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sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

MÉXICO MACABRO 3 !

          



        MÉXICO MACABRO, MÉXICO FANTÁSTICO...

Além de seus próprios Astros e Estrelas, o cinema de terror/fantástico mexicano também teve uma constelação de aproximadamente 25 diretores dedicados ao gênero, e não é surpresa que alguns dos diretores mais prolíficos de todos os tempos sejam mexicanos. Provavelmente os mais conhecidos comercialmente são os da família Cardona. O legado começou com René Cardona (1905, Havana, Cuba - 1988, México) , que dirigiu 150 filmes, atuou em quase o mesmo número ao longo de sua carreira de seis décadas (!). 




Seu filho, René Cardona Jr. (1939-2003), e seu neto, René Cardona III (1962), seguiram seus passos. Juntos, eles são responsáveis ​​por centenas de filmes, incluindo mais de 50 filmes de terror. Eles também conseguiram distribuir muitos de seus trabalhos internacionalmente, e é exatamente por isso que mais pessoas fora do México os conhecem. Vários outros diretores mexicanos prolíficos e criativos estão no mesmo nível, em termos de créditos, e realizaram mais de 100 filmes cada um, como: Chano Urueta (1985-1979) , Alfredo B. Crevenna (1914-1996) e Rafael Baledón (1919-1994)...





"El vampiro sangriento" (1962) de Miguel Morayta



O Conde Valsamo de Cagliostro (Antonio Raxel) é descendente do cientista ocultista da Europa do século XVIII, e sua família tenta há gerações livrar o mundo dos vampiros. Ele instrui sua filha Inés (Begoña Palacios), e seu noivo, Dr. Riccardo Peisser (Raúl Farell)  a investigar o seu vizinho, o nobre Conde Siegfried von Frankenhausen (Carlos Agostí), já que suas belas e jovens criadas são propensas a desaparecimentos repentinos…

 



Depois que sua segunda esposa foi queimada na fogueira após um encontro com o notório 'Vampiro da Lua', Valsamo Cagliostro dedicou sua vida a rastrear essa criatura, e descobriu que o vampirismo é uma maldição transmitida a cada primogênito da Casa de Frankenhausen. Para tentar provar que  o Conde Siegfried domina um exército de vampiros, Inés se instala como a nova empregada doméstica na mansão dos Frankenhausen...



O roteirista e diretor Miguel Morayta era um cineasta veterano, mas sem experiência prévia no terror. Então, ele trouxe algumas ideias novas para o gênero:  existem dois tipos de vampiros: os 'vivos' e os 'mortos'. Frankenhausen é  do tipo 'vivo', ativo e se alimentando, e os 'mortos' são suas vítimas,  em seus túmulos em estado cataléptico, esperando suas ordens para levantarem. 




Também existe uma abordagem científica - segundo o filme, o sangue dos vampiros contém uma substância chamada 'Vampirina', que destrói os glóbulos vermelhos, o que gera a necessidade de mais sangue. Essa substância poderia ser erradicada com ácido bórico, extraído das raízes da mandrágora negra...




Mas, os aspectos tradicionais não são esquecidos, e o vampiro dorme em um caixão refinado em seu quarto, e no final se transforma em um morcego gigante para escapar...




       https://www.youtube.com/watch?v=EaPEBbtVCxk

 


"El barón del terror" ( O Barão do Terror, 1962) de Chano Urueta



Em 1661, no México, o Barão Vitelius d'Estera é condenado à morte pela Santa Inquisição Mexicana por bruxaria, necromancia e outros crimes. Ao morrer, ele jura vingança contra os descendentes dos inquisidores. 



Trezentos anos depois, um cometa que passava sobre o local na noite da execução, retorna à Terra, trazendo consigo o Barão na forma de um demônio horrendo, com cabelos desgrenhados, cabeça pulsante, garras com dois dedos e uma longa língua bifurcada com a qual suga os cérebros de suas vítimas. Ele também possui a habilidade de atravessar objetos e pessoas sem ser detectado. 




Um dos mais celebrados filmes de monstro do México, graças a sua bizarra criatura; ao roteiro delirante de Adolfo López Portillo e Federico Curiel, e a direção do sempre criativo Chano Urueta.  Durante sua execução, o feiticeiro chama os nomes dos líderes encapuzados da Inquisição e, nesse instante, podemos ver através dos capuzes seus rostos verdadeiros. Isso é realmente assustador e prepara o terreno para outra sequência interessante mais tarde, na qual o Barão convida várias pessoas para uma festa e, à medida que cada uma entra, ele vê em seus rostos a identidade do membro da Inquisição de quem são descendentes...




Abel Salazar, produtor do filme é o intérprete do Barão Vitelius, e aparecem também: Germán Robles ( aqui em um papel menor), Ariadne Welter, David Silva, René Cardona, Federico Curiel, Maurício Garcés... uma constelação do gênero reunida em um clássico!




            https://m.ok.ru/video/1329558260425


"Frankestein el vampiro y compañía" (1962) de Benito Alazraki



Mais um remake mexicano não autorizado de "Abbott and Costello Meet Frankenstein" (1948), onde Agapito (Manuel 'Loco' Valdés) e seu primo Paco (José Jasso) trabalham em um serviço de entrega expressa, e se envolvem com os planos do vampiro Conde Lorenzini (Quintín Bulnes).



 Ele planeja dominar a América, e precisa de um novo cérebro para o  semi-comatoso monstro de Frankenstein ( (Alberto Villanueva). Na pista do vampiro está o Dr.Chon Chon (Roberto G. Rivera), seu inimigo, mas ele é um...lobisomem!



ver mais em:

 https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/12/monster-mash-quando-os-monstros-se.html


"Santo vs. las mujeres vampiro" (Santo Contra as Mulheres Vampiro, 1962) de Alfonso Corona Blake




 Tundra (Ofelia Monstesco) e seus servos vampiros saem em busca de sangue para reviver Zorina (Lorena Velázquez), a Rainha Vampira. Chegou a hora de Zorina se juntar a seu senhor Satanás no Inferno, então a sucessora de Zorina precisa ser escolhida. Duzentos anos atrás, eles falharam, mas agora têm uma segunda chance.




Sua sucessora é Diana (Maria Duval), filha do Professor Orlof (Augusto Benedico), que avisa ao inspetor de polícia Carlos (Jaime Fernández) e a Jorge (Xavier Loyá ) - noivo de Diana - que ela está em perigo : afinal, Diana tem uma marca de nascença em forma de morcego no ombro !. 



Orlof então liga para o detetive /lutador  El Santo, mas o herói não consegue impedir que Tundra e o vampiro Igor (Fernando Osés ) matem várias pessoas e raptem a jovem. Santo e a polícia os perseguem, fazendo com que os vampiros soltem Diana, e se transformem em morcegos para fugir. Zorina então decide que Santo é a maior ameaça, e envia Igor disfarçado de lutador mascarado para enfrentá-lo no ringue...



Este é provavelmente o filme de El  Santo mais conhecido internacionalmente. A versão em inglês foi um clássico da televisão por várias décadas e também foi bem recebida na França e em outros países (incluindo o Brasil) na época de seu lançamento original.



            https://www.dailymotion.com/video/x9lqdf0


"Espiritismo" (1962) de  Benito Alazraki




 Dona Elvira (Diana Ochoa), uma mulher de meia-idade e viúva recente, se interessa por espiritismo. Após um jantar, com sua família, a animação da festa noturna toma um rumo inesperado quando ela revela um tabuleiro Ouija e diz que encontrou consolo nas mensagens recebidas através do éter, vindas de seu falecido marido. 





Quando sua família enfrenta sérios problemas financeiros - provocados por péssimos investimentos de seu genro Rodolfo (René Cardona Jr.) , ela tenta invocar os espíritos para ajudarem, com consequências sombrias e infelizes…



 O roteiro de Guillermo Calderón e Rafael García Travesi, usa o espiritualismo como pano de fundo para a história, e estabelece a comunicação com os mortos como um fato concreto. Parece uma adaptação não creditada do famoso conto de W.W. Jacobs, de 1902, "A Pata do Macaco", em um filme de terror sério, porém, mal desenvolvido, e com ritmo quase insuportavelmente lento.




     https://www.youtube.com/watch?v=OEen1VI53pc



"El espejo de la bruja" (O Espelho da Bruxa, 1962) de Chano Urueta




Sara (Isabela Corona) trabalha como governanta para sua afilhada Elena (Dina de Marco) e seu marido, o cirurgião Eduardo (Armando Calvo). Através de um espelho mágico que permite a Sara ver o futuro, Elena descobre que Eduardo está tramando para assassiná-la e se casar com outra mulher. Sara, que é uma bruxa,  tenta salvá-la com um feitiço, mas não consegue evitar seu destino.




 Logo depois, Eduardo se casa novamente com Déborah (Rosita Arenas), a mulher vista no espelho. Eles se mudam para a casa que ele dividia com Elena, e Sara jura à alma de Elena que vingará sua morte com todos os meios de magia negra à sua disposição.



Elena se manifesta através do espelho, e Eduardo, desesperado, quebra o vidro com uma chama e sua jovem noiva é engolfada pela bola de fogo resultante. Déborah fica deformada, e logo, Eduardo e seu novo assistente, Gustavo (Carlos Nieto), fazem viagens regulares ao cemitério e desenterram cadáveres recentes de mulheres jovens para que o médico possa usar a pele delas para reparar os danos...




Produção de Abel Salazar, com roteiro de Alfredo Ruanova e Carlos Enrique Taboada, com uma ousada combinação de elementos do gênero. Enquanto a primeira metade do filme, mais clássica e previsível, e se enquadra no gênero de vingança sobrenatural, com suspense de Hitchcock (de um copo de leite envenenado, à morbidez de "Rebecca" )...


 

...a segunda metade é muito mais excêntrica e estimulante, com momentos de puro brilhantismo poético gótico, misturados com detalhes grotescos, e violentos de filmes com cientistas loucos da época, como "Hands of Orlac", e "Les Yeux sans Visage"...



              https://m.ok.ru/video/5917934422609


 

"Échenme al vampiro" (1963) de Alfredo B. Crevenna, e Alberto Mariscal, e "La casa de los espantos" (1963) de Alfredo B. Crevenna, Alberto Mariscal





O milionário Marcos Méndez ( Carlos Riquelme ) morre em circunstâncias misteriosas, e seu filho Haroldo (Héctor Godoy) , é encarregado de reunir uma série de potenciais herdeiros e levá-los para se hospedarem na sinistra mansão antiga da família, supostamente construída sobre um antigo cemitério. A condição é que eles fiquem lá por um mês inteiro para receber um milhão de dólares cada um.





 Entre os mencionados no testamento estão: um inventor excêntrico, um pintor, um ator pobre, um ladrão, uma aspirante a atriz, um dançarino, etc. Na mansão, estão, entre outros a bruxa /governanta Eloise (Hortensia Santoveña), e Julius (Yerye Beirut), irmão de Marcos, que se acha um vampiro, mas na verdade é apenas louco que dorme em um caixão no andar de baixo.


 Os personagens são mortos um a um - um é enforcado, outro é afogado, uma cabeça é servida em uma bandeja, um sujeito se desintegra por causa de leite envenenado, etc. A cada morte, um bilhete é deixado informando que a herança aumentou em um milhão de dólares.



Terror cômico em preto e branco, no estilo dos filmes de mistério 'old dark house' dos anos 1930, com um elenco com oito comediantes mexicanos, ponta de Elsa Cárdenas, e o personagem 'vampiro' de Yerye Beirut . Na sequência imediata (filmada no mesmo ano),  quase todos são chamados de volta à mansão assustadora para uma revisão do testamento; e agora temos um fantasma 'verdadeiro', e um 'novo' assassino misterioso. 

     https://www.youtube.com/watch?v=EFOzApNLX98



"La maldición de la Llorona" (A Maldição da Chorona, 1963) de  Rafael Baledón 





 O recém casados Amelia (Rosita Arnas) e Jaime (Abel Salazar), viajam para a antiga e imponente mansão de campo pertencente à tia de Amelia, Selma (Rita Macedo).



 Selma, desperta o temor de seus vizinhos devido a seu vínculo com espiritismo e magia negra, e a mansão guarda alguns segredos sombrios, incluindo, Juan (Carlos López Moctezuma) um homem desfigurado e selvagem mantido trancado em um quarto secreto....



.... sons constantes de uma mulher chorando, assassinatos cometidos nas redondezas, e o fato de que a tia Selma não se reflete no espelho.




Presos na casa, o casal descobre que a tia convidou Amelia porque ela é a única que pode trazer o antigo espectro de 'La Llorona' de volta dos mortos. 




Os roteiristas Fernando Galiana e Rafael Baledón se baseiam livremente na conhecida lenda folclórica mexicana, e a trama expande e reformula bastante o conto clássico, quase a ponto de ser uma releitura com novas reviravoltas.  Baledón aproveita para fazer uma homenagem explícita ao clássico "La maschera del Demonio" (1960), de Mario Bava.




 O filme, de atmosfera gótica imponente - apesar do orçamento modesto -  tem muitos momentos de suspense, e um elenco pequeno, mas com atuações excelentes. 



     https://www.youtube.com/watch?v=PSRh9LfQSoY


"Las luchadoras contra el médico asesino" ( Gomar, O Monstro Assassino / Doctor of Doom, 1963) de René Cardona




O cientista louco Prof. Ruiz (Roberto Canedo sequestra mulheres para realizar experimentos de transplante de cérebros para seus propósitos malignos. 



Seu único sucesso foi transplantar o cérebro de um gorila para um humano - Gomar (Gerardo Zepeda), que está se transformando em uma fera, que ele só consegue dominar com hipnose .
 







Nessas experiências ele acaba assassinando a irmã de Gloria Venus (Elizabeth Campbell), a lutadora mais famosa do México. Os policiais Armando (Armando Silvestre) e Chema (Chucho Salinas) não conseguem frustrar os planos do 'Doutor Assassino' embora cheguem perto dele em diversas ocasiões. Gloria e sua companheira de ringue Golden Ruby (Lorena Velázquez) investigam por conta própria, e em busca de vingança.




Finalmente o Doutor assassino, e seu capanga Mercado (Jesús Murciélago Velázquez), sequestram a lutadora mascarada Vendetta (Chabela Romero)...



... para quem transplantam o cérebro de Gomar para que ela possa lutar contra Gloria Vênus no ringue e queimar seu rosto com ácido.



Divertido e dinâmico clássico filme de Lucha no auge deste subgênero, misturando vário elementos do terror e ficção científica como o 'médico louco', e uma criatura mutante ao estilo Frankenstein.  Todos os elementos clássicos dos filmes com lutadores masculinos, mas desta vez protagonizado por belas mulheres - ideia do diretor Cardona, e do produtor/roteirista Abel Salazar!



         https://www.dailymotion.com/video/x8r29uu



"Rostro infernal" (The Incredible Face of Dr. B, 1963) de  Alfredo B. Crevenna; e "La huella macabra" (A Face do Inferno, 1963) de Alfredo B. Crevenna, Alberto Mariscal




O Conde Brankovan (Eric del Castillo) é um cientista louco que esconde seu rosto deformado atrás de uma máscara. Ele tem um assistente butamontes chamado Kunto (Yerye Beirute), e quatro androides/ zumbis (?) albinos como capangas para fazer o que ele manda. Brankovan tenta se tornar imortal drenando e bebendo o líquido do cérebro de suas vítimas, enquanto o inspetor de polícia Portillo (Jaime Fernández) tenta desesperadamente capturá-lo.



Um filme bastante divertido, com um pouco de números musicais demais, algumas atuações decentes e uma ótima atmosfera. Roteiro de Alfredo Ruanova, e participações de Elsa Cárdenas, Ramón Bugarini, e Miguel Ángel Ferriz. 

 



    https://www.youtube.com/watch?v=Y14lfg98MSY


Sua sequência direta chamada "La huella macabra" (A Face do Inferno)...




... mostra o agora 'vampiro' Conde Brankovan, retornando dos mortos, depois que um zelador do cemitério abriu seu túmulo. Ele ressuscita seu filho pequeno Erik ( Humberto Dupeyrón ), com um tipo de soro; transformando-o em um vampiro dentuço, e deixando-o se alimentar de uma mulher que ele sequestrou e amarrou. 




Os dois retornam à sua mansão junto com o criado Kunto, e os 'zumbis albinos', e se prepara para se vingar pessoalmente de alguns humanos que o estavam incomodando.




           https://m.ok.ru/video/8694715386449


Foi o primeiro papel principal de Eric del Castillo (J. Eduardo Eric del Castillo-Negrete Galván, nascido em 22 de julho de 1934), um ator e roteirista, com uma fenomenal filmografia de mais de 300 trabalhos no cinema e TV, e que logo se tornaria um rosto muito familiar no terror mexicano, principalmente em híbridos com filmes de Lucha .





"La invasión de los vampiros" (A Invasão dos Vampiros, 1963) de  Miguel Morayta




Em uma pequena vila mexicana, os jovens estão desaparecendo, atraídos para o 'Lago do Homem Morto' por uma mulher hipnótica e encontrados mortos e sem sangue na manhã seguinte. 




Os moradores supersticiosos estão com muito medo de agir, então entra em cena o jovem Doutor Ulises Albarrán (Rafael del Rio) , um discípulo do Conde Cagliostro, que o enviou à região para investigar esses estranhos acontecimentos.




 O  vampiro Conde Frankenhausen (Carlos Agostí) tentou espalhar a praga do vampirismo até ser empalado enquanto estava transformado em morcego. 




Contudo, agora, todos aqueles que ele mordeu ressuscitam de seus túmulos e atacam a vila, guiados por Brunhilda Frankenhausen (Erna Martha Bauman), a filha vampira dentuça do conde...




...que agora repousa em um cômodo secreto da fazenda, em sua forma animal, como um morcego gigante....




Sequência direta de  "El vampiro sangriento" (1962), filmada simultaneamente. Produção ainda mais modesta, e com menor participação do Conde vampiro, mas com um elemento novo (já citado no primeiro filme) dos mortos vivos esperando em seus túmulos, e acordando para atacar os vivos...anos antes de "Night of the Living Dead" (1968) de George Romero.




         https://www.youtube.com/watch?v=VV7Fv2syz20



"La cabeza viviente" (1963) de Chano Urueta




1525. O grande guerreiro Acatl (Mauricio Garcés) foi  assassinado e decapitado, e o culpado é condenado à morte pelo sumo sacerdote Xiu (Guillermo Cramer). 




A alta sacerdotisa Xochiquétzal (Ana Luisa Peluffo) é escolhida para acompanha-lo no túmulo, mumificada viva, e Xiu lhe dá o 'Anel da Morte', que a liga ao guerreiro sem cabeça. Ele então lança uma maldição sobre qualquer um que perturbe seu local de descanso, e o túmulo é selado.




 Quase 450 anos depois, o Professor Muller (Germán Robles), e seus colegas Roberto (Garcés, novamente) e o Professor Rivas (Salvador Lozano) descobrem a tumba. Muller recupera o 'Anel da Morte' e o entrega à sua filha, Marta (Peluffo, novamente). 




Mas a cabeça perfeitamente preservada de Acatl vive novamente, e tenta punir os sacrílegos, controlando a múmia do sumo sacerdote Xiu, seu servo, também revivido...





Versão mexicana dos filmes de múmia da Universal dos anos 40, sem cadáver enfaixado, mas com a bizarra e assustadora cabeça decepada viva. A produção de Abel Salazar (que também atua como o inspetor que investiga as mortes misteriosas) é caprichada, principalmente nas cenas no passado, mas o roteiro é cheio de furos, e ...'sem cabeça'... 




     https://www.youtube.com/watch?v=7gunBtrsgDY



"El monstruo de los volcanes" (1963) de Jaime Salvador; e "El terrible gigante de las nieves" (1963) de Jaime Salvador



Uma estranha série de acidentes tem como vítimas vários operários da construção civil nos vulcões Popocatépetl. Os trabalhadores acreditam que existe um monstro lendário...




... guardião do tesouro do antigo líder asteca Montezuma; uma figura enorme (meio 'gordinha'), semelhante a um ogro, branca, coberta de pelos, com rosto de coruja e força sobre-humana, que está aterrorizando a região. A situação se complica quando a noiva do engenheiro responsável pela obra, é raptada pelo monstro, que parece estar 'apaixonado'...




Aventura de terror e sci-fi, com um monstro semelhante ao Yeti assolando as montanhas do México rural, escrito por Federico Curiel , e Alfredo Ruanova, e estrelado por Joaquín Cordero, Ana Bertha Lepe , Andrés Soler, Jorge Russek, e Víctor Alcocer.




     https://www.youtube.com/watch?v=MAc4kOFHAQE


A sequência direta "El terrible gigante de las nieves", é bastante decepcionante, com o monstro aparecendo apenas poucos minutos, e no final sendo revelado como uma farsa...





"Santo en el museo de cera" (Santo Contra os Monstros do Museu de Cera, 1963) de  Alfonso Corona Blake




Vários desaparecimentos de pessoas rondam um museu de cera , incluindo a linda repórter Susana (Roxana Bellini). O museu exibe  réplicas de personagens históricos e astros do cinema, e, no porão, figuras de cera de monstros como Mr. Hyde, o monstro de Frankenstein, um lobisomem, o Fantasma da Ópera, etc. 




El Santo investiga e conhece o proprietário, o Dr. Karol (Claudio Brook). Karol era um cirurgião europeu que passou um tempo sofrendo em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, depois foi para a Inglaterra e ficou gravemente ferido em um acidente de laboratório. 



Acontece que o homem enlouqueceu, e agora, alguns de seus monstros em exibição, são, na verdade, pessoas vivas, mantidas em estado de animação suspensa por injeções repetidas, e cobertas de cera especial derretida...



 "Santo en el museo de cera" obviamente se inspira em "Mystery of the Wax Museum / "House of Wax", mas, no final tem semelhanças com "Island of Lost Souls" -  as criações de Karol incluem alguns homens-animais (incluindo um homem-javali), e ele usa um chicote para 'domar' os monstros que criou, mas acaba sendo morto por eles.




     https://www.youtube.com/watch?v=4c_fBGGAPwY


"Santo contra el estrangulador"  (Santo Enfrenta o Estrangulador de Mulheres, 1963) de René Cardona; e "El espectro del estrangulador "(Santo Enfrenta o Fantasma Assassino, 1963) de René Cardona




Alguém está estrangulando artistas femininas no Teatro Variedades.  O inspetor de polícia Villegas ( Carlos López Moctezuma) pede a ajuda de Santo. O Estrangulador deixa uma gardênia para cada uma de suas vítimas, e Santo diz: "esta flor tem dois significados: amor e morte".




Enquanto Santo investiga, mais mortes misteriosas acontecem, assim como os números musicais no teatro...
O Estrangulador é um ex-artista chamado Goudini (Roberto Cañedo),  que se especializou em seduzir suas colegas de palco, até que uma corista jogou ácido em seu rosto...e ele desapareceu...até agora... 




Na sequência direta, o Estrangulador foi morto pela polícia, mas no entanto, seu assistente brutamontes Tor (Gerardo Zepeda) sabe que não é verdade. 




Ele vai ao necrotério e rouba o corpo de seu chefe, matando o funcionário do local. O Estrangulador logo está de volta ao seu esconderijo, tocando seu órgão e rindo histericamente... Tor cria máscaras realistas (feitas com pele humana retirada das vítimas do Estrangulador) para cobrir o rosto horrivelmente marcado do seu mestre.


O teatro é reaberto, e El Santo fica um pouco perturbado com a possibilidade de seu filho adotivo, Milton (Milton Ray), estar em perigo. E os crimes do estrangulador 'fantasma' recomeçam...



 Os dois filmes, são colchas de retalhos peculiares de (MUITOS) números musicais, lutas de wrestling, melodrama, e uma trama de terror e mistério. Assim eram a maioria dos filmes de heróis luchadores, mas, por exemplo, "Santo vs. el estrangulador", tem NOVE musicais, misturados na trama que recicla o 'Fantasma da Ópera' no cenário típico mexicano...






                                         CONTINUA...


Fontes:

- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB


- Destroy All Monstruos-

 https://destroyallmonstruos.blogspot.com/

 - The Mexican Film Bulletin Page- 

https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html

- Chilango -

 https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/

- The Bloody Pit of Horror-

 https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html

- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- Películas B -

 https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano

- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html

- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror





Um comentário:

  1. Excelente terceira parte do cinema do Horror Mexicano ,como um texto bem escrito e fácil compreensão, curiosidades sobre seus realizadores e com vários frames maravilhosos dos filmes descritos ,ótima postagem ,esperamos a quarta parte que não será um capitulo final da saga do horror mexicano ,aguaredemos,um abraço de Spektro 72.

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