sexta-feira, 11 de abril de 2025

Gatos no Cinema Fantástico 2 !






GATOS...

Os gatos encontraram no convívio humano uma vantagem estratégica, mas jamais abriram mão de sua essência selvagem. Não foram submetidos ao domínio das pessoas; ao contrário, foi a humanidade que se curvou ao seu charme enigmático e sua presença altiva. Foram eles que decidiram permanecer ao lado dos humanos, mas sempre seguindo suas próprias regras. 




Diferente de outros animais, não trocaram sua liberdade por conveniência, nem sua solidão por companhia forçada. Essa independência e 'lado selvagem' e 'misterioso' fascina os humanos, mas, também é o principal motivo para os bichanos serem temidos, e por vezes transformados em improváveis vilões...


"The Shadow of the Cat (A Sombra do Gato, UK 1961) de John Gilling



Walter Venable (Andre Morell) e seu mordomo Andrew (Andrew Crawford) e a empregada Clara (Freda Jackson) assassinam sua esposa Ella (Catherine Lacey) e enterram o corpo no terreno da propriedade. Depois, Walter fica obcecado em encontrar e matar a gata de Ella, Tabitha.



 Sua sobrinha Elizabeth (Barbara Shelley) chega, junto com vários outros parentes. Elizabeth percebe que Walter e os outros parecem mais obcecados em localizar o gato do que com o desaparecimento de Ella, e que eles também têm medo da gata e acreditam que ela os está perseguindo.  



Elizabeth e o detetive investigador Michael Latimer (Conrad Phillips) desconfiam que Walter matou Ella para obter seu testamento e controle da propriedade. 



Eles têm certeza de que os outros parentes estão tentando encontrar o testamento real que está escondido em algum lugar no terreno, em vez daquele que Walter apresenta alegando que herdou tudo. Logo, a gata Tabitha começa a se tornar a causa de uma série de acidentes que matam os gananciosos membros da família...



... e no final leva o jornalista Michael (Conrad Phillips) e a polícia até a floresta onde sua amada tutora foi enterrada.


Terror e suspense britânico creditado a produtora B.H.P. Films, mas que conta com elenco e equipe técnica da lendária Hammer Films. O enredo da esposa assassinada e do gato perseguindo pessoas  sugere alguma inspiração em  "The Black Cat"  de Allan Poe, misturado com o subgênero de casas mal assombradas.



John Gilling cria alguns bons climas, e faz  o filme inteiro de forma cuidadosamente ambígua sobre a natureza do gato, e se ele exerce algum tipo de justiça sobrenatural.




   https://archive.org/details/the-shadow-of-the-cat_202208


"Tales of Terror" (Muralhas do Pavor, USA 1962) de Roger Corman



  Segmento "O Gato Preto" : O bêbado Montresor Herringbone (Peter Lorre) odeia sua esposa Annabelle (Joyce Jameson) e seu gato preto.



 Uma noite, ele se depara com um evento de degustação de vinhos e desafia o maior provador do mundo, Fortunato Luchresi (Vincent Price), para uma competição. Montresor identifica com sucesso cada vinho, mas fica bêbado. Fortunato gentilmente o acompanha até sua casa e conhece sua esposa.


O tempo passa, e Annabelle e Fortunato se tornam íntimos.  Montresor descobre a traição, e sadicamente os sepulta vivos atrás de uma parede no porão. 



No entanto, ele começa a ser assombrado com sons e visões tanto do gato preto quanto do casal assassinado o provocando. As autoridades ficam desconfiadas e dois policiais visitam a casa para investigar. Ouvindo gritos horríveis, eles derrubam a parede para descobrir os amantes mortos, e o gato preto de Annabelle...vivo!


Antologia de terror da AIP , com roteiro escrito por Richard Matheson, baseado em contos de Edgar Allan Poe. O episódio "The Black Cat" combina terror e humor, e  personagens e situações de outro conto de Poe, "The Cask of Amontillado".

Em 1961 a AIP anunciou nos jornais que estava abrindo um audição- teste para o papel felino do episódio "O Gato Preto".  Atraídos por sonhos de fama, donos e felinos se alinharam ao longo de uma rua de Hollywood na esperança de estrelato. O Los Angeles Times cobriu o evento em 28 de novembro de 1961 desta forma: 

'Exatamente 152 gatos apareceram para a audição, todos eles 'consideravelmente menos nervosos do que seus donos'. 



Vários foram desqualificados por causa de patas ou focinhos brancos, mas mesmo para aqueles que ficaram na disputa, o dia deixou sonhos em grande parte frustrados. O papel principal, descobriu-se, já havia sido preenchido por 'um gato profissional bem conhecido'. Sete extras sortudos, selecionados por terem os rostos mais malvados, foram escolhidos como dublês do astro.'

                       (https://www.life.com/animals/black-cats/)



Joyce Jameson, Vincent Price e Peter Lorre também brincaram e posaram com esperançosos atores felinos - futuros colegas na audição...




        https://www.dailymotion.com/video/x3vw85y



"L’orribile segreto del Dr. Hichcock" (Raptus - O Diabólico Dr. Hichcock, IT 1962) de Riccardo Freda



 Londres, 1885, o necrófilo Dr. Hichcock (Robert Flemyng), gosta de drogar a esposa Margaretha (Maria Teresa Vianello) para jogos fúnebres sexuais. Um dia, ele acidentalmente administra uma overdose e a mata.

 Acompanhando todas as atividades estranhas na mansão está a gata preta Jezebel, que pula sobre a tampa do caixão de sua dona. 



O trauma do incidente expulsa Hichcock de casa. Ao sair, ele pergunta à sua governanta Martha (Harriet Medin) o que aconteceu com o gato. "Jezabel? Ela desapareceu", explica Martha. 




Doze anos depois, ele retorna à sua antiga casa com sua nova esposa, Cynthia (Barbara Steele), é uma noite de tempestade, e um relâmpago ilumina um retrato de Margaretha em pé ao lado de seu amado piano, sobre o qual Jezabel está sentada.


A velha gata Jezebel também retorna a casa, e parece que não envelheceu, mas está mais selvagem, e com uma mancha branca no peito.



 Cynthia tem muito medo da gata, e começa a acreditar que está sendo assombrada pelo fantasma de Margaretha.



Clássico do terror gótico italiano. O roteiro de Ernesto Gastaldi é bastante influenciado pela obra de E.A.Poe, incluindo a presença constante do gato preto...


     https://www.youtube.com/watch?v=tJKDQUBXMw4


"The Comedy of Terrors" (Farsa Trágica, USA 1963) de Jacques Tourneur, é uma comédia de humor negro da AIP, com roteiro de Richard Matheson;  em que o diretor de uma funerária chamado Waldo Trumbull (Vincent Price), e seu lacaio Felix (Peter Lorre), se esforçam para conseguir clientes, mesmo que tenham que recorrer ao assassinato. 


Além dos ícones do terror Price, Lorre, Boris Karloff e Basil Rathbone, o filme tem um papel principal para o ator gato 'Rhubarb' (Orangey), que interpreta uma gata chamada Cleópatra, que é o pet da esposa de Waldo, Amaryllis (Joyce Jameson), e que mora na funerária.



Cleópatra gosta de dormir com o idoso Amos (Karloff), mas também passeia com Waldo e Felix no carro funerário.




 Cleópatra é vista ocasionalmente durante todo o filme, até que o final, quando acaba acordando o senhorio John F. Black (Rathbone) de um ataque de catalepsia, salvando-o de ser enterrado vivo...



Notável sobre este filme é o status de estrela que Rhubarb/Orangey recebeu por seu papel. Ele não foi listado apenas nos créditos de abertura e encerramento, mas em pôsteres, lobby cards e anúncios de jornais que incluíam o elenco do filme. A escalação de Rhubarb foi até mesmo notícia em jornais. O New York Daily News relatou em 25 de agosto de 1963, 'O papel de Cleópatra em "The Comedy of Terrors" da American International foi concedido a Rhubarb, veterano ator de personagens felinos." 




      https://archive.org/details/the-comedy-of-terrors-1964


"Až přijde kocour" ( Um Dia, Um Gato / The Cassandra Cat,  Tcheco 1963) de Vojtěch Jasný.



Um pequeno vilarejo possui o arquétipo de uma sociedade feliz: adultos, velhos e crianças convivem harmoniosamente. Mas o que eles não conseguem entender é a influência maléfica do Diretor da escola Karel (Jiří Sovák), que reprime a liberdade a a criatividade das pessoas. Os animais devem ser mortos e empalhados, e o professor de artes Robert (Vlastimil Brodský), é repreendido ao motivar as crianças a sonhar. Um dia, um circo surge na cidade, e entre as suas estrelas, estão um mágico (Jan Werich), a bela trapezista Diana (Emília Vášáryová), e o gato Mokol, que usa óculos escuros .



 Mokol possui poderes mágicos e, quando seus óculos são retirados, o felino revela as pessoas pelas cores que lhes definem a personalidade: os mentirosos são roxos, os ladrões são cinzas, os falsos são amarelos e os apaixonados são vermelhos. 



Na primeira apresentação ao público, Diana retira os óculos do gato e a plateia espantada começa a ver as pessoas tingidas de diversas cores. 



Isso, cria um tumulto na cidade, e no pandemônio, o gato escapa e o diretor exige a sua morte. Caberá ao um professor local e sua turma da terceira série encontrar o animal antes que ele caia nas mãos de homens inescrupulosos daquela localidade.




Comédia fantástica surreal e uma alegoria social e política. Fantasia e poesia em um clássico do cinema que venceu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes, e que apresenta um gato com poderes sobrenaturais que só são nocivos aos hipócritas...



        https://www.youtube.com/watch?v=j8iQsE07N7E






"The Three Lives of Thomasina" (Um Grande Amor Nunca Morre, USA / UK 1963) de Don Chaffey




No início dos anos 1900, o veterinário Andrew McDhui (Patrick McGoohan ) luta para levar a ciência moderna à pequena vila escocesa de Inveranoch, que continua dominada pela superstição. Sua filha, Mary (Karen Dotrice), adora sua gata de estimação, Thomasina....


.... mas a tragédia acontece quando o bichano é esmagado por uma pilha de caixas de madeira em um mercado de alimentos. Atormentada, a menina leva Thomasina ferida para seu pai, que declara que o felino está além da ajuda médica e o coloca para 'dormir'. 



Mary e seus amigos realizam um funeral elaborado para Thomasina, após o qual ela se retira para o silêncio e desacreditando em seu pai. 




Na vida após a morte felina (com 40 gatos siameses e o enorme deus egípcio Bastet dourado)...




... Thomasina se junta a seus ancestrais e retorna à Terra para sua segunda vida em uma casa de campo próxima de propriedade da 'bruxa local' Laurie McGregory (Susan Hampshire), que exibe um talento estranho para curar animais.




 As tendências 'modernas' de Andrew atraem a ira dos habitantes da cidade, que acreditam que qualquer homem capaz de matar o animal de estimação de seu filho não vale a pena confiar. No entanto, o destino e um bando cruel de ciganos viajantes intervêm para unir Laurie e Andrew, com a renascida Thomasina, que desempenha um papel vital quando a vida de Mary está em jogo...



 Drama familiar e fábula fantástica baseada em um romance de Paul Gallico. Uma das melhores tentativas de fantasia não musical dos  Walt Disney Studios. Surpreendentemente maduro, o filme lida com alguns tópicos difíceis, incluindo a eutanásia e os benefícios da misericórdia, com um tom predominantemente pagão na história, incluindo deuses egípcios e bruxas do bem... 




...e é narrado pela próprio gatinha:

'Mas eu não estou morta. Eu vou viver com a bruxa na floresta, e espero meu tempo. Eu espero até que esteja escuro, tempestuoso e molhado, e meu pelo esteja grudado no meu crânio. Eu pareço mais um rato do que um gato. Mas então, eu não tenho sido meu adorável eu fofo por um longo, longo tempo. E por isso, eu tenho que agradecer à menina e seu pai. Eu subo na árvore e espio pela janela. A menina está na cama...'




" The Tomb of Ligeia" (Túmulo Sinistro, USA/UK 1964) de Roger Corman



Verden Fell (Vincent Price) enterra sua falecida esposa Ligeia depois que ela comete suicídioNo entanto, ele tem certeza de que ela não está morta, e de que o espírito dela é tão forte que ela se levantará do túmulo. Depois de conhecer Rowena Trevanian (Elizabeth Sheperd), sua vida muda drasticamente. Eles se apaixonam e se casam pouco tempo depois. 




 Após o casamento, no entanto, Fell fica obcecado, vendo Rowena como sendo possuída pelo espírito da falecida, e coisas estranhas começam a acontecer...



...principalmente um gato preto sinistro ( que apareceu pela primeira vez no enterro de Ligeia) que atormenta e ameaça  Lady Rowena.



 À medida que os ataques do gato se intensificam, Fell é forçado a confrontar o espírito da falecida esposa, e no clímax da história, Ligeia surge na forma do felino...



Voltando às adaptações de Poe (foi a oitava e última adaptação de Edgar Allan Poe de Roger Corman), "The Tomb Of Ligeia", mistura diversos elementos da obra do escritor, e nos dá um gato que volta para atormentar a nova esposa de seu viúvo, e que é definitivamente o agressor...

"Mesmo na noite de núpcias, ela deve compartilhar o homem que ama com a 'coisa feminina' que vive na Tumba do Gato!"


         https://www.dailymotion.com/video/x7zq5o4


 살인마 /  "Sal -inma" ( A Devilish Homicide / A Bloodthirsty Killer, COR.S. 1965 ) de Lee Yong-min




Ao chegar em uma galeria de arte, o empresário Shi-mok ( Lee Ye-chun ) fica chocado ao descobrir que a exposição está fechada e  uma pintura misteriosa de sua falecida esposa Ae-ja ( Do Geum-bong ) é vista nas instalações.




 Saindo para visitar um amigo, ele se vê de posse de uma cópia da mesma pintura que leva para casa para sua segunda esposa, Hye-sook ( Lee Bin-hwa ), sua mãe ( Jeong Ae-ran ) e seus três filhos, o que logo lança a família em uma série interminável de encontros fantasmagóricos e inexplicáveis. 



O fantasma de Ae-ja começa a assombrá-los e matá-los, ela abre portas, janelas e armários, e faz sangue sair da torneira e cair do teto. Revelações sobre a morte de Ae-ja logo vêm à tona, quando vários membros da família são revelados como os assassinos dela. Enquanto a mãe volta para casa de um templo, ela é abordada pelo fantasma, que esmaga sua cabeça com uma pedra.



 O corpo da velha morta é possuído e retorna como um demônio felino para causar mais problemas. Embora comece com a lambida das crianças adormecidas, e a limpeza incessante de um gato que ocorre sempre que ninguém a observa, logo ela comanda vários gatos para atacar Hye-sook e, eventualmente, dominá-la. 



No confronto final fantástico em seu quarto, ela pula no teto, transforma seus membros em um gato e, eventualmente, se transformar no demônio felino que a possuía o tempo todo, para um encontro bastante chocante...



Um gato come um cadáver emparedado em um templo vazio, uma misteriosa empregada aparece para avisar a família e flashbacks revelam a origem da pintura e o motivo pelo qual o fantasma de Ae-ja não pôde descansar em paz. Isso envolve ciúmes, adultério, chantagem, assassinato usando uma droga indiana especial que causa desfiguração, e a presença do gato de estimação de Ae- ja que testemunhou a sua dolorosa morte.



Drama de terror sobrenatural coreano, com a visão peculiar do país da lenda do 'bakeneko'. Aqui, o espírito da vítima parece habitar um gato comum, enquanto quem se transforma em uma mulher gato monstruosa é a principal culpada do crime...


         https://www.youtube.com/watch?v=rVVtAPh2M9Q





"Torture Garden" (As Torturas do Dr. Diábolo, UK 1967) de Freddie Francis



Episódio - "Enoch" : O playboy ganancioso Colin Williams (Michael Bryant) vai visitar seu velho e enfermo tio Roger (Maurice Denham), que mora em uma mansão que dizem, pertencia a uma bruxa. Determinado a se apossar de sua fortuna, ele retém o remédio de seu tio para forçá-lo a dizer onde está o dinheiro, mas em vez disso o velho morre. 


Colin vasculha a casa em busca de uma pista sobre onde o dinheiro de seu tio foi guardado. Debaixo da cama, ele encontra um alçapão que o leva ao que acaba sendo o túmulo do inquilino anterior. Ao desenterrar o caixão da bruxa, ele encontra um esqueleto sem cabeça e um gato malhado escuro que salta e corre para dentro da casa.



Depois, o gato Balthazar fala telepaticamente com ele :

'Sim. Eu posso ouvir você. Seu nome é Balthazar. Você veio para ficar comigo. Para me servir, como serviu meu tio. Você vai me recompensar como o recompensou em troca de coisas que devo fazer por você. Meu tio foi ingrato. Ele enterrou você na escuridão. Mas agora você está livre e com fome.'

 Balthazar exige que ele cometa outros assassinatos em troca dos quais ele mostrará a ele onde está a fortuna. Colin acaba sendo preso pelos crimes, e acredita que na prisão estará livre do tormento do gato da bruxa...


Primeiro episódio da antologia de terror da Amicus, com roteiro de Robert Bloch, baseado em seus contos. 



         https://www.youtube.com/watch?v=Ny93znOFG0A


藪の中の黒猫 / Yabu no Naka no Kuroneko, ( lit. Um gato preto em um bosque de bambu") "Kuroneko" ( O Gato Preto, JAP 1968) de Kaneto Shindō



 Japão feudal. Yone (Nobuko Otowa), e sua nora Shige (Kawako Taichi) estão vivendo sozinhas depois que seus homens foram convocados para lutar na guerra. Uma horda de samurais famintos invade a casa em busca de comida e então estupra e mata as duas mulheres e queima a casa . Um gato preto aparece e bebe o sangue da garganta das mortas.



 Pouco tempo depois, as duas mulheres aparecem para os samurais que passam no Portão Rajomon, pedindo para serem escoltadas em segurança. Elas oferecem abrigo aos homens em sua casa na floresta (onde sem ouve os miados distantes de um gato nunca visto)...



... os enchem de saquê e então arrancam suas gargantas ( com suas mãos que parece momentaneamente as patas de um gato) e bebem seu sangue...



Clássico kaibyō eiga ou bake neko mono eiga, baseado em uma história do folclore japonês, em produção independente distribuída pela TOHO.


O  roteirista / diretor Kaneto Shindô (1912-2012) já havia realizado outro clássico 'kwaidan eiga' "Onibaba" (Onibaba- O Sexo Diabólico, 1964), com um argumento similar -duas mulheres sobrevivendo e matando samurais - mas, com motivações diferentes, e sem a presença de gatos fantasmas...



               https://www.dailymotion.com/video/x8rreit


"Eye of the Cat" (Os Felinos, USA 1969) de David Lowell Rich



 A cabeleireira Kassia (Gayle Hunnicut) trama com Wylie (Michael Sarrazin), sobrinho rebelde da tia Danny (Eleanor Parker), para que a velha possa reintegrá-lo em seu testamento – em vez de deixar seu dinheiro para as centenas de gatos em sua casa em São Francisco. 



O plano de Kassia é matar a tia Danny (que sofre de graves problemas pulmonares) por uma parte da herança, mas há um problema: Wylie tem fobia de gatos, inspirada por uma memória de infância de um felino subindo em seu peito e sugando sua respiração. 



Tia Danny manda os gatos serem removidos para o benefício de Wylie, mas um deles, Tullia”, misteriosamente evita o despejo. 



 Tullia parece ameaçadora, até mesmo diabólica, para Wylie, e eventualmente Kassia, que começa a compartilhar sua fobia. 


Mas a gata frustra os planos dos supostos assassinos, por exemplo, impedindo Kassia de desligar o suprimento de oxigênio da tia Danny em um momento crucial.


Thriller de terror 'B' da Universal, que explora a ailurofobia, transformando os gatos domésticos em criaturas do terror, ao mesmo tempo que mostra os gatinhos como guardiões e vingadores de seus amados tutores...




        https://www.youtube.com/watch?v=FdhE3qHwejw


 怪談昇り竜, Kaidan Nobori Ryū ( lit. Ghost Story Rising Dragon) "Blind Woman's Curse" (JAP 1970) de Teruo Ishii.



 Em um duelo com a gangue Goda, Akemi (Meiko Kaji), a líder tatuada de dragão da gangue Tachibana, ataca o líder rival e, no processo, corta os olhos de sua irmã Aiko (Hoki Tokuda) enquanto ela tenta intervir.


 Em meio à luta que se segue, ninguém percebe que um gato preto lambe o ferimento da jovem. 



Anos depois, a guerra entre os clãs continua, levando a mais mortes, e deixando um rastro de garotas yakuza mortas com suas tatuagens de dragão arrancadas de seus corpos, além de diversas vítimas esquartejadas




 Enquanto os membros da gangue querem vingança rápida,  aquele gato preto misterioso continua aparecendo em toda parte, e Akemi percebe que ele faz parte de uma maldição.

Um novo membro vem para ajudá-los, mas ela é uma mulher estranha - e cega. Então...

Uma mistura genuinamente estranha dos gêneros Yakuza e terror - bakeneko com uma dose de exploitation tipo 'ero guro'.  A propensão do cult diretor Teruo Ishii (1924-2005 ) para o grotesco é óbvia, mas também seu talento para composições afiadas e técnicas de iluminação estranhas e sobrenaturais - às vezes quase parece que está pegando emprestado os visuais pictóricos de Mario Bava ou Dario Argento, com suas cores primárias giratórias e atenção distinta aos detalhes mórbidos -  como o gato preto lambendo a pele tatuada esfolada das costs de uma das vítimas.


Muita especulação foi feita sobre este filme e o significado do gato preto nele. O diretor revelou em uma entrevista que foi a produtora que insistiu que algum tipo de qualidade sobrenatural fosse adicionada à história, mesmo quando as filmagens já haviam começado. O gato sobrenatural ou fantasma comum em toda a mitologia japonesa teria sido uma escolha fácil, mas, esse é o tipo de filme que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. O gato também pode significar a morte da maldição de vingança, que atinge ambas as mulheres rivais...ou...não...



https://wipfilms.net/pinky-violence-and-pinku-eiga/blind-womans-curse/



"The Corpse Grinders" ( USA 1971) de Ted V. Mikels



Landau ( Sanford Mitchell), o dono da empresa 'quase falida' Lotus Cat Food, faz um acordo com o coveiro Caleb (Warren Ball) para desenterrar cadáveres. Os corpos são então moídos na fábrica da Lotus e processados ​​como ração para gatos de estimação . 




Isso tem o efeito imprevisto de fazer com que os gatos que comem a 'ração especial' se tornem viciados em carne humana. 



O Dr. Howard Glass (Sean Kenney) e sua enfermeira/namorada Angie Robinson (Monika Kelly) começam uma investigação após se depararem com vários casos em que os donos foram mortos e devorados pelos seus bichanos.


Terror exploitation de muito baixo orçamento. Um cult- trash do diretor/produtor Ted V. 'Astro-Zombies' Mikels (1929-2016), com sua habitual falta de sutileza, e humor negro. 




Um filme caseiro, rodado em 16mm, que rendeu muito em cinemas de drive-in e circuito Grindhouse. Apesar dos bichanos viciados em carne de gente, os verdadeiros ( e insanos) vilões são humanos...

p.s. Mikels faria ainda "The Corpse Grinders 2" (2000) rodado em vídeo, com menos orçamento ainda, e com gatos alienígenas na trama maluca...


          https://www.youtube.com/watch?v=ErAB0GTUssg


"La Noche de los Mil Gatos" (A Noite dos Mil Demônios, MEX 1972) de René Cardona Jr.




Hugo (Hugo Stiglitz) é um homem rico e independente; seus dias são gastos jogando golfe, voando em seu helicóptero sobre Acapulco, jogando xadrez com o mordomo sinistro Dorgo (Gerardo Zepeda), cuidando de seus gatos e aumentando sua coleção de cabeças decepadas...




Um playboy sedutor que pega mulheres bonitas, e depois de algumas sessões de sexo casual, em vez de simplesmente descartá-las, ele as estrangula, colocando suas cabeças em caixas de cristal. Seus corpos são picados e dados ao seu grande número de gatos de estimação. Hugo até mesmo come um pouco da carne... 



Mas Hugo está longe de ser um amante dos animais, e trata seus gatos com desprezo e muita violência. 


Eventualmente, os gatos escapam do cercado e atacam Hugo, e até se voltam contra a mulher que ele estava tentando matar. A garota escapa, e o cruel Hugo é visto pela última vez sendo devorado pelos gatos...


Terror exploitation do especialista mexicano Cardona Jr. Tosco mas divertido, apesar da incontáveis cenas do playboy passeando de helicóptero, e inúmeras tomas aleatórias dos '1000 gatos'...



           https://www.dailymotion.com/video/x2b1n5h



"Más Negro que la Noche" (Mais Negro que a Noite, MEX 1972) de Carlos Enrique Taboada



Ofelia Escudero (Claudia Islas) descobre que herdou uma casa grande e antiga após a morte de sua tia Susana. Ela e suas três colegas de quarto, Pilar (Helena Rojo), Aurora (Susana Dosamantes) e Marta (Lucia Méndez), mudam-se para a mansão, que é administrada pela severa governanta Sofia (Alicia Palacios). 



Sofia anuncia às jovens que Bécquer, o gato 'mais negro que a noite', é o verdadeiro dono da casa e que elas devem ter um cuidado especial com ele. 



 O gato passa a irritá-las e elas ignoram o aviso e chegam a removê-lo de seu quarto. Dias depois, o gato aparece misteriosamente morto no porão e coisas estranhas começam a acontecer...


...elas veem a figura de tia Susana (Tamara Garina), junto com seu gato preto após ser morto, e percebem que a casa é mal-assombrada. 





As meninas então começam a ser assassinadas de maneiras estranhas...até a revelação final de qual delas havia cruelmente matado Bécquer...



Terror gótico sobrenatural do grande diretor do gênero no México, Carlos Enrique Taboada (1929-1997). O filme é um clássico mexicano, e ganharia uma péssima refilmagem homônima em 3D em 2014. 



       https://www.youtube.com/watch?v=tTmS8tPcnA0


" Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave" (Your Vice Is a Locked Room and Only I Have the Key /  O Quarto Escuro de Satã, It 1972) de Sergio Martino



O escritor Oliviero Rouvigny  (Luigi Pistilli),  paralisado pelo bloqueio criativo (e excesso de álcool e drogas), descarrega suas frustações em sua sofredora esposa Irina (Anita Strindberg), e em todas as mulheres que ele consegue seduzir/dominar. Sua 'vidinha' nada simples, é ainda  complicada pelo fato de que várias amantes suas começam a  ser mortas por um assassino empunhando um sabre curvo...



Observando tudo como um espectador misterioso, o gato Satan - que era da mãe de Oliviero-  tem a admiração do marido e, consequentemente, a raiva de Irina. Ele acompanha as intrigas da família, observando e aparentemente julgando os atos com seu olhar amarelado...




A chegada da sobrinha de Oliviero, a sensual  Floriana (Edwige Fenech), complica ainda mais as coisas, e ela não tem medo de Satan. Em um momento de fúria, Irina ataca o gato com uma tesoura e arranca seu olho esquerdo. 



Eventualmente Irina mata o marido e esconde seu corpo no porão, mas ela continua a ser assombrada pelo gato preto. Quando a polícia aparece no final, eles ouvem o som do gato dentro da parede do porão e arrombam a porta, encontrando o corpo de Oliviero ao lado de Satan.



 "No Quarto Escuro de Satã" é na verdade mais uma leitura livre do clássico conto de  Allan Poe, "O Gato Preto" numa trama repleta de assassinatos, 
mortes violentas, reviravoltas e várias cenas carregadas de erotismo e nudez - típicas do gênero Giallo...



              https://www.dailymotion.com/video/x39bphk




Em “The Legend of Hell House” (A Casa da Noite Eterna, UK, 1973) de John Hough...



... um misterioso gato preto ronda do lado de fora da notoriamente mal-assombrada Belasco House, onde uma equipe de investigadores paranormais está hospedada. Ele encontra seu caminho para dentro e ataca a médium Florence (Pamela Franklin), que mata o gato aparentemente possuído, em legítima defesa.



 Mas, assim como o mal na própria casa, o gato não pode morrer e logo está circulando do lado de fora da casa mais uma vez...


              https://m.ok.ru/video/3446204664358



"La morte negli occhi del gatto" (Sete Mortes nos Olhos de um Gato, IT/FR/AL 1973) de Antonio Margheriti



 Escócia. Após ser expulsa da escola do convento, a jovem Corringa (Jane Birkin) chega ao antigo castelo Dragonstone de sua tia Lady Mary MacGrieff (Françoise Christophe), para se encontrar com sua mãe, Lady Alicia (Dana Ghia). 



Lá ela encontra um grupo de parentes interesseiros e servos e cuidadores suspeitos, e ouve falar sobre a história sombria da família e lendas sobre vampirismo que a cercam. Guiada pelo gato laranja do castelo, Corriga encontra uma passagem secreta em seu quarto que leva a um masmorra no porão e um cadáver parcialmente comido por ratos...



Naquela noite, um assassino de luvas pretas sufoca Lady Alicia em sua cama enquanto o gato observa. Durante o seu funeral, o gato pula no caixão, o que é supostamente um sinal de que a falecida é um vampira, de acordo com a lenda da família. Esta lenda afirma que qualquer MacGrieff morto por outro MacGrieff voltará à vida como um vampiro.



Diversas outras mortes acontecem, sempre provocadas por uma figura misteriosa usando luvas negras e portando uma navalha,  e o gato laranja de pelos longos, que ronda a escuridão e aparece como a única testemunha de cada morte. ...



 Mistura de Giallo com Horror gótico do diretor Antonio Margheriti, aparecendo sob seu pseudônimo usual de Anthony M. Dawson. Margheriti conduz um mistério intrigante de assassinato e relações familiares, com a fórmula da 'antiga casa escura', muitas pitadas de Edgar Allan Poe, um gorila mantido como animal de estimação no castelo (?!), e o gato...

 



Bem, conforme já vimos na série do blog sobre o GIALLO - https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/01/giallo-uma-historia-de-assassinos.html - o gênero italiano tem entre suas muitas características especiais, longos e enigmático títulos, muitas vezes citando animais, principalmente Gatos. Nem sempre os animais tem a presença física ou importância real no enredo, mas, Margheriti tratou de dar um protagonismo para o felino, bem mais do que o já citado assustador gorila preso no castelo... 



       https://www.youtube.com/watch?v=g13_C8a3Z0Q


"The Cat Creature" ( O Amuleto Egípcio, USA 1973 TV) de Curtis Harrington





O avaliador  Frank Lucas, vai até a casa de um cliente falecido para terminar de fazer o inventário da propriedade, incluindo artefatos antigos . Ele descobre um sarcófago no porão que contém uma múmia usando um amuleto de ouro maciço exibindo uma cabeça de gato com olhos de esmeralda.



 Enquanto ele está fora da sala, o ladrão Joe Sung (Kye Luke) rouba o amuleto, desencadeando uma maldição milenar de uma deusa- gato. Frank retorna, e é atacado e arranhado até a morte por um misterioso felino preto que uiva como um chacal.



Mais tarde, Joe Sung tenta penhorar o amuleto na The Sorcerer's Shop, um estabelecimento especializado em itens de ocultismo, porém, a proprietária, Hester Black (Gale Sondergaard ), o expulsa.



Enquanto isso, o tenente da polícia Marco (Stuart Whitman) está investigando o assassinato do Sr. Lucas com o conselho especializado de Roger Edmonds (David Hedison), um professor especializado em arqueologia. O roubo do amuleto desencadeia uma cadeia de eventos sinistros, e assassinatos, provocados por um gato preto homicida (e 'vampiro') com olhos verdes brilhantes, que hipnotiza suas vítimas...



Ótimo telefilme com roteiro de Robert Bloch, que serve como uma homenagem aos filmes de terror da RKO/ Val Lewton da década de 1940, com uma aparição de Kent Smith , que estrelou os clássicos  "Cat People" (1942) e  "The Curse of the Cat People" (1944). Também no elenco estelar- nostálgico : John Carradine, John Abbott, Kye Luke, e Gale Sondergaard, que esteve em "The Cat and the Canary" (1939), e foi a 'Mulher Aranha' em dois filmes de Sherlock Holmes em 1944 e 1946...


        https://www.youtube.com/watch?v=pJf1r-kab0g


  定形美人  /  정형미인 / " Jeonghyeong mi-in" (A Remodeled Beauty, Cor.Sul, 1975 ) de Il-Ho Jang


Enquanto gatos domésticos curiosamente invadem um hospital, o obstetra Tae-min Shin ( Nak-hoon Lee ) fica horrorizado ao descobrir que sua esposa, acabou de dar à luz uma menina horrivelmente deformada com presas e rosto de gato. Sua esposa morre logo após o parto, e ele decide trocar sua filha por outro recém-nascido.



 

19 anos depois, Tae-min retorna do exterior para a Coreia do Sul a tempo de comemorar o aniversário de sua filha adotiva Yeong-ran ( Kim Ok-jin ). Sua filha verdadeira, a mulher-gato Yun-Ok (Ji-in Yu), o vê na televisão e o visita em casa, onde o obriga a operar cirurgicamente seu rosto, porque ela quer ser humana e ocupar seu lugar de direito na família. Ao mesmo tempo, para seu horror, o rosto de sua filha adotiva  se transforma no de uma mulher-gato. 




Em outra operação, o cirurgião consegue restaurar a beleza de sua filha adotiva, mas agora a mulher-gato Yun-Ok, dotada de terríveis poderes sobrenaturais, começa uma vingança sangrenta.




Terror e fantasia sul coreana com roteiro de Young-il Lee  adaptando a obra do lendário mangáka japonês Kazuo Umezu, "Kuroi Nekomen" (Máscara de Gato Preto). O filme foi exibido nos cinemas coreanos na época, e depois em VHS em 1983, em uma cópia de péssima qualidade e com quase 20 minutos de cortes (!?). Infelizmente é essa cópia que eu tenho, e gostaria de vê-lo restaurado e completo...



怪猫トルコ風呂 /  Kaibyō Toruko furo " ( Banho Turco Assombrado, JAP 1975) de  Kazuhiko Yamaguchi.




Genzô Kakinuma (Taiji Tonoyama), um dono de bordel de Tóquio, transforme sua casa de má reputação em um banho turco, mantendo seu harém de belas mulheres empregadas e evitando problemas com as autoridades locais. 



 A bela Yukino (Naomi Tani), no entanto, está apaixonada por Yûzô Shikauchi (Hideo Murota), que quer levá-la e sua irmã mais nova, Mayumi (Misa Ohara), para longe de tudo isso. Enquanto Yukino acredita que a proposta de casamento de Yûzô é séria, o que ela não percebe é que ele está muito envolvido com a yakuza local, e também com outras mulheres. Enquanto Yukino trabalha duro , seu noivo estupra sua irmã e, quando Yukino descobre e protesta, ela é espancada. Para piorar as coisas, descobre-se que Yukino está grávida de um filho de Yûzô, momento em que ela é amarrada e torturada, a ponto de abortar e morrer devido ao ataque. Yûzô e uma das amantes escondem seu corpo atrás de uma parede na casa de banho.



Conforme o tempo passa, mais estupros e agressões acontecem no banho turco, e o gato preto de Yukino começa a agir muito estranhamente...




.... assim como Mayumi, que tomou o lugar de sua falecida irmã como uma das funcionárias mais populares do estabelecimento. Então, as coisas ficam consideravelmente mais estranhas e definitivamente mais assombradas, com um gatinho preto voador, muito sangue e uma mulher gato demônio selvagem em uma peruca branca brilhante...


"A Haunted Turkish Bathhouse" é uma mistura alucinante de sexo, yakuza, e bake neko eiga, com ecos de Allan Poe, e acabamento de filme de arte. Beneficiando-se de um elenco realmente forte (destaque para a sexy e talentosa Naomi Tani, estrela de filmes eróticos, pinku eiga e S&M nos ano 1970) e valores de produção sólidos da Toei, o filme se desenvolve como uma história policial, com melodrama sobre prostituição, para no final ser uma louca e clássica jornada no gênero,  mas, que não é para qualquer público...



             https://m.ok.ru/video/7226295519803


"The Uncanny" (Trama Sinistra, UK/CAN 1977) de Denis Héroux



Em Montreal,  o escritor Wilbur Gray (Peter Cushing) tenta convencer o editor Frank Richards (Ray Milland) a imprimir seu livro, onde ele expõe a sua crença de que existe uma conspiração dos gatos contra os seres humanos.



 Para provar sua tese, Gray cita 3 casos:

 - Em Londres 1912,  a Srta. Malkin (Joan Greenwood )  uma mulher rica , escreve seu um testamento deixando todo o seu dinheiro para seus amados gatos. 



Seu sobrinho Michael (Simon Williams) e a empregada Janet (Susan Penhaligon) conspiraram para matá-la e destruir o testamento. Mas, os gatos vingam sua morte aterrorizando Janet e destruindo-a em pedaços , e depois provocando a morte de Michael....

(p.s. a história aqui soa muito semelhante ao filme britânico anterior, "The Shadow of the Cat"...)




-  Quebec 1975 - a jovem Lucy vai morar com sua tia e tio após a morte de seus pais, e traz junto seu único amigo, o gato preto Wellington. 



Mas, tem que lidar com sua prima Angela que torna sua vida uma miséria. A maldosa Angela  força seus pais a se livrarem de Wellington depois de incriminá-lo por vários atos de vandalismo que sua mãe enfadonha acredita. Lucy se vinga usando um livro de magia negra que era de sua mãe, para encolher Angela até que ela fique do tamanho de um rato... e um brinquedo para seu gato.



 -  Em Hollywood de 1936, o famoso ator de terror Valentine De'ath (Donald Pleasence), e a atriz estreante e sua amante Edina (Samantha Eggar), fazem uma armadilha para matar a esposa dele durante uma filmagem. 



Depois, eles afogam os gatinhos recém-nascidos de Scat, a gata da falecida, mas, o animal sabe como se vingar do casal assassino... 




...inclusive com uma resposta literal para 'O Gato comeu a sua língua?'...



No final, o gato branco Sugar domina a mente de Frank para que ele cumpra suas ordens, o que leva à queima do original do livro...  


....e, depois provocam a morte do próprio Wilbur.


Antologia de terror escrita por Michel Parry, e produzida por Milton Subotsky, cofundador da Amicus, após a dissolução da empresa, usando a mesma fórmula que havia feito sucesso, e empregando alguns dos nomes – Cushing,  Pleasence – que eram veteranos das antologias da Amicus e do ciclo anglo-horror dos anos 60/70.

Embora apresente uma visão de que os gatos são maus e conspiram contra os humanos, as histórias contraditoriamente mostram os gatos mais como exigentes de 'rações mais justas', e vingadores de seus tutores, e corrigindo erros, ainda que de forma violenta e destrutiva... Além disso, gatos nos controlando não é exatamente uma novidade!


        https://www.youtube.com/watch?v=nuWy2vcecXY


 ハウス /  Hausu  (House, JAP 1977) de Nobuhiko Obayashi. 


Oshare (Kimiko Ikegami), conhecida como 'Gorgeous', é uma jovem estudante que não conseguindo aceitar a nova namorada do pai, resolve não viajar com ele nas férias, indo ao invés disso para a casa de campo de sua tia doente (Yôko Minamida), que não vê há anos. 



Oshare é acompanhada por seis de suas amigas, cada uma com apelidos que refletem sua personalidade. Assim que chegam à casa velha e coberta de mato, as coisas ficam muito estranhas...



 Uma força misteriosa na casa, que parece intimamente ligada a gata branca da tia, Blanche, começa a perseguir as garotas uma a uma, e agora elas devem lutar para sair da casa se quiserem sobreviver.


Em certo ponto, as meninas resolvem atacar a gata Blanche. Enquanto a garota conhecida como 'Kung Fu' se lança em um chute voador , ela é comida por uma luminária possuída. As pernas de Kung Fu escapam e danificam a pintura de Blanche na parede, que por sua vez mata Blanche fisicamente. O retrato de Blanche atacado então jorra sangue, fazendo com que a sala inunde...




Um clássico surrealista do cinema de terror e fantasia japonês. Escrito e dirigido por Obayashi, e produzido pela TOHO, o filme aposta na força de suas cenas bizarras, e em sua montagem agressiva cheia de cortes rápidos para imagens oníricas que surgem de forma abrupta, para criar uma atmosfera de pesadelo que pode ser tanto horrível quanto hilária. 



Hausu é como a 'Alice no País das Maravilhas' do gênero terror, mas em vez de um coelho branco, você segue um gato risonho e entra em um sonho febril e psicodélico. 


             https://archive.org/details/house_202104



"The Cat from Outer Space" (O Gato que Veio do Espaço, USA 1978) de Norman Tokar




Um OVNI danificado cai em uma fazenda na Terra. O ocupante, um gato, foge despercebido enquanto os militares chegam. 



A nave é levada para o Laboratório de Pesquisa Energética, onde cientistas tentam descobrir o que a alimenta. O gato procura um dos cientistas, o Dr. Frank Wilson (Ken Barry), que o adota, chamando-o de Jake.



 'Jake' então fala telepaticamente (voz de Ronnie Schell) com Frank, dizendo que seu nome verdadeiro é 'Zunar J5/9 Doric 47' e demonstrando uma gama de habilidades telecinéticas, produzidas pela coleira que usa. Ele deve retornar e atracar com sua nave-mãe em questão de dias ou será abandonado na Terra pelos próximos onze anos. 



Frank tenta ajudar o gatinho alienígena, mas ele então anuncia que precisa do equivalente a US$ 120.000 em ouro (que ele chama de 'org 12') para alimentar a nave. O único recurso de Frank e da Dra. Liz Barrett (Sandy Duncan) é ganhar o dinheiro na mesa de jogo, auxiliado pelos poderes psíquicos de Jake. Enquanto isso, eles precisam driblar os militares ineptos, e o vilão Sr. Olimpo (William Prince), e seu capanga bisbilhoteiro, o Sr. Stallwood (Roddy McDowall)...



Comédia live action familiar de sci-fi da Walt Disney Pictures. Aventura leve e movimentada, e com alguns bons efeitos especiais. Apesar do numeroso elenco de personagens humanos, o destaque mesmo fica para o simpático ZunarJ5/9Doric47...



... interpretado na verdade pelo casal Rumpler e Amber, gatos abissínios irmãos.  




         https://archive.org/details/thecatfromouterspace


...e falando em gatinho no espaço:

"Alien" (Alien - O 8º Passageiro, UK/USA 1979 ) de Ridley Scott



Em um futuro distante, a tripulação da nave comercial 'Nostromo' está a caminho de casa quando a tripulação recebe um chamado de socorro de uma lua distante. Uma equipe é enviada para investigar e encontrar uma forma de vida alienígena que é transportada de volta para a nave e logo ameaça todos a bordo.



Além da tripulação humana, a USCSS Nostromo tinha Jones, também conhecido como 'Jonesy', um gato malhado laranja mantido a bordo para controlar roedores, e como animal de estimação da subtenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver). 





Jones aparece durante todo o tempo, inclusive sendo visto comendo na mesa de jantar com o resto da tripulação, e então correndo ao redor da nave para aparecer nos momentos certos para assustar, ou atrair a tripulação para partes perigosas do navio para tentar tirá-lo de lá...



...com consequências fatais para Brett (Harry Dean Stanton), que acaba sendo morto pelo alienígena . Jonesy e Ripley são os únicos dois a sobreviver aos ataques destrutivos causados por um Xenomorfo e a subsequente destruição da nave. No final, depois de 'cuspir' o alien para o espaço, ela entra na cápsula de criogenia da nave auxiliar juntamente com o gato, continuando sua viagem de volta à Terra



"Alien" já foi descrito como 'uma filme de casa mal assombrada no espaço', e Jones (quatro gatos treinados pela Animals Unlimited foram usados ​​nas filmagens), desempenha basicamente a função de gerar os sustos e aparições repentinas que seus antecessores faziam em corredores de antigas mansões. Mas, Jones acabou sendo considerado como 'um dos gatos mais amados do cinema de terror'  e 'o verdadeiro herói de Alien' devido à sua caracterização como um sobrevivente que ensina aos personagens humanos lições valiosas. 



"Em "Aliens" (1986) de James Cameron, Jones (interpretado por um gato diferente) é resgatado junto com Ripley, mas fica para trás quando ela viaja com os fuzileiros navais para continuar a luta contra os Xenomorfos. 



                                              https://archive.org/details/alien-    1979._202103/Alien(1979)..mp4





                               CONTINUA...


   FONTES:




2 comentários:

  1. Excelente segunda parte ! Gatos no cinema sempre são legais de se ver ,principalmente em filmes de terror e mistério,novamente somos agraciados com esses frames de quando esses filmes passaram nos cinemas da em uma época longíqua desses filmes descritos aqui ,que tenho em minha humilde videoteca: " O TUMULO SINISTRO" tenho ele gravado da TV Bandeirantes em uma da suas últimas sessões de filmes legendados no começo do ano 2000 , " NO QUARTO ESCURO DE SATÃ ' tenho ele em DVD lançado pela Continental Home Video e tambem na "Coleção Giallo -Vol.3 "da Versatil Home Vídeo , " A CASA DA NOITE ETERNA " tenho ele lançado em DVD pela Vinyx DVD ,que saiu junto com outro filme " A CASA QUE PINGAVA SANGUE " , " TRAMA SINISTRA / A MALDIÇÃO DOS GATOS " tenho ele lançado pela NBO Editora , " HAUSU" tenho ele em DVD lançado na Coleção " Obras Primas Do Terror - Japonês " da Versatil Home Vídeo,' " ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO " eu tenho ele em DVD e Blu-ray lançado pela FOX ,os outros citados aqui nesse blog que é a enciclopédia do filmes underground ,eu desconhecia ,aguardamos a terceira parte ,que não será em 3-D ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos excelentes comentários e por acompanhar sempre o Blog! Abraço, Spektro 72 !

    ResponderExcluir

BODY HORRORS: 5

                                Horror Corporal "La Piel que Habito" ( A Pele que Habito , ESP 2011) de Pedro Almodóvar O Dr. Robe...