Máscaras eram elementos básicos de rituais religiosos e teatro muito antes de existirem filmes. Muitas ou até mesmo a maioria das culturas usaram máscaras em algum momento... dos gregos aos japoneses- máscaras foram usadas durante o festival gaélico de Samhain - que influenciou as tradições do Halloween- assim como no Carnaval de Veneza, ou no brasileiro. Máscaras são divertidas, aterrorizantes e enigmáticas. Elas são perturbadores simplesmente porque exploram nosso medo do desconhecido, e nos forçam a perguntar: o que há por trás da máscara???
No cinema elas estiveram presentes desde os primórdios - às vezes, elas servem para esconder a identidade do assassino, enquanto outras vezes escondem um rosto desfigurado, e outras vezes, bem, provavelmente a equipe de produção apenas pensou que ficaria legal! Normalmente, a ideia básica é que é o que se esconde por baixo da máscara que é realmente assustador. Depois que Michael Myers saiu matando com sua fantasia de Halloween, as máscaras se tornaram um item básico dos filmes Slasher, e se proliferaram ainda mais em designs arrepiantes, ou irônicos/engraçados.
Mas, vamos do começo...
"The Phantom of the Opera" (O Fantasma da Ópera, 1925) de Rupert Julian e Edward Sedgwick, foi um dos primeiros grandes filmes com um vilão mascarado.
As máscaras usadas pelo personagem-título Erik (Lon Chaney) tinham um propósito duplo, esconder seu rosto desfigurado, mas também proteger sua identidade.
A cena em que sua adorada Christine (Mary Philbin) remove a máscara e revela sua aparência, é ao mesmo tempo assustadora e trágica...
As inúmeras outras adaptações posteriores da história original de Gaston Leroux (no cinema, teatro e TV) também dariam destaque para a máscara que cobre o rosto do Fantasma...
"Doctor X" (O Monstro, 1932) de Michael Curtiz, apresenta o louco Dr. Wells (Preston Foster), que ao aplicar uma 'máscara de carne' (uma pasta de carne sintética) se torna o assustador assassino e canibal...Moon Killer! Este filme de terror pré-código de censura americano, conseguiu mostrar uma das máscaras mais aterrorizantes (e 'nojentas') do terror já na década de 1930!
"The Mystery of the Wax Museum" (Os Crimes do Museu, 1933) de Michael Curtiz, é uma espécie de companheiro de "Doctor X" , reunindo novamente o diretor Michael Curtiz com os atores Fay Wray e Lionel Atwill em outro thriller no processo de Technicolor de duas cores.
"Mad Love" (Dr.Gogol, O Médico Louco, 1935) de Karl Freund, apresenta o médico psicopata e apaixonado Dr. Gogol (Peter Lorre), que faz de tudo para conseguir a bela atriz Yvonne Orlac (Frances Drake).
Entre suas loucas artimanhas, Gogol se disfarça de Rollo, um assassino que foi decapitado. Ele usa uma máscara bizarra que cobre seu queixo e as laterais do rosto. Combinado com óculos redondos assustadores, mãos metálicas, e um chapéu de aba, ele tem uma silhueta bem assustadora. Sua máscara de queixo, assim como a máscara do "Fantasma da Ópera", faz o trabalho de uma forma horripilante com cobertura mínima.
"The Face Behind the Mask"(A Máscara de Fogo, USA 1941) de Robert Florey, trás novamente Peter Lorre, em mais uma notável interpretação, como Janos Szaby, um pobre imigrante húngaro, que em seu primeiro dia na América, fica horrivelmente desfigurado em um incêndio.
Não conseguindo emprego, ele recorre ao crime, e se torna um grande mestre e chefão. Janos (agora conhecido como Johnny) passa a usar uma máscara que reproduz o seu rosto, mas, sem expressão. Ele ajuda e acaba se apaixonando por uma bela garota cega (Evely Keys), que acredita que ele é bom e honesto...
Melodrama criminal, que mistura filme noir, suspense e alguns toques de filme de terror. Baseado em uma peça de rádio, seu roteiro foi escrito especificamente para Lorre.
"House of Wax" (Museu de Cera, 1953) de André de Toth, é um remake em 3D de "Mystery of the Wax Museum", embora tenha se tornado a versão mais icônica. O filme também alavancou a carreira de Vincent Price, levando-o à fama como astro do terror. O personagem de Price mata pessoas e cobrindo-as com cera, transforma seus corpos em figuras em exibição em seu museu. Eventualmente, descobrimos que seu próprio rosto é uma máscara feita de cera para esconder suas deformidades.
"Les Yeux Sans Visage" (Os Olhos Sem Rosto, FR 1959) de Georges Franju - Um cirurgião causa um acidente que deixa sua filha desfigurada e procura dar-lhe um novo rosto, removendo as faces de outras mulheres.
Christiane (Edith Scob), nossa mulher mascarada, não é a verdadeira vilã no filme, mas sua máscara branca inexpressiva é tão enervante que merece uma menção. O filme virou um clássico do cinema, e muito influente no gênero terror.
A chamada 'Máscara de Satã' era um (dos inúmeros) dispositivo de tortura usado por membros da Santa Inquisição durante os séculos XVI-XVIII. A camada externa da máscara, forjada em bronze, foi projetada para evocar a imagem de Satã, enquanto o interior da máscara era equipado com pregos com os quais o Inquisidor martelava a máscara no rosto de um indivíduo, fixando-a permanentemente em sua vítima. A Máscara de Satã era usada como uma forma de punição contra os culpados de praticar bruxaria ou satanismo.
"La Maschera del Demonio" (Black Sunday/ A Maldição do Demônio, IT 1960) de Mario Bava. A princesa Asa (Barbara Steele) é acusada pela inquisição de bruxaria e vampirismo, e condenada, com a 'máscara de Satã', sendo cravada impiedosamente no seu rosto.
200 anos depois, ela revive junto com o príncipe Igor Javutich (Arturo Dominici), também com o rosto perfurado pela máscara do diabo, para se vingar dos descendentes de seus inimigos...
Os antigos Astecas (México) utilizavam uma variedade de máscaras em seus rituais, para representarem seus deuses. Acredita-se que a impressionante máscara turquesa agora no Museu Britânico em Londres representa Xiuhtecuhtli, o deus asteca do fogo, e data do século final do império asteca (1400-1521).
É feita de centenas de pequenos pedaços de turquesa colados em uma base de madeira de cedro e foi feita para ser usada por um sacerdote em cerimônias religiosas ou usada por uma efígie do deus. A máscara faz parte do tesouro roubado da Mesoamérica por Hernán Cortés, depois que os conquistadores espanhóis destruíram o império asteca...
"The Mask" (A Máscara Maldita, CAN 1961) de Julian Hoffman
Um jovem arqueólogo encontra uma antiga máscara ritual na América do Sul (?!). Um tempo depois, antes de cometer suicídio, ele a entrega a seu psiquiatra. O Dr. Barns (Paul Stevens) experimenta o artefato, e passa a ter alucinações horrendas...
Um horror psicológico canadense muito estranho e bizarro. Um filme rodado inteiro por conta de um 'gimmick': o público nos cinemas recebia uma máscara de papel, e instruções para colocá-la sempre que o psiquiatra o fizesse em cena.
'Put the mask on - now!!'
"Sei Donne per L'assassino" (Blood and Black Lace /Seis Mulheres Para o Assassino, IT/Fr/Al 1964) de Mario Bava, tinha um assassino 'sem rosto' que matava pessoas em torno de uma agência de modelos, em busca de um diário comprometedor...
Um clássico Giallo/Krimi que teve um impacto tardio no gênero de suspense com sua mistura de policial e terror, filmado com uma incrível paleta de cores. Como parte do plot-twist final, o vilão sem rosto acaba sendo uma combinação de duas pessoas usando a mesma máscara...
As máscaras possuem grande importância no teatro tradicional japonês.
No teatro Noh (que se originou no séc. XIV), a máscara hannya retrata um demônio feminino, particularmente os espíritos de mulheres que foram transformadas em demônios por ciúme ou obsessão. As máscaras também têm significados diferentes dependendo da cor. Máscaras brancas indicam que a mulher tinha sido uma mulher de alto status, como uma aristocrata, enquanto uma máscara vermelha representava uma mulher de menor estatura, como uma aldeã. Há também uma máscara vermelha escura para indicar um verdadeiro demônio.
A máscara no filme clássico "Onibaba" (Onibaba- A Mulher Demônio, Jap 1964) de Kaneto Shindô, é um exemplo de uma máscara hannya do teatro Noh japonês. No filme, uma máscara roubada de um samurai, se prende ao rosto da ladra, uma mulher ciumenta e invejosa, desfigurando-a.
O episódio "The Masks" (março 1964, ep.25 temp.5; direção da atriz Ida Lupino) da cult série "The Twillight Zone" (Além da Imaginação), conta como um milionário a beira da morte (Robert Keith) faz seus gananciosos familiares (que só estão esperando a herança) usarem máscaras fabricadas por um velho feiticeiro da Louisiana.
"The Abominable Dr.Phibes" (O Abominável Dr. Phibes, UK/USA 1971) de Robert Fuest, mostra como o sábio e deformado Dr. Anton Phibes (Vincent Price) se vinga de nove médicos que ele considera responsáveis pela morte de sua amada esposa. O Dr.Hargreaves (Alex Scott), ele encontra em um luxuoso baile de máscaras, e lhe dá uma decorativa máscara de sapo...
Uma vez ajustada por Phibes, ao usá-la um mecanismo embutido faz com que a máscara esmague lentamente seu crâneo, até esmagá-lo...
'Leatherface' é o icônico assassino mascarado da franquia "Texas Chainsaw Massacre'. Um Um homem corpulento, forte, deformado e com deficiência mental, que faz parte de uma família de canibais. Ele apareceu pela primeira vez em "The Texas Chainsaw Massacre" (O Massacre da Serra Elétrica, USA 1974) de Tobe Hooper...
.
..interpretado originalmente por Gunnar Hansen, o brutal matador tinha como arma principal uma moto serra, e escondia seu rosto por detrás de máscaras feitas com a pele de suas vítimas...
Existem três versões no primeiro filme - a clássica 'máscara de matar', feita com pele humana costurada, uma outra com maquiagem espalhafatosa e uma peruca, conhecida como 'a garota bonita', e uma grotesca máscara de 'velha senhora'. As máscaras se tornam uma maneira de interpretarmos a psique complexa e torturada de Leatherface, bem como suas funções dentro da família: matador, cozinheiro, 'dona de casa'...
O assassino usa uma simples máscara feminina, de plástico semitransparente, junto com uma capa de chuva amarela...uma aparência nada macabra, mas bastante perturbadora...
Deixando de lado o então 'falecido' Michael Myers, a terceira parte da série se concentra em uma história nova, totalmente envolvendo máscaras...mortais! Neste Halloween... usar a máscara de um esqueleto, uma bruxa ou uma abóbora pode ser muito perigoso !
"Curtains" (O Último Pesadelo, CAN 1983) de Richard Ciupka, é mais um terror-slasher canadense, mas se destaca com uma máscara absolutamente horripilante. !
Enquanto muitos vilões de filmes de terror 'trabalham' à noite, o assassino com essa máscara de bruxa ataca em plena luz do dia! E acontece que, na verdade, há duas antagonistas mulheres neste filme — uma raridade no cinema de terror. Mais um filme obscuro que virou um clássico cult.
Em "Dèmoni" (Demons- Filhos das Trevas, IT/Al 1985) de Lamberto Bava, um grupo de pessoas recebe convites para a exibição de um filme de terror em um antigo cinema reformado, das mãos de um misterioso homem de preto (Michele Soavi) com uma meia máscara no rosto .
O filme em questão, fala sobre quatro adolescentes que descobrem e desenterram o túmulo do adivinho Nostradamus . Eles não encontram corpo, mas um livro velho e uma máscara de metal. Quando Jerry (Soavi) coloca a máscara é possuído por ela, e mata seus amigos.
No saguão do cinema que exibe o filme, a jovem prostituta Rosemary (Geretta Geretta) acidentalmente arranha o rosto com uma réplica (?) da máscara bizarra que está em exibição, e se transforma em uma criatura demoníaca de olhos vermelhos, que ataca e infecta outros frequentadores, espalhando uma epidemia de demônios...
Um clássico terror gore sobrenatural italiano produzido por Dario Argento. O filme brinca com a metalinguagem, e com 'um-filme-dentro-do filme', mas, as máscaras são de muita importância...
"Slaughter High" (Massacre no Colégio, UK/USA 1986) de George Dugdale, Mark Ezra, e Peter M. Litten, tem o tradicional 'nerd-maluco-desfigurado-vingativo' Marty Rantzen, que usa uma máscara de velho, com um chapéu de bobo da corte...
...para se vingar de seus antigos colegas da escola secundária. Originalmente chamado "April Fool's Day", essa pequena produção filmada na Inglaterra (com a participação da Scream Queen Caroline Munro) teve um lançamento limitado no cinemas, mas acabou se tornando um cult movie, e um sucesso em vídeo...
"Deliria" ( StageFright / Aquarius/ O Pássaro Sangrento, IT 1987) de Michele Soavi- Um diretor em dificuldades e seus atores se trancam em um teatro para ensaiar um espetáculo musical. Um psicopata foge de um asilo, e depois de invadir a sala de adereços do teatro, passa a usar uma enorme máscara de coruja, e matar a todos!
Michele Soavi, que estava em "Dèmoni', faz sua estreia como diretor com esse Slasher/Giallo criativo e estiloso, e com uma máscara que é igualmente aterrorizante e icônica!
"Nightbreed" (Raça das Trevas, UK/CAN/USA 1990) de Clive Barker, fala sobre um jovem perturbado (Craig Sheffer) que descobre pertencer a uma antiga tribo de monstros e criaturas folclóricas que se escondem da humanidade em uma cidade mística chamada Midian.
Uma das mensagens do filme (baseado na novela "Cabal" do próprio Clive Barker) é que os 'monstros humanos' é que são verdadeiramente perigosos e assustadores. E nesse quesito, o Dr. Decker se destaca usando uma máscara de saco apavorante, com olhos de botão, uma boca de zíper e algumas costuras grosseiras.
Em " The Silence of the Lambs" (O Silêncio dos Inocentes , USA 1991) de Jonathan Demme, a máscara é um caso único porque o vilão, o psicopata canibal Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), não a usa intencionalmente. Em vez disso, é para proteger os guardas da prisão de suas mordidas.
Durante a produção do filme, uma variedade de máscaras foram testadas na tela antes de se decidirem pela máscara icônica que Anthony Hopkins usa no filme. Em uma outra cena, Lecter usa uma máscara feita de pele e carne humana para poder escapar...
A máscara de 'Ghostface' usada por vários assassinos diferentes em "Scream" ( Pânico, USA 1996) de Wes Craven (e em toda a franquia), é simples, marcante, expressiva, e baseada vagamente no quadro 'O Grito' de Edvard Munch.
Originalmente criada pela empresa Fun World como uma fantasia de Halloween em 1991, seu nome era 'The Peanut-Eyed Ghost'. Em "Pânico", a máscara (e a fantasia) foram renomeadas para Ghostface' — e se tornou um clássico da década...
As Máscaras...CONTINUAM....
👹👺FONTES:
- Lapa Studios- https://lapastudios.com/blogs/mask-me-anything/10-best-masks-in-horror-part-1
- IMDB- https://www.imdb.com/list/ls008551370/?sort=release_date%2Casc
- Den of Geek - https://www.denofgeek.com/movies/top-21-scariest-horror-movie-masks/
-Cinema Sojours- https://cinemasojourns.com/2023/09/27/masks-are-powerful/
- HalloweenCostumes.com - https://www.halloweencostumes.com/blog/p-922-history-of-horror-masks.aspx
excelente texto Coffin faltou a mascara do bolsonaro
ResponderExcluirExcelente postagem ! Filmes de pessoas com mascaras sempre foram assustadores ,desse filmes destaco os que tenho na minha videoteca : "OS CRIMES DO MUSEU " & " MUSEU DE CERA" tenho ambos os filmes lançados em DVD e Blu-ray pela Warner Home Video, "BLACK SUNDAY' tenho em DVD lançado pela Works DVD, " SEIS MULHERES PARA UM ASSASSINO'' tenho ele em DVD lançado na coleção Giallo ,vol 1 pela Versatil Home Vídeo, " ONIBABA - A MULHER DEMONIO' tenho ele em DVD lançado pela Continental Home Vídeo" O HOMEM DE PALHA " tenho ele nos dois lançamentos uma em DVD pela Works DVD e outra em Blu-ray pela Obras Primas , " O MASSACRE DA SERRA ELETRICA tenho ele em DVD lançado pela NBO Editora ," A COMUNHÃO" tenho ele em DVD lançado pela Continental Home Vídeo, "ARMADILHA PARA TURISTAS " tenho ele lançado de forma porca com imagem muito escura pela CultClassics , DIA DOS NAMORADOS MACABRO" tenho ele em DVD lançado na Coleção Slasher ,vol.2 pela Versatil Home Vídeo, " SEXTA-FEIRA 13 " tenho ele em DVD lançado pela Paramount Home Vídeo e tambem em DVD pela Continental Home Vídeo , 'HALLOWEEN III" tenho ele em DVD lançado pela NBO Editora, " O ULTIMO PESADELO " tenho ele DVD na Coleção Slasher ,vol 5 lançado pela Versatil Home Vídeo , " DEMONS" tenho ele em DVD lançado pela CultClassics , "PASSARO SANGRENTO" tenho ele lançado em DVD na coleção Slasher, vol 1 pela Versatil Home Vídeo , 'NIGHTBREED" tenho ele em DVD lançado pela Continental Home Vídeo.
ResponderExcluirUm abraço de Spektro 72.
P.S - Alias ,Wuldulak todos os politicos são mascarados ,não importa se é de direita ou esquerda ,todos eles não prestam em relação ao povo que os elegem .