" Frankenstein" ( UK 1968 TV) de Voytek (Voytek Roman), com Ian Holm como Victor Frankenstein & 'o Ser' (Criatura)
Victor Frankenstein cria em um laboratório escassamente mobiliado, com a ajuda de um corcunda chamado Fritz (Ron Pember) uma criatura viva a partir de corpos. Victor é franco em seu desafio a Deus, a quem deseja 'encontrar em pé de igualdade', e ele claramente usurpa o papel de Divindade ao moldar seu homem à sua própria imagem.
Quando o ser enfaixado é içado para cima com os braços abertos, Victor fica em pé do outro lado, imitando a pose. A tempestade elétrica habitual anima o 'Ser', que é capaz de falar desde o início, perguntando (antes que Victor a afaste): ' Quem sou eu? '
Episódio de "Mystery and Imagination", uma série antológica de terror gótico transmitida pela emissora britânica ITV entre 1966-68 e 1970, produzida (em preto e branco) primeiro pela Associated British Corporation Television e depois pela Thames Television. O episódio de 71 minutos de 11 de novembro de 1968 foi uma adaptação livre de Frankenstein , escrita por Robert Muller.
Volta aqui o tema do 'espelhamento', e tanto Victor Frankenstein quanto "o Ser" (assim chamado nos créditos) são retratados do começo ao fim pelo ator, Ian Holm. A maquiagem facial do Ser consiste em um lado esquerdo desfigurado (semelhante a uma condição de pele ruim) e pontos na testa, mas ainda assim ele parece quase idêntico a Victor. O filme em p&b (com 79 minutos de duração) segue o romance, mas também se baseia em interpretações cinematográficas anteriores da história (como Frankenstein tendo um assistente corcunda chamado Fritz). O diretor polonês Voytek, mostra ambição criativa, mas a natureza de baixo orçamento da produção, gravada em vídeo, é bastante pobre. Ian Holm brilha no papel duplo... https://www.youtube.com/watch?v=S7g7d4xp7Kw
"La Figlia di Frankenstein" \ "Lady Frankenstein" ( A Mulher de Frankenstein, IT 1971) de Mel Welles, com Rosalba Neri (Tania Frankenstein), Joseph Cotten (Barão Frankenstein), Riccardo Pizzuti (a Criatura)
Tania, a filha do Barão Frankenstein retorna da universidade, agora uma médica qualificada.
Ela revela ao pai que sempre entendeu que seus experimentos para reviver animais mortos era um disfarce para seu trabalho de reanimação de cadáveres e que pretende seguir seus passos e ajudá-lo. O Barão e seu assistente Dr. Charles Marshall (Paul Muller) roubam o corpo de um homem enforcado, e completam seu novo trabalho.
Eles reanimam com sucesso uma criatura gigante, com uma cabeça grotescamente deformada e cheia de cicatrizes.
No entanto, o monstro possui força sobre-humana, e mata o Barão e foge para o campo, cometendo novos assassinatos.
Tania encobre o envolvimento de seu pai nisso, enquanto faz planos para construir uma segunda criatura. Ela conta para Charles Marshall, que tem uma queda por ela, seu plano ultrajante – transplantar seu cérebro para o corpo do criado Thomas (Marino Masé), bonito, mas intelectualmente deficiente, para que ela possa ter alguém que a ame, mas também seja saudável e jovem.
Produção italiana dirigida pelo ator-cineasta americano Mel Welles, que é um híbrido da série da Hammer , com mais nudez e sadismo, e influências da era de ouro do período gótico do terror italiano. Destaque para a musa italiana Rosalba Neri, (assinando como Sara Bay) no papel-título. Ela dá ao papel uma atuação apaixonada e sedutora, apesar do tom nitidamente 'sexploitation' da obra.
O Barão Frankenstein de Cotten, é eliminado da história logo que revive a Criatura - que é o típico monstro tosco, feroz e descerebrado das produções mais baratas...
https://www.youtube.com/watch?v=o8eZhquN96U
"Frankenstein '80" / "Mosaico" ( IT 1972) de Mario Mancini, com Gordon Mitchell como Dr. Otto Frankenstein, Xiro Papas como 'Mosaico', a Criatura.
