sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

GIALLO 2: Todas as cores, todas as formas para seguir...matando!

 


Começando esse segundo capítulo com uma curiosidade (das muitas) dos gialli. O uísque escocês J&B (J&B Rare Scotch Whisky) é um dos clichês 'exóticos' mais comentados e adorados sobre o Giallo. Ao longo da década de 1970, garrafas de J&B surgiram com regularidade notável em filmes italianos policiais, comédias picantes, e particularmente no Giallo. 



         J & B em " Nelle pieghe della carne" (1970)...


Talvez, para demonstrar sofisticação e virilidade, e provavelmente influência da popularidade da marca entre as celebridades ítalo-americanas Frank Sinatra e Dean Martin. Assim sendo, é possível detectar cenas onde aparecem garrafas da bebida (e seu rótulo amarelo...), em mais de 40 gialli, começando com "5 Bambole per la Luna d'agosto" (1970) de Bava, e seguindo...




    https://www.youtube.com/watch?v=Q7hC4KAgeDs



"Lo Strano Vizio della Signora Wardh" (O Estranho Vício da Senhora Wardh, It/Esp 1971) de Sergio Martino



 Julie Wardh (Edwige Fenech) e seu marido diplomata, Neil (Alberto de Mendoza), retornam à Viena depois de um tempo em Nova York . Julie se casou com Neil para escapar de seu ex-amante abusivo e sadomasoquista Jean (Ivan Rassimov), e não está feliz no casamento. 




Ela conhece o jovem australiano George (George Hilton), e eles começam um caso, mas alguém começa a fazer chantagem. A amiga de Julie (e prima de George), Carol (Conchita Airoldi) tenta ajudá-los, mas ela  é atacada e cortada até a morte por alguém com luvas pretas empunhando uma navalha. 



Um maníaco homicida conhecido como 'Assassino da Navalha' está matando diversas mulheres em Viena, e Julie é  atacada na garagem , e mal escapa com vida.



 Aterrorizada, ela aceita o convite de George para deixar a cidade (e seu marido) e ir para a Espanha. No entanto, o assassino continua atrás dela, Julie tem um colapso nervoso, e...



 Giallo ítalo-espanhol de alta qualidade, que lançou a carreira do diretor Sergio Martino e levou a protagonista Edwige Fenech ao nível de estrela. Anteriormente, Martino havia feito um Spaghetti Western e um trio de documentários, e Fenech era mais conhecida por sua beleza principalmente em comédias sensuais. 



O diretor Martino lida com o material com talento, estilo e belos visuais, e o roteiro do veterano Ernesto Gastaldi é complexo, mas disciplinado, com reviravoltas no final, mas bem colocadas. Edwich Fenech tem um ótimo desempenho, assim como o elenco masculino. A violência é discreta, mas bem encenada. Clássico!


           https://www.dailymotion.com/video/x8zlejs



"Reazione a Catena" / "Ecologia del Delitto" (Twitch of the Death Nerve / A Bay of Blood/ O Sexo na Sua Forma Mais Violenta/ A Mansão da Morte, It 1971) de Mario Bava



A Condessa Federica Donati (Isa Miranda) é enforcada em sua mansão, e um bilhete deixado para fazer parecer um suicídio. 



Várias pessoas, incluindo parentes, seu filho ilegítimo e um comprador que quer explorar comercialmente a baía que ela possuía, chegam à casa buscando o controle de sua propriedade. 



À medida que os conflitos entre as várias partes vêm à tona, as pessoas começam a ser brutalmente assassinadas.



Se Mario Bava havia criado o Giallo, e nessa época o subgênero mostrava maturidade e sucesso, ele voltou para ousar ainda mais, e acabou criando outro gênero! Explicando: ao trabalhar um roteiro bastante simplificado, Bava fez o seu melhor em matéria de fotografia elaborada, com cenários elegantes e tomadas requintadas. Para então, jogar na tela um grande número de mortes Muito sangrentas!


Indo além do que os jovens diretores que o seguiram haviam feito, temos: facão enterrado no pescoço, facão no rosto;  cabeça decepada (efeitos especiais de Carlo Rambaldi); uma lança atirada e empalando em uma árvore; e muito mais - um literal banhos de sangue, e um final irônico, onde todo mundo é assassino, e todos são mortos!



Uma sequência em particular, onde dois amantes são empalados no meio do sexo com uma lança atravessando seus corpos e a cama embaixo deles...



