ASTROS DO HORROR 5
⭐Filho de um agrimensor e de uma dona de casa, mas de uma família com vários atores de teatro, incluindo seu avô paterno, Henry William Cushing (que excursionou como famoso Sir Henry Irving ), o jovem Peter desde cedo demonstrou sua vocação. Ele queria seguir a carreira de ator, mas seu pai se opôs à ideia, e lhe arranjou um emprego burocrático, que ele enfrentou durante 3 anos, enquanto tentava ingressar no teatro profissional. Peter lutou bastante, trabalhando como assistente de palco e atuando em pequenos papéis. Ele resolveu seguir carreira no cinema nos Estados Unidos, e se mudou em 1939, com poucas libras em seu bolso. Seu primeiro papel foi uma ponta na aventura "O Homem da Máscara de Ferro" no mesmo ano; depois ele atuou em outros filmes americanos, incluindo uma comédia com a famosa dupla 'O Gordo e o Magro'.
Cushing retornou à Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, e continuou o que parecia ser uma luta inglória, até que em 1948 fez um pequeno papel em "Hamlet", de/e/com Laurence Olivier, que ganhou o Oscar de Melhor Filme, e recebeu elogios por sua atuação. Também apareceu no mesmo filme, * Christopher Lee, que eventualmente se tornou um grande amigo e colega de elenco frequente . Ele continuou a aparecer em vários pequenos papéis no rádio, teatro e cinema, até que no começo dos anos 1950, incentivado por sua esposa Helen, procurou papéis na televisão, que estava começando na Inglaterra. Em 1954, ele estrelou "Nineteen Eighty-Four", adaptação da BBC do romance de sci-fi distópica "1984" de George Orwell...
... que foi um enorme e elogiado sucesso. Cushing se tornou uma estrela de cinema (principalmente em filmes históricos), assim como seu colega de elenco *Donald Pleasence.
https://www.youtube.com/watch?v=ba4J6umbbp0
Finalmente, Cushing foi escalado para o papel principal de "The Curse of Frankenstein" (1957), da Hammer Films, marcando o primeiro de vinte e dois filmes que ele fez para a produtora.
Aqui, Cushing entregou uma atuação que definiu sua carreira, irradiando obsessão e arrogância ameaçadora, transformando o Barão Frankenstein em um cientista moralmente duvidoso, e o personagem principal da série, ao invés do Monstro, como adaptações anteriores. A produção também foi o ponto de virada na trajetória da Hammer, que passaria a investir tudo no terror gótico em cores, com Cushing e Chistopher Lee - que fez a criatura de Frankenstein no filme, como seus grandes astros!
https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/09/frankenstein-criador-criatura-capitulo-2.html
Com o sucesso instantâneo de "Frankenstein", a Hammer logo escalou a dupla Cushing/Lee para sua versão de "Dracula" (1958) de Terence Fisher...
Cushing agora daria nova vida ao personagem do Dr. Van Helsing, diferindo do romance original- o caçador de vampiros agora, é mais jovem e dinâmico, preparado para enfrentar corpo-a-corpo, o Conde Drácula feroz, de olhos vermelhos e longas presas de Christopher Lee.
https://www.dailymotion.com/video/x9fgmgk
Cushing reprisou o papel de Victor Frankenstein em cinco sequências. Na primeira, "The Revenge of Frankenstein" (1958), o personagem é condenado à morte na guilhotina , mas foge e se esconde sob o pseudônimo de Doutor Victor Stein, e continua seus experimentos.
Cushing e Lee apareceram juntos no terror da Hammer "The Mummy" (1959), com Cushing como o arqueólogo John Banning e Lee como o antagonista 'enfaixado' Kharis .
https://www.dailymotion.com/video/x9o0ylu
Na mesma época, ele interpretou outro personagem clássico que o marcou: o detetive Sherlock Holmes em "The Hound of the Baskervilles" (1959), adaptação do romance homônimo de Sir Arthur Conan Doyle . Ele novamente coestrelou ao lado de Lee, que fez o aristocrático Sir Henry Baskerville; e a Hammer intensificou os elementos de terror do romance original, para incorporá-lo no seu ciclo do gênero .
Cushing diversificou seus papeis, aparecendo em filmes de aventura e de suspense, retornando ao terror como Van Helsing em "The Brides of Dracula" (1960)...
... O Barão Victor em "The Evil of Frankenstein" (1964), e em "The Gorgon" (1964), ao lado de Christopher Lee, agora como dois cientistas aliados contra o monstro feminino da mitologia grega...
Ele voltou a ser Victor Frankenstein em "The Evil of Frankenstein" (1963), onde o Barão ressuscita o cérebro inativo de seu monstro; e no inovativo "Frankenstein Created Woman" (1967), no qual a Criatura é uma bela (mas mortífera) mulher interpretada pela modelo da revista Playboy Susan Denberg.
Cushing apareceu também em filmes da produtora independente Amicus Productions, incluindo a antologia "Dr. Terror's House of Horrors" (1965), como o personagem título que podia ver o futuro usando cartas de tarô ; e "The Skull" (1965), como um professor possuído por uma força sobrenatural contida dentro de um crânio - ambos com a participação de Chistopher Lee...
.... além de desempenhar o papel do divertido personagem de sci-fi Dr. Who (baseado na popular série de TV da BBC) , em "Dr. Who and the Daleks" (1965) e "Daleks' Invasion Earth 2150 AD" (1966).
Em "The Vampire Lovers" (1970) da Hammer, iniciou a chamada 'Trilogia Karnstein', baseada em "Carmilla" de Sheridan Le Fanu; e uma fase da produtora com mais erotismo e nudez. Cushing viveu o General Spindorf, na verdade, uma variação de...Van Helsing...
Para a Amicus novamente, ele foi reunido com Christopher Lee e Vincent Price em "Scream and Scream Again" (1969) -apesar de fazer apenas uma ponta; com Lee em "I, Monster" (1971) uma versão de 'O Médico e o Monstro'; e na antologia "The House That Dripped Blood" (1971).
Ele sofreu um grande golpe nessa época, quando sua amada Violet 'Helen' Beck, com quem era casado desde 1943, faleceu. A morte de Helen teve um grande impacto físico e mental no ator enlutado; em "Drácula AD 1972" (1972), ele havia sido escalado como o pai da personagem Jessica Van Helsing (Stephanie Beacham), mas ele envelheceu tanto e perdeu tanto peso que o papel foi rapidamente reescrito como seu avô.
Para outra antologia da Amicus, "Tales from the Crypt" (1972), Cushing escolheu o papel de Arthur Grymsdyke, um viúvo gentil , que é levado a cometer suicídio, mas retorna do túmulo para buscar vingança. Ele usou as emoções da recente perda da esposa para adicionar autenticidade ao luto do personagem, e sua atuação lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Masculino na 'Convenção de Cinema de Fantasia' de 1972, na França.
Viajando para a Espanha, Cushing foi reunido novamente com Lee no terror-sci-fi "Horror Express" (1972); e na China, voltou a ser o professor Van Helsing, na bizarra mistura de artes marciais e vampirismo "The Legend of Seven Golden Vampires" (1974)...
Sempre um 'renomado caçador de vampiros' nas telas, Peter Cushing teve a oportunidade de provar o 'outro lado da moeda' na comédia francesa "Tendre Dracula" (1974), onde interpretou o veterano ator de terror aposentado, chamado McGregor, que mora em um castelo, e que seria um vampiro de verdade...
https://m.ok.ru/video/8203926833867
Cushing fez dois filmes para a produtora Tyburn Films, fundada por Kevin Francis, filho de Freddie Francis, que o dirigiu em "The Legend of the Werewolf" (1974), e "The Ghoul" (1975), que lhe rendeu outro prêmio de Melhor Ator, agora no Festival de Cinema Fantástico de Sitges, na Espanha.
O então jovem cineasta americano George Lucas, escalou Cushing para seu próximo filme de fantasia espacial , "Star Wars" (1977) como o Grand Moff Tarkin, comandante da Estrela da Morte, e divulgado nos primeiros anúncios do filme como o vilão principal da história, ao invés do icônico Darth Vader!
O veterano ator recebeu um salário diário maior do que a maioria de seus colegas de elenco, por conta de sua fama, e Cushing se deu bem com todo o elenco, especialmente com seu antigo colega da Hammer, David Prowse (de "Frankenstein e o Monstro do Inferno") ,que fisicamente interpretou Darth Vader. "Star Wars" deu a ele a maior visibilidade de sua carreira e uma legião de fãs mais jovens.
Na Grécia, Cushing atuou novamente ao lado de Donald Pleasence no terror 'satanista' "The Devil's Man" (1977) de Kostas Karagiannis e escrito por Arthur Rowe. "Land of the Minotaur" é o nome da versão americana mais curta (86 minutos) do filme.
A carreira de Peter Cushing durou mais de seis décadas e incluiu participações em mais de 100 filmes. Ele e Christopher Lee permaneceram grandes amigos até o fim da vida. Cushing faleceu com 81anos em agosto de 1994.
FILMOGRAFIA SELECIONADA:
* Nineteen Eighty-Four ("1984", UK 1954 TV) de Rudolph Cartier, com * Donald Pleasence
* The Curse of Frankenstein (A Maldição de Frankenstein, UK 1957) de Terence Fisher, com Christopher Lee
* The Abominable Snowman ( O Monstro do Himalaia, UK 1957) de Val Guest
* Dracula (Horror of Dracula / O Vampiro da Noite, UK 1958) de Terence Fisher, com Christopher Lee, * Michael Gough
* The Revenge of Frankenstein ( A Vingança de Frankenstein, UK 1959) de Terence Fisher
* The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles, UK 1959) de Terence Fisher, com Christopher Lee
* The Mummy (A Múmia, UK, 1959) de Terence Fisher, com Chistopher Lee
* The Flesh and the Fiends ( Os Monstros da Morgue Sinistra, UK 1960) de John Gilling , com Donald Pleasence
* Twins of Evil ( As Filhas de Drácula, UK 1971) de John Hough
* Tales From the Crypt ( Contos do Além, UK 1971) de Freddie Francis
* Dracula A.D. 1972 (Drácula no Mundo da Mini Saia, UK 1972) de Alan Gibson, com Christopher Lee
* Dr. Phibes Rises Again (a Câmera de Horrores do Diabólico Dr. Phibes, UK / USA 1972) de Robert Fuest , com Vincent Price
* Asylum (Asilo Sinistro, 1972) de Roy Ward Baker, segmento : "The Weird Tailor"
* Fear in the Night (Um Grito Dentro da Noite, UK 1972) de Jimmy Sangster, com Ralph Bates
* Panico en el Espreso Transiberiano / Horror Express (O Expresso do Horror, ESP/UK 1972 ) de Eugenio Martín, com Christopher Lee
*Nothing But the Night (Enigma Fatal, UK 1973) de Peter Sasdy, com Christopher Lee
* The Creeping Flesh ( A Essência da Maldade, UK 1973 ) de Freddie Francis, com Christopher Lee
* And Now the Screaming Starts! (Os Gritos Que Aterrorizam, UK 1973) de Roy Ward Baker, com Herbert Lom
* The Satanic Rites of Dracula ( Os Ritos Satânicos de Drácula, UK 1973) de Alan Gibson
* From Beyond the Grave ( Vozes do Além, UK 1974) de Kevin Connor
* Frankenstein and the Monster from Hell ( Frankenstein e o Monstro do Inferno, UK 1974) de Terence Fisher
* The Beast Must Die (A Fera Deve Morrer, UK 1974) de Paul Annett
* Madhouse (A Casa dos Rituais Satânicos, USA/UK 1974) de Jim Clark
* The Legend of the 7 Golden Vampires ( A Lenda dos Sete Vampiros, UK/HK 1974) de Roy Ward Baker & Chang Cheh
* Tender Dracula (FR 1974) de Pierre Grunstein. Comédia
* Legend of the Werewolf (A Lenda do Lobisomem, UK 1974) de Freddie Francis
* The Ghoul (O Carniçal, UK 1975) de Freddie Francis
* At the Earth's Core ( No Coração da Terra, UK 1976 ) de Kevin Connor
* The Devil's Man / Land of the Minotaur (O Homem do Diabo, UK/USA/ GR 1976 ) de Kostas Karagianis, com Donald Pleasence
* Star Wars (Guerra nas Estrelas, USA 1977) de George Lucas.
* Shock Waves ( Ondas do Pavor, USA 1977 ) de Ken Wiederhorn, com John Carradine
* The Uncanny ( Trama Sinistra, UK 1977 ) de Denis Héroux
* Arabian Adventure ( Uma Aventura na Arábia, UK 1979) de Kevin Connor
* Misterio en la isla de los monstruos (O Mistério da Ilha dos Monstros, ESP 1981) de Juan Piquer Simon, com * Paul Naschy
* House of the Long Shadows (A Mansão da Meia Noite, UK 1983) de Pete Walker, com Vincent Price, Christopher Lee & John Carradine
* Top Secret! ( USA 1984) de 'ZAZ' . comédia, ponta.
* Sword of the Valiant ( A Espada do Valente, UK 1984) de Stephen Weeks
* The Masks of Death (Máscaras da Morte , UK 1984 TV) de Roy Ward Baker
* Biggles: Adventures in Time ( Biggles, Uma Aventura no Tempo, UK 1986) de John Hough
EL SANTO - Rodolfo Guzmán Huerta ( Tulancingo, México, 23 de setembro de 1917 - Ciudad de México, DF, México, 5 de fevereiro de 1984) . Lutador e campão de lucha libre (luta livre, wrestling),durante quase cinco décadas, ator e herói folclórico mexicano, conhecido como ' El Enmascarado de la Plata'. Com sua fama nos ringues, ele estrelou filmes de ação e terror, e se tornou personagem de revistas em quadrinhos.
⭐ O quinto de sete filhos de uma família humilde mexicana, Rodolfo Guzmán Huerta praticou beisebol e futebol americano, e então estudou Ju-Jitsu e começou a competir em luta livre amadora. Estreou profissionalmente no meio dos anos 1930, utilizando diversos pseudônimos diferentes, até que aos 24 anos, lutou na Arena México pela primeira vez como 'El Santo', e sob este nome, e com a máscara prateada, ele rapidamente encontrou seu estilo, e sucesso. Em 1958, o lutador e ator Fernando Osés, convidou El Santo para trabalhar em filmes, e embora relutante com a novidade, ele aceitou. Os dois primeiros filmes, "Santo contra el cerebro del mal" e "Santo contra hombres infernales", foram filmados em Cuba, com um orçamento minúsculo, e não foram distribuídos na época. Tudo mudou com "Santo Contra los Zombies" (1961), que estabeleceu sua persona cinematográfica' : Santo foi mostrado pela primeira vez como um lutador profissional trabalhando como um super-herói ao estilo 'Batman', e enfrentado monstros e cientistas loucos...
E, ator e personagem são misturados, já que nas telas, El Santo vive uma versão fictícia de si mesmo. E começa a lenda, alimentada por um mistério: quem era El Santo? O 'luchador' ficou conhecido por nunca tirar sua máscara, mesmo em companhia privada, tanto nos filmes, como em sua vida real.
Em 1962 estreou "Santo contra las mujeres vampiro", onde o herói combate Zorina (Lorena Velázquez), a Rainha dos Vampiros ( e suas seguidoras e escravos), que quer transformar uma jovem inocente, em sua sucessora, para que ela possa se juntar no Inferno, com seu marido...Satã!
https://www.youtube.com/watch?v=MFTzW6jW-Mo
Lançado nos cinemas da Europa, e dos EUA (onde o herói foi renomeado como 'Samson'), além de ser exibido no Festival de San Sebastián, na Espanha, em 1965, foi um de seus filmes mais conhecidos internacionalmente, e o primeiro sucesso. Logo viriam "Santo en el museo de cera" ; "Santo contra el Estrangulador", e sua continuação "El espectro del estrangulador", todos de 1963, e com fortes elementos de terror gótico, misturados com inúmeras cenas de lutas nos ringues, e números musicais!
https://www.youtube.com/watch?v=4c_fBGGAPwY
"La invasion de los marcianos" (1966), é o primeiro enfrentamento do lutador contra alienígenas, no caso, Argos (Wolf Ruvinskis) e sua equipe de marcianos e (belas) marcianas, que com a desculpa de parar os testes atômicos da Terra, passam a desintegrar pessoas com seus raios!
https://www.youtube.com/watch?v=QiL2lxfR5WQ
"Santo en el tesoro de Drácula" (1968), é um clássico do terror mexicano ( com elementos de sci-fi), onde uma vigem no tempo, coloca o 'Mascarado de Prata' contra o Rei dos Vampiros - vivido de forma muito eficiente por Aldo Monti (o italiano Aldo Bartolomé Monteforte 1929-2016) - e suas noivas vampiras...
https://www.dailymotion.com/video/x92qviw
"Santo contra Blue Demon en la Atlantida" (1968), e "Santo y Blue Demon contra los monstruos" (1969), marcam o início da parceria nas telas, de El Santo, e seu rival nos ringues, Blue Demon (Alejandro Muñoz Moreno 1922-2000; visivelmente mais alto e mais forte, Blue Demon derrotou El Santo em dois confrontos famosos em 1952 e em 1953).
"Contra los Monstruos", é um divertido e bizarro confronto do herói com as criaturas do terror revividas e controladas por mais um cientista louco: um vampiro, o monstro de 'Franquestain', um lobisomem, um ciclope, uma múmia, zumbis, vampiras, um alienígena, e um clone maligno de Blue Demon!!!.
https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/12/monster-mash-os-monstros-se-encontram.html
Nos anos 1970, El Santo continuou sua cruzada nas telas contra as forças malignas, e enfrentou "A Vingança da Múmia" (1970), "La Hija de Frankenstein" (1971), mais alienígenas em "Asesinos de Otros Mundos" (1971), magia negra, mulheres- lobo, e, junto com Blue Demon, combateu "Drácula y el Hombre Lobo" (1972), e muito mais...
A série de filmes Santo inspirou a produção de séries semelhantes estreladas por outros luchadores famosos, como Blue Demon, Mil Máscaras, Superzan e Las Luchadoras , entre outros. Santo até coestrelou com Blue Demon e Máscaras em vários de seus filmes, como "Las momias de Guanajuato (1970)...
O filho mais novo de Santo, Jorge Ernesto Guzmán Rodríguez (nascido em 1963) apareceu em vários filmes de seu pai e depois, deu continuidade à lenda da Máscara de Prata, lutando como 'El Hijo del Santo'. Ele iniciou sua própria série de filmes, começando com "Chanoc y el hijo del Santo contra los vampiros asesinos" (1981), onde El Santo tem uma participação especial no início, passando a máscara e a missão de combater o mal para seu herdeiro.
El Santo se aposentou dos filmes, mas continuou fazendo aparições e exibições ao vivo, e no final de janeiro de 1984, foi convidado em um popular programa de televisão mexicano e, sem aviso, removeu sua máscara apenas o suficiente para expor seu rosto, se despedindo assim de seus fãs. Uma semana depois, durante um show, El Santo sofreu um ataque cardíaco, e faleceu no hospital em 5 de fevereiro de 1984.
FILMOGRAFIA SELECIONADA:
* SANTO CONTRA LOS ZOMBIES (Zombies , Os Mortos Vivos, 1961) de Benito Alazraki
* SANTO EN EL HOTEL DE LA MUERTE (Santo, 1961) de Federico Curiel
* SANTO CONTRA EL CEREBRO DIABOLICO ( 1961) de Federico Curiel
* SANTO CONTRA LAS MUJERES VAMPIRO (Santo Contra as Mulheres Vampiro, 1962 ) de Alfonso Corona Blake
* SANTO EN EL MUSEO DE CERA (Santo contra os Monstros do Museu de Cera, 1963 ) de Alonso Corona Blake
* SANTO CONTRA EL ESTRANGULADOR (Santo Enfrenta o Estrangulador de Mulheres, 1963) de René Cardona
* EL PODER SATANICO (1964) de Chano Urueta . Ponta
* ATACAN LAS BRUJAS (1964) de José Diaz Morales
* EL HACHA DIABOLICA (1964) de José Diaz Morales
* PROFANADORES DE TUMBAS (1965) de José Diaz Morales
* EL BARON BRAKOLA (1965) de José Diaz Morales
* SANTO EL ENMASCARADO DE PLATA VS. LA INVASION DE LOS MARCIANOS (Santo Combate os Marcianos, 1966) de Alfredo B. Crevenna
* EL TESORO DE MOCTEZUMA (Santo Enfrenta a Maldição de Moctezuma, 1966) de René Cardona & René Cardona Jr.
* SANTO EN EL TESORO DE DRACULA (Santo Contra o Drácula, 1968) de René Cardona
* SANTO CONTRA CAPULINA (Santo vs. Capulina, 1968)
* SANTO CONTRA BLUE DEMON EN LA ATLANTIDA (Santo Desafia os Demônios da Atlântida, 1969) de Juan Soler
* SANTO Y BLUE DEMON CONTRA LOS MONSTRUOS (Santo Contra os Monstros de Frankenstein, 1969 ) de Gilberto Martinez Solares
* EL MUNDO DE LOS MUERTOS (Santo no Mundo dos Mortos, 1969) de Gilberto Martinez Solares
* SANTO CONTRA LOS CAZADORES DE CABEZAS ( 1969) de René Cardona
* LA VENGANZA DE LAS MUJERES VAMPIRO (The Vengeance of the Vampire Women, 1969) de Federico Curiel
SANTO CONTRA LOS JINETES DEL TERROR (Santo vs. the Riders of Terror, 1970) de René Cardona
* SANTO EN LA VENGANZA DE LA MOMIA (Santo Enfrenta a Vingança da Múmia, 1970) de René Cardona
* LAS MOMIAS DE GUANAJUATO (The Mummies of Guanajuato, 1970) de Federico Curiel
* SANTO CONTRA LA HIJA DE FRANKESTEIN (Santo Contra a Filha de Frankenstein, 1971) de Miguel M. Delgado
* ASESINOS DE OTROS MUNDOS (Santo Combate os Monstros do Outro Mundo, 1971) de Rúben Galindo
* SANTO Y BLUE DEMON CONTRA DRACULA Y EL HOMBRE LOBO (Santo Contra Drácula e o Homem Lobo, 1972) de Miguel M. Delgado
* SANTO CONTRA LA MAGIA NEGRA (Santo Contra a Magia Negra, 1972) de Alfredo B. Crevenna
* LAS BESTIAS DEL TERROR (The Beasts of Terror, 1972) de Alfredo B. Crevenna
* SANTO VS. LAS LOBAS (Santo vs. the She-Wolves, 1973 ) de Rúben Galindo
* SANTO Y BLUE DEMON CONTRA EL DR. FRANKENSTEIN (Santo and Blue Demon vs. Dr. Frankenstein, 1973 ) de Miguel M. Delgado
* SANTO CONTRA EL DOCTOR MUERTE (Santo vs. Dr. Death, ESP/MEX 1973) de Rafael Romero Marchent
* LA VENGANZA DE LA LLORONA (The Vengeance of the Crying Woman, 1974) de Miguel M. Delgado
* SANTO Y BLUE DEMON EN EL MISTERIO EN LAS BERMUDAS (Mystery in Bermuda, 1977) de Gilberto Martinez Solares
*CHANOC Y EL HIJO DEL SANTO VS. LOS VAMPIROS ASESINOS (Chanoc and The Son of Santo vs. the Killer Vampires 1981) de Rafael Pérez Grovas, ponta
DONALD PLEASENCE - Donald Henry Pleasence (Worksop, Nottinghamshire, UK 5 de outubro de 1919 - Saint-Paul-de-Vence, Alpes-Maritimes, França 2 de fevereiro de 1995) Com sua cabeça calva, um olhar penetrante, voz intensa, geralmente baixa, mas capaz de um grito agudo, ele se especializou em interpretar personagens insanos, fanáticos ou malignos, em mais de 60 anos de notável carreira.
⭐Filho de uma família de ferroviários e metodistas fervorosos, Donald descobriu o teatro aos sete anos, e mais tarde decidiu ser ator profissional, apesar da oposição de seus pais. Em 1940 ele entrou na Força Aérea Real, e serviu como operador de rádio de aeronaves no no Comando de Bombardeiros durante a Segunda Guerra. Em agosto de 1944, seu avião foi abatido durante um ataque na França , e ele foi capturado e aprisionado em um campo de concentração nazista. Pleasence produziu e atuou em muitas peças para o entretenimento de seus companheiros cativos. Depois da guerra, ele se empenhou em sua carreira teatral, e no final dos anos 1940 fez sua estreia na televisão. Em 1954 ele chamou a atenção da crítica por seu papel na versão da BBC do romance de George Orwell "1984" com Peter Cushing no papel principal . Pleasence interpretou o Príncipe John em vários episódios da série "The Adventures of Robin Hood" (1956-1958), da ITV, e depois apareceu em séries como "Danger Man" , "The Twilight Zone", "The Outer Limits" e "The Fugitive". Ele estreou no cinema em 1954, e coincidentemente dois anos depois, atuou (em um papel diferente) em "1984" (1956) de Michael Anserson, primeira adaptação para a tela grande do romance clássico de sci-fi.
Pleasence estrelou o filme de terror "The Flesh and the Fiends" (1960) como o assassino e ladrão de cadáveres da vida real William Hare , ao lado de George Rose como seu parceiro Burke, e Peter Cushing como o Dr. Knox.
Em "Circus of Horrors" (1960) , de Sidney Hayers , interpretou o papel de Vanet, o dono de um circo que é palco de crimes sangrentos, e que é morto por um urso enfurecido.
Pleasence atuou em grandes filmes como o drama de guerra "Fugindo do Inferno" (1963), o policial biográfico "Dr. Crippen" (1963), o bíblico "A Maior História de Todos os Tempos" (1965), no papel do 'diabo'; e no thriller psicológico "Cul-de-sac" (1966) de Roman Polanski, no elogiado papel principal.
Ele foi um padre no terror britânico "Eye of the Devil" (1966) de J. Lee Thompson; o vilão Dr. Michael, no sci-fi "Fantastic Voyage" (1966) de Richard Fleisher, com Raquel Welch...
...e o arqui-vilão de James Bond, Ernst Stavro Blofeld, em "You Only Live Twice" (1967), com Sean Connery; o primeiro filme em que o rosto (com cicatrizes) do personagem é visto claramente, e um de seus papeis mais lembrados na cultura popular....
Pleasence interpretou o monitor 'SEN 5241' em "THX 1138" (1971), ao lado de Robert Duvall, a estreia de George Lucas na direção, em um sci-fi barato, inteligente e cult...
No ano seguinte, ele foi Calhoun, o inspetor de polícia excêntrico e obcecado por chá no filme de terror "Death Line"/ "Raw Meat" , ao lado de Christopher Lee; e então participou de duas clássicas antologias de terror britânicas: "Tales That Witness Madness" (1973), onde viveu o Dr. Tremayne, o psiquiatra que conta quatro histórias de terror em um asilo mental; e...
"From Beyond the Grave" (1974), em um episódio sinistro ao lado de sua filha, a atriz Angela Pleasence.
Donald Pleasence estrelou o bizarro terror/sci-fi de baixo orçamento, "The Mutations" (1974), de Jack Cardiff, como um cientista louco que planeja 'criar uma raça de plantas que possam andar e de homens que possam criar raízes'...
Depois, viveu o vilão Lucas Deranian na aventura de sci-fi juvenil "Escape to Witch Mountain", da Walt Disney (1975); e foi o dedicado obstetra, Dr. Finch, no terror "I Don't Want to Be Born" (1975), de Peter Sasdy, com Joan Collin, *Ralph Bates, *Caroline Munro...
Donald foi o heroico Padre Roche, que combate um culto demoníaco na Grécia, liderado pelo Barão Corofax (Peter Cushing), em "The Devil's Man" / "Land of the Minotaur" (1976)...
Pleasence apareceu como Dr. Samuel Loomis no terror independente "Halloween" (1978) de John Carpenter. O filme foi um grande sucesso e foi considerado o filme independente de maior bilheteria de sua época, ganhando elogios como um clássico influente do terror.
Ele reprisaria seu icônico papel de Dr. Sam Loomis em "Halloween II" (1981), "Halloween 4: The Return of Michael Myers" (1988), "Halloween 5: The Revenge of Michael Myers" (1989), e "Halloween: The Curse of Michael Myers" (1995).
FONTES:
- Arquivos do autor
- LIVROS:
Horror Film Stars - Michael R. Pitts (McFarland Books, 1991)
Heroes of the horrors – Calvin Thomas Beck (Collier Books, 1975)
The Overlook Film Encyclopedia : Horror - Phil Hardy (The Overlook Press, 1994)
🕸 WEB:
- Wikipédia
- IMDB
- Letterboxd
- Peter Cushing- Appreciation Society - https://petercushingblog.blogspot.com/
- The Films of EL SANTO- https://terpconnect.umd.edu/~dwilt/santo.html
- Assim Era Hollywood- https://assimerahollywood.wordpress.com/category/atores-2/
- CMH Blog - https://www.classicmoviehub.com/blog/
- Frankensteinia- https://frankensteinia.blogspot.com/
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/actor
- Classic Monsters - https://www.classic-monsters.com/
- FIlmsFantastiques. com - https://filmsfantastiques.blogspot.com/p/821-films-de-1910-2014.html
- MF - Melhores Filmes- https://www.melhoresfilmes.com.br/actors/
Nenhum comentário:
Postar um comentário