Translate

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

MÉXICO MACABRO ! Capítulo 11

 



                        México Macabro!!!!


"Veneno para las hadas" (Veneno Para as Fadas, 1985) de Carlos Enrique Taboada




A menina Flávia (Elsa Mariá Gutiérrez), é a nova aluna do rico colégio Dublin, na Cidade do México. Ela conhece Verônica (Ana Partícia Rojo), uma órfã loira, desprezada pelas outras meninas , porque  afirma ser uma bruxa de verdade (e não uma criança) , e diz que pode lançar feitiços poderosos com a ajuda de agentes como sua aranha de estimação.




 Apesar de seus pais lhe dizerem que bruxas não existem, a ingênua Flávia acaba acreditando em Verônica e tem sonhos bizarros nos quais sua jovem amiga se transforma em uma velha assustadora.





 Verônica afirma que pode ajudar Flávia livrando-a de suas incômodas aulas de piano, mas as consequências logo se tornam sinistras e bastante perigosas, com a suposta feiticeira usando a situação para extorsão e manipulação. Tudo fica ainda pior quando Verônica convence Flávia a levá-la, nas férias, para a casa de campo da sua família. Lá, ela promete preparar o tal ‘veneno para fadas’ e é aí que as coisas saem do controle.




Narrado quase inteiramente da perspectiva de suas duas jovens protagonistas, o filme é um impactante terror psicológico sobre psicose compartilhada, introduzindo elementos de crença religiosa e conflito de classes. 




Os elementos sobrenaturais ambíguos, e a representação do lado sombrio da infância , são mostrados por Taboada, alternando  cenas diurnas coloridas, e mundanas,  com momentos noturnos mais sombrios e assustadores. Ambas as jovens atrizes principais se saem muito bem em seus papéis complexos, e a obra foi muito premiada (incluindo 6 prêmios Ariel - o 'Oscar' mexicano- entre eles: Melhor Filme e Diretor), e é um clássico!

Apesar da aclamação da crítica, Carlos Enrique Taboada dedicou-se basicamente a escrever roteiros, e viria a falecer em abril de 1997 no México.



            https://m.ok.ru/video/1655580265066


"Cementerio del terror"  (O Cemitério do Terror, 1985) de Rubén Galindo Jr.



Durante o Halloween, alguns estudantes e suas namoradas resolvem fazer uma festinha particular em uma velha mansão abandonada e empoeirada. Enquanto isso, o psiquiatra Dr. Camilo Cardán ( Hugo Stiglitz), atormentado por pesadelos, recebe a notícia de que um de seus pacientes, Devlon (José Gómez Parcero), acaba de falecer. O homem havia matado dezessete pessoas, incluindo seus próprios pais, e haviam rumores de que praticava magia negra.  Na mansão, um dos rapazes - Jorge ( Cervando Manzetti ) - vai ao sótão e encontra um livro satânico com o nome 'Devlon' gravado na capa. Então, eles tem uma ideia 'brilhante' : que tal roubarem um cadáver e tentarem ressuscitá-lo usando o livro , apenas por diversão?




Eles conseguem, de forma surpreendente, entrar escondidos no necrotério, e  pegar o cadáver de... Devlon!. Eles o levam para um cemitério e começam a ler o livro, mas uma tempestade repentina atrapalha seus planos e eles fogem, deixando o corpo para trás. Devlon (que possui habilidades sobrenaturais) ressuscita do túmulo e decide voltar para casa para matar rapidamente os seis adolescentes.

 




Eles são arranhados, têm as entranhas arrancadas, um é forçado a cravar um machado na própria cabeça e outro é eviscerado com uma garrafa quebrada.



O Capitão de Polícia Adam Ancira (Raúl Mera), se alia ao Dr. Cardán na tentativa de localizar o cadáver desaparecido, e um grupo de crianças, dois dos quais são seus filhos. As crianças, fantasiadas para o Halloween, ficaram fora até muito tarde e tomaram a decisão imprudente de ir ao cemitério enevoado... justamente quando Devlon invoca um bando de zumbis para sair de seus túmulos...





Slasher e terror sobrenatural - com casa mal assombrada e zumbis- inspirado nos filmes de George Romero, e "The Evil Dead". Estreia na direção (e roteiro) de Rubén Galindo Jr. (1962-), com boa produção e filmado no Texas (USA) com equipe e elenco mexicano. Roteiro bobo e cheio de absurdos, mas, movimentado, divertido, sangrento, e com bom trabalho de maquiagem de Ken Diaz.  




      https://www.youtube.com/watch?v=wxJA4-Aoi9A


 "La segua : el beso de las brujas"  (Mex/ C.Rica, 1985) de Antonio Yglesias




No final do século XIX, Encarnación Sancho (Isabel Hidalgo) é uma bela aldeã e Petronila Quesada (Blanca Guerra) é sua invejosa e malvada rival. Quando o interesse amoroso de Petronila, um jovem e atraente tenente espanhol, começa a se apaixonar por Encarnación, Petronila se vinga destruindo sua sanidade com uma poção maligna. 




Depois, quando outro forasteiro chega em busca de ouro e se envolve com Encarnación,  Petronila começa a iludi-la, sugerindo que ela é, na verdade, 'La Segua', um espírito maligno (uma mulher mítica com rosto de cavalo) que se encarna em jovens sedutoras e enlouquece os homens.




Encarnación sofre graves problemas psicológicos, acreditando que enlouquece seus pretendentes, até que decide se casar com um velho cego que, por não poder vê-la, seria assim imune à influência perniciosa de... La Segua.




Terror psicológico com 'Folk Horror', produção mexicana filmada na Costa Rica. Uma adaptação da peça teatral do escritor e dramaturgo costarriquenho Alberto Cañas Escalante.




https://www.youtube.com/watch?v=poekyk-OV-Y

    https://www.dailymotion.com/video/x8ixwop


"Vacaciones sangrientas" (1986) de Aldo Monti




Um grupo de jovens adultos vai para uma cabana nas montanhas passar umas férias agradáveis ​​no 'Lago Bonito'.



  Enquanto eles bebem, cantam, dançam, e se pegam, um velho psicopata apelidado pela mídia de 'El Hombre Del Hacha' / 'O Homem do Machado' (Raúl Leobardo Cornejo) os persegue.




 Ele os observa à distância, aguardando a oportunidade de matá-los a todos com seu precioso e afiado instrumento de trabalho!



Terror slasher rodado em vídeo, com produção e roteiros simples (de Jorge A. Cano). Direção do veterano ator Aldo Monti (1929-2016), que havia estreado na função com " Santo en Anónimo mortal" (1975), uma aventura de lucha libre com vilões nazistas.




O modelo aqui são os inúmeros filmes do gênero na década, e apesar de não conter cenas sangrentas e gore (possivelmente por conta do orçamento), tem suspense, e criativos ângulos de câmera...






"Las amantes del señor de la noche" (1986) de Isela Vega





Venusita (Elena de Haro) se apaixona pelo filho de uma família rica, cuja mãe Nana Amparo (Isela Vega) o envia para os Estados Unidos para mantê-los separados. Não se deixando rejeitar facilmente, Venusita visita Saurina ( Irma Serrano ), uma bruxa, que cria um feitiço que mata o pai comerciante e traz o filho de volta para casa. Mas os problemas de Venusita estão longe de terminar, já que o uso da magia negra cobra seu preço...




Melodrama de mistério e folk horror de bruxaria. Foi escrito pelo renomado escritor mexicano Hugo Argüelles em parceria com a atriz Isela Vega (1939-2021), em seu primeiro e único filme como diretora /produtora/ roteirista. No elenco grandes atores incluindo Emilio 'El índio' Fernández e a sempre enigmática Irma Serrano, que já era uma celebridade por si só...



               https://m.ok.ru/video/4198391679677



"Invocación satánica" (1986) de Xorge Noble




Um grupo de garotas de  centro comunitário ligado a uma igreja, procura formas de se divertir e passar o tempo. 

 




Silvia ( Rebecca Silva) , consegue um tabuleiro Ouija e convence suas amigas a brincarem com ele.



 Elas decidem então invocar uma mulher que foi assassinada nas proximidades, mas em vez de invocá-la, invocam seu assassino, Ivan (Xorge Noble)...





... que lhes conta a história de como assassinou a mulher e sua irmã, e como foi morto pelo pai das garotas com uma garrafada (de cerveja Corona!!) na cabeça . 



