segunda-feira, 10 de março de 2025

PEPLUM - Aventura, Fantasia & Terror

             


                        PEPLUM - Introdução


O termo PEPLUM foi cunhado pelo crítico francês de cinema Jacques Siclier em um artigo chamado 'L'age du peplum' ( revista Cahiers du cinéma, 1962), como uma maneira  de descrever o subgênero de filmes que emulam filmes épicos de Hollywood, mas que têm raízes italianas dominantes. Eles são frequentemente comparados diretamente com as produções chamadas nos USA de 'Sword & Sandal' ( espada e sandália).

Esses filmes representaram um ciclo dominante de produções realizadas na Itália entre os anos de 1957 e 1964, a chamada 'Explosão PEPLUM' !  



Os filmes Peplum são ambientados em um passado clássico imaginário, como na Grécia Antiga/Roma/Egito/Arábia etc. Os personagens principais geralmente usavam togas, túnicas, tangas-  PEPLUM (ou Pepla no plural italiano) se refere originalmente a esse tipo de roupas ( a antiga vestimenta grega chamada peplos - uma túnica simples, sem mangas), mas foi mais fácil para os críticos chamá-los assim quando "HERCULES" (1958) se tornou um sucesso internacional, e as telas foram subitamente inundadas com uma abundância dessas aventuras fantásticas e divertidas.


Os personagens principais do gênero são heróis : Mitológicos ( principalmente da Mitologia Grega, e da Bíblia cristã), ou Históricos, sempre adaptados com muita liberdade, e podem ser gladiadores, escravos rebeldes, nobres, e semi-deuses (geralmente musculosos  com força sobre humana); presentes também seus amigos, aliados, e amores - principalmente belas mulheres (rainhas, princesas, escravas) em constante perigo! 




Quase todos os filmes pepla deste período foram estrelados por fisiculturistas, lançados como atores , como Steve Reeves , Reg Park e Gordon Scott. Muitos destes atletas eram norte americanos, ou iniciaram suas carreiras nos EUA, como Mickey Hargitay , Reg Lewis , Mark Forest , Gordon Mitchell e Dan Vadis. Os fisiculturistas de origem italiana, por outro lado, adotariam pseudônimos ingleses para a tela; assim, o dublê Sergio Ciani se tornou Alan Steel , e Adriano Bellini foi chamado de Kirk Morris .



As origens dos Pepla remontam ao cinema mudo italiano, quando o filme épico e luxuoso "Cabiria" (1914) de Giovanni Pastrone...



... apresentou o personagem Maciste (interpretado pelo ator Bartolomeo Pagano ), um escravo extremamente musculoso e corajoso que ajuda o nobre romano Fulvius (Umberto Mozzato), a vencer seus perigosos inimigos de Cartago, e salvar a heroína Cabiria (Lidia Quarata). 



      https://www.youtube.com/watch?v=Bi2w0FGN52M


Maciste não era o personagem principal no filme, mas se tornou o favorito do público, e Pagano foi chamado de volta muitas vezes para reprisar o papel. O personagem Maciste apareceu em pelo menos duas dúzias de filmes mudos italianos de 1914 a 1927, todos apresentando um protagonista com esse nome, e interpretado por Bartolomeo Pagano embora os filmes fossem ambientados em muitos períodos de tempo e localizações geográficas diferentes. 

O "Dicionário de Mitologia Grega e Romana" de William Smith, alega que 'Macistus' (Μάκιστος) era um dos apelidos de Hércules por causa de um templo a ele dedicado nas vizinhanças da cidade de Macistus, na Triphylia. Um nome relacionado é 'Mecisteus' (Μηκιστεύς), usado por duas diferentes personagens da mitologia grega e também como alcunha de Hércules. (wikipédia)

Além de Maciste, os heróis mais populares e frequentes dos pepla são - Hércules, Sansão, Golias, Ursus, e Jasão. Mas, existe uma grande confusão com a tradução dos nomes dos personagens nos lançamentos internacionais dos filmes. Maciste, por exemplo, é um nome pouco conhecido (e soa 'exótico') nos EUA, então às vezes ele foi chamado nas versões americanas de Goliath (Golias) ou...Hércules !

O sucesso dos dramas épicos "Quo Vadis" (USA 1951) de Mervyn , filmado na Itália e, incidentalmente, a história da qual o personagem Ursus surgiu;  e "Spartaco" ( The Sins of Rome, IT / FR 1953) de Riccardo Freda, ajudou a encorajar Hollywood a investir na filmagem de épicos históricos e bíblicos na Itália. Os estúdios italianos, encorajados por isso, começaram a ver oportunidades de reutilização de cenários e figurinos, bem como as habilidades dos artesãos e técnicos envolvidos. Às vezes, os filmes eram feitos um dentro do outro, onde dois roteiros eram escritos para usar os mesmos cenários, figurinos e atores, com a intenção de fornecer um para o mercado internacional e outro para o mercado doméstico. É por isso que é praticamente impossível precisar um número exato de quantos filmes foram feitos neste gênero, historiadores estimam que cerca de 200-300 pepla foram produzidos pelos estúdios italianos entre 1958 e 1966.


           A Era de Ouro do Peplum começou com...

