sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

GIALLO- 4 : Vermelho Sangue em Lâminas Amarelas

 


Os gilalli foram absorvendo cada vez mais influências do Slasher gênero americano -  derivado...do Giallo! Também as ambientações dos enredos foram se internacionalizando, e os assassinos ganhando novos motivos...para seguir matando!

                               🗡🗡🗡🪓🪓🪓💀


"La Ragazza dal Pigiama Giallo" (A Moça do Pijama Amarelo / The Pyjama Girl Case,  IT/ Esp 1978) de Flavio Mogherini



Em Sydney, Austrália, o corpo de uma garota gravemente queimado é encontrado em uma praia. Não há pistas sobre sua identidade além de seu pijama amarelo, pois o cadáver foi amarrado em um saco e incendiado dentro de um carro. 



A polícia pressionada, encontra um suspeito. Mas, o inspetor aposentado Thompson (Ray Milland) está convencido de que eles estão errados e continua sua própria investigação. 



A polícia entrevista a bela loira Glenda Blythe (Dalila Di Lazzaro) sobre Evelyn, uma amiga que aparentemente desapareceu. No entanto, a garçonete holandesa tem problemas com seu parceiro, o italiano Antonio (Michelle Plácido), porque embora estejam em um relacionamento, Glenda continua saindo com outros homens.


Um Giallo ambientado na Austrália, com um elenco ( que inclui Di Lazzaro, Howard Ross e Mel Ferrer) liderado por uma velha estrela de Hollywood, e 'baseado em fatos reais'-   um assassinato real de 1934 em Nova Gales do Sul. Embora o corpo tenha sido eventualmente identificado (mais de uma década depois!) e o aparente culpado tenha sido preso, dúvidas permanecem quanto à solução oficial até hoje. 


Não é um Giallo comum, mas um envolvente filme de drama policial realista (existem alguns fatos bizarros, como a exposição pública do cadáver queimado da vítima em um caixão de vidro, mas isso realmente aconteceu no caso verdadeiro!!) com ótimas atuações (a bela Dalila Di Lazzaro em seu melhor papel), música de Riz Ortolani, e claro, o  mistério sórdido, o investigador solitário, e os estranhos suspeitos presentes nos gialli .



      https://www.youtube.com/watch?v=oUq6_9qYi_o


"L'Occhio Dietro la Parete" (Eyes Behind the Wall, IT 1977) de Giuliano Petrelli



 Ivano (Fernado Rey), um homem em cadeira de rodas tem um apartamento cheio de equipamentos audiovisuais (telescópios e microfones)...



... que lhe permitem espionar seu vizinho e inquilino mais jovem Arturo (John Phillip Law ) e suas várias conquistas sexuais. Ele também se diverte fazendo sua esposa Olga (Olga Bisera) assistir tudo. Então, ele quer que ela o seduza e faça parte da ação, para que ele assista. 



Considerando que o vizinho  Arturo é um serial killer (e necrófilo), que já vimos agredindo e assassinando uma jovem em um trem, esse plano certamente não pode acabar bem para ninguém. 



E ainda existe o estranho mordomo do casal, Ottavio (Jose Quaglio), que é um pedófilo, e aparentemente adora Olga, pegando seus pelos corporais e roupas íntimas em um quase estado de êxtase. Mas, as coisas ainda se complicam mais, quando Arturo e Olga se apaixonam...


Perturbador Giallo psicótico, que faz referência o clássico de Alfred Hichcock "Rear Window" (Janela Indiscreta, 1954), enquanto apresenta um conjunto completo de personagens perturbados - ninguém aqui é 'normal' . Um Giallo muito estranho, com drama psicológico, sexo 'fora dos padrões', revelações, reviravoltas, e claro, mortes...
Giuliano Petrelli era ator, e esse foi o único filme que escreveu e dirigiu...




https://wipfilms.net/slasher-and-giallo/eyes-behind-the-wall/


 

"Il Gatto dagli Occhi di Giada" (Watch Me When I Kill, IT 1977) de Antonio Bido.


Em Roma , Mara (Paola Tedesco), uma dançarina de boate , testemunha o assassinato de um farmacêutico, sem conseguir identificar o culpado. Na noite seguinte, apenas o acaso a salva do assassino que entra em sua casa. 



