O Gênero do cinema Fantástico Mexicano LUCHA LIBRE, foi dominado pelos astros-heróis-lutadores musculosos e galanteadores, como El Santo, Blue Demon, Mil Máscaras, e muitos outros.
No começo dos anos 1960, a maioria dos cineastas mexicanos dedicados a fórmula 'Luchadores x Monstruos' estavam convencidos de que os cânones do gênero já estavam todos estabelecidos. Mas, o diretor René Cardona (1905-1988 ), e o roteirista e ator Abel Salazar (1917-1995 ) - duas autoridades da Lucha no cinema- tinham outra ideia. Juntos eles conceberam o que provou ser o golpe mais ousado na luta pelas bilheterias e apreço dos fãs desde o aparecimento nas telas de El Santo - as mulheres lutadoras... Las Luchadoras !!!
Com as ideias já no papel, René Cardona se lançou em busca de duas mulheres que pudessem projetar a inefável mistura de beleza e sensualidade com as habilidades físicas/ atléticas necessárias para se tornarem a essência do gênero . Depois de muito procurar, ele escolheu e contratou Lorena Velázquez (1937-2024 ) e Elizabeth Campbell (nasc. 1942 ), assim como diversas lutadoras profissionais para serem dublês das belas atrizes.
Campbell assumiu o exigente papel da sexy lutadora Golden Ruby em quase toda a série...
Velázquez fez a igualmente sensual e profissional luchadora chamada Gloria Vênus, que depois seria astutamente renomeada Loretta Vênus no segundo filme.
No terceiro, Lorena deixou a série, sendo substituída pela atriz Ariadne Welter (1930-1998). Nos últimos filmes, a franquia tomaria outros rumos (mais 'pesados'), e as personagens e atrizes seriam substituídas.
FILMOGRAFIA
"Las Luchadoras vs. El Medico Asesino" ( Doctor of Doom /Gomar, o Monstro Assassino, MEX 1963) de René Cardona
Um cientista louco mascarado sequestra mulheres para realizar experimentos de transplante de cérebros para seus propósitos malignos. Seu único sucesso foi transplantar o cérebro de um gorila para um humano - Gomar (Gerardo Zepeda), que está se transformando em uma fera, e ele só consegue dominar com hipnose .
Nessas experiências malucas ele acaba assassinando a irmã de Gloria Venus (Campbell), a lutadora mais famosa do México. Os policiais Armando (Armando Silvestre) e Chema (Chucho Salinas) não conseguem frustrar os planos do 'Doutor Assassino' embora cheguem perto dele em diversas ocasiões. Gloria e sua companheira de ringue Golden Ruby (Velázquez) investigam por conta própria, e em busca de vingança.
Finalmente o Doutor assassino sequestra a lutadora mascarada Vendetta (Chabela Romero)...
... para quem transplanta o cérebro de Gomar para que ela possa lutar contra Gloria Vênus no ringue e queimar seu rosto com ácido.
Divertido e dinâmico clássico filme de Lucha no auge deste subgênero, misturando vários outros elementos do terror e ficção científica como o 'médico louco', uma criatura mutante ao estilo Frankenstein, terror, ação... Todos os elementos clássicos dos filmes com lutadores masculinos , mas desta vez protagonizado por belas mulheres.
https://www.dailymotion.com/video/x8r29uu
"Las Luchadoras Contra La Momia" (Wrestling Women vs. the Aztec Mummy, MEX 1964) de René Cardona
A dupla de lutadoras Loreta e Rubi (Velázquez e Campbell) descansa depois de uma luta, quando um cientista invade seu camarim com parte de um documento milenar que mostra o caminho para o tesouro de uma princesa asteca.
Isto foi deixado por outro cientista que dividiu o códice em partes e o entregou a colegas para guardar. Momentos depois ele é morto por agentes do Príncipe Fujiyata (Ramón Bugarini), um vilão oriental conhecido como Dragão Negro, que está em busca do tesouro. Loreta e Rubi partem em busca das outras partes do mapa, e ao mesmo tempo, Black Dragon assume o controle da mente de sua amiga Chela (Ma Eugenia Martin), colocando-a contra elas .
A união do códice leva ao túmulo sagrado, onde as lutadoras e seus amigos tiram um amuleto do pescoço da princesa.
No entanto, a múmia do seu amante Tezomoc (Geardo Zepeta) foi deixada para guardar o túmulo...
Ele se levanta para recuperar o amuleto, e reviver a princesa, e ameaça os invasores utilizando seus poderes sobrenaturais, como se transformar em morcego, ou serpente, matando principalmente os asseclas do Dragão Negro...
A produtora Cinematografica Calderón havia produzido uma série de sucesso com a monstruosa Múmia Azteca, com "La Momia Azteca" (1957), "La Maldición de la Momia Azteca" (1957) e "La Momia Azteca Contra el Robot Humano" (1958), antes de misturar o personagem com Las Luchadoras.
https://archive.org/details/wrestling-women-vs-the-aztec-mummy-1964_202212
"Las Lobas del Ring" (She-Wolves of the Ring, MEX 1965) de René Cardona
Um torneio de luta livre coloca Loreta Vênus (Velázquez), Golden Rubi ( Campbell) e suas companheiras luchadoras contra uma equipe de adversárias inescrupulosas capazes de tudo para ganhar.
Na sua terceira parte, as 'Wrestling Women' deram uma pausa na luta contra múmias , cientistas loucos ladrões de cérebros e homens-fera e, em vez disso, optaram por enfrentar um adversário mais comum, mas não menos perigoso.
Como o enredo gira em torno de um torneio de luta livre, isso significa que desta vez existe 'mucha luta'- além das OITO lutas (a final é bastante emocionante), existem muitas cenas das mulheres praticando e se exercitando nas horas vagas. Visto que a série Luchadoras é uma das poucas de filmes de lucha construídas em torno de estrelas que não são verdadeiros lutadores profissionais, e o foco aqui é um drama de ação, temos um filme onde as lindas e pouco convincentes 'campeãs' Velázquez e Campbell precisam suar, e se exercitar de verdade...
Este seria o último filme de Lorena Velázquez na série, mas ela não abandonou o gênero, aparecendo ainda ao lado do lendário El Santo, em "El Hacha Diabólica" (1965), e "Atacan las Brujas" (1968), antes de ela passar para trabalhos maiores e diferentes. Sua carreira no cinema e TV tem mais de 130 títulos, e vai até 2020. Lorena Velázquez (nascida María de la Concepción Lorena Villar Dondé) faleceu em 11 de abril de 2024...
https://www.youtube.com/watch?v=_ol1MX1syRo
" Las Mujeres Pantera" (O Anjo Enfrenta as Mulheres Pantera, MEX 1967) de René Cardona
Satanasa (Maria Douglas), a líder de um milenar culto felino, revela a seus seguidores, que o rei/sacerdote original do culto, Eloim, foi morto por um homem chamado Hector Pietrasanta usando a terrível 'Espada Flamejante dos Druidas'. Desde então, todos com o sobrenome Pietrasanta foram mortos pelo culto e, de acordo com Satanasa, Eloim ordenou que elas exterminassem os últimos quatro membros da linhagem antes da lua cheia.
Mais tarde, o professor Rafael é ferozmente assassinado em sua casa, e o crime é investigado pelo Capitão Arturo Díaz (Eric del Castillo), e seu ajudante trapalhão, Leocadio (Manuel 'Loco' Valdés). Eles chegam a conclusão de que ele foi morto por uma...pantera!
Com as Luchadoras protegendo Ramón, e El Angel investigando o caso, Satanasa revive Eloim (Ángel Di Stefani) como um zumbi apodrecido...
https://www.youtube.com/watch?v=t0gGywfaNL0
"Las Luchadoras vs. el Robot Asesino" (O Louco Criador de Monstros, MEX 1969) de René Cardona
O cientista louco Orlak (Carlos Agostí) quer dominar o mundo, então ele envia seu autômato/escravo de metal para sequestrar cientistas proeminentes para ajudá-lo na tarefa de construir um mecanismo (uma pulseira de 'Trivium') para controlar as pessoas por rádio.
Um dos gênios sequestrados se rebela e é morto pelo robô como exemplo para os outros. O corpo é encontrado na periferia da cidade, e ele é o tio da luchadora Gaby (Regina Torné) que se junta à também lutadora Gemma (Malú Reyes)...
...e ao seu namorado detetive Arturo (Joaquín Cordero) e assistente Chava (Héctor Lechuga), para tentar encontrar o assassino. Eles rastreiam o esconderijo de Orlak, e o confronto com seu capangas, o robô fica descontrolado e mata um os cientistas assistentes, e explode o laboratório.
Orlak também conta com o monstruoso zumbi-mutante Carfax (Gerardo Zepeda, novamente...), um de seus primeiros experimentos malsucedidos , e o instrui a sequestrar a lutadora Bethe (Gloria Chávez)...
De volta ao laboratório (reconstruído ?), Orlak usa a ciência para transferir a força de Carfax para o corpo de Berthe e coloca uma pulseira de trivium nela.
Ele renomeia Berthe para Black Electra e faz com que ela enfrente Gaby no ringue para uma luta mortal.
Ela quase mata Gaby mas Gemma pula no ringue para ajudar, e as duas derrotam a luchadora robótica, e Orlak acaba morrendo ao tenta escapar...
A série agora conta com uma nova dupla de personagens/protagonistas, em uma produção à cores, mas bastante pobre, e com um roteiro que é uma bagunça. Paralelamente foi rodada uma versão do filme, com diversas cenas de nudez, que foi lançada como "El Asesino Loco y el Sexo".
https://www.youtube.com/watch?v=L7mJaWjizLo
" La Horripilante Bestia Humana" (Night of the Bloody Apes/Gomar, o Homem Gorila, MEX 1969) de René Cardona
A operação é bem-sucedida, mas logo depois Julio se transforma em uma criatura parecida com um macaco e sai do laboratório. Como um homem gorila, ele agora aterroriza a cidade, sequestrando e estuprando mulheres e matando sangrentamente todos que tentam detê-lo.
Enquanto isso, a luchadora mascarada Lucy Osorio (Norma Nazareno) está tendo problemas para conviver consigo mesma depois de colocar outra lutadora (Anna Thomson) no hospital, jogando-a para fora do ringue durante uma luta.
Ela conta com o apoio de seu namorado, o Tenente Arthur Martinez (Armando Silvestre), mas ele está envolvido demais na investigação dos estranhos crimes cometidos pelo monstro à solta...
A última entrada no sub-sub-gênero é a mais conhecida de toda a série, e também a mais radical. Pela primeira vez o roteiro não é de Abel Salazar, mas do filho do diretor, René Cardona Jr. (1939-2003), conhecido por dirigir filmes de exploitation violentos. E violência é o que não falta aqui- existem muitos efeitos gore – cenas de globos oculares sendo arrancados, gargantas rasgadas e a cabeça do criado sendo arrancada.
O que é espetacularmente exploitation são as cenas de cirurgia cardíaca aberta (e aparentemente reais) que foram cortadas de muitas versões fora do México. O filme também tem muitas cenas de nudez e estupros, e o que parece ter quase desaparecido é o aspecto Filme de Luchadoras, tem pouca relevância para a história . Temos a heroína Norma Lazareno, que é uma luchadora - e aparece incrivelmente sexy nas cenas de abertura, quando ela coloca uma máscara vermelha escarlate de gato e luta no ringue contra sua oponente - mas ela não é a heroína e é relegada ao papel de interesse amoroso do herói detetive...
Também lançado como "Horror y Sexo"...
... o filme muitas vezes é apresentado como um remake de "Las Luchadoras vs. el Médico Asesino" de 1962. Os enredos são semelhantes, mas também apresentam uma série de diferenças. O título brasileiro nos cinemas faz essa confusão, renomeando Julio, o homem-gorila como 'Gomar', o monstro do primeiro filme...
https://archive.org/details/night-of-the-bloody-apes-1969
¡La lucha continúa!
FONTES
- Arquivos do autor
- IMDB
- Wikipédia
- Scary Studies- https://www.scarystudies.com/luchador-movies/
- Grimoire of Horror- https://www.grimoireofhorror.com/the-banshee/world-of-luchador-films/
- Cine Outsider- http://www.cineoutsider.com/index.html
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário