Translate

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

MÉXICO MACABRO- Parte 5

 



         México Macabro - Os Astros Estrangeiros...


Além de seus próprios astros & estrelas, às vezes cineastas mexicanos importavam atores de terror americanos ou britânicos para estrelar seus filmes do gênero. Lon Chaney Jr. foi o primeiro, em "La casa del terror" (1960). Mais tarde, juntaram-se a ele Basil Rathbone, Cameron Mitchell, Boris Karloff ( em quatro coproduções mexicano - americanas que atuou no final de sua carreira), e o prolífico John Carradine, que, não surpreendentemente, superou a todos ao aparecer em mais de meia dúzia de produções no país.





"Autopsia de un fantasma" (1968) de  Ismael Rodríguez




Canuto Pérez (Basil Rathbone),é o fantasma de um suicida de 400 anos atrás que vaga pelo porão de sua velha e sombria casa, discutindo com seu próprio esqueleto . 




No entanto, seus séculos de angústia podem estar chegando ao fim, já que Satanás (John Carradine ) lhe oferece uma saída ...



...se ele convencer o cientista maluco Moléculo Pulido   (Cameron Mitchell ) a alugar a velha mansão e trazer algumas moças solteiras-  entre elas  sua adorável filha Galena Pulido (Amadee Chabot) . Se Canuto conseguir fazer com que uma das moças se apaixone, e faça um sacrifício eterno por ele, poderá então ascender ao céus. 




Mas, o cientista também tem seus problemas. Suas invenções malucas não estão dando lucro, e sua  família foi despejada de sua última casa. Ele depositou sua fé no novo robô Caruso, mas quando este é ativado, tudo o que consegue fazer é emitir sons de pum! Isso porque ele é vítima de um ato de sabotagem perpetrado por Vitola (Famie Kaufman ), a robô loira mais antiga.




Para complicar ainda mais as coisas, uma gangue de criminosos incompetentes escondeu meio milhão de dólares na propriedade e quer o dinheiro de volta, mas o agente Jaime Blondo 07-1 (Carlos Piñar) está em seu encalço.




Uma comédia insana de fantasia, com elementos de terror, sci-fi, policial e clima quase juvenil. Uma mistura frenética, boba, e hiperativa de humor pastelão, correrias, mal entendidos, e trapalhadas; com a presença dos notáveis veteranos ​​de Hollywood - Basil Rathbone, John Carradine e Cameron Mitchell.



                https://m.ok.ru/video/7417367562892



"La mujer murcielago" (Batwoman, 1968) René Cardona)




Em Acapulco, cinco vítimas de assassinato são encontradas mortas na praia. Todas as vítimas eram lutadores cujas glândulas pineais haviam sido removidas.  A polícia chama La Mujer Murciélago (Maura Monti), uma lutadora, que veste uma máscara de morcego e um biquíni , e usa sua fortuna, e suas  habilidades físicas  para fazer justiça, lutando contra o mal.





 Ela consegue rastrear os crimes até um laboratório secreto administrado pelo ardiloso Dr. Williams (Roberto Cañedo ), que está criando uma raça de monstruosos homens-peixe debaixo d'água...


 




Naturalmente,o cientista louco  também quer criar uma mulher-peixe e acha que a 'Batwoman' é perfeita para seus experimentos diabólicos.




A inspiração óbvia do roteiro de Alfredo Salazar, é a então recente e popular série de TV " Batman" (além da própria personagem, a música tema do filme é muito parecida ! ), com o acréscimo do sempre presente cientista louco, e 'clones' (criativos e bem feitos) do 'Monstro da Lagoa Negra'...




     https://www.youtube.com/watch?v=For1Hn8IFco


"Blue Demon contra cerebros infernales" (1968) de  Chano Urueta)



 Os cientistas nucleares mais renomados do México (?!) não param de ser sequestrados! Os médicos loucos e criminosos, doutores Sanders e Randall (Noé Murayama e Dagoberto Rodríguez) vêm realizando experimentos com extração de cérebros. 



O procedimento parece envolver o uso de uma agulha longa na testa do paciente para extrair as ondas cerebrais e, em seguida, a remoção do próprio cérebro sem incisões. 




