¿Quién dijo miedo? Astros de terror del cine mexicano 💀...
⭐⭐⭐O cinema de terror / fantástico mexicano também teve sua constelação de Astros e Estrelas :o espanhol Germán Robles, Abel Salazar , Armando Silvestre, Gastón Santos , o espanhol Carlos Agostí , Ramón Gay, Armando Calvo, Fernando Osés, Luis Aguilar, El Santo, Blue Demon, e muitos outros 'luchadores enmascarados', o ex-lutador Wolf Ruvinskis, o argentino Guillermo Murray, Joaquín Cordero, Jorge Rivero , Andrés García, Valentín Trujillo, Hugo Stiglitz e os irmãos Fernando e Mario Almada...
...e 'muchachas' y 'mujeres' maravilhosas, como a estonteante Lorena Velázquez , a americana Elizabeth Campbell , Ana Luisa Peluffo, María Eugenia San Martín, Erna Martha Bauman (ex-Miss México), Norma Lazareno, a cubana Gina Romand, Regina Torné, Ariadna Welter, Ana Bertha Lepe, Elsa Cárdenas, Rosita Arenas, e muitas outras...
Então, continuando nossa filmografia...
"Misterios de ultratumba" (Mistérios de Além-Túmulo, 1959) de Fernando Méndez
Dois médicos pesquisadores que trabalham em um asilo psiquiátrico fazem um pacto: quando um deles morrer, promete voltar para contar ao outro sobre a vida após a morte. O Dr. Jacinto Aldama (Antonio Raxel) morre, e aparece para seu colega Dr. Mazali (Rafael Bertrand) durante uma sessão espírita, dizendo-lhe que, dentro de três meses, ele saberá tudo sobre o além.
O fantasma de Aldama guia sua própria filha, a jovem Patricia (Mapita Cortés) até o hospício...
... onde Mazali se apaixona por ela, mas Patrícia e o médico residente Dr. Eduardo (Gastón Santos) se envolvem. O fantasma também liberta a violenta interna conhecida como 'a cigana' (Carolina Barret), de sua cela, e ela imediatamente queima o rosto de um enfermeiro (Carlos Ancira) com ácido.
Pouco tempo depois desse terrível acontecimento, a mulher aparece morta e Mazali é considerado o principal suspeito pela polícia, pois viram a porta se fechar enquanto ele segurava o corpo dela nos braços. Mazali assume a culpa e vai para a forca, mesmo sendo inocente, afirmando que em breve conhecerá a vida após a morte.
Lançado nos EUA como "The Black Pit of Dr. M"; seu enredo (escrito por Ramón Obón) envolvendo uma profecia, um pacto diabólico, e atividades paranormais, aliado ao clima angustiante do asilo e seus internos, criam uma atmosfera realmente 'fantasmagórica' e cruel...
...um filme claramente influenciado pela narrativa do terror gótico; e um dos clássicos do gênero no México.
https://www.youtube.com/watch?v=3o16Vb97WmM
"El hombre y el monstruo" (O Homem e o Monstro, 1959) de Rafael Baledón
O pianista Samuel Magno ( Enrique Rambal ) estava no auge de sua carreira e era considerado um dos maiores músicos do mundo quando, curiosamente, decidiu se aposentar completamente e se isolar na pequena comunidade de San José, junto de sua mãe dominadora, Cornelia ( Ofelia Guilmáin ), e sua talentosa protegida e aluna, Laura ( Martha Roth ).
O Jornalista Ricardo Souto ( Abel Salazar ) chega à pequena vila para entrevistar o músico famoso, e acaba descobrindo o mistério: vários anos antes, Samuel vendeu sua alma para se tornar 'o maior artista do mundo', e foi amaldiçoado, porque não consegue tocar piano sem se transformar em uma fera semelhante a um lobisomem...
... o que praticamente torna seus talentos inúteis, já que não pode compartilhá-los com o mundo. Samuel espera viver indiretamente através do talento de Laura, embora as coisas não saiam exatamente como planejado.
Alfredo Salazar (irmão de Abel Salazar) escreveu o roteiro que mistura elementos de obras como "Fausto" , "O Médico e o Monstro" , "A Bela e a Fera" , e "O Fantasma da Ópera", com grande destreza. Baledón filmou em preto e branco, utilizando uma iluminação expressionista e sombria, criando uma atmosfera adequada, na mesma linha gótica dos contos que o inspiraram. A maquiagem do monstro é realmente impressionante para a época, e sem dúvida, este é um dos melhores filmes de terror mexicanos da década.
https://www.youtube.com/watch?v=mPZZWgz406c
"La mujer y la bestia" (1959) de Alfonso Corona Blake
Laura Moreno (Ana Luissa Peluffo), é uma dedicada enfermeira que trabalha no hospital e cuida carinhosamente dos doentes.
Uma série de assassinatos brutais são cometidos por uma prostituta sedutora e misteriosa, conhecida como 'La Vicky'.
Seria ela a irmã gêmea psicótica de Laura, que escapou de um asilo psiquiátrico, ou...
Suspense e terror psicológico sobre uma serial killer. O plot twist final é bastante óbvio, mas, o filme tem muita atmosfera, e grandes momentos de criatividade visual - por exemplo : os assassinatos ocorrem perto da ferrovia, e o trem tem uma presença tão marcante que quase se torna um personagem da história, expelindo fumaça e apitando em momentos cruciais.
https://m.ok.ru/video/84711377474
"El regreso del monstruo" (1959) de Joselito Rodríguez
Dr. Kracken (Arturo Martinez), um cientista louco, está em busca do segredo da vida eterna. Ele descobre um esqueleto vivo (e muito falante) que revela ser a bruxa Doña Rebeca (Fanny Schiller).
Kracken a ajuda a ressuscitar seu filho monstruoso e procura uma maneira de restaurar seu corpo. Para seus experimentos, eles enviam o monstro para sequestrar jovens mulheres.
Entretanto, Luis ( Luis Aguilar ) e seu amigo Pascual Delgadillo (Pascual García Peña) chegam à cidade de San Miguel, e lá, encontram a bela Teresita Morántes (Tere Velázquez ), que está à procura de seu pai desaparecido. Luis tenta ajudá-la, mas, para investigar os sequestros e os estranhos acontecimentos como El Zorro Escarlata, ele finge ser um covarde que foge de qualquer confronto
Continuação direta do filme "El Zorro escarlata en la venganza del ahorcado " (1958) . Luis Aguilar reprisa seu papel como Zorro escarlata, com Fernando Osés como seu dublê nas cenas de ação .
Luis Aguilar voltaria ao personagem em "El zorro escarlata en diligencia fantasma" (1959) de Rafael Baledón...
... e faria outro herói (muito similar) em "El ánima del ahorcado contra el latigo negro" (1959) de Vicente Oroná e Jesús Marín.
O sub gênero 'ranchera de terror' (a mistura de faroeste e histórias de fantasmas , uma combinação particularmente popular entre o público mexicano no final da década de 1950) ainda traria no mesmo ano: "El grito de la muerte" (The Living Coffin, 1959) de Fernando Méndez...
O cowboy detetive Gastón (Gastón Santos), acompanhado de seu parceiro Coiote Louco (Pedro de Aguillón), investiga o rancho da jovem Maria Elena Garcia (Maria Duval) e sua tia Dona Maria (Hortensia Santoveña), assombrado por mortes misteriosas...
... creditadas pelos locais, como relacionadas à maldição de uma mãe chorosa que abandonou a tumba em busca de vingança.
Versão 'western', colorida, com músicas e cenas de humor, da lenda da 'maldición de la llorona', nas mãos seguras do roteirista Ramón Obón e do diretor Fernando Méndez...
https://www.youtube.com/watch?v=oQclV4pC0_U
"La maldición de Nostradamus" (1959), de Federico Curiel
O estranho Ericson (Gérman Robles) é filho do infame vidente francês Michel de Nostradamus, que, por ordem do espírito de seu pai, recebe a missão de convencer o mundo da existência de vampiros e outros fenômenos ocultos. Para isso, decide contatar o Professor Durán (Domingo Soler), um cientista que não acredita em lendas ou magia negra.
Durán zomba de suas ideias, mas Ericson insiste, avisando-o de que sua recusa resultará na morte de 13 pessoas. Depois da primeira morte se confirmar, Durán tenta matar o filho de Nostradamus, mas o homem se transforma em um morcego gigante e voa para longe, revelando que é uma mistura de feiticeiro e vampiro...
Seriado para o cinema em 12 capítulos, escrito por Carlos Enrique Taboada (1929-1997), com Gérman Robles novamente como um vampiro aristocrata. O seriado foi posteriormente adaptado para quatro filmes: "La maldición de Nostradamus", "Nostradamus y el cazador de monstruos", "Nostradamus, el genio de la oscuridad", e "La sangre de Nostradamus", que foram exibidos em cinemas ao redor do mundo (incluindo o Brasil) na década de 1960, e na televisão americana, em uma versão redublada e reeditada pela AIP.
https://www.youtube.com/watch?v=VuKAU4F3GXE
O diretor Federico Curiel (1917-1985) começou como ator nos anos 1940, no final dos 50 passou a escrever roteiros, e logo depois assumiu a cadeira de direção, onde se especializou em filmes de aventuras e Lucha Libre...
💀🧛1960s
"La Llorona" (1960) de René Cardona
Felipe (Mauricio Garcés) e Margarita (Luz María Aguilar) se casam e têm um filho, embora o pai dela, Don Gerardo (Carlos López Moctezuma) os avise sobre uma maldição que paira sobre a família, e pode custar a vida da criança.
No século XVI , doña Luísa (María Elena Marqués ), uma mulher indígena e espanhola se apaixonou pelo nobre conquistador espanhol Dom Nuño de Montesclaros (Eduardo Farjado), e teve um casal de filhos com ele. Ao ser traída e desprezada, ela matou os filhos e lançou uma maldição em Dom Nuño e seus descendentes.
Felipe descarta a história como um mero conto popular, e logo depois a casa é visitada por Carmen Asiul (María Elena Marqués), uma mulher de manto preto que assumirá o trabalho de babá do bebê recém-nascido . Carmen é aceita, mas ela é a maldita Luísa, e secretamente planeja assassinar o garoto Juanito usando a mesma adaga com a qual matou seus próprios filhos.
Uma releitura da lenda de La llorona, em uma versão urbana e moderna em que um casal burguês é atormentado por esta figura do folclore local. A figura da llorona é corporizada na ama que chega para tomar conta da criança quando o casal decide retomar o estilo de vida moderno, que o casamento e o nascimento do filho veio interromper.
O filme se desenvolve como um suspense macabro, com as diversas tentativas de Luísa de matar o bebê, e apenas no final é revelado sua condição sobrenatural, e ela é levada de volta ao passado...
Depois do bizarro e divertido "Santa Claus" (1959), que misturava fantasia infantil com sci-fi, Merlin o Mago, e um demônio; o ator, produtor, diretor, roteirista René Cardona (1905-1988) entrou no mundo do terror, e logo, dirigiria muitos filmes clássicos do gênero...
https://www.youtube.com/watch?v=85lotsaiZ_4
"Orlak, el infierno de Frankenstein" (1960) de Rafael Baledón
O ladrão e assassino Jaime Rojas (Joaquín Cordero) conhece o Dr. Carlos Frankenstein (Andrés Soler) na prisão, após o médico ser descoberto roubando cadáveres para seus experimentos. Jaime é libertado e se oferece para ajudar o doutor a escapar e, mais tarde, apoiá-lo em seus experimentos, obtendo sangue humano para alimentar sua criação, o monstruoso Orlak. À medida que Orlak se fortalece, Rojas o usa como instrumento de vingança, controlando-o via ondas de rádio, depois que Frankenstein coloca um rosto artificial igual ao seu na criatura...
Roteiro de Carlos Enrique Taboada , fazendo uma adaptação bastante livre de "Frankenstein', no México do início do século XX.
"La casa del terror" ( A Casa do Terror, 1960) de Gilberto Martínez Solares
O cientista louco professor Sebastian (Yerye Beirute ) conduz experimentos macabros, e aterroriza a cidade, transformando o museu de cera local, em uma verdadeira casa de horrores.
O Professor, secretamente drena o sangue do preguiçoso vigia noturno Casimiro (Gérman Valdés 'Tin Tan' ), para usar em experimentos de ressurreição.
O corpo de um 'homem moderno' (Lon Chaney Jr.) é encontrado mumificado em um sarcófago egípcio, e é roubado pelo cientista e seus dois capangas.
A múmia corpo à vida, e quando a lua cheia brilha, o ressuscitado se transforma em um lobisomem. Casimiro o vê vagando pelo museu, ninguém acredita nele, nem mesmo Paquita (Yolanda Varela), sua namorada, que acaba sendo ameaçada pelo monstro...
Comédia de terror com o popular comediante e cantor 'Tin-Tan' (Germán Cipriano Teodoro Gómez Valdés y Castillo...irmão de Ramón 'Seu Madruga' Valdés !), com participação especial do veterano astro de terror americano Lon Chaney Jr., que vive ao mesmo tempo seus dois personagens mais famosos no cinema - a múmia e o lobisomem!
Yerye Beirute (Hermes Yerye Beirute -1928 - 1972) nascido na Costa Rica, ficou marcado no cinema mexicano como o tradicional assistente bruto e sem cérebro, de cientistas e vampiros, ou monstros variados. Aqui ele fez um raro papel de destaque, como o médico louco...
https://www.youtube.com/watch?v=WpAIDclkkK4
"Macario" (1960) de Roberto Gavaldón
O lenhador Macario ( Ignacio López Tarso ) , é um pobre homem trabalhador e reservado, que passa os dias na floresta para conseguir lenha suficiente para vender.
Sua esposa ( Pina Pellicer ) é lavadeira, e a renda do casal mal dá para alimentar seus cinco filhos pequenos. Na véspera do Dia dos Mortos, como um presente especial para Macario, sua esposa rouba um peru, assa-o e o entrega secretamente ao marido para que ele o coma sozinho enquanto trabalha. Macario leva o peru para a floresta, mas, ao sentar-se para comer, é abordado por três homens diferentes: um homem de bigode e lábia fácil, vestido de preto ( José Gálvez) - representando Satanás...
... um senhor de aparência etérea vestido de branco ( José Luis Jiménez ) - representando Deus ; e um magro (Enrique Lucero) que aparenta ser um camponês em dificuldades - mas que na verdade é a própria Morte em forma humana.
Macario compartilha sua refeição com o último, e a Morte oferece a ele um presente especial como forma de retribuição. Ela enche o frasco de Macario com água (que brota do chão) que possui a capacidade especial de curar os enfermos. A Morte também o informa que aparecerá (em forma fantasmagórica e translúcida) ao lado da cama de cada pessoa que ele espera curar. Se estiver aos pés da cama, pode reanimá-la com a água, caso contrário, a hora da pessoa chegou, e nada poderá ser feito.
Macario usa a água milagrosa pela primeira vez para reanimar seu filho, que cai no poço. Rapidamente, a notícia se espalha pela vila, e ele é convidado a ajudar o rico Dom Ramiro ( Mario Alberto Rodríguez ) a curar sua esposa moribunda ( Sonia Infante ). Após curá-la com sucesso, Dom Ramiro e Macario formam uma parceria, e pessoas ricas de todo o país começam a frequentar sua hospedaria em busca de cura .
Um médico local invejoso, decide denunciar o caso às autoridades católicas, que prontamente enviam um grupo de inquisidores à cidade para investigar. Apesar das alegações daqueles que ele ajudou - que acreditam que ele está fazendo uma obra divina- os inquisidores rotulam Macario de feiticeiro, o trancam em uma masmorra de tortura e ameaçam cortar sua língua ou queimá-lo na fogueira...
Baseado no romance do escritor B. (Bruno) Traven (autor também de 'O Navio da Morte', e 'O Tesouro da Sierra Madre'), esta fantasia alegórica tem uma atmosfera assombrosa (com muitos toques de terror), uma bela fotografia (de Gabriel Figueroa ), e ótimo elenco. Foi o primeiro filme mexicano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (perdeu para "A Fonte da Donzela", de Bergman) e também foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes (onde perdeu para "A Doce Vida", de Fellini, mas ganhou o prêmio de Melhor Fotografia).
https://www.youtube.com/watch?v=0IbAPc9wpOY
"El fantasma de la opereta" (1960) de Fernando Cortés
O garçom Aldo (Tin-Tan/ Gérman Valdés) e sua namorada cantora Lucy (Ana Luisa Peluffo) decidem reabrir um teatro abandonado para apresentar operetas. Sem que eles saibam, um Fantasma assombra o local, horrivelmente queimado em um incêndio que ele mesmo provocou anos antes. O Fantasma toca sua melodia macabra em um violino, e apenas a sua sombra é vista nas paredes.
Enquanto uma dupla de policiais ineptos (Ramón Valdés e Guillermo Hernández) investiga, Aldo decide fazer um musical com vários 'fantasmas' para assustar as pessoas e chamar a atenção do empreendimento.
"O Fantasma da Opereta" brinca com o clássico de Gaston Leroux, 'Le Fantôme de l'Opéra', com vários de seus elementos mais típicos, e cita o filme de 1943, com Claude Rains, mas com uma solução para o mistério digna da série animada "Scooby-Doo"...
* Como curiosidade: existe uma comédia de terror e musical argentina de 1955, com o mesmo título, mas com um enredo diferente...
https://www.youtube.com/watch?v=PuFeohXLexc
"La nave de los monstruos" (1960) de Rogelio A. González
As belas venusianas Gamma ( Ana Bertha Lepe ) e Beta ( Lorena Velázquez ) são enviadas através da galáxia para coletar espécimes masculinos e ajudar a repovoar seu planeta. Após alguns problemas com sua nave espacial, elas são forçadas a fazer um pouso forçado na Terra e acabam em uma pequena cidade mexicana. A primeira pessoa que encontram é o amável caubói cantor Lauriano ( Eulalio González/ 'Piporro' ).
Gamma e Lauriano começam a se envolver romanticamente, mas a malvada Beta se revela uma espécie de vampira que se transforma em um morcego voador gigante! Ela também parece obcecada por poder e acaba libertando os 'monstros da galáxia' (chamados : Uk, Utirr, Tagual, e Zok), que elas haviam coletado .
Um deles é um pequeno alienígena com uma cabeça e olhos gigantes, e um cérebro exposto, que seria um 'Príncipe de Marte'. Também temos um ciclope escamoso e orelhudo, uma aranha monstruosa com braços flexíveis, e um esqueleto vivo e falante. Também a bordo da nave está um grande (e desajeitado) robô especialmente equipado chamado Tor...que no final se apaixona por uma jukebox!
Um dos filmes mais bizarros e divertidos da década! Mistura de comédia, faroeste 'ranchera', terror, sci-fi e romance! 'Lalo '“Piporro” Gonzalez, foi um dos reis da era de ouro da comédia mexicana e a personificação da cultura do norte do México, um caubói cantor. Ana Bertha Lepe (1934-2013), foi Miss México 1953 e terceira colocada no Miss Universo, e Lorena Velázquez (1937-2024), foi Miss México 1960!
E, sim, a coleção de monstros, que por mais rudimentares que sejam em seu design e manipulação, são definitivamente únicos. A aventura tem um clima de comédia quase infantil, mas um final 'violento', com olhos arrancados, e monstros queimados vivos...
https://www.youtube.com/watch?v=ZKRcJqKiELU
" El esqueleto de la señora Morales" (1960) de Rogelio A. Gonzáles
Pablo Morales ( Arturo de Córdova ) é um taxidermista alegre , casado há 20 anos com Gloria ( Amparo Rivelles ), uma mulher amarga, inválida, obsessiva e fanática religiosa. Pablo deseja ter filhos, mas Gloria rejeita suas investidas amorosas e o humilha, dizendo que ele cheira a animais mortos. Seu único prazer parece ser irritar o marido de todas as formas.
Pablo junta dinheiro por muito tempo para comprar uma câmera nova, mas Gloria a quebra maliciosamente, o que acaba sendo a gota d'água: ele se vinga envenenando -a, e em seguida, esquarteja o corpo e coloca o esqueleto em exibição na sua loja.
A polícia e o intrometido padre Artemio (Antonio Bravo) suspeitam dele e Pablo é levado a julgamento, mas...
Comédia de humor negro e suspense psicológico, baseado no conto "O Mistério de Islington", de Arthur Machen (de 1927), com roteiro de Luis Alcoríza. É considerado pela crítica como um dos cem melhores filmes mexicanos de todos os tempos, e, estava muito à frente de seu tempo, especialmente considerando seu lançamento no mesmo ano que " Psicose " (Alfred Hitchcock) e "Peeping Tom" (Michael Powell), ambos filmes que exploraram a natureza do assassinato e buscaram ampliar a nossa compreensão desses 'monstros humanos'...
https://m.ok.ru/video/1650419436138
"Muñecos infernales" ( The Curse of the Doll People, 1961) de Benito Alazraki
Durante férias no Haiti, quatro amigos se infiltram em uma cerimônia vodu secreta e roubou um pequeno ídolo de pedra.
De volta ao México, eles são avisados por Karina ( Elvira Quintana ), uma especialista em costumes antigos e ciências ocultas, que eles roubaram 'O Ídolo Sagrado dos Houngans', e todos estão marcados para morrer. Logo depois, à meia-noite, o colecionador Luis ( Jorge Mondragón ), morre misteriosamente.
A morte de Luis é atribuída a um acidente, mas acontece, que eles foram seguidos por Zandor (Quintín Bulnes), o sumo sacerdote vodú, e seu assistente zumbi mudo Sabud ( que dorme em um sarcófago egípcio!).
Mas, o gigante apodrecido pouco faz, já que Zandor transfere a alma de cada vítima para uma boneca à sua semelhança, reanimando-a. Elas então devem ajudar o sacerdote a executar sua vingança...
Karina, e seu noivo cético, Dr. Armando (Ramón Gay), precisam deter Zandor e seus 'bonecos infernais'...
Roteiro de Alfredo Salazar, baseado completamente (sem nenhum crédito) no livro de 1933, “Burn, Witch, Burn !” do autor pulp americano Abraham Merrit. Um dos filmes de terror mexicanos mais assistidos nos EUA na época, graças ao seu lançamento em cinemas drive-in ( e depois na TV) com o título de "Curse of the Doll People", em sessão dupla com "The Vampire" / "El Vampiro", de 1957.
Foi o último filme do astro Ramón Gay ( Ramón Garcia Gay, 1917-1960), que esteve em "La bruja" (1954) , e na trilogia da "Múmia Asteca" - ele foi morto a tiros (em maio de 1960) durante uma discussão com outro homem por causa da atriz Evangelina Elizondo (1929–2017)...
https://www.youtube.com/watch?v=fphqbXjBORA
"El mundo de los vampiros" (O Mundo dos Vampiros, 1961) de Alfonso Corona Blake
Em uma festa que está sendo dada em uma vila mexicana pelo expatriado europeu Colman (José Baviera), ambas as sobrinhas de Colman, Mirtha (Silvia Fournier) e Leonor (Erna Martha Bauman) se sentem atraídas pelo estranho aristocrático Conde Sergio Subotai (Guillermo Murray) .
Subotai, no entanto, veio à casa de Colman para se vingar. Ele é um vampiro, que nutre uma antiga mágoa familiar, pois os ancestrais de Colman quase exterminaram o clã Subotai na Europa. Subotai planeja vingar seus ancestrais vampirizando as sobrinhas do velho e deixando Colman testemunhar a degradação delas, antes de perecer.
Na mesma festa comparece Rodolfo Sabre (Mauricio Garcés), que possui conhecimento esotérico de música folclórica, e toca uma certa melodia para os convidados, dizendo-lhes que, antigamente, essa melodia repelia vampiros. Subotai também tem aptidões musicais, toca um grande órgão feito de ossos humanos, e começa a criar uma legião de mortos vivos - criaturas monstruosas com cara de morcegos...
Leonor é vampirizada, visita Rodolfo em seus sonhos e o ataca com suas presas. Mas a força de vontade de Rodolfo é maior, e ele passa a lutar para salvar Mirtha...
https://www.youtube.com/watch?v=MhVqC_vwNnM
"Locura de terror" (1961) de Julián Soler
Pacífico ( Germán Valdés 'Tin-Tan' ) se finge de louco para escapar da tirania de sua sogra Doña Angustias ( Consuelo Guerrero de Luna ), dizendo que é o herói Tarzan, e acaba internado em um hospício. O Dr. Lucas ( Manuel 'El Loco' Valdés ), administra o hospital, mas tem uma visão distorcida da realidade. Seus colegas, o Dr. Ivanov ( Andrés Soler ) e o Professor Jones (David Silva), aproveitam para realizar experimentos com cadáveres para ver se conseguem ressuscitá-los e usá-los para dominar o mundo.
Pacífico acaba sendo vítima dos médicos loucos, que provocam a sua morte, roubam seu corpo, e o revivem...reduzido a nada além de ossos - essencialmente um esqueleto com uma cabeça!
Apesar de sua aparência agora aterrorizante, Pacífico tem consciência, e resolve combater os médicos e seus zumbis, para salvar a linda enfermeira Lúcia (Sonia Furió), sua própria esposa Marilú (Verónica Loyo), e o bondoso Dr. Lucas...
Germán Valdés fez dezenas de comédias de terror e ficção científica das décadas de 1940 a 1970, e essa tem um título bastante apropriado - é uma grande loucura, com cientistas malucos, zumbis podres, e um herói... literalmente esquelético!!!
https://www.facebook.com/watch/?v=1580847875803712
"La marca del muerto" (1961) de Fernando Cortés
Gonzalo Malthus (Fernando Casanova), e um médico louco do século XIX, que sequestra jovens mulheres para extrair seu sangue (ou, mais provavelmente, sua essência vital) a fim de alcançar a imortalidade e a juventude eterna.
Ele é descoberto e preso, e com uma aparência extremamente envelhecida por não conseguir manter seus tratamento na prisão — encontra seu fim na forca.
70 anos depois, o Dr. Gonzalo Malthus (Fernando Casanova em papel duplo) herda a casa de seu avô. Lá, ele encontra um retrato que mostra que eles eram idênticos, e o caderno de laboratório com os experimentos detalhados.
Malthus III desenterra Malthus I, e o revive, mas longe de se mostrar grato, o cientista maligno decide se passar por seu próprio neto...
Melodrama de terror gótico, produção da Alameda Films, produtora que atua até hoje, mas que na época foi uma espécie de HAMMER mexicana (El Pantano de la Ánimas · El Ataúd del Vampiro · El Vampiro · El Grito de la Muerte ...)...
Lançado em uma versão reeditada e dublada para o mercado americano ( 'massacrada') com o desajeitado título de "Creature of the Walking Dead" .
https://www.youtube.com/watch?v=cumk9IsJX_M
Em sua investigação, El Santo descobre que os dois casos estão ligados - os ladrões são zumbis controlados por um vilão encapuzado via rádio (dispositivo nos cintos metálicos que usam), criados com os segredos roubados do cientista, que foi sequestrado e também zumbificado...
Este foi o primeiro filme de El Santo feito no México e, ao contrário de seus dois filmes anteriores, rodados em Cuba em 1958, tem boa produção, e mistura policial, lucha libre, sci-fi e terror. A fórmula se mostrou um sucesso e o campeão dos ringues voltaria em inúmeras aventuras do gênero.
https://www.youtube.com/watch?v=yjPvsjX4ngQ&t=16s
p.s. Biografia de El Santo :
https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/10/horror-film-stars-astros-do-horror-5.html
CONTINUA...
Fontes:
- Arquivos do autor
- Wikipédia
- IMDB
- Destroy All Monstruos-
https://destroyallmonstruos.blogspot.com/
- The Mexican Film Bulletin Page-
https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html
- Chilango -
https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/
- The Bloody Pit of Horror-
https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html
- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573
- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/
- Películas B -
https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano
- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html
- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror










.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.png)


.webp)




.jpg)

.jpg)
































.png)













Poster.jpg)


%20copy.jpg)








.webp)

.webp)














.png)













Nenhum comentário:
Postar um comentário