...imaginativa e cruel, foi mais tarde copiada por "Friday the 13th Part 2" (1981) um set-piece que confirma a influência de "Reazione a Catena" (ou um dos outros inúmeros títulos que é conhecido) no cinema de terror - ele é frequentemente citado como sendo o primeiro filme Slasher!  Clássico, é claro!




    https://www.youtube.com/watch?v=Jakf-B3FXKY&vl=en


"La corta notte delle bambole di vetro" (A Breve Noite das Bonecas de Vidro,  IT, Alem. Ocidental, Iugoslávia, Eslovênia, Checoslováquia e Croácia, 1971) de Aldo Lado


Em Praga, um velho encontra o corpo de um jornalista enquanto varre o parque numa manhã. Declarado morto ao chegar ao hospital, Gregory Moore (Jean Sorel) ainda está vivo, mas completamente paralisado. Enquanto ele está deitado na laje aguardando a autópsia, ele junta os eventos que o levaram até lá...



 Gregory , estava prestes a partir do país, quando se viu no meio de uma intriga inesperada: sua namorada, Mira Svoboda (Barbara Bach) desaparece misteriosamente.


 Ele começa uma busca desesperada por Mira, auxiliado por seus colegas jornalistas Jacques (Mario Adorf) e Jessica (Ingrid Thulin). Em pouco tempo, eles descobrem que o desaparecimento dela se encaixa em um padrão de incidentes semelhantes, mas o antipático Kommissar Kierkoff (Piero Vida) discorda, deixando-os sem ajuda oficial. 



Depois que um encontro à meia-noite com um possível informante dá errado, Gregory se vê apontado na direção do exclusivo Club 99, onde velhos políticos e líderes da cidade se encontram para ouvir música clássica, e conspirar. 



Os segredos que ele vai descortinando se tornam cada vez mais perigosos...




 Primeiro filme dirigido por Aldo Lado, em uma coprodução internacional, com cenas filmadas em Zagreb, Praga, e nos Estúdios De Paolis em Roma. A música de Ennio Morricone pontua esse Giallo bem diferente. O herói 'morto' relembrando toda a trama que envolve um clube esotérico secreto, conspirações perigosas, e a morte de mulheres com propósitos mais sinistros do que eventuais serial killers!



Um ótimo suspense com metáforas sociais e políticas da época (Guerra Fria), e um clima soturno com pouco sangue, mas muita tensão...


    https://www.youtube.com/watch?v=PGd58bbQhnA



" 4 Mosche di Velutto Grigio" (Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza, IT 1971) de Dario Argento



Depois de uma apresentação bem realizada, atrapalhado apenas por uma incômoda mosca, o jovem baterista Roberto Tobias (Michael Brandon) resolve seguir um homem estranho que o estava perseguindo há algum tempo.



 Ao entrar em um teatro, aparentemente abandonado, o homem puxa uma faca e parte para uma luta corporal, sendo atingido pela própria arma antes de cair na abertura do palco.



 Assustado, Roberto percebe que toda a ação foi acompanhada e fotografada por uma misteriosa figura mascarada.



Enquanto busca o apoio de sua esposa Nina (Mimsy Farmer), e de seu amigo Dio Diomede (Bud Spancer), Roberto começa a receber ameaças, e é chantageado. Depois de ser sufocado pelo mascarado, que diz que irá poupá-lo por enquanto, mortes começam a acontecer, tendo como vítimas as pessoas que se aproximam da verdade...





Depois de seus dois sucessos anteriores, Dario Argento se animou com a ideia de encerrar uma trilogia gialli com animais no título, e  tratou logo de desenvolver o longa para um lançamento em 1971, dez meses após "O Pássaro das Plumas de Cristal". 



O resultado  foi bem recebido pelo público,  mas dividiu a crítica ( e os fãs). Alguns consideram o trabalho 'apressado',  'ilógico' e 'desinteressante', outros o apontam o filme como 'arrepiante' e clássico.



 Com um tom mais leve e bem humorado, e um enredo que justifica de forma criativa o título 'estranho'...



....  Argento sedimenta seu estilo, com a câmera subjetiva, a exploração das cores, as sequências criativas de assassinato e violência...




...além de um final marcante, e 'científico'.



                  https://m.ok.ru/video/2982628952661



"La Coda dello Scorpione" (The Case of Scorpion's Tail /A Cauda do Escorpião, It 1971) de Sergio Martino



A bela Lisa Baumer (Evelyn Stewart) é uma esposa infiel que recebe um pagamento de seguro de vida de um milhão de dólares quando seu marido morre em um acidente de avião.



Ela é perseguida por uma de seus ex- amantes, que faz uma chantagem. Indo pagá-lo, ela o encontra morrendo em uma poça de sangue. Fugindo para Atenas, na Grécia, para pegar o dinheiro, ela é perseguida pelo investigador de seguros Peter Lynch (George Hilton), pela jornalista Cléo Dupont (Anita Strindberg), e pelo agente da Interpol John Stanley (Alberto de Mendoza). Se tudo isso não for ruim o suficiente, a ex- amante de seu falecido marido, Lara Florakis (Janine Reynaud), e seu amigo autoritário Sharif (Luis Barboo) querem sua parte do saque. 



