quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

The Birds- Os Pássaros : Revisitando Clássicos 1

 



"Os Pássaros"(1963), um Thriller Apocalíptico e ecológico, baseado muito levemente em um conto de Dapne du Maurier, no qual essas criaturas atacam os humanos por razões que deliberadamente nunca são explicadas. Um suspense considerado também um dos Maiores Filmes de Terror de Todos os Tempos...





Após o enorme sucesso de  "Psicose" ,  Hitchcock tirou um merecido tempo de folga. Ele finalmente decidiu que seu próximo filme seria sobre pássaros atacando os moradores de uma pequena cidade. Este provaria ser um dos filmes mais desafiadores tecnicamente que Hitchcock já fez.

  'Os pássaros não saem por aí atacando as pessoas sem motivo.' (Hitchcock)





Enredo:

      * A socialite 'descolada' Melanie Daniels (Tippi Hedren) tenta pregar uma peça no advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em uma loja de pássaros de São Francisco fingindo ser uma funcionária. No entanto, ele sabe quem ela é e a brincadeira sai pela culatra. 


Irritada ( e ao mesmo tempo fascinada por ele), ela decide por capricho seguir Mitch enquanto ele viaja pela costa até sua cidade natal em Bodega Bay para um fim de semana. Ao mesmo tempo em que Melanie chega na pequena comunidade, os pássaros de repente, inexplicavelmente, se revoltam e começam a atacar as pessoas.



 Ela, Mitch e a mãe e a irmã de Mitch (Jessica Tandy & Veronica Cartwright) se refugiam na casa da fazenda Brenner contra o ataque cada vez mais aterrorizante. O rádio relata ataques de pássaros em comunidades próximas, e que os militares podem intervir...




O Filme:

Em "The Birds" , Alfred Hitchcock e o roteirista Evan Hunter (mais conhecido como  escritor policial com o nome de Ed McBain) resolveram remover do contexto do filme o intrigante 'Porquê' do que está acontecendo. Isso é algo que paira sobre o filme com muito mais ansiedade e desconforto do que qualquer um dos ataques individuais. Existe uma cena em que todos oferecem uma explicação – eles considerando a Bomba Atômica e a poluição – mas Hitchcock e Hunter, não confirmam, nem negam nada.



O final é talvez um dos anticlímax mais famosos da história do cinema e vem com uma perplexidade desconcertante : após o ataque intenso e violento da noite anterior, centenas de pássaros permitem que os humanos deixem a casa da fazenda e simplesmente sentam e assistem enquanto eles vão embora.






 Alfred Hitchcock supostamente filmou um final, mas escolheu não deixá-lo. Como resultado, ele criou um filme que não é apenas removido da fonte e da explicação, mas também do resultado – em vez de terminar com os pássaros derrotados ou triunfantes, o filme acaba em um estado de ambiguidade e mal-estar indutor de ansiedade.
Os ataques de pássaros são montados com uma arte soberba no mesmo estilo recortado, engraçado e imaculadamente encenado que conhecemos de Hitchcock. Há uma sequência aterrorizante com Tippi Hedren presa dentro de uma cabine telefônica onde Hitchcock coloca a câmera dentro da cabine compartilhando a claustrofobia do ataque.




Como Hitchcock diz:

…'Melanie Daniels se refugia em uma cabine telefônica de vidro e eu a mostro como um pássaro em uma gaiola. Desta vez não é uma gaiola dourada, mas uma gaiola de miséria, e é também o começo de sua provação pelo fogo, por assim dizer. É uma reversão do antigo conflito entre homens e pássaros. Aqui os seres humanos estão em gaiolas e os pássaros estão do lado de fora.'




 O cerco climático da casa da fazenda (que é a única conexão com o pequeno conto de Daphne Du Maurier de 1952 no qual o filme é baseado, e que Hitchcock tinha os direitos) com Rod Taylor tentando barricar a casa enquanto luta contra ataques suicidas de pássaros frenéticos, e salvando uma Tippi Hedren cercada do sótão, contém um suspense enervante.





