sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Giallo- 3 : A Cor do Medo nos Olhos da Boneca Nua!

 


O anos de 1971 e 1972 foram dois anos muito prolíficos para o Giallo, com filme incríveis e inovadores, mas, muito mais estava chegando...


"I Corpi Presentano Tracce di Violenza Carnale" ( Carnal Violence / Torso, IT 1973) de Sergio Martino


Na Università per Stranieri di Perugia, um assassino de máscara, luvas pretas e cachecol vermelho e preto (que ele também utiliza para estrangular) mata jovens estudantes, abusando de seus corpos antes de mutilá-los.



A polícia informa os alunos sobre o pouco que sabem sobre o assassino e implora que eles relatem qualquer informação. O maníaco ameaça assassinar a estudante Dani (Tina Aumont) se ela relatar quem ela viu usando um cachecol vermelho e preto. O tio de Dani sugere que ela passe um tempo na vila de sua família no interior . Dani convida suas amigas Jane (Suzy Kendall), Katia (Angela Covello) e Ursula (Carla Brait) para acompanhá-la até lá.



 O assassino persegue as estudantes até a vila, e muitas outras mortes ocorrem...




Mais conhecido internacionalmente como "Torso", o filme foi escrito por Martino e o veterano Ernesto Gastaldi, e juntos, sedimentaram aqui a forma básica do gênero Slasher. O assassino mascarado mata selvagemente garotas que parecem sempre interessadas em sexo, e tem uma motivação revelada no final que remete a um trauma de infância, e temos uma típica 'final girl' (Suzy Kendall)...


Como Giallo, o roteiro é extremamente básico, mas contado com ótima produção (de Carlo Ponti), fotografia, e trilha sonora dos irmãos Guido e Maurizio de Angelis, com imagens e, ângulos de câmera, e planos sequências de tirar o fôlego.

 


 Sádico, brutal e sensual, "Torso" foi lançado internacionalmente, mas muito censurado, remontado. A versão original italiana ( e seu título maravilhoso: 'os corpos apresentam vestígios de violência carnal')...




... revela um Giallo direto, básico, mas um dos exemplares mais influentes do gênero à partir de então... 




                 https://archive.org/details/torso-1973


"La Morte negli Occhi del Gatto" (Sete Mortes nos Olhos de um Gato, IT/Fr/Al 1973) de Antonio Margheriti



 Após ser expulsa da escola do convento, Corringa (Jane Birkin) chega ao castelo de sua tia Lady Mary MacGrieff (Françoise Christophe), para se encontrar com sua mãe, Lady Alicia (Dana Ghia). 



Lá ela encontra também o médico residente Dr. Franz (Anton Diffring) e a sexy tutora francesa Suzanne (Doris Kunstmann), que estão cuidando do filho perturbado de Lady Mary, Lorde James (Hiram Keller). Rude e arrogante, James insulta o sacerdote local, Padre Robertson (Venantino Venantini), e fala sobre a história sombria da família e lendas sobre vampirismo. Naquela noite, um assassino de luvas pretas sufoca Lady Alicia em sua cama enquanto o gato da casa observa.




Corriga encontra uma passagem secreta em seu quarto que leva a um porão e um cadáver parcialmente comido por ratos...e mais mortes acontecem...



 Giallo com ares de horror gótico do diretor Antonio Margheriti, aparecendo sob seu pseudônimo usual de Anthony M. Dawson. Financiamento da Itália, França e Alemanha Ocidental  com um elenco multinacional, mas a produção foi filmada em Roma com uma equipe italiana. A protagonista é a atriz e cantora britânica Jane Birkin, na época  conhecida principalmente pela famosa canção 'Je t'aime... moi non plus' cantada em conjunto com seu namorado Serge Gainsbourg, que aparece no filme no papel de um inspetor de polícia.



Margheriti conduz um mistério intrigante de assassinato e relações familiares, em um cenário escocês aparentemente contemporâneo, mas que poderia facilmente ser o século XVIII. Existe a fórmula da 'antiga casa escura', muitas pitadas de Edgar Allan Poe, um gorila mantido como animal de estimação por James (!?), e o gato que ronda a escuridão e aparece como a única testemunha de cada morte. 





        https://www.youtube.com/watch?v=g13_C8a3Z0Q


"Il Fiore dai Petali d'acciaio" (The Flower With Deadly Sting, IT/ Esp 1973) de Gianfranco Piccioli


O cirurgião de sucesso Professor Andrea Valenti (Gianni Garko) está  está tendo um caso extraconjugal com Daniela (Paola Senatore), enquanto sua esposa está internada em um hospital para pacientes esquizofrênicos. Ele tentando terminar com a possessiva Daniela Graffi (Paola Senatore) para poder ficar com a sensual enfermeira  Lena (Pilar Velázquez), mas ela não o deixa ir. Uma noite uma mulher aparece na casa de Andrea com o rosto coberto, uma briga começa, e uma escultura de metal de uma planta causa a morte do misterioso visitante.



Em vez de chamar a polícia, ele usa suas habilidades médicas para cortar o corpo, ensacá-lo, então destrói os restos em uma fábrica no meio da noite.



 Poucos dias depois, Evelyn (Carrol Baker) entra em contato com Andrea: sua irmã Daniela desapareceu, e ela o denunciou à polícia. O Inspetor Garrano (Ivano Staccioli) se recusa a prender Andrea, devido à falta de evidências. Então, o cirurgião é contatado por um misterioso chantagista que promete revelar uma parte um tanto obscura de seu passado .


Um pequeno Giallo com um ótimo elenco, um bom mistério, mas poucas mortes, e um roteiro absurdo, principalmente no seu final, que beira o ridículo...


https://archive.org/details/flower-with-the-deadly-sting-the-il-fiore-dai-petali-d-acciaio-1973-gianni-garko


"Spasmo" (  IT 1974) de Umberto Lenzi



Christian (Robert Hoffman) e sua namorada estão caminhando em uma praia deserta quando descobrem o corpo de uma mulher na areia; um olhar mais atento prova que ela está viva. No dia seguinte, Christian a encontra novamente em uma festa e ela se chama Barbara (Suzy Kendall). 



 Eles se apaixonam, e vão para um motel próximo. Quando estão se preparando para ir para a cama um intruso invade e começa a bater em Christian, que acidentalmente atira nele com sua própria arma. Algumas horas depois, eles descobrem que o cadáver está desaparecido, e incidentes estranhos começam a acontecer.



 Christian decide pedir ajuda ao seu irmão industrial, Fritz ( Ivan Rassimov ), mas os eventos da noite e do dia seguinte colocam vários problemas em seu plano. Enquanto isso, mulheres ao redor do campo estão morrendo graças a um assassino misterioso...



... e manequins femininos com facas em seus torsos, ou enforcadas continuam aparecendo em momentos inoportunos.




 Umberto Lenzi, um prolífico e comercial cineasta  italiano, parece romper com a fórmula padrão do Giallo, para apresentar um filme experimental que confunde e seduz em igual medida. Por mais de uma hora,"Spasmo" acompanha dois personagens em uma jornada onírica envolvendo assassinatos, corpos desaparecendo, manequins aparecendo, e amantes ciumentos, com diálogos e desenvolvimento de personagens aleatórios e estranhos. 



 "Spasmo" tem pouco sangue, alguns estrangulamentos (principalmente fora da tela) e um pouco de nudez, mas apresenta uma crescente atmosfera de desintegração mental, criando a sensação de que o próprio espectador está perdendo a cabeça...assim como o personagem principal.



     https://www.youtube.com/watch?v=vdAYDhkjJtE





"Il Profumo Della Signora in Nero" (O Perfume da Senhora de Negro, IT.1974) de Francesco Barilli



A bela jovem  Silvia Hacherman (Mimsy Farmer) parece ter tudo: um apartamento de luxo, uma carreira de sucesso e um namorado bonito, Roberto (Bonuglia).



 No entanto, algo está errado, e ela se sente cada vez mais desconfortável, e suas interações cotidianas com lojistas, comerciantes e vizinhos parecem estranhamente sinistras.



Ela se submete a uma consulta com a médium cega, Orchidea (Nike Arrighi), e seu controle sobre a realidade começa a se desintegrar. Ela vê uma senhora de preto passando perfume em um espelho em um quarto vazio e um flashback da noite do suicídio de sua mãe. Então, uma garotinha (Lara Wendel) aparece de repente em seu apartamento e se torna sua companheira constante, mas ela é real ou apenas um sintoma da desordem mental de Silvia ?


As alucinações de Silvia aumentam, e usando o vestido preto que era de sua mãe,  ela invade o apartamento de um vizinho e o assassina brutalmente com um cutelo de carne, e depois esfaqueia  seu namorado Roberto. 




O primeiro filme do direto Barilli mescla diversos elementos dos gialli- mistério sobre uma morte, a fotografia e cenografia carregadas, os assassinatos (com influências de Bava e Argento), e a trilha sonora de Nicola Piovani - com um psicodrama, que tem influências dos filmes de Roman Polanski : "Repulsion" (1965) e "Rosemary's Baby" (1968). Seu final é muito estranho, absurdamente sangrento, e o aproxima do cinema de horror. Um Giallo estranho, incomum, mas fascinante...






"La Casa de la Paura" (Girl in the Room 2A/ O Mistério do Quarto 2A, IT 1974) de William Rose e Dick Randall




Um psicopata de capuz vermelho, tortura e mata jovens mulheres com sua afiada lâmina.




 Margaret (Daniela Giordano),  é libertada de uma prisão feminina (onde esteve por culpa de seu namorado ladrão)  e mandada para uma pensão administrada pela Sra. Grant , também conhecida como Baronesa Graps (Giovanna Galletti).




 Logo Margaret está lidando com pessoas espreitando em sua porta (do quarto 2A) à noite, manchas de sangue irritantes no chão e uma seita diabólica escondida no local deixando bilhetes com citações de Nietzsche e Torquemada.




 Aparentemente, essas pessoas usam o assassino vestido de vermelho como seu 'purificador' pessoal para mulheres impuras recém-saídas da prisão que passam pelo local, e Margaret pode ser a próxima na lista.


A história da linhagem do Giallo fica um pouco mais estranha com essa combinação de sustos góticos, garotas em perigo, psicopata de roupas e luvas vermelhas, seitas sinistras, e  influências dos filmes grindhouse americanos.



 Um elenco europeu estelar , que inclui a deusa Rosalba Neri, o americano Brad Harris, a alemã Karin Schubert, e o prestigiado ator italiano Raf Vallone; tudo dirigido e produzido por dois americanos!   William Rose era diretor de filmes baratos softcore pervertidos , que pulou para a Itália, onde se juntou ao produtor Dick Randall (o homem responsável por filmes de terror como "Pieces" e "Don't Open Till Christmas" ) para um par de filmes no país em 1974:  o outro foi o terror trash safado "Frankenstein's Castle of Freaks" (Il Castello della Paura). Aproveitando o sucesso internacional do Giallo, eles realizaram esse híbrido, com muitos clichês do gênero, mas que é divertido.






"Los Ojos Azules de la Muñeca Rota" (House of the Psychotic Women / Os Olhos Azuis da Boneca Quebrada,  ESP 1974) de Carlos Aured




O ex- detento Gilles ( Paul Naschy) chega em uma vila francesa em busca de trabalho, e encontra mulher chamada Claude (Diana Lorys) que tem uma mão protética. 



Ela lhe dá um emprego como zelador na propriedade dela e de suas duas irmãs: a ruiva ninfomaníaca Nicole (Eva Leon) e Yvette (Maria Perschy), que usa cadeira de rodas. Conforme Gilles se acostuma com suas novas funções, ele é seduzido por Nicole, mas começa a desenvolver sentimentos por Claude. Enquanto isso, um assassino de luvas pretas está assassinando mulheres de olhos azuis e arrancando seus olhos, guardando-os em um jarro de água. 




Os crimes são investigados pelo Inspetor Pierre (Antonio Pica)...



.... mas em pouco tempo, Gilles é tido como um dos principais suspeitos, devido a seu passado obscuro, e passa a ser perseguido, e acaba morto. 




No entanto, os assassinatos em série continuam.


 
Giallo da mente do astro do terror espanhol Paul Naschy, que coescreve com o diretor Carlos Aured com seu nome real de Jacinto Molina. O roteiro tem uma variação interessante nos costumeiros suspeitos dos crimes, já que os personagens principais - Naschy e as três mulheres da casa- são estranhos, perturbados, e guardam segredos .
O Giallo ultrapassou as fronteiras italianas, e, a Espanha, além de coproduzir muitos filmes do gênero, também realizou suas próprias variações (assim como outros países), mas aqui estou me dedicado aos 'gialli italiani', então o filme de Naschy / Aured fica como um bom exemplo.



O filme contém cenas gráficas de muito sangue e nudez, e foi classificado como R nos EUA em sua versão ligeiramente editada e censurada, lançada nos cinemas como "House of Psychotic Women".   




"Ciak, si muore" (It 1974) de Mario Moroni




O diretor Benner (Antonio Pierfederici) está ocupado com sua equipe de filmagem de um longa metragem. A geniosa atriz principal Linda (?) é encontrada morta com a garganta cortada. 



O eletricista Richard Hanson (Ivano Stacioli) é o principal suspeito da polícia, pois ele  fora demitido por exigência de Linda. O Inspetor Menzel (George Ardisson), e o Sargento Bert Malden (o comediante Renzo Ozzano) investigam, mas as filmagens continuam. Outras duas atrizes são mortas, uma delas em seu trailer com um cabo elétrico...



.
... e a outra durante o banho, quando o assassino (que usa luvas douradas!) bate sua cabeça contra o registro do chuveiro .



 O filme continua sendo rodado (!?!), e na última (e muito ridícula) cena, o verdadeiro assassino se revela, e tenta esfaquear o diretor ...




Um pequeno e relativamente desconhecido Giallo, que tem a ótima ideia de situar a ação e o mistérios nos bastidores de uma filmagem. O problema aqui é o diretor, em seu segundo (e último filme), que fica indeciso entre o suspense, e a crítica ácida ( e mordaz) do mundo do cinema. A noção de que o diretor, e a polícia deixam as filmagens continuarem é completamente ridícula, assim como é previsível e boba a identidade do assassino...





"Gatti Rossi in un Labirinto di Vetro" (Eyeball / Gatos Vermelhos em um Labirinto de Vidro, IT/ Esp 1975 ) de Umberto Lenzi



Paulette Stone (Martine Brochard) se junta a um grupo em um ônibus de turistas em Barcelona. 



Logo depois, Mark Burton (John Richardson), seu chefe casado com quem ela está tendo um caso, se junta a ela. Alguém começa a matar os membros do grupo  — sempre arrancando o globo ocular esquerdo das vítimas.




 A única pista é que o assassino está usando uma das capas de chuva vermelhas distribuídas aos turistas. 



Enquanto o Inspetor Tudela (Andres Mejuto) da polícia espanhola investiga, suspeitando de vários membros do grupo turístico, Mark descobre que sua perturbada esposa Alma (Marta May) veio a Barcelona e desconfia que ela pode ser a assassina.



Filmado na Espanha e apresentando uma mistura de atores italianos e espanhóis, bem como o inglês John Richardson, que também esteve em "Torso". Parece que Eyeball foi concebido não muito depois do sucesso de "Don't Look Now" (Um Inverno de Sangue em Veneza, 1973), de Nicolas Roeg, do qual ele toma emprestado em particular a imagem do assassino empunhando uma faca em uma capa de chuva  correndo por uma bela cidade europeia.



 Cheio de pistas falsas e suspeitos, e alguma tensão, existe também mais sangue do que o esperado, a maior parte vindo dos olhos das pobres vítimas. 



Também bastante próximo do Slasher, "Eyeball" (o título 'exploitation' americano) é um (outro) trabalho polêmico de Lenzi, e é admirado e desprezado com a mesma intensidade e frequência, principalmente porque a maioria dos espectadores só viu a versão americana dublada e remontada que circulou em inúmeros programas duplos nos anos 70...





"Nude per l'assassino" (  Strip Nude for Your Killer / Nua para o Assassino!, IT 1975 ) de Andrea Bianchi . 




Depois que uma modelo morre ao se submeter a um aborto ilegal, o médico responsável tenta esconder seu envolvimento. Um assassino com roupa de couro preta e capacete de motociclista rastreia e mata o médico. 



Uma noite, Mario, que também trabalha na agência, convida uma garota vestida couro para sua casa para uma bebida, e ele é esfaqueado até a morte. A polícia interroga a dona da agência, Gisella (Lia Amanda), e outra modelo, Lucia (Femi Benussi), sobre o assassinato, mas descobrem muito pouco, e depois, Lucia é atacada e morta.





Vários outros crimes acontecem em torno da agência, levando dois fotógrafos sobreviventes Magda (Edwige Fenech ) e Carlo (Nino Castelnuovo) a temer por suas vidas enquanto tentam rastrear o assassino.




Pequeno mas divertido exemplar que segue 'a fórmula do Giallo quase ao pé da letra', com destaque para a nudez (muita) e o erotismo. Um enredo reduzido ao mínimo, com violência moderada, algum humor grosseiro, mas que também faz uma ponte para o Slasher...



                   https://m.ok.ru/video/2371301870165


"L’assassino è costretto ad uccidere ancora" (The Killer Must Kill Again / Matador Implacável, IT / FR 1975) de Luigi Cozzi




O empresário mulherengo e endividado Giorgio Mainardi (George Hilton) está com problemas com sua rica esposa Norma (Tere Velázquez), cansada de seu estilo de vida playboy. Uma noite, acidentalmente ele testemunha um assassino ( Antoine Saint-John ) se desfazendo do corpo de uma de suas vítimas nas docas. Em vez de denunciá-lo à polícia, ele lhe oferece dinheiro para assumir um pequeno trabalho que ele quer que seja feito... se livrar de sua esposa, é claro.


O assassinato é consumado, no entanto, um jovem casal em busca de emoção, Luca (Alessio Orano) e Laura (Cristina Galbó), roubam o carro do serial killer com o corpo de Norma no porta-malas sem saber.



 Tentando reparar seu erro, o sinistro assassino 'é forçado a matar novamente'...



Um Giallo um pouco fora dos padrões de Luigi Cozzi. Um caso muito mais realista de assassinato e caos do que a maioria dos exemplos contemporâneos, e onde desde o início sabemos quem é o assassino.  



Originalmente intitulado "Il Ragno" (A Aranha), o filme teve seu lançamento adiado por dois anos devido a problemas de censura com as cenas de violência e sexo; após seu lançamento já cortado, seu título foi alterado.



             https://www.dailymotion.com/video/x94xd44


"Profondo Rosso" (Deep Red/ The Hatchet Murders / Prelúdio Para Matar, IT 1975) de Dario Argento



Marcus Daly (David Hemmings), um pianista de jazz britânico que trabalha em Roma, é testemunha do assassinato de sua vizinha. A médium Helga Ulmann (Macha Meril), hvia dito em uma conferência, que podia identificar um serial killer com suas habilidades. Então, uma figura com luvas pretas invade seu apartamento e a mata com um cutelo de carne...



... para depois empalar sua cabeça no vidro de uma janela quebrada. 



Depois, Marcus é assombrado pela certeza de que algo foi removido do quarto entre o momento em que ele foi, até a chegada da polícia. Enquanto Marcus se junta à jornalista Gianna Brezzi (Daria Nicolodi) na tentativa de resolver o assassinato...



.... o assassino começa a mirar em outras pessoas ao seu redor, enquanto coloca pra rodar um gravação de um música infantil. Marcus rastreia uma suposta casa mal-assombrada  onde uma canção de criança às vezes é ouvida, e ao investigá-la, ele descobre um mural perturbador: uma criança segurando uma faca ensanguentada sobre um cadáver.



 Depois, Marcus encontra um quarto murado, e no meio do chão empoeirado está um cadáver ressecado. O mistério aumenta, assim como a contagem de corpos...


"Profondo Rosso" representou o retorno de Argento ao Giallo, depois de sua célebre 'Trilogia dos Animais'. O filme também foi sua primeira colaboração com a atriz Daria Nicolodi , com quem ele começaria um relacionamento durante o filme, e a banda de rock progressivo Goblin, e seu vocalista Claudio Simonetti, que colaborariam diversas vezes em seus filmes posteriores. Argento refina seu estilo dentro do gênero que ajudou a criar, e aumenta as mortes sangrentas 'operisticamente' executadas.




Temos uma cabeça esmagada contra uma parede e depois afogada sob a água fervente de um banho; um pianista tendo seus dentes esmagados contra uma lareira e depois sendo esfaqueado no pescoço; um personagem sendo fisgado por um caminhão de lixo e arrastado pelas ruas, antes de ser atropelado pelo carro de Marcus enquanto ele derrapa até parar; e o final violento envolvendo um elevador. Os efeitos especiais foram realizados novamente por Carlo Rambaldi. 


Sucesso internacional - apesar de diversos problemas com a censura ao redor do mundo - o filme é uma obra prima do Giallo de terror...


     https://www.youtube.com/watch?v=xx2qJWYpSac


"Morte Sospetta di una Minorenne" (Morte Suspeita de uma Adolescente, IT 1975) de Sergio Martino






Em um salão de danças, a bela jovem Marisa (Patrizia Castaldi) é abordada homem mais velho Paolo Germi (Claudio Cassinelli). 



Enquanto dançam, ela vê um homem de óculos escuros espelhados (Roberto Posse),  entra em pânico, e foge.



 Ela chega a uma pensão barata onde aluga um quarto, mas é atacada e tem sua garganta cortada. A polícia, liderada pelo inspetor Teti (Gianfranco Barra), fica convencida da ação de um serial killer, mas não consegue identificar a vítima, e a investigação oficial para.



No entanto, Paolo que havia ficado interessado na garota,  começa a fazer suas próprias perguntas. Ele rapidamente descobre que Marisa trabalhava em uma rede de prostitutas menores de idade controlada por Raimondo (Franco Alpestre).



 Enquanto isso, o filho mais novo de um rico empresário local é sequestrado, e o magnata paga um alto preço para garantir sua libertação. Paolo segue os rastros de Raimondo até uma casa abandonada nos limites da cidade, eles lutam, e o criminoso acaba morto. Em vez de relatar o caso à polícia, ele passa a noite na casa. No dia seguinte, mais assassinos chegam, e...


 Mistura intrigante de Giallo, suspense de conspiração e o 'poliziotteschi'( gênero policial de ação italiano). O veterano  Ernesto Gastaldi é coautor do roteiro junto com Martino. Eles utilizam o tipo de assassino, as mortes explícitas e o mistério sobre assassinatos dos gialli, para depois envolver tudo com perseguiçõe de carros, tiroteios, cenas cômicas, e a revelação que o herói Paolo, é na verdade um policial disfarçado!


Como curiosidade, em uma cena ambientada em um cinema - com alguns dos personagens presentes na sala - Martino cita a si mesmo - o filme que está sendo exibido é "Il tuo vizio è una stanza chiusa e solo io ne ho la chiave" (1972) .




           https://www.dailymotion.com/video/x8i4i3l


"Il Vizio ha le Calze Nere" (Reflections in Black, IT 1975) de Tano Cimarosa



A ex-cabeleireira e acompanhante Ligari 'Nelly' Concetta (Daniela Giordano) é brutalmente morta em uma cabine telefônica pública com uma navalha. 




O mesmo destino acontece com Emma Giorgi (Giovanna D'Albore) algumas noites depois, e embora seu namorado sobreviva ao ataque, ele não consegue identificar o misterioso assassino. Investigando os crimes estão o Inspetor Lavina ( John Richardson), e sua equipe.



 Eles descobrem que as duas vítimas estão conectadas através do salão de cabeleireiro de alta classe administrado por Mario (Giovanni Brusadori). Rastreando seus amigos e conhecidos em comum, os detetives encontram uma conexão sólida com Leonora (Dagmar Lassander), a esposa de um advogado de alto escalão e aspirante a político. A investigação se complica, enquanto novos assassinatos acontecem... 




Estreia na direção do ator Tano Cimarosa, especializado em viver 'caras durões em comédias e filmes policiais (que também atua aqui como o Sargento Pantò). Ele procura se aproximar do estilo de Argento, enquanto o roteiro de Adriano Bolzoni empilha a maior quantidade de clichês dos gialli possível. Esquecível. 


        https://www.youtube.com/watch?v=vsIVp6SpkYE


"E Tanta Paura" (Plot of Fear, IT 1976) de Paolo Cavara



 Na mesma noite, um respeitável empresário  é estrangulado por uma prostituta,  e uma mulher é espancada até a morte com uma chave inglesa a bordo de um ônibus vazio. 



Em ambos os casos, uma página arrancada de um livro infantil  é encontrada ao lado do corpo.  O inspetor de homicídios Gaspare Lomenzo (Michele Plácido) investiga, e  encontra outra conexão entre as duas vítimas; ambos eram membros do 'Fauna Lovers', um clube dedicado à preservação de espécies ameaçadas de extinção fundado pelo falecido Professor Hoffmann (John Steiner). 



O clube estava sob investigação quatro anos antes, após a morte de uma convidada em uma de suas festas na vila de Hoffman. Lomenzo conta com a ajuda da linda prostituta Jeanne (Corinne Cléry), que esteve na mesma festa, e é uma vítima em potencial. No entanto, até o inspetor desvendar o mistério por detrás do clube privado, a carga de mortes estranhas continua se acumulando...



Um intrigante, ms subestimado Giallo, também conhecido como "Bloody Peanuts" ( e na Espanha como "Terror Infinito" !?!), co-escrito e dirigido por Paolo Cavara. O filme em grande parte segue as normas dos gialli, mas quando a verdade emerge em uma série de reviravoltas surpreendentes, a verdadeira natureza do inspetor também é revelada. Ele é um policial muito esperto que sempre esteve alguns passos à frente de quase todo mundo, mas também é sujeito a falhas. Outro aspecto interessante do roteiro é que as reviravoltas podem ser bem extremas, mas ainda são críveis porque tudo se conecta de maneira lógica no final.

 Um ótimo elenco internacional, onde além da atriz erótica francesa Cléry, temos papeis para os atores americanos Eli Wallach, Tom Skerritt e John Steiner.


O filme também inclui uma inserção erótica / masoquista animada  dirigida pelo conhecido animador italiano Gibba  .



     https://www.youtube.com/watch?v=Tl7MJKihpSE



"La Casa dalle Finestre che Ridone" (A Casa com Janelas Sorridentes, IT 1976) de Pupi Avati


O jovem restaurador de arte Stefano ( Lino Capolicchio ) é contratado para cuidar de um afresco representando o martírio de São Sebastião, que foi pintado na parede da igreja de uma pequena cidade por um artista misterioso e morto há muito tempo chamado Buono Legnani. 



Enquanto se instala na casa que antes pertencia às duas irmãs do pintor falecido, Stefano começa um romance com a nova e bela professora, Francesca ( Francesca Marciano ), enquanto descobre com os moradores da cidade que o artista era um louco conhecido como 'Pintor das Agonias'. Especificamente , o pintor -  auxiliado por suas duas irmãs igualmente insanas  -  era um assassino que torturava pessoas brutalmente até a morte como inspiração para suas obras...





... uma prática que provavelmente foi usada para a própria pintura que ele está restaurando. Enquanto Stefano fica desanimado com sua tarefa na cidade, alguns moradores são brutalmente mortos - incluindo seu empregador -  e ele encontra a  'Casa com Janelas Risonhas', e começa a suspeitar que o assassino está tentando impedi-lo de descobrir toda a verdade por trás do artista e seu legado macabro dentro da comunidade sonolenta.



O roteiro de Avati, coescrito com seu irmão Antonio, Maurizio Costanzo e Gianni Cavina (que também tem um papel coadjuvante de destaque no filme), trabalha a fórmula básica do Giallo. No entanto, a abordagem do diretor ao material é muito diferente, pois ele mergulha seu filme em uma atmosfera gótica de lenta decadência em um cenário idílico de beleza  natural e rural. A música também é digna de nota, pois Amedeo Tommasi entrega uma trilha sonora soberbamente discreta. A trama vai se construindo de forma lenta, mas interessante, até os pavorosos eventos finais. Um pequeno clássico do gênero.



Nascido em Bolonha em 1938,  Pupi Avati pretendia ser músico de jazz, mas mudou-se para o cinema e coescreveu e dirigiu seu primeiro filme "Balsamus l'uomo di Satana" (1970) , uma fantasia de terror.  Ao longo de uma carreira de mais de meio século, seus filmes ganharam vários prêmios, e ele foi indicado três vezes para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. 

Após o lançamento de "La casa dalle finestre che ridono" , Avati ficou ansioso com sua reputação como diretor, porque ele estava sendo chamado de 'o Polanski italiano', do qual não gostava. Então ele realizou "Tutti defunti... tranne i morti" (1977), Uma comédia que satiriza os filmes de casa mal assombrada, e os gialli...



         https://www.dailymotion.com/video/x9ailek



CONTINUA....🗡🗡🗡











FONTES: 


- Arquivos do autor


                                     Livros: 

 - Spaghetti Nightmares- Luca M. Palmerini & Gaetano Mistretta (Fantasma Books, USA 1996)

- Cemitério Perdido dos Filmes B- Exploitation - vários autores, organização César Almeida (Editora Estronho, BR 2013)

- European Trash Cinema Magazine - Special Issue- Giallos

(Creig Ledbetter & Tom Weisser, USA 1992)

                                           

                                          DVDs


- Giallo- Coleção em 14 boxes (Versátil Home Vídeo)

 https://www.versatilhv.com.br/categoria/colecoes/giallo?srsltid=AfmBOopTltVv9fRLJviZTN6olM0fMX_4J3MJedHKJGgg250S6T1lBAHh



                                        Web:

-IMDB

-Wikipédia

- The Scariest Things- https://scariesthings.com/2021/07/04/dead-list-the-25-best-giallo-titles/

- Moria Reviews- 

https://www.moriareviews.com/theme/giallo-films

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- WIP Films - https://wipfilms.net/tag/giallo

- Horror Italia 24 - https://www.horroritalia24.it/






3 comentários:

  1. Mais um capítulo brilhante! "Torso", "Profondo Rosso", "La Casa dalle Finestre che Ridone", quantas maravilhas! E aproveitando para anotar alguns que não conhecia, ou tinha esquecido da existência, como "E Tanta Paura", que certa vez eu vi para baixar no finado site My Duck is Dead, mas acabei não baixando. Valeu mais uma vez por essas pesquisas e resgates! Parabéns e um grande abraço!!!

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    1. Obrigado, Paulo Blob! Eu revi muitos filmes do gênero, mas também descobri pérolas que não conhecia!

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  2. Novamente uma brilhante passagem pelo cinema "Giallo" e seus filmes ,destaco o que tenho em minha vídeoteca : " TORSO ' lançado em DVD pela Continental Home Vídeo e depois lançado de novo em DVD pela Versatil Home Vídeo na coleção " Giallo ,Vol. 1 , " O MISTERIO NO QUARTO 2A " tenho ele em VHS lançado pela extinta Zircon Filmes ,lançado junto com outro filme " OS SADICOS DE SATÃ ' em uma "Sessão Dupla " ," PRELUDIO PARA MATAR " tenho ele em DVD lançado pela extinta Works DVD ," A CASA DAS JANELAS SORRIDENTES " tenho ele em DVD lançado pela extinta CultClassic , os outros nem sabiam que existiam ,por isso que muito bom acompanhar esse blog para descobrir filmes adormecidos que merecem ser descobertos por pessoas sedentas por esse genero de filme ,um abraço de Spektro 72.

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