O inspetor Stavros (Luigi Pistilli) entra no caso, quando Lisa é assassinada, o dinheiro desaparece e os cadáveres começam a se acumular...




Martino tenta quase explicitamente imitar o estilo de Argento,  mas o filme sofre com um ritmo irregular, e um final convencional. 




No entanto, a fotografia nítida de Emilio Foriscot, e a trilha sonora de Bruno Nicolai são excelentes. O diretor também aumenta o conteúdo de terror com mortes mais explícitas...



... mesmo que os efeitos de maquiagem deixem um pouco a desejar ...



https://archive.org/details/the-case-of-the-scorpions-tail-1971-1080p


"Non si Sevizia un Paperino" (Don’t Torture a Duckling / O Segredo do Bosque dos Sonhos, It 1972) de Lucio Fulci



Um vilarejo rural da Sicília é atingido por uma série de cruéis assassinatos de crianças. 



O doente mental Giuseppe (Vito Passeri) é preso após tentar exigir um resgate da família de um garoto desaparecido. No entanto, a polícia percebe que o homem apenas descobriu o corpo e tentou explorar a situação. As suspeitas recaem sobre outros, incluindo Patrizia (Barbara Bouchet), a sensual e entediada filha de um rico empresário milanês recém chegada à cidade...



.... e a bruxa  da vila, Maciara (Florinda Bolkan), que é linxada (com correntes e porretes) e morta pelos moradores locais.





 Patrizia e o jornalista Andrea Martelli (Thomas Milian) se unem para encontrar o assassino maníaco, enquanto o caos e o medo geram uma nova onda de violência e mortes...



 Um thriller policial com comentários sociais, um Giallo com violência cruel, sexualidade, pedofilia e questionamentos do poder e influência da Igreja Católica. Claro que tudo isso misturado rendeu algumas dores de cabeça no provocador Fulci – ele foi excomungado pela igreja, e teve que explicar na justiça a cena em que Barbara Bouchet nua, provoca um menor de idade. A sequência mais impactante no entanto, é a tortura da bruxa Maciara, onde a brasileira Florinda Bolkan novamente dá um show de interpretação.



A trilha sonora mistura silêncios assustadores, explosões de canto de pássaros e vocais doces e românticos de Ornella Vanoni, e  enfatiza perfeitamente o afastamento e a alienação da vila dos valores do mundo exterior, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de desconforto. A violência e o sangue em close-up são o começo de algo que Fulci construiria em filmes posteriores, tornando-se um estilo pelo qual viria a ser conhecido em filmes de terror. 

p.s. : o paperino ('patinho') do título era outra provocação de Fulci, que citava o 'Pato Donald' da Disney, conhecido na Itália apenas como como Paperino...


https://archive.org/details/dont-torture-a-duckling-1972-english



"Perché Quelle Stane Gocce di Sangue sul Corpo di Jennifer" (The Case of the Blood Iris / As Lágrimas de Jennifer, It. 1972) de Giuliano Carmineo



As belas modelos Jennifer (Edwige Fenech) e Marylin (Paola Quattrini) se mudam para um apartamento em um prédio residencial em Milão. Acontece, que o imóvel pertenceu antes a uma garota que fora brutalmente assassinada. 



Jennifer havia escapado da influência de uma seita 'hippie' adepta a orgias sexuais, e muitas drogas, e agora se vê perseguida por um serial killer. Existem vários suspeitos: Fanelli ( Luciano Pigozzi) misterioso proprietário de uma boate, uma velha e seu filho deformado...


... o vizinho Professor Issac (George Rigaud)  pai de uma amiga dela, além do arquiteto Andrea (George Hilton), apaixonado por Jennifer, mas um homem estranho. Uma por uma, as pessoas a sua volta vão sendo mortas. 



O obstinado comissário de polícia Enzi ( Giampiero Albertini) e seu policial subordinado investigam os assassinatos horríveis. 



Produção de Alberto de Martino, irmão e produtor de Sergio de Martino, que esteve muito ocupado este ano, então, o diretor Carmineo (até então só conhecido por Westerns) assumiu o projeto. Mas, o estilo (estético e narrativo) de Sergio, e o roteiro de seu costumeiro parceiro Ernesto Gastaldi, estão presentes. 



O filme apresenta os elementos habituais, como intrigas, sustos, mortes criativas, nudismo, suspeitos estranhos, tudo com cores destacadas, a trilha sonora de bruno Nicolai, e a presença deslumbrante de Edwich Fenech, que na época era namorada do produtor...



         https://www.dailymotion.com/video/x1yvi56


" Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave" (Your Vice Is a Locked Room and Only I Have the Key /  O Quarto Escuro de Satã, It 1972) de Sergio Martino



O escritor de sucesso Oliviero (Luigi Pistilli),  paralisado pelo bloqueio criativo (e excesso de álcool e drogas), atinge um novo ponto baixo quando sua mãe, mais bem-sucedida, morre. Ele celebra o velório dela realizando uma orgia colossal...



... além de abusar ainda mais de Irina (Anita Strindberg), sua sofrida esposa, e saco de pancadas física e emocional. Sua 'vidinha' nada simples, é ainda  complicada pelo fato de que várias amantes amantes suas começam a  ser mortas por um assassino empunhando um sabre curvo...



.... e ainda mais pela presença de sua sensual sobrinha Floriana (Edwige Fenech), que vem para ficar e brincar pervertidamente com os dois.



Sempre presente, e observando tudo, está Satan, o gato preto que era da mãe de Oliviero, e que Irina odeia...

                                               Oliviero, Satan e J&B




Em meio a muitas mortes e sexo, resta saber quem é a vítima, quem é o vilão ...


Martino volta com um Giallo um pouco diferente, com pouco suspense e mistério, mas com a típica fotografia barroca, mortes violentas, e várias cenas carregadas de erotismo e nudez . "No Quarto Escuro de Satã" é na verdade uma leitura livre do clássico conto de Edgar Allan Poe, "O Gato Preto" numa trama repleta de assassinatos e reviravoltas. 

O título original, 'Seu vício é um quarto trancado e só eu tenho a chave', é uma referência a outro giallo anterior de Sergio Martino, "O Estranho Vício da Senhora Wardh", em que a mesma frase aparece em uma nota misteriosa aparentemente enviada por um assassino.






          https://www.dailymotion.com/video/x39bphk



"Mio Caro Assassino" (O Carrasco da Mão Negra, It / Esp 1972) de Tonino Valerii



O ex-investigador de seguros Umberto Paradisi (Francesco Di Federico) é encontrado morto na margem de um lago com a cabeça arrancada.



 Acredita-se que tenha sido um bizarro acidente depois que o operador de máquinas responsável também morre, em um aparente suicídio. 



Mas o detetive investigador Inspetor Luca Peretti (George Hilton) não fica convencido, e  obtém uma pista sobre as atividades recentes de Paradisi por meio de sua viúva (Helga Liné), antes dela também ser assassinada. 



 Suas investigações revelam uma ligação com um caso antigo e não resolvido de sequestro e assassinato de crianças, e enquanto ele segue as pistas, novas e sangrentas mortes acontecem...




 Giallo bem complicado do diretor Tonino Valerii que mistura a loucura de um serial killer, pedofilia, e investigação policial, com o tradicional grande número de suspeitos. 



Pesado, com muitos diálogos e um final apressado, "Mio Caro Assassino" tem muitas falhas, mas, uma ótima performance do prolífico George Hill (nascido no Uruguai como Jorge Hill Acosta y Lara ), uma trilha sonora assustadora composta por Ennio Morricone, (com Bruno Nicolai  servindo como maestro), e uma boa dose de violência explícita...






        https://www.youtube.com/watch?v=4saABuAH_o8


"Tutti il Colori del Buio" (Todas as Cores do Medo, It/Esp 1972) de Sergio de Martino



Jane Harrison (Edwich Fenech) é uma mulher bonita e aparentemente normal, mas que sofre psicologicamente com o trauma de testemunhar o assassinato de sua mãe quando ela era criança, e depois, sofrer um acidente de carro  que a fez abortar.





Ela procura ajuda de um psiquiatra, e do seu namorado farmacêutico Richard (George Hilton), mas, ela tem sonhos recorrentes com um homem com olhos muito azuis (Ivan Rassimov), que tenta matá-la com uma faca, e começa a vê-lo quando desperta.




Sua nova vizinha Mary (Marina Malfatti), a convence em participar em uma estranha seita (liderada pelo sinistro McBrian, vivido por Julian Ugarte) que faz missas negras / orgias em um castelo, e promete livrar os participantes de seus pesadelos reais. 



Quando Jane tenta sair, ela é perseguida e fica sabendo que sua mãe fazia parte da seita, e foi morta quando tentou abandoná-la. Jane tenta fugir novamente se escondendo no campo, apenas para isso terminar com várias outras mortes.



Por fim, Richard, junto com a polícia, consegue descobrir que  irmã de Jane, Barbara (Susan Scott) está por trás de toda a trama que envolve o domínio da seita...



"Todas as Cores" é um Giallo com terror psicológico, e que navega na moda dos filmes com cultos satânicos, iniciada com "O Bebê de Rosemary" em 1968. Dito isso, o roteiro do espanhol Santiago Moncada, a direção de Martino, e a trilha de Bruno Nicolai, conseguem prender o expectador no drama da sofrida Jane, assim como mistério tenso, com suas cenas que remetem aos filmes de terror. 



Também conhecido como "They're Coming to Get You!", "Day of the Maniac", e até, "Strange Vice of Mrs. Ward No.2" (!), mostra Sergio Martino no domínio do gênero, e aproveitando para experimentar, mesclando influências do terror gótico, sobrenatural, etc...


     https://www.dailymotion.com/video/x9999x6


"Sette Orchidee Macchiate di Rosso" (Sete Orquídeas Manchadas de Sangue, It/ Al 1972) de Umberto Lenzi


Um maníaco está matando mulheres na Itália, deixando uma lua prateada perto de seus cadáveres. 





Enquanto viaja para Paris de trem com seu noivo, o famoso designer Mario Gerosa (Antonio Sabàto), Giulia Torresi (Uschi Glass) é atacada pelo serial killer em sua cabine. 



O inspetor de polícia Vismara (Pier Paolo Capponi) decide esconder que Giulia sobreviveu para protegê-la. 



Mario decide investigar por conta própria, e descobre que seis vítimas estiveram no hotel que Giulia possuía no passado. Eles viajam esperando salvar as mulheres que não foram atacadas antes que o assassino as encontre.


Giallo típico, mas bem escrito (a partir de contos de Edgar Wallace e  de Cornell Woolrich), com todos os elementos habituais - belas mulheres, crimes violentos, muito sangue, mistério antigo, muitos suspeitos, final surpresa, etc. Bom elenco (participações especiais de Marisa Mell, e Camille Keaton) e ótima trilha sonora de Riz Ortolani.



Umberto Lenzi (6 de agosto de 1931 / 19 de outubro de 2017) ficaria conhecido mais tarde no ciclo de Filmes Canibais, mas também se destacou no Giallo, menos estilizado que Dario Argento, menos excessivo que Lucio Fulci, mas igualmente capaz.



                  https://m.ok.ru/video/1434074417861


"Cosa Avete Fatto a Solange?" (O Quê Vocês Fizeram Com Solange, IT /Al  1972) de Massimo Dallamano



Em um barco com seu professor universitário , Enrico Rosseni (Fabio Testi), Elizabeth (Cristina Galbó ) testemunha um homem  esfaqueando uma mulher na floresta na costa próxima. 



Rosseni convence Elizabeth a manter silêncio sobre o que viu, especialmente depois que descobrem que a vítima era uma de suas colegas de classe e foi morta por ter uma longa faca enfiada profundamente em sua vagina. 



Outra garota, uma estudante da mesma faculdade, é morta mais tarde pelo mesmo agressor, e depois, Elizabeth é assassinada em seu banheiro.



 A polícia suspeita de Rosseni, que admite seu caso para sua esposa sexualmente reprimida Herta (Karin Ball) na esperança de obter sua ajuda para limpar seu nome. 



Rosseni é inocentado quando é descoberto que todas as vítimas tinham visto um padre local e eram amigas de uma jovem chamada Solange (Camille Keaton), que começou a frequentar a escola no semestre anterior, mas havia desaparecido misteriosamente... Rosseni investiga, e descobre um clube sexual secreto da universidade, e as verdades sobre o falso padre...




Uma coprodução entre produtoras italianas e o estúdio alemão Rialto Film. Foi lançado na Alemanha como "Das Geheimnis der grünen Stecknadel" , onde foi promovido como um filme policial baseado em Edgar Wallace, mas não era. 




O enredo convencional é animado com reviravoltas genuinamente surpreendentes, personagens fortes e um final chocante e inesperado. Dirigido com maestria por Massimo Dallamano e apresentando uma cinematografia impressionante de Aristide Massachessi (que, como Joe D'Amato, teve uma carreira subsequente como diretor exploitation e pornô),  "Solange" é um Giallo excepcionalmente bem feito e com uma trilha sonora  melancólica de Ennio Morricone, que aumenta a tensão ...



                    https://m.ok.ru/video/2367615929038


"Delirio Caldo" (Delirium, IT 1972) de Renato Polselli



O psicólogo Herbert Lyutak (Mickey Hargitay) ajuda o inspetor Edwards (Raul Lovecchio) em uma série de casos de assassinatos de mulheres, mas o mais recente é um pouco diferente. Por um lado, ele é um suspeito após ser identificado como o homem que pegou a jovem vítima (Stefania Fassio) em um bar antes dela ser morta. Por outro lado, ele É o verdadeiro assassino. Enquanto o Inspetor Edwards o interroga, chegam notícias de outro assassinato na mesma localidade. Uma jovem morena foi massacrada em uma cabine telefônica após ligar para a polícia em pânico.



Herbert pode estar livre do crime, mas ele ainda tem um monte de problemas em casa. Sua esposa Marzia (Rita Calderoni) ainda é cegamente devotada, e está preparada para ignorar sua impotência também, mas ela tem certeza de sua culpa. 



Enquanto isso, Edwards arma uma armadilha para o assassino no parque usando a loira Srta. Heindrich (Katia Cardinali) como isca. Tudo dá errado, e outra mulher é morta com uma faca. Herbert está na cena por acaso, mas uma outra figura também é descoberta espreitando na floresta.



