terça-feira, 19 de março de 2024

PODERES PSÍQUICOS: Sua Mente Pode Destruir!




   Os 'Poderes Psíquicos' (também chamados de Habilidades Paranormais, ou Extra-Sensoriais) referem-se a uma variedade de supostas habilidades mentais extraordinárias. Estas vão desde a capacidade de comunicação entre mentes (Telepatia) ou a capacidade de mover objetos com o poder da mente (Telecinesia ou Psicocinesia).



Também popular é a capacidade de criar fogos com o poder da mente (Pirocinese) e a Psicometria (a capacidade de ler a história de um objeto tocando-o).



As representações do gênero nos filmes variam desde histórias sobre pessoas com poderes psíquicos (ESPers- 'Extra Sensorial Persons') que ficam perigosamente descontroladas (ou são originalmente mal intencionadas) até aqueles em que são perseguidos pela sociedade, e caçados por agentes do governo e/ou cientistas.  Existem também vários super-heróis e vilões com habilidades derivadas de poderes psíquicos, mas não trataremos deles aqui (sorry , Professor Xavier!).





👀 "Children of the Damned" (A Estirpe dos Malditos, UK 1964) de Anton M. Leader


Em Londres o garoto Paul Looran (Clive Powell), apresenta inteligência muito além da normal, o que chama a atenção do psicólogo Tom Lewellin (Ian Hendry), e do geneticista David Neville (Alan Badel).  



À medida que investigam, descobrem que Paul também é capaz de ler pensamentos e influenciar as mentes de outras pessoas. Os testes também mostram que outras cinco crianças de todo o mundo são igualmente dotadas, e com um código genético idêntico ao de Paul. Essas crianças são trazidas para a Inglaterra.



 Quando os vários governos ficam preocupados com a possibilidade de perder o controle das crianças especiais, elas se unem e assumem o controle de uma igreja abandonada. Quando as forças militares se reúnem, as crianças usam suas habilidades mentais  para se defenderem.


"Children of the Damned" foi anunciado como uma sequência de "Village of the Damned" (A Aldeia dos Amaldiçoados, 1960 de Wolff Rilla), mas é mais uma reformulação do mesmo tema, que era baseado no romance "The Midwich Cuckoos" de John Wyndham. No filme original, as crianças nascem todas em uma aldeia inglesa, são muito parecidas, e seriam alienígenas. Agora elas surgem em várias partes do mundo, e são uma mutação genética - e mais tarde reveladas como uma forma evolutiva humana avançada. 






👀 "The Power" (Os Poderosos, USA 1968) de Byron Haskin, com George Hamilton , Suzanne Pleshette , Michael Rennie , Yvonne de Carlo , Gary Merrill , e Richard Carlson. 


Sete cientistas de um centro espacial pesquisam a capacidade do corpo humano de sobreviver à dor e ao estresse físico como parte do programa espacial. 

Eles conduzem um experimento de psicocinesia em grupo, que revela que um deles é um 'super-homem mental' que possui vastos poderes psíquicos. 


Assim que isso é descoberto, o misterioso super-homem começa a usar seus poderes para matar todos os outros cientistas, a fim de esconder sua existência. 



Suspeito de ser o assassino, o cientista Jim Tanner (George Hamilton) é forçado a fugir. Ele tenta descobrir a identidade da supermente antes que se torne a próxima vítima, sendo que sua única pista é o nome enigmático 'Adam Hart'.
Depois de outras mortes, Tanner confronta Arthur Nordlund (Michael Rennie), que fingiu seu próprio ataque e revela ser Adam Hart, fazendo outro ataque psíquico em Tanner, que revida, e o mata com seus próprios poderes psíquicos despertados. Tanner percebe que ele era o super-humano descoberto pelos testes e que Hart estava tentando eliminar qualquer competição de outros como ele...



Thriller de sci-fi produzido por George Pal.  Baseado no romance de 1956 de Frank M. Robinson, mais conhecido na década de 1970 como escritor de histórias sobre desastres, incluindo aquele que se tornou a base de "The Towering Inferno" (Inferno na Torre,1974). 


               https://rarelust.com/the-power-1968/



👀 "The Sixth Sense" (O Sexto Sentido, USA 1972 TV) Criação de Anthony Lawrence e Stanley Shpetner



Dr. Michael Rhodes (Gary Colins), um professor universitário, também segue uma carreira como parapsicólogo graças às suas habilidades extra-sensoriais. 


Acompanhado por sua jovem assistente, Nancy Murphy (Catherine Ferrar), ele dedica seu tempo livre em pesquisas sobre fenômenos psíquicos, e resolvendo mistérios que misturam crime e paranormalidade.

O Dr. Rhodes utiliza sua habilidade de Psicometria, tocando objetos e pessoas, para investigar suspeitos fantasmas, mortes misteriosas, pessoas com doenças induzidas mentalmente, supostas bruxas, animais sobrenaturais, e até um coletivo que tem o poder telepático de matar pessoas à distância...


Suspense, mistério e terror em série de TV (da ABC TV) que durou duas temporadas, começando em 1971, com um filme piloto especial ("Sweet, Sweet Rachel"), e seguindo-se mais 25 episódios. Cada episódio da primeira temporada começava com a citação: "Seus filhos e filhas profetizarão, Seus velhos sonharão sonhos, Seus jovens verão visões." - Antigo Testamento Jonas, 2:28.
"O Sexto Sentido" não fez sucesso na época, mas se tornou cult, e pode ser visto como um precursor de séries como "Arquivo X" ou "Sobrenatural".





👀 "The Tomorrow People" (Os Seres do Amanhã, ING 1973- 1979- TV) de Roger Price (criação)



 Em uma base secreta, 'The Lab', construída em uma estação abandonada do metrô de Londres, uma equipe observa constantemente o surgimento do próximo estágio da evolução humana - o 'Homo novis', conhecido coloquialmente como Tomorrow People. Nascida de pais humanos normais, uma criança pode, em algum momento entre a infância e o final da adolescência, experimentar um processo chamado 'break-out' e desenvolver habilidades paranormais especiais. Essas habilidades incluem poderes psíquicos como telepatia, telecinesia e teletransporte. 



Uma equipe cientificamente preparada, ajuda no processo, enquanto os jovens enfrentam agonias mentais quando suas mentes mudam repentinamente.  O objetivo do grupo era, inicialmente, ajudar seus novos membros a se ajustarem a seus poderes, mantendo-se longe do alcance das autoridades que estavam à sua procura devido a suas habilidades extra-sensoriais. 

Outro grupo que perseguia os seres do amanhã eram os 'Cyclops', seres extraterrestres que mantinham sua nave em órbita da Terra na esperança de capturar um dos telepatas, pois somente eles poderiam pilotar sua nave de volta a seu planeta de origem. No entanto, a constituição psicológica dos Homo novis os impede de matar outras pessoas intencionalmente. Este elemento de sua constituição é conhecido como a 'barreira principal' e qualquer Ser do Amanhã que causasse a perda de uma vida humana ficaria louca pela confusão em seu cérebro.


John (Nicholas Young) - Aos 17 anos, John é o líder dos Seres do Amanhã. Ele é o inventor e cientista que construiu o 'Laboratório' e o computador biológico, TIM, com a ajuda dos alienígenas do 'Conselho Galáctico'. John foi o primeiro 'Homo novis', e não teve orientação durante o processo.



TIM (voz de Philip Gilbert) é um computador biológico, programado com uma inteligência criada artificialmente, cujos tubos são preenchidos com biofluido. Ele foi parcialmente construído por John, com a tecnologia do Conselho Galáctico. TIM frequentemente ajuda os Seres do Amanhã, fornecendo informações vitais, que os telepatas podem usar em sua aventuras e no seu dia-a-dia de humanos evoluídos... 


Série britânica de drama, sci-fi, aventura e fantasia, produzida pela Thames Television para a ITV Network, entre abril de 1973 e fevereiro de 1979.Uma espécie de 'X-Men' inglês e mais 'realista'.  O programa foi um grande sucesso, e gerou uma série de quadrinhos, e outra de livros de bolso. A série teve um remake britânico/americano entre 1992 e 1995,  uma série de áudio (lançada em CDs) em 2000, e um remake  americano em 2013, que fracassou.






👀 "Esupai" (エスパイ, ESPY- O Poder da Mente, JAP 1974 ) de Jun Fukuda 



O 'Grupo Internacional de Poder Psíquico' é uma organização secreta financiada pelas Nações Unidas, composta por ESPers ( pessoas com poderes extra-sensoriais), sob o disfarce do 'Centro Internacional de Pesquisa da Poluição'. 


Eles travam uma guerra privada contra inimigos que ameaçam a paz mundial e planejam a aniquilação total da raça humana. Dois agentes japoneses (Hiroshi Fujioka, Kaoru Yumi) são enviados para Istambul para impedir o assassinato (via telepatia) de um importante líder mundial (Steve Green). 



O implacável assassino psíquico Gorou (Katsumasa Uchida ) persegue os espiões psicocinéticos, eles próprios marcados para a morte por um grupo anti-ESPY liderado pelo insidioso e sobre-humano Ulrov (Tomisaburo Wakayama), que planeja iniciar a Terceira Guerra Mundial.


Aventura de espionagem (ao estilo 'James Bond') e sci-fi tokusatsu da TOHO, baseada na novela do autor de Sakyô Komatsu (originalmente publicada no "Manga Sunday" em 1964). Diversos elementos da história se assemelham a saga dos quadrinhos "X-Men", como os dois grupos com super poderes, um que quer proteger, e outro que quer destruir a humanidade, cada um com o seu líder/professor. A diferença fica na dose de violência sangrenta e acrobacias - como corpos explodindo, nudez gratuita, uma língua que é psiquicamente arrancado de uma boca e uma vítima que é transformada em queijo suíço por rajadas de balas! 


               https://www.dailymotion.com/video/x8id5c2


 👀 "Carrie" (Carrie, A Estranha, USA 1976) de Brian De Palma


Carrie White (Sissy Spacek), a tímida filha adolescente da fanática religiosa Margaret White (Piper Laurie), tem sua primeira menstruação no chuveiro do vestiário da escola e é tão ignorante sexualmente que pensa que está sangrando até a morte. 



Vítima de bullying pelas colegas, ela ainda é torturada física e mentalmente pela mãe, que a considera 'suja pelo pecado'. Secretamente, Carrie possui habilidades telecinéticas, que que vão aumentando com a sua repressão e isolamento. Na noite do baile de formatura, Margareth tenta violentamente impedir a filha de ir, enquanto algumas colegas lhe preparam um trote humilhante.  



No entanto, eles não contaram com os poderes telecinéticos de Carrie, que ela usa agora para realizar uma vingança repentina e horrível.



Drama de suspense e terror baseado no romance homônimo de Stephen King ( foi o primeiro romance de King, e o primeiro adaptado para o cinema). De Palma dá um show de efeitos estilísticos e pirotecnia cinematográfica, e sua dupla de atrizes principais acabaram sendo indicadas ao Oscar por suas atuações. 
Um clássico dos anos 70, que ganhou sequência, minissérie e refilmagem (todas bastante inferiores), influenciou o gênero e foi (e é) muito imitado...


https://archive.org/details/Carrie.1976.720p.BluRay.x264.YIFY



👀  "Patrick" (AUSTRA 1978) de Richard Franklin

Depois de matar sua mãe e seu amante eletrocutados e uma banheira, o jovem Patrick (Robert Thompson) entra em estado de coma.  