Em Berlim, o cirurgião Professor Schwarz (Roberto Fizz) está prestes a realizar o transplante para salvar a vida da irmã doente do repórter Karl Schein (John Richardson), mas descobre que alguém roubou seu único frasco de soro experimental, que previne a rejeição do tecido. Sem ele, a irmã de Karl morre. O ladrão é seu colega médico Otto Frankenstein.
Trabalhando em um laboratório secreto no hospital, Frankenstein constrói Mosaico, uma criatura costurada a partir de diferentes partes do corpo retiradas do necrotério.
O bruto Mosaico escapa e sai para matar mulheres. Karl, rastreando o roubo do soro, e a polícia, investigando os assassinatos, logo convergem na busca pelo enlouquecido monstro...
Atualização barata, sangrenta e exploitation da história. Efeitos especiais de Carlo Rambaldi -realizados com orçamento mínimo...
... mulheres nuas, e o ex- halterofilista Gordon Mitchell como um improvável 'Otto' Frankenstein...Trash.
https://www.youtube.com/watch?v=o0kOVCwxaRg
O mestre 'louco' espanhol do cinema exploitation, Jésus 'Jess' Franco realizou uma dupla de produções relacionadas:
"Drácula Contra Frankenstein" / Dracula Prisonnier de Frankenstein" (Drácula Prisioneiro de Frankenstein, Esp/Fr/Port 1971) , e " La Maldición de Frankenstein" /"Les Expériences Érotiques de Frankenstein" (The Erotic Rites of Frankenstein, Esp/Fr 1972), de Jesús Franco, com Dennis Price como o Dr. Frankenstein, Fernando Bilbao como a Criatura.
Rodados com baixo orçamento, de forma improvisada, e quase experimental, os filmes parecem sátiras ao gênero. Misturando outros monstros (Drácula, lobisomem, e outras criaturas), nudez e violência estilizada, com um clima de surreal de histórias em quadrinhos .
Para mais detalhes sobre o enredo desses filmes, ver: https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/09/o-fantastico-louco-mundo-de-jesusjess.html
"Santo contra la Hija de Frankenstein" ( Santo Contra a Filha de Frankenstein, MEX 1972) de Miguel M. Delgado, com Gina Romand como Freda Frankenstein, e Gerardo Zepeda como Ursus / Truxon, as 'criaturas'.
A filha do Dr. Frankenstein, Freda, sobreviveu por mais de cem anos graças a um soro rejuvenescedor que ela mesma criou.
Ela usou o soro para rejuvenescer um grupo de homens e os mantém sob suas ordens. Ela também realiza experimentos misturando sangue humano e de gorila criando um monstro híbrido, Truxon.
Mas ela tem problemas- o homem-gorila, está voltando demais às suas raízes símias, e Ursus, o velho monstro original de seu pai está muito fraco...
... e ela precisa do seu soro de rejuvenescimento cada vez com mais frequência, pois o usa há muito tempo. Freda percebe que precisa usar o sangue sobre-humano do lutador mascarado El Santo . Para atrair Santo, ela sequestra a namorada do herói, e planeja usar as criaturas que comanda para subjugá-lo...
El Santo, El enmascarado de plata (Rodolfo Guzmán Huerta) enfrentou todos os monstros clássicos em suas divertidas aventuras fantásticas de 'lucha libre' no cinema. Depois de enfrentar a filha de Frankenstein, e seus dois monstros, Santo teria outro embate, com o cientista louco (neto de ?) Dr. Irving Frankenstein (Jorge Russek), e sua horripilante criação zumbi controlada remotamente, Golem, em "Santo y Blue Demon contra el Doctor Frankenstein" (1973) de Miguel M. Delgado...
"Frankenstein" (USA 1973 TV) de Glenn Jordan, com Robert Foxworth (Victor Frankenstein), Bo Svenson (O Gigante, a Criatura)
Ingolstadt, Alemanha1856. Victor Frankenstein é um aluno brilhante na universidade, mas desprezado por suas teorias sobre a ressurreição dos mortos. Determinado a prová-las, Frankenstein utiliza a eletricidade de uma tempestade para ressuscitar uma criatura que ele havia reconstituído a partir de partes de cadáveres.
A criatura, em pânico, mata o assistente de Frankenstein e foge para a natureza. Rejeitado por causa de seu rosto marcado por cicatrizes, ele se esconde em um galpão perto de uma casa na floresta.
Lá, ele consegue aprender a falar ao ouvir uma família ensinando inglês para a noiva espanhola de seu filho. O gigante então retorna e exige que Frankenstein crie uma companheira para ele. No entanto, Victor não consegue repetir o feito e destrói o experimento. O gigante então promete vingança contra ele...
"Frankenstein", produção de Dan Curtis para a ABC TV (exibido em duas partes no programa The Wide World of Mystery) , foi a mais fiel a Mary Shelley entre todas as feitas até então. Diversas passagens do livro, como a criatura aprendendo a falar, ou o assassinato do irmão de Frankenstein, William (Willie Ames), pelo monstro, estão presentes aqui. Pelo lado negativo, o filme é de muito baixo orçamento, com cenários, música e elenco de apoio sofríveis, e rodado em vídeo. Robert Foxworth exagera como Victor, e apenas a criatura de Bo Svenson (chamado de 'o gigante') tem um pouco da inocência e da lúgubre arrogância de Boris Karloff em sua interpretação clássica. E, pela primeira vez, uma criatura de cabelos loiros.
https://www.youtube.com/watch?v=gUJmLdqxSk4
"Frankenstein: The True Story" (A Verdadeira História de Frankenstein, USA / UK 1973) de de Jack Smight, com Leonard Whiting (Victor Frankenstein), Michael Sarrazin (a criatura)
Após a morte de seu irmão mais novo, William, o estudante de medicina Victor Frankenstein decide encontrar uma maneira de ressuscitar os mortos. Seu colega, Henry Clerval (David McCallum ), mostra-lhe um meio de reanimar um braço decepado com o uso de energia solar.
Obcecado, Frankenstein se junta a Clerval na construção de uma criatura, que eles montam a partir dos corpos de vários operários mortos em um acidente em uma pedreira. Após Clerval morrer de ataque cardíaco, Frankenstein coloca seu cérebro dentro da criatura e a traz à vida.
Ele fica impressionado com a inteligência e beleza da criatura...
...embora o processo logo comece a se reverter e o corpo se degenere. A criatura entra em desespero e tenta se matar, mas descobre que não consegue, que é invulnerável.
A criatura é encontrada pelo professor de Clerval, o aleijado Dr. Polidori (James Mason), que força Frankenstein a ajudar a criar uma companheira para ela. Frankenstein constrói a bela Prima (Jane Seymour ).
Polidori tenta destruir a Criatura original em um tanque de ácido, mas Victor o impede, e a criatura fica mais deformada ainda. Após Frankenstein apresentar Prima à alta sociedade, a Criatura exerce uma vingança feroz contra eles, matando-a.
Frankenstein foge a bordo de um navio, mas a criatura o persegue até o Ártico determinada a matá-lo.
Produção da Universal originalmente para a TV, com 175 minutos, geralmente dividida em duas partes de duas horas. O filme foi lançado nos cinemas (inclusive no Brasil) em uma edição de 123 minutos. O subtítulo "a verdadeira história " é totalmente controverso, mas esta produção televisiva luxuosa e culta é uma tentativa louvável de misturar as interpretações cinematográficas anteriores da Universal e da Hammer, com outros elementos da história que Mary Shelley escreveu.
Um dos detalhes mais destacados é que, em vez de ser feio desde o início, a Criatura de Michael Sarrazin é retratada como fisicamente perfeita, mas depois se torna cada vez mais hedionda. A maquiagem foi feita pelo veterano artista de terror da Hammer , Roy Ashton .
https://www.youtube.com/watch?v=zw-3Vz5BvpU
"Carne per Frankenstein" / "Il mostro è in tavola... barone Frankenstein" (Andy Warhol’s Flesh for Frankenstein; Flesh for Frankenstein; Frankenstein de Andy Warhol, IT/FR 1973) de Paul Morrissey, com Udo Kier (Barão Frankenstein), Srdjan Zelenovic (Criatura), Dalila Di Lazzaro (Criatura fêmea)
O Barão von Frankenstein negligencia seus deveres para com sua esposa/irmã Katrin (Monique van Vooren), pois está obcecado em criar uma raça sérvia perfeita para obedecer a seus comandos, começando pela montagem de um macho e uma fêmea perfeitos a partir de partes de cadáveres.
Ele fica insatisfeito com a falta de impulsos reprodutivos de sua atual criação masculina e busca um doador de cabeça com maior libido.
Acontece que um trabalhador rural, Nicholas (Joe Dallesandro), saindo de um bordel junto com seu amigo reprimido, levado até lá em uma tentativa frustrada de dissuadi-lo de entrar em um mosteiro, é visto e atacado pelo médico e seu capanga, Otto (Arno Juerging ); presumindo erroneamente que o futuro monge também é adequado para o papel de garanhão, eles cortam sua cabeça para usar na criatura masculina...
Filme ítalo-americano produzido por Andy Warhol, Andrew Braunsberg, Louis Peraino e Carlo Ponti. Uma versão cinematográfica da história que apresenta uma criatura inteligente (e não deformada), um Barão Frankenstein necrófilo, e até mesmo paralelos marxistas como pano de fundo, mas, que não pode ser levada muito a sério, e foi feita para 'chocar'.
A sexualidade e violência explícitas foram intensificadas no lançamento original pelo uso do 3D, com cenas de estripação sendo filmadas de uma perspectiva em que os órgãos internos são projetados em direção à câmera.
O Frankenstein de Udo Kier fica em lugar entre a caricatura cômica de um oficial nazista, e um cientista louco do cinema mudo – caretas lunáticas e falas como: 'Para conhecer a vida, é preciso foder a morte na vesícula biliar'.
https://www.dailymotion.com/video/x8gu2eq
"Frankenstein and the Monster From Hell" ( Frankenstein e o Monstro do Inferno, UK 1974) de Terence Fisher , com Peter Cushing- Barão Victor Frankenstein David Prowse - Herr Schneider / a Criatura
Mais velho, com as mãos queimadas e quase inúteis, o Barão Frankenstein, esconde-se como o 'Dr. Carl Victor', médico residente num asilo para criminosos insanos. Coletando partes da população carcerária, ele é auxiliado em seus experimentos secretos pela jovem muda Sarah (Madeline Smith), amada pelos internos que a veem como um anjo.
Simon Helder (Shane Briant), um jovem cirurgião condenado por seus experimentos profanos, inspirado, por acaso, pelos escritos do Barão Frankenstein, chega ao manicômio e o reconhece. O novo experimento de Frankenstein é o corpulento e bruto Herr Schneider, um prisioneiro homicida que ele manteve vivo após uma tentativa de suicídio. Com a ajuda de Helder, ele ganha novos olhos, e as mãos delicadas de um escultor recentemente falecido.
Frankenstein coloca um novo cérebro na criatura, mas, mas a soma das partes não fecha e a natureza violenta do bestial Schneider se reafirma.
O Monstro, em fúria, espalha o caos no manicômio, mas é atacado e literalmente dilacerado pelos detentos reunidos. Simon e Sarah observam em silêncio quando Frankenstein começar a arrumar o laboratório, já considerando um novo experimento com novos doadores...
Este foi o capítulo final da saga dos de filmes Frankenstein da Hammer , bem como o último filme do diretor Fisher. Esta foi também a sexta e última vez que Peter Cushing interpretou o papel do Barão Frankenstein. Cushing entrega uma performance dominante como o Barão irritado, e amoral, que chega a propor o acasalamento da monstruosidade montanhosa com a indefesa e inocente Sarah.
A Criatura grotesca é interpretada por David Prowse, irreconhecível em uma máscara de cabeça inteira e um traje bulboso na parte superior do corpo coberto por longos cabelos emaranhados; que lembra vagamente o monstro de Charles Ogle de 1910.
Foi a terceira aparição de Prowse como o Monstro de Frankenstein. Ele teve uma pequena participação especial em seu primeiro filme, "Cassino Royale", em 1967, como uma Criatura no estilo da Universal, e foi o Monstro musculoso em "Horror of Frankenstein" de 1970.
https://www.dailymotion.com/video/x9lj9k6
"Terror! Il castello delle donne maledette" (Frankenstein's Castle of Freaks, IT 1974) de Mario Mancini, com Rossano Brazzi (Conde Frankenstein), Golias,a Criatura (Loren Ewing )
Em um período não especificado, em algum lugar da Europa, neandertais saem de uma caverna, e vagam pelo campo, perturbando os moradores locais. Um grupo encurrala um dos brutamontes, que chamam de Golias, para acertá-lo na cabeça e matá-lo. Deixando seu cadáver, este é logo recolhido por alguns indivíduos sinistros...
... e levado para o laboratório do castelo do Conde Frankenstein (Rossano Brazzi ) para que ele possa continuar com seus experimentos profanos.
O Conde fica extremamente decepcionado ao saber que o outro cadáver (feminino) recolhido foi adulterado por seu assistente anão tarado - necrófilo, Genz (Michael Dunn ), e o expulsa do castelo.
Os moradores então ficam alarmados com o roubo dos túmulos de seus entes queridos, e desconfiados do que está acontecendo no castelo maldito. Frankenstein trás Golias remendado e com um novo cérebro, de volta a vida, enquanto seus lacaios Igor (Gordon Mitchell), e o corcunda Kreegin (Xiro Pappas) se divertem com as empregadas ...
Em outro lugar, o anão Genz fez amizade com outro homem das cavernas, o saqueador Ook (Salvatore Baccaro, assinando como Boris Lugosi !) e planeja uma vingança contra o Conde...
Terror e sexploitation italiano, de baixo orçamento, mas com elenco internacional. O filme é uma bagunça, começando pelo nome do diretor, que é creditado como 'Robert Oliver', sendo que 'Robert H. Oliver' era o pseudônimo do ator/diretor Dick Randall. Mas o diretor de fotografia e roteirista Mario Mancini, já havia dirigido "Frankenstein'80" (1972), com muitas semelhanças, e parece ser o verdadeiro autor dessa obra.
Um trash louco e bizarro, misturando homens das cavernas, vários assistentes deformados, e onde o exagerado 'Conde' de Rossano Brazzi parece ser o personagem menos interessado em sexo!
https://www.youtube.com/watch?v=oSXhsflGi-o
"Young Frankenstein" (O Jovem Frankenstein, USA 1974) de Mel Brooks, com Gene Wilder : Dr. Frederick Frankenstein, Peter Boyle : Criatura
Ao receber o testamento de seu avô Victor, o professor de medicina americano Dr. Frederick Frankenstein vai à Transilvânia para reivindicar a herança. Ao chegar, é recebido por Igor (Martyn Feldman), um corcunda vesgo de olhos esbugalhados. Acompanhados pela sexy assistente Inga (Teri Garr), eles vão para o castelo da família, onde após uma exploração noturna, Frederick encontra o livro intitulado 'Como Consegui', de seu avô, e inicia uma aventura para realizar o maior dos experimentos: reviver um cadáver.
Frederick recria o 'Monstro' (Peter Boyle) após roubar o corpo de um enforcado, mas Igor deixa cair o cérebro de um cientista genial e toma em seu lugar um cérebro anormal – pensando ser o cérebro de uma mulher chamada 'Abby Normal'.
A criatura se assusta com fogo e faíscas e foge, causando complicações na vila. A noiva mimada e reprimida de Frankenstein, Elizabeth (Madeline Kahn), junta-se a ele no castelo, e o Monstro a captura, mas ela se apaixona por ele enquanto eles fazem amor. Enquanto os habitantes da vila invadem o castelo, Frederick transfere parte de seu intelecto para a Criatura, que argumenta com a multidão e a apazigua, sendo então bem recebido finalmente...
Uma homenagem paródica ao Frankenstein de 1931, de Whale, e aos outros filmes de terror da Universal dos anos 1930, com ótima produção (filmado em P&B) e elenco. Os temas do romance reaparecem superficialmente: o homem desafiando Deus; ciência versus natureza; moralidade desafiada pela racionalidade; as consequências do avanço tecnológico, tudo com muito, muito humor. Brooks mexe também na relação criador/criatura: Frederick nutre simpatia e demonstra afeto pelo desajeitado 'monstro', ensinando-o a dançar para tentar integra-lo na sociedade.
No final, depois de dar uma parte de seu intelecto para a criatura, o criador recebe em troca uma parte do seu 'dote' sexual...
https://ok.ru/video/8282912590349
"Frankenstein all'italiana - Prendimi, straziami, che brucio de passion!" ( Um Frankenstein Transviado...Mas Louco por Mulheres, IT 1975) de Armando Crispino, com Gianrico Tedeschi : Dr. Frankenstein, Aldo Maccione : a Criatura
O Dr. Frankie Frankenstein volta para o castelo de sua família com sua bela noiva Janet (Jenny Tamburi ). O problema? A Criatura que ele havia criado ainda está rondando por ali, e ataca o casamento...
... mas ao ser desacreditada, ela se decompõe rapidamente. Frankie decide começar novamente e Igor (Ninetto Davoli) é encarregado de roubar órgãos da vizinhança, enquanto o casamento é adiado para o mínimo necessário. Igor comete o mesmo erro de seus antecessores e volta com um cérebro 'problemático' : a Criatura tem obsessão sexual, e um pênis...monstruoso.
O Dr. precisa proteger sua noiva dos ataques (sexuais) do monstro, e de Igor, que também se sente atraído por ela.
Comédia erótica italiana, que é uma descarada 'versão' de "Young Frankenstein", mas, que tem 'vida própria'. Este foi o oitavo e último filme de Armando Crispino, autor de filmes de terror pesados como "Os Mortos Estão Vivos!" (1972) , e "Autópsia"/ "Manchas Solares" (1975). Crispino coloca o 'molho' tipicamente italiano na história, com piadas de fundo sexual, mas quase inocentes. Além disso, ele inova, criando laços de pai e filho entre Frankie Frankenstein e seu monstro.
Isso permite ao espectador testemunhar, comovido, as 'colheres para o papai' dadas por Igor a uma Criatura de babador e se divertindo jogando seu ensopado na cara de sua babá corcunda, e a Criatura adormecendo em seu berço de ferro ao som de canções de ninar tradicionais...
https://m.ok.ru/video/1403572193898
CONTINUA...
FONTES:
- Livros:
'Em Busca de Frankenstein : O Monstro de Mary Shelley e seus Mitos' de Radu Florescu (Editora Mercuryo, 1998)
' The Illustrated Frankenstein Movie Guide' de Stephen Jones (Titan Books, 1994)
- Web:
- IMDB
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/theme/frankenstein-films
- Wikipédia- https://en.wikipedia.org/wiki/Frankenstein_in_popular_culture
- Medium -
https://medium.com/@scromero/from-creator-to-creature-mirroring-in-frankenstein-e3fe85f5000b
- Talk About Books-
https://www.artkavanagh.ie/tabnl/creature-creator-shelley-frankenstein.html
- Frankensteinia: O Blog de Frankenstein -
https://frankensteinia.blogspot.com/
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