"The Birds" também é parcialmente inspirado pelos eventos reais de um ataque em massa de pássaros na cidade litorânea de Capitola, na Califórnia, em 18 de agosto de 1961, quando 'os moradores acordaram com uma cena que parecia saída de um filme de terror. Hordas de pássaros marinhos estavam bombardeando suas casas, batendo em carros e vomitando anchovas meio digeridas nos gramados'. Alfred Hitchcock ouviu falar desse evento e o usou como material de pesquisa para o projeto que estava em andamento.  No filme, os personagens fazem referência a um ataque de pássaro semelhante 'no ano passado em Santa Cruz' , que é uma referência implícita ao ataque de Capitola.




A maioria dos pássaros vistos no filme são reais (comprados em pet shops e também capturados no lixão de San Francisco), embora se estime que mais de US$ 200.000 foram gastos na criação de pássaros mecânicos . 
Depois que as cenas de ataque do corvo e do sótão foram montadas pelo editor, George Tomasini , elas foram enviadas ao departamento de efeitos especiais para aprimoramento.  O filme exigiu uma miríade de efeitos especiais e Hitchcock encomendou a ajuda de vários estúdios. As tomadas de efeitos especiais dos pássaros atacando foram concluídas no Walt Disney Studios pelo animador/técnico Ub Iwerks , que usou um processo criado por ele para sobrepor as imagens. No 36º Oscar, Ub Iwerks foi indicado para Melhores Efeitos Especiais por seu trabalho no filme. 






Os efeitos óticos nos ataques de pássaros emprestam uma certa artificialidade ao filme – e alguns fornecedores modernos do gênero minimizaram a excelência do resto do filme como resultado. Saul Bass cria a melhor de suas famosas sequências de créditos para Hitchcock – uma com formas animadas de pássaros pretos gritando freneticamente em um fundo branco enquanto os créditos se formam como formas fragmentadas ao redor deles. 




Apesar de creditar o compositor regular de Alfred Hitchcock, Bernard Herrmann, como "consultor de som", o filme não tem trilha sonora. Hitch sentiu que a ausência de música tornaria o filme mais assustador, e ele também teve a ideia de usar os ruídos dos próprios pássaros como um tipo de trilha sonora.




Polêmica: 

Em uma das cenas mais angustiantes do filme, Melanie sobe silenciosamente as escadas da casa, e entra em um quarto no sótão, apenas para descobrir que os pássaros entraram pelo telhado. Ela é atacada violentamente. Hitchcock filmou esta sequência em montagem, em uma evocação deliberada da cena do chuveiro em "Psicose" .    


Desde que começaram a trabalhar no filme, Hitchcock e sua equipe garantiram para Tippi Hedren que que evidentemente pássaros mecânicos seriam usados nessa sequência para que ela não corresse riscos. Mas, na hora de filmar, como contou o ator Rod Taylor:

'Os homens colocaram Tippy no canto do quarto e começaram a jogar pássaros em cima dela. Um depois do outro, de novo, e de novo, durante várias tomadas.'





  Esta cena foi filmada ao longo de cinco dias, com membros da equipe de apoio, protegidos por grossas luvas de couro, atirando dezenas de gaivotas, corvos e gralhas vivos nela (seus bicos presos com elásticos). Em um estado de exaustão, quando um dos pássaros arranhou sua bochecha e quase atingiu seu olho, ela teve um colapso nervoso, e teve que tirar uma semana de folga das filmagens para se recuperar.




Sir Alfred Joseph Hitchcock (13 August 1899 – 29 April 1980) foi um gênio do cinema, mas, um homem bastante problemático e abusivo em relação às mulheres, principalmente suas atrizes. Tippi Hedren era modelo em Nova York quando Hitchcock a viu, em outubro de 1961, em um anúncio de televisão de uma bebida dietética.




 Ele a contratou Tippi Hedren para interpretar o papel principal. Rod Taylor , mais tarde lembrou: 'Hitch  se tornou muito dominador e cobiçoso de 'Tippi', e era muito difícil para ela. Ninguém tinha permissão para chegar perto dela fisicamente durante a produção. 'Não toque na garota depois que eu gritar "Corta! " ', ele me dizia repetidamente'. 




Tippy Hedren contou muitos anos mais tarde que Hitchcock ficou obcecado por ela e a assediou sexualmente. Ele a isolou do resto da equipe, a seguiu, sussurrou obscenidades para ela, analisou sua caligrafia e construiu uma rampa de seu escritório particular diretamente para seu trailer...


Ela voltaria a trabalhar com Hitchcock em "Marnie" ( Marnie, Confissões de Uma Ladra, 1964), mas segundo Donald Spoto, autor do livro "Fascinado Pela Beleza- Alfred Hitchcock e suas Atrizes", o comportamento do diretor em relação a ela foi ainda mais abusivo e possessivo...





Legado:

"The Birds" foi altamente influente, imitado e parodiado...




... e serviu de modelo para todo um subgênero de filmes de vingança da natureza/ terror animal na década de 1970, incluindo : Frogs (1972), Night of the Lepus (1972), Killer Bees (1974), Phase IV (1974), Squirm (1976), The Food of the Gods (1976), Rattlers (1976), Day of the Animals (1977), Empire of the Ants (1977), Kingdom of the Spiders (1977), The Pack (1977), The Bees (1978), Long Weekend (1978), The Swarm (1978), Savage Harvest (1981) e outros...




Em 1994 apareceu a 'sequência' "Birds 2: Land's End" (Os Pássaros II: O Ataque Final) um filme para a televisão, dirigido por Rick Rosenthal (que não teve coragem de assinar seu nome na bagaça e foi creditado a Alan Smithee). O único comentário é uma ponta de Tippi Hedren, em um papel menor e diferente daquele que ela desempenhou no filme original. 




Em 2016, "The Birds" (1963) foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação em seu Registro Nacional de Filmes . 






                     https://archive.org/details/the-birds







                                   FONTES: 

- Arquivos do autor

- Cinefantastique Magazine - vol 10 # 2 (setembro 1980)




- 'Fascinado pela Beleza - Alfred Hitchcock e suas Atrizes' -Donald Spoto (Editora Larousse, 2009)

                                 




                                          WEB-

- IMDB

- Wikipédia



2 comentários:

  1. Filmaço com "F" maiúsculo ,clássico dos clássicos em matéria de filme de suspense /horror , assisti ele na Sessão das Dez Premiada na TVS ( atual SBT) lá no incio das suas transmissões em 1981 ,tenho o Blu-ray dele ,lançado com a sua dublagem clássica da A.I.C - São Paulo ( Artes Industrias Cinematográfica ) pela Universal Home Vídeo , Hitchcock mestre dos mestre ,acho a unica atriz que ele não pegou no pé dela ,eu acho não tenho certeza foi Grace Kelly ,pois ele adorava ela ,depois que ela casou ,ele teve que encontrar uma nova musa inspiradora e achou Tippi Hedren ,mãe da atriz Melanie Griffin ,ela gostou tanto do nome da personagem que resolveu colocar o nome na filha de Melanie ,outra atriz que gosto muito no filme é Suzanne Pleshette (1937-2008) que fez amiga dela e professora no colégio e é encontrada de forma brutal no filme, curioso mesmo que o filme não tem trilha sonora,o barulho do ataque das aves e de arrepiar a espinha , Kubrick era outro que pegava no pé das atrizes e fazia a vida delas inferno durante a filmagem de seus filmes ,excelente postagem esperamos mais clássicos revisados , um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário nobre amigo! Obrigado por sempre acompanhar o blog. Falando nisso, estou com blog novo, dedicado somente a Monstros Gigantes, Godzilla, Dinossauros e afins! Se quiser acompanhar: https://doutorkaiju.blogspot.com/

      Excluir

HORROR...BRASIL : 8

  BRASIL... Sem o apoio da Embrafilme, CONCINE e Fundação do Cinema Brasileiro, fechados pelo infame governo de Fernando Collor de Mello (19...