Agora que Ivan foi invocado por Silvia e suas amigas, ele exige vítimas para estuprar e assassinar. Silvia, com medo, leva as vítimas para o porão, onde suas roupas são rasgadas e elas ficam envoltas em uma fumaça /névoa corrosiva.




 Os corpos aparecem nas proximidades. Um detetive e o legista estão perplexos, sem saber quem poderia ser o assassino.




Slasher sobrenatural em produção SOV (feita em vídeo). Trilha sonora que mistura um cover da banda americana de thrash metal Slayer, com longas apresentações ao vivo de um grupo local tocando músicas tradicionais mexicanas. O próprio diretor Xorge /Jorge Noble vive o perigoso assassino sobrenatural...calvo e gordinho. Assim como aconteceu no Brasil, em época de crise no cinema, os filmes independentes SOV mantiveram o gênero, e garantiram a diversão...




E, falando em tábua Ouija...

"Dimensiones ocultas" / " El secreto de la ouija " ( Don't Panic / A Maldição de Ouija, 1987) de Rubén Galindo Jr.





O adolescente americano morando na Cidade do México,  Michael Smith ( Jon Michael Bischof ), está comemorando 17 anos, com seus amigos. 




Depois que sua festa acaba, e sua mãe deprimida e alcoólatra ( Helena Rojo ) vai dormir, seu irritante melhor amigo, Tony ( Juan Ignacio Aranda ) aparece com um presente surpresa de aniversário: um tabuleiro Ouija!




Embora Michael esteja mais interessado na garota nova na escola, Alexandra ( Gabriela Hassel ), ele acaba sendo convencido a mexer no tabuleiro. Eles fazem algumas perguntas básicas e então Tony, que é muito interessado em coisas ocultas, decide invocar um espírito maligno chamado 'Virgílio'. Logo, Michael começa a sofrer de terríveis dores de cabeça, pesadelos, visões turvas de coisas como uma mão ensanguentada irrompendo do teto. Seus olhos às vezes ficam vermelhos e ele começa a ter alucinações com um rosto emergindo de uma televisão, uma torneira jorrando sangue...






Uma onda de assassinatos violentos irrompe e o principal suspeito parece ser Michael. Ele testemunhou todos os assassinatos por meio de premonições e experiências fora do corpo. Será Michael o assassino? Ele conseguirá provar sua inocência ou outra pessoa está possuída pelo espírito maligno?





Slasher sobrenatural, que assim como seus equivalentes americanos, tenta equilibrar terror, comédia, romance e drama. É um filme sério, com tanta loucura dentro dele que é impossível levá-lo a sério, e é fortemente 'inspirado' na série "A Hora do Pesadelo", copiando personagens e cenas.



 No entanto, ele tem efeitos especiais incríveis, cortesia do maquiador japonês/americano Screaming Mad George, e uma trilha sonora atmosférica e encantadora de Pedro Plascencia. Galindo Jr. acertou, e o filme teve exibições em cinemas americanos, e foi um sucesso nas locadoras em seu lançamento inicial em VHS - inclusive no Brasil...







"El ataque de los pájaros" (Beaks: The Movie / Birds of Prey / O Ataque dos Pássaros , Mex/Esp/It 1987) de René Cardona Jr. 




Vanessa (Michelle Johnson), uma repórter de televisão cobre a estranha história de um fazendeiro atacado por suas galinhas, e descobre que esse não é um caso isolado. Viajando com seu parceiro (que também é cinegrafista e namorado), Peter (Christopher Atkins), os dois descobrem os sobreviventes de uma cidadezinha devastada pelas aves trinta anos atrás. Enquanto isso, os ataques continuam: uma festa de aniversário infantil termina em tragédia...




... e pombas devoram um criador de aves e sua esposa.



 Vanessa logo chega à conclusão de que as aves estão se organizando contra a devastação ecológica causada pelo homem, mas o tempo está se esgotando, pois milhares de aves de todos os tipos lançam um ataque de vingança contra um trem em que Vanessa está viajando, e contra a cidade.



Terror animal, basicamente uma versão mexicana (com coprodução e elenco internacional ) de "Os Pássaros" (The Birds, 1963) de Hitchcock. Cardona Jr. apimenta o filme com  nudez, e várias cenas de gore...