"Ulisse" (Ulisses,  IT 1954) de Mario Camerini.



Ulisses (Kirk Douglas), o rei de Ítaca, está fora lutando na guerra em Troia há dez anos.  No seu reino, sua esposa Penélope (Silvana Mangano) assediada por pretendentes grosseiros que querem casar com ela e dividir os despojos da fortuna de Ulisses entre si. 



Ulisses, enquanto isso, está na Fenícia, onde foi encontrado encalhado em uma praia sem memória. 



Ele foi feito hóspede pelo rei Aliconous  (Jacques Dusmenal), cuja filha Nausicaa (Rossana Podesta) se  apaixonou por ele. Gradualmente, Ulisses começa a relembrar as aventuras que ele e seus homens passaram voltando para casa de Troia. Eles foram feitos prisioneiros do ciclope gigante Polifemo (Umberto Silvestri), que queria comê-los...




.... passaram pelos estreitos onde os chamados das sereias tentavam atraí-los para o perigo; e ele acabou na ilha da feiticeira Circe (Silvana Mangano em papel duplo), que usou seus encantamentos para transformar seus companheiros em porcos, e fazer Ulisses ficar e ser dela.


"Ulisses" é um filme de fantasia/aventura/romance que adapta diretamente o mito grego da 'Odisseia' (poema épico de Homero) e tem um orçamento muito maior do que a maioria dos pepla - de dois dos maiores produtores desta era - Carlo Ponti e Dino de Laurentiis de Laurentiis . Ele apresenta grandes e luxuosos cenários (rodados no Mar Mediterrâneo e ilhas), ótimos efeitos especiais, um ator famoso de Hollywood- Kirk Douglas, em oposição aos um protagonistas fisiculturistas- e um elenco de grandes nomes, que inclui, Anthony Quinn.




Esse foi o pontapé inicial para a nova (e clássica) fase do gênero, depois de dezenas de filmes em p&b com o pioneiro Maciste, as telas seriam inundadas por outros heróis mitológicos e suas aventuras fantásticas...muito mais baratas e primárias, mas divertidas.



          https://www.youtube.com/watch?v=G60xcQbHh70


"Le Fatiche di Ercole" (Hércules, IT 1958) de Pietro Francisci



O poderoso Ercole / Hércules (Steve Reeves) salva uma mulher em perigo,  descobre que é a Princesa Iole (Sylva Koscina). 



Hércules a escolta para casa, onde é recebido por seu pai Pélias (Ivo Garrani), que assumiu o trono após o assassinato de seu tio, o bom Rei Aeson. O amor cresce entre Hércules e Iole. Hércules então conhece o primo de Iole, Jasão (Fabrizio Miori), o legítimo herdeiro do trono. Pélias não acredita que Jasão seja quem ele afirma ser, e não confia em Hércules, então ele envia os dois  na perigosa missão de recuperar o sagrado Velocino de Ouro do reino, escondido na ilha de Cólquidas. 



Na jornada, eles enfrentam uma tribo de Amazonas, os assassinos do traiçoeiro Pélias, tripulações amotinadas, uma raça de primitivos homens-fera, e...



...o monstro / dragão que guarda o Velocino.



A aventura mistura duas sagas da mitologia grega: Os 12 Trabalhos de Hércules, com o mito dos Argonautas em busca do Velo de Ouro, e assim, o titular Hercules divide as façanhas com Jasão. 



Stephen Reeves (21 de janeiro de 1926 - 1 de maio de 2000) foi um fisiculturista americano que ficou famoso como a principal estrela dos pepla, interpretando personagens musculosos como Hércules , Golias e Sandokan. No auge de sua carreira, ele foi o ator mais bem pago da Europa...



... e embora sempre associado com Hércules, ele interpretou o personagem apenas duas vezes: no sucesso de 1958, e em sua sequência "Ercole e la Regina di Lidia" ( Hercules Unchained / Hércules e a Rainha da Lídia, 1959) de Pietro Francisci e Mario Bava.  




           https://www.youtube.com/watch?v=lzZgfZpj3BI


"Gli Amori di Ercole" (Hércules Contra os Dragões / Hercules Against the Hydra / The Loves of Hercules,  IT 1960) de Carlo Ludovico Bragaglia



 Hércules (Mickey Hargitay) está aproveitando uma vida tranquila casado com a bela Megara (Lidia Alfonsi). Infelizmente, enquanto ele está buscando conselhos de um Oráculo sobre a vontade dos deuses, o exército de seu maior inimigo, o Rei Euristeu (Cesare Fantoni), invade seu acampamento e mata quase todos, incluindo sua esposa. Ele jura vingança, mas logo descobre que o Rei já está morto e sua filha  Deianira (Jane Mansfield) está no trono, e ele acaba se apaixonando por ela…



Envolvido nas tramas de poder do maligno Licos (Massimo Serato), o grandalhão acaba enfrentando a monstruosa Hydra...




...um monstro peludo parecido com um gorila / homem pré-histórico...



 ...e cai sob o feitiço da Rainha das Amazonas, Hipólita (Tina Gioriani). Ela é capaz de se disfarçar de Deianira, graças aos feitiços de Maga, a bruxa (Olga Solbelli). Hércules é iudido pela fotocópia de sua amada, sem saber que Hipólita transforma seus amantes descartados em 'Homens- Árvore' que são enraizados no chão em uma pedreira próxima. 



A estrela sensual americana Jayne Mansfield estava no auge de seu sucesso, e sob contrato milionário com a 20th Century Fox, mas ela estava aberta para ir trabalhar para outra pessoa. Sua única condição? O papel-título no filme tinha que ser interpretado por seu marido, Mickey Hargitay. Miklós Károly Hargitay ( 1926 - 2006), húngaro, naturalizado americano, foi atleta acróbata, fisiculturista, e 'Mr. Universe' em 1955, e em 1958 se casou com Jayne. Eles tiveram 3 filhos, e quanto foram para a Itália filmar 'Os amores de Hércules', ela estava grávida de 4 meses.


Mansfield morreu em um trágico acidente de carro em 1967, e Mickey permaneceu na Itália, onde estrelou outro Peplum "La Vendetta dei Gladiatori" (1964)...




... Spaghetti Westerns, e principalmente filmes de terror...



"Gli Amore di Ercole" é divertido, criativo e bem produzido, com exceção da Hidra/Dragão, que tem um bom design, mas é um adereço mecânico muito fake e com movimentos limitados.


   https://www.tokyvideo.com/it/video/gli-amori-di-ercole-hd-1



"Teseo Contro il Minotauro" (Teseu e o Minotauro, IT 1960) de Silvio Amadio



O herói ateniense Teseu (Bob Mathias) e o guerreiro minoico Demetrio (Rik Battaglia) derrotam  mercenários que atacam uma vila pacífica. Eles levam Ariadne (Rosanna Schiaffino) — uma das poucas sobreviventes do ataque — para seu destino original: a cidade natal de Demetrio, Creta. 



Teseu e Ariadne rapidamente se apaixonam, embora ele desconheça que ela é a irmã gêmea da Princesa de Creta, a maligna Fedra. Fedra ( Schiaffino em papel duplo) quer sua irmã morta,  e prepara uma armadilha para eles. 




Demetrio é morto, Ariadne é capturada e Teseu é lançado ao mar para se afogar. Graças à intervenção da deusa do mar Anfitrite (Susanne Loret), Teseu sobrevive, e no clímax,  é forçado a descer ao mítico labirinto e, matar o monstruoso Minotauro (Milo Malagoli ) e libertar Creta de um ritual supersticioso e do governo tirânico.




Adaptação bastante livre da lenda do Labirinto de Creta, e da luta do mitológico Teseu contra o monstro que o habitava, e que só podia ser satisfeito pelo sacrifícios de virgens da ilha. A própria criatura título, que na lenda seria metade touro, metade homem, aqui parece um enorme gorila com chifres. O monstro criado por Carlo Rambaldi só aparece no final do filme...


O americano Robert 'Bob' Bruce Mathias ( 1930 – 2006) foi atleta olímpico premiado com medalhas de ouro, fez algumas participações como ator, e depois se dedicou a carreira política. A belíssima italiana Rosanna Schiaffino (1939 -2009) foi modelo, e depois teve uma longa carreira no cinema fazendo comédias, dramas, pepla e gialli...sendo considerada uma das 'Rainhas do Peplum' !



Lançado nos EUA como "Minotaur, the Wild Beast of Crete" , a aventura é divertida e climática, apesar do roteiro bastante bobo...




        https://www.youtube.com/watch?v=CFI2qady3VA


"I Giganti della Tessaglia - Gli Argonauti " (Os Argonautas, IT 1960) de Riccardo Freda



 Uma atividade vulcânica, supostamente enviada por deuses furiosos, ameaça a Tessália. Jasão (Roland Carey), o rei , deve abandonar seu terra, esposa e filho para buscar o Velocino de Ouro na distante Cólquida para acabar com a maldição . Quando Jasão parte com seus homens heroicos, ele deixa seu primo Adrastus (Alberto Farnese) no comando. E no devido tempo, Adrastus mostra sua verdadeira face, deixando claro que e cobiça tanto o trono de Jasão quanto sua esposa Creusa. (Ziva Rodann).




Depois de uma viagem difícil, o navio Argo atraca em uma ilha que  é habitada apenas por mulheres. A rainha Gaia (Nadine Duca) explica que todos os seus homens foram para a guerra e se perderam, enquanto todos os seus filhos morreram de doenças. Então Jasão encontra uma ovelha que fala...


... e que é um de seus próprios homens transformados. Um pouco mais tarde, ele se depara com a irmã acorrentada de Gaia, que revela que ambas são crias de Apolo, embora Gaia tenha se tornado uma feiticeira que usa seus poderes para transformar homens em pedras e animais.



Escapando da bruxa, o Argo para em outro porto, e os heróis  ajudam os moradores locais a se livrarem de um voraz ciclope gigante e peludo. 



De volta ao mar mais uma vez, eles descobrem a linda clandestina Atalanta (Moira Orfei ). Essa revelação causa alguma tensão contra Euristeu (Luciano Marin), o homem que ela seguiu, e ele nobremente assume a culpa por suas ações.


 

Finalmente, o navio chega em Cólquida, onde Jasão, sem nenhuma dificuldade rouba o Velo de Ouro, e eles retornam para casa, e enfrentam o usurpador Adrastus...




 Peplum vagamente baseado no poema épico 'Argonáutica' de Apolônio de Rodes, com elementos emprestados da 'Odisseia' de Homero. O veterano Riccardo Freda (1909-1999) trabalhou em uma variedade de gêneros, incluindo Peplum, Terror , Giallo e filmes de espionagem, e, aqui investe em uma aventura de fantasia barata, rápida e divertida, que lembra uma história em quadrinhos filmada. A coprodução francesa tem como ator principal, o suíço Roland Carey (1933-2019), que trabalhou em diversas aventuras italianas, e a participação da linda e 'exótica' Ziva Rodann, (nascida em Haifa, Palestina em 1933), conhecida por suas inúmeras participações em séries de TV americanas dos anos 60 -  incluindo a vilã 'Nefertite', em "Batman'...



...definitivamente Pepla!



         https://archive.org/details/GiantsOfThessaly_485



"La Vendetta di Ercole" (Goliath and the Dragon/ Golias e o Dragão, IT/ FR 1960) de Vittorio Cottafani


 Hércules (Mark Forest) é enviado pelo rei Euristeus (Broderick Crawford) para o submundo, onde tem que enfrentar vários monstros, incluindo o cão de 3 cabeças Cérbero, para recuperar o diamante de sangue da deusa da vingança. 



Mais tarde, é revelado que Euristeus enviou Hércules nessa tarefa para garantir sua morte, e para ganhar aliados para um ataque a Tebas . 



Como o herói retorna, o intrigante monarca inicia uma série de maquinações, envolvendo venenos, e intrigas contra Hyllus / Illo (Sandro Moretti), filho mais velho (irmão na versão americana) de Hércules/Golias...



No final (da versão americana), Dejanira (Leonora Ruffo), esposa de Golias/ Hércules é raptada por um centauro (Claudio Undari), e colocada como oferenda para um dragão em uma caverna...





Bom aqui temos um típico 'imbroglio' das versões estrangeiras. A famosa produtora AIP (American International Pictures) adquiriu os direitos de "La Vendetta di Ercole", e transformou a versão dublada em inglês em seu projeto anunciado, mas não filmado "Goliath and the Dragon". 



Além de mudar o herói, e seu parentesco com o personagem Hyllus, também foi acrescentada a sequência envolvendo o dragão (realizada misturado animação em stop motion, com um prop gigante e mal articulado) - o dragão só está presente nessa versão, que foi distribuída em todo mundo, incluindo o Brasil...



       https://www.dailymotion.com/video/x222urc


 O ítalo- americano Lorenzo Degni (6 de janeiro de 1933 - 7 de janeiro de 2022), conhecido profissionalmente como Mark Forest, foi fisiculturista e 'Mr. Músculos' na Califórnia, e assumiu o personagem 'Ercole', e depois Maciste e outros heróis Peplum .


A linda Leonora Ruffo (nascida Bruna Bovi, 1935- 2007) trabalhou em aventuras e comédias, mas, foi no Peplum que ela se destacou, atuando em alguns clássicos do gênero, até se aposentar precocemente no final dos anos 1960...




"Ercole alla Conquista di Atlantide" (Hercules Conquers Atlantis / Hercules and the Captive Women / Hércules na Conquista de Atlântida, IT/ Fr 1961) de Vittorio Cottafani



Estranhos rumores sobre eventos atmosféricos chegaram à corte de Androcolo ( Ettore Manni) Rei de Tebas. Ele decide enfrentar esses perigos invisíveis de frente, equipando uma expedição para investigar. Infelizmente, os nobres de sua corte estão mais interessados ​​em reivindicar seu trono do que em acompanhá-lo, então ele é forçado a procurar seu amigo, o lendário musculoso Hércules (Reg Park).



 Hércules não deseja deixar o conforto de sua família, embora seu filho Illo /Hylas (Luciano Marin), esteja interessado em aventuras. Eles embarcam em um navio - Hércules drogado e sequestrado, e Illo como clandestino- e sua busca os leva à civilização perdida de Atlântida...




...onde o herói rapidamente entra em ação para salvar uma linda jovem chamada Ismene (Laura Efrikien) de ser sacrificada ao monstruoso deus Proteu, que muda de forma.



No entanto, Ismene é filha de Antinea (Fay Spain) , a rainha de Atlântida, e havia sido selecionada para o sacrifício por conta de uma profecia que prevê que se ela não for morta, Atlântida e sua população serão destruídas.  



Hércules e seus companheiros resgatam Ismene, e libertam um grupo de prisioneiros, descobrindo que a rainha má tem planos para dominar o mundo, utilizando um exército de super soldados/ zumbis loiros, criados pelo sangue do deus Urano!

Cottafani volta a dirigir uma aventura de Hércules, agora com o fisiculturista inglês Roy 'Reg' Park (1928-2007) no papel. Mitologia, fantasia e até sci-fi em uma aventura divertida, e que não se leva muito a sério. O Hércules de Reg Park não tem muito carisma, mas sua versão bem humorada e meio boba do semideus conquistou o público. O co-roteirista Ducio Tessari se transformaria em um dos grandes diretores de Spaghetti Westerns, e o filme ainda conta com efeitos visuais criativos do grande Mario Bava! 


A versão de lançamento dos Woolner Brothers nos EUA, com o título "Hercules and the Captive Women",  foi re-dublada, remontada, e com a trilha sonora original substituída por músicas selecionadas por Gordon Zahler, e que já haviam sido utilizadas em filmes de sci-fi americanos dos anos 1950.


     https://www.youtube.com/watch?v=qq03SZhtziQ



 "Ercole al centro della terra" ( Hércules no Centro da Terra / Hercules in the Haunted World, IT 1961) de Mario Bava. 



Ao retornar de mais uma de suas muitas aventuras, o poderoso Hércules (Reg Park) descobre que sua amada Princesa Deianira (Leonora Ruffo) , perdeu os sentidos, enfeitiçada. De acordo com a oráculo Medeia (Gaia Germani) ,a única esperança é a 'Pedra do Esquecimento', guardada nas profundezas do reino de Hades.



 Hércules, e seus companheiros, Teseu (George Ardisson) e Telêmaco (Franco Giacobini) , embarca em uma perigosa busca pela pedra, enquanto ele desconhece que o guardião de Deianira, o Rei Lico (Christopher Lee), é o responsável por sua condição, e  em conluio com as forças obscuras do submundo, planeja sacrificar a princesa para se tornar imortal. 



 Antes que  possam entrar no Hades, no entanto, eles precisam pegar a mítica Maçã Dourada das Hespérides e enfrentar o monstro de pedra, Procrustes, que se dedica a torturar pessoas.



A jornada para o inferno / Hades em um mar abaixo de um céu de vermelho fervente, e um mar de lava; tem videiras de almas sangrando e gritando;  'ghouls' saindo de suas sepulturas, vítimas acorrentadas em rochas, e uma batalha climática com vampiros voadores.




Um filme de Hércules dirigido por Mario Bava e estrelado por Christopher Lee tem o maior conteúdo de terror de todos...



... tanto a jornada para Hades quanto o clímax atmosférico colocam este filme firmemente no gênero, mesclado com os elementos Peplum. E  Bava, certamente adiciona alguns ótimos e assustadores visuais à mistura...tudo com um orçamento baixo, e reaproveitando cenários, figurinos e adereços de outras produções!





"Maciste nella Terra dei Ciclopi" (Maciste Contra os Ciclopes/ Maciste na Terra dos Gigantes / Atlas in the Land of Cyclops / Monster from the Unknown World, IT 1961) de Antonio Leonviola



A rainha de Sadok, Capys (Chelo Alonso), é descendente da feiticeira Circe, e instrumento de uma vingança, que mira o que resta da linhagem do herói Ulisses para destruição. Do seu lado está o descendente do ciclope Polifemo (Aldo Pediotti), que vive acorrentado em uma caverna subterrânea em uma ilha remota. 





Os soldados de Capys matam o rei Agisandro (Germano Longo),  e raptam sua esposa Penélope (Silenti), no entanto, um servo leal escapa, entregando seu filho pequeno ( Fabio)  nas mãos do herói Maciste (Gordon Mitchell). Deixando o bebê com o pastor Efros (Massimo Righi), Maciste parte para Sadok para resolver o problema. 



Enquanto isso, a Rainha Capys está visitando a caverna de uma Oráculo que ela espera que possa localizar a criança desaparecida. Quando uma tempestade repentina derruba o teto sobre ela, Maciste, que está passando, intervém para salvá-la sem saber sua verdadeira identidade, e que ela quer sacrificar o filho recém-nascido de Agisandro, oferecendo-o como refeição ao último Ciclope .



Produção barata e com roteiro básico Peplum. O diretor Leonviola já havia dirigido "Maciste l'uomo più forte del mondo " (1961), com Gordon Mitchell, e aqui acrescenta o monstro gigante de um olho só na trama - que é assustador, mas aparece muito pouco.


 O americano Gordon Mitchell (nome artístico de Charles Allen Pendleton - 1923-2003) foi fuzileiro naval, fisiculturista e professor de ginástica. Descoberto pela atriz Mae West, em 1960, mudou-se para a Itália, onde iniciou uma longa carreira como ator (frequentemente como protagonista) em dezenas de filmes B , incluindo vários peplums e westerns italianos .


Nos EUA o filme foi lançado como "Atlas in the Land of Cyclops", e no Reino Unido foi divulgado como sendo um filme de terror/sci-fi com o título "Monster from the Unknown World". Nos cinemas brasileiros, estreou em 1962, como "Maciste na Terra dos Gigantes", e depois foi relançado pela ART Filmes com novo título...






 "Il Gigante di Metropolis" (O Gigante de Metrópolis, IT 1961) de Umberto Scarpelli




 20.000 a.C. - O gênio maligno Yoh-tar (Roldano Lupi) domina com mão de ferro Metropolis, a avançada capital de Atlântida ( que foi construída no topo de um vulcão ativo), e usa poderosas forças para manter estranhos fora de sua cidade. Ele também mantem seu pai vivo após a morte, planeja colocar a mente do velho em seu filho pré-adolescente...



