As Casas...
"Ju-on" (Ju-on : The Curse, Jap 2000) de Takashi Shimizu
O professor Shunsuke Kobayashi (Yurei Yanagi) vai até a casa de seu aluno Toshio Saeki (Ryôta Koyama), em Nerima, Tóquio, para descobrir por que ele está ausente da escola.
Ele encontra Toshio sozinho, aparentemente tendo sido abandonado pelos pais.
Enquanto Shunsuke investiga, ele também encontra cadáveres na casa. Tanto a família Murakami que mora na casa algum tempo depois quanto o corretor imobiliário encarregado de vender a casa encontram o fantasmagórico Toshio e sua mãe Kayako...
Aconteceu que, em um ataque de ciúmes, após descobrir que sua esposa Kayako (Takako Fuji) tinha uma queda por seu amigo de faculdade... Shunsuke Kobayashi, Takeo Saeki (Takashi Matsuyama) assassinou ela, seu filho Toshio e o gato da família Mar, e então abandonou sua casa.
A raiva e a tristeza em torno do assassinato criaram uma maldição que transformou seus habitantes em fantasmas vingativos ( 'Onryō') . Quem quer que entre na casa Saeki, ou mesmo aqueles que se associam a alguém que entrou na casa serão afetados pela 'Maldição do Rancor', que reivindica seus corpos e suas almas...
Todos os elementos-chave da mais famosa (e influente) casa mal assombrada do Japão estão aqui – as aparições assustadoras do garoto fantasma Toshio, o corpo coaxante de Kayako rastejando escada abaixo, e os outros fantasmas criados por eles. Há também a estrutura não linear com o roteiro contado em termos de uma série de capítulos que vão e voltam no tempo, cada um dedicado a uma pessoa que é afetada.
https://www.youtube.com/watch?v=w8qdRaEFGw4
A série "Ju-on" começou originalmente com dois episódios de uma antologia de filmes para a TV japonesa de 1998. O diretor e roteirista Takashi Shimizu então expandiu os fundamentos que ele havia criado lá , lançando em vídeo "Ju-on" e sua sequência "Ju-on 2" (Ju-on: The Curse 2), ambos em 2000.
https://www.youtube.com/watch?v=1z9WotRCzco
Isso foi seguido pela produção para o cinema "Ju-on: Gekijô -ban" (Ju-on: O Grito, 2002), que se tornou um sucesso internacional, e sua sequência "Ju-on: The Grudge 2" (Ju-on: O Grito 2, 2003).
Shimizu foi então contratado pela Ghost House Pictures de Sam Raimi para conduzir um remake em inglês com "The Grudge" (O Grito, USA 2004), estrelado por Sarah Michelle Gellar, que foi seguido por uma sequência "The Grudge 2" (O Grito 2, USA 2006) e um terceiro filme "The Grudge 3" (USA 2009) sem seu envolvimento.
"The Others" (Os Outros, Esp/USA 2001) de Alejandro Amenábar
Jersey Island, 1945. Grace (Nicole Kidman) mora em uma grande e remota mansão enquanto seu marido está fora lutando na Guerra.
Ela aceita contrata dois novos empregados que chegam acompanhados por uma estranha garota muda. Grace apresenta seus dois filhos, Anne e Nicholas, que têm alergia à luz solar.
Ela diz aos servos que os quartos em que as crianças estão devem ser mantidos com cortinas o tempo todo e que toda vez que uma porta da casa for aberta, a anterior deve ser fechada. Grace fica preocupada com a crença crescente de Anne de que há pessoas invisíveis na casa.
Enquanto ela tenta fazer Anne negar a existência dos 'outros', evidências sutis, mas assustadoras começam a convence-la de que algo existe, mas sua rígida fé católica não a deixa acreditar no sobrenatural...
Escrito, dirigido e musicado pelo cineasta chileno radicado na Espanha, Amenábar, com coprodução hollywoodiana (de Tom Cruise), "Os Outros" surpreende por ser uma história de fantasmas à moda antiga. Uma sombria mansão inglesa, empregados sinistros, segredos ocultos do passado, ruídos estranhos, um piano tocando sozinho, e portas e cortinas se abrindo. Nada de grandes choques ou efeitos, até um final surpresa macabro - que não é totalmente original, mas funciona.
https://www.bilibili.tv/en/video/2047458789
"Thir13en Ghosts"/ "13 Ghosts" (13 Fantasmas, USA 2001) de Steve Beck
O professor de matemática Arthur Kriticos (Tony Shalhoub) luta para sobreviver e sustentar seus dois filhos (Alec Roberts e Shannon Elizabeth) em meio a uma série de contas, após a morte de sua esposa.
Ele então descobre que acabou de herdar uma casa no testamento de seu falecido tio Cyrus. A sofisticada casa prova ser uma construção incrível (e bizarra), toda de vidro e com um mecanismo de relógio gigante, e a solução para todas as suas preocupações financeiras.
Uma vez lá, eles encontram o psíquico Dennis Rafkin (Matthew Lillard), que lhes conta como Cyrus capturou doze fantasmas e os aprisionou na casa.
No entanto, a casa ganha vida, trancando-os e libertando os horríveis fantasmas...
Depois de produzirem "House on the Haunted Hill" em 1999, os produtores Robert Zemeckis, Joel Silver e Gilbert Adler, retornaram a obra de William Castle com sua produtora de terror 'classe A' Dark Castle. Uma reformulação milionária da 'brincadeira classe B' de Castle, com um arsenal de criaturas de Hollywood, efeitos de choque e gore (digital).
O efeito mais surpreendente é a a casa e si, que foi criada diferente de qualquer outra casa mal assombrada do cinema - construída totalmente de vidro, às vezes brilhado com símbolos cabalísticos, e peas de relógio com um tique-taque ameaçador.
Os fantasmas monstruosos criador pela equipe de maquiagem KNB EFX Group, também impressionam...
Dito isso, o que resta é um divertido, mas caro e descartável, passeio 'sabor pipoca / junk food', com muita correria, explosões e efeitos fantasmagóricos, ao estilo blockbuster...
https://www.youtube.com/watch?v=Xxc61Bnq7ns
"Darkness" ( A Sétima Vítima, Esp/USA 2002) de Jaume Balagueró
A adolescente americana Regina (Anna Paquin) se muda para uma nova casa na Espanha junto com sua família.
Logo após a chegada, coisas preocupantes começam a acontecer – seu irmão mais novo Paul (Stephan Enquist) fala de outros moradores misteriosos na casa e manifesta hematomas em sua pele.
A mãe de Regina, Maria (Lena Olin), parece despreocupada com isso, enquanto seu pai Mark (Iain Glen) tem uma recaída de uma condição que o fez entrar em um frenesi violento vários anos antes. Regina se torna cada vez mais certa de que há algo sinistro no novo lar.
Conforme ela investiga o passado, descobre que quarenta anos antes seis crianças foram brutalmente assassinadas durante um ritual satânico e que as mesmas pessoas - inclusive seu avô Albert (Giancarlo Giannini)- esperam pelo sacrifício de uma sétima criança durante o eclipse que se aproxima...
...assim como a escuridão sobrenatural que habita a casa, e pode duplicar a forma humana...
Produção da Fantastic Factory, do espanhol Julio Fernández, e do americano Brian Yuzna. Desprezado por grande parte da crítica, mas, sucesso nos cinemas, esse filme de Balangueró tem sim, bastante clima, e uns bons sustos. Existem muitos problemas com o roteiro, que recicla vários clichês do gênero, mas com um final pessimista e um pouco bizarro, mas, explora muito bem o nosso medo das coisas que se escondem na escuridão'...
https://www.tokyvideo.com/video/a-setima-vitima
"Gwishini Sanda"/"Ghost House" (Co.s. 2004) de Kim Sang-Jin
Pil-gi ( Cha Seung-won ) finalmente economiza dinheiro suficiente para realizar o desejo de seu falecido e pobre pai: ele pode comprar sua casa própria .
No entanto, ao se mudar para sua nova residência, ele é incomodado por um de seus moradores anteriores, um fantasma , que afirma que a casa pertence a ele e tenta assustá-lo de várias formas.
Pil-gi chama a polícia, convida amigos para passar a noite e tenta rituais de exorcismo .
Nada disso funciona. Durante um ataque do poltergeist, ele é atingido por um raio e acorda em um hospital . Ele então descobre que pode ver o fantasma que o assombra, e é uma linda assombração chamada Yeon-hwa ( Jang Seo-hee )...
Agora menos assustado, Pil-gi fala com ela e decide ficar, mas um investidor que quer construir um novo hotel no local faz uma oferta para comprar a casa. Agora é a vez de Yeon-hwa ficar com medo...
Comédia de terror da Coréia do Sul. Um divertido "Poltergeist" com toques sociais e a tradição religiosa local. Foi um do filmes de maior bilheteria do ano na Coréia...
https://www.bilibili.tv/en/video/4786760460930048
"The Amityville Horror" (Horror em Amityville, USA, 2005) de Andrew Douglas
O empreiteiro George Lutz (Ryan Reynolds) e sua esposa Kathy (Melissa George) encontram uma casa enorme à venda por um preço incrivelmente baixo na cidade de Amityville, em Long Island, e decidem comprá-la.
Eles descobrem que o motivo disso é porque o inquilino anterior Ronald DeFeo assassinou toda a sua família, alegando que estava possuído.
Logo depois que se mudam com os três filhos de Kathy, eles enfrentam diversos fenômenos sobrenaturais — há aparições por toda parte..
... a filha mais nova, Chelsea (Chloe Grace Moretz), insiste que a filha assassinada de DeFeo, Jody, é sua amiga invisível.
... enquanto George vai ficando taciturno, e se torna agressivo.
Um remake do filme de 1979, mais do uma nova adaptação do livro/história. 'Amityville 2005', tem uma nova (e descartável) origem para a maldição a casa - um malvado reverendo havia torturado e assassinado indígenas no local - somado com muita bagagem dos filmes de terror modernos, como cabeças rotativas aceleradas, visões de crianças fantasmas (ao estilo terror oriental)...
Existem boas cenas aterrorizantes, somadas com muita bobagem e exagero, que as refilmagens de grande orçamento costumam entregar ao público. Consegue ser mais 'terror' do que o original, e melhor do que os diversos filmes que usaram (e usam) o nome Amityville no título, mas...
https://www.dailymotion.com/video/x9237rg
"Monster House" (A Casa Monstro, USA 2006) de Gil Kenan
Os pais de DJ Walters de 12 anos, saem da cidade no fim de semana, deixando-o aos cuidados da babá Zee. DJ aproveita para espionar o seu vizinhos idoso, Sr Nebbercracker, que mora em uma grande e velha casa, e não deixa ninguém se aproximar.
Bolas, pipas, brinquedos e supostamente até pessoas parecem desaparecer no gramado da casa.
É véspera de Halloween, e o velho Nebbercracker foi internado no hospital, então DJ e seus amigos decidem investigar a casa, mas fogem, quando ela cria vida e os ataca...
E uma nova investida, eles conseguem entrar na casa, e quase são engolidos vivos por ela. O velho volta e conta a sua história: ele construiu a casa para Constance- a Gigante, que era uma mulher muito obesa e atração de circo, mas que ele amava muito. Em um halloween, enquanto crianças a atormentavam devido a seu tamanho, ela tentou afugentá-los, e sofreu um bizarro acidente, morrendo no porão da casa. Desde então, o espírito de Constance habita e dá vida a casa, enquanto Nebbercracker fingia odiar crianças para protegê-las da Casa Monstro...
Comédia de terror em animação 3D. Movimentado, divertido e com momentos assustadores, "Monster House" tem em seu bem desenvolvido roteiro, uma casa mal assombrada viva, pulsante, e que é a atração e ameaça principal. Suas janelas superiores parecem olhos ameaçadores, e as tábuas irregulares e desgastadas lembra um conjunto de dentes pontiagudos. Na trama, temos uma história de amor trágica (como os clássicos góticos do gênero), e um final redentor...
https://www.dailymotion.com/video/x8pt9q2
" The Skeleton Key" (A Chave Mestra, USA 2005) de Iain Softley
A enfermeira Caroline (Kate Hudson) aceita um emprego como cuidadora do idoso Ben Devereux (John Hurt), que sofreu um derrame e não consegue andar nem falar.
Ao chegar a mansão da família nas profundezas do pântano da Louisana, ela acha que está preparada para o isolamento e as estranhezas da casa...
A amarga dona da casa, Violet (Gena Rowlands), lhe dá uma chave mestra do imenso lugar, e ela acaba encontrando um quarto secreto no sótão. A sala assustadora está repleta de artefatos para rituais de 'hoodoo'.
Violet revela que o quarto pertencia a um casal de servos afro-americanos que trabalharam na casa 90 anos antes, e eram renomados praticantes de hoodoo. Eles foram linchados depois de conduzirem um ritual com o casal de filhos dos patrões, e a casa não tem espelhos, porque eles refletem os fantasmas dos feiticeiros. Apesar de não acreditar em magia, Caroline começa a suspeitar que seu paciente sofreu mais do que apenas um derrame, e decide salvá-lo...
"A Chave Mestra" é um 'falso' filme de casa mal-assombrada. Sim, temos a casa, que é assustadora desde o início, segredos obscuros do passado, fantasmas particularmente desagradáveis, e uma heroína que é lentamente seduzida a acreditar no sobrenatural. Mas, no final, é um filme sobre o vodú, e transmissão de almas...
https://www.tokyvideo.com/video/a-chave-mestra-2005-vini7xg
"Paranormal Activity" (Atividade Paranormal, USA 2007/2009) de Oren Peli
Em 2006, o casal Micah Sloat e Katie Featherston foi alvo de uma série de assombrações em sua casa em San Diego.
Micah levou uma câmera de vídeo para documentar o fenômeno, deixando-a ligada em seu quarto enquanto dormiam. Logo eles descobriram evidências de portas misteriosamente abrindo e fechando, de altos ruídos de pancadas na casa, passos subindo as escadas e Katie se levantando à noite e ficando de pé ao lado da cama em um estranho transe.
Katie acreditava que a entidade a assombrava desde que ela era criança - eles não conseguiam se livrar porque ela a seguiria para onde quer que se movessem.
As assombrações vão se tornando cada vez mais sinistras...
"Atividade Paranormal" foi feito em 2006 pelo designer de videogames israelense Oren Peli, que não tinha experiência anterior como cineasta e filmou com um micro orçamento, atores amadores usando seus próprios nomes, e convertendo sua própria casa na casa assombrada do filme.
O found footage foi exibido em vários festivais de cinema, e chegou à DreamWorks, que comprou os direitos. Depois de ser remontado e redublado, foi lançado nos cinemas pela Paramount em 2009, se tornando um fenômeno de público e mídia, ao estilo de "A Bruxa de Blair" (1999).
https://www.youtube.com/watch?v=euj9-ni4nwM
Com o sucesso, surgiram várias sequências (ou prequels) como: "Paranormal Activity 2" (2010), "Paranormal Activity 3" (2011), "Paranormal Activity 4" (2012), "Paranormal Activity: The Marked Ones" (2014), "Paranormal Activity: The Ghost Dimension" (2015) e "Paranormal Activity: Next of Kin" (2021). "Paranormal Activity: Tokyo Night" (2010), foi um ótimo remake japonês; e o filme original também foi parodiado em "A Haunted House" (2013), "Scary MoVie" (2013) and "30 Nights of Paranormal Activity with the Devil Inside the Girl with the Dragon Tattoo" (2013).
" Sinister" (A Entidade, USA/UK 2012) de Scott Derrickson
Ellison Hoswalt, m escritor policial especializado em crimes reais (Ethan Hawke), desesperado por outro sucesso, e em busca de inspiração, muda sua família (sem contar a eles o motivo), para uma casa onde a família anterior foi executada.
Os quatro assassinatos nunca foram resolvidos. No dia da mudança, ele encontra uma caixa no sótão rotulada como 'filmes caseiros'. Ele assiste aos filmes super-8, e eles acabam sendo filmes snuff de um cara misterioso chamado Sr. Boogie cometendo os crimes.
Eles retratam um enforcamento coletivo, bem como os assassinatos de outras famílias que remontam à década de 1960.
Enquanto ele tenta estabelecer conexões entre os assassinatos, para utilizá-los em seu novo best seller, Ellison percebe que há uma força sobrenatural na casa.
Em 1971, Roger e Carolyn Perron (Ron Livingstone e Lili Taylor) e seus cinco filhos se mudam para uma casa surrada pelo tempo, mas acessível economicamente.
Em uma das brincadeiras pela casa, as crianças acidentalmente revelam um sótão que estava vedado. Logo depois, fica claro que a casa é assombrada por uma entidade malévola que cria aparições, bate portas, prende pessoas no porão e assim por diante.
Carolyn vai a uma palestra realizada por investigadores paranormais, o casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), e implora por sua ajuda. Os Warrens conduzem uma investigação onde determinam que a casa está sendo assombrada por um espírito demoníaco que está tentando enfraquecer os Perrons para que ele possa possuir os vivos.
Mistura de casa mal assombrada e possessão, 'baseado em uma história real' - supostamente um incidente retirado dos arquivos dos 'caçadores de fantasmas' da vida real, marido e mulher Ed e Lorraine Warren (foto abaixo).
O incidente mais famoso do casal foi a investigação da casa de Amityville em 1977, onde eles alegaram ter produzido fotos infravermelhas de fantasmas. Como o incidente de Amityville foi posteriormente revelado como uma farsa por vários de seus perpetradores, isso diz tudo o que é preciso sobre a credibilidade dos Warren. Outras investigações do casal foram retratadas nos filmes "The Haunted" (1991) e "The Haunting in Connecticut" (2009) , enquanto eles atuaram como consultores de demonologia em "Amityville II: The Possession" (1982) e apareceram em vários documentários sobre "The Amityville Horror".
Houve duas sequências de "Conjuring", em 2016 e 2021; "Annabelle" (2014) , uma prequela com a boneca sinistra que aparece nas cenas de abertura ( e que ganhou sua própria franquia), assim como o spinoff "The Nun" (2018) e sua sequência "The Nun II" (2023), e 'A Maldição Da Chorona" (2019)...
https://www.tokyvideo.com/video/filme-invocacao-do-mal-rave-cinevision
"Crimson Peak" ( A Colina Escarlate, USA 2015 ) de Guillermo Del Toro
Por volta da virada do século XX. Edith Cushing (Mia Wasikowska ) é a única filha de um rico empresário de Nova York, e aspirante a escritora. Ela é conquistada por Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), um pobre baronete de Cumberland, na Inglaterra. Eles se casam e retornam à decadente casa ancestral de Sharpe, Allerdale Hall, em Cumberland.
Quando Edith descobre que a casa se chama 'Crimson Peak' por causa da lama vermelha escavada nas minas abaixo, ela percebe que foi sobre isso que o fantasma de sua mãe a alertou.
Ao ser visitada pelos fantasmas dos mortos na casa, Edith começa a descobrir os segredos que Thomas e sua irmã Lucille (Jessica Chastain) guardam atrás de portas trancadas.
Uma obra-prima de fantasia gótica com uma das casas mal-assombradas mais elaboradas e belas vistas nos últimos anos. Construído em uma montanha de argila 'sangrenta' e lar de um casal de irmãos assassinos e vários espíritos, fantasmas e outras aparições. A casa em si é impecavelmente projetada, imensa e elaborada, em escala, tamanho e aparência. O designer de produção Tom Sanders colaborou com Del Toro nos cenários sombriamente belos - as filmagens foram feitas principalmente na mansão construída para o filme no Pinewood Toronto Studio e nas ruas públicas em Hamilton, Ontário, Canadá.
Parecendo muito mais com o 'castelo de Drácula' do que apenas com a mansão assustadora padrão, esta deve ser a imagem que todos imaginam quando ouvem as palavras 'casa mal-assombrada'.
https://www.bilibili.tv/en/video/2008911764
CONTINUAREMOS Nossas Visitas em Postagens Futuras...
Por enquanto é só, pessoal...
FONTES:
"
Excelente postagem ! Pena que esse tipo de cinema começou a ficar fraco com o aparecimento de CGI ,exemplo " A CASA ASSOMBRADA" de Steve Spielberg é um filme fraco, e com os efeitos de CGI mataram o resto do filme,outra coisa ruim do cinema atual são os remakes que toda vez que ele mexem em clássicos,eles os diretores ou roteirista estragam os filmes antigos ,eu sou contra remakes mal dirigidos ou escritos ,nem assisto !
ResponderExcluirUm abraço de Spektro 72.