Translate

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

HORROR Film STARS - 7

 



  Astros & Estrelas do Cinema de TERROR 7: 3 ícones Internacionais...


 PAUL NASCHY - Jacinto Molina Álvarez ( Madri, Espanha, 6 de setembro de 1934 - Madri, Espanha, 30 de novembro de 2009). Ator, roteirista e diretor espanhol, apelidado de 'El Hombre Lobo', ou o ' Lon Chaney Jr. espanhol ', definitivamente, o maior astro do cinema de terror do pais, o chamado 'Fantaterror'.


⭐ Filho de uma família de classe média- alta, Jacinto Molina cresceu sob o regime do General Franco na Espanha pós-Guerra Civil, um período de grande turbulência na história do país. Inicialmente ele cursou faculdade para se tornar topógrafo ou arquiteto, mas, iniciou uma carreira como levantador de peso profissional, ganhando vários prêmios em campeonatos, como : Campeão Espanhol em 1958 na categoria leve. Jacinto também tinha um grande interesse artístico, pintura, histórias em quadrinhos, e cinema, principalmente filmes de terror, e decidiu ser ator. Suas primeiras pontas no cinema foram em filmes épicos (na Espanha e Itália), que aproveitaram sua forma física para representar guerreiros e soldados; e também em um episódio da série de TV americana "I Spy" ("Os Destemidos", episódio Mainly on the Plains, 1966), que contava com a participação de Boris Karloff!  Seu personagem de filme favorito desde a infância era o Lobisomem, assim em 1968, ele escreveu o roteiro de um filme intitulado " La Marca del Hombre Lobo" ...




 ...sobre um nobre polonês chamado Conde Waldemar Daninsky, que durante uma caçada é atacado e infectado por um lobisomem. 




Jacinto nunca teve a intenção de interpretar "El Hombre Lobo", mas acabou convencido pelos produtores, que também pediram que ele criasse um nome artístico 'com sonoridade mais germânica'. Nasceu assim Paul Naschy.




O filme, rodado em Hi-Fi Stereo 70mm 3D, à cores, foi um enorme sucesso na Espanha e Alemanha, e depois, lançado nos EUA como ..." Frankenstein's Bloody Terror" (!?!). Impressionado com a bilheteria, o produtor espanhol Jaime Prades encomendou outro roteiro para Jacinto Molina, e então ele entregou "Los Monstruos del Terror" ( El Hombre que Vino de Ummo/ Os Monstros do Terror ,1969), uma ambiciosa reunião de monstros clássicos, misturada com sci-fi, onde Waldemar Daninsky (Naschy) salva o mundo, combatendo corpo a corpo um vampiro, uma múmia, e o monstro de 'Farancksalan'... 




...que foram, assim como ele, revividos por alienígenas em seu plano de dominação.  Uma coprodução espanhol-alemão-italiana, com participação do célebre ator americano Michael Rennie, mas com inúmeros problemas de orçamento, e troca de diretores.

          https://m.ok.ru/video/3306125986467


Molina então escreveu uma nova origem para seu personagem em "La Furia del Hombre Lobo" (1970)...



 Waldemar Daninsky, agora é um professor que viaja ao Tibete em uma expedição e é mordido por um Yeti (!), o que o transforma em um lobisomem. Ele morre, mas é revivido por uma cientista louca, assim como sua esposa, que também havia se transformado em uma mulher- lobo!  O filme foi rodado no início de 1970, mas devido a problemas com a distribuição, só foi lançado nos cinemas da Espanha em1975 , embora tenha sido exibido em versão editada na TV americana em 1974.



           https://m.ok.ru/video/3671279798966


Seguiu-se "La Noche de Walpurgis" / "Die Nacht der Vampire" (1971), onde Daninsky volta à vida quando dois médicos do interior removem  duas balas de prata de seu coração durante a autópsia.



Waldemar se transforma em lobisomem, e mais tarde precisa enfrentar a vampira medieval Condessa Wandessa Darvula de Nadasdy (Patty Shepard ), para salvar a mulher que ele ama.




Este foi o filme de maior sucesso de Naschy em toda a sua carreira,  e é geralmente considerado o responsável por impulsionar o boom do cinema de terror espanhol da década de 1970. Foi também o primeiro de oito filmes que ele faria com o diretor argentino León Klimovsky no comando.




             https://m.ok.ru/video/1933240175265


O lobisomem se tornou o personagem de assinatura de Naschy e ele interpretou o papel de Daninsky em sete outros filmes :

"Dr. Jekyll y el Hombre Lobo" (Dr. Jekyll e o Lobisomem, 1972),  "El Retorno de Walpurgis" ( Curse of the Devil / A Verdadeira História do Lobisomem1973)...



... "La Maldición de la Bestia" (The Werewolf and the Yeti, 1975), "El Retorno del Hombre Lobo" (A Noite do Lobisomem, 1980), " La Bestia e la Espada Magica" (1983); e bem mais tarde: "Licántropo : El Asesino de la Luna llena"(1996), e "Tomb of the Werewolf" (2004).




Naschy também interpretou muitos outros monstros clássicos, mais notadamente, o Conde Drácula, em "El Gran Amor del Conde Drácula" (1972)....




Onde, o vampiro (Naschy), disfarçado como um médico, dono de um sanatório, precisa de uma virgem, para poder reviver Radna, a 'Condessa Drácula'. No entanto, ele acaba se apaixonando pela virginal Karen (Haydée Politoff ), e para não transformá-la em uma morta-viva, ele comete suicídio...




Uma versão espanhola do romance de Bram Stoker, que mescla romance, muito sangue, e erotismo...

       https://www.dailymotion.com/video/x8yzcco


Naschy foi Gotho, um atormentado corcunda necrófilo e apaixonado em "El Jorobado de la Morgue" (1972), um dos seus maiores filmes de terror, e pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema Fantástico de Paris de 1973.



           https://m.ok.ru/video/7498661694134


E, em papel duplo em "La Venganza de la Momia" (1973), ele fez o sacerdote egípcio Assad Bey, assim como o sanguinário faraó Amen-Ho-Tep, e sua versão mumificada e revivida...




         https://m.ok.ru/video/4954072877750


Naschy adentrou o território dos mortos vivos com : "El Espanto Surge de la Tumba" (1972) de Carlos Aured, "La Orgia de los Muertos" (1972) de José Luis Merino, e "La rebelión de las muertas" / " Vengeance of the Zombies" (1972) de Leon Klimovsky... 





...e também aproveitou o sucesso internacional de "O Exorcista", com "Exorcismo" (1974) de Juan Bosch; que Naschy afirmou ter escrito  muito antes do lançamento do filme americano...



Em 1976, Naschy/Molina decidiu também tentar a sorte na direção, com "Inquisición" (1976 ), um filme de terror histórico hispano- italiano , que ele escreveu, dirigiu e estrelou, interpretando o Inquisidor Bernard de Fossey , e também... Satanás. 




     https://www.youtube.com/watch?v=S9OPAFMHdoM


Ele se saiu bem, chegando a produzir e dirigir várias coproduções nipo-espanholas, como o violento "El Carnaval de las Bestias" (1980), "Latidos de Panico" (1983), ou "La Bestia y la Espada Magica" (1984) -  que colocou o lobisomem Daninsky no Japão medieval... 



            https://m.ok.ru/video/5348638984886


Em 1984, a perda de seu pai Enrique Molina, ( que morreu de um ataque cardíaco), coincidindo com a falência de sua produtora Acônito Films, mergulhou Naschy em um período de dois anos de depressão. Ele só retornou ao cinema em 1988 com  "El Aullido del Diablo". Naschy escreveu, dirigiu e estrelou , junto com seu filho Sergio Molina, e os famosos astros do terror Howard Vernon e Caroline Munro. 



Foi sua homenagem aos monstros clássicos do cinema, e a sua própria filmografia, onde interpretou mais uma vez o , o lobisomem Waldemar Daninsky, assim como uma grande variedade de outros monstros / psicopatas no mesmo filme.



       https://www.youtube.com/watch?v=uyh8Y6sF-Zw

                       

A carreira de Naschy sofreu um segundo revés quando ele sofreu um ataque cardíaco quase fatal em 27 de agosto de 1991; foi  hospitalizado, e depois  submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele desapareceu da cena cinematográfica por um tempo após a operação, e um boato se espalhou entre os fãs de filmes de terror de que havia morrido. Mas, em 1996, Naschy escreveu e estrelou seu 10º filme de lobisomem, "Licántropo: El Asesino de la Luna Llena", dirigido por Francisco Gordillo, que, não teve sucesso, nem de crítica nem de bilheteria. 


          https://www.dailymotion.com/video/x994uv4


Ele continuou a aparecer em vários filmes de terror  de baixo orçamento durante a década seguinte, como a comédia de sci fi "Mucha Sangre" (2002), o violento thiller "Rojo Sangre" (2003), e as produções trash americanas (diretas para o vídeo "Countess Dracula's Orgy of Blood" em 2003, e " Tomb of the Werewolf " (2004), com a Scream Queen * Michelle Bauer.

 


Naschy fez uma ponta como vilão em "Rottweiler" (2004), de Brian Yuzna; e foi o astro na comédia brasileira de terror e fantasia "Um Lobisomem na Amazônia" (2005) de Ivan Cardoso. 



O último filme que ele realizou (escreveu, dirigiu e atuou) foi "Empusa" (2010), que foi finalizado e lançado poucos meses depois de sua morte. Naschy foi diagnosticado com câncer pancreático em 2008 e morreu em 30 de novembro de 2009, em um hospital em Madri, Espanha, aos 75 anos. Ele deixou a esposa, Elvira (casado desde 1969), e dois filhos, Bruno e Sergio Molina...





                    FILMOGRAFIA SELECIONADA:


* La Marca del Hombre Lobo (The Mark of the Wolf Man , Esp. 1968) de Enrique Eguiluz

* Los Monstruos del Terror ( Dracula jagt Frankenstein/ Operazione Terrore/ Os Monstros do Terror, Esp/Ita/Al 1969) de Tulio Demichelli e Ugo Fregonese

* La Furia del Hombre Lobo (A Fúria do Lobisomem, Esp 1970) de  Jose Maria Zabalza.

La Noche de Walpurgis"/ "Die Nacht der Vampire" (The Wolfman vs. the Vampire Women / A Noite de Walpurgis, Esp/Al 1971) de León Klimovsky



* Jack el Destripador de Londres / Sette Cadaveri per Scotland Yard ( Esp/It, 1971) de Jose Luis Madrid

Dr. Jekyll y el Hombre Lobo (Dr. Jekyll e o Lobisomem, Esp 1972) de  León Klimovsky



* El Espanto Surge de la Tumba (Horror Rises From the Tomb, Esp 1972) de Carlos Aured

* La Orgia de los Muertos (Hanging Woman / Zombies - Terror of the Living Dead/ A Orgia dos Mortos, ESP 1972) de  Jose Luis Merino 

* La rebelión de las muertas ( Vengeance of the Zombies , Esp 1972) de  León Klimovsky 





*  El Gran Amor de Conde Dracula (O Grande Amor do Conde Drácula, Esp 1972) de Javier Aguirre

"El Jorobado de la Morgue" (O Corcunda do Necrotério / Hunchback of the Morgue, Esp 1972) de Javier Aguirre




 * El Retorno de Walpurgis ( Curse of the Devil / A Verdadeira História do Lobisomem, Esp/Mex 1973) de Carlos Aured

Los Ojos Azules de la Muneca Rota (House of Psychotic Women/ Os Olhos Azuis da Boneca Quebrada, Esp 1974 ) de Carlos Aured

* La Venganza de la Momia (A Vingança da Múmia, Esp 1973) de Carlos Aured

* Último deseo (Planeta Ciego / The People Who Own the Dark , Esp 1973/1976 ) de León Klimovsky

* El Mariscal del Infierno ( The Devil's Possessed , Esp 1974) de Leon Klimovsky

* Exorcismo (Exorcismo, Esp 1974) de Juan Bosch




* La Maldicion de la Bestia (Night of the Howling Beast /  The Werewolf and the Yeti, Esp 1975) de Miguel Iglesias Bonns

* Inquisición (Inquisição, Esp 1976) de Paul Naschy

* El Caminante (Esp 1978) de Paul Naschy

* El Carnaval de las Bestias (Bestias Humanas/ The Pig, Esp/Jap 1980 ) de  Paul Naschy



* El Retorno del Hombre Lobo ( The Craving, Esp/Mex 1980) de Paul Naschy 

* Misterio en la Isla de los Monstruos (Mystery on Monster Island / O Mistério da Ilha dos Monstros, Esp/USA 1981) de Juan Piquer Simon

* Buenas Noches, Señor Monstruo! (Esp 1982) de Antonio Mercero; comédia musical infantil

*Latidos de Panico (Gritos de Horror / Panic Beats, Esp/Jap 1983) de Paul Naschy

*La Bestia y la Espada Magica (O Lobisomem e a Espada Mágica, Esp /Jap 1983) de  Paul Naschy



* Buenas Noches, Señor Monstruo (Esp 1982) de Antonio Mercero; comédia musical juvenil

* El Aullido del Diablo (Howl of the Devil  ) 1987, de Paul Naschy , com Caroline Munro and Howard Vernon

* Aqui Huele a Muerto...¡Pues yo no he sido! ( Esp 1989) de Alvaro de Heredia. Comédia de terror





* Licántropo: El Asesino de la Luna Llena (Lycantropus, Esp 1996) de Francisco Gordillo

* Mucha Sangre ( Esp 2002) de Pepe de las Heras

* Countess Dracula's Orgy of Blood (USA 2003), de Don Glut

* Tomb of the Werewolf (The Unliving, USA 2003) de Fred Olen Ray, com Michelle Bauer

* Rojo Sangre (Blood Red, Esp 2003) de Christian Molina (sem parentesco)

* Rottweiler (USA/ Esp 2004) de Brian Yuzna




* Um Lobisomem na Amazônia (Br 2005) de Ivan Cardoso




* Empusa (Esp 2009) de Paul Naschy; gravado totalmente em vídeo em 2007

* La Herencia Valdemar (The Valdemar Legacy, Esp 2009)  de Jose Luis Aleman

* La Herencia Valdemar 2: La Sombra Prohibida (The Valdemar Legacy 2: The Forbidden Shadow, Esp 2009) de Jose Luis Aleman;  apenas ponta com cenas do filme anterior.








JOSÉ MOJICA MARINS -  São Paulo, SP, Brasil, 13 de março de 1936 - São Paulo, SP, 19 de fevereiro de 2020. O maior astro do terror brasileiro - frequentemente interpretando seu personagem principal, Zé do Caixão - e o principal cineasta do gênero no país . 

 
⭐ Neto de imigrantes espanhóis, o menino José passava seu tempo lendo histórias em quadrinhos, e assistindo a filmes na sala de projeção do Cinema em que seu pai trabalhava. Autodidata, depois de ganhar uma câmera de 8 mm aos 12 anos, passou a fazer curtas, e mais tarde montou uma escola de cinema e interpretação para amigos e vizinhos.




 Depois de fracassar com seu primeiro longas profissionais (A Sina do Aventureiro- 1958, e Meu Destino em Suas Mãos - 1963)...




... Marins supostamente vendeu sua casa e seu carro para financiar seu projeto inovador de terror em preto e branco, de muito baixo orçamento :
  
      " À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1964)...


Ele mesmo interpretando o personagem Josefel Zanatas, ou simplesmente Zé do Caixão -  o agente funerário sádico, que zomba do sobrenatural, mas busca a imortalidade através de um 'filho superior gerado por uma mulher perfeita'...



 ...geralmente considerado o primeiro filme genuinamente de terror brasileiro, "
À Meia-Noite Levarei Sua Alma" foi um enorme sucesso (dizem que ficou em cartaz em um único cinema por quatro meses seguidos) e deu origem a muitos outros filmes no mesmo estilo, começando com a sequência "Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver "(1967)...



Uma obra  de outro nível para um autodidata do cinema, e um filme demencial e poderoso que consolidou José Mojica Marins como autor, e mestre do terror, apesar dos problemas com a censura brasileira na época. 
Mojica ganhou um programa na TV Bandeirantes: “Além, Muito Além do Além” (1967/1968) que tinha episódios de uma hora de duração com direção sua, histórias escritas por Rubens Francisco Lucchetti (1930- 2024), e tendo Zé do Caixão como mestre de cerimônias. Depois de dirigir um episódio na antologia " Trilogia de Terror" (1968),  ele trouxe Zé do Caixão de volta, em sua própria antologia "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1968) ....



Zé do Caixão apresenta três contos de horror, e no episódio "Ideologia", Mojica apresentou seu novo personagem: o Professor Oãxiac Odéz (Zé do Caixão de trás para frente), um excêntrico e louco 'intelectual', que  defender sua tese de que que o instinto prevalece sobre a razão, e realiza sádicos experimentos com cobaias humanas.


Seus filmes de baixo orçamento, muito artesanais, que frequentemente apresentavam trilhas sonoras extremamente ruidosas, quase animalescas, repletas de gritos, gemidos e ruídos metálicos, edição 'chamativa', cenários bizarros, iluminação vibrante (assim que as produções começaram a ser filmadas em cores), toques surrealistas e altas doses de sexo e violência, eventualmente atraíram a atenção da crítica, e público internacional.




“Ritual dos Sádicos” / "O Despertar da Besta" (1969) foi 
um filme radical, misturando horror, violência urbana, drogas e metalinguagem, onde um psiquiatra (Sergio Hingst) conduz experimentos em quatro voluntários viciados em drogas , usando a figura de Zé do Caixão como catalizador. Mojica aparece como Zé do Caixão, e como ele mesmo. Rodado e divulgado em 1969, em pleno auge da repressão militar, o filme foi totalmente barrado pela censura e só liberado em 1983, já com o título de “O Despertar da Besta”, sendo lançado em festivais e mostras especiais.




 Mojica viveu o faquir Ali Khan, em "O Profeta da Fome" (1970) de Maurice Capovila; e em "Finis Hominis- O Fim do Homem" (1971), e "Quando os Deuses Adormecem" (1972) , apresentou mais um personagem estranho: Finis Hominis, de turbante e roupas coloridas, apesar de parecer um ser sobrenatural , é o avesso de Zé do Caixão - só querendo fazer boas ações em um mundo cruel. 



Zé do Caixão entrou na 'onda' de "O Exorcista", fazendo a nossa versão nacional do capeta em "Exorcismo Negro" (1974), onde novamente aparece em papel duplo de criador & criatura...






"A Estranha Hospedaria dos Prazeres" (1976) foi codirigido por seu aluno (e especialista em ocultismo) Marcelo Motta, e apresentou uma variação de Zé do Caixão, agora o proprietário de uma hospedaria isolada, que seria uma porta para o inferno...





Ele foi o enviado do capeta, 'Seu Sete Encruzilhada', no filme de sua aluna, a atriz Rosângela Maldonado: “A Deusa de Mármore – Escrava do Diabo” (1977), uma mistura de terror com pornochanchada,  em que ele também deu uma mãozinha na direção...




Seu "Inferno Carnal" (1977), seguiu por uma direção um pouco diferente dentro sua obra - um melodrama de terror e vingança mais tradicional, sobre um cientista (Mojica) com o rosto deformado por ácido, que se vinga de sua esposa criminosa e seu amante ardiloso... 





Já, "Delírios de um Anormal" (1978), foi construído em torno da  montagem de cenas que sobraram, ou foram censuradas de filmes anteriores. Mojica filmou aproximadamente 35 minutos de novas cenas, envolvendo um psiquiatra que é aterrorizado por pesadelos nos quais Zé do Caixão tenta roubar sua esposa. Seus colegas procuram o cineasta José Mojica para que ele mostre ao homem, que o personagem é apenas uma criação sua...



Nos anos 1980 Mojica precisou rodar diversos pequenos filmes de sexo explícito para sobreviver, e atuou em filmes de outros diretores, como no 'terrir' "O Segredo da Múmia" (1982) de Ivan Cardoso; ou no thriller policial "Horas Fatais- Cabeças Trocadas" (1987) de Francisco Cavalcanti e Clery Cunha. Na década de 1990,  ele foi o 'host' do programa Cine Trash, da  Rede Bandeirantes, que que obteve alta audiência e suas apresentações macabras e divertidas se tornaram um marco na televisão. 



Mojica teve seus títulos lançados na Europa e nos Estados Unidos, onde participou de mostras, festivais e recebeu prêmios, e ficou conhecido internacionalmente como 'Coffin Joe'. José Mojica Marins só voltaria a dirigir em 2008, com "Encarnação do Demônio", o filme que encerra a trilogia com Zé do Caixão, iniciada com "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" , e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" ; e que foi produzido com bom orçamento, elenco e efeitos especiais.




Mojica ainda dirigiria e atuaria no segmento "O Saci", na antologia "As Fábulas Negras" (2015), idealizada e produzida por Rodrigo Aragão. 




De 2014 em diante, sua saúde foi se debilitando, sendo internado e sofrendo cirurgias. Após passar seus últimos anos de vida lidando com diversos problemas, Mojica faleceu no dia 19 de fevereiro de 2020, após uma internação de quase um mês para tratar uma broncopneumonia. Seu velório aconteceu em cerimônia aberta no Museu da Imagem e Som de São Paulo.




'Com sua sobrancelha arqueada, unhas compridas, olhar ameaçador, Marins, geralmente vestido de preto, com capa e cartola, se tornaria um produto da contracultura muito comercializável. Além de todo o seu trabalho no cinema, ele apresentou pelo menos quatro programas de TV brasileiros, apareceu em videoclipes, foi tema de sua própria série de quadrinhos e inúmeros documentários, teve sua própria linha de esmaltes (!), cachaça e sabonetes, e sua imagem estampou pôsteres, camisetas, e outros produtos. Não apenas um ícone do gênero, a figura antes marginal, que sempre fora alvo de desprezo e ridículo por parte de censores e moralistas, também conquistou o respeito da crítica por seu trabalho.'  





( em:  https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2022/05/films-by-country-brazil.html)






                   FILMOGRAFIA  SELECIONADA:

1964 À Meia-Noite Levarei Sua Alma



1967 Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver



1968 O Estranho Mundo de Zé do Caixão




1969 O Despertar da Besta

1970 O Profeta da Fome (de Maurice Capovilla)




1971 Finis Hominis

1972 Quando os Deuses Adormecem

1974 Exorcismo Negro




1976    Inferno Carnal




1976 A Estranha Hospedaria dos Prazeres ( de Marcelo Motta)

1977 O Abismo (de Rogério Sganzerla)

1977 O Vampiro da Cinemateca (de Jairo Ferreira)




1978 A Deusa de Mármore (de Rosângela Maldonado)

1977 Delírios de um Anormal

1978 Perversão




1982 O Segredo da Múmia (de Ivan Cardoso)

1987 Horas Fatais (de Francisco Cavalcanti e Clery Cunha)

1990 O Gato de Botas Extraterrestre (de Wilson Rodrigues)

1994 Demônios e Maravilhas

1996 Babu e a Vingança Maldita (de Cesar Nero)

1997 Ed Mort (de Alain Fresnot)

1997 A Filha do Pavor (de Andréa Pasquini)

2001     Dr. Bartolomeu e a Clínica do Sexo (de Mário Lima e Tom Camps)

2004 Lâmia, Vampiro! ( curta de Rubens Mello)

2005 A Marca do Terrir (de Ivan Cardoso)

2008 Encarnação do Demônio

2013 Carniçal ( curta de Rubens Mello)

2013 Mal Passado ( curta de Julio Wong) 



2015 As Fábulas Negras 



p.s. mais detalhes, fotos e links dos filmes de José Mojica Marins, na série: 








BARBARA STEELE - Birkenhead, Cheshire, UK, 29 de dezembro de 1937. Simplesmente a 'Primeira-dama do Horror da Grã-Bretanha', e a 'Rainha de Todas as Scream Queens' ! 





⭐ A jovem Barbara se interessava por artes plásticas, e então, estudou pintura no Chelsea College of Arts e na Sorbonne, em Paris. Ela iniciou sua carreira como atriz após ser vista pintando cenários para uma produção teatral em Glasgow. Steele assinou um contrato com a Rank Organisation, e atuou em vários papéis menores no cinema no final da década de 1950, incluindo o premiado drama policial "Sapphire", (de 1959, onde contracenou com o futuro parceiro de elenco, John Richardson) e a comédia "Upstairs and Downstairs" (1959).




Steele viajou para a Itália com a esperança de trabalhar com o famoso Federico Fellini. Logo após sua chegada, o diretor iniciante Mario Bava (1914- 1980) se encantou com fotos dela em um ensaio fotográfico para a revista Life (Bava comentou mais tarde que Steele 'tinha o rosto perfeito para os meus filmes), e ela foi escalada para o papel duplo de Asa e Katia Vajda em seu primeiro filme: "La Maschera del Demonio" (1960)...




...No século XVII, a bela, mas maligna Princesa Asa (Steele) , é executada pela Inquisição por bruxaria, mas jura vingança. Dois séculos depois, ela e e seu servo diabólico (Arturo Dominici) retornam do túmulo e começam uma campanha sangrenta para drenar a vida da linda Katia, a descendente da bruxa, e sua reencarnação física. O jovem e apaixonado médico Dr. Andrej (John Richardson ), e o irmão de Katia,  Constantine (Enrico Olivieri ), lutam para defende-la...



Um terror clássico, com um toque visual requintado e dotado de uma qualidade assombrosa de beleza gótica. Assim como sua protagonista... Barbara Steele, que ilumina a tela, com seu talento, e seus grandes e expressivos olhos. 




          https://www.youtube.com/watch?v=d7it3DicEI0


As filmagens de "La maschera..." ( lançado com sucesso nos EUA pela AIP como "Black Sunday") foram muito complicadas, e Barbara Steele admitiu mais tarde, seu comportamento neurótico e difícil no set, e observou que, no final das filmagens, ela e John Richardson estavam propensos a ataques de riso nervosos devido ao estresse acumulado. Mas, o sucesso do filme lançou Steele ao estrelato da noite para o dia e definiu seu status como uma Estrela do Terror. Assim ela foi escalada  para atuar ao lado da lenda Vincent Price, em "The Pit and the Pendulum" (1961) de Roger Corman...



Steele vive Elizabeth, esposa morta (em circunstâncias bizarras) do perturbado Nicholas Medina (Price), que parece sair do túmulo para atormentá-lo. 



 Barbara foi levemente ferida por Vincent Price  quando ele a agarrou agressivamente pelo pescoço, enquanto filmavam a última cena do filme. Ela continuou a filmar e não reclamou na hora, porque sabia que a cena parecia muito real.


        https://www.dailymotion.com/video/x8nt3bf


Então, de volta a Itália, Barbara finalmente conseguiu seu sonho de trabalhar com Federico Fellini, fazendo um dos muitos papeis femininos em "Fellini Oito e Meio" (Otto e Mezzo, 8½, 1963)...





...Indicado a cinco Oscars (levou o de figurino em preto e branco e estrangeiro) que ajudou a firmar todo o elenco como astros internacionais.  Aproveitando a divulgação, Barbara mostrou seu trabalho como artista plástica, em uma grande  vernissage que parou Roma. Sua tela abstrata mais famosa era intitulada "Fellini 8 1/2". Segundo explicou à imprensa, foi produzida para marcar sua participação no filme do mestre.




Mas, seu nome já estava ligado ao cinema de terror, e ela fez " L'orribile segreto del Dr. Hichcock" (1962), do veterano Riccardo Freda (1909-1999) com o ator britânico Robert Flemyng...




...um terror gótico colorido , sutil e elegante, apesar do seu tema pesado envolvendo necrofilia...



     https://www.youtube.com/watch?v=tJKDQUBXMw4


"Lo spettro" (O Demônio e o Dr. Hichcock, 1963) também de Riccardo Freda (usando o pseudônimo 'Robert Hampton'), é uma sequência oficial, mas apenas no nome do personagem macabro ('Dr. Hichcock') e na presença de Barbara, já que a história não tem nenhuma conexão com o filme anterior..





      https://www.youtube.com/watch?v=zSiBXOAXYl8


Ela esteve na "Danza Macabra" (1964) de Antonio Margheriti e Sergio Corbucci...





...um thriller gótico (conhecido também como "Castle of Blood"), com uma história é onírica e surreal o suficiente para classificá-lo como um dos melhores filmes de terror da Itália na década.  Steele está tão estranha e bela como sempre,  como o fantasma de Elisabeth Blackwood, presa, assim como outras almas atormentadas em um castelo mal assombrado...




     https://www.youtube.com/watch?v=1ZOmT2hw4_I


"I lunghi capelli della morte" (1964) de Antonio Margheriti (1930-2002), tem paralelos com "La Maschera del Demonio' de Bava, já que apresenta Steele em um papel duplo (Helen/Mary Karnstein), e um enredo envolvendo uma mulher queimada por bruxaria, e sua vingança; mas é um 'clássico menor do terror gótico', um pouco lento, e com um roteiro fraco.






A distribuição nos cinemas brasileiros tratou de fazer uma grande confusão entre os dois filmes: "La Maschera..." foi chamado aqui de "A Maldição do Demônio", e 'Os Longos Cabelos da Morte', de..."A Máscara do Demônio" !?!!!





O diretor italiano Mario Caiano (1933-2015) ficou conhecido principalmente por seu trabalho em Spaghetti Westerns , Peplum e policiais , e se aventurou uma única vez no terror, segundo ele, como uma homenagem ao gênero gótico, e a sua paixão por Barbara Steele. Caiano dirigiu (como Allen Grünewald) e escreveu o roteiro de "Amanti d'oltretomba" (1965) também conhecido como "Nightmare Castle"...



...Barbara vive a infiel Muriel , que é deformada e morta por seu marido cientista (Paul Muller), e volta como fantasma; e também sua meia irmã a loira, e perturbada Jenny. 



    https://www.youtube.com/watch?v=S5-zWNP4h4w


"5 tombe per un medium" / "Terror-Creatures from the Grave" (1965), de Domenico Massimo Pupillo, tem uma história confusa, mas sinistra, sobre antigas vítimas da peste, que voltam para se vingar, guiadas pelo fantasma de um médium.



 Foi uma coprodução entre a Itália e EUA, e o diretor Pupillo ficou insatisfeito com o resultado final,  permitindo que o produtor americano, Ralph Zucker, levasse os créditos de direção. Zucker na verdade filmou algumas cenas extras mais grotescas e violentas presentes apenas na versão americana.




O personagem de Barbara Steele não aparece muito e ela não é a mocinha ou vilã , servindo mais como um chamariz para os fãs do terror gótico, e da atriz...




     https://www.youtube.com/watch?v=ReISce7aPAA


"Un angelo per Satana" (1966) de Camillo Mastrocinque, mostra como a restauração de uma antiga estátua descoberta no fundo de um lago, parece afetar Harriet (Steele), a jovem Condessa de Montebruno, e que tem uma semelhança impressionante com a obra...




...Harriet passa por uma transformação, e maliciosamente usa sua beleza sobrenatural e charme feminino para seduzir e influenciar os moradores da vila local, homens e mulheres, levando-os a cometer atos lamentáveis ​​e crimes. Cabe ao artista Roberto (Antony Steffen- o ítalo-brasileiro  Antonio Luiz de Teffé 1930-2004) descobrir a verdade...





Camillo Mastrocinque(1901-1969) foi um diretor especializado em comédias, mas, ele já havia realizado o ótimo " La cripta e l'incubo" com Christopher Lee, em 1964. Aqui, sabiamente, ele deixa Steele reinar suprema. Como em outros filmes, ela interpreta uma personagem boa e uma má, mas desta vez como uma única pessoa com dupla personalidade.




    https://www.youtube.com/watch?v=OPxgyVJiA1U


"The She Beast" / "Il Lago di Satana" (1966), é uma coprodução Itália- Inglaterra, filmada na Iugoslávia, e estreia na direção do roteirista/ diretor britânico Michael Reeves (1943-1969).




Steele vive Veronica, uma jovem britânica, viajando pela Transilvânia, e que é possuída pelo fantasma da bruxa Vardella, do século XVIII,  que anseia por vingança contra seus perseguidores.




Uma produção barata, rodada em 21 dias. Barbara Steele foi contratada por apenas um dia, e aparece em apenas cerca de 20 minutos do filme, já que a bruxa Vardella revivida, é mostrada como um monstro, com uma maquiagem assustadora, interpretado pelo ator americano Joe 'Flash' Riley... 




      https://www.youtube.com/watch?v=QtbMyGTsmuk


Depois de algumas participações na TV americana, Barbara viajou para a Inglaterra, para atuar em "Curse of the Crimson Altar" (1968) da pequena produtora Tigon...



...sobre um culto de bruxos em uma mansão inglesa nos anos 1960. Levemente baseado em H.P.Lovecraft; com Michael Gough,  Christopher Lee como o bruxo-vilão Morley, o grande Boris Karloff em ótima forma apesar das enfermidades da idade, e Barbara Steele com o rosto pintado de verde interpretando Lavinia, uma glamorosa feiticeira de 300 anos...




Uma grande reunião de astros do horror, em um filme fraco.  Ms. Steele (em mais um papel de bruxa queimada na fogueira), tem breve, mas destacada atuação, fez seu adeus ao terror gótico, e mostrou que seu status no gênero se igualava aos seus colegas e ícones britânicos...



      https://www.youtube.com/watch?v=YBkYszoBVOg


Steele foi para os EUA, onde interpretou um papel diferente e polêmico :  ela foi a Superintendente McQueen, a diretora de prisão lésbica e autoritária em "Caged Heat (1974)", um clássico sexploitation /WIP, estreia de Jonathan Demme como diretor.



Ela retornou ao gênero terror no final da década de 1970, aparecendo primeiro no sci-fi /body horror canadense "Shivers" (1975) de David Cronenberg; onde viveu uma das vítimas infectadas por um parasita sexual (durante o banho)...



https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/07/body-horrors-anatomia-em-panico.html


Em  "Piranha" (1978), de Joe Dante, ela fez uma participação especial como a vilã Dra. Mengers, ex-cientista do projeto secreto 'Razorteeth', que criou uma linhagem voraz de piranhas mutantes...e que acaba devorada por seus bichinhos...



"The Silent Scream" (1979) é um slasher, sobre estudantes universitárias que são assassinadas em uma pensão vitoriana no alto de uma colina.



 Barbara Steele é Victoria Engels, que ficou muda e homicida depois de uma lobotomia malsucedida em um hospital psiquiátrico, e é protegida por sua mãe, vivida pela veterana Yvonne De Carlo...



       https://www.youtube.com/watch?v=zxbbLi-FYA4 


 Steele começou uma parceria com o produtor/diretor de TV Dan Curtis, primeiro, atuando como produtora associada da minissérie de TV "The Winds of War" (1983), e produtora (e uma ponta) de sua sequência, "War and Remembrance" (1988), pela qual dividiu o Emmy de Melhor Especial de Drama/Comédia de 1989 com Curtis. Curtis então a escalou para o remake de 1991 da sua série de televisão cult "Dark Shadows",da década de 1960.




Barbara vive a a  Dra. Julia Hoffman, que tenta de curar o vampirismo de Barnabas Collins (Ben Cross) por meios médicos...




...e, finalmente, em uma viagem no tempo, de volta a 1790, onde é a Condessa Natalie Du Prés, envolvida nos eventos em que Barnabas, ainda humano, é transformado em uma criatura morta-viva.



Depois, a Rainha do Horror resolveu descansar, e só voltou a atuar em "The Butterfly Room" (2012) de Jonathan Zarantonello...




A trama gira em torno de Ann ( Barbara Steele ), uma senhora idosa reclusa e obcecada por borboletas que desenvolve uma relação perturbadora com uma jovem misteriosa, e então se revela uma psicopata assassina...





Suspense e terror psicológico, em coprodução ítalo americana, baseada em uma novela do próprio diretor/roteirista. Uma produção de baixo orçamento, mas bem dirigida, e com um clima sombrio, e humor negro. O incrível elenco inclui também: Heather Langenkamp, Ray Wise , Adrienne King , Camille Keaton , PJ Soles, e James Karen.




          https://m.ok.ru/video/6928366373543


Barbara Steele continuou participando de festivais e convenções de cinema de terror, assim como em vários documentários sobre o gênero.  




Ela apareceu na estreia de Ryan Gosling na direção, no drama de suspense fantástico "Lost River" (2014),  em um papel coadjuvante, como a catatônica vovó Belladonna.




Em 2017, ela foi incluída no Hall da Fama do Fangoria Chainsaw Awards; e em 2020, fez uma participação especial na série animada "Castlevania", dublando a personagem Miranda.



                     FILMOGRAFIA SELECIONADA:



* La Maschera del Demonio ( Black Sunday / A Maldição do Demônio, IT 1960) de Mario Bava

* The Pit and the Pendulum (A Mansão do Terror / O Poço e o Pêndulo, USA 1961) de Roger Corman, com Vincent Price



* L'orribile segreto del Dr. Hichcock   ( Raptus- O Diabólico Dr. Hichcock,   IT 1962) de Riccardo Freda




* Lo spettro (The Ghost / O Demônio e o Dr. Hichcock, IT 1963) de Riccardo Freda




* Danza macabra  (Castle of Blood / Dança Macabra  , IT 1964)  de Antonio Margheriti 




* I lunghi capelli della morte ( The Long Hair of Death/ A Máscara do Demônio, IT 1964) de Antonio Margheriti





* 5 tombe per un medium / Terror-Creatures from the Grave ( Terror no Cemitério, IT/ USA 1965  ) de Domenico Massimo Pupillo.

* Amanti d’Oltretomba (Nightmare Castle/ Amor de Vampiros, IT 1965) de Mario Caiano




* The She Beast / Revenge of the Blood Beast / Il lago di Satana / La Sorella di Satana  ( UK/IT 1966) de Michael Reeves

* Un Angelo per Satana ( Um Anjo Para Satã, IT 1966 ) de Camilo Mastroncinque




* Curse of the Crimson Altar ( A Maldição do Altar Escarlate, UK 1968) de Vernon Sewell, com Boris Karloff, Christopher Lee, Michael Gough




* Caged Heat (Celas em Chamas,  USA 1974) de Jonathan Demme

* Shivers (Calafrios, CAN 1975) de David Cronenberg

* Pretty Baby (Menina Bonita, USA 1978) de Louis Malle

* Piranha ( USA 1978) de Joe Dante

* Silent Scream (Sombra no Escuro, 1979) de  Dennis Harris

* Dark Shadows (  USA 1991 TV) de Dan Curtis

* The Butterfly Room ( O Segredo da Borboleta,  USA/IT 2012) de Jonathan Zarantonello, com Heather Langenkamp,  Adrienne King, Camille Keaton , PJ Soles, James Karen  

* Lost River (Rio Perdido, USA 2014) de Ryan Gosling




                        CONTINUA...

FONTES: 


- Arquivos do autor

- IMDB

- Wikipédia

- The Bloody Pit of Horror- https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/03/films-by-country-italy.html

- The Grindhouse Cinema Database- https://www.grindhousedatabase.com/index.php/Main_Page

- Projeto Naschy- https://proyectonaschy.com/tag/paul-naschy/

- Museu Coffin Souza- Série Horror Brasil- https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/05/horror-brasil.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORROR Film STARS - 7

    Astros & Estrelas do Cinema de TERROR 7: 3 ícones Internacionais...  PAUL NASCHY - Jacinto Molina Álvarez ( Madri, Espanha, 6 de set...