A versão lançada nos cinemas americanos, chamada ironicamente "Beaks: The Movie", teve 14 minutos de cenas mais violentas cortadas...







"Dinastia sangrienta" (1987) de Luis Quintanilla Rico



Uma mulher moribunda conta ao seu filho, Luis (Jaime Garza), sobre a época em que seu pai destruiu o poderoso vampiro 'Drácul' (Sérgio Goyri)...



... mas agora ela teme que o maldito retorne em busca de vingança. Luis deve destruir a  lendária 'Cruz de Roble' para que o vampiro nunca mais volte dos mortos. Após a morte da mãe de Luis, ele, sua esposa e seus amigos vão para a antiga mansão da família e, claro, Drácul é ressuscitado com a ajuda de seu parceiro macabro, 'Igor' , e volta sedento por sangue. E por vingança, é claro.





Roteiro de Ramón Obón II ( 1943,  filho do lendário roteirista), , em produção SOV, em mais uma aventura de terror ao 'estilo Hammer'. Nenhuma novidade, a não ser a escalação do cantor e ator ('durão' em filmes, e astro de dezenas de telenovelas mexicanas) no papel de Drácul...


A produção foi relançada em vídeo com o título "Sed de venganza", como um filme de ação, e escondendo seus elementos 'macabros'...







"Muerte infernal" / "Demond Doll" (1987)  de Roberto Guinar, Ronald Wertheim




A jovem e atraente viúva Julia Mercero ( Erika Carlsson ) administra a loja "A Casa das Bonecas" em sua casa, junto com seu filho adulto, Lawrence/ Lorenzo ( Benny Corral ), que gosta de criar máscaras assustadoras. Ele é carente, excessivamente sensível, chora como uma criança pequena - Mamãe, mamãe, por favor!' - e a relação deles é nitidamente incestuosa.  


Lawrence tem muita curiosidade para saber o que realmente há dentro de uma grande caixa de madeira guardada no depósito da loja. Ela afirma ser uma lembrança de casamento, 'um boneco muito especial', presenteada por seu falecido marido, que morreu antes mesmo de Lawrence nascer. 
O tal boneco, chamado Yerzo ( Aurélio Pérez ) , segundo um bilhete deixado junto, abriga o espírito de um homem que foi executado por 'atrocidades sexuais' pela corte de um rei há muito tempo.




O sensível Lawrence é vítima de bulliyng violento, e aparentemente tenta se matar, sendo internado em um hospício. O boneco Yerzo vivo, o acompanha, protege, e comete assassinatos...




Lawrence volta para casa abatido, mas seu 'amiguinho' continua ativo, violento, e 'tarado'...





Bizarra e obscura produção filmada em inglês na Cidade do México, lançada nos cinemas dos EUA logo depois, como "Demond Doll". Parece uma versão degenerada de "Child's Play" (Brinquedo Assassino), onde o boneco é interpretado por um anão com uma fantasia e maquiagem. 




O filme foi relançado com outros títulos, como "Hell Doll", ou "Infernal Doom", e informações desencontradas e 'estranhas'. Nos cartazes americanos originais, o único diretor e roteirista creditado é Ronald Wertheim, que dirigia filmes pornográficos, tanto softcore quanto hardcore, nos anos 60. Mas, a ideia original foi escrita por Alfredo Salazar, e Roberto Guinar parece ser o roteirista, produtor e co- diretor, e também atua no filme ! O IMDB credita o filme com seu título mexicano, mas com a data de lançamento sendo 1992 (!). Mistérios, mistérios....








 "Mente asesina" (1987) de  Alberto Mariscal


O Dr. Ricardo González (Hugo Stiglitz ) é um neurocirurgião habilidoso à beira de um colapso nervoso.




 Quando o advogado Rubén (Alfonso Munguía ) o informa que está representando a esposa de Ricardo, Cristina ( Silvia Manríquez), em seu processo de divórcio, ele o expulsa furiosamente de seu escritório. Naquela noite, Ricardo atropela Rubén com seu carro, matando-o.  Mais tarde, Ricardo abre o túmulo de Rubén, corta sua cabeça, ferve-a até virar um crânio e o envia como presente para o Dr. De la Peña (Carlos Rotzinger) , pai de Cristina e de sua irmã Lucy (Arlette Pacheco), que havia sido noiva de Rubén.




Em seguida, Ricardo sequestra sua amante Delia ( Elsa
Montes) e  Federico (Juan Moro), deixando-os amarrados e à mercê de ratos famintos em um local secreto, e então continua com seus crimes medonhos...




Terror psycho killer com história de Crox Alvarado, e roteiro do diretor e Antonio Orellana. Apesar de ter um elenco e equipe de profissionais renomados, o filme foi rodado em vídeo, com um orçamento mínimo, de forma tosca, e não tem nem suspense, nem surpresas...





"Noche de terrock y brujas"  (1987 TV ) de Luis de Llano





Um jovem e inocente casal (Gerardo González e Erika Buenfil) se dirige para uma festa na noite de Halloween, mas eles se perdem e o carro estraga.

 
Procuram ajuda em uma estranha mansão próxima, pertencente a Dra. Alaska Frankenfurt (Alaska), que, na verdade é uma herdeira do Dr. Frankenstein, cientista espacial, e bruxa...



 
...e tem a companhia de fantasmas, vampiros, zumbis, um lobisomem, e a velha Criatura de Frankenstein, e todos cantam e dançam...



Comédia de terror musical em produção para a TV (Televisa S.A.). Especial de Halloween, veículo para a cantora pop-gótica mexicana Alaska (Olvido Gara Jova, Jun 1963), e o grupo adolescente 'Timbiriche". 




Uma versão (cópia) adolescente de "Rocky Horror Picture Show" (1974), sem as referências a sexo e o deboche do original...



    https://www.youtube.com/watch?v=DsAO3Y3aBrM



"Hasta Que La Muerte Nos Separe" (1987) de Ramón Obón



Na década de 1930, o pianista Orlando (Hugo Stiglitz) se apaixona, e se casa com a bela atriz  Griselda (Luz Maria Jerez). 


Orlando está prestes a ir para Paris para estudar música e, pouco antes de partir, deseja passar um tempo com Griselda na luxuosa e antiga mansão de sua família, onde sua estranha tia  Eloisa (Rosita Quintana)  ainda reside. Quando o casal chega, Eloisa não é receptiva e não gosta da ideia de Orlando ter uma nova esposa. É então que Griselda descobre que Orlando já foi casado, e que sua mãe Alícia (Diana Ferreti), uma insana 'noiva perturbada', foi internada em um hospício, e depois desapareceu após um incêndio na casa onde morava, próxima à mansão. 




 O estado mental de Orlando parece estar se deteriorando, já que ele começa a ter pesadelos com a morte de sua primeira esposa e a desmaiar com frequência...




Logo, Griselda percebe que ninguém é normal naquela casa, e...




... alguém ou 'algo' usando o vestido de noiva da mãe e segurando um único pedaço de fio de piano a persegue dentro e fora da mansão...



  "Hasta Que La Muerte Nos Separe", é uma produção barata e quase minimalista, mas bastante divertida, com sua história gótica concebida pelo roteirista e diretor Ramón Obón - filho do lendário cineasta mexicano de terror de mesmo nome, em sua estreia na direção. 




 Com um cenário misterioso e atraente, apenas quatro atores, e um protagonista bastante vago interpretado pelo sempre incrível Hugo Stiglitz  e sua tia excêntrica vivida pela lendária Rosita Quintana . O filme também foi lançado com o titulo mais comercial de "la mansión del terror"...





"Vacaciones de terror" (1988) de René Cardona III





 Uma bruxa ( Andaluz Russell ) jura vingança contra seus executores antes de ser queimada na fogueira. O grande inquisidor ( Carlos East ) manda jogar todos os seus pertences, incluindo uma boneca antiga e assustadora, num poço e o lacrar.  


100 anos depois. O arquiteto Fernando (Julio Alemán) herda uma antiga casa de sua tia falecida. Ele leva sua família (esposa grávida, dois meninos, uma menina,  a sobrinha adolescente que mora com eles, e o namorado dela ) para conhecer o local, e passar as férias. 
Eles encontram a casa abandonada e desgastada, e Fernando é o único que vê potencial no local.



A menininha Gaby (Gianella Hassel Kus) encontra a boneca da bruxa no fundo de um poço, e se sente atraída por ela. O brinquedo parece ter poderes sobrenaturais, e Gaby começa a ter alucinações e pesadelos.


 

Logo após, começam a ocorrer fenômenos sobrenaturais como desaparecimento de objetos, ruídos estranhos, ovos que se  quebram, paredes pingam sangue, quadros queimam, surgem cobras e tarântulas, e as facas começam a voar para fora das gavetas e atacar as pessoas



Através da boneca, o espírito da bruxa decide primeiro eliminar a mãe porque acha a boneca feia e incentiva Gabby a brincar com seus outros brinquedos. Depois que ela começa a ter convulsões a ponto de correr o risco de perder o bebê, Fernando a leva às pressas para o hospital, deixando a sobrinha Paulina ( Gabriela Hassel ) e o namorado Júlio ( o cantor e compositor Pedro Fernández ) responsáveis ​​pelas crianças. A bruxa/boneca então decide que também odeia Júlio e Paulina e tenta matá-los.



 Felizmente, Julio é fascinado por ciências ocultas, e recentemente trocou sua 'caixinha mágica' (um Walkman) com um índio caipira ( Ernesto Casillas ) por um medalhão mágico que dizem afastar todo o mal.  Naturalmente, esse medalhão será muito útil para enfrentar a maldição da bruxa...





A resposta mexicana para "Amityville Horror" e "Poltergeist" - copiando diversos elementos, principalmente do segundo -  mas que também incorpora detalhes de outros filmes de terror ,incluindo o prólogo, novamente uma citação a "La maschera del Demonio" (1960) de Mario Bava. O diretor é o filho de René Cardona Jr. e neto do lendário René Cardona, que usando o pseudônimo 'Al Coster', René III também faz uma participação especial como um corretor de imóveis vendendo a casa assombrada para potenciais novos compradores no final. Ele dedicou o filme ao seu avô, que faleceu em 1988...



        https://www.youtube.com/watch?v=NAhppLacJ78


"El violador infernal" (1988) Damián Acosta Esparza 




Quando está sendo colocado na cadeira elétrica como punição por sua brutal série de homicídios e agressões sexuais, o notório maníaco Carlos (Noé Murayama), conhecido como 'El Gato', recebe a visita de uma 'demônia' extravagante (Ana Luisa Peluffo), e suas 'damas de companhia'.




 Sua proposta: continuar vivendo em forma humana e desfrutar de todos os prazeres e vícios terrenos, contanto que ele viole quem puder e as entregue como oferendas com um '666' gravado em sua carne. Ele aceita e imediatamente escolhe sua primeira vítima, um jovem gay (Arturo Mason) a quem tenta viciar em heroína antes de esfaqueá-lo e estuprá-lo brutalmente no sofá. 




A partir daí, El Gato usa seus dons sobrenaturais -  como disparar lasers pelos olhos ou fazer pessoas levitarem no ar -  para atacar selvagemente mais vítimas, a maioria delas escolhidas no salão de beleza/bordel do bairro, enquanto a polícia, atrapalhada, não consegue entender como a obra do criminoso executado parece continuar ..





Bizarra mistura de sexploitation com horror satanista e slasher, com um enredo extremamente grosseiro e visuais insanos e 'sujos'. Uma obra de provocação cinematográfica  frequentemente chocante, mas deliciosamente ridícula e divertida .



      https://vk.com/video735831744_456239739



"Un paso al más acá" (1988) de Gilberto de Anda




Em um prédio de apartamentos, um casal de recém-casados ​​que tenta esconder o cadáver de um encanador intrometido após matá-lo acidentalmente. 



Dois amigos  que encontram duas belas mulheres e as levam para um quarto para uma festa particular, sem saber que essas mulheres desapareceram anos atrás exatamente do mesmo lugar onde foram abordadas.



 Um ator de filmes de terror sente um desejo bizarro e incontrolável de beber sangue humano...ele será um vampiro???





Antologia com três histórias de suspense, terror e humor negro que se passam no mesmo prédio de apartamentos. Roteiro e direção do ator/cineasta Gilberto de Anda, com participação do próprio, mais Sergio Goyri, Amparo Arozamena, e Quintín Bulnes.


   

    https://www.youtube.com/watch?v=6Fburm2fBa8



"Pánico en la montaña" (1988) de  Pedro Galindo III



 Pedro ( Pedro Fernández) acompanhado por seu excêntrico tio Beto ( Adalberto Martínez, 'Resortes') são caçadores de tesouros, (membros único do 'Sindicato de Buscatesoros') e resolvem explorar uma mina na cidade fantasma montanhosa de 'Dos Estrellas', que os moradores da região acreditam ser amaldiçoada .




Assim que  se instalam em Dos Estrellas, junto com uma garota local chamada Rebeca, (María Rebeca Zepeda) , eles percebem que coisas estranhas acontecem por lá e descobrem que não estão sozinhos, já que um homem barbudo chamado 'Gordo' George (George Samano)  vive sozinho na cidade. 



Após arrombarem a mina trancada, uma criatura monstruosa (Jorge Reynoso) é libertada e começa a aterrorizar o trio...




As constantes discussões entre Pedro e Beto eram inicialmente o único problema em sua aventura, mas, logo, eventos paranormais começam a ocorrer...




...  eventualmente possuindo Pedro!  





Comédia de aventura e terror, veículo para o 'galã' cantor Pedro Fernández / 'Pedrito', e para o veterano comediante 'Resortes' (1916-2003). "Pânico na Montanha" não tenta assustar o público, mas sim brincar com alguns dos clichês vistos em filmes da época, e possuí algumas passagens criativas, como, quando o trio de heróis em fuga se transformam em desenhos animados ! (!?)...




       https://www.youtube.com/watch?v=u0mNqewCdJY


"La noche de la bestia" (1988) de Gilberto de Anda




Cinco amigos , antigos colegas de escola cujas vidas tomaram rumos diferentes, fazem uma pequena viagem para uma cabana remota para caçar patos em um lago próximo. Ramón ( Sergio Goyri ), um arquiteto e rancheiro; Ronco ( Jorge Reynoso ) que era um valentão na escola, e agora é policial de pavio curto e fanático por armas; Mario ( Arsenio Campos )  programador de computadores e músico amador;  Alfredo  (Arturo García Tenorio) que se tornou um grande diretor de cinema e solteirão alcoólatra, e Willi ( Hugo Stiglitz ) um cirurgião infeliz no casamento, apesar da bela mulher...




Nas proximidades, uma pequena equipe científica , a serviço do 'Instituto de Investigação de Energia Nuclear', busca urânio, e faz experimentos. Mais tarde naquela noite, a cabana dos homens é sacudida por uma forte explosão. No dia seguinte, a cientista Dra. Ana Martinez ( Lina Santos ), ferida, é perseguida até a cabana por três colegas armados e desequilibrados. Um tiroteio se inicia. Os cientistas são mortos a tiros. Alguns dos caçadores decidem verificar as instalações  dos cientistas e encontram apenas membros humanos ensanguentados e desmembrados.




 Ana relata que sua equipe científica descobriu um meteorito que aparentemente estava enterrado há 16 mil anos, e cujo interior escondia uma estranha cápsula. 




Ao abrir a cápsula com um laser, eles liberaram duas criaturas alienígenas - um pequeno verme parasita que entra nas vítimas pela boca, controla-as e as faz atacar as outras...




.... e monstro gigante com uma língua tentacular, que surge no final, através do assoalho...





Aventura de terror e sci-fi, com ecos de "The Thing", "Predador", e "Shivers" (entre outros), baixo orçamento, e alguns dos 'durões' do cinema mexicano reunidos ! 



         https://relampagomovies.com/movie-4049


                         ¡¡¡ CONTINUA !!! ...



                    FONTES:

- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB

- Destroy All Monstruos-

 https://destroyallmonstruos.blogspot.com/

 - The Mexican Film Bulletin Page- 

https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html

- Chilango -

 https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/

- The Bloody Pit of Horror-

 https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html

- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- Películas B -

 https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano

- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html

- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror

- Trash-Mex  - https://www.trashmex.com/es




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÉXICO MACABRO 12 !!!

           MÉXICO  Macabro, Fantástico, e...Gore ! "Santa Sangre" (Mex/IT 1989) de Alejandro Jodorowsky Fénix (Adán Jodorowsky) é ...