Translate

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

MÉXICO MACABRO - 8

 



        MÉXICO MACABRO, MÉXICO FANTÁSTICO...


 "Santo vs. las lobas" (1972) de Jaime Jiménez Pons e Rubén Galindo




Uma jovem ( Erika Carlson) é atraída para um armazém abandonado por uma voz incorpórea . Ela se depara com uma velha peluda, que se apresenta como Luba (Tamara Garina), rainha dos lobisomens, e diz que chegou a hora de ela renascer em um novo corpo; então os 'licántropos' destruirão a raça humana e dominarão a Terra ! A loira apunhala a velha Luba e se torna rainha, e é carregada alegremente por seus súditos. 




 El Santo é procurado  por César Harker (Rodolfo de Anda), que conta que sua família luta contra a raça dos lobisomens há gerações, mas está profetizado que apenas um 'símbolo de prata' poderá destruí-los para sempre, e esse símbolo é...El Santo. 




Mas, César é morto pela jovem lobisomem Luba em sua fazenda, e seus empregados a perseguem e conseguem matá-la. Santo chega para o funeral, e conhece o resto da família Harker, incluindo Eric (Rodolfo de Anda), irmão gêmeo de César. Nesse meio tempo, chega na estação ferroviária da cidade,  uma caixa grande vinda da Transilvânia. Mais tarde naquela noite, um bando de lobisomens rouba a caixa da estação, e a abrem em uma cerimônia, revelando Licán (Jorge Rusék), o Rei dos Lobisomens. Ele diz que a primeira coisa a fazer é escolher uma nova rainha.



El Santo fica sabendo que a família Harker é amaldiçoada, mas que eles são lobisomens 'do bem' (!?). Santo - por algum motivo - também se transformará em lobisomem se não destruir Licán até a noite da 'Grande Lua Vermelha' ...que por acaso é na noite seguinte. E, ainda existe a nova Rainha, que ninguém sabe quem é...




"Santo vs. las loba"' contém diversos elementos que já haviam sido utilizados anteriormente (pelo roteirista Ramón Obón) em "La loba", (1964), mas, aqui tudo vira uma grande (e divertida) bagunça. 




Na verdade, o filme teve problemas durante a produção; mudança de diretor e de equipe técnica, e acabou sendo feito por equipes diferentes em momentos diferentes.




                https://m.ok.ru/video/6954615179949



"El robo de las momias de Guanajuato" (Mex/Gua 1972) de Tito Novaro, e "El castillo de las momias de Guanajuato" (Mex/Gua 1973) de Tito Novaro




O louco Doutor Raymond (Carlos Figueroa), um cientista maligno dos tempos modernos, se alia ao antigo místico, conhecido como Conde Cagliostro (Tito Novaro), e decidem reviver as múmias ( usando um feitiço que invoca os deuses egípcios!?!), para que abandonem suas exposições em museus de Guanajuato.



Eles equipam os mortos-vivos com dispositivos eletrônicos que permitem controlá-los, para que possam extrair o 'Hérnio', um elemento 'químico sobrenatural', altamente volátil, para a fabricação de uma bomba!



 Operando a partir de sua base subterrânea secreta e fortemente protegida por exército de anões lutadores de karatê, eles iniciam seu sinistro plano, ameaçando a destruição total do mundo caso suas exigências  não sejam atendidas integralmente! Felizmente, a humanidade tem a equipe formada por Mil Máscaras, El Rayo de Jalisco, Blue Angel, e um grupo de garotas da academia que administram, que começam a investigar e encontram uma pista que leva à mina perdida.




 Raymond e Cagliostro enviam as múmias à academia para sequestrar uma das garotas, e quando Blue Angel e El Rayo de Jalisco vão procurá-las, precisam enfrentar os anões dos vilões as dominam. Quando as múmias atacam, Mil Máscaras logo percebe que todas têm controles cérebros eletrônicos no cérebros (invenção do professor Raymond) e, quando são arrancados, elas caem como moscas.





Apesar da participação de Mil Máscaras e do produtor / roteirista Rogelio Agrasánchez, e do título sugerir isso, esta não é uma sequência de "Las Momias de Guanajuato" (1970), mas uma co-produção da Producciones Fílmicas Agrasánchez e Tikal Internacional, da Guatemala. Pobre, trash (as múmias centenárias usam roupas modernas e limpas!), com muitos diálogos, mas divertido, e com uma boa trilha sonora...de jazz!


 Blue Angel era o fisiculturista e treinador venezuelano Orlando Hernández, que nunca foi lutador, seu personagem foi criado pelo produtor Rogelio Agrasánchez Sr. como substituto de Blue Demon, que não estava disponível para o filme. Blue Angel / Hernández apareceu em mais filmes de Lucha, mas sua carreira foi abreviada, quando um rival ciumento o assassinou à tiros no começo dos anos 1980.

El Rayo de Jalisco (Máximino Linares Moreno 1932-2018) entrou na luta livre em 1950, sob o nome de 'Mr. Mistério ', e mais tarde,  apareceu como 'Aguila Negra '.  Depois, como Rayo de Jalisco, usando sua máscara preta característica com um raio prateado no rosto ( máscara quase idêntica a de La Sombra Vengadora, com a única modificação de que o raio em sua máscara está do outro lado do nariz e da boca) foi campeão diversas vezes, e considerado um dos melhores lutadores de sua geração. 





       https://www.youtube.com/watch?v=9VedDn0HYNk




Em "El Castillo de las momias" -  os  lutadores, Superzan, Blue Angel e Tinieblas, viajam para Guanajuato para exibir seus talentos no ringue.




 Enquanto isso, o cientista louco Dr. Tanner (Tito Novaro) e seu bando de anões malignos...




... tramam um plano para ressuscitar uma horda de múmias com o objetivo de sequestrar todos os moradores da cidade.




 O doutor é paralítico da cintura para baixo e descobre que precisa consumir a força vital de muitas pessoas para se recuperar e, eventualmente, se tornar imortal. Quando os mortos-vivos atacam a cidade e iniciam seu saque, os três heróis mascarados ficam sabendo e entram em ação.



 No entanto, logo descobrem que lutar contra um exército de cadáveres mumificados não é tão fácil quanto parece. Principalmente quando percebem que o plano do doutor já está em andamento e que ele está ficando cada vez mais forte e poderoso.




A trio de heróis agora conta com a presença de Superzan ( Alfonso Mora Veytia, 1944-2006) . 



Originalmente, Superzan foi criado por Rogelio Agrasánchez como um personagem de cinema, para "Superzan El Invencible" (1971), onde era mostrado  como um ser semelhante ao Superman, indestrutível, e que voava. Ao ser escalado para o time dos heróis, ele  'perdeu seus poderes'. Alfonso Veytia assumiu o personagem nos ringues, como Super Zan, fazendo parceria com seu amigo Tinieblas.



      https://www.youtube.com/watch?v=kSJhGqDvclY


"Zovek y Blue Demon en La invasión de los muertos" (A Invasão dos Mortos, 1973) de René Cardona




Os serviços do Professor Zovek são solicitados por um arqueólogo para decifrar algumas inscrições estranhas em uma formação rochosa perto de seu rancho, que se revelam uma profecia tibetana! 




Bolas de fogo inexplicavelmente caem na Terra, uma delas sendo uma nave espacial fumegante que aterrissa no deserto.



 Em um  plano para conquistar a Terra, alienígenas (invisíveis) ordenam que os mortos se levantem após uma tempestade e ataquem as pessoas .




 Enquanto isso, Blue Demon recebe relatos de OVNIs e cadáveres ambulantes, em seu centro de comando ultrassecreto.





 Zovek luta contra os zumbis...



... enquanto Blue Demon, chegando atrasado, enfrenta uma dupla de... lobisomens (um deles, o sempre presente Gerardo Zepeda) !!




O filme era para ser uma versão mexicana de "A Noite dos Mortos Vivos" (com um tanto de "Plan 9 from Outer Space"!), e o segundo filme do astro Zovek. Mas, durante um intervalo nas filmagens, o artista foi fazer um show beneficente, e sofreu um acidente enquanto estava pendurado em um helicóptero, morrendo na queda. A perda do protagonista foi um grande golpe para a produção, e Blue Demon foi contratado para salvar / completar o filme. Suas cenas que conectam as sequências de Zovek, são uma mistura caótica e bizarra, e nitidamente não fazem sentido. E o mistério: por que diabos, trocaram os mortos vivos por lobisomens ???





   https://www.youtube.com/watch?v=XhiHLsgzm2U


"Las bestias del terror" (1973) de Alfredo B. Crevenna



O marginal Pedro (Aropinio de Hud) deve uma grande quantia ao chefão do crime, Lucky (Quintin Bulnes), e junto com sua namorada, Nora (Elsa Cárdenas), planeja sequestrar a loira Susie (Alma Ferrari), irmã de uma milionária. Mas, sequestradores e vítima são sequestrados  por Sandro (Fernando Osés), que não só é o braço direito de Lucky, como também um capanga do cientista louco Professor Matthews (Victor Junco) !!




O trio é levado para o laboratório de Matthews, que quer usar as mulheres em seus experimentos de ressurreição:

'Sua energia e seu sangue serão usados ​​para dar vida a esse cadáver e, assim, desvendar o mistério dos neurônios centrais.'



Pedro é devorado pelos cães ferozes do cientista (as 'bestas' do título), e as garotas devem virar zumbis submissos (mas atraentes) que serão vendidos como escravas brancas no Oriente Médio!!!




O agente Tony Carelli (César del Campo), que investiga o caso de sequestro, pede a ajuda dos famosos lutadores El Santo e Blue Demon...




Mistura divertida de filme policial com sci-fi /terror, filmada em Miami. Roteiro de Fernando Osés, com muitas reviravoltas na trama, mas a participação de Santo e Blue Demon parece realmente periférica, já que o verdadeiro herói aqui é o investigador Tony. 




       https://www.youtube.com/watch?v=P65SdAuNXEc


"La mansión de la locura" (A Mansão da Loucura, 1973) de Juan López Moctezuma



No séc. XIX, o jornalista Gaston LeBlanc ( Arthur Hansel ),  consegue um trabalho escrevendo um artigo sobre o método inovador de tratamento de pacientes de um remoto sanatório francês. 



Ele encontra o excêntrico diretor do hospício, Dr. Maillard ( Claudio Brook ), que lhe oferece uma visita guiada e tenta explicar os métodos por trás da loucura. Ele afirma que os pacientes são como seus filhos e que o hospício é o parque de diversões deles. Maillard diz que tem usado técnicas  desenvolvidas e aprimoradas pela 'célebre dupla mundialmente famosa', o Dr. Tarr e o Professor Fether...




Gaston conhece internos que desenvolvem invenções bizarras, como uma máquina de fazer tempestades, ou um 'útero mecânico'...




Também conhece o 'o Sr. Galinha', um homem que vive como o animal, cacareja , come apenas milho.  Eles descem para a masmorra escura, e infestada de ratos do asilo, onde Gaston descobre diversos horrores e pacientes inocentes torturados.



O único motivo que mantém Gaston ali é a paixão que ele desenvolveu por Eugénie ( Ellen Sherman ), a bela sobrinha de Maillard, que toca harpa. Quando Gaston acusa Maillard de ser um impostor, ele é trancado em seu quarto e ameaçado de prisão perpétua na masmorra. Revelações sobre as verdadeiras identidades de Maillard e Eugénie vêm à tona enquanto Gaston planeja sua fuga...




Adaptando o conto de Edgar Allan Poe "O Sistema do Dr. Alcatrão e do Professor Pena", Moctezuma mistura  elementos estilísticos do terror clássico com visuais surrealistas e experimentais, criando uma obra deslumbrante, poderosa, e incômoda...




Rodado no México, com um elenco internacional, e gravado inteiramente em inglês, o filme precisou ser redublado para seu lançamento no país. Uma versão ligeiramente cortada, com o som original em inglês, foi exibida nos cinemas americanos como "Dr. Tarr's Torture Dungeon", em 1976.




 

Foi o primeiro filme dirigido por Juan López Moctezuma (1929 – 1995), que havia sido o produtor dos clássicos surrealistas de  Alejandro Jodorowsky "Fando y Lis" (1968), e "El Topo" (1970).



               https://m.ok.ru/video/5891305638486



"Capulina contra las momias"/ "El terror de Guanajuato" (1973) de Alfredo Zacarías



O atrapalhado Capulina (Gaspa Henaine) trabalha como taxista. Ele leva um passageiro aflito (Freddy Fernández) para um lugar remoto para visitar seu tio, que por acaso é um cientista maluco (Enrique Pontón), com um laboratório cheio de múmias de Guanajuato que ele está estudando. 



O cientista simpatiza com Capulina e o contrata como seu novo assistente. Naturalmente, o caos se instala quando ele consegue trazer as múmias de volta à vida. 



Comédia macabra rotineira de 'Capulina', aqui, parodiando a série sobre as Múmias de Guanajuato.




        https://www.youtube.com/watch?v=nejOBC12cig



"Capulina vs los monstruos" (Mex 1973) de Miguel Morayta, e "Chabelo y Pepito contra los monstruos" (1973) de José Estrada






Mais duas comédias mexicanas 'inspiradas' em "Abbott and Costello Meet Frankenstein" (1948). Na primeira , um cientista louco (Hector Andremar), usa as ondas cerebrais do vendedor ambulante Capulina (Gaspar Henaine) para reviver um quarteto de monstros clássicos. Na segunda, os primos escoteiros Pepito (Martín Ramos) e  Chabelo (Xavier López), encontram uma misteriosa gruta, uma casa assombrada, e diversos monstros...falsos... 




            Para mais detalhes (e links) veja:

https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/12/monster-mash-os-monstros-se-encontram.html



"Santo y Blue Demon vs Drácula y el Hombre Lobo" (Santo Contra Drácula e o Homem Lobo, 1973) de Miguel M. Delgado




O sinistro corcunda  Eric ( Alfredo Wally Barrón ), faz um ritual satânico, onde sacrifica o idoso Professor Luis Cristaldi ( Jorge Mondragón). 






O ritual revive o Conde Drácula (Aldo Monti), e o lobisomem Rufus Rex (Agustín Martínez). No passado, a dupla de monstros havia tentado 'dominar a humanidade', e foram eliminados pelo caçador de monstros/alquimista Cristaldi, antepassado do professor. 



Os monstros rapidamente começam a sequestrar pessoas e transformá-las em vampiros e lobisomens, formando um exército.  Devido aos desaparecimentos  na região, a polícia pede a ajuda de El Santo, que casualmente está namorando a bela filha do professor, Laura Cristaldi ( María Eugenia San Martín ). 



Santo imediatamente entra em contato com Blue Demon, e os dois precisam enfrentar um bando de 'homens-fera', e destruir a dupla maligna..




Com roteiro de Alfredo Salazar, essa é mais uma aventura que tenta adaptar o terror gótico estilo Universal/Hammer, para as ruas ensolaradas e nos povoados do México moderno... e com Luchadores! 




Aldo Monti volta como um efetivo Drácula, agora em parceria com El Hombre Lobo de camisa dourada! Diversão garantida!






"Santo contra la magia negra" ( Santo Conta a Magia Negra, 1973) de Alfredo B. Crevenna





No Haiti, em uma cerimônia vodu, presidida por Bellamira (Sasha Montenegro ) ela vê el Santo recebendo ordens da Interpol: ele deve ir ao Haiti e proteger o Professor Jordán (Guillermo Gálvez ), que desenvolveu um explosivo 'mais poderoso que a bomba de hidrogênio'.



Quando Santo chega, é recebido pelo agente da Interpol Jorge ( César del Campo), que por acaso é noivo de Lorna (Elsa Cárdenas), filha de Jordán. Ao investigarem a morte misteriosa de dois cientistas que trabalhavam com Jordán, Jorge e Santo são atacados por um grupo de zumbis, mas vencem a luta.



Bellamira está em conluio com dois agentes estrangeiros (Carlos Suárez e Fernando Osés), e furiosa porque Santo sobreviveu à armadilha mortal, mas jura capturá-lo com sua magia, mais zumbis, serpentes, e bonecos vodu...




Aventura  de Santo, filmada no Haiti por uma equipe mexicana e repleta de números de dança haitiana e outras cenas típicas de filmes turísticos.  A trama (de Rafael García Travesí e Fernando Osés) combina terror (magia, zumbis) com ficção científica (um super explosivo), e ação tipo '007', de forma razoavelmente clara, mas a execução é pouco inspirada e o orçamento bastante baixo.


         https://www.youtube.com/watch?v=faCSCHI8z6c 



"El hombre y la bestia" (1973) de Julián Soler



O cientista Dr. Enrique Duval (Enrique Lizalde) está trabalhando em uma droga para separar a personalidade humana, e ao experimentar, acaba se transformando no horrível e perverso Eduardo Ray.



 O 'señor' Ray espanca uma criança pequena, e é capturado, mas as pessoas o libertam  porque ele lhes dá muito dinheiro pela criança. O alter ego monstruoso  do cientista continua a cometer crimes, e o Inspetor Blanco (Julián Pastor) que investiga, consegue uma pista, mas Enrique acaba se tornando viciado na droga, e...




Adaptação de Alfredo Ruanova para mais uma adaptação do clássico "O Médico e o Monstro" de R.L.Stevenson, 
com bom elenco, maquiagem e cenas de transformação interessantes. Não é um filme particularmente notável; tem um tom de telenovela que o prejudica. Além disso, o design de produção é bastante estranho, intercalando elementos arcaicos com modernos, o que, se bem executado, poderia ter sido uma excelente maneira de mostrar os dois lados do personagem principal : sua depravação monstruosa e seu lado mais 'iluminado' , mas, em vez disso, só serve para confundir o espectador. 




   https://www.fulltv.com.mx/the-man-and-the-beast.html



"Leyendas macabras de la colonia"  (1974) de Arturo Martínez



O lutador mascarado Tinieblas ( Manuel Leal) compra em uma loja de antiguidades, uma pintura sinistra de uma mulher meio esqueleto deitada em uma cama, mas é avisado pelo negociante idoso de que o quadro guarda uma maldição.





Depois de uma luta, Tinieblas, e seus amigos Mil Máscaras (Aaron Rodríguez Arellano), e  El Fantasma Blanco (Freddy Pecherelly), e duas jovens  ( Dinorah Judith e Nancy Vega ), voltam para a casa de Tinieblas para festejar. O relógio bate meia-noite. A pintura, que se revela ter 400 anos e ter pertencido a um vice-rei da Nova Espanha, começa a soltar fumaça. Quando a fumaça se dissipa, eles descobrem que foram transportados de volta ao século XV.




No passado, eles se envolvem com a misteriosa Lady Luisa Miasoxgl ( Lorena Velázquez ), a quem as autoridades da Inquisição se referem como a 'mestiça que desafia o poder de Deus'. Lady Luisa é uma bruxa  com ascendência asteca, que regularmente faz sacrifícios humanos...




... para sua mãe mumificada, mantida em um quarto secreto. Luisa está realmente em busca de vingança porque o 'homem branco' matou sua mãe e agora ela está determinada a trazê-la de volta à vida. 



Luisa e seus guerreiros astecas acabam capturando os lutadores e suas amigas, jogam-nos em uma masmorra e planejam sacrificá-los...




Um enredo confuso (roteiro do diretor, e de Rogelio Agrasánchez) de viagem no tempo, bruxa e múmia asteca, onde de vez em quando, em uma igreja antiga, um zumbi bate desafinadamente nas teclas do órgão, dá risadas estridentes, olha diretamente para a câmera e tenta nos explicar a história! 



A resolução da trama de viagem no tempo é rápida, boba, mas divertida ( SPOILER: as garotas esmagam a pintura na cabeça da bruxa, o que os leva de volta para casa!).
Um 'folk horror' filmado em locações em Antigua, Guatemala, mas com muitas (muitas!) cenas de lutas no ringue para completar a duração ...




"La venganza de la llorona" / "Santo y Mantequilla Napoles en la Venganza de la Llorona" (1974) de  Miguel M. Delgado



Santo é contratado pelo Professor Esteban Lira ( Alonso Castaño ), que quer proteção para invadir uma tumba antiga, encontrar uma múmia e remover um medalhão dela. O medalhão contém um mapa que leva ao paradeiro de um valioso tesouro, que será doado ao Instituto Mexicano de Assistência à Criança. O túmulo em questão, pertence a Eugenia Esparza ( Kikis Herrera Calles ), que, desprezada por seu amante, buscou  a ajuda de uma enviada satânica ( Marcia Montes ) para se vingar. Isso envolveu envenenar os filhos, cometer suicídio, roubar dinheiro do Rei e incriminar seu antigo amante... e ela se tornou o fantasma de uma mulher melancólica, apelidada de 'La Llorona'.




Santo  recruta seu amigo 'Mantequilla' ( José Ángel Nápoles ), que tem interesse no oculto e no sobrenatural, para acompanhá-lo e ao Professor Lira e equipe, até a tumba na caverna que abriga os restos mortais de Eugenia.




 Eles são seguidos por um bando de capangas que trabalha para o chefão do crime Severo Segovia ( René Cardona ), que quer o tesouro .



 O medalhão é roubado, La Llorona ressuscita e decide perseguir todos os seus descendentes. Isso coloca Lira, suas sobrinhas Lilia ( Ana Lilia Tovar ) e Sonia ( Sonia Cavazos ), e seus netos pequenos, Carlitos ( Jorgito Rodríguez ) e Martita ( Alejandra Murga ) em perigo.



Aventura com terror, fazendo uma parceria inédita de El Santo, com  Nápoles / 'Mantequilla' (falecido em 2019), famoso campeão de boxe mexicano nascido em Cuba, que conquistou inúmeros títulos mundiais nas décadas de 60 e 70. O problema com o filme, é que o personagem clássico e assustador da Llorona é colocado em segundo plano e quase toda a trama concentrar-se na luta contra os bandidos humanos...


      https://www.youtube.com/watch?v=ThMEV4s6U0Y



"Satanás de todos los horrores" (1974) de Julián Soler



Roberto Otiz (Enrique Lizalde) sai em busca de sua noiva Isabel (Illya Shanell) , que desapareceu repentinamente. Ele consegue encontrá-la na propriedade isolada da família dela. O cocheiro lhe conta que a casa está amaldiçoada. Ao bater na porta, ele é recebido por um velho criado Manuel (Carlos López Moctezuma) e, ao ter suas informações negadas, força sua entrada no interior da casa. 




Exigindo ver a noiva, ele alerta o irmão dela Eric Gerard (Enrique Rocha), que sofre de extrema sensibilidade. Após uma discussão e uma confusão entre os homens, Isabel desce e encontra seu amado. Mas algo está errado no lugar - a casa está desmoronando e caindo aos pedaços, e o casal de irmãos mostram um comportamento estranhamente doentio.  




Ela sofre de sonambulismo e pesadelos, e o irmão possui livros sobre Satanás, e com o apoio do criado realiza rituais demoníacos no porão...





Roteiro de Alfredo Ruanova inspirado em "A Queda da Casa de Usher", de Edgar Allan Poe ( e mais ainda, no roteiro de Richard Matheson para a versão de 1960 dirigida por Roger Corman), misturado com a trama satanista, ausente na história original.



         https://www.dailymotion.com/video/x3bd1n8


El pistolero del diablo (1974) de Rubén Galindo




Joseph Morgan (Fernando Almada), é o bêbado da cidade, humilhado por todos e constantemente lembrado de quão fracassado ele é por ter matado acidentalmente seu único filho.  




Depois de um pesadelo, onde vê um caixão que contém a si mesmo dentro, ele tem um estranho encontro no cemitério.





 O Diabo, que se apresenta como Dr. Petroni (Mario Almada) , aparece diante dele  dizendo que o transformará em um homem melhor e que só quer  'ajudar'.




 Joseph hesita a princípio, mas quando sua esposa Betty (Elsa Cárdenas) é brutalmente agredida, ele jura vingança e se torna imortal com a ajuda do ritual do Dr. Petroni, que consiste em matar um cabrito e beber seu sangue.



 Joseph Morgan então inicia sua vingança implacável! 



 Dirigido por Ruben Galindo, com roteiro de Jorge Patiño,  e estrelado pelos lendários irmãos Almada, "El Pistolero Del Diablo" é um terror western, sujo, cruel, maligno, e muito, muito sangrento!  Se os filmes de 'Spaghetti Western' diversas vezes flertaram com o terror, e com a violência mais explícita, nesse exemplar mexicano, temos possessão demoníaca, uma bruxa (Tamara Garina), e cenas de gore! 



             https://vk.com/video-23267731_456241331



" Santo y Blue Demon contra el doctor Frankestein" (1974) de Miguel M. Delgado



O Dr. Irving 'Frankestein' (Jorge Russek), um cientista louco de 113 anos (neto do doutor Frankenstein original) , pratica transplantes de cérebro na esperança de ressuscitar sua falecida esposa (cujo cadáver ele mantém em uma caixa de vidro). 





Para obter cobaias para seus experimentos, Frankenstein ordena 'Golem' (Billy Motton), seu zumbi controlado por um dispositivo eletrônico no cérebro, sequestre pessoas inocentes.



 Alicia (Sasha Montenegro), cujo falecido pai era um amigo do lutador El  Santo, é sequestrada  para atrair o  mascarado de prata para uma armadilha, já que Frankenstein acredita que o cérebro de Santo vale a pena para um transplante. O plano funciona, e Santo é capturado e preparado para uma operação, mas Blue Demon o resgata. Os dois heróis destroem o laboratório e derrotam os capangas de Frankenstein, mas o doutor louco, e o Golem escapam. Frankenstein, apresenta o superforte Golem ( usando uma máscara) como a nova sensação dos ringues, 'Mortis', que é contratado para uma luta mortal com El Santo...




No elenco também, a linda Sasha Montenegro ( Alejandra Asimovic Popovic ,1946- 2004) nascida na Itália, com herança balcânica, que trabalhou em diversos filmes de terror e de Lucha, depois se tornou uma estrela de primeira grandeza, fez também 'comédias sensuais' - e aumentou sua fama ao se casar com José López Portillo, que acabara de concluir seu mandato como presidente do México (1976-82).




Se, ver Jorge Russek (1932-1998), famoso por suas centenas de papeis de 'chicanos' tradicionais com 'sombreros' em filmes de western, no papel de cientista louco, já é engraçado, mais ainda é seu assistente, Dr. Genaro Molina, vivido por Rubén Aguirre...o famoso 'Professor Girafales !!




      https://www.youtube.com/watch?v=NR8M46tnB9o



"Los vampiros de Coyoacán" (1974) de  Arturo Martínez




Mortes misteriosas de lutadores no ringue, e o corpo de um deles sem sangue no vestiário, levam Mil Máscaras e Superzan até a casa do Dr. Thomas (Carlos López Moctezuma ). O Dr. Wells (Germán Robles ) também está presente, e o motivo da consulta é que a filha de Thomas, Nora (Sasha Montenegro), está doente com um problema incomum: ela parece não ter energia e a única coisa que conseguem ver são duas marcas vermelhas em seu pescoço. 



 Não demora muito para Wells perceber que ela é vítima de um vampiro e ele suspeita do muito estranho vizinho Barão Bradok (Mario Cid)... 




O Barão é de fato um vampiro que às vezes se transforma em uma versão monstruosa de si mesmo com cabeça de morcego. 




Ele hospeda em sua mansão sombria, dois primos vampiros europeus com dentes afiados, que gostam de se alimentar de prostitutas...




...e também quatro lacaios anões, e o capanga luchador 'El Espectro' (Nathanael León), que também são mortos vivos. 




Mil Máscaras, Superzan e o Dr. Wells precisam impedir o Barão e sua comitiva de vampirizar a população local... 




O astro Gérman Robles volta em mais um filme de vampiros, mas aqui fazendo um personagem estilo 'Van Helsing'. A  mistura peculiar e costumeira do produtor Rogelio Agrasánchez – luchadores, muitas cenas no ringue,  vampiros, anões malignos divertidos, e alguns bons efeitos de maquiagem – mas, o filme tem ritmo muito lento e trama fraca...




     https://www.youtube.com/watch?v=3oHWb5WIk4Y





"Las momias de San Ángel" (Mex/Gua 1974) de Arturo Martínez




O sobrinho (e afilhado) de Mil Máscaras (Rogelio Guerra) e sua bela esposa (Lorena Velázquez) se mudam para uma velha mansão que herdaram recentemente em San Ángel. 




Nas primeiras horas da noite de núpcias, os recém-casados ​​são despertados por ruídos estranhos e, ao investigarem, testemunham a reencenação de um evento sobrenatural do século 16 - um feiticeiro usou magia negra, e fez sacrifícios humanos para agradar um perverso nobre espanhol. 




Mais tarde, um bando de ladrões (comandados por um luchador do mal - El Enmascarado Negro ) em fuga chega na mansão, e minutos depois, Mil Máscaras e seu fiel amigo Tinieblas...





Acontece que no local, ainda se esconde o feiticeiro (agora um corcunda) , e os corpos mumificados de suas vítimas...que voltam a viver, e ameaçam o casal, os heróis e os bandidos...





Mais um exemplar da série de filmes com 'las momias', da produtora Fílmicas Agrasánchez, agora relocando a ação para a Colonia San Ángel (apesar de ter sido filmado na Guatemala)...




... onde, no Museu del Carmen, repousam 12 corpos mumificados encontrados durante a Revolução Mexicana por um pequeno exército zapatista. Conta-se que os homens armados procuravam ouro nas criptas do mosteiro, mas encontraram os corpos, que inicialmente se acreditava pertencerem aos monges que ali viviam. No entanto, anos mais tarde, descobriu-se que eram benfeitores do convento...



       https://www.youtube.com/watch?v=upOlDSmj3BE

 

CONTINUA...


                                    FONTES:

- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB

- Destroy All Monstruos-

 https://destroyallmonstruos.blogspot.com/

 - The Mexican Film Bulletin Page- 

https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html

- Chilango -

 https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/

- The Bloody Pit of Horror-

 https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html

- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- Películas B -

 https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano

- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html

- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÉXICO MACABRO - 8

          MÉXICO MACABRO, MÉXICO FANTÁSTICO...  "Santo vs. las lobas" (1972) de Jaime Jiménez Pons e Rubén Galindo Uma jovem ( Eri...