Ela decide ir morar com Lukas (Corrado Pani), um engenheiro e seu ex-namorado, e enquanto os dois reatam seu relacionamento , o misterioso assassino elimina outras duas pessoas, que são descobertas como ligadas, assim como a primeira vítima, à cidade de Pádua. Lukas, obcecado pelo caso e detetive improvisado, começa a investigar, e resolve viajar até a cidade. Quando ele, e Mara, chegam, descobrem que mais mortes aconteceram. 



Ao interrogar alguns parentes das vítimas, Lukas descobre que as pessoas brutalmente assassinadas entregaram aos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, a família de um juiz judeu...



 Antonio Bido faz sua estreia na ficção (era conhecido apenas como documentarista), com um Giallo muito influenciado pelo estilo de Dario Argento - começando com o animal no título;  apresentando mortes violentas (efeitos especiais de Gianetto De Rossi) excelentemente coreografadas...




... clima de filme de terror, e a combinação de imagens elaboradas com uma trilha sonora nervosa e marcante ( do Trans Europa Express, grupo de rock experimental , alternando momentos 'suaves' e românticos com outros que emulam  o som atonal de Morricone, e principalmente as trilhas da banda Goblin nos filmes de Argento) . 



O diferencial é que Bido trabalha com uma resolução para os crimes diferente, e até realista - vingança contra traidores durante a Segunda Guerra.



    https://www.youtube.com/watch?v=zbSO0RKN2Cc


"Sette Note in Nero" (The Psychic / Sete Notas Fatais, IT 1977) de Lucio Fulci






A menina Virginia (Fauta Avelli) testemunha psiquicamente o suicídio de sua mãe (que se jogou de um penhasco na Inglaterra) enquanto ela estava em um internato na Itália. 



Adulta, Virginia Ducci (Jennifer O'Neil) se casou com Francesco Ducci (Gianni Garko), um empresário toscano. Um dia, acompanhando seu marido ao aeroporto ela tem uma visão , onde vê uma velha senhora morta escondida atrás da parede de um quarto. Aquela visão a perturba e ela conta ao seu amigo Luca Fattori (Marc Porel), que é um especialista em parapsicologia, porém ele não acredita que aquilo possa ser algo importante.



Virginia então se dedicar a reforma de uma antiga villa, pertencente à família de Francesco. Enquanto um caseiro a acompanha pela casa, ela percebe que está no quarto onde a mulher está emparedada segundo sua visão. Assim que o homem sai ela pega uma picareta e começa a quebrar a parede, encontrando assim um esqueleto .




A polícia descobre que a mulher é Agnese Bignardi, uma antiga namorada de Francesco, desaparecida em 1972. Então Virginia também começa suas próprias investigações, e fica sabendo que sua vida corre perigo...


Trama escrita pelo próprio Fulci, Roberto Gianviti (que havia escrito Uma Lagartixa Num Corpo de Mulher…) e Dardano Sacchetti (seu futuro colaborador em seus filmes de horror mais radicais), com ecos de Edgar Allan Poe. O atormentador poder psíquico de Virginia, é o fio condutor que levará a investigação  comum nos gialli, para depois explodir em uma reviravolta final.


 Lucio Fulci mostra uma (inédita) elegância e leveza nos movimentos de câmera, e jogos de luz e sombra para criar uma lenta atmosfera de suspense, conduzindo o espectador até um final desconcertante. Destaque para a trilha sonora de Fabio Frizzi (também parceiro recorrente de Fulci), composta com os sons de uma caixa de música (e que tem importância no final, e na explicação do título) acompanhada por instrumentos de corda, sintetizadores e piano. 



Os gialli de Fulci são muito distantes de seus filmes de horrores excessivos e gore posteriores, mas, ele já  mostrava algumas cenas de ultra violência, assim como exercitava a sua famosa câmera se movendo o tempo todo, e com o uso frenético do zoom.



            https://www.dailymotion.com/video/x8p0j8x



"Solamente Nero" (Terror em Veneza, The Bloodstained Shadow, IT 1978) de Antonio Bido



Uma estudante é estrangulada nos arredores de Veneza, e o assassino nunca é pego. Vinte anos depois, o jovem professor de matemática Stefano D'Archangelo (Lino Capolicchio) esgotado retorna à área para ficar com seu irmão, o sacerdote Paolo (Craig Hill) .  



Como padre local, Paolo está preocupado com as atividades de uma falsa médium (Alina De Simone) e um trio de pessoas importantes que comparece às suas sessões.  Naquela noite, o clérigo acorda com um grito vindo da rua varrida pela chuva forte, e  testemunha o assassinato brutal da médium. 




Ele não consegue ver o assassino, mas logo depois, começa a receber notas ameaçadoras, que parecem indicar um segredo no passado de sua família. Stefano começa a investigar para ajudar seu irmão, mas então há outro assassinato e depois outro... 



O segundo Giallo de Bido, é melhor que seu primeiro esforço, "Il gatto dagli occhi di giada" (1977), com o diretor exibindo um bom senso visual que nunca exagera com ângulos de câmera extremos ou enquadramentos afetados. 



Algumas das cenas de assassinato são bem criativas também, com uma vítima presa em uma lareira aberta e outra atingida por uma lancha em um dos canais de Veneza à noite. O elenco também é muito bom, com destaque para Craig Hill, ator americano com uma longa carreira em Westerns Spaghetti e Euro Trash. A trilha sonora é da banda Goblin...



        https://www.youtube.com/watch?v=Ok1QwJ4cLlk


"La Sorella di Ursula" (The Sister of Ursula, IT 1978) de Enzo Milioni



Duas irmãs austríacas, Dagmar ( Stefania D'Amario ) e Ursula ( Barbara Magnolfi ), estão viajando pela a Itália após a morte do pai. Eles param em um hotel de luxo na Riviera, apesar de Úrsula mostrar sinais insistentes de sofrimento psicológico.



 Nas redondezas, tem início uma terrível série de crimes: as vítimas são mulheres jovens, assassinadas após uma relação sexual com um enorme dildo inserido à força até causar sua evisceração. 



 Quem seria o assassino?  O viciado em drogas Felipe ( Marc Porel ), o dono do hotel que está sendo traído, ou um velho homossexual ??


Ok! Esse filme é ruim. Um Giallo erótico (e que depois recebeu inserts explícitos para o lançamento como pornô- área na qual o diretor se dedicou), com um final previsível, e uma motivação para os crimes, no mínimo...ridícula. Mas, vamos admitir que o serial killer aqui utiliza uma arma original: um enorme dildo preto- 'Long Dong Killer' ???



'Você identificou o amor apenas como sexo, e eu lhe darei muito dele!' 

 (O assassino agarra o membro falso e se prepara para matar)


             https://www.dailymotion.com/video/x95mr2s


"Giallo a Venezia" (Pesadelo em Veneza / Gore in Venice,  IT 1979) de Mario Landi






O detetive Angelo De Pol (Jeff Blynn) é chamado à cena de um duplo assassinato perturbador. Um homem foi esfaqueado até a morte em suas partes íntimas e uma mulher se afogou, mas depois foi curiosamente arrastada de volta para a costa e deixada perto do homem. Acontece que as vítimas se chamavam Flavia (Leonora Fani) e Fabio (Gianni Dei) e eram casados. 



Investigando, De Pol  conversa com uma amiga de Flavia chamada Marizia (Mariangela Giordano), e descobre que o arquiteto Fabio era um pouco pervertido. Ele se divertia transando com sua esposa em público, observando-a transar com outros homens, e eles participavam de orgias, como provam slides encontrados na casa de Marizia.



 As coisas vão de mal a pior para o intrépido policial comedor compulsivo de ovos cozidos (?!)...



... quando uma prostituta (Maria Mancini) de uma das fotos acaba morta logo após o duplo assassinato... e parece que ela foi morta com o mesmo tipo de arma que deixou os buracos no torso de Fabio!



Está claro que há um assassino em fúria aqui - mas quem é? O antigo amor de Flavia (Vassili Karis)? O cara assustador que deixa  mensagens de voz de assédio para Marizia? Enquanto não é descoberto, mais pessoas vão sendo desmembradas, serradas, queimadas vivas...


Giallo bastante barato, e com um roteiro tolo, e solução final pior ainda. Mas, adquiriu status cult por conta das muitas (e muitas) cenas de sexo, e principalmente por suas cenas de violência explicita. Sem o virtuosismo técnico de Dario Argento para mostrar as mortes, Landi usa e abusa do gore (maquiagens de Mauro Gavazzi) e do sadismo.


p.s. a versão lançada no brasil originalmente em VHS, é citada por alguns críticos americanos como contendo inserts de cenas de sexo explícito. Na verdade é uma versão sem cortes, e que mostram que Landi trabalhou no limite do hardcore...



          https://m.ok.ru/video/4998269766281



"Follia Omicida" / "L'Ossessione che Uccide" (Obsessão Assassina, IT 1981) de Riccardo Freda



 O ator, Michael Sanford ( Stefano Patrizi ), que tem um passado mórbido e uma aparente obsessão pela morte depois de matar seu pai abusivo quando era criança, volta para casa para ver sua mãe Glenda ( Anita Strindberg ) depois de quinze anos. Por uma razão ou outra, ele convida, além de sua namorada Deborah (Silvia Dionísio),  o elenco e a equipe de seu último filme de terror - o diretor Hans (Hanri Garcin) , a atriz principal Beryl (Laura Gemser), e a assistente Shirley (Martine Brochard). Quando  chegam na mansão de sua mãe, eles são recebidos pelo alto e sinistro Oliver ( John Richardson ), o mordomo da família. 



 Enquanto Michael luta contra os fantasmas de seu passado, coisas estranhas vão acontecendo dentro e ao redor da grande casa. Deborah tem estranhos pesadelos com rituais macabros, zumbis morcegos, e uma aranha gigante (!?)...



...Beryl é quase estrangulada no banho, e depois perseguida, e morta a facadas...



...o diretor depois de gravar o assassinato, leva uma machadada na cabeça...



...Shirley é decapitada pelo assassino de luvas negras, que usa uma motosserra para o trabalho...


O veterano diretor de terror gótico italiano Riccardo Freda (1909-1999) assumiu a história de Fabio Piccioni, que havia sido escrita como um conto, e depois adaptada em quadrinhos. Freda não dirigia a quase dez anos, e fez um Giallo com um pouco de tudo- (spoiler) um casal de amantes loucos e assassinos... 



...pesadelos com missa negra, controle mental, chantagem, sonambulismo, e uma 'final girl'. E, muito, muito sangue!


O filme é um pequeno mistério muito medíocre com armadilhas góticas, momentos de terror e gore, e um enredo complicado, típico dos gialli. Há nudez das atrizes Dionisio, Gemser e Strindberg (em uma de suas últimas aparições no cinema), e uma boa fotografia e trilha sonora . Mas, o grande Freda estava em fim de carreira, e foi o último filme que dirigiu...



       https://www.youtube.com/watch?v=X8WfT1ib1t4


"Tenebre" ( Tenebrae / Unsane,  IT1982) de Dario Argento


Peter Neal (Anthony Franciosa), um escritor americano de thrillers sensacionalistas, chega a Roma em uma turnê de imprensa, acompanhado por seu agente literário, Bullmer (John Saxon), e sua assistente, Anne (Daria Nicolodi). 



Ao mesmo tempo, uma garota tem sua garganta cortada e as páginas do novo livro de Neal, "Tenebrae", enfiadas em sua boca. 



As mortes continuam, cada vez mais violentas, e sempre imitando cenas de seus livros, ao mesmo tempo em que o assassino provoca Neal com mensagens e cartas. 




Neal logo é contatado pelo Capitão de Polícia Germani (Giuliano Gemma) e seu parceiro, a Inspetora Altieri (Carola Stagnaro), que investigam o caso...



 Foi o retorno de Dario Argento ao Giallo após o terror sobrenatural de "Suspiria" (1977) e "Inferno" (1980) , e aqui ele casa os excessos visuais e sonoros que caracterizaram esses filmes com um gancho central inteligente para criar uma 'quase' obra-prima. 


O filme foi inspirado pelo assédio real de Argento por um fã perseguidor que conseguiu seu número de telefone enquanto Argento estava em Los Angeles em 1980 e começou a fazer uma série de ameaças. Ele também vê Argento se levantando para responder a muitos de seus numerosos críticos da violência em seus filmes. Argento, que parece ter criado Neal à sua própria imagem, está menos preocupado com o processo investigativo lógico do que com sua grande reviravolta e, especialmente, com as elaboradas cenas de assassinato que carregam suas impressões digitais em cada quadro.


      https://www.youtube.com/watch?v=cv5jI8jSve0



"Lo Squartatore di New York" (O Estripador de Nova York, IT 1982) de Lucio Fulci



 Depois que o corpo desmembrado de uma prostituta local é encontrado por um velho, fica claro que um assassino maníaco está agindo em New York. O tenente Fred Williams ( Jack Hedley) é enviado para investigar e, depois de visitar a senhoria da jovem, recebe sua única pista; a vítima tinha conversado recentemente com um homem que tinha uma voz estranha, parecida com um pato.




Antes que o  amargo detetive  possa investigar essa alegação bizarra, outra jovem é violentamente atacada e eviscerada a bordo da balsa de Staten Island.



Avisado pelo Chefe de Polícia (o próprio Lucio Fulci ) para não revelar detalhes ao público por medo de causar pânico, Williams contata o psicoterapeuta Dr. Paul Davis (Paolo Mlco) para aconselhar sobre o caso. Mas o inimigo com voz de Pato Donald faz contato com o detetive, e passa a provoca-lo após cada vítima ser morta.



Mais assassinatos horrivelmente escabrosos acontecem – incluindo um desagradável ataque fatal com garrafa verde a uma stripper. Fay Majors (Almanta Keller) se torna o eixo do caso, sobrevivendo a um ataque e confundindo a questão ao acreditar que o assassino é, na verdade, seu namorado. Os ataques do Estripador se tornam cada vez mais frenéticos e aumentam em regularidade e crueldade...


Infame Giallo- Slasher pelo qual Fulci é odiado, e também venerado! Se em "Sette Note in Nero" (1977) ele exercitou um virtuosismo técnico e estilístico na condução da trama de suspense, aqui ele descarta qualquer sutileza. Certamente influenciado pelo sucesso de seu terror gore "Zombi 2" (1979), e pela onda Slasher americana, "New York Ripper" apresenta 'grosseria' pura, com muito sexo (quase explícito), e cenas de assassinatos repugnantes.




A irritante voz do seria killer é uma auto- referência, e piada ao giallo rural antirreligioso de Fulci de 1972 "Non si Sevizia un Paperino". A trilha sonora é de Francesco De Masi...



https://wipfilms.net/slasher-and-giallo/the-new-york-ripper/


"Extrasensorial" / "Blood Link" (Elo de Sangue, AL/ IT 1982) de Alberto De Martino



Craig Manning (Michael Moriarty) é um médico americano que tem visões de mulheres sendo mortas em algum lugar da Alemanha por alguém que ele acredita ser seu irmão gêmeo siamês Keith (também Moriarty), que supostamente morreu queimado aos 17 anos. 



Acreditando que tem um elo psíquico com seu irmão assassino, ele resolve viajar para Hamburgo, e impedir novos crimes, apesar da forte objeção de sua namorada Julie (Penelope Milford)...



Lá ele conhece Christine (Sarah Langenfeld), que era filha do boxeador Bud Waldo (Cameron Mitchell), morto por Keith, e os dois se juntam na busca, e acabam se apaixonando...



Financiado principalmente pela produtora alemã Zadar Films, e filmado na Alemanha com uma equipe italiana, trilha sonora de Enio Morricone, e elenco internacional. O diretor / roteirista Alberto De Martino (1929-2015) depois de dirigir filmes Peplum e Spaghetti Westerns, se dedicou a fazer imitações de sucessos americanos, como o famoso "O Anticristo" (1974), que navegava fortemente a onda de "O Exorcista". Aqui no entanto, ele faz um Giallo com terror psicológico, e acaba sendo mais original, inclusive no final (bastante criticado), onde permanece a dúvida se Keith tinha ou não controle psíquico sobre Craig, ou se ele o está chamando do túmulo, ou se eles são todos loucos, ou se havia apenas um deles o tempo todo... 



p.s. para não deixar atrás a sua fama de 'imitador', o filme de Alberto De Martino tem seu cartaz com o título internacional com uma arte que é copiada do filme de Fulci "New York Ripper"...


      https://www.youtube.com/watch?v=yVWGBDy-lcI



"La Casa del Tappeto Giallo" (A Casa do Tapete Amarelo, IT 1983) de Carlo Lizzani



Franca (Béatrice Romand) e seu marido Antonio (Vittorio Mezzogiorno) decidem vender um antigo tapete amarelo, que foi um presente do padrasto dela. 



Um dia, enquanto Antonio está fora, um homem de meia-idade conhecido como O Professor (Erland Josephson) liga, dizendo que deseja comprar o tapete. Mas a visita do homem se torna um pesadelo. 



Ele sequestra Franca e diz que matou sua esposa naquele mesmo tapete amarelo há muitos, muitos anos, e ainda mais estranho, ele afirma saber segredos sobre sua família. Então Franca mata o Professor. Mas isso é realmente tudo o que aconteceu? E quem era aquele homem estranho?





Este estranho Giallo de terror presta uma espécie de homenagem aos clássicos mistérios de Hitchcock ( "Disque M para Matar", de 1954 etc), mas tudo executado com um sabor exclusivamente italiano, e baseado em uma peça teatral. Romand se sai bem como a heroína aterrorizada, enquanto Josephson e a psiquiatra vivida por Milena Vukotic, apresentam as melhores reviravoltas do filme.



Claustrofóbico, tenso e intrigante, e claro, com  um final surpreendente, também ostenta uma trilha sonora forte de Stelvio Cipriani .Não para todos os gostos, mas ainda assim vale muito a pena...



       https://www.youtube.com/watch?v=bVuLyyE5I5E 



"La Casa con la Scala nel Buio" (Uma Lâmina no Escuro, IT 1983) de Lamberto Bava



 Arredores de Roma. Hóspede na casa do amigo Tony ( Michele Soavi ), o músico Bruno ( Andrea Occhipinti ) se isolou para compor a trilha sonora de um filme de terror em andamento. 



A diretora ( Anny Papa ) mostra trechos do filme em que é possível ver crianças brincando com uma bola de tênis, em uma casa abandonada, e uma delas é vítima de bullying violento. 



Bruno, talvez influenciado pelas filmagens, começa a suspeitar que aquelas cenas não são apenas fantasia. Nem mesmo sua linda namorada Giulia ( Lara Naszinski ) consegue aliviar a tensão que se instala na villa. 



Quando uma série de crimes brutais começa - as vítimas são garotas jovens e bonitas - a suspeita recai sobre o sombrio zelador e jardineiro Giovanni ( Stanko Molnar ), mas...



Escrito por Dardano Sacchetti e Elisa Briganti , originalmente foi  filmado como uma minissérie em quatro partes, de meia hora cada, mas foi reeditado e transformado em um filme para cinema quando os canais de televisão o rejeitaram, já que era violento demais para audiências populares televisivas.



Lamberto, filho do grande Mario Bava, foi frequentemente assistente e associado de Dario Argento. Aqui, ele usa a influência dos dois, para realizar um ótimo Giallo, que também navega forte na praia do Slasher/Splatter americano. Bava cria um suspense claustrofóbico e tenso, e demonstra ter assimilado perfeitamente a lição de Dario Argento sobre a espetacularização dos assassinatos...




... alguns crimes são realmente ferozes e decididamente sangrentos (e com diversas referências a produção de um filme), e a música desempenha, como sempre, um papel muito importante também, porque o protagonista do filme compõe trilhas sonoras: quem cuida dela são os irmãos Guido e Maurizio De Angelis, frequentadores esporádicos dos gêneros Giallo/mistério/terror. Destaque para o papel de Michele Soavi, ator frequente em filmes de Fulci, Lamberto Bava e Joe D'Amato, e futuro grande diretor!

       https://www.dailymotion.com/video/x95dble





"Murderock uccide a passo di danza" (Murder Rock / Nova York- Cidade Violenta, IT 1984) de Lucio Fulci





Uma série de assassinatos  abalam uma prestigiosa academia de dança em Nova York. 


Enquanto isso,  a proprietária e diretora, Candice Norman (Olga Karlatos) sofre de sonhos surreais em que ela é perseguida por um homem sinistro (Ray Lovelock) cujo rosto aparece em um outdoor. 




Um pequeno trabalho de detetive revela que ele é  George, um ator em declínio com laços com a vítima, e o principal suspeito. Mas, logo a contagem de corpos aumenta. 


Ao longo do caminho, um inspetor de polícia durão, tenente Borges (Cosimo Cinieri) investiga os assassinatos bizarros ('He's not a psycho, hes an asshole!'). Quem é o responsável? E quem viverá para dançar outro dia?



Lucio Fulci volta ao Giallo, e a New York, em uma produção realizada em menos de um mês. O produtor Augusto Caminito solicitou que o filme, que inicialmente foi escrito como Giallo puro, tivesse muitas cenas de dança incluídas, após o sucesso do filme americano "Flashdance" (1983). 




 A bela atriz grega Olga Karlatos (que havia estado em "Zombi 2"),  tem uma ótima  atuação, cercada por um elenco italiano de atores B habituais, como: Ray Lovelock, Cosimo Cinieri, Geretta Geretta, Christian Borromeo e Claudio Cassinelli. Fulci surpreende novamente, fazendo um Giallo 'dançante' (com música de Keith Emerson), e com violência comedida...


       https://www.dailymotion.com/video/x8u98hm




CONTINUA...












                                    FONTES: 


- Arquivos do autor


                                     Livros: 

 - Spaghetti Nightmares- Luca M. Palmerini & Gaetano Mistretta (Fantasma Books, USA 1996)

- Cemitério Perdido dos Filmes B- Exploitation - vários autores, organização César Almeida (Editora Estronho, BR 2013)

- European Trash Cinema Magazine - Special Issue- Giallos

(Creig Ledbetter & Tom Weisser, USA 1992)

                                           

                                          DVDs


- Giallo- Coleção em 14 boxes (Versátil Home Vídeo)

 https://www.versatilhv.com.br/categoria/colecoes/giallo?srsltid=AfmBOopTltVv9fRLJviZTN6olM0fMX_4J3MJedHKJGgg250S6T1lBAHh


                                        Web:

-IMDB

-Wikipédia

- The Scariest Things- https://scariesthings.com/2021/07/04/dead-list-the-25-best-giallo-titles/

- Moria Reviews- 

https://www.moriareviews.com/theme/giallo-films

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- WIP Films - https://wipfilms.net/tag/giallo

- Horror Italia 24 - https://www.horroritalia24.it/










 




2 comentários:

  1. Mais um delicioso capítulo, com Fulci, Argento, Bido, Freda. Mais coisas obscuras (para mim) como "L'Occhio Dietro la Parete", que já vou atrás e "La Casa del Tappeto Giallo", este, se não me engano, foi lançado em VHS pela F. J. Lucas ou outra distribuidora similar. Lembro de ver a propaganda da fitinha nas páginas de uma Video News (ou seria SET?) nos anos 80. E ainda temos as 'maravilhosas' tranqueiras "La Sorella di Ursula" e "Giallo a Venezia", dois dos piores gialli que já vi, só não ganham do imbatível "Play Motel" (1979) de Mario Gariazzo. Muito boa a seleção e as informações. Já no aguardo do próximo capítulo. Mais uma vez, parabéns Grande Coffin! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Excelente quarta parte , novamente com um texto leve e explicativo de cada filme apresentado hoje aqui ,desses filmes mencionados os que possuo na minha vídeoteca são : " PREMONIÇÃO" filme que assisti muitas vezes na TV ,na sessões de filmes TV Record e TVS ( atual SBT) , ele saiu em VHS dublado pela Vídeo Midia ,tenho ele em DVD lançado pela Versatil Home Vídeo ,coleção Giallo ,vol.3 , " PESADELO EM VENEZA" tenho ele em VHS lançado pela extinta Vídeo Cassete do Brasil , hoje em dia esse filme esta valendo uma grana boa pra vende-lo ,eu só paguei um real poe ele ha mais de 20 anos , "TENEBRE" tenho em DVD lançado pela Versatil Home Vídeo na coleção " Giallo ,Vol.1 ", " O ESTRIPADOR DE NOVA YORK " tenho ele em DVD ,lançado pela Versatil Home Vídeo ,coleção Giallo ,vol.5 , " MURDER ROCK- NOVA YORK ,CIDADE VIOLENTA "tenho ele em DVD alternativo.Obrigado por nos agraciar com esse blog que esta cada dia mais fantástico,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir

HORROR...BRASIL : 8

  BRASIL... Sem o apoio da Embrafilme, CONCINE e Fundação do Cinema Brasileiro, fechados pelo infame governo de Fernando Collor de Mello (19...