...domina toda a população da cidade sob controle hipnótico, e tem sua esposa (Linda Orfei) e filha de seu primeiro casamento,  Princesa Mecede (Bella Cortez) na linha. Ele também tem um 'morador das cavernas' de 200 anos a quem ele regularmente pede conselhos...



O musculoso guerreiro Obro (Gordon Mitchell) e seus irmãos, viajam até Metropolis para impedir as atividades de Yoh-tar, que estão ameaçando todo o seu mundo primitivo. Então, Obro é capturado, e submetido a várias tarefas incluindo ser exposto ao 'raio magnético da morte'....




 ... lutar contra um monstro grande, gordo e peludo, parecido com um troglodita... 



...e  também combater com um grupo de pigmeus canibais...


Obro e a princesa Mercede se apaixonam, são aprisionados, e acabam liderando a revolução do povo oprimido de Metropolis, que invade e ataca o palácio do tirano, o que acaba provocando a destruição de Atlântida...


Mistura realmente imaginativa de fantasia Peplum e sci-fi. Único Peplum dirigido pelo roteirista Scarpelli, que contou com mais 6 escritores para fazer, o que parece, uma versão trash/ bizarra do clássico "Metropolis" de 1927. 



Bella Cortez (nascida Alicia Paneque, em Cuba em 1944) foi uma  dançarina e modelo cubana, que foi descoberta por um produtor de cinema italiano que visitava Cuba. Ela aceitou a proposta e se mudou para a Itália, onde participou de 11 filmes: Pepla, aventuras históricas e terror. Ela foi casada com o diretor Erminio Salvi, e com o fim do relacionamento, ela foi para os EUA, e se aposentou...









"Goliath contro i Giganti" ( Golias contra os Gigantes, 1961) de Guido Malatesta




Após uma longa campanha, o general vitorioso Goliath (Brad Harris) retorna para sua terra natal Beyruth, mas a luta ainda não acabou. O bom rei Augusto foi morto em casa, e o usurpador Bokan (Fernando Rey) tomou o trono. Essa informação chega tarde demais; Golias já havia enviado uma mensagem de volta com notícias de sua vitória e retorno iminente. 




Percebendo que esse mensageiro deve ser interceptado, ele comanda um navio, seleciona uma tripulação e parte pela rota oceânica mais rápida. A viagem tem todo o tipo de problemas: clandestinos, traidores, a enigmática e sedutora princesa Elea (Gloria Miller), tufões, e um lagarto marinho gigante...



E em terra os perigos continuam-  uma tribo de guerreiras amazônicas, a guarda real do usurpador, um feroz gorila na masmorra, alguns leões hostis e mais um casal extra de lagartos gigantes.




No final, Golias ainda tem que enfrentar meia dúzia de caras corpulentos com barbas e peles de animais...os 'gigantes' do Vale de Jenopah! 


Um Peplum um tanto convencional e familiar, animado por um ritmo rápido e um orçamento que permite um bom espetáculo, principalmente ótimos cenários, e a presença o famoso ator espanhol Fernando Rey como o vilão. 




O americano Bradford Harris (1933 - 2017) começou no cinema e na TV como dublê , e por conta de sua forma física ganhou aqui seu primeiro papel principal, e depois retornou aos pepla como astro em aventuras semelhantes como  "Samsone"  (1961), ou  e "La Furia di Ercole" (1962), ambos de Gianfranco Parolini . 




O diretor Guido Malasta iniciou como roteirista, e depois se especializou em Peplums divertidos e simples, e mais tarde se dedicou a aventuras policiais e filmes 'de selva'.





"Maciste contro il vampiro" (Maciste Contra os Vampiros / Goliath and the Vampires , IT 1961) de Sergio Corbucci e Giacomo Gentilomo. 



Uma aldeia é atacada ferozmente, as mulheres são sequestradas e os homens restantes enforcados e queimados. Uma vez a bordo do navio, as velhas são jogadas aos tubarões, e as mulheres no porão de carga têm seus braços cortados e sangue derramado em um cálice, que é levado para... Kobrak (Guido Celano).





Kobrak, é um feiticeiro vampiro que deseja governar o mundo com um exército de zumbis sem rosto criado a partir de escravos capturados.



O herói Maciste (Gordon Scott) retorna, e descobre que a aldeia foi destruída e sua amada Guja (Leonora Ruffo) foi uma das sequestradas. Maciste decide salvar os prisioneiros, e conta com a ajuda do misterioso e sábio Kurtik (Jacques Sernas) , que lidera um exército de Homens Azuis. 



Juntos, Maciste e Kurtik planejam pôr fim ao reinado de terror de Kobrak e libertar o povo da ilha de Salmanak de suas garras infernais para sempre...



...mas o vilão sobrenatural consegue ficar invisível, e também assumir outras formas, incluindo a de Maciste!


Aventura Peplum, misturando misticismo, ciência e sobrenatural. O filme conta com excelente design de produção (de Gianni Polidori), cenários e  cinematografia (de Alvaro Mancori ); além de uma atuação acima da média do americano Gordon Scott (1926-2007). 




Scott (nascido Gordon Merrill Werschkul) foi policial e salva-vidas, até assumir como 'Tarzan' na série da MGM no início dos anos 1950, mas seu mandato como 'Rei da Selva' expirou com "Tarzan, o Magnífico" (1960), então uma mudança para filmes Peplum era quase inevitável. 


A versão em inglês distribuída pela A.I.P., renomeou o herói novamente como Goliath, e foi divulgada com um pôster com a arte estonteante de Reynold Brown, mostrando uma imagem do vampiro mais monstruosa, e que nunca aparece no filme...





"Atlas" ( USA/GR 1961) de Roger Corman


Na Grécia antiga, o rei Proximates (Frank Wolff), sitia uma cidade por meses, mas sem garantir a vitória. Telektos (Andreas Fillipides), o rei da cidade sitiada,  propõe resolver o conflito por meio de um duelo entre campeões. Proximates viaja para os jogos olímpicos para recrutar um campeão local, Atlas (Michael Forest). Sem sucesso em convencer Atlas, ele instrui a linda sacerdotisa Candia (Barboura Morris) a manipular o jovem lutador. 



Atlas derrota facilmente o campeão adversário, mas logo descobre que Proximates é um tirano implacável e assassino, e passa a liderar  um pequeno exército de rebeldes... 




Com a enorme popularidade internacional de Hércules & cia ,  o produtor e diretor americano 'B'  Roger Corman pensou em fazer sua própria entrada no gênero Peplum com uma produção filmada na Grécia em vez da Itália. O plano original de Corman era fazer um filme épico em wide screen, colorido, e de bom orçamento, que fosse lançado em um grande circuito de cinemas, em vez dos habituais filmes duplos em preto e branco da sua produtora Filmgroup . O produtor independente grego Vion Papamichelis concordou em pagar metade do orçamento. Uma semana antes das filmagens começarem, o parceiro grego sumiu. Para não perder o que já tinha investido, Corman decidiu fazer o 'Épico' do seu jeito- ou seja, com um baixo orçamento e muito improviso. Ele arrecadou menos da metade do que estimava, e filmou em quinze dias, com externas rodadas na Grécia - em ruínas ao redor de Atenas, como o Partenon- e com sequências filmadas na California, com seu ator fetiche Dick Miller e o próprio Roger Corman como soldados!


"Atlas' passou para a história como um épico-trash, e uma das piadas recorrentes é que seu orçamento foi tão minguado, quanto a forma física do magrelo ator principal! Fica aqui no entanto registrado como uma das provas do sucesso internacional do Peplum, que gerou muitas imitações / versões ao redor do mundo...

p.s. Apesar do  nome do herói / título, e a sugestão do pôster original, o personagem principal nada tem do Atlas da mitologia grega, um dos Titãs, que foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre...


         https://www.youtube.com/watch?v=jDQDCMAGpfo



"Maciste contro Ercole nella valle dei guai" (Maciste Contra Hércules / Hercules in the Vale of Woe , IT 1961) de Mario Mattoli



Os falidos e atrapalhados promotores de 'lutas de anões' Rusteghin (Raimondo Vianello) e Comendatore (Mario Carotenuto)ouvem falar sobre uma máquina do tempo, e decidem arrombar o laboratório para uma viagem ao futuro para conferir os resultados da corrida da próxima semana. Infelizmente, a viagem os envia algumas centenas de milhas de Milão para Micenas, na Grécia, no passado!



Aterrissando do lado de fora do Palácio Imperial, eles são imediatamente presos e levados perante o Rei Euristeu (Gino Buzzanca), que está mais preocupado em se casar com a Princesa Dejanira (Liana Orfei) , já que o namorado dela Hércules (Frank Gordon) está desaparecido. 



O lendário homem forte está lidando com um ciclope que tem devastado o campo e sequestrou dois pescadores desajeitados (Franco Franchi e Ciccio Ingrassia) para servir de lanche antes do almoço. 




 Eristeu quer um campeão que possa derrotar Hércules em seu retorno, e Vianello e Carotenuto em fuga,  encontram o mal-humorado Maciste (Kirk Morris), que está tentando lutar contra as atenções indesejadas da feiticeira atrapalhada Circe (Bice Valori), e seu exército de homens- animais.





Os patetas do futuro elaboram um plano astuto para colocar os dois homens fortes um contra o outro no ringue e recuperar sua máquina do tempo durante a luta, mas, previsivelmente, as coisas não saem conforme o planejado.


Comédia boba e maluca de sci-fi e aventura, que é uma paródia direta da 'febre pepla' que assolava os cinemas da época. Mostra como o público italiano estava obviamente preparado para aceitar que seus heróis lendários recebessem o mesmo tratamento que Abbott e Costello deram aos icônicos Monstros da Universal nos anos do pós-guerra. 
Do lado cômico atuam duas duplas de humoristas italianos, sendo que os mais famosos Franco & Ciccio só fazem uma participação na sequência do ciclope, apesar de receberem todo o destaque na publicidade e nos créditos. O fisiculturista italiano Kirk Morris (nascido Adriano Bellini em 1942) já havia vivido o herói Maciste no fraco "Il Trionfo di Maciste" (1961) de Tanio Boccia, e posteriormente estrelou vários outros pepla , vivendo heróis variados.  



Após o declínio do gênero, ele apareceu em diversos filmes de aventura, e se aposentou no início dos anos 1970. O ator que vive Hércules, Frank Gordon, é um 'desconhecido', e aparentemente é seu único crédito no cinema..





p.s. o filme foi um dos primeiros dos muitos títulos com 'crossovers' de heróis pepla, e a primeira comédia a brincar com o gênero. Falando nisso...

"The Three Stooges Meet Hercules" (Os Três Patetas com Hércules no Olimpo, USA 1962) de Edward Bernds...



Três farmacêuticos atrapalhados ( Moe Howard, Larry Fine & Joe DeRita) viajam com o jovem inventor maluco Schuyler Davis ( Quinn Redeker) para a Grécia antiga em uma máquina do tempo. Lá, o tirano maligno, Odius (George N. Neise),  faz com que os rapazes sejam escravizados como remadores de galé usando a desculpa de que eles ajudaram o líder rebelde, Ulisses (John Cliff), a escapar. 



Após uma fuga ousada e um naufrágio perigoso, o grupo, armado com a mistura soporífera de Curly Joe, derrota com sucesso um monstruoso ciclope siamês. 





Os rigores do remo transformam Schuyler em um homem musculoso com força comparável à do próprio Hércules (Samson Burke), um bandido forte, grosso e mal humorado,  que está a serviço de Odius. 



O trio tem a ideia de arrecadar dinheiro promovendo Schuyler como Hércules para uma série de competições físicas e lutas...o que leva a um confronto direto com o brutamontes!


Comédia americana com a última formação do famoso e veterano trio. Paródia ao sucesso do Peplum/ Sword & Sandal, com a ideia divertida de que o 'verdadeiro' Hércules era um vilão, até que um viajante do tempo se passando por ele inadvertidamente acabou criando sua reputação de herói. Com algumas mudanças, o roteiro é na verdade uma cópia da comédia italiana anterior...


Sansom Burke (nascido Samuel Burke, no Canadá em 1930) foi professor de Educação Física, competiu nos Jogos Olímpicos como nadador, e foi lutador profissional Peso Pesado, até ser indicado por Gordon Mitchell para viver o papel principal em "La Vendetta di Ursus" (1961) de Luigi Capuano. 







                             
"Totò Contro Maciste" (Totó Contra Maciste, IT 1962) de Fernando Cerchio




O ilusionista Totokamen (Totò) e seu empresário Tarantakamen (Nino Taranto) chegam a Tebas, onde realizam seu ato : através de truques, Totokamen se mostra como um improvável homem forte, filho do Deus Ammon.



 Enquanto isso, a malvada Rainha Faraona (Nadia Sanders) está conspirando contra seu marido, o Faraó Ramsés (Nerio Bernardi), para tomar seu trono. Usando vinho drogado, ela enfeitiça o leal herói Maciste (Sansom Burke) e o convence a reunir os assírios sob seu comando para atacar a cidade.



Quando o Faraó descobre a deserção de Maciste, ele procura desesperadamente por um campeão para enfrentá-lo, e, claro, o 'picareta' e magrelo Totokamen acaba sendo escolhido. 


Então, finalmente, Maciste entra no palácio para fazer carne moída de Totokamen - mas, gradualmente, as drogas administradas a ele por Faraona passam, e a doce Nefertiti (Gabriella Andreini), a filha do Faraó,  que ainda acredita nele, e uma pedra gigante na cabeça fazem sua parte para colocar o homem forte de volta no seu juízo...


Comédia italiana com o popular e veterano Totò (Antonio Vincenzo Stefano Clemente 1898- 1967) . Paródia ao gênero, variando um pouco ao situar a ação no Egito antigo. Produção de orçamento modesto e com diversas cenas de arquivo de um filme épico mais antigo enxertadas ( e nos mesmos cenários do filme seguinte "Totò e Cleópatra", 1963).







                           A SAGA  CONTINUA...

GALERIA- 















                                   FONTES:

- Arquivos do autor

- IMDB


- Peplum TV -



- Facebook - The Golden Age of the Italian Peplum -









2 comentários:

  1. Muito boa essa matéria sobre esse genero Peplum ,que invadiu o mundo nos anos 60 ,alguns desses filmes mencionados nesta matéria saíram em DVD aqui no Brasil pela Works DVD,e alguns desses filmes foram exibidos nas sessões de filmes da TV Record ,,no Poltrona 7 ,que depois se chamou Poltrona R ,nessa sessão de filmes variava entre esse genero e outro em super ascensão no Brasil que era filmes de Kung Fu ,estrelados pelos clones de Bruce Lee ,isso quando TV aberta era uma maravilha ,excelente postagem texto explicativo sobre os filmes seus protagonistas no caso os atores e atrizes que fizeram esse filmes e com maravilhoso frames do filmes mencionados,aguardamos ansiosos a segunda parte ,um abraço de Spektro 72.

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  2. Simplesmente magnífico!! Eu curto muito essas bagaceiras. Lembro que fui iniciado neste subgênero na infância, em reprises no sbt e por influência de meu pai, que adorava esses filmes, assim como os faroestes italianos. Parabéns mais uma vez Cesar! Abração!

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