 Um governo estrangeiro  está comprando os segredos extraídos dos cérebros dos cientistas, e então envia o Dr. Cadar (Jesús Murcielago Velázquez) para observar a operação. Mas há um problema: o herói Blue Demon  já está investigando, junto com a bela agente Martha (Ana Martin), e o experiente Tenente Reyes (David Reynoso), emprestado pelo departamento de polícia local ...



Os vilões possuem um grupo de 'mulheres-robôs' como guarda costas, mas decidem enviar um lutador 'troglodita' (Cavernário Galindo) para enfrentar e matar Blue Demon durante uma luta no ringue...




Aventura de sci-fi, terror, espionagem estilo 007, e Lucha! Divertido, movimentado e com uma grande carga de explicações científicas...absurdas e dementes! Foi o segundo filme solo de Blue Demon à cores-  um pouco antes foi lançado "Blue Demon contra las diabólicas" (1968), também de Chano Urueta, que, apesar do titulo, não tinha nenhum elemento fantástico ou 'terrorífico' na trama.



 


"Cautivo del mas allá" (1968), "Terror, sexo y brujería" (1984), e "Narco satánico" (1988) de Rafael Portillo




Vicki (Ana Luisa Peluffo) está apaixonada pelo rico arquiteto Ricardo Santamaria (Gonzalo Aiza), no entanto, ele está muito interessado pela loira Barbara (Barbara Wells). Vicki visita uma bruxa (Norma Somarriba) que pratica magia negra, na esperança de que ela possa ajudá-la a resolver sua vida amorosa.  



A bruxa tenta lançar um feitiço, que sai pela culatra porque Barbara possui algum tipo de amuleto especial que protege tanto ela quanto Ricardo do mal. Ela então junta fotos de Vicki e Ricardo e lança outro feitiço que supostamente os unirá para sempre, mas isso também não funciona.





  A bruxa usa um boneco vodu para causar um acidente de carro fatal ao pai de Barbara, mas isso só acaba fortalecendo o amor do casal. Então, Ricardo é assombrado por estanhos pesadelos...



Produção mexicana filmada na Colômbia. Um pesado melodrama com misticismo e romance, sem grandes atrativos na época em que foi lançado.  Então, uma década e meia depois, novas cenas com assassinatos sangrentos, zumbis podres dilacerando entranhas, fantasmas assombrando cemitérios, e nudez frontal foram filmadas.




 Isso foi combinado com trechos do original, alguns  personagens / atores novos, tudo editado de forma aleatória para o lançamento nos cinemas em 1984, com o título mais atrativo de "Terror, sexo e brujeria"...





Para aumentar a confusão, alguém não acreditou que se alugaria um filme de terror puro, então eles criaram um novo pôster com o ator David Reynoso segurando uma metralhadora (no filme ele é um advogado, e no máximo, pega uma caneta, ou lápis) para vendê-lo como um filme de ação, e o novo título de "Narco Satánico" , com o qual foi lançado em vídeo nos Estados Unidos pela Film-Mex em 1988 !!! Ufa!




     https://wipfilms.net/surreal-and-bizzare/narco-satanico/


"La puerta y la mujer del carnicero" (1968) de Luis Alcoriza, Chano Urueta e Ismael Rodríguez



"A Porta" de Luis Alcoriza- Elenita (Ana Luisa Pelufo) e Jorge (Armando Silvestre) comemoram a mudança para um novo lar, uma grande mansão. Em meio à festa, o Dr. Gracia (Luis Lomelí) descobre uma porta que se abre sozinha.




 No final de um corredor escuro, move-se a figura enigmática de um homem nu (Manuel Leal / 'Tinieblas').




 A princípio, a aparição assusta os convidados, que colocam um móvel como obstáculo para impedir que o estranho abra a porta. Mas, inexplicavelmente, os presentes iniciam um jogo: abrem a porta quando o homem se aproxima do final do corredor e a fecham quando ele está a uma curta distância da saída. Cada vez que a porta é fechada, o homem retorna para o fundo e, assim, ao abri-la novamente, começa a se aproximar, e o horror inicial dá lugar à mais extravagante diversão, que nada mais é do que um horror em si mesma...



Um episódio não convencional, cuja trama se baseia no comportamento dos personagens em circunstâncias anômalas, o que o aproxima do terror psicológico puro, inscrevendo-o entre as poucas produções atípicas do cinema de terror mexicano. Alcoriza, diretor e roteirista junto com Pedro Miret, havia colaborado com o cineasta espanhol Luis Buñuel, e parece ter sido influenciado pelo surrealismo deste... 




"A Esposa do Açougueiro" de Urueta e Rodríguez-  Durante a Revolução Mexicana ,os homens de Villa lutando contra os Federales  assaltam um trem para comprar armas , mas, o intermediário que transportava o dinheiro é assassinado por Melitón (Ignacio López Tarso ) um açougueiro da aldeia, e sua esposa Remedios ( Katy Jurado ). 



Gananciosa, ela foge com o ouro enquanto ele fica com o cadáver escondido dentro de casa, e a consciência pesada que, com a ajuda de um pouco de mezcal, ameaça destruí-lo com pesadelos e alucinações...




 Uma mistura bizarra de western com "O Coração Delator" de Edgar Allan Poe. A 'estrela convidada' , a bela Katy Jurado , estreou no cinema em 1943, dirigida por Chano Urueta, e entre 1951 e 1966 participou de inúmeros filmes classe A de Hollywood...



          https://m.ok.ru/video/2573579455085



"Dr. Satán y la magia negra" (Dr. Satã e a Magia Negra, 1968) de Rogelio A. González




  A voz do 'Rei Diablo' desperta o Dr. Plutarco Satán (Joaquín Cordero) de seu sono para uma missão : encontrar o maligno adorador de Lúcifer, Yei Lin (Noé Murayama). 



Yei Lin quer se apoderar de uma fórmula que transforma metais comuns em ouro, e o Dr. Satán precisa impedi-lo e matá-lo. O ouro, descobrimos, foi criado pelo Rei Demônio para aprisionar as almas dos homens, e com um suprimento ilimitado, Yei Lin capturaria as almas para Lúcifer, e se transformaria no rei do mundo!




Yei Lin é um criminoso, e mago, mas um morcego enviado pelo inferno, o transforma em um vampiro...que pode andar à luz do dia! 




A perigosa gangue de Yei Lin também busca a fórmula com métodos violentos, então, o Dr. Satán realiza um ritual e transforma duas belas mulheres (Luz María Aguilar e Sonia Furió) em suas escravas.



Ambas as mulheres dormem em caixões e, quando são enviadas para missões, parecem invulneráveis ​​a qualquer dano - facada nas costas ou balas não causam nenhum ferimento aparente. Mais tarde, quando Yei Lin as visita em seus caixões e as morde, fica enojado ao descobrir que elas são zumbis...




Sequência de "Dr. Satán" (1966), este filme diverte principalmente por colocar o mal contra o mal. Claro que há alguns policiais bisbilhotando- como o Inspetor Biachi (Carlos Agostí), mas eles são, na melhor das hipóteses, bucha de canhão ou simplesmente inúteis. Aqui o foco é a guerra entre os vilões :  nosso conhecido Dr. Satán , que na verdade não é herói nenhum, contra o diabólico vampiro dentuço oriental, e a briga entre as facções infernais...




    https://www.youtube.com/watch?v=muX2otHHznA


"Hasta el viento tiene miedo" (Até o Vento tem Medo, 1968) de Carlos Enrique Taboada




Em um internato feminino, a aluna Claudia (Alicia Bonet) tem um pesadelo terrível,  onde ela segue uma voz que chama seu nome, e se imagina escalando a torre no terreno da escola, que está sempre trancada e interditada. No topo da torre, ela encontra o cadáver de uma garota desconhecida pendurado nas vigas. Quando acorda aterrorizada, o corpo  está lá, no quarto com ela . 


Na manhã seguinte, Claudia e mais cinco colegas, passam pela torre e a encontram curiosamente destrancada. Elas decidem investigar, e Claudia fica perturbada ao ver que a torre é exatamente como ela sonhou, e consegue descrever para as outras, o andar de cima, sem nunca ter estado realmente lá. Mas, elas são descobertas pela tirânica diretora Bernarda ( Marga López ).