Um Giallo excêntrico e 'semi- demente' do roteirista e diretor Renato Polselli. O filme começa com Hargitay (ator húngaro e famoso fisiculturista)  seduzindo a jovem Fassio, para depois a espancar com uma pedra e estrangular até a morte. Isso derruba a tradição usual do Giallo de desmascarar o assassino no ato final. A revelação de que ele trabalha com a polícia é outro diferencial. Depois a trama tem ares dramáticos e psicológicos, com diversos personagens 'perturbados', e cenas (em uma masmorra de sexo) que parecem loucas fantasias BDSM...mas que podem ser verdade!




O filme parece propositalmente 'artificial', particularmente nas cenas finais selvagens, que Polselli entrega sem nenhuma sutileza, e a trilha sonora de rock progressivo de Gianfranco Reverberi, intrusiva por toda parte, explode,  enquanto os personagens condenados fazem caretas e se jogam com abandono exagerado.


              https://m.ok.ru/video/1242831129186


"Sette Scialli di Seta Gialla" (The Crimes of the Black Cat, IT /Din 1972) de Sergio Pastore



O pianista cego (e compositor de trilha sonoras de filmes de terror!) Peter Oliver (Anthony Steffen - o brasileiro Antonio de Teffé) vai a um restaurante para encontrar sua namorada, a modelo Paola (Isabella Marchal), mas ela deixou um bilhete dizendo que terminou com ele. 



Enquanto está sentado à mesa, Peter ouve parcialmente uma conversa estranha em uma cabine adjacente entre uma mulher de capa branca com capuz (Jeanette Len) - descrita para ele por um garçom- e fica fascinado. 



Paola é então morta em seu camarim no estúdio de modelos. Isso envolve um gato preto e um xale amarelo deixados na cena. 



A polícia investiga, suspeitando do chefe do estúdio, Victor Morgan (Giacomo Rossi Stuart), que estava tendo um caso com Paola antes que ela começasse a chantageá-lo. Peter começa sua própria investigação, seguindo o rastro da mulher misteriosa de capa branca. Ao mesmo tempo, o assassino começa a eliminar outras modelos, sempre levando um gato preto junto com ele...


O pouco conhecido diretor Pastore, fez seu primeiro Giallo (e melhor filme) misturando influências de Bava, Argento (principalmente) e Fulci. 


O filme é normalmente desprezado pela crítica, mas é divertido, e com uma solução final 'extravagante' - (spoiler) A esposa do dono da agência de modelos (Sylva Koscina) mata por ciúmes, utilizando (principalmente) gatos pretos com as garras envenenadas com curare...



            https://www.dailymotion.com/video/x811st9


"Ala Ricerca del Piacere" (Amuck! / Em Busca do Prazer, IT 1972) de Silvio Amadio



Greta (Barbara Bouchet) chega a uma vila nos arredores de Veneza para trabalhar como secretária do renomado escritor Richard Stuart (Farley Granger), um amante de Nietzsche, e de arte decadente. Richard mora com sua esposa swinger Eleanora (Rosalba Neri). 


Greta está lá secretamente para descobrir o que aconteceu com sua boa amiga (amante) Sally, que era a ex-secretária de Richard e desapareceu sem deixar vestígios. Greta é drogada e seduzida por Eleanor...



.. e entra em suas festas selvagens de bebedeiras, sexo, drogas e pornografia. 



Quanto mais perto ela chega da verdade, mais sua vida corre perigo...


Greta descobre que Sally foi morta acidentalmente durante um dos jogos sexuais pervertidos do casal ; um homem-bruto corpulento chamado Rocco (Petar Martinovic) perdeu o controle e estrangulou a garota. O casal bizarro então mata seu mordomo (Umberto Raho) quando ele tenta chantageá-los sobre o incidente. Tudo o que resta é que Greta seja eliminada, então os crimes nunca serão descobertos. Eleanora atrai Greta para uma orgia privada a três com Rocco, em uma tentativa de fazer com que ele, facilmente excitado, repita seu crime descuidado de paixão uma última vez.


Um roteiro com o velho clichê da heroína assumindo um papel para desvendar um crime, poucas mortes, e nenhum assassino com luvas/máscaras. 



No entanto temos um elenco matador de lendas do Giallo ,um conto tortuoso de assassinato, suspense, e muito sexo com as duas deusas- Neri e Bouchet. Lançado como um sexploitation de terror, com o título de "Amuck!", ganhou um lugar especial nos corações de muitos fãs de filmes cult.


                https://m.ok.ru/video/4435055545021



"L'occhio nel Labirinto" (  IT / Mon 1972) de Mario Caiano



Julie (Rosemary Dexter) fica perturbada com o desaparecimento de seu namorado psiquiatra Luca (Horst Frank) após um sonho bizarro em que ela viu ele sendo assassinado.



 Julie viaja para uma vila costeira onde ele poderia estar e encontra Frank (Adolfo Celi), que confirma as suas suspeitas. A investigação de Julie a leva à casa de Gerta (Alida Valli),  que dirige um enclave de artistas e boêmios, onde ela encontra os personagens estranhos que residem no lugar. 



Mas quando ela começa a olhar mais profundamente para o mistério, e encontra um elaborado e sinistro labirinto de concreto...


 ... suas ações ameaçam expor um segredo mortal, e sua vida corre constante perigo...





...incluindo ela ser trancada em uma garagem com o escapamento de um carro ligado, um ataque posterior em uma praia rochosa enquanto uma figura misteriosa atira nela com uma arma de arpão e um passeio de carro acelerando pelas estradas sinuosas da montanha, e o inevitável ataque com faca...


O enredo é incrivelmente complicado e exagerado, e muitas vezes não faz sentido, mas conduz para um final, onde tudo é finalmente revelado, com uma reviravolta bastante chocante. Maio Caiano dirigiu Filmes Peplum, Spaghetti Westerns, e o Terror Gótico "Amanti d’Oltretomba" (Amor de Vampiros, 1965) com Barbara Steele.  Embora aqui ele se desvie mais para o suspense / terror psicológico do que para um Giallo tradicional, ainda há muito para aproveitar. O elenco é classe A, incluindo uma ponta da futura estrela de ação e fantasia classe B Sybil Danning...



     https://www.youtube.com/watch?v=WH5dwpKx97c


"La Morte Accarezza a Mezzanotte" (A Morte Caminha à Meia Noite, IT/ Esp 1972) de Luciano Ercoli



A modelo Valentina (Susan Scott= Nieves Navarro) concorda em ajudar seu 'amigo', o jornalista Gio Baldi (Simón Andreu) a  escrever uma matéria sobre a pesquisa dos efeitos de um novo alucinógeno chamado HDS. 




Sob a influência da droga, Valentina vê um homem sinistro ( Claudio Pellegrini ) assassinando uma mulher com um 'punho blindado' (luva com pontas de metal).




Baldi publica maldosamente uma história de primeira página em seu tabloide sensacionalista, e Valentina é demitida de seu emprego.  No entanto, ela acredita que o que viu é real. Valentina começa a perceber que o assassino a está perseguindo, embora nem Baldi nem a polícia acreditem no que ela lhes diz.



Há complicações adicionais - o crime que Valentina viu ocorreu seis meses antes no apartamento em frente ao dela. Ela pode ter visto o crime e reprimido a memória horrível. Segundo, alguém já havia sido preso por aquele assassinato e está internado em um asilo, mas não é o mesmo homem da visão dela. Terceiro, outra mulher aparece morta e cujo assassinato parece estar ligado ao outro...



Muitas pistas falsas e suspeitos entram e saem. Um demente que gosta de matar gatinhos ( Fabrizio Moresco ), Verushka ( Claudie Lange ), esposa de um sinistro médico de asilo Otto Wuttenberg ( Ivano Staccioli ) e irmã de uma das vítimas, que aparece de vez em quando investigando a morte de sua irmã, e também pode ser louca. A maioria dessas pessoas acaba morta... 




Uma coprodução italiana/espanhola com partes filmadas em ambos os países. O roteiro tipicamente complicado de Ernesto Gastaldi e Mahnahén Velasco foi baseado em uma história de Sergio Corbucci . 


Outro filme bastante desprezado pela crítica, mas que trás quase todos os elementos do gênero, tem muitas mortes sangrentas, um vilão icônico, e , acompanhado de uma cerveja - ou melhor, de algumas doses de J&B, pode ser muito divertido...



       https://www.youtube.com/watch?v=6afBR9xLtTs


"L'etrusco uccide ancora" (Os Mortos Estão Vivos!, It/Al/Iug 1972) de Armando Crispino



Jason Porter (Alex Cord) é um fotógrafo alcoólatra (e que tem um histórico de doença mental e violência que o fez ficar preso em um hospital psiquiátrico de Nova York) que trabalha em uma escavação arqueológica em uma tumba etrusca do século V .



 Depois de uma tempestade na escavação ele descobre os corpos mutilados de um jovem casal, e a polícia naturalmente o considera o principal suspeito. Alguns artigos recentemente roubados da tumba são encontrados ao lado dos corpos das vítimas, a única pista de quem pode ser o assassino. 




Porter inicia sua própria investigação, mas é atrapalhado pela polícia, e distraído pelo fato de que sua ex-amante Myra Shelton (Samantha Eggar) agora é casada com Nikos Samarikis (John Marley), um velho sádico e maestro de um teatro local, onde ele encontra uma série de personagens suspeitos. E os crimes continuam...



No começo somos levados levados a acreditar que estamos vendo um filme de terror sobrenatural, com a vingança de um deus demônio etrusco recentemente perturbado- inclusive o filme foi lançado internacionalmente com título e publicidade parecendo um filme de mortos vivos.



 Mas, como agora somos 'especialistas em Giallo', logo veremos que por trás dessas atrocidades estão mãos humanas. O filme também prenuncia o slasher clássico em que as relações sexuais parecem anunciar a morte dos envolvidos. Riz Ortolani fornece uma ótima trilha sonora operística, para esse assustador e incomum Giallo... 



      https://www.youtube.com/watch?v=xMjmNbr6Hus



"Il Diavolo nel Cervello" (O Cérebro do Mal, IT/Fr 1972) de Sergio Sollima


Oscar Minno (Keir Dullea) voltou do exterior e procura um antigo amor, Sandra (Stefania Sandrelli), que agora é uma viúva trancada em sua propriedade familiar, sob os cuidados da dominadora Condessa de Blanc (Micheline Presle).  


Seu marido Fabrizio (Maurice Ronet ) foi morto, e seu filho pequeno Ricky (Renato Cestiè) foi considerado culpado, e está confinado em uma instituição para doentes mentais. 




 Enquanto isso, o Doutor Emilio Bontempi (Tino Buazzelli) acredita que Ricky é perfeitamente normal (apesar de seu comportamento quase psicótico antes da morte do pai) , e pode ser inocente do assassinato. Oscar e o Dr.Emilio investigam, e a revelação final é uma surpresa...



Dirigido por Sergio Sollima, que coescreveu o roteiro com Suso Cecchi d'Amico, e com trilha sonora de Ennio Morricone, é outro Giallo que trilha caminhos diferentes. Não tem assassino de luvas pretas, pouca nudez e quase nenhum sangue. Em vez disso, este lida com conflito de classes, psicanálise, dores do passado, e estranhos laços familiares. 



 Sollima não usa movimentos de câmera ou ângulos estranhos, mas desconcerta o espectador com um estilo de edição incomum , relembrando eventos passados ​​sem transições óbvias ou pistas visuais. 



Elenco ótimo (inclusive o garoto Renato Cestiè) em um Giallo sério, com um suspense mais realista e psicológico...



            https://www.youtube.com/watch?v=juhJ9SxuVko





                       CONTINUA...



                                                                                                                                        FONTES: 


- Arquivos do autor


                                     Livros: 

 - Spaghetti Nightmares- Luca M. Palmerini & Gaetano Mistretta (Fantasma Books, USA 1996)

- Cemitério Perdido dos Filmes B- Exploitation - vários autores, organização César Almeida (Editora Estronho, BR 2013) 

                                           

                                          DVDs


- Giallo- Coleção em 14 boxes (Versátil Home Vídeo)

 https://www.versatilhv.com.br/categoria/colecoes/giallo?srsltid=AfmBOopTltVv9fRLJviZTN6olM0fMX_4J3MJedHKJGgg250S6T1lBAHh



                                        Web:

-IMDB

-Wikipédia

- The Scariest Things- https://scariesthings.com/2021/07/04/dead-list-the-25-best-giallo-titles/

- Moria Reviews- 

https://www.moriareviews.com/theme/giallo-films

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- WIP Films - https://wipfilms.net/tag/giallo

- Horror Italia 24 - https://www.horroritalia24.it/





















4 comentários:

  1. Nada melhor do que começar o capítulo falando do J&B! Hehehe! E não tem para ninguém, a safra 71-72 foi o auge dos filmes amarelos! E parabéns, mais uma vez, pela sua pesquisa brilhante! Abração Grande Coffin!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Blob! E os elogios vindos de um conhecedor do gênero são ainda melhores!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente segunda parte sobre os filmes giallo ,alguns desse filmes eu tenho em minha videoteca como : " O QUARTO ESCURO DE SATÃ " lançado pela Continental Home Video e os outros eu só conhecia por titulo , novamente um texto agil simples e com muitas informações dos filmes mencionados e incluindo os frames de quando esse filmes filmes foram exibidos nas salas brasileiras naquela época ,ótima postagem ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  4. Alias ! Esse filme do Mario Bava " MANSÃO DA MORTE" , causou muito dor de cabeça para Paramount que ignorava que as cenas de mortes de "Sexta-feira 13 - Parte 1 e 2 " estavam neste filme dele (Bava) e ele poderia exigir plagio por parte disso já que as mortes de ambos os filmes são praticamente idênticas do filme dele ,não rendeu um processo maior pois o produtor e diretor Sean S.Cunninghan " Sexta - Feira 13 ' admitiu que conhecia esse filme que o Mario Bava tinha realizado em 1971,então o processo não foi adiante .

    ResponderExcluir

HORROR...BRASIL : 8

  BRASIL... Sem o apoio da Embrafilme, CONCINE e Fundação do Cinema Brasileiro, fechados pelo infame governo de Fernando Collor de Mello (19...