O filme "Creature From the Black Lagoon" (O Monstro da Lagoa Negra, USA 1954) de Jack Arnold, foi um enorme sucesso da Universal Pictures, e gerou duas sequências e inúmeras imitações.
Um dos segredos desse sucesso foi a sua criatura, com um visual único e inovador para a época, e que se transformou em um ícone do Cinema Fantástico.
O esquivo monstro podia nadar (em sua lagoa na Selva Amazônica) e caminhar em terra. Ele tinha garras longas, mãos e pés palmados, escamas e barbatana dorsal. Sua cabeça redonda e de peixe tinha olhos esbugalhados e camadas de guelras onduladas.
Ben Chapman (1928-2008) interpretou a criatura na maioria das cenas filmadas nos estúdios Universal City, na Califórnia . As cenas na água foram filmadas em Park Lake, nos fundos da Universal. O traje tornava impossível para Chapman sentar-se durante as 14 horas de cada dia em que ele o usava, e superaquecia facilmente.
Devido a essas dificuldades, Chapman muitas vezes ficava nos fundos do estúdio, solicitando frequentemente para ser lavado com mangueira. Ele também não conseguia enxergar muito bem enquanto usava a máscara, o que o fez arranhar a cabeça da atriz/heroína Julie Adams (1926-2019) contra a parede ao carregá-la nas cenas em uma gruta .
Ricou Browning (1930-2023) interpretou o Gill-man nas tomadas subaquáticas, que foram filmadas pela segunda unidade em Wakulla Springs, Flórida.
Browning declarou em uma entrevista:
“Foi um pouco estranho no começo”, diz ele. "Mas me acostumei e consegui nadar com muita facilidade."
Durante as filmagens debaixo d'água, Browning tinha que prender a respiração por até quatro minutos por vez. Em uma entrevista de 2013, Browning esclareceu: "Se você estiver parado, quatro minutos são possíveis, mas não se você estiver se movendo na água. Se você estiver nadando rápido ou lutando, você gasta muito oxigênio, e isso reduz para, no máximo, dois minutos"
Jack Kevan, que trabalhou em "O Mágico de Oz" (1939), e fez próteses para amputados durante a Segunda Guerra Mundial , construiu o corpo do traje do monstro, feito com espuma de borracha , enquanto Chris Mueller Jr. esculpiu a cabeça. Mas, quem foi o designer, criador do homem-peixe? O desenho aprovado do 'Gill-man' foi criado pela ex- animadora da Disney, Milicent Patrick (1915-1998), embora seu trabalho tenha sido deliberadamente minimizado pelo seu chefe, o maquiador Bud Westmore (1918-1873 ) , que por meio século recebeu o crédito exclusivo pela concepção da criatura.
Milicent Patrick nasceu Mildred Rossi em 1915. Quando ela tinha 6 anos, sua família começou a morar na luxuosa propriedade do famoso editor William Randolph Hearst, em San Simeon, Califórnia, onde seu pai Camille Rossi era o superintendente de construção. Ela se lembrava de Hearst como um homem enorme e assustador que dava festas suntuosas com estrelas de cinema, e disse que mudou seu nome para Milicent – o mesmo da esposa de Hearst (grafado Millicent).
Patrick era um artista visual habilidosa, e depois de frequentar a escola de artes, se tornou uma das primeiras animadoras do Walt Disney Studios. Sua arte em giz pastel foi apresentada no filme "Fantasia", de 1940, na sequência abstrata e impressionista "Tocata e Fuga".
Mildred Rossi – como a artista era conhecida na Disney – também trabalhou na sequência “A Night on Bald Mountain”, onde aparece uma criatura alada diabólica chamada Chernabog empoleirada no topo da montanha.
Em seguida, ela trabalhou nas equipes de animação dos filmes "Dumbo" (1941) e "The Reluctant Dragon" (O Dragão Dengoso, 1941). Depois de deixar a Disney durante uma greve dos animadores, Milicent passou a desenhar para empresas de joias, e de carros.
Em Hollywood, a bela Milicent Patrick também atuou em uma série de pequenos papéis esquecíveis, em musicais, comédias românticas e westerns. A maioria deles não foi creditada, mas deu a ela a chance de estar no set, onde ela continuou a aprimorar suas habilidades artísticas desenhando seus colegas de elenco e trabalhando como freelancer com ilustrações. Seu maior destaque como atriz viria na série de TV "Ramar of the Jungle" (Ramar das Selvas,1952-1954), onde interpretou a 'Deusa Branca' de uma tribo africana, em 3 episódios.
Em 1952, Patrick começou a trabalhar no departamento de maquiagem da Universal Studios depois de mostrar a Bud Westmore alguns de seus esboços. Ela se tornou a primeira mulher a trabalhar em um departamento de maquiagem de efeitos especiais e foi responsável por desenhar os rostos dos piratas em "Against All Flags" ( Contra Todas as Bandeiras, 1952)...
... a maquiagem de Jack Palance em "Sign of the Pagan" (Átila, o Rei dos Hunos, 1954)...
... e sua primeira criatura, o alienígena do filme...
"It Came From Outer Space" ( Veio do Espaço, 1953 ) de Jack Arnold...
Nesse clássico de ficção rodado em 3D (e baseado em uma história de Ray Bradbury), um astrônomo amador e sua namorada investigam a quede de um meteorito, e encontram alienígenas grotescos de um olho só...
...que hipnotizam e dominam a pequena população da região. Nos créditos do filme constam os nomes de Bud Westmore e Jack Kevan como responsáveis pela maquiagem especial, mas foi Milicent Patrick que criou e desenhou o ser monstruoso e simples, ao mesmo tempo...
Para "Abbott e Costello Meet Dr.Jekyll and Mr. Hyde" (Abbott e Costello Enfrentando o Médico e o Monstro, 1956) de Charles Lamont...
...o departamento de maquiagem da Universal recebeu a tarefa de criar a versão monstruosa do cientista Dr. Jekyll (Boris Karloff), na versão cômica da clássica história de terror de Robert Louis Stevenson. O astro do terror Karloff, já estava com 66 anos, e as pesadas, demoradas e incômodas maquiagens que ajudara a sua fama desde "Frankenstein" de 1931, já não eram uma alternativa. Karloff foi então maquiado por Bud Westmore para cena de transformação...
...e depois uma máscara desenhada por, Milicent, e fabricada por Jack Kevan, foi aplicada em...
... Eddie Parker, dublê de Karloff, que não foi creditado.
Da mesma forma, após a transformação de Costello, seu dublê, Vic Parks, interpretou a versão Costello de Hyde, usando uma variação da máscara.
"This Island Earth" ( Guerra Entre Planetas, 1955) de Joseph M. Newman e Jack Arnold
O cientista Cal Meacham (Rex Reason) resolve um quebra-cabeça que lhe permite acesso a um programa altamente secreto que reúne as maiores mentes científicas do mundo na tentativa de aprender rapidamente como gerar e armazenar energia nuclear. Com a ajuda de sua colega Ruth Adams (Faith Domergue), Meacham descobre que o misterioso líder do projeto, Exeter (Jeff Morrow) é um alienígena do planeta Metaluna, que veio explorar os recursos da Terra em sua guerra devastadora contra os 'Zahgon'. O casal é levada para Metaluna, onde encontram brevemente um mutante meio inseto, com um largo cérebro exposto...
Um filme clássico da grande Era de Ouro do Cinema de Ficção Científica dos anos 1950, com uma história muito interessante, ótima produção, e rodado à cores. O chamado Mutante de Metaluna', não tem nenhuma importância no roteiro, mas, se tornou uma criatura icônica e reverenciada entre os fãs da ficção científica.
Em um artigo de revista, o departamento de efeitos especiais admitiu que o traje do 'mutante' originalmente tinha pernas que combinavam com a parte superior do corpo. Eles tiveram tantos problemas para fazer as pernas parecerem e funcionarem corretamente que foram forçados, pelo estúdio, a fazer o monstro usar calças.
Milicent ainda faria algumas das máscaras de monstros para "The Mole People" (O Templo do Pavor, 1956) de Virgil W. Vogel...
... uma aventura fantástica classe 'C', sobre arqueólogos que encontram uma raça subterrânea de 'sumérios albinos', e seus escravos...os homens toupeira...
Voltando à Lagoa Negra, depois do lançamento do filme, o departamento de publicidade da Universal enviou Milicent Patrick em uma turnê promocional, originalmente anunciada como "A Bela que Criou a Fera".
O 'chefe da fábrica de monstros da Universal', Bud Westmore, disse: 'Não, eu não quero que seja 'A Bela Que Criou a Fera' - vamos renomear, e será 'A Bela Que Vive com a Fera.' Ele disse para ela: 'OK, faremos essa turnê, enviaremos você por todo o país, mas você terá que contar às pessoas que eu a projetei. Você não pode levar o crédito por isso'.
Durante a renomeada campanha de imprensa, em entrevista ao The Brooklyn Daily Eagle , Patrick disse: “Passei seis semanas com o Gill-man. Ele mudou de forma três vezes antes de conseguir a aprovação dos executivos que sempre têm a última palavra sobre os monstros de Hollywood.”
Bud Westmore ficou com tanto ciúme de toda a atenção que ela continuou recebendo da mídia que a demitiu, e Patrick voltou para Los Angeles, e nunca mais trabalhou nos bastidores de Hollywood.
Recentemente, o curador do Museu Westmore (Bud era de uma família importante nos efeitos especiais e maquiagens para o cinema) disse que 'Bud Westmore supervisionou 'uma mulher que criou a criatura', e como chefe do departamento de maquiagem do estúdio, seu nome é que consta nos créditos do filme, como era costume na época'.
O ator Doug Jones que interpretou o homem anfíbio no filme vencedor do Oscar de 2017, "A Forma da Água", homenagem de Guillermo del Toro ao "Monstro da Lagoa Negra". Jones diz que as equipes de artistas raramente recebem elogios.
“Designers, criadores de criaturas e maquiadores são – você sabe, é um círculo restrito de pessoas”, diz Jones. "Os legados foram transmitidos de uma geração para outra. E, portanto, o fato do nome de Milicent Patrick nunca ter surgido até agora é uma farsa."
Milicent Patrick Rossi Trent passou a vida como uma senhora da sociedade em Los Angeles e continuou a pintar retratos. Ela morreu aos 82 anos em 1998.
Mallory O'Meara, jovem produtora e roteirista de filmes de terror e fantasia, traçou os detalhes da vida de Patrick em seu livro, "The Lady from the Black Lagoon: Hollywood Monsters and the Lost Legacy of Milicent Patrick" (2019).
FONTES:
- Arquivos do autor
Livro:
- "Cheap Tricks and Class Acts : Special Effects, Makeup and Stunts from the Fantastic Fifties" de John 'J.J.' Johnson
(McFarland Books, 1996)
Web:
- Wikipédia
- IMDB
- Ghouls Magazine-
https://www.ghoulsmagazine.com/articles/hearts-of-darkness-a-love-letter-to-milicent-patrick
- Moria: Sc-fi, Horror and Fantasy Film Review-
https://www.moriareviews.com/list/sciencefiction
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