 Como castigo, todas as meninas envolvidas serão obrigadas a permanecer nas dependências da escola durante as próximas férias. A gentil professora Lucía (Maricruz Olivier ) tenta convencer Bernarda a reconsiderar, mas a diretora  se mantém irredutível, mesmo quando Lucía a lembra de que ' foi exatamente assim que as coisas aconteceram da outra vez' ... 'É tudo bobagem', insiste Bernarda; 'da outra vez foi um acidente'. 'Como você diz', responde Lucía. 'Espero que você não se arrependa.'...



Nas suas férias arruinadas, as meninas vão sendo assombradas por aparições e fatos estranhos, como o vento entre as árvores, que  produz um som horrivelmente semelhante ao de vozes gemendo. Depois de muito terror, elas descobrem que a garota no sonho de Claudia foi uma aluna que se suicidou anos antes, e seu espírito ronda a escola... 



"Hasta el viento tiene miedo" é tanto um conto de fadas moderno quanto uma horripilante história de fantasmas, onde o diretor e roteirista Carlos Enrique Taboada (1929-1997) trabalha a tensão e o medo de forma sutil, mas crescente, e eficiente. E suas aparições fantasmagóricas são 'realistas', portanto, mais assustadoras. Uma clássico!




           https://m.ok.ru/video/4268043209372


No final da carreira, o astro Boris Karloff fez em um pacote de quatro filmes de terror mexicanos para o produtor Luis Enrique Vergara. Ele estava originalmente escalado para viajar ao México para as filmagens, mas tinha diversos problemas de saúde, e  suas cenas  foram dirigidas pelo americano Jack Hill em Los Angeles na primavera de 1968. Karloff faleceu no começo de 1969, e os filmes foram lançados postumamente...




"La Camara del Terror" (A Câmara do Terror,  MEX/USA  1968) de Juan Ibañez e Jack Hill




O Dr. Carl Mantell (Boris Karloff) e sua equipe, sua filha Corinne (Julissa) e o namorado dela, Mark (Carlos East), descobrem uma rocha viva em um vulcão, que se alimenta de um hormônio especial produzido pelo medo humano. 




Atraindo jovens mulheres para um covil subterrâneo, eles realizam falsos  rituais satânicos para aterrorizá-las e fornecer sustento à criatura.




 No entanto, o método se mostra cada vez menos eficaz, e seus assistentes, a perversa Helga (Isela Vega) e o bruto lobotomizado Roland (Yerye Beirute), descobrem uma solução mais eficiente quando uma garota é atacada e morta pelo monstro, agora uma criatura com tentáculos...



 Lançado nos EUA como "Fear Chamber", é a típica mistura de terror e sci-fi mexicana, com a adição das cenas com Karloff. O roteiro é primário, e se concentra principalmente nas cenas com a encenação dos 'rituais' para apavorar as vítimas...




           https://www.dailymotion.com/video/x8osb7o


"Serenata Macabra" ( MEX/USA 1968 ) de  Luis Enrique Vergara e Jack Hill




1900: O moribundo Matthias Morteval (Boris Karloff) convida seus parentes disfuncionais para a leitura de seu testamento em sua mansão.



 No entanto, o milionário está convencido de que um de seus parentes herdou uma doença de um membro falecido da família que enlouqueceu, acreditando que era observado por todos os lados da casa, e assim, acabou matando pessoas arrancando-lhes os olhos.




 Além disso, a família Morteval era conhecida por fabricar bonecas e brinquedos mecânicos que, segundo a lenda, ganhavam vida e matavam.





 Naquela noite, Matthias morre.




 Os parentes permanecem para o funeral e a leitura do testamento. Contudo, enquanto aguardam, os brinquedos ganham vida e começam a matar os familiares um a um...




"House of Evil" como foi lançado em sua versão em inglês, é um terror mais tradicional, remetendo aos antigos filmes de 'old dark house', com o clichê dos familiares gananciosos sendo exterminados enquanto aguardam uma herança. A diferença aqui é a presença dos 'brinquedos assassinos', e o final, com um clímax literalmente 'incendiário'...




 ... spoiler: o velho Mathiias não estava morto, e volta enlouquecido tocando sua 'serenata macabra', em seu órgão, que lança chamas...




     https://www.youtube.com/watch?v=ctgcN0SRfqE


"El escapulario" (O Escapulário, 1968) de  Servando González



Durante a Revolução Mexicana, María Pérez (Ofelia Guilmáin), uma mulher moribunda chama o jovem padre da aldeia (Enrique Aguilar) para confessar que possui um escapulário, um amuleto cristão com o poder mágico de proteger a vida de quem o usa. Ele fica profundamente impressionado e, em seu leito de morte, a mulher conta histórias de como o escapulário salvou a vida de seus filhos milagrosamente.




O primeiro foi Julián (Carlos Cardán), um soldado da Revolução Mexicana que professa um grande amor por seu povo indígena, o que o leva a dinamitar um trem enviado pelo governo para matar seus compatriotas. Ele é preso, e condenado a morte, mas...



O segundo é  Pedro (Enrique Lizalde), que se apaixona por  Rosario (Alicia Bonnet), uma mulher de classe social muito superior à sua. Acontece que o tio dela quer acabar com o relacionamento a todo custo, então envia uma carta falsa de Rosario sobre um encontro marcado para a noite, enquanto contrata bandidos para matá-lo. No entanto....



Enquanto o padre ouve essas histórias, dois ladrões esperam do lado de fora para atacar e roubar, mas ...



 O diretor Servando González realiza aqui um drama fantástico, ao mesmo tempo caprichoso e melancólico, impulsionado por um roteiro de Jorge Durán Chavez e Rafael García Travesi. O filme é visualmente deslumbrante - com meticulosa atenção aos cenários, iluminação e fotografia. Correção de cor, planos subjetivos e elementos narrativos experimentais foram usados para permitir que o espectador visse através dos olhos dos personagens. Unindo múltiplos gêneros e culturas cinematográficas, além de ser um terror folclórico com toques do forte catolicismo mexicano, este filme encontra 'la muerte' em todos os lugares, e consegue arrancar sorrisos e sustos ao mesmo tempo.  Clássico!




     https://www.youtube.com/watch?v=dNXSCnW9rTU


"Arañas infernales" (1968) de Federico Curiel




Galáxia Arachnea, lar dos temíveis aracnídeos (nas palavras do narrador), cuja rainha se alimenta exclusivamente dos cérebros dos habitantes de outros planetas e, a essa altura, já devorou ​​todos os seus vizinhos. 



Portanto, ela decide embarcar, junto com seus servos, em uma jornada à Terra para reabastecer. E para isso, os 'homens- aranha' se transformam em seres com aparência humana. Mas, felizmente, temos Blue Demon para enfrentar essas criaturas do espaço sideral...



 As aranhas infernais são lideradas pela rainha Arianec (Martha Elena Cervantes) e um de seus principais protetores é o príncipe Arac (Fernando Osés). Mais tarde, Arac se infiltra no ringue de luta livre para matar 'El Demonio Azul', e sofre uma mutação parcial — a de sua mão, que se transforma em uma aranha negra capaz de picar pessoas até a morte. 




Sci-fi, terror e lucha, do prolífico Federico Curiel (Federico Antonio Curiel Espinosa de los Monteros 1917 - 1985), apelidado de 'Pichirilo', que foi cartunista, caricaturista, compositor, cantor, ator, diretor, roteirista e produtor (!!!), e especialista no gênero. Produção pobre em seus efeitos especiais e maquiagem, e rica em diversão bizarra...



     https://www.youtube.com/watch?v=JdShxOp9YYw


"La endemoniada" (1968) de Emilio Gómez Muriel



Por bruxaria e assassinato, a princesa Fausta de Santillane ( Libertad Leblanc ) é condenada, tem uma máscara com espinhos pressionada em seu rosto para destruir sua beleza, e então emparedada, para morrer lentamente, com sua alma maligna aprisionada para sempre. 




Antes de sua morte, seu capanga Gonzalo del Benetto (Enrique Rocha ), consegue roubar seu colar sagrado antes de desaparecer na noite. Quatrocentos anos se passam. 



Gonzalo, que é um vampiro, compra o castelo Santillane, e convida uma rica família de vizinhos para visitá-lo. Os restos mortais da princesa Fausta ainda estão emparedados  no porão do castelo, e Gonzalo espera transferir a alma da jovem Lucia  (Libertad Leblanc novamente),  para o corpo dela, a fim de ressuscitá-la. 




Ele coloca um colar nela e desperta o espírito de Fausta, mas a possessão completa só ocorrerá no Ano Novo. Enquanto isso, Fausta consegue se materializar temporariamente no mundo ao mesmo tempo que Lucia está presente, sem de fato assumir o controle de sua mente ou corpo...



O roteiro de Alfredo Ruanova tem ideias extraídas de diversas fontes, incluindo "La maschera del demonio" (1960) de Mario Bava e outros filmes de terror góticos italianos. 

 


"La endemoniada" é uma produção barata, mas bem feita e divertida, estrelada pela argentina Libertad Leblanc em papel duplo. A loira platinada Leblanc, que tirava a roupa em filmes com certa frequência, teve uma breve, mas prolífica carreira cinematográfica nas décadas de 1960 e 1970, filmando em seu país natal, e no México, Venezuela, Porto Rico, Estados Unidos, etc.

 


        https://www.dailymotion.com/video/x9clzaq



"La sombra del murciélago" (1968) de Federico Curiel




 El Murciélago (Fernando Osés) é um ex-lutador que ficou desfigurado e enlouquecido. Ele vive em uma caverna, usa uma máscara grotesca de morcego...



... e envia seus servos — em particular o corpulento Gerardo (Gerardo Zepeda) para encontrar outros homens com quem  possa lutar em seu ringue subterrâneo particular. Após vencer cada luta, como sempre acontece, o vilão instrui Gerardo a libertar as vítimas na cidade, embora, por seus próprios motivos, Gerardo sempre mate os inocentes.



 Então, por acaso, ele ouve a voz de uma cantora chamada Marta (Marta Romero) e envia seus homens para sequestrá-la. Assim que o vilão tem Marta em suas garras, ele a importuna como se o consentimento dela fosse a única coisa que pudesse salvar sua alma atormentada. 




 Blue Demon investiga o desaparecimento da cantora, e claro, no final tem uma batalha climática com o Morcego...



Versão lucha de "O Fantasma da Ópera", com roteiro de Jesús Velázquez Quitero, luchador, ator e roteirista, conhecido como...'Murcielago Velázquez' !!




https://www.youtube.com/playlist?list=PL-f7w09hUa-jEhOKxkr4WeNVt3gMPBPvB


"Santo en el tesoro de Dracula" (Santo Contra o Drácula, 1968) de René Cardona




El Santo, lutador mascarado, combatente do crime, também é cientista, e  inventa uma máquina do tempo!  Santo tem a ajuda do Dr. César Sepúlveda (Carlos Agosti), que envia sua  filha Luísa (Noelia Noel), de volta ao passado. 




 Ela acaba no século XIX , e nas garras /presas do vampiro Conde Alucard /Drácula (Aldo Monti). 




Santo, que assiste tudo por sue monitor do tempo, consegue salvar Luisa de ser vampirizada e a trás de volta. Então, Santo e seus amigos partem em busca do túmulo de Drácula para localizar seu tesouro através de seu cobiçado medalhão. O misterioso gangster, Capuz Negro, também procura o tesouro, e revive Drácula ...




Aventura de El Santo misturando sci-fi e vampiros ao estilo Hammer.





 

  "Santo en el Tesoro de Drácula" tem uma versão alternativa colorida e com  'cenas extras de nudez' ( + ou - 9 minutos) chamada  "EL VAMPIRO Y EL SEXO", rodada para exibição em alguns países da Europa... 


                                   CONTINUA...




FONTES:


- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB


- Destroy All Monstruos-

 https://destroyallmonstruos.blogspot.com/

 - The Mexican Film Bulletin Page- 

https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html

- Chilango -

 https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/

- The Bloody Pit of Horror-

 https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html

- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- Películas B -

 https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano

- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html

- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÉXICO MACABRO 7

                                                                     MÉXICO MACABRO... "Pánico" (1970) de Julián Soler Antologia. ...