Horror Corporal
"La Piel que Habito" (A Pele que Habito, ESP 2011) de Pedro Almodóvar
O Dr. Robert Ledgard (Antonio Banderas) é um notável cirurgião plástico, que aperfeiçoou uma nova técnica de enxerto usando uma pele artificial, que ele batizou de 'Gal' em memória de sua falecida esposa, que sofrera graves queimaduras após um acidente de carro.
Desconhecido do mundo exterior, Robert também mantém Vera (Elena Anaya ) prisioneira em sua casa, onde a transformou cirurgicamente em uma réplica exata de Gal.
Posteriormente, descobrimos que após a morte de Norma (Blanca Suarez) sua única filha, enferma mental aparentemente estuprada por um rapaz que acabara de conhecer, Ledgard buscou vingança, aprisionando-o em sua casa e fazendo dele sua cobaia humana.
"A Pele que Habito" se transforma em um surpreendente e 'perverso' Body Horror, quando Almodóvar revela a identidade de Vera, como ninguém menos que o suposto estuprador de Norma, Vicente (Jan Cornet), que foi sequestrado por Ledgard e forçado a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual completa.
Ao longo de seis anos, Vicente/ Vera concorda com os experimentos para se manter vivo, e luta para manter a sanidade...
O roteiro é baseado no romance "Mygale" (1984) de autoria do escritor francês Thierry Jonquet, e é um drama de suspense, body horror e terror psicológico...
https://www.tokyvideo.com/br/video/a-pele-que-habito-2011-leg-1h-57m
"The Human Centipede 2 (Full Sequence)" (A Centopeia Humana 2, HOL 2011) de Tom Six
Martin Lomax (Laurence R. Harvey ) é um homem muito perturbado, devido aos abusos cometidos pelo seu pai. Ele é obcecado pelo filme "A Centopeia Humana (Primeira Sequência)" e está determinado a recriar o experimento conduzido pelo médico louco do filme.
Ele começa a sequestrar pessoas no estacionamento em Londres, onde trabalha como segurança. Ele também sequestra sua vizinha, Ashlynn Yennie ( a própria), uma das estrelas de "A Centopeia Humana", que veio a Londres para um teste, para o 'novo filme de Tarantino'...
Aprisionando dez pessoas em um depósito, ele as grampeia grosseiramente em um só corpo, com suas bocas costuradas ao ânus uma da outra.
Com o primeiro e (muito) polêmico filme, Tom Six parecia ter esgotado todo o repertório de bizarrices de sua ideia, sem mencionar o fato de que o cirurgião louco de Dieter Laser foi morto no final da "Primeira Sequência". Então, ele surgiu com esse filme metalinguístico, em p&b, e muito, muito mais violento e chocante!
O filme se torna perturbador quando a cirurgia começa. Vemos o demente Martin arrancando dentes com um martelo, abrindo joelhos para alcançar e remover tendões, abrindo bundas, e grampeando a boca de suas vítimas na bunda de outras. Fica cada vez mais desconfortável à medida que o vemos forçando um tubo de alimentação pela garganta da primeira pessoa e, em seguida, despejando sopa até que ela engasgue, e arrancando sua língua com um fórceps para impedi-la de gritar.
Ele injeta um laxante em cada uma das vítimas presas na 'centopeia', forçando as fezes e a 'alimentação', e por fim, coloca um pedaço de arame farpado em volta do próprio pênis e tomando à força a garota presa na ponta da corrente...e, mais...
Tom Six optou por filmar este filme em preto e branco, enquanto o original era colorido. A ausência de diálogos de Laurence R. Harvey (e seu tipo físico e sua atuação) , uma trilha sonora repleta de ruídos abafados e gritos, sem mencionar o hábito desconcertante das luzes do armazém de piscarem aleatoriamente, contribuem ainda mais para a sensação de estarmos em um mundo intensamente perturbado...
https://archive.org/details/the-human-centipede-ii-full-sequence-2011-unrated-dc
"American Mary" ( CAN, 2012) de Jen & Sylvia Soska
Mary Mason (Katharine Isabelle), é uma estudante de medicina, que sonha em ser uma grande cirurgiã. Desesperada por dinheiro, Mary se candidata a um emprego em um clube de striptease, administrado por Billy Barker (Antonio Cupo). Quando descobre suas habilidades médicas, Billy lhe paga remendar alguém que acabou de ser ferido em uma briga. Depois, ela é abordada por Beatress Johnson (Tristan Risk ) e recebe uma boa quantia em dinheiro para alterar cirurgicamente sua amiga Ruby ( Paula Lindberg) - uma designer de moda que deseja se tornar uma 'boneca humana' - o que envolve a remoção de seus mamilos e a costura de sua vagina.
Convidada para uma festa pelos chefes de seu departamento cirúrgico, Mary é drogada e estuprada por seu professor Alan Grant (David Lovgren). Ela vai até Billy e o paga para sequestrar Grant, e então ela começa a torturar e modificar cirurgicamente seu corpo como vingança.
Abandonando a faculdade de medicina, ela inicia uma clínica clandestina de modificações corporais radicais. A notícia de que 'Bloody Mary' é uma cirurgiã de grande habilidade, disposta a realizar qualquer cirurgia ilegal desejada, se espalha rapidamente pela internet, Isso lhe rende um culto de seguidores, mas a leva para um mundo sombrio e cada vez mais perigoso.
As irmãs gêmeas canadenses Jen e Sylvia Soska utilizam humor negro, e visual elaborado para entregar cenas sangrentas e assustadoras de terror corporal.
Os efeitos de maquiagem (de Todd Masters) são práticos e muitos dos pacientes de Mary foram retratados por membros da comunidade de modificação corporal da vida real. O filme também conta com a performance da ótima Katharine Isabelle, estrela da cult trilogia canadense de lobisomem "Ginger Snaps" (Possuída).
https://m.ok.ru/video/40370506260
"Excision" ( USA, 2012) de Richard Bates Jr.
Pauline (Annalynne McCord), é uma adolescente de dezoito anos, determinada a se tornar médica e salvar sua irmã mais nova, Grace (Ariel Winter), que sofre de fibrose cística. Mas, Pauline é uma garota muito estranha, e que se ressente de viver com sua mãe controladora e cristã, Phyllis (Traci Lords).
Vista como uma aberração pela maioria dos colegas de escola devido à sua aparência suja e coberta de acne, Pauline pouco se importa, e decide perder a virgindade e escolhe seu colega, Adam ( Jeremy Sumpter), embora ele fique enojado depois que ela pede para ele fazer sexo oral nela enquanto está menstruada.
Pauline é engraçada e espirituosa, mas sombria e assustadora ao mesmo tempo. Uma verdadeira sociopata, que tem sonhos loucos, vívidos e sangrentos, dentro de sua fantasia de provar que tem as habilidades necessárias para ser uma cirurgiã.
Pauline ouve seus pais discutindo os planos do médico de Grace de colocá-la em uma lista de espera para um transplante de pulmão. De manhã, Pauline coloca droga no chá de seu pai e o amarra antes de confrontar uma vizinha que havia rejeitado suas tentativas anteriores de amizade . Ela atrai a menina para o quintal e usa produtos químicos para deixá-la inconsciente, e raspa a própria cabeça antes de transplantar os pulmões saudáveis da menina para o corpo de Grace...
Drama psicológico, humor negro e body horror em produção independente, baseada em um curta metragem do diretor/roteirista de 2008. Antes do final sangrento, o terror corporal aparece em cenas oníricas, que mostram Pauline cercada por corpos nus, em várias cenas de necrofilia e dela removendo órgãos de cadáveres, ou fazendo sexo em meio a chuvas de sangue...
O elenco inclui participações de atores cult como a ex-atriz pornô Traci Lords (ótima em seu papel), Malcolm McDowell, Ray Wise, e a escolha subversiva do cineasta iconoclasta John Waters como um pastor batista.
Um filme lento, artístico', mas intensamente gráfico e, por vezes, igualmente perturbador. As fantasias de Pauline transbordam sangue, sexo e tripas, culminando num clímax de tirar o fôlego.
https://www.youtube.com/watch?v=svKFrQIOPNU
"Thanatomorphose" (CAN 2012) de Éric Falardeau
Laura (Kayden Rose) mora sozinha em um apartamento, e tenta, sem sucesso, se tornar escultora. Ela se envolve com Antoyne (Davyd Tousignant) que só a procura para sexo.
Ela então começa a ter hematomas pelo corpo, e piora progressivamente. Os hematomas se tornarem feridas abertas e enegrecidas que cobrem cada centímetro de seu corpo.
Ao se masturbar ela encharca os lençóis com sangue ; perde o controle de suas funções corporais básicas, vomita substâncias pegajosas; sangue escorre de um buraco na parte de trás de sua cabeça; seus dentes caem, e ela os rotula e preserva em potes; vermes rastejam para fora de suas feridas.
Ela fotografa a evolução do corpo e começa a usar as partes para fazer esculturas sangrentas. Antoine a visita e, vendo seu estado deplorável, tenta ajudá-la a se lavar. Antoine acaba sendo morto por ela com vários golpes de martelo na cabeça. A infecção se agrava progressivamente, com cabelos e unhas caindo e, em seguida, seus ossos quebram, e...
Filme independente produzido em Quebec (Canadá), estreia de Éric Falardeau (diretor, roteirista e produtor), que anteriormente havia dirigido apenas um curta-metragem. Filmado com luz naturalista e câmera digital, com raros diálogos, e com ótimos efeitos de maquiagem - de David Scherer.
É um Body Horror radical, lento e sem um drama real – apenas a progressão da situação horrorosa, dramática e sem explicação... Um filme cru e melancólico, que fez sucesso em festivais de cinema fantástico...
https://www.youtube.com/watch?v=7WdTM2XbZ4w
"Antiviral" ( CAN 2012) de Brandon Cronenberg
Futuro próximo. A cultura das celebridades dominou tanto o mundo que as pessoas pagam para injetar em seus próprios corpos os vírus com os quais celebridades foram infectadas, ou comem bifes cultivados a partir de células de 'famosos'.
Syd March (Caleb Landry Jones) é vendedor na Clínica Lucas, uma das principais empresas especializadas em comércio de vírus . Syd também faz vendas ilícitas para o mercado clandestino, contrabandeando vírus em seu próprio corpo e apagando a codificação de proteção contra cópias.
A atriz mais vendida de Lucas, Hannah Geist ( Sarah Gadon), é infectada por um vírus misterioso, e ele é enviado para obter uma amostra dela, mas a injeta em si mesmo. Ele então começa a ficar extremamente doente.
Pouco tempo depois, é anunciado que Hannah morreu, e Syd descobre que o vírus foi projetado por uma empresa rival. Além disso, com a morte de Hannah, isso torna as amostras sobreviventes dentro dele muito procuradas.
Sci fi, terror corporal e humor negro, com uma sátira mordaz ao fascínio contemporâneo por celebridades. Em uma sequência, o médico Dr. Adendroth ( Malcolm McDowell) exibe uma série de enxertos de pele de estrelas e descreve a alegria de tê-los anexados ao seu corpo como algo religioso.
https://www.dailymotion.com/video/x99vwfo
"Under the Skin" (Sob a Pele, UK/USA/SUI 2013) de Jonathan Glazer
Uma mulher misteriosa (Scarlett Johansson) se apropria das roupas de uma mulher morta e de uma van.
Atravessando a Escócia, ela para e atrai homens solteiros, levando-os consigo e digerindo seus corpos. Em sua jornada, ela aparentemente tenta compreender a natureza do corpo humano que habita - vomitando após provar comida, seu choque repentino ao descobrir que tem uma vagina quando um homem a penetra na cama.
Finalmente ela se despe de sua pele humana, revelando sua verdadeira forma...alienígena...
Drama de sci-fi independente, baseado no romance homônimo do holandês Michel Faber, de 2000. No livro, a personagem principal é claramente uma alienígena, e o romance a acompanha enquanto ela pega caronas masculinas que são então abatidas como carne, considerada uma iguaria em seu planeta natal. A história aborda seu lento desenvolvimento de empatia pelos humanos ao longo de sua jornada, até o ponto de uma eventual rebelião contra sua tarefa. No filme, tudo é enigmático - a falta de explicações claras e as suposições que cercam quase tudo o que acontece – o torna indecifrável às vezes.
Em uma das cenas, ela conhece e decide libertar um dos homens, que possui feições faciais deformadas (interpretado por Adam Pearson, que realmente tem sua cabeça deformada por uma condição genética) , mas nunca descobrimos o porquê? Se ele não atendeu às expectativas ou se ela teve empatia?
https://m.ok.ru/video/7032196762274
"Contracted" ( Contágio Letal, USA 2013) de Eric England
Em Los Angeles, a garçonete Samantha England (Najarra Townsend), tem problemas com sua namorada Nikki ( Katie Stegeman ) e voltou a morar com sua mãe, uma religiosa que desaprova seu estilo de vida. Ela vai a uma festa, só para se distrair, mas fica bêbada/drogada e acaba fazendo sexo no banco de trás de um carro com um desconhecido. No dia seguinte, ela não está se sentindo bem, está pálida...
... com erupções cutâneas e menstruação intensa, com torrões de sangue , embora seu médico (Ruben Pla) não consiga encontrar nada de errado.
Samantha também está constantemente vomitando e urinando grandes quantidades de sangue. Eventualmente, uma larva cai de sua vagina no banheiro sem que ela perceba. Em seguida, ela acorda e percebe que seus olhos estão vermelhos e que seu cabelo, dentes e unhas caindo progressivamente e, mais tarde, mostrando-se podres.
Samantha tenta urgentemente encontrar o homem que a infectou, ou qualquer pessoa com quem ele tenha entrado em contato. Mas, a degeneração também atinge o seu cérebro, e ela tem surtos de violência, atacando e matando ferozmente sua amiga Alice ( Alice Macdonald ), e depois sua ex namorada...
Drama dentro do subgênero vírus/infecção/ terror corporal, em produção independente, mas com bom orçamento. Bastante comparado ao (superior) filme "Thanatomorphose" de 2012 , com o qual compartilha semelhanças, tem no entanto a questão das DSTs como pano de fundo, e termina como um filme de zumbi...
https://www.dailymotion.com/video/x944ahg
"Stary Eyes" ( USA 2014) de Kevin Kölsch e Dennis Widmeyer
A garçonete Sarah Walker (Alex Essoe ) é uma aspirante a atriz que busca uma chance em Hollywood. Ela consegue um teste para o papel principal no filme de terror "The Silent Scream" para uma prestigiada produtora.
Pensando ter sido reprovada no teste, ela tem um ataque histérico no banheiro e arranca os cabelos de frustração. Isso intriga o diretor de elenco, que pede que ela volte e repita o teste para eles, o que a leva a ser chamada para um teste final na mansão do produtor.
O produtor ( Louis Dezseran) pergunta se ela fará qualquer coisa pelo papel, incluindo sacrificar seu corpo e tudo o que tem. Após consentir, Sarah é convidada a fazer sexo oral nele. No dia seguinte, em casa, Sarah se sente mal. Cada vez mais, seu corpo é tomado por uma infecção que causa apodrecimento e decomposição.
![]() |
Enquanto seus amigos e colega de quarto expressam preocupação, Sarah se volta contra eles em uma fúria assassina, enquanto seu corpo vai se transformando em algo aparentemente alienígena...
"Starry Eyes" começa como um conto sombrio dos bastidores de Hollywood , depois muda de rumo e passa de sua história inicial para algo como "Thanatomorphose" (2012) e "Contracted" (2013), que acompanham a infecção e a progressiva decadência física de suas respectivas heroínas. Finalmente seu final é enigmático, com uma espécie de culto revivendo Sarah como uma criatura bizarra...demônio, ou alien???
https://www.hindimovies.to/movie/starry-eyes-2014-watch-full-movie-online-dvd-free-download/
"Tusk" (Tusk: A Transformação, USA, 2014) de Kevin Smith
Wallace Bryton (Justin Long) apresentador de um podcast de sucesso viaja para o interior do Canadá em busca de uma nova historia. Ele encontra um anúncio em um banheiro masculino de um ex-marinheiro idoso e cadeirante oferecendo aluguel grátis e muitas histórias interessantes em troca de ajuda em casa. Ele chega na mansão isolada de Howard Howe (Michael Parks), encontrando um contador de histórias fascinante, calmo e educado.
Ele então é drogado, e ao voltar a si descobre que está preso a uma cadeira de rodas e com as pernas decepadas.
A alegação inicial de Howe de que foi picado por uma aranha se desfaz quando é revelado que ele pretende transformar Wallace cirurgicamente em uma morsa para ser sua companheira.
Howard mutila e altera diversos aspectos físicos de Wallace, enquanto conta-lhe um pouco da história da sua vida: filho de uma pobre mãe solteira, que foi forçadamente confinado em um hospital católico, e abusado sexualmente durante anos por um clérigo, o que o estimulou a tornar-se um misantropo.
Ele costura Wallace em um traje de morsa feito de pele humana, sendo que as presas (inseridas cirurgicamente) são os ossos da tíbia de suas próprias pernas decepadas.
Body Horror e comédia escrito e dirigido pelo cineasta, ator e roteirista de quadrinhos cult Kevin Smith, baseado em uma de suas histórias do seu próprio podcast, 'SModcast'.
"Tusk" acaba no mesmo território que "A Centopeia Humana" (I e II), mas misturando horror corporal e humor. Smith estica a história e a situação além da conta, mas o filme é bizarro, engraçado, inquietante, e ocasionalmente sangrento.
![]() |
Os ótimos efeitos de maquiagem foram realizados pela Robert Kurtzman's Creature Corps.
https://www.tokyvideo.com/br/video/tusk-a-tranformacao
Os Horrores Corporais Continuam...
FONTES:
- IMDB
- Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_body_horror_media
- Cool Ass Cinema- http://www.coolasscinema.com/
- Creepy Catalog -
https://creepycatalog.com/best-body-horror-movies/
- Gehenna & Hinnom Books- https://gehennaandhinnom.wordpress.com/2017/04/07/a-quick-history-of-body-horror-in-cinema/
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/theme/medical-horrors
- Nightmare on Film Street -
https://nofspodcast.com/the-20-most-disturbing-body-horror-films-ever-made
Desse filmes descrito no nessa quinta parte ,destaco o que assisti em DVD "TUSK" do Kevin Smith ,lançado pelo Sony Home Vídeo, tem á participação do ator Johnny Depp ,os outros só conheço de titulos .. mas nunca assisti ,principalmente esse tal de Centopédia Humana ,acho não teria coragem de assisti-lo ,novamente um texto leve e bem escrito e com fotos bem sanguinolentas do filmes descrito ,esperamos uma sexta parte ansiosos ,um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir