'Dr. Jekyll: Minha análise dessa alma, a psique humana, me leva a acreditar que o homem não é verdadeiramente um - mas, verdadeiramente dois.'
Os Médicos & os Monstros...
- "I, Monster" ( Soro Maldito, UK 1971) de Stephen Weeks , com Christopher Lee (Amicus)
* Por volta da virada do século XX. O Dr. Charles Marlowe (Christopher Lee) está experimentando uma droga que diminui as inibições sociais – fazendo com que uma paciente tensa e reprimida tire suas roupas de forma provocativa, e um homem raivoso aja como uma criança.
O advogado e amigo de Marlowe, Frederick Utterson (Peter Cushing), tem contato com o cruel e malicioso Edward Blake (Christopher Lee).
Blake pisoteou uma garota e então correu para a casa de Marlowe e usou um cheque escrito em seu nome para pagar o silêncio do pai dela. Utterson acredita que Blake está chantageando Marlowe, mas enquanto investiga, faz a descoberta chocante de que Blake é o alter ego de Marlowe que surge sob a influência da droga que ele tomou, e que o médico está tendo cada vez mais dificuldade em controlá-lo.
Adaptação bastante fiel do clássico de R.L.Stevenson pela produtora britânica Amicus- que por alguma razão resolveu trocar o nome dos personagens do 'médico e do monstro', assim como o título da obra.
A adaptação do produtor Milton Subotsky, leva a história diretamente para os reinos da psicologia freudiana- aqui, em vez de uma droga que libera a fera interior, Jekyll/Marlowe cria uma droga que dissolve o superego.
Originalmente filmado em 3-D, o filme é feito com alguns cenários de época surpreendentemente bons. Christopher Lee tem uma boa performance como 'Jekyll/Hyde', depois de ter vivido um personagem diferente em "The Two Faces of Dr. Jekyll" (1960) da Hammer. Ele retrata bem o frio e reprimido Marlowe e faz uma mudança efetiva entre isso e o lascivo Blake. A transformação é conduzida sem muita maquiagem e é crível.
https://www.dailymotion.com/video/x21gx0v
- "Dr.Jekyll and Sister Hyde" (O Médico e a Irmã Monstro, UK 1971) de Roy Ward Baker, com Ralph Bates & Martine Beswick (Hammer)
O Dr. Henry Jekyll (Ralph Bates) está pesquisando uma panaceia universal para os males humanos. Assombrado pelo medo de que uma vida não seja suficiente para completar sua pesquisa, ele desvia de seu objetivo de criar um soro da imortalidade, usando hormônios femininos retirados de cadáveres frescos fornecidos pelos assassinos Burke e Hare.
Ele consegue, mas tem o efeito colateral imprevisível : ele mude de sexo!
Para explicar o súbito aparecimento de sua metade feminina pela casa, ele se autodenomina Sra. Hyde (Martine Beswick), dizendo que ela é irmã do Dr. Jekyll. No entanto, Jekyll logo descobre que o soro requer um suprimento regular de hormônios para manter seu efeito, necessitando então assassinar jovens mulheres.
O médico abomina isso, mas a metade bela e perversa Sra. Hyde saboreia as mortes, assume o controle, e uma onda de mortes aterroriza Londres.
Produção do estúdio britânico Hammer Film Productions, com roteiro de Brian Clemens, que adapta livremente a história, e também incorpora na trama aspectos dos casos históricos de Jack, o Estripador e dos ladrões de cadáveres Burke e Hare.
https://www.tokyvideo.com/video/dr-jekyll-and-sister-hyde
– "The Man with Two Heads" (1972) de Andy Milligan , com Denis DeMarne
* O Dr. William Jekyll (Denis DeMarne) leciona anatomia para estudantes de medicina, e aproveita para testar sua teoria e fórmula para 'tratar o mal no cérebro humano'.
Ao trabalhar na fórmula em seu laboratório , seu assistente Jack Smithers (Berwick Kaler ) deixa cair o frasco do único fluido existente. Irritado, Jekyll tenta limpar a bagunça, mas se corta em cacos de vidro. O desajeitado Jack ainda derrama água acidentalmente nas anotações do Dr. Jekyll.
Ele copia as anotações para uma nova folha de papel — mas erra a fórmula, algo que o Dr. nunca percebe. Quando Jekyll retorna ao seu laboratório, sintetiza a fórmula errada, e testa em si mesmo, se transformando em seu alter ego maligno, que se chama...Danny Hyde!
Danny (um ótimo nome para um vilão monstruoso!) gosta de humilhar e torturar prostitutas, e depois comete um série de crimes.
Então, Hyde paga uma cafetina para injetar seu soro em todos os frequentadores do bordel, transformando-os em 'ghouls' babões e loucos por sexo, degenerando tudo em uma orgia louca e selvagem !
Produção de baixíssimo orçamento do americano Milligan, filmada em Londres. Originalmente chamado "Dr.Jekyll and Mr. Blood", teve seu título mudado para capitalizar o sucesso de "The Thing With Two Heads" (O Monstro de Duas Cabeças, 1972 ,de Lee Frost), da A.I.P. .
https://wipfilms.net/sci-fi-and-fantasy/the-man-with-2-heads/
- "The Adult Version of Jekyll & Hide" (USA 1972) de Lee Raymond, com John Barnum & Jane Louise
* O Dr. Chris Leeder (John Barnum), é um médico dividido entre sua doce noiva Cynthia (Laurie Rose) e sua sexy secretária (a lendária atriz pornô dos anos 70 Rene Bond) enquanto aparentemente nunca vê nenhum paciente. Durante uma visita a uma livraria com sua garota, ele fica obcecado por um livro que descobre - o diário do Dr. Jekyll. Quando ele retorna para obter o livro fora do horário comercial, ele acaba matando o dono da loja (Norman Fields) para obtê-lo. Ele tem fantasias onde imagina liberar seu lado (ainda) mais perverso quimicamente, e se vê como uma nova encarnação do Sr. Hyde...
.... mas quando ele realmente mistura e bebe a poção...
...ele se transforma em uma linda loira chamada Srta. Hide (Jane Louise), uma mulher que tem um enorme gosto por sexo e sangue...
Enquanto o detetive Ruso (Jude Farese) começa a rastrear o assassino do lojista, Leeder/Hide mata duas garotas e corta o grande pênis de um marinheiro. A senhorita Hide decide matar Cynthia, e o detetive precisa chegar até eles antes que ela consiga fazer isso.
Produção do lendário David F. Friedman e Byron Mabe. Uma paródia softcore, e uma variação extremamente barata e amadora do "Dr.Jekyll & Sister Hyde" da Hammer. De original, temos o fato de que o pretenso Dr.Jekyll aqui, já era um assassino antes de ingerir a fórmula e se transformar...
- "Caso Especial- O Médico e o Monstro" (BR 1972, TV) de Zbiniew Ziembinski, com Sergio Cardoso
O Dr. Roca (Sérgio Cardoso) dedica-se a pesquisas para inventar uma fórmula que revele a maldade humana para, assim, combatê-la. Sua primeira cobaia é uma coelha, pertencente a um mosteiro. O animal antes inofensivo mata um gato. Roca decide, então, experimentar a fórmula em si mesmo. Mas, antes, visita a filha Lúcia (Lúcia Alves), o genro Mário (Reinaldo Gonzaga), a quem considera como um filho, e o neto, com menos de um ano de idade. Já em casa, o médico bebe a fórmula, senta-se em uma poltrona e acorda tempos depois, vendo a casa inteiramente destruída e com o espelho quebrado.
Ele teve êxito em sua pesquisa, mas o resultado vira-se contra ele mesmo. Após provar da própria fórmula, torna-se um assassino, vira um fugitivo e, dizendo-se arrependido, decide-se se confessar ao padre (Álvaro Aguiar).
Filme especial para a TV, da Rede Globo, com adaptação de Domingos de Oliveira, e atuação muito elogiada de Sergio Cardoso (1925-1972), com a cena de transformação sendo feita sem maquiagem, apenas com sua performance.
O episódio completo aparentemente está perdido.
https://www.youtube.com/watch?v=v5rTQJoqXSo
- "Dr. Jekyll y el Hombre Lobo" (Dr.Jekyll e o Lobisomem, ESP 1972) de Leon Klimovski, com Paul Naschy (Jacinto Molina) e Jack Taylor
Viajando pelo interior da Hungria, Justine (Shirlei Corrigan) é salva de bandidos locais pelo nobre Waldemar Daninsky (Paul Naschy), que mora no vizinho Castelo Negro. Eles se apaixonam, mas ela descobre o segredo de Waldemar - ele é um lobisomem.
Ela retorna a Londres com Waldemar para visitar Henry Jekyll (Jack Taylor), o ancestral do famoso médico, na esperança de que ele possa fornecer uma cura.
Henry acredita que, ao dosar Waldemar com o soro e, em seguida, seu antídoto, ele expulsará o lobo dele. No entanto, sob o efeito do soro, a personalidade de Hyde e a personalidade de lobisomem entram em conflito.
E, a estranheza acontece quando Waldemar agora tem que lidar com se transformar em um lobisomem na lua cheia, e também ocasionalmente se transformar em Sr. Hyde, que parece realmente gostar de toda a devassidão que a Londres moderna colocou a seus pés, especialmente todas as prostitutas prontas para ele matar!
A quinta aventura do astro do terror espanhol Jacinto Molina/Paul Naschy, com seu famoso personagem Waldemar Daninsky, o 'Hombre Lobo'. Molina que também interpretou outros monstros clássicos do cinema, tenta aqui (com roteiro eu) fazer uma louca mistura, fazendo seu personagem sofrer uma dupla transformação macabra.
https://www.youtube.com/watch?v=ob4g_yD9EKk
– "Dr Jekyll and Mr Hyde" (UK/ USA, 1973 TV) de David Winters, com Kirk Douglas
O Dr. Henry Jekyll (Kirk Douglas) é um neurologista em busca da cura da insanidade. Ao tentar provar que todo homem tem uma dupla personalidade, ele cria uma fórmula...
...e se transforma, e...
...canta!
Versão musical feita para a TV, com boa produção, e elenco ( Susan George , Susan Hampshire , Stanley Holloway , Donald Pleasence , Michael Redgrave , John C. Moore ), mas, músicas ruins, e...precisava um Musical???
https://rarefilmm.com/2020/02/dr-jekyll-and-mr-hyde-1973/
- "Horror High" / "Twisted Brain" (Cérebro Diabólico- A Escola dos Horrores, USA 1974) de Larry N. Stouffer
O estudante nerd e azarão de biologia Vernon Potts (Pat Cardi) é humilhado e abusado por todos, desde professores até o treinador de educação física e atletas.
O zelador sádico Griggs (Jeff Alexander) força Vernon a beber uma fórmula que o estudante estava aperfeiçoando. Vernon então se transforma em sua versão bestial e mata Griggs, empurrando-o para um tanque de ácido sulfúrico .
Utilizando sua fórmula, Vernon começa a se vingar de seus algozes de formas violentas...
Produção independente de baixo orçamento, assumidamente uma versão moderna / adolescente (e sangrenta) de Jekyll & Hyde.
https://www.youtube.com/watch?v=NLCEXsAL26Q
- "The Erotic Dr.Jekyll" (The Amazing Dr. Jeckyll, USA 1975 Xxx) de Victor Milt, com Harry Reemes
* O cientista Dr. Charles Jekyll III (Harold Reemes) é neto do Dr. Jekyll original . Quando ele descobre o laboratório secreto do avô, ele não consegue deixar de seguir a tradição da família e começa a brincar com a fórmula escondida. Claro, uma vez que Jekyll bebe, ele se transforma no sinistro Rory Hump, um animal sexual insaciável . Há um porém - tomar a fórmula três vezes pode ter efeitos adversos e até levar à morte. Testemunhe o assistente de laboratório corcunda, Igor (Bobby Astyr), que tomou a poção uma vez e agora tem que viver com a deformidade física que ela lhe causou.
Comédia/ sátira pornô
https://tubepornclassic.com/videos/984529/erotic-dr-jeckyll-1976/
- "Dr.Black, Mr. Hyde" ( Monstro Sem Alma, USA 1976) de William Crain
* O Dr. Henry Pride (Bernie Casey) é um médico negro que trabalha em um soro projetado para reconstruir fígados danificados, mas não consegue resolver o problema de seus efeitos colaterais sem cobaias humanas.
Ele testa o soro em si mesmo e se transforma em um homem albino, indestrutível, super-forte e enlouquecido, com uma propensão a matar prostitutas, agiotas e traficantes de drogas.
Versão 'Blaxploitation' da história, pelo mesmo diretor de "Blacula- O Vampiro Negro" (1972), e originalmente chamado de "Dr. Black and Mr. White". Terror e ação 'b', mas com uma forte metáfora para a divisão racial entre negros e brancos.
O bondoso médico negro Pride que, ao ter conquistado sucesso e aclamação, é acusado de 'ser realmente branco' e de ter esquecido sua origem no gueto. Quando ele toma a poção, e literalmente se transforma em um homem/monstro branco ( criado por um então desconhecido Stan Winston), o resultado é uma uma caricatura invertida da imagem do 'Homem Negro' como superforte e um agressor sexual que os brancos conservadores costumam sustentar...
https://www.youtube.com/watch?v=m6Zu7o-QR-A
- "Dottor Jekyll e Gentile Signora" (Dr.Jeckyll Likes Them Hot, IT 1979) de Steno, com Paolo Villaggio
- "Dr. Jekyll's Dungeon of Death" (1979) de James Woods , com James Mathers
* Em São Francisco, o Dr. Henry Jekyll (James Mathers), neto do famoso médico, tenta aperfeiçoar um soro que amplifica a agressividade humana.
Ele conduz experimentos repetidos colocando homens, mulheres, e pessoas de diferentes raças umas contra as outras, mas seus experimentos têm sido um fracasso até agora. Ele é acompanhado pelo assistente corcunda (negro) Boris (Jake Pearson), e pelo Professor Atkinson (John Kearney), cuja filha Julia (Dawn Carver Kelly) ele mantêm escondida e prisioneira em outra parte da casa.
Produção independente, muito barata e muito estranha. Escrita pelo (muito exagerado) ator principal, com todos os clichês de filmes de cientista louco, mas, recheado de inúmeras (e intermináveis, mas bem coreografadas) cenas de lutas!
Não há nudez, mas há tortura e sadismo em abundância. Misture isso com lutadores de artes marciais furiosos e você tem um 'soro exploitation' macabro e vulgar!
O neto do Dr.Jekyll aqui, não sofre nenhuma transformação (ele parece ser originalmente louco e sádico), e os objetivos de suas pesquisa e soro são bastante obscuros. Trash!
https://wipfilms.net/women-in-prison-collection/dr-jekylls-dungeon-of-death/
- "Chehre Pe Chehra" (trad. 'Um rosto sobre um rosto', INDI 1979/1981) de Raj Tilak, com Sanjeev Kumar
O Dr. Wilson (Sanjeev Kumar ) é um médico e cientista humanitário que acredita que todo ser humano tem elementos angélicos e diabólicos em si.
Ele acredita fortemente que esses dois elementos podem ser separados e então um remédio pode ser inventado para eliminar o lado maligno.
Ele decide testar a invenção em si mesmo, mas o resultado não ocorre como ele havia teorizado: sua persona diabólica chamada Sr. Blackstone, é muito mais poderosa, e Wilson é incapaz de eliminá-la.
Versão 'Bollywood' do clássico, realizada em 1979, e que só chegou aos cinemas da Índia dois anos depois. Como quase todos os filmes do pais, a trama mistura terror, sci-fi, fantasia, romance, humor, e...musical...
https://www.hindimovies.to/movie/chehre-pe-chehra-1981/
- The Bloody Pit of Horror-
http://thebloodypitofhorror.blogspot.com/
- Public edu-
https://public.wsu.edu/~delahoyd/jekyll.hyde.films.html
- Cool Ass Cinema- http://www.coolasscinema.com/
- Moria Reviews-
https://www.moriareviews.com/theme/jekyll-and-hyde-themes
https://www.moriareviews.com/jekyll-and-hyde-films
Segunda parte do tema Sr.Jekyll & Mr.Hyde,com filmes que conheço do Wipfilms,que as vezes eu baixo filmes lá ,mas muitos deles tem problemas , com som fora de sincronismo,não sei o por que disso,se é o meu velho computador o site que é assim,sei lá !
ResponderExcluirTambem fico agradecido pelo o mestre de dono deste super blog ,ler as minhas respostas que não são pra lá de brilhantes,com os textos que sempre são descritos de forma magistral pelo Mestre Coffin Souza... nunca vou chegar a vossa altura senhor do mundo underground,mesmo assim fico feliz de saber que o senhor le os meus comentário,obrigado novamente .
dos filmes que tenho aqui destaco :" O SORO MALDITO" Lançado em DVD-BOX " COLEÇÃO : AMICUS PRODUCTIONS,VOL.2 " pela Obras Primas ,"O MEDICO E Á IRMÃ MONSTRO" tenho ele em DVD autorado , " CEREBRO DIABOLICO/ESCOLA DOS HORRORES" tenho ele em VHS lançado pela extinta Argovídeo. os outros eu conheço pesquisando e alguns descobri aqui...esse dois filmes são interessante a produção indiana ( que sempre faz um salada com seus filmes ) e esse filme musical ? que eu particularmente nunca ouvi falar que Kirk Douglas havia feito de Sr.Jekyll & Mr.Hyde ,mesmo sendo uma produção de TV,fica a curiosidade de assisti-lo deve bem trash.
aguardamos a terceira parte ... chega ! da piada de 3-D,eu só escrevo isso quando vem uma terceira parte de algo,esta ficando repetitivo e bem sem graça .
Um abraço de Spektro 72.