El Cine de Horror de Argentina - Origens
A indústria cinematográfica argentina é uma das mais pujantes da América Latina, tendo como rivais o Brasil e o México. Apesar do 'cinematógrafo' dos irmãos Lumière ter chegado à Argentina bastante cedo, em 1896, apenas um ano depois da sua apresentação em Paris, e do filme "La Bandera argentina" de Eugene Py, ter sido realizado em 1897, a primeira produção de terror realizada no país, foi o misto de aventura, sci-fi e terror "El hombre bestia" (1934) de Camilo Zaccaria...
O Capitão Richards ( Saverio Yaquinto ) é um piloto norte americano da Primeira Guerra Mundial que sofre um acidente de avião no meio de uma floresta remota.
Lá, ele vive por doze anos como um selvagem, e quando ele parece achar uma saída, acaba na porta do estranho Doutor Marchesi ( Raúl D'Angeli ). O louco Dr. Marchesi injeta sua 'fórmula diabólica' no peito de Richards, que aparentemente o transforma em um predador sexual com força sobre-humana. O 'Homem-Fera' então começa a sequestrar as mulheres da região, que ele leva para sua caverna escondida.
A família de uma das garotas sequestradas contrata um detetive italiano, chamado Jackson' ( Mario Cuartucci ), que só fala italiano (!?), para encontrar o Homem-Fera. Jackson contrata um grupo de marinheiros, que depois de muitas tentativas e erros, conseguem capturar a ameaça peluda. Eles o levam até o cientista Professor Robinson ( Felipe Salzinger ), que possui uma máquina que hipnotiza o Capitão Richards e o faz conduzir as autoridades até sua caverna secreta. Felizmente, as mulheres parecem ilesas, e o malvado Dr. Marchesi recebe o que merece no final.
Lançado com o subtítulo de "las aventuras del Capitán Richard", é uma produção amadora de baixo orçamento , com 50 minutos de duração, que é uma bagunça completa, e absolutamente Trash!
https://www.youtube.com/watch?v=LyY_JOoA6GI
"Una luz en la ventana" (1942) de Manuel Romero (direção e roteiro), surgiu tardiamente, cerca de vinte anos depois da Universal iniciar a sua popular série de filmes de monstros, mas foi bastante influenciado por esse ciclo.
"Una luz en la ventana" se inspira claramente na comédia gótica "The Old Dark House" (A Casa Sinistra, 1932) de James Whale, mas, rapidamente se transfigura no gênero 'cientista louco', quando um médico que sofre de acromegalia planeja um transplante de glândula pituitária de uma jovem, para curar sua deformidade, mas acaba escolhendo a do amante dela para salvá-la.
Neste clássico do thriller argentino e do cinema noir, o médico louco foi interpretado pelo mítico Narciso Ibáñez Menta (1912-2004), ator de origem espanhola, nacionalizado argentino. Atuando desde menino, Narciso era fascinado pelo universo dos efeitos e da maquiagem, e grande admirador de Lon Chaney , aprendeu a maquilhar-se da mesma forma, criando caracterizações em que era quase irreconhecível. Ele iniciou sua trajetória no terror, em 1933, em Buenos Aires, quando fez uma adaptação teatral de "O Médico e o Monstro" , seguida por uma encenação de "O Fantasma da Ópera", que foi um grande sucesso . Apesar de sua carreira profissional ter sido extensa e variada, ele ficou conhecido como 'el rey del terror' da América Latina...
https://m.ok.ru/video/8032614812402
Na década seguinte, destaca-se na produção argentina, obras como : "El extraño caso del hombre y la bestia" (O Homem e a Besta, 1951) de Mario Soffici...
...onde, um homem bestial e violento é o foco da curiosidade, e, 'talvez' ,tenha alguma relação com um médico respeitado conhecido como Dr. Jekyll (Mario Soffici)...
Uma versão de "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" com a história atualizada para os anos 50, mas que se aproxima um pouco mais do romance original do que outras versões. Foi o projeto de vida do ator/roteirista /diretor Mario Soffici(1900-1977), nascido na Itália, e carreira totalmente na Argentina. Com eficazes efeitos especiais, e maquiagem de Neron Kesselman, apresenta o curioso fato de que Jekyll realmente perde a maior parte do cabelo durante a transformação.
O filme tem sua primeira metade um pouco lenta, e com muitos diálogos, mas depois entrega sequências memoráveis, como o doutor se transformando em um túnel do metrô enquanto o trem passa.
https://archive.org/details/el-extrano-caso-del-hombre-y-la-bestia-1951
"Si Muero Antes de Despertar" (Se Eu Morrer Antes de Acordar, 1952) de Carlos Hugo Christensen, explora de forma onírica, o mito do folclore infantil latino do 'homem do saco', figura sobrenatural que ao cair da noite recolhe as crianças que não regressaram cedo para suas casas.
Lucio (Nestor Zavarce), um menino de 11 anos, cujo pai (Floren Delbene) é um inspetor de polícia, promete a uma amiga que nunca contará o segredo sobre um homem misterioso (Homero Cárpana) que lhe dá pirulitos e promete levá-la à sua casa de doces.
A garotinha acaba morta, e quando uma segunda menina desaparece, Lúcio precisa encontrar uma maneira de salvá-la, sem revelar ao seus pai, e ao mesmo tempo, cumprir a promessa feita a sua falecida amiga.
Lançado no México como "El vampiro acecha", também lembra muito "M" de Friz Lang, e é sem dúvida, um filme muito sombrio, inspirado num conto de Cornell Woolrich. Foi rodado originalmente para ser um episódio de uma antologia de três histórias, mas foi montado e lançado como um filme em separado, assim como os outros dois episódios; como o prestigiado ‘Nunca Abras esta Porta’ (1952), considerado um clássico do cinema policial noir portenho.
https://www.youtube.com/watch?v=JyUZPidTBjU
*** O argentino Carlos Hugo Christensen (1914-1999) fez filmes no Peru, na Venezuela, no Chile, e no Brasil. Trabalhou em todos os gêneros, mas, com predileção pelos melodramas, e obras de suspense, com um trabalho de câmera criativo e uma ênfase especial no uso da iluminação e na atuação dos atores.
Também tivemos o clássico suspense 'noir' "El vampiro negro" (O Vampiro Negro, 1953) de Román Viñoly Barreto...
... versão argentina de "M" (M, o Vampiro de Düsseldorf, 1931) de Fritz Lang, que se concentra nas atividades de Teodoro Ulber (Nathán Pinzón), um professor de línguas peculiarmente tímido e discreto, que é um pedófilo perturbado, assassino de crianças.
Com uma fotografia altamente sugestiva, com um elaborado jogo de luz , e movimentos de câmera inquietos, é um clássico do cinema argentino, uma obra maldita e expressionista, considerada um 100 Melhores filmes do pais em todos os tempos . Viñoly Barreto filmou de forma que Buenos Aires não se parecesse com ela, e apesar de prestar tributo ao original, consegue se distanciar de Fritz Lang.
Destaque para a atuação de Nathán Pinzón (1917-1993), com sua face e olhos que lembram Peter Lorre, no papel de sua vida, cumprindo…um esforço louvável na construção de um personagem que não é fácil de expressar.
https://m.ok.ru/video/8029638429426
"El fantasma de la opereta" (1955) de Enrique Carreras
O comediante desempregado Aldo (Alfredo Barbieri) convence o dono de uma casa de operetas a deixá-lo ensaiar lá, com sua namorada (Amelita Vargas), e um grupo excêntrico de atores.
O que eles não sabem, é que um cientista maluco mantém uma série de monstros clássicos no porão - um homem invisível, Drácula, dois 'fantasmas da Ópera' diferentes, um lobisomem e o monstro de Frankenstein.
Eventualmente, os monstros causam o caos durante uma apresentação no palco. As pessoas caem, fingem estar assustadas, ficam encantadas por moças bonitas, correm umas atrás das outras, e os vários monstros cruzam o palco durante um número de dança elaborado, para o deleite e aplausos da plateia. Então, tudo se revela um sonho...
Escrito por René Marcial, Manuel Rey e Alfredo Ruanova, evidentemente é uma comédia musical, influenciada por "Abbott and Costello Meets Frankenstein" (1948), da Universal, assim como inúmeras comédias mexicanas.
https://www.youtube.com/watch?v=MuD6nIweGtg
Na antologia "Obras maestras del terror" (1960) de Enrique Carreras, Narciso Ibáñez Menta interpreta três personagens diferentes, uma para cada capitulo, inspirado livremente na obra de Edgar Allan Poe.
"O barril de amontillado" - Samivet (Narciso), é um vinicultor amargo e obcecado pelo seu trabalho, o vinho, e casado com a bela Teresa ( Inés Moreno), que, entediada acaba se apaixonando pelo mascate Maurice Fralpont (Carlos Estrada). Samivet o acolhe em sua bodega, a propriedade mais importante da cidade, e lhe oferece o melhor vinho feito com a fruta mais doce, como a vingança, que, segundo ele, é um vinho que se serve gelado…
"O caso do Sr. Valdemar" - O médico Eckstrom (Narciso) experimenta com magnetismo animal (mesmerismo), mas é desprezado pela comunidade médica e se isola em sua mansão. Eckstrom continua sua pesquisa, seu objetivo é induzir o sono em uma pessoa com doença terminal, enganando assim a morte.
Ele conta isso ao seu aluno Valdemar (Osvaldo Pacheco), que está prestes a morrer de uma doença terminal. O Dr. Eckstrom o mantém vivo em uma falsa vida, e o resultado é o pior possível...
"O Coração Delator" - O jovem Sidney (Chicho Ibáñez Serrador - Narciso Jr. ) encontra abrigo e trabalho com seu tio Thorborn (Narciso), um relojoeiro muito feio e avarento, com apenas um olho bom. Ele trata mal seus clientes, e nãos gosta das crianças que brincam à sua porta. Então, Sidney faz amizade com Toby (Mario García González), um menino pobre, e que manca de uma perna, a quem oferece seu café da manhã todas as manhãs. Uma noite, o relojoeiro cruel zomba do sobrinho, e conta que seu amiguinho morreu. De madrugada, Sidney lhe diz que está sofrendo por causa daquele olho, aquele olho inútil, e o mata sufocando-o com um travesseiro. No dia seguinte, Sidney diante dos policiais que entraram na relojoaria, não suporta as fortes batidas do coração de sua vítima enterrada e irrompe em gritos histéricos…
O roteiro do filme foi adaptado por Luis Peñafiel, pseudônimo de Chicho Ibáñez Serrador (1935-2019), filho de Narciso Serrador, que também estrela o último episódio. 'Los Narcisos' já haviam adaptado diversas obras de Poe para a televisão argentina em 1959, e aqui aparentemente também co- dirigiram com o prolífico diretor de origem peruana Enrique Carreras.
https://www.youtube.com/watch?v=wKYffFdTLts
"Extraña invasión" / "Stay Tuned for Terror " (ARG/USA 1965) de Emilio Vieyra
Em uma cidade no sul dos Estados Unidos, crianças que brincam ao ar livre derrubam acidentalmente tanques de metal em um pântano. Logo depois, estranhas imagens de listras e ondas aparecem nas telas de televisão...
.... produzindo um efeito hipnótico em idosos e crianças, que começam a vagar pelas ruas como zumbis .
Steven Jameson (Richard Conte), supervisor do Ministério das Comunicações, e a Dra. Conway (Anna Mizrahi Strasberg) viajam para a cidadezinha para avaliar a epidemia e tentar encontrar uma cura. Quando o estranho sinal é emitido, as crianças começam uma violenta reação coletiva, e os militares precisam intervir.
Sci-fi e terror em coprodução - a história se passa em uma cidade no sul dos Estados Unidos, mas foi rodado em Ciudad Jardín Lomas del Palomar, Argentina, com diálogos inteiramente em inglês. O elenco inclui atores americanos nos papéis principais e atores e personalidades argentinas conhecidas da época em papéis coadjuvantes. O filme estreou nos Estados Unidos em 1965 com o título "Stay Tuned for Terror", e muito mais tarde foi dublado em espanhol e lançado na Argentina ( em 1974).
https://www.youtube.com/watch?v=MAD0cTwYSYI
Depois desse primeiro filme como diretor, o produtor, ator e roteirista Emilio Vieyra (1920-2010) se dedicaria aos filmes de 'exploitation', estilisticamente relacionados aos 'grindhouse' e filmes B americanos, visando principalmente o mercado latino nos Estados Unidos, onde produtos similares feitos no México já eram bastante consumidos .
'Enquanto o cinema de terror mexicano, pela proximidade geográfica e a força do mercado latino dos Estados Unidos, demonstra uma forte influência do modelo da Universal, no caso do Brasil isso não é tão claro, antes apostando num erotismo mais explícito. A história do cinema de género argentino sugere uma intersecção entre os casos mexicano e brasileiro. Não renega a herança norte-americana, mas aplica um tratamento erótico ousado. Emilio Vieyra é um dos realizadores argentinos que melhor faz esse cruzamento entre cinema de terror e erótico'...
"Placer Sangriento" ( 1965) de Emilio Vieyra
O inspetor Ernesto Lauría (Mauricio De Ferraris) investiga a morte e o desaparecimento de várias jovens na praia. Aparentemente, um louco está caçando jovens bonitas e liberais , que passam os dias festejando em bares. O Dr. Bermúdez (Alberto Candeau) afirma que as vítimas foram drogadas, algo que também aconteceu com sua esposa antes de ela morrer, e que isso poderia ser a ligação entre os casos, embora o inspetor tenha algumas suspeitas, ainda que equivocadas.
O serial killer é o músico organista Silvio Valverde (Ricardo Bauleo), que usa uma máscara de monstro, e garras...
.. mas, ele droga as suas vítimas com doses letais de heroína, abusa-as sexualmente e, em seguida, esfaqueia-as no peito com uma seringa, abandonando-as na praia...
...algumas vítimas não morrem, mas ficam em um estado zumbificado...
Emilio Vieyra surpreende com esta pastiche de gêneros- ele mistura um médico louco, drogas e um assassino em série, com elementos tanto do futuro gênero slasher quanto do recente giallo italiano, bizarrice e toques de nudez. Filmado em 10 dias de 1965, em Buenos Aires, e em uma praia do Paraguai; foi lançado em 1967 nos EUA como "The Deadly Organ", e mais tarde como "Feast of Flesh"...
https://m.ok.ru/video/7247973714558
Dessa forma, a produtora de Vieyra e Orestes Trucco, PAA (Produtores Associados da Argentina), realizou logo a seguir:
"La venganza del sexo" (1966) de Emilio Vieyra
Diversos casais que se preparam para o sexo são capturados por uma figura estranha, e o dedicado repórter George (Ricardo Bauleo) investiga os misteriosos desaparecimentos...
Ele descobre que as vítimas são levadas para a mansão do cientista Dr. Zoide (Aldo Barbero), que os mantém prisioneiros. Lá, ele injeta uma substância para 'aprimorar' suas capacidades sexuais.
O médico louco então força os sequestrados a fazerem sexo. Enquanto transam, ele extrai um fluido especial deles. O Dr. Zoide acredita que o segredo da vida eterna reside nas substâncias químicas produzidas pelo corpo durante o sexo e as utiliza para se manter vivo. Ele recebe instruções de um cérebro que vive e fala de dentro de um recipiente, e os sequestros são realizados por seu assistente monstruoso .
Bizarra e imaginativa mistura de sexploitation, sci-fi e terror, filmada em 1966, mas que só estreou no Uruguai em 1969 e levou dois anos para ser lançado na Argentina. Também estreou no circuito 'grindhouse' dos Estados Unidos, dublado, com o título "The Curious Dr. Humpp".
https://www.dailymotion.com/video/x944ffs
"La Bestia Desnuda" (1967) de Emilio Vieyra
O Inspetor Hector Ibáñez (Aldo Barbero) tenta solucionar uma série de assassinatos, em que as vítimas são dançarinas de um show de variedades.
O culpado pode ser qualquer um, desde o astro do show, o cantor charmoso e mulherengo Rolo Borel ( Rolo Puente), até o zelador diabético e estranho, Quasimodo (Norberto Aroldi). O inspetor então, coloca sua linda namorada, Sofia (Gloria Prat ), em perigo mortal, fazendo com que ela se infiltre como dançarina no espetáculo.
O assassino misterioso usa uma fantasia de vampiro, com uma máscara monstruosa de borracha, e o final, fantasmas ensanguentados de todas as suas vítimas aparecem como uma alucinação para atormentá-lo...
O diretor/roteirista/produtor Vieyra, além de interpretar Julio, o assistente de palco no teatro onde os crimes acontecem, também escreveu canções para o filme sob o pseudônimo de 'Raúl Zorrilla'. Thriller policial com elementos de terror, nudez, excesso de cenas musicais, e muitos clichês. Rodado à cores em 1967, só estreou no país em 1971...
https://www.youtube.com/watch?v=Ntd_gNEjCV0
"Sangre de vírgenes" (As Virgens do Vampiro, 1967) de Emilio Vieyra
No século XIX, a bela Ofelia (Susana Beltrán) está apaixonada por Gustavo (Walter Kliche), um homem mais velho. No entanto, seus pais insistem para que ela se case com um homem escolhido por eles. Na noite de núpcias, Gustavo aparece no quarto, assassina o noivo, e transforma Ofelia em vampira para que possam ficar juntos para sempre.
Nos anos 60, um grupo de jovens que se dirigia para uma estação de esqui de Bariloche, se abriga em uma pousada abandonada depois que sua van quebra. Há o bonitão, Raul (Rolo Puente), sua namorada Laura (Gloria Prat), o irmão dela Tito (Ricardo Bauleo), o guia turístico atrapalhado( Orestes Trucco), entre outros. Logo, Ofelia aparece e seduz um dos rapazes, e o vampiro Gustavo também está atrás de mais sangue jovem.
Enquanto as garotas do grupo começam a desaparecer, cabe aos outros rapazes descobrir o que está acontecendo. Para complicar, existe o servo zumbi de Gustavo, e Ofelia precisa decidir por quanto tempo mais poderá continuar com sua vida amaldiçoada...
Vieyra entra no terror gótico, com essa versão portenha do estilo Hammer de mortos vivos / vampiras eróticas. Mas, ele não se afasta de seus temas habituais, como 'jovens modernos' se divertindo em boates - uma longa cena de 7 minutos (!) de festa e danças! ...
... nudez, e vilões com assistentes monstruosos. Mesmo com um roteiro básico e clichê, o filme consegue fazer um interessante paralelo entre diferentes polos - por um lado, a gravidade de um amor maldito / antigo e, por outro, a promessa de liberdade oferecida pela contracultura 'hippie'.
Rodado entre os bosques de Bariloche, o filme balança entre o artístico e o trash, ao apresentar por exemplo, imagens de gaivotas voando, ao invés dos tradicionais morcegos.
O filme foi proibido na Argentina na época (mas, foi lançado internacionalmente, inclusive no Brasil), foi exibido brevemente em 1974, durante um curto período de abertura democrática, para ser banido novamente. Somente nos anos 1980 ele foi exibido livremente e lançado em vídeo, se transformando em um dos maiores filmes cult argentinos de todos os tempos...
https://m.ok.ru/video/5275196262948
"El hombre que volvió de la muerte" (1969 TV) de Martín Clutet
Elmer Van Hess (Narciso Ibáñez Menta), um homem injustamente condenado à morte e executado, cujo cadáver é comprado pelo cientista Dr. Mortensen (Eduardo Rudy) para realizar experimentos. O cientista consegue trazê-lo de volta à vida, substituindo seus órgãos por artificiais, transformando-o em uma criatura indestrutível, destinada a viver muito mais tempo do que qualquer mortal.
Ao perceber isso, Elmer provoca um incêndio no laboratório e foge, mas seu rosto fica queimado durante a fuga. Ele se esconde em um navio e viaja para o Egito, onde conhece Abdul (Nestor Hugo Rivas), um sábio cego que o ajuda a fazer várias máscaras que parecem ser feitas de pele humana verdadeira. Nutrido por esse conhecimento e com Abdul como seu assistente, Elmer Van Hess retorna à sua cidade, movido por um desejo de vingança contra todos aqueles que causaram sua desgraça.
https://www.youtube.com/watch?v=IkxKFiy0ViQ
Série de televisão argentina criada e estrelada por Narciso Ibáñez Menta, exibida em 1969 no Canal 9 de Buenos Aires . É amplamente considerada um clássico do terror e suspense na televisão argentina. Existe pouco material de arquivo da série, que era considerada mídia totalmente perdida , embora em 2024 uma versão de 22 minutos tenha sido carregada no YouTube com algumas sequências resgatadas e digitalizadas.
https://www.youtube.com/watch?v=859w39hdygw
A série tornou-se um sucesso imediato, atraindo a atenção do público e crítica, e com altos índices de audiência.
O sucesso desta série permitiu que Narciso estrelasse posteriormente mais filmes fantásticos para a TV argentina: "Un pacto con los brujos" (1969), uma variação sobre ideias inspiradas no filme "o Bebê de Rosemary", de Polanski; "Robot" (1970), onde Narciso interpreta tanto o cientista, quanto a criatura que ele cria; em "El Monstruo no ha muerto" (1970), ele personifica um Adolf Hitler idoso que continua a conspirar nas sombras; e em "Otra vez Drácula" (1970), ele é tanto o próprio Conde quanto um ator que o interpreta. Depois, ele viajou para sua terra natal, onde estrelou dois filmes de terror para o cinema "La saga de los Drácula" (1973), e "Odio mi cuerpo" (1974), ambos dirigidos na Espanha pelo...argentino León Klimovsky(1906-1996) !!!
"Los vampiros los prefieren gorditos" (1974) de de Gerardo Sofovich
O Conde Drácula (Adolfo García Grau) viaja para Buenos Aires usando o nome de Vladimir Bram Stoker (!?). Ele se hospeda com sua sexy secretaria (Dorys del Valle ) em um grade hotel.
O mensageiro Gilberto Espichicuchi ( Jorge Porcel), e o porteiro Gallego (Alberto Irizar), se vêm envolvidos no caos entre Drácula, um grupo de mafiosos, liderados por Dom Gordone (Jorge Porcel, novamente), e outros hóspedes 'complicados'...
Finalmente, quando os hóspedes deixam o hotel,e tudo se acalma, o mensageiro se surpreende com a chegada de um novo casal: ninguém menos que o monstro Frankenstein e sua bela esposa...
Comédia maluca fantástica, escrita pelo diretor Gerardo, e seu irmão Hugo Sofovich. O astro do filme é Jorge Porcel (1936-2006) comediante e apresentador de televisão argentino, apelidado de 'El Gordo de América'. Porcel é considerado, juntamente com Alberto Olmedo, um dos maiores atores cômicos da Argentina do século XX.
https://www.youtube.com/watch?v=OqCStiPXsec
A década de 1980 marcou o retorno com sucesso das comédias de terror, começando com a dupla cômica de Juan Carlos Altavista e Juan Carlos Calabró em "Mingo y Aníbal contra los fantasmas" (1985) e sua sequência "Mingo y Aníbal en la mansión embrujada" (1986), ambos dirigidos por Enrique Carreiras, e logicamente baseados em "Abbott and Costello Meet Frankenstein", e similares mexicanos...
https://www.youtube.com/watch?v=_I4aZEJJyAM
https://www.youtube.com/watch?v=EQ6QhAl1kos
...assim como "Galeria do Terror" (1987), também de Enrique Carreras, mas com a dupla Alberto Olmedo e Jorge Porcel; "Superagentes contra los fantasmas" (1986), e "Los matamonstruos en la mansion del terror" (1987) de Carlos Galettini, com o elenco da série de televisão argentina "Brigada Z" ...
Durante a ditadura militar argentina (1976-1983), os filmes que continham violência e cenas de sexo eram censurados duramente e poderiam gerar prisão. Com isso, a produção de terror só voltaria com o estado democrático...
Durante as décadas de 1980 e início de 1990, o cinema de gêneros argentino (assim como aconteceu no Brasil), reapareceu com o movimento de produções amadoras diretamente para vídeo (SOV).
FONTES:
- Arquivos do autor
- 'Mondo Macabro' - Pete Tombs (St. Martin's Griffin, NY/USA 1998)
-IMDB
- Wikipédia
- Cine nacional. com - https://www.cinenacional.com/
-À pala de Walsh -
https://apaladewalsh.com/2017/09/terror-em-terra-quente-fragmentos-da-america-latina/
- FinalGirl.com -
http://www.finalgirl.com.br/2019/12/final-chica-cinema-de-terror-argentino.html
- CINEFANIA -
https://cinefania.com/terroruniversal/index.php?id=186
- Scifist - https://scifist.net/













.png)
























.jpg)
.jpg)





































.png)
.jpg)
.png)
.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário