sexta-feira, 19 de setembro de 2025

HORROR STARS- 50 Astros do Cinema de Horror 1

 



O  Terror é um dos gêneros mais duradouros da história, datando do começo da história do cinema, com os trabalhos de Georges Méliès, e o "Frankenstein" de Thomas Edison, de 1910. A parte técnica, principalmente os Efeitos Especiais, e a Maquiagem, quase sempre são destacados quando se fala do Cinema Fantástico. Mas, Atores & Atrizes, de todos os tempos e nacionalidades, deram seu 'sangue, suor & lágrimas' para performances memoráveis e arrebatadoras, para não dizer...assustadoras! Decidi prestar uma homenagem aos Astros do Horror, com resumos de biografias e filmografias de 50 personalidades do gênero, que considero essenciais...





PAUL WEGENER (Arnoldsdorf, Alemanha 11 de dezembro de 1874 – Berlim, Alemanha 13 de setembro de 1948) ator, escritor e diretor de cinema alemão conhecido por seu papel pioneiro no cinema expressionista. Seus personagens foram vilões malignos e\ou ligados ao sobrenatural.







⭐ Aos 20 anos, Wegener terminou seus estudos de direito e se concentrou em atuar no teatro . Em 1912, ele se voltou para o cinema e apareceu em "O Estudante de Praga", terror baseado em "William Wilson", de  Edgar Allan Poe




nessa época, ao ouvir a antiga lenda judaica do Golem decidiu adaptar a história para o cinema, dirigindo e escrevendo junto com Henrik Galeen, e interpretando o monstro de barro em "Der Golem" (1915). Ele voltaria ao personagem mais duas vezes, e a versão de 1920 se destaca como um dos clássicos do cinema alemão e ajudou a consolidar o seu lugar na história cinematográfica. Seu primeiro filme americano foi "The Magician" (1926) de Rex Ingram, uma história de terror sobre Haddo, um alquimista, que precisa de sangue de virgens para seus experimentos de criação de vida...






Wegener continuou sua carreira elogiada no cinema e teatro, e em julho de 1948, ele estava atuando no Deutschen Theatre, mas na primeira cena ele caiu e a apresentação foi interrompida. Dois meses depois, em 13 de setembro de 1948, ele morreu durante o sono.


  



                 
              FILMOGRAFIA SELECIONADA: 


* "Der Student von Prag" (O Estudante de Praga , AL1913) de Stellan Rye & Paul Wegener

* "Der Golem" (The Golem , AL1915) de Henrik Galeen & Paul Wegener




* "Der Yoghi" ( AL 1916) de Paul Wegener

* "Der Golem und die Taenzerin" (The Golem and the Dancing Girl, AL 1917) de Paul Wegener

* "Nachtgestalten" (Figures of the Night , AL 1920) de Richard Oswald




* "Der Golem, wie er in die Welt kam" (O Golem , AL 1920) de Paul Wegener & Karl Boese.

* " Lebende Buddhas" (Living Buddhas, AL 1925) de Paul Wegener

* "The Magician" (O Mágico, USA 1926) de Rex Ingram

* "Ramper, der Tiermensch" (The Strange Case of Captain Ramper \ O Redivivo, AL 1927) de Max Reichmann





* "Svengali" (AL 1927) de Gennaro Righelli

* "Alraune" (1928) de Henrik Galeen

"Unheimliche Geschichten" ( AL 1932) de Richard Oswald







CONRAD VEIDT  - Hans Walter Conrad Veidt (Berlin, Alemanha, 22 de janeiro de 1893 – Los Angeles, USA 3 de abril de 1943) ator alemão, com carreira internacional depois que deixou a Alemanha em 1933, quando que os nazistas chegaram ao poder. Interpretou muitos aristocratas, vilões e personagens estranhos e atormentados. 



⭐ Depois de lutar na Primeira Guerra Mundial, Veidt entrou para o teatro, e depois no cinema. De 1917 até sua morte,  apareceu em mais de 100 filmes. Uma de suas primeiras atuações foi como o sonâmbulo assassino Cesare em "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), do diretor Robert Wiene , um clássico do cinema expressionista alemão. 




"Der Januskopf" (1920) é um filme perdido , dirigido por F. W. Murnau, uma adaptação não autorizada da novela de Robert Louis Stevenson "O Médico e o Monstro". Conrad Veidt viveu o papel do Dr. Warren, que se transformava no terrível Sr. Janus; e um então ainda desconhecido *Bela Lugosi, fazia seu mordomo ...




Em "Orlac's Hände" (1924), Veidt viveu Paul Orlac, um pianista que perde as mãos em um acidente, e recebe o transplante das mãos de um assassino recém executado. Ele começa a enlouquecer, ao acreditar que suas novas mãos possuem instintos próprios e criminosos...




Conrad Veidt foi  'Ivan, 'O Terrível' no terror antológico -histórico "Das Wachsfigurenkabinett", em 1924...





...e o jovem universitário Balduin, assombrado por seu duplo maligno, na segunda versão de "Der Student von Prag" (1926)...





Seu papel principal em "O Homem que Ri" (1928), como Gwynplaine, um servo desfigurado cujo rosto foi cortado em um sorriso permanente, é icônico, e foi a inspiração visual para o vilão Coringa





Opondo-se à ascensão do nazismo, Veidt saiu da Alemanha em 1933 -  uma semana depois de desposar sua segunda mulher, uma judia , e tornou-se cidadão britânico. Conrad mudou-se para Hollywood, no começo dos anos 1940, onde estreou poucas produções, e seu filme americano mais famoso, foi "Casablanca" (1942), no papel de um general nazista na França ocupada. Um infarto vitimou Veidt  durante uma partida de golfe em Los Angeles, um ano depois...

             


          FILMOGRAFIA SELECIONADA: 


* "Unheimliche Geschichten" (Eerie Tales, Al1919) de Richard Oswald

* "Satanas" (Satan, AL 1919) de F.W.Murnau

* "Der Graf von Cagliostro" ( AL 1920)de  Reinhold Schünzel

* "Nachtgestalten" (Figure of the Night, AL 1920) Richard Oswald 

* "Das Cabinet des Dr. Caligari" (O Gabinete do Dr. Caligari, AL 1920) de Robert Wiene




* "Der Januskopf" / "Schrecken" ( The Head of Janus,  1920) de F.W.Murnau





* "Orlac's Hände" (As Mãos de Orlac, AUSTRI 1924) de Robert Wiene




* "Das Washfiguren Kabinett" (Waxwork / O Gabinete das Figuras de Cera, AL 1924) de Paul Leni

* " Der Student von Prag" (O Estudante de Praga, AL 1926) de Henrik Galeen

* " The Man Who Laughs" (O Homem que Ri, USA, 1928) de Paul Leni




* "The Last Performance" (Cena Final, USA 1929) de Paul Fejos

* "FP1 antwortet nicht" (F.P.1, AL 1933) de Karl Hartl, sci-fi , com *Peter Lorre

* "The Thief of Bagdad" (O Ladrão de Bagdá, UK 1940) de Michael Powell




* "Casablanca" (USA 1942) de Michael Curtiz






MAX SCHRECK - Friedrich Gustav Maximilian Schreck (Berlim, Alemanha, 6 de setembro de 1879 – Munique, Alemanha 20 de fevereiro de 1936). Um contemporâneo recordou que ele era um solitário com um senso de humor estranho, e que vivia em 'um mundo remoto e incorpóreo', frequentemente passando o tempo caminhando por florestas. 'Schreck' é 'terror' em alemão. 



⭐ O pai do jovem Max não aprovava o interesse do filho pelo teatro, e sua mãe financiava secretamente suas aulas de atuação. Após a formatura, ele passou a viajar pela Alemanha, atuando, quase sempre com personagens inusitados, figuras mais velhas e usando muita maquiagem. Em 1921, ele foi contratado pela Prana Film para interpretar o Conde Orlok, uma adaptação sem licença do romance "Drácula" de Bram Stoker. Houve rumores na época de "Nosferatu" e por muitos anos depois de que Schreck não existia de fato e era um pseudônimo do conhecido ator Alfred Abel. Outra lenda muito contada, é que sua atuação sobrenatural como Nosferatu se deveu ao fato de ele ser, na realidade... um vampiro.



   
Após a apresentação de uma peça em 19 de fevereiro de 1936, ele adoeceu e foi levado ao hospital, onde sucumbiu a uma insuficiência cardíaca na manhã seguinte. Sua carreira foi diversificada e notável por seu compromisso e fidelidade com a arte; no entanto, seu legado é, sem dúvida,  sua participação em Nosferatu ,uma performance que transcendeu o mundo do terror e se tornou parte integrante da cultura popular.


     https://www.youtube.com/watch?v=-l2uo7h3c1U


           FILMOGRAFIA SELECIONADA:


* "Der Zeugende Tod" (1921) de Heinz Zarnov

* "Nosferatu-  Eine Symphonie des Grauens" (Nosferatu / O Lobishomem,  AL 1922) de F.W.Murnau






* "Die Straße" (The Street / A Rua , AL 1923) de Karl Grune 

* "Ramper, der Tiermensch" (The Strange Case of Captain Ramper / O Redivivo , AL 1927) de Max Reichmann

* "Rasputins Liebesabenteuer" (Rasputin e as Mulheres, AL 1928) de Martin Berger

* "Der Tunnel" (The Tunnel , AL 1933) de Curtis Bernhardt






LON CHANEY - Leonidas Frank Chaney (Colorado Springs, USA 1 de abril de 1883 – Hollywood, USA 26 de agosto de 1930), ator norte-americano especializado em representar personagens monstruosos, atormentados e grotescos, extremamente bem caracterizados, tendo ele próprio inventado uma técnica de maquiagem. Assim, ele ganhou a alcunha de 'O Homem das Mil Faces'.


⭐ Filho de pais surdos, Leonidas tornou-se muito eficiente na Linguagem de Sinais, e pantomima, iniciando a carreira nos palco em1902, viajando com apresentações populares de vaudeville e teatro.   Entre 1912 e 1917, Lon Chaney trabalhou sob contrato com a Universal Studios, fazendo papéis secundários em dezenas de filmes. Suas habilidades com maquiagem, e atuação física lhe alçaram aos papéis principais, e já como astro, foi amplamente aclamado por sua interpretação do torturado e deformado Quasímodo, o "Corcunda de Notre Dame".  






Em 1925 foi a vez dele interpretar e criar a maquiagem do assustador e atormentado Erik, o "Fantasma da Ópera"...




.... outro grande sucesso de público e crítica. Chaney então iniciou uma longa e muito criativa parceria com o diretor Tod Browning.






"London After Midnight" (título original provisório: "The Hypnotist") de 1927, é um filme perdido, dirigido e coproduzido por Tod Browning. A última cópia conhecida do filme foi destruída no incêndio do cofre da MGM em 1965. A interpretação de Chaney como 'O Homem do Chapéu de Castor', com maquiagem sinistra, dentes afiados e olhos hipnóticos,  continua sendo uma das atuações perdidas mais icônicas do terror mudo. 
Lon Chaney é reconhecido como o primeiro Grande Astro do cinema de terror; um ícone do cinema mundial, e influência e inspiração para os maquiadores de monstros, até hoje. 



            https://www.youtube.com/watch?v=VgP4022Gekg

            

"The Unholy Three" (1925) de Browning, é uma macabra história policial, onde Chaney  vive o Professor Echo, um ventríloquo, líder de um trio de criminoso de circo; e que foi um enorme sucesso. 


           https://m.ok.ru/video/3459699182082


"The Unknown" (1927) de Tod Browning, apresentou Lon Chaney como 'Alonzo, o Sem Braços' uma aberração de circo que usa os pés para atirar facas e disparar um rifle contra Nanon ( a jovem Joan Crawford), a filha do dono do circo, e seu amor secreto. Sua deformidade é um truque, e ele comete assassinatos para encobrir a verdade... 


 

O remake de 1930 de "Unholy Three" foi seu único filme sonoro, e o único filme em que Chaney utilizou sua voz poderosa e versátil -  ele fez cinco das vozes principais do filme (o ventríloquo, a velha, um papagaio, o boneco e a menina). O 'Homem das 1000 Faces' mostrou que podia ser também das 1000 vozes, mas, no final de 1929, ele foi diagnosticado com câncer de pulmão brônquico. Apesar de um tratamento agressivo, sua condição piorou gradualmente e ele morreu de hemorragia na garganta em 26 de agosto de 1930, em um hospital de Los Angeles, Califórnia.

           




             FILMOGRAFIA SELECIONADA:


* "A Blind Bargain" ( USA 1922) de Wallace Worsley 

* "The Hunchback of Notre Dame" (O Corcunda de Notre Dame, USA 1923) de Wallace Worsley 




* "The Phantom of the Opera" (O Fantasma da Ópera, USA 1925) de Rupert Julian




"The Unholy Three" (Trindade Maldita,  USA 1925) de Tod Browning

* "The Monster" (O Monstro, USA 1925) de Roland West

* "The Unknown" (O Monstro do Circo, USA 1927) de Tod Browning

* "London After Midnight" (Vampiros da Meia Noite, 1927) de Tod Browning 





* "West of Zanzibar" (No Oeste de Zanzibar, USA 1928) de Tod Browning





* "The Unholy Three" (Trindade Maldita,  USA 1930) de Tod Browning (refilmagem sonora)






BELA LUGOSI  - Béla Ferenc Dezső Blaskó ( Lugos, antigo Reino da Hungria - agora Lugoj , Romênia-   20 de outubro de 1882 - Los Angeles, California, USA 16 de agosto de 1956).  Alto, pose aristocrática, olhos penetrantes e uma voz modulada com seu característico sotaque húngaro, ele foi sempre capaz de projetar a imagem de um vilão discretamente malvado.  Diferente de *Lon Chaney ou *Boris Karloff, que exibiam seus personagens de gênero através do grotesco, Lugosi representava o mal de uma maneira bem educada, sedutora...


⭐ Filho de um pequeno banqueiro húngaro, era um garoto 'rebelde', que queria ser ator e seu pai não aprovava. Fugiu de casa aos 12 anos e passou a trabalhar como mineiro e ferroviário, até conseguir iniciar sua carreira artística entre 1901 e 1902. Ele desempenhou pequenos papeis em peças teatrais populares e operatas. Béla lutou na Primeira Guerra Mundial, e estrou no cinema em 1917, aparecendo em 12 filmes mudos húngaros até 1919. Depois ele se mudou para a Alemanha, e finalmente emigrou para os EUA. onde começou a atuar no teatro e no cinema, sem saber falar inglês. Ele finalmente conseguiu o papel de Drácula na Broadway em 1927, excursionando com a peça pelos dois anos seguintes e, por fim, assumiu o papel na versão cinematográfica de 1931 , após Lon Chaney rejeitar o papel. Sua atuação o catapultou para a fama da noite para o dia, e com o sucesso comercial de "Drácula", a Universal Films iniciou seu longo ciclo de terror clássico. Junto com a outra estrela da casa, o inglês *Boris Karloff - às vezes com seus talentos combinados - Lugosi viveu cientistas loucos, o corcunda Ygor, o Monstros de Frankenstein, e outros vilões, mas nunca escapou da sombra de...Drácula...





Lugosi também brilhou com sua atuação em "White Zombie" (Zombie, A Legião dos Mortos, 1932) de Victor Halperin, como o sinistro mestre dos zumbis Murder Legendre- nesse caso, o criador (feiticeiro) de monstros (mortos-vivos) é mais assustador que suas criaturas...





      https://www.youtube.com/watch?v=NV3B2z0HkKA


Tod Browning, fez o remake sonoro de seu "London After Midnight" (1927), com os múltiplos papeis antes interpretados por Lon Chaney, divididos por Lugosi, e dois 'Lionels' : Atwill e Barrymore. A MGM não gostou do resultado e remontou e cortou o filme. Assim, mesmo, as cenas com o casal de (falsos) vampiros 
Conde Mora (Lugosi) e sua filha Luna (Carol Borland)  são assustadoras e climáticas...




https://cinespacemonster.blogspot.com/2013/06/mark-of-vampire-aka-marca-do-vampiro.html


A Universal escalou Lugosi para o papel de Ygor, o ferreiro louco com o pescoço quebrado, com maquiagem pesada e barba, em "Son of Frankenstein" (1939), e "The Ghost of Frankenstein" (1942). Sobre "O Filho de Frankenstein" , o diretor Rowland V. Lee disse: "quando terminamos de filmar, não havia dúvida na mente de ninguém de que Lugosi roubou a cena. O monstro de Karloff era fraco em comparação."




Lugosi manteve-se ocupado durante a década de 1940, sendo um nome constante nas produções do 'Poverty Row' (apelido coletivo para os pequenos estúdios que produziam filme 'B' durante os anos 1920 a 1950) de Hollywood, interpretando por exemplo, papéis principais em nove filmes para Sam Katzman da Monogram Pictures.

Em "The Devil Bat" (1940), da P.R.C., ele viveu o Dr. Carruthers, um cientista louco que desenvolve uma loção pós-barba que faz com que seus morcegos gigantescos matem qualquer um que a use...




Para a Columbia, Lugosi foi Armand Tesla (obviamente é Drácula, mas os direitos autorais da Universal impediram que isso fosse dito), em "The Return of the Vampire" (1943) . Um vampiro revivido em Londres durante a  Segunda Guerra Mundial, e que tem como aliado, um lobisomem (Matt Willis), que tem a capacidade de falar (!).



Lugosi interpretou Drácula oficialmente pela segunda e última vez no cinema na ótima comédia "Abbott and Costello Meet Frankenstein" (1948), seu último filme de categoria A. Pelo resto da vida, atuou em filmes B, obscuros, e de baixo orçamento.





Estereotipado como 'Drácula' e seguindo o mesmo declínio do gênero na década de 50; além da grave dependência de drogas (ocasionada por um tratamento médico contínuo) e alcoolismo, levaram Bela ao desemprego e esquecimento. Em 1952, Lugosi, já muito debilitado, foi apresentado ao diretor-roteirista independente Ed Wood Jr. , eles se tornaram amigos, e Bela atuou em 3 filmes absurdamente baratos do cineasta, mais notadamente : "Bride of the Monster" de 1955, como o cientista louco Dr. Vornoff...


 ...e no notório cult-trash "Plan 9 from Outer Space", que utilizou  filmagens de arquivo silenciosas de Lugosi, já que ele morreu antes da criação de seu roteiro...



  Durante a pós-produção de "Bride of the Monster", Lugosi decidiu procurar tratamento para seu vício em drogas , e se internou em um hospital. Ele melhorou, deu entrevistas e se casou pela quinta vez. Após seu tratamento, Lugosi fez um último filme, no final de 1955, "The Black Sleep", um terror barato, mas com um elenco estelar do gênero, com *Basil Rathbone , *Lon Chaney Jr. , *John Carradine , Bela, e *Tor Johnson. 




  Lugosi morreu de um ataque cardíaco aos 73 anos, no quarto de seu apartamento em Los Angeles enquanto tirava uma soneca. Sua esposa o descobriu quando chegou em casa do trabalho naquela noite. De acordo com o legista, ele morreu pacificamente durante o sono por volta das 18h45. Bela Lugosi foi enterrado vestindo seu traje completo, capa e seu anel de Drácula no Cemitério Holy Cross em Culver City, Califórnia .

        



                    FILMOGRAFIA SELECIONADA:


* 1920 Der Januskopf (AL) de F.W. Murnau, com Conrad Veidt

* 1929 The Thirteenth Chair (The 13th Chair  ) de Tod Browning. O primeiro filme sonoro de Lugosi.

* 1931 Drácula de Tod Browning




* 1932 Chandu the Magician (Chandu, o Mágico) de William Cameron Menzies. Seriado

* 1932 Murders in the Rue Morgue (Os Assassinatos da Rua Morgue) de Robert Florey

* 1932 White Zombie (Zumbi, A Legião dos Mortos) de Victor Halperin





* 1932 Island of Lost Souls (A Ilha das Almas Selvagens) de Erle C. Kenton

* 1933 Night of Terror (Noite de Horrores) de Benjamin Stoloff



* 1933 The Death Kiss (O Beijo da Morte) de Edwin L. Marin

* 1933 The Whispering Shadow ( A Sombra Que Mata) de Colbert Clark e Albert Herman. Seriado

* 1934 The Return of Chandu (A Volta de Chandu) de Ray Taylor. Seriado

* 1934 The Black Cat (O Gato Preto) de Edger G. Ulmer, com Boris Karloff





* 1935 The Mysterious Mr. Wong (As 13 Moedas de Confúcio) de William Nigh

* 1935 The Raven (O Corvo) de Lew Landers, com Karloff

* 1935  Mark of the Vampire (A Marca do Vampiro) de Tod Browning, remake sonoro de "London After Midnight" (1927), com Lionel Atwill e Lionel Barrymore 




* 1935 Murder by Television (Assassinato pela Televisão) de Clifford Sanforth

* 1935 The Mystery of the Mary Celeste / Phantom Ship (O Navio Fantasma) de Denison Clift



 

   https://www.youtube.com/watch?v=S_9CHaODoqM&vl=en


* 1936 The Invisible Ray (O Poder Invisível) de Lambert Hillyer, com Boris Karloff

* 1936 Shadow of Chinatown (Sombras de Chinatown) de Robert F. Hill

* 1939 Son of Frankenstein (O Filho de Frankenstein) de Rowland V. Lee, com Boris Karloff, Basil Rathbone

* 1939 The Phantom Creeps (Sombra Destemida) de Ford Beebe e Saul A. Goodkind. Seriado

* 1939  The Dark Eyes of London / The Human Monster (O Monstro Humano, UK) de Walter Summers



*1939 The Gorilla (Segure Este Gorila) de Allan Dwan

* 1940 You'll Find Out (O Palácio dos Espíritas) de David Butler ,com *Boris Karloff, *Peter Lorre




* 1940 Black Friday (Sexta Feira 13) de Arthur Lubin, com Boris Karloff

* 1940 The Devil Bat (A Maldição do Morcego/ O Morcego Diabólico) de Jean Yarbrough




* 1941 The Wolf Man (O Lobisomem) de George Waggner, com *Lon Chaney Jr.

* 1941 The Black Cat (O Gato Negro) de Albert S. Rogell

* 1941 Spooks Run Wild (Drácula e os Anjos) de Phil Rosen






* 1941 The Invisible Ghost (O Fantasma Invisível) de Joseph H. Lewis



* 1942 Black Dragons (O Perigo Amarelo) de William Nigh

* 1942 Frankenstein Meets the Wolfman (Frankenstein Encontra o Lobisomem) de Roy William Neill, com *Lon Chaney Jr.

* 1942 Bowery at Midnight (Monstros da Noite) de Wallace Fox

* 1942 The Corpse Vanishes (O Cadáver Desaparecido) de Wallace Fox

* 1942 Night Monster (O Monstro das Trevas) de Ford Beebe



* 1942 The Ghost of Frankenstein (O Fantasma de Frankenstein) de Erle C. Kenton

* 1943 The Return of the Vampire (A Volta do Vampiro) de Lew Landers


* 1943 The Ape Man (O Homem Gorila) de William Beaudine

* 1943  Ghosts on the Loose (Fantasmas à Solta) de William Beaudine

1944 Return of the Ape Man (A Volta do Homem-Gorila) de Philip Rosen

1944 Zombies on Broadway ( Zumbis na Broadway ) de Gordon Douglas

1944 Voodoo Man ( Mistério da Magia Negra ) de William Beaudine, com *John Carradine, *George Zucco




1945 The Body Snatcher (Túmulo Vazio) de Robert Wise, com Boris Karloff

1946 Genius at Work (Gênios Fracassados), de Leslie Goodwins, comédia com Lionel Atwill

1947 Scared to Death (Morto de Medo) de Christy Cabanne, com George Zucco. O primeiro e único filme à cores de Lugosi.




1948 Abbott and Costello Meet Frankenstein (Às Voltas com Fantasmas) de Charles T. Barton, comédia com * Lon Chaney Jr.

1952 Bela Lugosi Meets a Brooklyn Gorilla (O Satânico Dr. Zabor) de William Beaudine, comédia





1952 Old Mother Riley Meets the Vampire (Meu Filho, O Vampiro, UK) de Jon Gilling

1953 Glen or Glenda? (idem) de Ed Wood

1955 Bride of the Monster (A Noiva do Monstro) de Ed Wood Jr. , com *Tor Johnson

1956 The Black Sleep (A Torre dos Monstros) de Reginald Le Borg, com Basil Rathbone, Lon Chaney Jr. John Carradine






1959 Plan 9 from Outer Space (Plano 9 do Espaço Sideral) de Ed Wood Jr. Póstumo, com Tor Johnson









CONTINUA...


                 FONTES: 


- Arquivos do autor

- LIVROS:  

Horror Film Stars - Michael R. Pitts (McFarland Books, 1991)

Heroes of the Horrors  – Calvin Thomas Beck (Collier Books, 1975)

The Overlook Film Encyclopedia : Horror - Phil Hardy (The Overlook Press, 1994)






                               🕸 WEB: 


- Wikipédia

- IMDB

- Letterboxd

- Assim Era Hollywood- https://assimerahollywood.wordpress.com/category/atores-2/

- CMH Blog - https://www.classicmoviehub.com/blog/

- Frankensteinia- https://frankensteinia.blogspot.com/2009/12/boris-karloff-blogathon-wrap-up.html

- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/actor

- Classic Monsters - https://www.classic-monsters.com/

- FIlmsFantastiques. com - https://filmsfantastiques.blogspot.com/p/821-films-de-1910-2014.html

- The Bela Lugosi Blog - https://beladraculalugosi.wordpress.com/

  




Um comentário:

  1. Excelente postagem ! Com os grandes astros do cinema de horror do seculo XX ,principalmente com o Homem das mil faces " Lon Chaney.Sr.", que era realmente um excelente ator ,mas teve uma morte muito prematura , com o eterno Drácula " Bela Lugosi" , texto bem explicativo sobre suas vidas e seus respectivos filmes ,e com esse maravilhoso frames de quando esse filme foram exibidos no cinema e publicado nos jornais naquela época ,aguardemos a segunda parte ,só vai ter fera pintando nesse blog que esta á cada dia mais fantástico ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir

HORROR STARS- Astros & Estrelas do Cinema de TERROR - Capítulo 3

  PETER LORRE -  László Löwenstein ( Rózsahegy , Hungria   26 de junho de 1904 – Los Angeles, California, USA 23 de março de 1964) Ator a...