Ele é mantido em aparelhos de suporte vital durante anos, em uma clínica privada, pelo médico responsável, Dr. Roget (Robert Helpmann), que o está usando em experimentos para entender o território entre a vida e a morte. 



Depois de se separar do marido, Kathy Jaquard (Susan Penhaligon) consegue um emprego de enfermeira na Clínica Roget, e sua primeira tarefa é cuidar de Patrick. Ela inventa um código usando suas piscadas reflexivas e descobre que ele responde sexualmente ao toque. 

No entanto, ele não demonstra isso na frente de mais ninguém. Em seguida, tanto seu novo namorado, quanto seu marido- que tenta reatar com ela- sofrem misteriosos acidentes quase fatais. Kathy passa a acreditar que Patrick desenvolveu poderes psicocinéticos (consegue mover objetos, controlar equipamentos, e induzir a vontade alheia), que ele usa para manipular as coisas ao seu gosto, e ele... a considera como dele. 


 Terror australiano nitidamente inspirado no sucesso de "Carrie" (1976). O roteiro de Everett De Roche inventa uma série de reviravoltas nas convenções do gênero, principalmente ao mostrar o personagem-título em coma.  Elegantemente dirigido pelo 'aluno' de Alfred Hitchcock, Franklin. Foi um fracasso nos cinemas australianos, mas fez sucesso internacional, ganhando uma imitação descarada italiana, e um (fraco) remake em 2013 ...


             https://www.youtube.com/watch?v=8ehIjejUx44



👀 "The Medusa Touch" (O Toque da Medusa, UK/FR 1978) de Jack Gold



Em Londres, o escritor John Morlar (Richard Burton) é descoberto em seu apartamento com a cabeça esmagada. Ele ainda está vivo e é levado ao hospital em coma. 



Brunel (Lino Ventura), um detetive da polícia francesa fazendo intercâmbio, investiga o ataque. Conversando com aqueles que conheceram Morlar, Brunel descobre como o anti-social Morlar acreditava ter causado uma série de desastres aparentemente acidentais ao desejar que acontecessem, incluindo a morte de várias pessoas que cruzaram seu caminho.


 Ao tentar convencer sua psiquiatra Dra. Zonfeld (Lee Remick) de suas habilidades, ele fez um avião colidir com um prédio próximo.  

Ao longo de sua investigação, Brunel passa a acreditar nos poderes do escritor, e descobre que foi a Dra. Zonfeld que tentou matar Morlar para cessar sua fúria telecinética. Brunel então percebe que de sua cama de hospital, e em coma Morlar continua provocando catástrofes,  fazendo uma catedral cair sobre um grupo de influentes empresários, e planejando explodir uma usina nuclear...


Thriller sobrenatural com ritmo de filme policial, baseado no romance homônimo de Peter Van Greenaway. A história tem em comum com "Patrick", o personagem em coma no hospital, mas, aqui, quase toda a sua ação paranormal é mostrada em flashbacks dos testemunhos colhidos pelo detetive. 

      https://www.youtube.com/watch?v=SVspVS5peKw



👀 "The Fury" (A Fúria, USA 1978) de Brian De Palma


Ben Childress (John Cassavetes), chefe de uma agência governamental secreta, sequestra Robin (Andrews Stevens), filho de   um de seus ex- agentes, Peter Sandza (Kirk Douglas), que possui poderes psíquicos incríveis.

Childress sequestra jovens com habilidades psíquicas para transformar seus poderes em armas para o governo americano, manipulando-os e controlando-os por meio de lavagem cerebral e eliminando suas famílias.  Ao mesmo tempo, a estudante Gillian Bellaver (Amy Irving) começa a desenvolver poderes psíquicos semelhantes aos de Robin.


Ela é colocada no Paragon Institute, um centro de pesquisa psíquica que é secretamente controlado por Childress. Peter a liberta para conseguir sua ajuda para encontrar seu filho.

 Enquanto isso, os poderes de Robin levaram a uma megalomania crescente de sua parte e ele logo ultrapassa perigosamente a capacidade dos especialistas de Childress de manter o controle sobre ele.

No final, Robin morre, mas antes faz um contato psíquico com Gillian, transferindo seus poderes extraordinários para ela, que os usa para se vingar de Childress...



Thriller de terror, sci-fi e ação, com roteiro de John Farris, baseado em seu próprio romance homônimo. Farris admitiu que seu livro foi inspirado por "Carrie"- uma variação semelhante sobre o tema dos adolescentes usando poderes psíquicos para seus exercer sentimentos reprimidos- então naturalmente De Palma foi escalado para a direção. O filme é confuso e muita coisa não faz sentido (o livro tem 350 páginas, e a adaptação lima grande parte das explicações), e sem drama, e alegorias religiosas. Compensa com os habituais truques visuais e pirotecnias estilísticas de De Palma. E violência. Corpos são contorcidos no ar, outro explode, olhos vazam sangue, cabeças são esmagadas, acidentes mirabolantes acontecem...  

                https://www.dailymotion.com/video/x8l1si3


👀 "Tourist Trap" (Armadilha Para Turistas, USA 1979) de David Schmoeller



Quatro amigos estão viajando por uma estrada secundária quando seu veículo quebra. Eles são pegos nadando nus em uma cachoeira próxima pelo muito estranho Slausen (Chuck Connors), dono da terra. 



Ele apresenta-lhes o seu orgulho e alegria – um museu cheio de manequins muito realistas construído pelo seu irmão Davey como uma exposição turística, que agora está abandonado depois que a nova rodovia tirou o trânsito de turistas. 



À medida que eles exploram a casa, objetos voam, flutuam no ar, os manequins parecem ganhar vida, junto com Davey, que aparentemente voltou dos mortos para persegui-los e matá-los...


Acontece que o louco Slausen possui um forte poder telecinético, e movimenta os manequins, mata manipulando objetos - um personagem é empalado por um cano de ferro, outra é enforcada por seu próprio lenço de pescoço...


...e as vítimas são transformadas em novos manequins da exposição. O irmão Davey não retornou, é o próprio Slausen mascarado...


Terror e suspense de baixo orçamento. Meio slasher, meio sobrenatural, totalmente W*T*F* ! Produção de Charles Band, antes da sua famosa produtora Empire Pictures (depois Full Moon Pictures). Primeiro longa de David Schmoeller, baseado em um curta-trabalho universitário. O roteiro original (do diretor e de J. Larry Carroll) não apresentava poderes telecinéticos; segundo Carroll, a ideia foi proposta por Band, que insistiu para que fossem incluídos na história. Tornou-se um clássico em exibições na TV, e um VHS muito popular!


         https://www.dailymotion.com/video/x8kw6iq


👀 "The Psychotronic Man " (USA 1979) de Jack M. Sell



Rocky Foscoe (Peter G. Spelso) é um barbeiro de Chicago, que uma noite, dirigindo em uma rodovia vê seu carro pairando no ar.



 No dia seguinte, ele consulta um médico sobre sua experiência. Ele tenta voltar ao trabalho, mas tem uma crise de ansiedade e foge. 



Ao tentar (e conseguir) repetir a experiência, ele acaba matando um velho que testemunha o fenômeno, e tenta atirar nele. Seu médico passa a suspeitar, e Rocky o mata com seus agora recém descobertos poderes de 'energia psicotrônica'. 



A polícia e um especialista em parapsicologia procuram uma pista, enquanto Rocky vai perdendo o controle, e mata sua amante, e outras pessoas com sua força telecinética...



 Suspense e sci-fi de muito baixo orçamento dirigido, filmado e editado por Jack M. Sell, escrito, produzido e estrelado por Peter G. Spelson, em Chicago. Baseia-se no conceito obscuro do dito 'poder psicotrônico', que ganhou algum destaque na década de 1970 devido à paranoia da Guerra Fria sobre o controle da mente. O filme trash inspirou Michael J. Weldon a publicar a revista "Psychotronic Video", cobrindo filmes obscuros, mas divertidos...



      https://www.youtube.com/watch?v=c2GVVOl90oI


👀 "Patrick Vive Ancora" (Patrick Still Lives, ITA 1980) de Mario Landi



Patrick Herschel (Gianni Dei) sofre um acidente na estrada, provocado por uma garrafa atirada de um veículo que passava. Ele fica em coma, e é cuidado por seu pai, um cirurgião renomado.



 Alguns anos depois, dois casais e um jornalista são convidados para o Herschel Relaxation Resort, um retiro de saúde exclusivo administrado pelo pai de Patrick. Dr. Herschel (Sacha Pitoëff), que está conduzindo experimentos para amplificar o potencial psíquico de seu filho.



 O Dr. Herschel agora faz com que Patrick desencadeie uma vingança psíquica contra os convidados que eram as pessoas no veículo responsável ​​​​pelo incidente que o colocou em coma.



Terror e sexploitation italiano, cópia do sucesso australiano "Patrick", em um 'mockbuster' muito antes do termo ser cunhado (uma característica do cinema comercial italiano nos anos 1980). 


Se o 'Patrick' original tinha motivações sexuais reprimidas como motivo para seus ataques, agora seria apenas vingança. Mas, o diretor Landi, e seu roteirista Piero Regnoli, colocam nudez e sexo como destaque, transformando o thriller em um divertido e insano exploitation- todas as mulheres do elenco (incluindo as belíssimas Maria Angela Giordano e Carmem Russo) tiram a roupa em intervalos regulares .


O filme não tem escrúpulos em termos de violência e explicitação sexual. Em sua cena final, Maria Angela Giordano está nua, presa à mesa da cozinha enquanto um atiçador de fogo de metal levitada, e penetra sua vagina até sair por sua boca. A cena é mostrada de forma detalhada, e demorou 2 dias para ser filmada!!!







👀 "Scanners" (Scanners, Sua Mente Pode Destruir, CAN 1881) de David Cronenberg




Cameron Vale (Stephen Lack) é um sem teto  que sofre com vozes que se manifestam em sua cabeça. Depois de causar involuntariamente uma convulsão em uma mulher com sua telepatia, ele é capturado pela agência secreta militar ConSec.



 Sob a tutela do Dr. Paul Ruth (Patrick McGoohan), ele descobre que é um dos raros indivíduos com superpoderes conhecidos como 'scanners,' capazes de telepatia , empatia, biocinesia , tecnocinesia e psicocinesia . Ruth injeta em Vale uma droga chamada 'Ephemerol', que restaura sua sanidade. Vale é recrutado para ajudar a deter um grupo secreto de scanners malignos, liderado pelo megalomaníaco Darryl Revok (Michael Ironside), um ex-paciente mental que enlouqueceu ao ouvir fluxos incontroláveis ​​de pensamentos alheios. 


Thriller de terror e sci-fi que eleva o tema dos poderes psíquicos, muito acima dos filmes anteriores. O roteiro do próprio diretor, trabalha a ideia dos pensamentos e expressões literalmente se manifestando, juntando drama psicológico, críticas a indústria farmacêutica, humor negro, e muita violência física. Na cena mais celebrada,  logo no início, Revok se infiltra em uma demonstração de 'scanner' e se permite ser escaneado pelo personagem de Louis Del Grande...



... apenas para fazer com que a cabeça do homem literalmente exploda diante da audiência...


Em outra sequência incrível, Cronenberg faz o herói  perturbado Vale escanear seu caminho em um sistema de computador por meio de linhas telefônicas para obter informações. O que é intrigante é que se trata de uma cena que foi criada muito antes da concepção da internet e do termo 'hacker'. 
O climático duelo final é incrível -  Stephen Lack e Michael Ironside lutam telepaticamente, fazendo com que as veias de ambos inchem, a pele estale e exploda em chamas (os efeitos de maquiagem são de Stephen DuPuis, Tom Schwartz e Chris Walas, com consultoria de Dick Smith).



Foi o primeiro grande sucesso de David Cronenberg, influenciou o gênero, e gerou quatro sequências  – "Scanners II: The New Order" (1991), "Scanners III: The Takeover" (1992), "Scanner Cop" (1994) e "Scanner Cop II: Volkin's Revenge" (1995), todos monótonas e rasteiras, sem nada do jogo cerebral de ideias de Cronenberg.




👀 "Zapped!" (Zappd-Uma Mistura Especial, USA 1981) de Robert J. Rosenthal



Na 'Ralph Waldo Emerson High School', o gênio adolescente e nerd Barney Springboro (Scott Baio) é pego em uma explosão de laboratório onde alguns produtos químicos se misturam e derramam sobre ele. Depois, Barney descobre que adquiriu poderes telecinéticos.
 


Seu melhor amigo, o festeiro Peyton Nichols (William Aames), é rápido em explorar essas habilidades, usando-as para azarar as meninas, levantando suas saias e abrindo suas blusas...



...e para manipular e ganhar em jogos de azar.



Mas, Barney também utiliza seus poderes para ajudar o time
de beisebol da escola a vencer, e para conquistar a garota que ele ama, e no final, no baile de formatura, o nerd reprimido parece explodir sua libido, arrancando os vestidos das garotas...


Comédia adolescente de cunho sexual (soft), típica da época, misturada com sci-fi, e com algumas sequências bizarras f*t*f*! . Quase uma paródia a "Carrie", principalmente na última cena. Teve uma continuação terrível, "Zapped Again" (1990), que era basicamente uma repetição da mesma fórmula, mas muito mais vulgar.

                 https://ok.ru/video/945784490534


👀 "Boarding House" (Housegeist, USA 1982) de Johnn Wintergate (direção, produção, efeitos especiais e maquiagem)



Um parapsicólogo  e sua esposa, especializados no estudo da telecinesia são misteriosamente mortos durante uma festa em sua casa em Los Angeles.  As pessoas que posteriormente compram o local também sofrem mortes horríveis e inexplicáveis. 



A casa é herdada por Jim Royce (o diretor Wintergate), que a transforma e uma pensão, e coloca um anúncio para conseguir que várias garotas bonitas - aspirantes a atriz e modelo- se mudem em troca de um aluguel barato. 




As meninas festejam livremente e dormem com Jim, sem saberem que ele também pratica técnicas mentais orientais e está aprendendo a levitar objetos.



 No entanto, uma força misteriosa é despertada na casa, e começa a atacar e matar as meninas em um surto de fenômenos psicocinéticos...


No final, uma das garotas, Debbie (Alexandra Day) revela ser a filha do casal de parapsicólogos, que tinha um relacionamento incestuoso com seu pai, e usara seus poderes psíquicos para provocar todas as mortes. Ela tem uma batalha psíquica com Jim, e acaba morrendo...


Terror sexploitation em produção independente de baixo orçamento, rodada em vídeo e ampliada para 35 mm. Mistura barata de "Scanners" (inclusive com a risível batalha final) com "Poltergeist" (1982), com trilha sonora quase inteiramente roubada de "Halloween" (1978) de John Carpenter. O filme também usou um truque cinematográfico intitulado 'Horror Vision' , ao estilo William Castle, em que um aviso aparecia na tela para avisar ao público que uma cena violenta aconteceria em breve. O diretor faz quase todas as funções, e as meninas tiram a roupa. Trash!





👀 "The Dead Zone" (A Hora da Zona Morta, USA/CAN 1983) de David Cronenberg




O professor Johnny Smith (Christopher Walken) é um homem muito comum, até que sofre um acidente de carro e entra em coma. 



Ele 'acorda' cinco anos depois, e descobre que possui poderes psíquicos-   quando toca alguém (ou objeto), ele pode ver o futuro ou ver coisas às quais a pessoa está conectada e que estão acontecendo em outro lugar. Ele consegue ver que a filha de sua enfermeira foi pega em um incêndio em casa e que a mãe de seu médico, considerada morta, ainda está viva.



 Ele chama a atenção da mídia quando ajuda o departamento do xerife local a localizar um serial killer. 


                                                         Copyright: 2012 Getty Images

No entanto, quando Johnny toca a mão do candidato presidencial Greg Stillson (Martin Sheen), ele preconiza que Stillson um dia se tornará presidente e será o homem que desencadeará a Terceira Guerra Mundial. Johnny decide matar Stillson e evitar que esse futuro aconteça.


Dama de suspense, terror e sci-fi adaptado do livro homônimo de Stephen King, produzido por Dino De Laurentiis. Foi a primeira vez que David Cronenberg trabalhou essencialmente como diretor contratado e não a partir de um roteiro (de Jeffrey Boam) que ele mesmo havia escrito. Talvez como resultado, "The Dead Zone" pareça seu filme menos pessoal,  um pouco frio e distante, e mesmo assim funciona competentemente. 
O livro mais tarde se tornou a base da série de TV canadense "The Dead Zone" ( "O Vidente", 2001-2), estrelada por Anthony Michael Hall como Johnny Smith.







👀 "Firestarter" (Chamas da Vingança, USA 1984) de Mark L. Lester



Andy McGee (David Keith) e Vicky Tomlinson (Heather Locklear) se conheceram no campus durante a década de 1960, enquanto atuavam como voluntários em um teste experimental da droga alucinógena 'Lote 6'. Ambos ficaram com poderes psíquicos (telepatia: Vicky podia ler mentes e Andy podia controlar os outros para fazerem e acreditarem no que ele quisesse) como resultado do experimento. Mais tarde, eles se casam e dão à luz uma filha, Charlene, chamada de Charlie. Charlie (Drew Barrymore) cresce com o poder da pirocinese – a habilidade de criar fogo pelo poder da mente. 



A agência governamental 'The Shop', que patrocinou os experimentos do Lote 6, quer explorar o poder de Charlie para fins militares. Vicky é morta enquanto os agentes da 'Loja' tentam sequestrar sua filha. Andy foge com Charlie, mas eles são capturados por John Rainbird (George C. Scott), um agente assassino psicopata .



Presa na sede da agência, Charlie se recusa a cooperar com os experimentos. Rainbird cria então um elaborado disfarce de ordenança para conquistar o afeto da garotinha e persuadi-la a cooperar.


Os poderes de Charlie aumentam gradativamente, e ela  exige ver seu pai como eles prometeram. É revelado que Andy está fingindo aceitar as drogas que o controlariam, então seus poderes nunca diminuíram e foi tudo um estratagema para conseguir fugir e se reunir com Charlie. Mas, o louco Rainbird ainda é uma grande ameaça...


 Terror de sci-fi baseado no romance homônimo de Stephen King de 1980 . Produção de Dino de Laurentiis, com roteiro de Stanley Mann, bastante fiel ao romance. Apesar da fidelidade ao original, a direção de Lester é fraca e o filme é 'morno'. A performance de Drew Barrymore também não ajuda- ela interpreta bem um...adulto, sem nenhuma fragilidade, o que torna difícil sentir pena dela...



Uma minissérie-sequência do filme, "Firestarter: Rekindled" (Vingança em Chamas) , foi lançada em 2002 no Sci-Fi Channel...


... e um remake longa-metragem (Chamas de Vingança", de Keith Thomas) produzido pela Blumhouse Productions foi lançado em 2022.







👀 "Dreamscape" (Morte nos Sonhos, USA 1984) de Joseph Ruben



Alex Gardner é vidente 'profissional', e ganha a vida prevendo apostas nas pistas de corrida. Ele é recrutado à força por um instituto de pesquisa dos sonhos liderado pelo Dr. Paul Novotny (Max Von Sydow). 



Novotny aperfeiçoou um dispositivo para fins psicanalíticos - um amplificador capaz de projetar ESPers preparados nos sonhos de outras pessoas. 



Quando Alex entra no sonho de um menino atormentado por pesadelos terríveis, ele descobre que a fonte dos pesadelos é uma horrenda criatura onírica, que o menino chama de Homem-Cobra...



No entanto, à medida que Alex começa a experimentar as possibilidades, ele descobre que a agência governamental que apoia o programa está treinando o psicótico Tommy Glatman (David Patrick Kelly) para matar pessoas dentro de seus sonhos, cujo choque as matará na vida real. Alex então descobre que Tommy Ray está prestes a ser enviado aos sonhos do Presidente americano (Eddie Albert) para matá-lo, a fim de impedir a assinatura de um pacto de desarmamento nuclear.


Aventura de sci-fi, fantasia e terror, com ótimos efeitos visuais. Bom argumento, mas, "A Nightmare on Elm Street" (A Hora do Pesadelo, 1984) foi lançado três meses depois, no mesmo ano, com um enredo estranhamente semelhante, adotando um ângulo sobrenatural em vez de científico, e se saindo melhor...






👀 "Phenomena" (Creepers, ITA 1985) de Dario Argento




Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de uma estrela de cinema americana, chega à Suíça, para frequentar a 'Escola Richard Wagner para Meninas', um internato internacional. Ela chega ao mesmo tempo em que um assassino psicopata começa a perseguir as meninas da escola. 



Ela faz amizade com o entomologista escocês cadeirante John MacGregor (Donald Pleasence), que descobre que Jennifer tem a capacidade de se comunicar telepaticamente com insetos de todos os tipos.



À medida que explora a sua recém descoberta capacidade psíquica, Jennifer começa a  ser importunada pelas colegas de escola, que a tratam como louca ou bruxa, obrigando-a a fugir dali e a tentar por conta própria, descobrir a identidade do assassino. 



Ajudada por sua comunicação com uma mosca saprófaga (que transporta vermes devoradores de carne morta), localiza os corpos desaparecidos das meninas, culminando num confronto com o responsável pelos brutais assassinatos. 



Giallo de mistério e horror do 'maestro' Dario Argento. A ideia  da telepatia com insetos é bizarra, mas, Argento consegue prender a atenção na investigação até o final, com a luta climática de Jennifer com o filho deformado do assassino, sendo arrastada por ele para baixo da água enquanto ela tenta fugir da gasolina queimando na superfície. CULT!







👀 "Joey" (Making Contact / Joey-Fazendo Contato, AL 1985) de Roland Emmerich


Joey Collins (Joshua Morrell), de nove anos, está perturbado após a morte de seu pai. Ele então recebe uma ligação em um telefone de brinquedo e acredita que é seu pai se comunicando do além-túmulo. 



A mãe (Eva Kryll) de Joey fica surpresa quando Joey começa a demonstrar a capacidade de mover objetos com o poder da mente. Ao mesmo tempo, os brinquedos de Joey ganham vida e o direcionam para uma casa abandonada. Lá Joey encontra um antigo boneco de ventríloquo, que ele leva para casa. 


Porém, o boneco chamado Fletcher começa a agir de forma sinistra, dizendo a Joey que a voz ao telefone não é de seu pai e ameaçando sua mãe com facas levitadas. Os poderes telecinéticos de Joey saem do controle...


...e ele descobre que tem que ir ao 'mundo espiritual' para combater uma força diabólica...



Terror, fantasia e sci-fi alemão, segundo filme do diretor que depois se tornaria o 'Rei dos Blockbusters Barulhentos' em Hollywood. Nitidamente realizado para conquistar o mercado de língua inglesa, "Joey" empresta ideias de "E.T." e "Poltergeist", cita "Star Wars", e embaralha muitas outras ideias em um filme divertido, mas totalmente confuso...






👀 " アキラ " (Akira, JAP 1988) de Katsuhiro Otomo


2019, após uma guerra mundial desencadeada pela repentina destruição de Tóquio em 1988,  a agora Neo-Tóquio é atormentada por corrupção, protestos, terrorismo e violência de gangues.



 Após colidir sua moto com um ESPer fugitivo, o punk de rua Tetsuo é feito prisioneiro pelo ultrassecreto Projeto Akira, onde é submetido a uma série de testes destinados a liberar seus poderes psicocinéticos latentes. Eles descobrem que Tetsuo possui poderosas habilidades psíquicas semelhantes às de Akira, o ESPer responsável pela destruição de Tóquio. 




 No entanto, Tetsuo se torna mais poderoso do que qualquer um imaginou e irrompe, criando uma onda de destruição psíquica, primeiro no complexo militar, e depois por toda a cidade...



... enquanto vai se transformando em uma forma de vida amorfa, e altamente destrutiva.



Os outros ESPers revivem a entidade Akira (que estava contido em um depósito criogênico) para combater a ameaça...


Animação (anime) cyberpunk, ação sci-fi, terror, baseada na série de mangá homônima, do próprio Katsuhiro Otomo, de 1982. Um anime épico, com ação, violência, drama, e comentários sociais-  a moralidade dos testes científicos, a tensão política, capitalismo e governo- políticos corruptos, um exército desenfreado,  uma classe trabalhadora oprimida, e a  ascensão de uma poderosa raça de ESPers (ou 'psiônicos') capazes de vários graus de telepatia e telecinesia, e de alguma forma ligados ao projeto Akira... e Neo-Tóquio pronta para explodir... Clássico.








👀  "Friday the 13th Part VII: The New Blood" ( Sexta Feira 13 - Parte 7: A Matança Continua, USA 1988) de John Carl Buechler



O psiquiatra Dr.Crews (Terry Kyser) trata da adolescente Tina Shepard (Lar Park Lincoln), que anos antes matou inadvertidamente seu abusivo pai com seus poderes psíquicos. 



Por sua insistência, eles retornam para a casa da família dela na costa de Crystal Lake, onde aconteceu o incidente. No entanto, a visita desperta a raiva reprimida de Tina, que depois de uma sessão particularmente perturbadora (na realidade, ele está apenas tentando explorar os poderes psíquicos dela), corre da cabana para o cais pensando na morte de seu pai. 



Enquanto pensa nele, ela deseja que ele volte. Seus poderes despertam involuntariamente o assassino em massa Jason Voorhees (Kane Hodder), que estava acorrentado no fundo do Crystal Lake.



O revivido Jason então começa a massacrar os amigos de Tina, e ela terá que apreender a usar seus poderes para enfrentar  monstro.


Terror slasher sobrenatural, em uma tentativa de renovar a franquia "Sexta Feira 13", com direção do maquiador de efeitos John Buechler. O filme marca a primeira de quatro aparições de Kane Hodder como Jason, o único ator a repetir o icônico papel. O roteirista Dary Haney, admitiu em entrevistas que a ideia do filme surgiu de um conceito simples: seria 'Jason Vs. Carrie' !






👀 " Second Sight" (Um Detetive do Outro Mundo, USA 1989) de Joel Zwick


 Wills (Jon Larroquette), um ex-policial amargurado; Bobby Magee (Bronson Pinchot), um ESPer extraordinariamente hábil ,  mas que é um imbecil total; e o psicólogo Dr. Preston Pickett (Stuart Pankin) formam a 'Agência de Detetives Second Sight', especializada em métodos psíquicos de detecção. 



Quando eles são abordados por uma bela freira da igreja católica local, Wills concorda em assumir um caso rotineiro de roubo de carro. 



O cardeal local que estava na fila para ser nomeado próximo papa é então sequestrado e eles se envolvem em um caso importante e complicado. No decorrer da investigação, os poderes psíquicos que Bobby canaliza causam muitas confusões e estragos absolutos.



Comédia policial de fantasia, em uma tentativa de copiar "Ghostbusters" (1984). O diretor Zwick saiu da TV (e o filme parece um episódio de alguma comédia sitcom), e fracassou totalmente nessa sátira do gênero, com piadas muito bobas e atuações exageradas e irritantes. Ele voltou a dirigir episódios de TV...






👀 "Spontaneous Combustion" (Conspiração Atômica, USA 1990) de Tobe Hooper



Em 1955, Brian e Peggy Bell tornam-se cobaias de um experimento atômico- eles recebem uma droga que os imunizará contra a radiação da explosão de uma bomba H. Tudo corre bem, e eles passa a ser conhecidos como 'A Primeira Família Nuclear da América.  Pouco tempo depois, eles dão à luz uma criança, mas, morrem misteriosamente, quando seus corpos inflamam-se, sem chamuscar mais nada no quarto. A criança sobrevive.



 Nos dias atuais, agora adulto, Sam Kramer (Brad Dourif), estudante universitário, descobre seu terrível dom de criar incêndios sempre que está emocionalmente angustiado. 



Sam tem o poder da pirocinese-  ele é capaz de controlar o fogo e a eletricidade, mas, começa a ficar descontrolado...



... o que traz traz consequências terríveis para seu corpo e mente...


Terror e sci-fi com nítida influência de "Firestarter" (19  ). Diretor conhecido, ator cult, e bons efeitos especiais práticos. Mas, o filme é bobo e não empolga.
p.s. O diretor John Landis faz uma ponta como um técnico de rádio, que também e vítima das chamas de Dourif...




👀 "The Lawnmower Man" (O Passageiro do Futuro, USA         1992) de Brett Leonard


Usando drogas e um de seus programas de computador de Realidade Virtual, o brilhante cientista, Dr. Lawrence Angelo (Pierce Brosnan), consegue transformar seu jardineiro com deficiência intelectual, Jobe Smith (Jeff Fahey), em um gênio.


Sem o conhecimento de Angelo, a agência governamental que financia secretamente sua pesquisa substituiu as drogas por uma droga experimental que dá habilidades telepáticas e psicocinéticas a Jobe. 



À medida que suas habilidades aumentam, Jobe começa a se vingar daqueles que o atormentaram: por exemplo, controlando um cortador de gramas para ele persiga uma vítima até dentro de sua casa, mutilando-a...


 Aos poucos ele se funde com o mundo virtual, imaginando coisas e vendo tudo com um novo par de olhos. Ele lentamente se transforma em um psicopata megalomaníaco que se imagina um 'deus' cibernético... 


Sci-fi e terror vagamente inspirada e um conto de Stephen King (apenas o título, e a cena do cortador de gramas). Depois que o personagem de Fahey (péssimo, por sinal) se funde ao mundo virtual, o filme se transforma em um cansativo show de animação CGI (primária da época).





👀 "Blnk of an Eye (First Light/Alvo Explosivo, USA 1992) de Bob Misiorowski



Sam Browning (Michael Paré), um agente da 'Unidade de Guerra Psíquica' do governo dos EUA, é designado para ir a um hospital de campanha num campo de refugiados curdos perto da fronteira turca. A esposa do chefe da Unidade tem uma precognição que sua filha Kathryn, que trabalhava como médica no campo, estava em perigo. Sam é cético em relação a previsão, e Kathryn não está interessada em sua proteção quando ele chega.



Terroristas invadem o acampamento em veículos roubados da Cruz Vermelha e tomam Kathryn como refém. Eles então entram em contato com o governo dos EUA, dizendo que querem plutônio em troca de seu retorno seguro. Cabe a Sam usar seus conhecimentos militares, e seus poderes psíquicos para resgatar Kathryn e derrotar os terroristas.


Aventura de ação e sci-fi classe 'B'. Um filme de ação extremamente rotineiro, com o adendo dos poderes do personagem de Paré para fazer um diferencial...mas, eles pouco importam na trama...



👀 "


👀 "Kurosufaia" (クロスファイア /Cross Fire/ Pyrokinesis, JAP 2000) de Shusuke Kaneko



Tada Kazuki faz amizade com Junko Aoki, a tímida e socialmente ignorada garota auxiliar de seu escritório. A irmã de Tada, Yukie, é então morta. 




Acredita-se que o suspeito seja Masaki Kogure, mas ele escapa porque é filho de um rico empresário e acusa a polícia de brutalidade. Junko então mostra a Tada seu segredo -  ela é pirocinética e pode criar e controlar o fogo com o poder de sua mente. 



Tada fica horrorizado quando ela mostra a ele como ela pode usar seus poderes para obter justiça, colocando fogo em Kogure. Junko é então abordado pelo misterioso Kido, que pertence a um grupo conhecido como 'Os Guardiões' que está reunindo pessoas com diversos poderes psíquicos para punir aqueles que fogem da lei. Kido a manda deter uma gangue de jovens que tortura e mata pessoas para fazer vídeos 'snuff'. Ao tentar salvar uma garota, Junko acaba incinerando toda a gangue, que a faz ser caçada como terrorista pela polícia.


Drama policial, terror e sci fi em produção da TOHO, baseada no romance de Miyuki Miyabe. O diretor Shusuke Kaneko, especializado tanto em filmes de terror, quanto em Kaijus (revitalizou a série "Gamera", e fez um dos melhores filmes de Godzilla do começo dos anos 2000- "Godzilla Mothra e King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack "), consegue aqui o melhor filme até agora sobre o tema Pirocinese ...


Não só os ataques de chamas de Junko, são poderosos e mostrados de forma criativa, mas também temos uma discussão ética sobre a adequação moral da vingança, e até momentos de imagens poéticas. 🔥🔥🔥 !!!








                                  
🧠 FONTES :

- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB

- TMDB

- Moria Reviews- Theme-




- British Horror Films- https://www.britishhorrorfilms.co.uk/





- Boca do Inferno- https://bocadoinferno.com.br/




                              THE END....por enquanto....




                                                             CESAR COFFIN SOUZA

Um comentário:

  1. Excelente postagem! Agora com um nome novo ,mas escrito com a mesma maestria de antes ,e novamente com um grande conteúdo de informações,frames e dicas de onde assistir essas perolas cinematografica do universo underground,muito dos filmes de hoje sitados eu tenho em DVD E VHS destaco dois " A FURIA" em DVD lançado pela FOX & "ARMADILHA PARA TURISTAS" tenho ele em VHS da extinta Network Home Vídeo e o DVD da extinta Cultclaasics ,com uma imagem horrivel e muito escura de assistir e em DVD autorado inserido a sua dublagem e m DVD importado que comprei muito tempo,com a imagem muito boa,mas sem legendas em portugues,os outros filme na sua grande maioria eu conheço os outros não principalmente esse "PATRICK" versão italiana,preciso assistir esse,esperamos que esse blog não seja tirado de forma abruta e erroneamente com foi outro.um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir

MONSTER MASH- Quando os Monstros se Encontram !

                       MONSTER MASH : Introdução-                🎵  "Monster Mash" 💀🎵 'Eu estava trabalhando no laboratório...