Rangidos e gemidos ecoando por corredores vazios e escuros... o movimento de uma sombra em uma sala que de outra forma estaria parada... velas (ou lâmpadas) que e apagam misteriosamente, portas que se fecham sozinhas, e objetos que mudam de lugar - poucas coisas no cinema de terror são mais icônicas do que uma casa mal-assombrada. A iconografia é tão reconhecível quanto arrepiante...
A origem do filme moderno de casa mal-assombrada (pelo menos, no mundo ocidental) reside na literatura gótica. "O Castelo de Otranto" (1764) de Horace Walpole é geralmente citado como o primeiro romance gótico. A história mistura romance trágico , uma profecia sombria e morte dentro de um castelo mal-assombrado. A ficção gótica evoluiria ao longo das décadas para refletir os gostos e valores mutáveis da sociedade. No final do século XIX, novelas como "The Turn of the Screw" ( A Outra Volta do Parafuso, Henry James,1898) retratava assombrações em casas que eram muito mais 'próximas e reais' do que castelos distantes.
O medo e o perigo podem surgir de onde menos os esperamos, e...nem mesmo nossa casa é segura...
Nos primórdios do cinema, casas velhas e assustadoras eram uma constante do gênero de terror. O curta-metragem de Georges Méliès, "La Manoir du Diable" (O Solar do Diabo, 1896), considerado o primeiro filme de terror de todos os tempos, é também um filme de casa mal-assombrada. A maioria das assombrações nos primeiros filmes eram feitas em tom de comédia, ou eram reveladas como resultado de truques não sobrenaturais de criminosos e/ou assassinos humanos. Esse tipo de filme passou a ser agrupado como 'Old Dark House Movies' que combinavam comédia, crime e mistérios; com passagens secretas, assassinatos, e mãos misteriosas... mas não necessariamente de fantasmas, ou criaturas sobrenaturais.
"A Casa Sinistra (1932) e "O Gato e o Canário" (1927), exemplos clássicos de 'old dark house movies'.
Embora muitas pessoas presumam que o gênero tenha se originado nas décadas de 1930 e 1940, o filme de casa mal-assombrada durante a Era de Ouro do Horror de Hollywood, era notável por sua ausência de terror verdadeiro, e não havia filmes sérios sobre casas mal-assombradas em Hollywood até...
"The Uninvited" (O Solar das Almas Perdidas, USA 1944) de Lewis Allen
1937- Os irmãos Rick (Ray Milland) e Pamela Fitzgerald (Ruth Hussey), se apaixonam por uma antiga casa à beira-mar durante suas férias, e conseguem comprar muito barato a Wentwood House, em Cornwall...
Logo depois de se mudarem, eles passam a acreditar que a casa é mal-assombrada - pontos da casa estranhamente gélidos, flores que murcham em segundos, o cheiro de mimosa e sons de choro que vêm do nada...
Stella (Gail Russell), a neta do antigo dono da casa, faz amizade com os Fitzgeralds e os visita com frequência, mas logo fica claro que Stella tem uma conexão com a presença fantasmagórica que habita o local.
Conduzindo sessões espíritas, eles investigam o passado da casa, descobrindo que o fantasma é a mãe de Stella, que foi criminosamente empurrada de um penhasco por sua irmã.
Baseado no romance "Uneasy Freehold "de Dorothy Macardle, é amplamente considerado o primeiro longa-metragem de terror a tratar de casas mal-assombradas e espíritos com seriedade. A cinematografia indicada ao Oscar, a trilha sonora assustadora e o enredo tenso fazem a casa parecer ainda mais ameaçadora. Embora seu charme esteja na forma elegante de mostrar os fantasmas...
... o filme é uma produção de terror arquetípica que justapõe eventos psicológicos e sobrenaturais para um final notável para sua época.
https://archive.org/details/the-uninvited-1944
"The Uninvited" provou que o público estava ansioso para levar os filmes com casas mal-assombradas a sério. Daqui para frente, o uso crescente de simbolismo e elementos psicológicos ajudou os filmes do gênero a a se assemelharem melhor à literatura que os inspirou.
"Night Comes Too Soon" /"The Ghost of Rashmon Hall" (UK 1949) de Denis Kavanagh
O jovem casal Phyllis e John (Anne Howard e Alec Faversham) compram a velha mansão de Rameshan Hall que, estando muito degradada, foi oferecida por um preço impossível de recusar.
Assim que se mudam, o marido começa a ouvir ruídos estranhos, a ver sombras projetadas nas paredes, e nota que uma figura humana pintada em um quadro muda de posição toda vez que a olha novamente. Naquela noite , marido e mulher compartilham a refeição em frente à lareira até serem assustados por novos rangidos.
Desta vez uma aparição que ambos são testemunhas. Eles então chamam o Dr. George Clinton (Valentine Dyall), um parapsicólogo, que dá pistas aterrorizantes: a casa pertencia a um necromante que uma vez assassinou a sua esposa e um amante. Então, a casa é assombrada pelos três espectros: o fantasma do antigo ocultista Rinaldo Sabata (Monti DeLyle), e os amantes mortos...
Modesta produção independente britânica baseada na história "The Haunters and the Haunted" de Edward Bulwer-Lytton, e com elementos de "The Mezzotint" de M. R. James. Foi lançado nos Estados Unidos sob o errôneo título de "The Ghost of Rashmon Hall". No elenco de desconhecidos, o destaque foi Valentine Dyall, então popular no rádio como narrador de histórias sobrenaturais. É tudo muito simples e barato, e os efeitos especiais são primitivos, mas o filme se destaca pela virtude onipresente da fantasia britânica de assumir as manifestações do 'Além' como outro fato da vida, sem o ceticismo irritante de mil e um títulos de filmes norte-americanos...
https://www.dailymotion.com/video/x8i6c8w
" Mahal" ( Ind 1949) de Kamal Amrohi
Hari Shankar (Ashok Kumar) herda uma rica mas abandonada mansão nos arredores de Allahabad.
Em sua primeira noite lá, seu jardineiro narra uma história peculiar de amor e tragédia que culmina com o misterioso desaparecimento do construtor da casa e sua amante. Hari fica surpreso ao descobrir, a partir de um retrato arrancado da parede por uma rajada de vento misteriosa, que o homem da história é uma sósia seu.
Mais tarde naquela noite, ele é enfeitiçado por um canto fantasmagórico, e encantado pela aparição de uma jovem mulher, Kamini (Madhubala).
A história que ela conta o aterroriza e o encanta - ele é a reencarnação do construtor da mansão e Kamini, presa entre mundos quando morreu, tem vagado como um fantasma pelos corredores tortuosos da casa desde então, esperando seu retorno. Hari é levado a extremos cada vez mais bizarros para descobrir o segredo que o reunirá com seu amor eterno - talvez até levado ao assassinato...
Historicamente o primeiro filme de terror da Índia, "Mahal" (literalmente 'Palácio'), conta uma típica história de casa mal assombrada, com romance, uma heroína trágica e canções, elementos sempre presentes na extensa filmografia do gênero na chamada 'Bollywood'...
https://www.youtube.com/watch?v=uaP2h-ZIPBQ
"House on Haunted Hill" (A Casa dos Maus Espíritos, USA 1959) de William Castle
Um milionário (Vincent Price) oferece um bom prêmio em dinheiro para que conseguir passar uma noite em sua mansão assombrada com esqueletos vivos, uma bruxa, uma cabeça decepada, e outros fantasmas...que são elaborados truques seus para desmascarar a verdadeira vilã. Comumente referido como um clássico do gênero, "Haunted Hill" é uma divertida volta aos filmes dos anos 30/40, com suas assombrações de mentira. Fica apenas como registro, com sua arquitetura macabra e o muito sinistro anfitrião...
Mas, o diretor logo viria com...
"13 Ghosts" (13 Fantasmas, USA 1960) de William Castle
Cyrus Zorba (Donald Woods) herda uma grande mansão de seu falecido tio Plato Zorba, um ocultista.
A sua humilde família se muda para a casa mobiliada, que também vem com uma governanta assustadora, Elaine (Margareth Hamilton), que conduz sessões espíritas, uma fortuna escondida em algum lugar da propriedade, e...12 fantasmas!
Coletados pelo ocultista, os espíritos mantidos em cativeiro esperam por um 13º fantasma azarado para libertá-los. O Dr. Zorba também deixa um conjunto de óculos especiais, a única maneira de ver os fantasmas. Um tabuleiro Ouija avisa a família que uma morte ocorrerá na casa assustadora...
"13 Ghosts" é relativamente leve em sustos, mas é incrivelmente charmoso e divertido. William Castle amava seus truques publicitários (os chamados 'Gimmicks')...
... e o filme foi originalmente apresentado em 'Illusion-O', uma variação do 3D estereoscópico que significava que se o público olhasse através de lentes coloridas, eles poderiam ver a aparência dos fantasmas ou bloqueá-los completamente.
É uma comédia de terror sobrenatural, é boba, mas o diálogo é rápido, e os fantasmas são pelo menos originais – onde mais você viu o espectro de um leão de circo e seu treinador sem cabeça? Ou, um esqueleto de fogo, e um chef italiano assassinando continuamente sua esposa e seu amante na cozinha ???
https://www.dailymotion.com/video/x28n3fi
"The Innocents" (Os Inocentes, 1961) de Jack Clayton
Na Inglaterra Vitoriana, o tio (Sir Michael Redgrave) dos órfãos Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens) contrata a Srta. Giddens (Deborah Kerr) como governanta para criar as crianças em sua propriedade rural com total independência e autoridade.
Ela começa a ver aparições na casa e no terreno e passa a acreditar que esses são os fantasmas da ex-governanta Srta. Jessel (Clytie Jessop) e do criado/zelador Peter Quint (Peter Wyngarde). Quint era um homem sádico que costumava bater na senhorita Jessel, algo que ela acabou gostando.
A senhorita Giddens acredita que os fantasmas de Quint e da senhorita Jessel estão possuindo Miles e Flora para que eles possam se tocar novamente - sendo esta a única explicação que ela consegue encontrar para as brincadeiras cruéis que as duas crianças fazem.
As crianças não conseguem ou negam ver os fantasmas. A senhorita Giddens tenta forçá-los a ver, acreditando que essa é a única maneira de serem libertadas da influência do além.
Baseado em "The Turn of the Screw "(1898) , de Henry James, chamada de a primeira história de fantasmas freudiana, e um clássico literário. É uma história que paira em um delicado estado de ambiguidade sobre se seus fantasmas são reais ou se a governanta está projetando suas próprias imaginações reprimidas nas ações das crianças.
O filme segue essa linha, mas, aqui vemos as manifestações fantasmagóricas e elas são assustadoras – como a outra voz que se junta ao canto da menina Flora; a cena em que a Srta. Giddens tenta fazer Flora olhar para a figura sombria do outro lado do lago; ou a aparição do fantasma de Quint refletido na janela enquanto brincam de esconde-esconde.
Talvez algumas dessas aparições sejam um pouco mais reais e menos ambíguas do que no livro, mas são tratadas com uma certa ironia sinistra – uma janela se abre com força, apagando uma vela. 'Estou com tanto medo', Deborah Kerr admite apavorada. “É só o vento, minha querida', Martin Stephens, sorrindo indiferente, assegura calmamente...
https://www.youtube.com/watch?v=mq8sF9y8hVg
"The Haunting" (Desafio do Além, UK 1963) de Robert Wise
O antropólogo Dr. John Markway (Richard Johnson) aluga a antiga e imensa mansão chamada 'Hill House', conhecida por sua história de tragédias, mortes e loucura.
Seu objetivo é realizar pesquisas sobre os estranhos fenômenos que dão fama de assombrada para a casa. Ele convida duas mulheres para participar da missão, a insegura Eleanor Lance (Julie Harris), que tem alguns distúrbios psicológicos e dons psíquicos, e Theodora (Claire Bloom), uma médium com poderes extra-sensoriais. Completa o time o herdeiro da mansão, o jovem cético e piadista Luke Sanderson (Russ Tamblyn), cujo único interesse é conhecer melhor o imóvel que fará parte de seu patrimônio.
O grupo terá que lutar para manter a sanidade no ambiente sombrio da mansão, com batidas aterradoras nas paredes e portas, gritos e sussurros, ambientes estranhamente frios e tétricos, 'cães fantasmas' e uma sinistra 'porta que respira'...
Baseado no livro "The Haunting of Hill House" (Assombração na Casa da Colina, 1959), escrito por Shirley Jackson, e dirigido pelo grande cineasta Robert Wise, "Desafio do Além" é um exercício de puro horror sugerido...
... o trabalho de som do filme transforma as insinuações numa possibilidade real e a direção de arte cria um ambiente onde parece que tudo pode acontecer.
Em um dos muitos momentos apavorantes, Julie Harris está deitada na cama à noite, aterrorizada pelos barulhos lá fora no corredor e segura o que ela pensa ser a mão de Claire Bloom, apenas para descobrir de manhã que Bloom estava no quarto vizinho a noite inteira, não com ela, e então vem a assustadora percepção: 'Oh meu Deus, de quem eu estava segurando a mão?'.
Este filme, junto com "Os Inocentes", ajudou a definir a estética e as 'regras' dos filmes de casas mal assombradas.
https://ok.ru/video/862329834015
"The House That Dripped Blood" (A Casa que Pingava Sangue, UK 1971) de Peter Duffell
Portões de ferro preto se abrem para revelar uma fachada de tijolos com hera subindo por sua superfície, janelas de catedral e torres salientes. O interior da casa é mobiliado com antiguidades de eras passadas e design datado.
O inspetor Holloway (John Bennett) da Scotland Yard questiona um oficial local, sobre o desaparecimento de uma estrela de cinema, Paul Henderson, que foi visto pela última vez naquela antiga casa de campo que havia alugado. Puxando um arquivo de casos sobre a casa e sua estranha história, fica sabendo sobre os moradores e como todos eles morreram prematuramente.
* O escritor Charles Hillyer (Denholm Elliott) se muda para a casa com sua esposa (Joanna Dunham), para conseguir terminar seu último livro de terror. No entanto, seu personagem Dominick (Tom Adams), um psicopata deformado, parece escapar das páginas escritas, e aparece nos cantos escuros do corredor e do lado de fora no jardim...
* O corretor aposentado Philip Grayson (Peter Cushing) fica obcecado com a figura de uma bela mulher em um museu de cera e percebe que ela pode ser a companheira do proprietário.
* John Reid (Christopher Lee) contrata Ann Norton (Nyree Dawn Porter) como uma nova tutora para sua filha Jane (Chloe Franks). Ann então descobre que Jane, que é duramente reprimida por Reid, está se vingando de seu pai usando uma boneca vodu.
* O ator desaparecido de filmes de terror Paul Henderson (Jon Pertwee) aluga a casa.
Buscando autenticidade em seu próximo filme como Drácula, ele recebe uma capa que supostamente foi usada por um vampiro de verdade...e a capa o possui...
Antologia de terror e humor negro da Amicus. Roteiro de Robert Bloch, baseado em seus contos, que ele reuniu em torno da investigação sobre a casa maldita e seus ocupantes...
https://www.youtube.com/watch?v=B1S4dhN5OhU
" The Legend of Hell House" (A Casa da Noite Eterna, UK 1973) de John Hough
O milionário excêntrico Sr. Deutsch ( Roland Culver) oferece 100 mil libras para investigar a notória Casa Belasco (que ele é o atual proprietário), onde dezenas de pessoas encontraram destinos horríveis enquanto estiveram lá - incluindo duas tentativas de investigação anteriores que resultaram em oito mortes e apenas um sobrevivente.
Ele quer provas de 'sobrevivência após a morte' no 'único lugar onde isso ainda não foi refutado'. O físico Dr. Lionel Barrett ( Clive Revill ) acredita que a casa é simplesmente uma bateria que armazena energia residual e que leva uma pessoa viva, não um espírito malévolo, manifestar acontecimentos paranormais.
Lionel é acompanhado por sua esposa Ann (Gayle Hunnicutt) , que é emocionalmente retraída, uma médium mental chamada Florence Tanner ( Pamela Franklin ) e o médium físico Ben Fischer ( Roddy McDowall ), que por acaso é o mesmo sobrevivente da investigação anterior, vinte anos atrás.
A equipe tem uma semana para apresentar alguma evidência concreta, e quando se instala para sua investigação, somos informados da história da casa, onde Emeric Belasco (Michael Gough, em participação especial e assustadora), um milionário de 1,95 m conhecido como 'O Gigante Rugindo' , era um homem pervertido que dava festas que incluíam sadismo, bestialidade, mutilação, assassinato, necrofilia, e os participantes eram conhecidos por dependência de drogas e alcoolismo. Após um massacre que deixou todos mortos e Belasco desaparecido, acredita-se agora que o lugar é assombrado pelos espíritos torturados de suas vítimas...
Um verdadeiro 'playground' para fantasmas e sustos, baseado no romance "Hell House", de Richard Matheson.
Não há nada ambíguo nas assombrações neste filme, temos alguns momentos psicológicos sérios, mas fica claro desde o início que alguma coisa maligna séria está realmente ocorrendo.
O fato de o roteiro ter sido escrito pelo autor do livro certamente ajuda nessa área e, embora Matheson tenha atenuado a violência gráfica e as cenas de sexo mais intensas de seu romance, ainda existem partes chocantes, apesar de inteligentes e sutis .
John Hough e o diretor de fotografia Alan Hume criam uma maravilhosa sensação de pavor dentro e fora da casa, que somado a um elenco classe 'A', e uma trilha sonora eletrônica assustadora, fazem um verdadeiro clássico do gênero...
https://archive.org/details/the-legend-of-hell-house-1973-720p-blu-ray-aac-x-264-eb-p
"And Now the Screaming Starts!" ( Os Gritos Que Aterrorizam, UK 1973) de Roy Ward Baker
A recém-casada Catherine (Stephanie Beacham) se junta ao marido Charles (Ian Olgivy) na propriedade ancestral da família, a Mansão Fengriffen.
Catherine mal se acomoda, e começa a ser perturbada por visões de uma mão desencarnada e um homem cujos olhos foram arrancados.
Na noite de núpcias, ela é atacada e estuprada por um espírito maligno no quarto da Fengriffen House. No entanto, ninguém mais consegue ver essas visões, mesmo quando a mão desencarnada começa a causar a morte de outras pessoas na casa. Quando a sanidade de Catherine começa a se desgastar, Charles traz o psicólogo Dr. Pope (Peter Cushing). Pope investiga o passado e passa a acreditar que a linhagem Fengriffen foi amaldiçoada como resultado de um ato terrível que o ancestral de Charles, Sir Henry (Herbert Lom), do século XVIII, fez...
Henry estuprou a noiva de seu servo, Silas (Geoffrey Whitehead ) , e então cortou a mão direita do homem enfurecido, e o cegou como punição por tentar matá-lo. Em vingança, Silas amaldiçoou os Fengriffens, jurando que a próxima noiva virgem a entrar na casa seria estuprada e seu filho contaminado, enquanto todos aqueles que tentassem ajudá-la morreriam...
Terror gótico da lendária produtora britânica Amicus, baseado no romance "Fengriffen" (1971) de David Case. O livro foi escrito foi como um mistério da era vitoriana com um psicólogo buscando encontrar uma explicação para os eventos que acontecem na propriedade da família. Em contraste, o filme estende a história do livro e coloca toda a ênfase no sobrenatural. Mal chegamos na casa, cinco minutos depois do início do filme, temos mãos saindo de retratos...
... uma pia de cozinha inteira de mãos rastejantes, figuras sem olhos à espreita, servos sinistros surgindo de trás de sepulturas, o marido aparecendo com as mãos ensanguentadas, mãos fantasmagóricas perseguindo empregadas e fazendo-as cair da escada, e assim por diante.
A sutileza de outros filmes britânicos sobre casas mal-assombradas, é substituída aqui por muito efeitos de choque. Mas, com um ótimo elenco, e a direção do especialista Baker, é um filme que....aterroriza!
p.ss. A grande casa gótica usada no filme é Oakley Court , perto da vila de Bray, Berkshire, Inglaterra, que depois foi transformada em um hotel quatro estrelas.
https://www.youtube.com/watch?v=4hjdzquNGZw
"Burnt Offerings" (Mansão Macabra, USA 1976) de Dan Curtis
O casal Ben (Oliver Reed) e Marian (Karen Blak), o filho David (Lee Montgomery) e a tia Elizabeth (Bette Davis) querem passar o verão longe da cidade barulhenta e empoeirada e alugam uma grande mansão gótica no campo.
Embora pareça um pouco decrépita e os proprietários (Burgess Meredith e Eileen Heckard), pareçam um pouco estranhos, e a mãe deles ,a Sra. Allardyce ainda more em um quarto no topo da casa - um quarto que nunca é aberto- o aluguel mensal é absurdamente baixo. Mas, logo após a família se mudar, coisas estranhas começam a ocorrer...
O comportamento de Ben começa a ficar violento e estranho, enquanto ele tem sonhos e alucinações com o assustador motorista (Anthony James) do carro funerário no enterro de sua mãe.
Marian se torna cada vez mais ocupada com a casa, tratando-a como se fosse sua, também se comportando de forma muito estranha, até se vestindo de forma diferente. Todos vão piorando lentamente, até mesmo a saúde da tia Elizabeth se deteriora repentinamente, enquanto a casa parece se tornar cada vez mais exuberante e bonita.
Quando é quase tarde demais eles finalmente percebem que a casa é um personagem por si só, e vai crescendo, se renovando, e lentamente tomando conta de tudo. As respostas para o que está acontecendo podem ser... quem, ou o que está por trás da porta fechada e frequentemente trancada do quarto da Sra. Allardyce...
Roteiro do diretor/produtor Dan Curtis junto com William F. Nolan, um veterano escritor de ficção científica e suspense, adaptando um romance de 1973 de Robert Marasco. Com música sutil, cinematografia sólida ótimo elenco, e foco principal na família, é uma abordagem diferente de uma casa mal-assombrada - não há fantasmas aqui, mas uma casa sinistra que parece se alimentar maliciosamente, renovando-se fisicamente a cada acidente ou morte. Há alguns efeitos razoáveis nas cenas em que vemos as tábuas velhas se desintegrando fisicamente da casa para revelar outras novas por baixo...
A produção foi filmada na famosa Dunsmuir House, em Oakland, California, uma mansão histórica, construída em 1899. A mesma locação seria utilizada anos depois em outro filme de terror, o cult "Phantasm" (Noite Macabra, 1979) de Don Coscarelli...como um grande necrotério assombrado!
https://www.dailymotion.com/video/x229vo2
"Excitação" (BR 1976) de Jean Garret
Renato (Flávio Galvão) compra uma casa em uma pequena praia no litoral de São Paulo, com o objetivo de ajudar a sua esposa Helena (Kate Hansen), a se curar de suas crises nervosas e alucinações.
Uma das visões de Helena é a de um homem balançando na ponta de uma corda, e quando ela descobre que o antigo proprietário da casa havia se enforcado ali, sua situação piora..
À noite os eletrodomésticos ganham vida, e a atacam. As luzes da casa piscam e aparece a imagem do enforcado.
Renato, que é engenheiro e materialista, apaixonado por eletrônica, não acredita em manifestações do sobrenatural e quer internar a esposa. Outros eventos misteriosos, e mortes acontecem, e misteriosas começam a acontecer. Nem o ceticismo de Renato, nem a ajuda de espiritualistas, vão impedir que helena seja possuída pelo fantasma atormentado que habita a casa de praia...
O português radicado no Brasil, Jean Garret (José Antônio Gomes e Silva, 194-1996) consegue unir a pornochanchada com suspense ao estilo giallo, e criar um legítimo filme sobrenatural de casa mal assombrada brasileira , com manifestações 'poltergeist'...
https://www.youtube.com/watch?v=QWIketiSQvY
"Hausu" (House, JAP 1977) de Nobohiko Obayashi
A bonita e popular estudante do ensino médio Oshare, conhecida como Gorgeous (Kimiko Ikegami) viaja para a casa de campo de sua tia (Yoko Minamida) nas férias de verão. Oshare é acompanhada por seis de suas amigas, cada uma com nomes que refletem sua personalidade. Assim que chegam à casa velha e coberta de mato, as coisas ficam muito estranhas...
...lustres ganham vida, luminárias atacam, um piano devora uma das meninas, aparecem esqueletos dançantes, frutas que riem, uma pintura de um gato branco vomita sangue, e depois cria vida...
... uma por uma, as meninas começam a desaparecer dentro da casa graças aos eventos sobrenaturais bizarros, levando até um clímax ainda mais maluco, onde as paredes e os armários jorram um rio de sangue, e os sobreviventes flutuam em um rio vermelho dentro da casa muito assombrada!
Muito mais (mas, muito mesmo!) acontece nesse filme fantástico japonês difícil de classificar - é terror, comédia, fantasia surreal; tem muito sangue, cenas em animação, e mortes e assombrações bizarras. A intenção do diretor parece ser uma releitura dos antigos filmes 'kaidan' (filmes de fantasmas) de forma experimental. O pano de fundo para os eventos sobrenaturais são as lembranças doloridas e as saudades deixadas pela Segunda Grande Guerra, um tema muito caro para os japoneses...
https://archive.org/details/house_202104
"The Amityville Horror" ( A Cidade do Horror/Terror em Amityville, USA 1979) de Stuart Rosenberg
Os recém-casados George e Kathy Lutz (James Brolin e Margot Kidder) e seus três filhos se mudam para uma casa na costa de Long Island...
...que eles esperam que seja o lar dos seus sonhos, apesar da advertência do agente imobiliário sobre as histórias de assassinatos que aconteceram no local. George diz: 'Casas não têm memórias', mas, assim que se mudam, coisas estranhas começam a acontecer – barulhos inexplicáveis; as crianças desenvolvem amigos imaginários que lhes contam sobre os assassinatos; dinheiro que desaparece, e uma babá que fica misteriosamente trancada em um armário.
Eles recorrem ao amigo da família, o Padre Delaney (Rod Steiger) para abençoar a casa, mas ele é expulso por um enorme enxame de moscas e, mais tarde, fica doente, e depois cego.
Com a ajuda de outro sacerdote, Padre Bolen (Don Stroud), e um detetive da polícia, a família procura enfrentar os medos da casa, mas, George então começa a se isolar, deixando seu negócio desmoronar enquanto afia obsessivamente um machado com nítidas intenções sombrias...
Adaptação de um livro publicado em 1977 por Jay Anson, supostamente baseado em um caso real. No livro, a família Lutz relatou os eventos aterrorizantes que ocorreram com eles ao longo de um período de 28 dias antes de eventualmente serem forçados a fugir de casa. O relato foi posteriormente provado em várias ocasiões como uma farsa, não antes de os Lutzes terem feito uma fortuna no circuito de talk shows, o livro ter virado um best-seller, e o filme ter feito um grande sucesso...e gerado um número infinito de sequências, oficiais e bastardas.
A casa original que inspirou o livro e o filme, fica em Long Island, onde o verdadeiro bairro de Amityville está localizado. Esta é a casa que se tornou um horrível local de um assassinato em massa (verdadeiro) em novembro de 1974, antes de George e Kathy Lutz comprá-la e se mudarem com seus filhos 13 meses depois. Quando o filme entrou em produção em 1978, eles tiveram que encontrar outro local de filmagem para sua casa mal-assombrada fora de Long Island, por que as autoridades em Amityville não queriam que nenhum urubu aparecesse para filmar a casa real na Ocean Ave.
Uma nova casa foi encontrada em New Jersey e a produção adicionou uma superestrutura ao redor da construção, alterando sua aparência e dando a ela aquelas janelas icônicas, em forma de olhos de um quarto de círculo, que a transformaram em uma das mais lembradas casas do gênero...
https://www.dailymotion.com/video/x8vfrek
"The Changeling" (Intermediário do Diabo, Can1980) de Peter Medak
John Russell (George C. Scott), um compositor de Nova York , está de férias quando testemunha sua esposa e filha serem atropeladas e mortas por um caminhão . O acidente o leva a se mudar para Seattle , onde ele aluga uma mansão da agente de uma sociedade histórica local, Claire Norman (Trish Van Devire), que lhe diz que a propriedade está vaga há doze anos.
Pouco tempo depois de se mudar, John começa a experimentar fenômenos inexplicáveis - uma batida alta todas as manhãs, as torneiras de água se abrindo sozinhas, uma caixa de música, e uma cadeira de rodas misteriosas, além da aparição de um menino afogado em uma banheira.
John e Claire investigam a história da casa, e depois de uma sessão espírita ouvem a voz de um espírito chamando a si mesmo de Joseph Carmichael. John descobre que Joseph era um menino de seis anos aleijado e doente que foi assassinado em 1906 por seu pai, e substituído secretamente por uma criança sã, para garantir uma enorme herança. O menino agora é um homem velho, e um proeminente senador dos EUA e também um grande patrono da sociedade histórica que é dona da casa onde seu pai adotivo cometeu o assassinato.
Roteiro baseado em eventos que o escritor Russell Hunter ( co-roteirista do filme) afirmou ter vivenciado enquanto morava na mansão Henry Treat Rogers em Denver, Colorado, no final dos anos 1960. O filme foi um sucesso internacional, recebeu muitas críticas positivas e prêmios. É considerado um filme cult, e um dos filmes canadenses mais influentes de todos os tempos, além de um grande filme do gênero, nem sempre lembrado...
https://www.youtube.com/watch?v=hhF7bxuqen8
"Quella Villa Accanto al Cimitero" (House by the Cemetary/ A Casa dos Mortos Vivos, Ita 1981) de Lucio Fulci
O acadêmico Norman Boyle (Paolo Malco), sua esposa Lucy (Catriona MacColl), e seu filho pequeno Bob (Giovanni Frezza) se mudam para uma decrépita mansão na Nova Inglaterra (ao lado de um pequeno cemitério), onde ele prossegue sua pesquisa sobre casas antigas.
O local pertenceu a um colega de Norman, que lá assassinou sua amante antes de cometer suicídio. Na casa eles encontram um estranho túmulo interno, e Norman é violentamente atacado por um morcego ao entrar no porão. Diversos outros eventos macabros acontecem no lugar, inclusive mortes sangrentas; enquanto o menino Bob encontra uma misteriosa garota para brincar...
A casa pertenceu originalmente ao Dr. Jacob Freudstein (Giovani De Nava), um médico/cientista do séc. 19, que fazia experimentos para alcançar a vida eterna, usando partes de cobaias/vítimas humanas para regenerar suas células...
O médico louco ainda está no porão, e é um cadáver vivo, podre, e assassino...
Terror e gore do 'maestro' italiano Fulci. Clima pesado e claustrofóbico, e muita violência. Como quase todos os filmes do diretor, o roteiro não faz muito sentido, parecendo mais um pesadelo. No final, a menina misteriosa revela ser o fantasma da filha de Freudstein, e guia Bob (o único que sobrevive) para uma espécie de limbo/dimensão paralela....
https://www.dailymotion.com/video/x8rwdgd
"Superstition" (The Witch/ La Casa di Mary/ Superstição, Can/ USA 1982) de James W. Robertson
O reverendo George Leahy (Larry Pennell) e sua família se mudam para a estranha e velha casa de Sharack, na Nova Inglaterra.
Conforme eles se acomodam, coisas misteriosas começam a acontecer e pessoas começam a ser mortas (como a vítima que tem suas pernas cortadas em uma janela e é deixada ainda se contorcendo do outro lado). O colega ministro reverendo Thompson (James Houghton) é chamado, e se dedica à pesquisa bibliográfica, descobrindo o passado tenebroso da casa...
Em 1692, a dona da propriedade , a bruxa Elondra Sharack (Carole Goldman) foi morta pela inquisição empalada com uma cruz.
A família acabou removendo acidentalmente a cruz, e seu espírito maligno agora quer vingança.
Filme 'B' de terror, com a nítida influência do sucesso de "Amityville Horror", e que mistura casa mal assombrada, slasher, e a 'velha vingança da bruxa'. O enredo foi construído sem nenhuma outra razão além de mostrar efeitos sangrentos a cada poucos minutos. Vários são divertidamente absurdos — como uma cabeça no micro-ondas ; o padre idoso que é despachado com uma lâmina de serra elétrica no peito; ou o padre que é atacado por garrafas de vinho estouradas...
Como curiosidade, temos o lindo cartaz italiano, com seu título absurdo...não existe nenhuma Mary na história...
https://rarelust.com/superstition-1982/
"Poltergeist" (Poltergeist: O Fenômeno, USA 1982) de Tobe Hooper
O corretor imobiliário Steve Freeling (Craig T. Nelson) e sua família se mudam para uma nova e bela casa no empreendimento 'Cuesta Verde'.
Tarde da noite, a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke) inexplicavelmente conversa com a televisão da família enquanto ela exibe estática pós-transmissão, e uma mão branca fantasmagórica emerge da tela, seguida por um violento terremoto. Enquanto a família é acordada pelo tremor, Carol Anne entoa assustadoramente: 'Eles estão aqui'.
O dia seguinte é cheio de eventos bizarros: um copo de leite quebra espontaneamente, talheres entortam e móveis se movem sozinhos.
Eles então percebem que sua nova casa é mal-assombrada, e isso a princípio se mostra divertido. No entanto, no meio de uma tempestade, Carol Ann é sugada para um portal dentro do armário. Sua voz desencarnada chega até eles de dentro do aparelho de TV, implorando por ajuda.
Auxiliados por uma equipe de parapsicólogos e a médium Tangina Barrons (Zelda Rubintein), eles tentam resgatar Carol Ann das forças sobrenaturais.
Acontece que, o conjunto habitacional inteiro foi construído em cima de um antigo cemitério indígena, sem que os túmulos fossem desenterrados....
Steven Spielberg (produtor e autor da história) reinventou o gênero com "Poltergeist". Assim como "Close Encounters of the Third Kind" (1977) e "E.T." (1982) deu uma nova cara aos encontros alienígenas ao fazer com que os extraterrestres viessem visitar os subúrbios americanos, Poltergeist também reformulou a história de fantasmas ao tirá-la da mansão gótica e realocá-la para uma moderna e bonita casa de bairro.
O enredo no final, faz pouco sentido (qual a conexão do cemitério indígena com um portal para o Inferno, por que motivo os mortos queriam a menina Carol Ann, ou mesmo qualquer explicação de por que ela desaparece pelo armário e de alguma forma acaba dentro da TV), no entanto, como um equivalente cinematográfico de um passeio em um acelerado trem fantasma de parque de diversões (em meio a uma maravilhosa variedade de efeitos especiais da Industrial Light & Magic), existem poucas outras histórias de casas mal assombradas que sejam tão divertidas e assustadoras ao mesmo tempo...
https://www.bilibili.tv/en/video/2042460494
CONTINUA...
FONTES:
WEB:
- IMDB
-Wikipédia
- Den of Geek - https://www.denofgeek.com/tv/20-best-haunted-house-movies-of-all-time/
- Creepy Catalog - https://creepycatalog.com/haunted-house-movies/
Temas com casa assombrada são sempre assustadoras ,eu mesmo morei em uma casa meio mal assombrada ,pois toda á noite acontecia barulhos estranhos muito vultos aparecendo do nada ,depois que mudei morei em outra casa essa alugada que tambem acontecia coisa estranhas ,a proprietária fez uma missa e as assombrações pararam,voltei uma vez pra minha vizinhança e conversei com a filha da vizinha e falei sobre a casa que morei ,ela falou que entrou á e continua estranha ,ela tambem vulto e coisas acontecendo ao ponto de desmaiar do nada ,a primeira casa que morei por 20 anos era sinistra mesmo,dos filmes mencionados aqui estaco os que tenho em DVD : '"A CASA DOS MAL ESPIRITOS" lançado em DVD pela NBO Editora," 13 FANTASMAS" lançado em DVD pela Columbia Home Video, " DESAFIO DO ALEM " lançado em Blu-ray pela Warner Home Vídeo ," A CASA QUE PINGAVA SANGUE " & " A CASA DA NOITE ETERNA tenho os dois em um DVD-BOX lançado pela Vinyx DVD ," A TROCA / O INTERMEDIO DO DIABO " tenho ele em DVD lançado pela Universal Home Video , " HOUSE" tenho ele DVD-BOX "OBRAS PRIMA DO TERROR -CINEMA JAPONÊS lançado pela Versatil Home Vídeo ," SUPERSTIÇÃO" tenho ele em VHS lançado pela extinta TRANSVÍDEO, "POLTERGEIST " eu tenho ele em DVD alternativo ,com dublagem clássica inserida ,filmes que vi na TV : " OS INOCENTES " na TV Globo ha muito tempo, " A MANSÃO MACABRA" tenho ele em VHS gravado na TV a cabo legendado ,ele tambem foi exibido ha uns dois anos no Canal 55.1 ,TV8 ( atual 15.1) em São Paulo ,com a sua dublagem clássica ," HORROR EM AMITYVILLE" assisti ele na Rede Brasil de Televisão,tambem com a sua dublagem clássica , " A CASA DOS MORTOS VIVOS " lançado pela Dado Group ,eu tinha ele em VHS e dei pra uma pessoa ,hoje nem falo com esse sujeito mais e nem quero falar ,se arrependimento mata-se ,eu estaria morto,esperamos a segunda parte com muito ansiedade ,um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir