naschy também estrelou dezenas de filmes de ação, dramas históricos, filmes policiais , programas de TV e documentários. Ele escreveu os roteiros para a maioria de seus filmes e dirigiu vários deles também, assinando muitos como Jacinto Molina.
Ele começou a dirigir com "Inquisición" (Inquisição, 1976) e fez quinze filmes como diretor, quase todos de terror, além de dirigir alguns documentários para a TV espanhola. O último filme que ele realizou (escreveu, dirigiu e atuou) foi "Empusa" (2010), que foi finalizado e lançado poucos meses depois de sua morte.
Prêmios:
Melhor ator de 1973 no Festival de Cinema Fantástico de Paris por "El Jorobado de la Morgue".
Prêmio Film Writers' Circle de 1976 por sua contribuição ao cinema espanhol.
Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes da Espanha em 2001.
Em 30 de novembro de 2009, Jacinto Molina morreu de câncer. Foi sepultado em Burgos, cidade natal de sua esposa Elvira Primavera, onde passou parte de sua infância, e onde em 1994, ele criou o festival de cinema fantástico Fantastic Burgos.
"The Man Who Saw Frankenstein Cry" (O Homem que Viu Frankenstein Chorar , 2010) de Ángel Agudo, é um documentário sobre Paul Naschy, com apresentação de Mick Garris, depoimentos dos atores Antonio Mayans, Caroline Munro, Maria José Cantudo, José Luis Alemán; dos cineastas Joe Dante, John Landis, Donald F. Glut, Jorge Grau, Miguel Iglesias e Javier Aguirre, e de sua esposa e filhos.
A história por trás do título é guardada para o final - no final dos anos 60, a equipe da série de TV "I Spy" (Os Destemidos ,1965-1968) chegou à Espanha para filmar alguns episódios; em um deles , o grande veterano do terror,Boris Karloff teve um papel. Entre os figurantes que eles procuraram para este episódio, encontraram um jovem que estava escondendo de seus pais que estava tentando entrar no cinema. Seu nome era Jacinto Molina . No final do dia de trabalho, Karloff estava esperando o carro que o levaria ao seu hotel. Ele fez isso por horas enquanto o frio e a noite o afetavam. Enquanto Jacinto olhava de longe, algumas lágrimas apareceram no rosto velho do ator. Ninguém mais estava testemunhando aquele momento. Naquele dia, Paul Naschy se tornou "o homem que viu Frankenstein chorar."
Galeria:
Arte de Cayman Moreira
Fontes:
- IMDB
-Wikipédia
- Facebook- https://www.facebook.com/profile.php?id=100043234302928
-Enciclopedia del Cine Español- https://enciclopediacineespa-fernando.blogspot.com/2016/03/paul-naschy.html
- The Mark of Naschy- http://naschy.com/
Paul Naschy ! Merece muitas homenagens como essa postada aqui ele foi um grande ator de genero de terror em lingua espanhola,eu mesmo sou um grande fã já assisti alguns dos seus filmes não todos e alguns filme em que ele atuou eu tenho e DVD lançados aqui no Brasil , mas muitos de seus filmes nem foram lançados no Brasil e nem serão ,pois o mercado de home vídeo acabou ,pena que ele somente fez um filme de Drácula que alias ele esta excelente com o conde vampiro ,esse filme foi lançado pela Versatil Home Vídeo na Coleção Vampiros no Cinema Vol.5," O GRANDE AMOR DO CONDE DRÁCULA",excelente postagens com texto leve e explicativo e com frames e fotos fantásticas,um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir