BRASIL 1979... com o último General Presidente da República (João Figueiredo), o país retomava aos trancos e barrancos a democracia. Foi promulgada a Lei da Anistia para os presos políticos, restabelecida as eleições diretas para Governadores, e a abertura política começava.
Em consequência da anistia houveram dezenas de atentados terroristas de direita, com o intuito de intimidar a sociedade, ocorridos entre 1978 e 1981. No Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1981, uma bomba que deveria ser detonada durante um show no Riocentro explodiu dentro do carro dos dois militares que a transportavam, no que ficou conhecido como 'Atentado do Riocentro'.
A Censura foi abrandada, embora continuasse afetando a imprensa, a música, e o cinema. Para o Horror 'Brazuca' foram anos muito produtivos e criativos...
"A Força dos Sentidos" (1979) de Jean Garrett
O escritor Flávio (Paulo Ramos) aluga uma casa em uma pequena praia a fim de buscar inspiração para seu próximo livro.
Acolhido pelos poucos moradores da comunidade de pescadores, ele se fascina com Pérola (Aldine Muller ), uma linda jovem surda-muda, e que é esposa de um pescador.
Com o tempo, Flávio nota que as mulheres da ilha assumem um comportamento estranho à noite. Apesar de algumas transarem com ele, elas nunca se lembram do ocorrido no dia seguinte. Sem Flávio perceber, Pérola sempre o observa à noite, bastante excitada, como se estivesse copulando com ele.
Intrigado, Flávio pesquisa sobre a ilha e descobre que uma das fundadoras da aldeia é fisicamente idêntica à Pérola, e que ela não aparece em foto alguma.
Flávio tenta solucionar esses mistérios que o rondam e o afetam, e descobre um estranho ritual dos moradores locais que envolve um defunto que aparece na praia todas as noites e é levado de volta para o mar em procissão. Corpo esse que é parte de um pacto de morte de um casal de amantes na ilha...e...
Um drama com clima sobrenatural recheado de erotismo, e que confirma o talento de Jean Garrett como um artesão de alta qualidade dentro do cinema 'da Boca', e sua predileção por temas fantásticos. A presença mágica de Aldine Müller, em mais um filme do gênero, a transformou em uma de nossas 'deusas eróticas do terror'...
A inspiração de Jean Garret veio da frase de H.P. Lovecraft que abre o filme “Não está morto aquele que pode jazer, e após a eternidade até mesmo a morte pode morrer”.
https://m.ok.ru/video/4700473592436
"Uma Fêmea do Outro Mundo" (1979) de J. Figueira Gama
Edson (Roberto Pirillo), um empresário musical, conhece a bela e misteriosa Márcia (Kate Lyra), com quem acaba se envolvendo, apesar de pouco saber a respeito dela.
Márcia conhece outros empresários, e após encontros amorosos (que marca sempre em um cemitério), ela desaparece misteriosamente deixando sua roupa sobre a cama, e uma rosa vermelha...
Quando os homens vão procurá-la, a avó de Márcia conta sobre a morte da neta acontecida há alguns anos. No cemitério, eles realmente encontram o túmulo de Márcia...
No final, a trama de assombração é uma farsa: Márcia não tem avó nenhuma. É ela própria quem se maquia como uma velha para enganar seus amantes, sempre empresários com problemas na justiça, relacionados às mortes de funcionários deles, e ela os chantageia, com apoio de um coveiro (Wilson Grey), que participa do golpe ,trocando a lápide do cemitério.
https://www.youtube.com/watch?v=T0tm3Ghr1vM
"Estupro!" / "Perversão" (1979) de José Mojica Marins
O industrial 'milionário' Comendador Vitorio Palestrina (Mojica), é um sádico que gosta de humilhar e torturas suas conquistas.
Um dia ele estupra uma jovem e lhe arranca um mamilo a dentadas. Passa então a exibir o bico do seio guardado em um vidro como um troféu. Assim como Zé do Caixão, Palestrina procura uma companheira perfeita, amoral como ele.
Conhece a bela Vitória (Arlete Moreira) e se apaixona, mas durante o ato sexual ela lhe arranca os testículos, revelando ser a irmã da garota que ele mutilou.
Mojica em uma fase mais 'realista' teve a ideia de um filme chamado “Estupro”, sobre sadismo e vingança. Este melodrama 'rape & revenge' sangrento e trash acabou sendo exibido no Festival de Cinema Fantástico de Sitges (Espanha) e foi lançado no Brasil com o título mais 'ameno' ,“Perversão”, exigência da censura. Pete Tombs, no livro “Mondo Macabro”, diz que 'Palestrina é o que Zé do Caixão seria se ganhasse na loteria' !
https://www.youtube.com/watch?v=QQGu8huuBZM
“Uma Estranha História de Amor” (1979) de John Doo
Maria (Selma Egrei), professora primária, chega a uma cidade do interior para lecionar num internato de crianças. Entre as suas várias alunas, uma lhe desperta a atenção: a pequena chamada Raquel (Kenya Cristina), uma menina estranha e sensível, capaz de prever o futuro ao conversar com sua boneca de pano, Alice.
Maria trava amizade ( e começa uma romance) com o professor Daniel (Nei Latorraca), um homem terno e afetuoso que ama as crianças e a natureza.
Ao mesmo tempo, ela se envolve sexualmente com Diogo (David José) , um 'playboy' arrogante e agressivo que tem uma amante mais velha (Lady Francisco) . Diogo se revela um sádico que tranca Maria numa casa abandonada...
Elogiado pela crítica e com sucesso de público graças a “Ninfas Diabólicas”, John Doo planejou uma segunda parte para o filme, mas aceitou conduzir uma produção mais cara, com elenco oriundo das telenovelas - presenças de Nei Latorraca ,Claudio Cavalcante, e Lady Francisco. Um drama erótico sobrenatural, onde a paixão trágica de um casal sobrevive a morte, reencarnações, e graças aos poderes de uma menina vidente acaba influenciando outros amantes.
https://www.youtube.com/watch?v=Fh87-0_6sCU
"As Ninfas Insaciáveis" (1979) de John Doo
Quatro estudantes 'patricinhas degeneradas', que não pensam em outra coisa a não ser em sexo e drogas, se envolvem com um grupo de contrabandistas de uísque em uma praia deserta de uma pequena ilha.
No lugar mora um pescador e suas filhas (Zilda Mayo, Alvamar Taddei, Tânia Gomide e Nádia Destro), uma delas com problemas mentais. Quando uma série de mortes e violências sexuais ameaçam a pacata comunidade, as filhas do pescador se revelam 'ninfas' enviadas por Iemanjá para destruir os homens. No final, depois de protegerem a ilha, as ninfas desaparecem rumo ao céu...
De volta ao sistema independente da Boca do Lixo, Doo dirigiu ( e co escreveu com Waldir Kopesky), esse drama policial- erótico com toques fantásticos e sobrenaturais, que acabou retido na censura, e só foi lançado em 1981.
Mídia perdida.
"A Mulher Que Inventou o Amor" (1980) de Jean Garrett
Doralice (Aldine Müller) é uma jovem ingênua e romântica que, depois de ser estuprada por um açougueiro bruto...
... acaba se transformando numa prostituta bem sucedida, conhecida como a 'Rainha do Gemido', com seu jeito estranho e sensual.
Sua situação muda depois de conhecer o Doutor Perdigão (Rodolfo Arena), velho milionário que a escolhe para sua amante exclusiva. Troca seu nome para Talulah e passa a perseguir César Augusto (Zécarlos de Andrade), um galã de telenovelas a quem sempre admirou, e que é sua fantasia ideal para um casamento, conseguindo seduzi-lo.
César se submete aos desejos de Talulah, mas depois de um tempo termina por rechaçá-la. Para compensar seu sofrimento, Talulah se entrega a outros homens, recupera a confiança em si e sai da submissão, se tornando muito dominadora, mas, cada vez mais sombria à medida que sua obsessão por César vai crescendo novamente.
Convida-o para um jantar e depois de se amarem Talulah o mata selvagemente, sentindo-se finalmente em paz, ao lado do amante morto, vestida de noiva....
Realização da fase áurea de Jean Garrett, que conta com a direção de fotografia de Carlos Reichenbach (também aparecendo num pequeno papel, como professor de inglês), roteiro de João Silvério Trevisan; e Aldine Müller excelente no papel principal, mudando de face e de comportamento ao longo do filme. Apesar do título poético, o filme não é romântico, é uma mistura de drama, rape & revenge, e no final...horror.
https://m.ok.ru/video/6937104419553
"A Praga" (1980) de José Mojica Marins
O jovem casal, Juvenal (Felipe von Rhime) e Mariana (Silvia Glass) estão passeando no campo, quando Juvenal faz algumas fotos sem autorização de uma estranha senhora idosa (Wanda Kosmo).
Ao debochar das ameaças da velha, ela se revela uma bruxa, e lança uma maldição sobre o homem. Uma ferida começa a abrir na sua barriga, e a chaga tem uma angustiante fome de carne crua que deve ser constantemente alimentada para parar a dor.
A ferida torna-se mais faminta, e Juvenal passa a delirar, e mata a esposa, pensando que ela iria deixá-lo por causa de sua condição.
A bruxa reaparece para coagi-lo a alimentar a ferida com o corpo da esposa morta. Os esqueletos do casal são descobertos pela polícia meses mais tarde, deitados separados, um ao lado do outro..
Originalmente, “A Praga” foi o episódio 13 do programa de TV “Além, muito além do além“, exibido no canal Bandeirantes entre 1967 e 1968, e escrito por Rubens Francisco Lucchetti. O original se perdeu em um incêndio, e e alguns anos depois, foi adaptada por Lucchetti para uma HQ com desenhos de Nico Rosso.
Em 1980, Mojica junto com os alunos de seu curso de cinema resolveu re-filmar a história em Super - 8. A produção quase amadora permaneceu inacabada por quase 20 anos, até ser recuperada, restaurada e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo em 2007. A versão definitiva de "A Praga", com nova montagem, narração e efeitos especiais, teve estreia mundial no Festival de Sitges, na Espanha, em outubro de 2021.
https://vk.com/video437024591_456239745
"Joelma – 23º Andar" (1980) de Clery Cunha
A jovem Lucimar (Beth Goulart) é espírita, e tem assustadores pesadelos premonitórios.
Ela consegue um emprego no edifício Joelma, no centro de São Paulo, onde trabalha seu irmão, Alfredo (Carlos Marques), e volta a ter sonhos estranhos. Ela acaba se tornando uma das vítimas fatais de um grande incêndio que toma conta do prédio.
Mais tarde, Alfredo (que escapou do incêndio) e sua mãe Lucinda ( Liana Duval) vão até o Instituto Médico Legal, onde ele reconhece o corpo da irmã, mas é incapaz de contar à mãe o que viu.
Porém, no carro, Lucinda recebe a visita do espírito da filha, que lhe explica o que houve e 'transporta' a mãe para o local de sua morte trágica.
Dois anos depois, Lucinda, ainda atormentada com a morte da filha e com dúvida sobre a visita do além que recebeu, decide junto com os outros filhos, visitar o médium Chico Xavier. No centro espírita, Xavier (o próprio) dá instruções sobre como a família deve se comunicar com Lucimar, e acaba também 'psicografando' uma carta dela, onde conta sua chegada no mundo espiritual, guiada por 'espíritos de luz'...
Drama, melodrama religioso, semi-documentário, filme catástrofe e suspense sobrenatural, em um dos maiores exemplos de cinema 'Exploitation' no Brasil. Com momentos tensos e assustadores (aparições, premonições e mortes violentas), incluindo cenas reais da tragédia ocorrida em São Paulo em 1º de fevereiro de 1974, que matou 179 pessoas. Baseado no livro 'Somos Seis', de Francisco Cândido Xavier, que supostamente teria recebido os espíritos de seis vítimas do incêndio.
Para driblar o baixo orçamento, Clery Cunha mescla imagens documentais do acidente, com boas reconstituições com seu elenco...
... e conta com o trabalho de maquiagem especial do técnico Darcy Silva - responsável pelas cenas de gore do episódio "O Pasteleiro" (ver abaixo) e outros filmes de horror nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=dYrUTREUeY0
"O Médium : A Verdade Sobre a Reencarnação" (1980) de Paulo Figueiredo
O arrogante Dr. Adriano Jordão (Ewerton de Castro), famoso médico cirurgião, recusa provas que atestam sua mediunidade e negligencia a própria família. Ele começa a ser assombrado pelo fantasma de um médico negro, o Dr. José (Cassiano Ricardo), que o acusa de praticar a medicina sem sentimentos. Descrendo das visões, Adriano segue sua vida de festas com a secretária e amante (Georgia Gomide)...
... enquanto sua esposa Lúcia (Jussara Freire) sofre com a doença grave do filho Marquinho.
Durante uma cirurgia, Adriano desmaia e revive em sua vida anterior quando fora Igor, um cigano, cuja esposa o traia com um violonista do acampamento.
Igor não renega sua mediunidade, e é amigo de José, um negro fugido da senzala que também possui poderes paranormais.
Ao descobrir a traição, Igor assassina a esposa e o amante a facadas, suicidando-se em seguida. Ao voltar ao 'mundo dos vivos', Adriano aceita sua mediunidade, agradece ao fantasma, se reabilita e decide viver cuidando da família.
Escrito, dirigido, produzido e coestrelado pelo ator Paulo Figueiredo, e com um elenco de peso, é um melodrama explicitamente religioso, mas que em sua intenção de ensinar a doutrina kardecista, utiliza elementos do terror sobrenatural como as aparições do fantasma, visões, e cena de mortes violentas...
O filme teve uma rápida passagem pelos cinemas, e depois foi lançado em VHS pela CIC Video no meio dos anos 1980.
Mídia perdida...
O prolífico e atarefado John Doo, além de aparecer em pequenos papeis em inúmeras produções da Boca do Lixo, escreveu e dirigiu um segmento erótico- sobrenatural para “A Noite das Taras” (1980) de David Cardoso, Ody Fraga e John Doo...
... o episódio ”A Carta de Érico”, onde um marinheiro (Arlindo Barreto) de folga em São Paulo, recebe a missão do misterioso Érico, de entregar uma carta para Cibele (Patricia Scalvi), uma mulher atormentada, à beira do suicídio...
https://m.ok.ru/video/6940925102817
Em “Aqui Tarados” (1980) de John Doo, David Cardoso e Ody Fraga , Doo dirige o segmento erótico tradicional "A Tia de André", mas atua no terror gore e irônico “O Pasteleiro” ( dirigido por David Cardoso, e possivelmente com uma 'mãozinha' dele)...
Um recatado pasteleiro paulista de origem chinesa (John Doo) leva a bela prostituta Florinda (Alvamar Taddei) para o seu apartamento. A princípio tímido e gentil, o pasteleiro lhe oferece chá e mostra um altar com fotos de várias mulheres que ele conheceu. O que parecia ser apenas mais um cliente 'esquisitão' acaba se mostrando um assassino psicopata, que a mata, violenta seu cadáver...
... desmembra, moe a carne, e prepara, claro, o famoso recheio 'especial' de seus pastéis, que ele come, e leva os outros para a pastelaria, contentando seus esfomeados clientes...
Excepcional tecnicamente, é um autêntico média metragem splatter/ gore, com sequências de necrofilia, mutilação, e canibalismo, e assim, conectado com o cinema de terror internacional da década de 80, marcada por filmes do gênero. Destaque para Doo e Taddei em seus papeis, e diálogos (escritos por Ody Fraga), e os efeitos especiais sangrentos do técnico Darcy Silva...
“Pornô” (1981) de David Cardoso, John Doo e Luis Castillini
Episódio “O Gafanhoto”, de John Doo:
Diana (Zélia Diniz) é cega, e mora numa mansão onde mantém Marcos (Arthur Roveder) como seu escravo sexual. Dotada de estranhos poderes, ela cria uma ponte entre seu mundo de escuridão e a realidade ao seu redor, controlando o amante através de espelhos.
Espalhados pela casa, os espelhos são os substitutos dos seus olhos, a tornam onisciente de todos os atos do prisioneiro, e a transportam ao local em que quiser no casarão. Quando Marcos encontra um gafanhoto, e o utiliza como forma de prazer para Diana...
...começa a sua libertação, que termina de forma trágica e violenta.
Curta metragem (40 min.), onde Doo mostra sua habilidade em construir, com poucos recursos, uma história sensual, fantástica e cheia de simbolismos, ...
https://xhamster.com/videos/porno-1981-xhZ6KmR
"Duas Estranhas Mulheres" (ou "Eva, Diana- Duas Estranhas Mulheres", 1981) de Jair Correia
Ao ser interrogada pela polícia sobre o assassinato de seu marido, Diana (Patricia Scalvi), conta que conheceu em um bar, o gentil Otávio (Hélio Porto)...
... um rapaz idêntico ao seu desprezível marido Raul (Hélio Porto), porém de temperamento amável. Diana então começou uma relação paralela com Otávio, que se revelou doce e respeitador. Eventualmente, ela foi à loucura tentando se relacionar com as duas faces da mesma moeda, já que ela acreditava que os dois eram a mesma pessoa...
Episódio “Eva”-
O vendedor China (John Doo), tem um sonho erótico com Eva (Fátima Celebrini), mas não é o seu corpo no sonho, e sim o de um homem barbudo ruivo (Vandi Zaquias), que ele também vê sofrendo um acidente de carro.
Ele também enxerga esse rosto ao se olhar no espelho.
Isso, inconscientemente, afeta a realidade, com sua esposa (Misaki Tanaka). No dia seguinte, China em viagem de negócios, dá carona a uma mulher...
...que vai identificar o corpo do marido, morto em desastre automobilístico...é Eva...
Duas histórias de horror psicológico / sobrenatural. O primeiro é quase um 'O Médico e o Monstro' atualizado e tropical, com Raul/Otávio alternando entre o grotesco e o gentil, com o jogo das personalidades, num crescendo de tensão, levando a protagonista a loucura.
"Eva", é um episódio que se aproxima, da narrativa de um sonho / pesadelo, onde China não conseguir diferenciar o sonho de uma possível memória, e o personagem parece 'viver' em diferentes corpos.
"Diana e Eva, Duas Estranhas Mulheres" foi premiado como melhor direção e melhor atriz (Patrícia Scalvi) pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1983. Estreia promissora na direção e no roteiro do então montador Jair Correia (1956), que trabalhou ativamente no cinema entre 1976 e 1984, e depois foi para a televisão, teatro, e hoje se de dedica as artes plásticas...
https://m.ok.ru/video/5122490567357
"Liliam, a Suja" (1981) de Antonio Meliande
Liliam (Lia Furlin) uma bela moça de periferia , carrega um trauma gerado pelas lembranças da violência que sua mãe sofreu de seu falecido pai. Ela trabalha de secretária e é assediada com frequência pelo chefe (Luiz Carlos Braga), e para não perder o emprego, já que precisa cuidar da mãe Dona Amélia (Leonor Lambertini), doente e paraplégica, (Leonor Lambertini), ela se submete aos caprichos sexuais do patrão.
Durante a noite, em boates, e bares, ela caça homens, fazendo sexo com eles, para depois assassina-los, deixando sempre uma flor, e a mensagem escrita com batom: 'Líliam, a Suja'.
A polícia não tem a menor ideia de quem seja o serial killer, acreditando tratar-se de um travesti vingativo. Dona Amélia desconfia que existe algo errado com a filha, e tem pesadelos, onde imagina Liliam possuída pelo espírito do falecido pai, um homem violento que maltratava as duas.
Drama e erotismo, com suspense e terror, do sempre muito competente Antonio Meliande (1945-2017). Meliande nasceu na Itália, e emigrou para o Brasil com sua família quando tinha 11 anos. Começou a trabalhar no cinema em1965, e depois se transformou em um aclamado e premiado Diretor de Fotografia.
Sua carreira como diretor foi toda voltada ao cinema erótico, e depois ao pornô, onde assinava como 'Toni Mel'... https://vk.com/video531545057_456239721
"Delírios Eróticos" (1981) de John Doo, Waldir A. Kopesky, Peter Ivan Jozsef Rácz
Episódio “Sussurros e Gemidos” (ou "Gritos e Gemidos"), de Waldir Kopesky (roteiro de John Doo
Um homem (Fábio Vialonga) espia um casal transando na chuva, e, depois, numa noite de tempestade, a mesma mulher (Rosângela Gomes) se oferece para ele, como uma espécie de 'ninfa da chuva' . Eles transam, e depois ele acorda nu, na floresta, onde encontra vários homem mortos. Então, ele descobre que também está mortalmente ferido, com uma cruz cravada no peito...
Episódio “Ressurreição”, de Peter Rácz
Um psiquiatra (Flavio Porto) é encarregado de cuidar de uma garota (Suzana Nicolas) que acredita estar possuída pelo espírito de uma deusa indiana. Ele acaba seduzido por ela, e entra em uma espiral de loucura...
Episódio “Amor por telepatia”, de John Doo
Um rapaz (Arlindo Barreto) e uma moça (Lia Furlin) se observam dentro do ônibus e fantasiam como seriam suas vidas se ficassem juntos, com conclusões diferentes - enquanto ele imagina um casamento romântico dos dois, ela tem devaneios sadomasoquistas, e imagina castrá-lo...
Pornochanchada dramática com episódios de erotismo, horror e fantasia. Curiosamente, o segmento dirigido por John Doo, é o que contêm menos elementos de terror, apesar dele ter escrito o episódio de Kopesky (Waldir Andrade Kopesky, 1938-) , onde voltou a falar de suas 'ninfas destrutivas'. O diretor Peter Ivan Jozsef Rácz, é um completo 'mistério', não possuindo nenhum outro crédito além desse trabalho. Possivelmente era um pseudônimo...mas, de quem?...
Mídias ???
“Excitação Diabólica” (1982) de John Doo
Três motoqueiros ( André Loureiro, José Lucas , André Lopes), desocupados e metidos a machões, provocam e ameaçam de brincadeira uma velha prostituta (Wanda Kosmo) decadente. Maltratada, ela usa seus poderes sobrenaturais para se transformar na mulher dos sonhos de cada um deles.
Assim, ela aparece como as belas Constância (Aldine Muller), Diana (Zaira Bueno), e Rogéria (Silvia Glass), e seduzindo-os, ela os induz a a loucura e a morte.
Doo apresenta um enredo de sexo e vingança sobrenatural mais tradicional, e que também conta com uma aparição do próprio Diabo (Ricardo Otávio Mendes).
“A Reencarnação do Sexo” (1982) de Luiz Castillini
Os apaixonados Artur (Arthur Roveder) e Patrícia ( Patrícia Scalvi) são separados pelo pai da moça, um fazendeiro, que assassina o rapaz , o que leva a filha à morte por depressão. O problema é que, antes de morrer, ela enterrou a cabeça de seu amado em um vaso de plantas. Quando o pai de Patrícia, arrependido, vai para um sanatório, a casa passa a ser alugada, o que desencadeia uma série de fatos e assassinatos misteriosos, durante muitos anos.
O casal de mortos não dá paz a ninguém que entre na casa, aterrorizando principalmente as novas moradoras, que, guiadas pela voz de Artur ( a partir do vaso de plantas)...
... e pelo fantasma de Patrícia, passam a ter alucinações violentas e matam seus parceiros(as) após o sexo. As coisas pioram quando a casa é invadida por um grupo de adolescentes (hippies ?) violentos...
A dupla Luiz Castillini (1944) e o produtor Cláudio Cunha (1946), especialistas em sacanagem, realizaram esse terror erótico baseado em um episódio do 'Decamerão', de Bocaccio. O filme tem ótima fotografia, muitas cenas de mortes sangrentas (inclusive uma provocada por um vibrador!), sexo, é claro, e a presença sempre hipnótica de Patricia Scalvi (que na época era casada com o diretor/roteirista Castillini)...
Os diálogos são absurdos, típicos da Boca do Lixo, mas... nem tudo é perfeito, não é mesmo ?...
https://m.ok.ru/video/4410479217340
"A Noite das Taras 2 (1982) de Ody Fraga e Cláudio Portioli
Episódio "Solo de Violino", de Ody Fraga
Rodrigo (Ênio Gonçalves) é submisso à mãe perturbada Débora (Wanda Kosmo), e tem paixão pelo violino que herdou do pai, ao mesmo tempo que a mãe culpa o instrumento pela infelicidade de seu casamento.
Ele se torna um psicopata, e começa a assassinar prostitutas que encontra na rua. A mãe parece ter consciência do que se passa, e tenta usar o que sabe para estragar o relacionamento do filho com uma bela vizinha (Rosana Freitas) apaixonada por ele e pela sua música.
Num rompante de fúria, ele mata a mãe, e conquista a liberdade, e a vizinha.
Destoando totalmente do outro episódio, e até do título do filme, "Solo de Violino" tem pouco sexo, e é um drama melancólico de horror psicológico bem estruturado, bem fotografado, e com ótimo elenco.
https://www.tokyvideo.com/br/video/a-noite-das-taras-ii-1982
“Fantasias Sexuais”(1982) de Juan Bajon
Episódio “Os Caronistas” -
'Xerife' (Arthur Roveder) dá carona a três jovens (um rapaz e duas moças que formam um triângulo amoroso) até uma praia deserta.
Lá, ele começa a ameaçá-los , primeiro uma das moças, a quem ele tenta violentar, e depois, aos três. O psicopata os mata perseguindo-os e atropelando-os de carro na praia. No final, o maníaco dá carona a um outro homem na estrada , sugerindo um loop na linha dos slashers...
Episódio “A Mulher Abelha” -
Uma mulher histérica (Rossana Ghessa) liga para o CVV dizendo que quer se matar. O atendente (José Lucas ) - um tímido funcionário de uma funerária que trabalha no CVV como voluntário durante o Natal - preocupado, vai até a casa dela. Quando chega, encontra uma bela mulher, rica e fantasiada, simulando um suicídio.
Ao tentar impedi-la, ele acaba sendo seduzido por ela. Os dois vivem um caso tórrido que dura dois dias, e onde ele acaba sendo consumido sexualmente até a morte. Ela, imediatamente liga para o CVV e inicia uma conversa idêntica à anterior com o jovem que a atende...
“Fantasias Sexuais” seria mais um filme erótico em episódios rotineiros, mas Juan Bajon ousou e incluiu um psicopata vestido de cowboy, e a predadora ninfomaníaca 'Mulher Abelha'...
"O Segredo da Múmia" (1982) de Ivan Cardoso
O Professor Expedito Vitus (Wilson Grey), é um cientista brasileiro recluso, graças a má fama que adquiriu com o 'Elixir da Vida', um experimento que se tornou piada para a imprensa e público, mas que fez ele devolver a vida de um dos seus criados, o fiel Igor (Felipe Falcão).
Em determinado ponto ele consegue reunir (via roubos e assassinatos) os pedaços de um mapa que revela a localização da múmia de uma figura história, o mercador egípcio Runamb.
Runamb (Anselmo Vasconcelos) era um rico mercador do Antigo Egito que amava Nadja (Tânia Boscoli), uma linda dançarina. Seu amor não correspondido o levou à loucura homicida. Seu governante o puniu por seus crimes matando-o e depois mumificando-o para amaldiçoá-lo - condenado a despertar a compaixão de uma mulher, a mesma que detém a alma reencarnada dessa que ele dedicou seus sentimentos.
Depois que Expedito Vitus encontra a múmia e a transporta para o Brasil, ele passa a ser louvado e celebrado...
... mas decide retomar suas pesquisas malditas com o Elixir da Vida, revivendo Runamb. Três mil anos depois, a Múmia rediviva pelo professor, percebe em Miriam (Tânia Boscoli), repórter de uma emissora de rádio, a encarnação de sua querida Nadja...
Paródia aos clássicos de terror da Universal/Hammer, reatualizando clichês clássicos, com um sabor tropical. O roteiro de R.F.Lucchetti , é perfeito em sua combinação de terror com chanchada; assim como a trilha sonora do maestro Julio Medaglia, e os dois foram premiados em diversos festivais nacionais e estrangeiros. Elenco recheado de atores famosos, participações especiais (incluindo José Mojica Marins ), amigos pessoais de Ivan e estreantes de muito talento, como Felipe Falcão no papel do alucinado assistente Igor.
A trama inusitada para o cenário nacional já havia sido tentada por Ivan Cardoso, que em 1972 havia feito o curta "A múmia volta a atacar", e depois, o longa inacabado em super- 8, "O Lago Maldito" (1977), que serviu de base para "O Segredo da Múmia".
Com uma ajuda da Embrafilme na pós produção e distribuição, o filme foi um sucesso de público e crítica, e a entrada de Ivan Cardoso em seu gênero pessoal de cinema apelidado de 'Terrir'.
Segundo papel principal de Wilson Grey, um dos atores que mais fez filmes no mundo, mas que protagonizou apenas duas comédias de horror, tendo estrelado anteriormente "Lobisomem – O Terror da Meia Noite", de Elyseu Visconti.
https://www.dailymotion.com/video/x8h7tws
CONTINUA...
FONTES:
- Arquivos do autor
- Publicações:
- Maldito: A vida e a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão (editora 34, 1998) de Ivan Finotti & André Barcinski
- Medo de quê ? : Uma história do horror nos filmes brasileiros de Laura Loguercio Cánepa - Tese de Doutorado em Multimeios (Instituto de Artes, UNICAMP. Campinas, 2008) .
- Mondo Macabro (St. Martin Griffin, USA, 1998) de Pete Tombs
- Enciclopédia do Cinema Brasileiro (Sesc/SENAC 2012) de Fernão Pessoa Ramos & Luis Felipe Miranda
- Revistas GF- Guia de Filmes, e Filme Cultura (Embrafilme e Inst. Nacional de Cinema 1967-1977)
- Cinema de Bordas. Bernardette Lyra & Gelson Santana (orgs.) ( Editora A lápis, São Paulo 2006)
WEB:
- IMDB
- Wikipédia
- Canibuk - https://canibuk.wordpress.com/2011/11/06/estes-praticamente-estranhos-filmes-de-horror-nacional/
- Portal Brasileiro de Cinema - https://www.portalbrasileirodecinema.com.br/horror/extras-filmografia.php?indice=extras
- Cinemateca Brasileira- https://cinemateca.org.br/acervo/base-de-dados/
- Revista Filme Cultura -
https://revista.cultura.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Filme-Cultura-n.61.pdf#page=35
- Revista Pesquisa Fapesp - https://revistapesquisa.fapesp.br/horror-a-brasileira/
- Revista Acrobata- https://revistaacrobata.com.br/acrobata/artigo/o-horror-nao-horrivel-do-cinema-udigrudi/
- Facebook- Filmoteca do Horror Brasileiro - https://www.facebook.com/horrorbrasileiro
Excelente postagem desta quinta parte do cinema horror no Brasil ,destaco os filmes que assisti : " PERVERSÃO " assisti ele na Rede Bandeirantes quando passou os filmes do Zé do Caixão neste canal lá em década de 90 , " A MULHER INVENTOU O AMOR " assisti ele baixado da internet ," JOELMA - 23 ANDAR " assisti ele quando foi exibido na Sessão das Dez Proibida lá no inicio da década de 80 na TVS ( atual SBT) , tenho lançado em VHS pela extinta Master Vision e o DVD lançado pela Versatil Home Vídeo , " A REENCARNAÇÃO DO SEXO" assisti ele baixado da internet , " O SEGREDO DA MUMIA " eu assisti na sessão Nacional que era exibidos filmes nacionais na Rede Manchete de Televisão ,os outros filmes conheço de nome e outros para mim são inéditos ,esperamos ansioso á sexta parte ,nosso cinema era mais criativo durante o regime militar ,quando veio a democracia continuo criativo ... mas atualmente o cinema deixou de ser criativo e passou pro lado militante ,se tornando assim como a TV de hoje em dia ,coisas descartáveis ,saudades do cinema nacional criativo e fantástico do passado ,um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir