sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

GIALLO - As Últimas Notas de Sangue...




 'Um GIALLO não é uma história de detetive, não é um thriller, não é um conto de suspense, não é um filme de terror. Mas pode ser todas essas coisas reunidas em uma.

 O que diferencia uma história de Giallo de outra história?

Duas coisas: um evento difícil de explicar, e uma explicação rigorosamente lógica com base nas evidências e detalhes fornecidos durante a história. O evento é quase sempre um... assassinato.'


* Citação do famoso roteirista Ernesto Gastaldi no livro  'So Deadly, So Perverse' de Troy Howard





"Sotto il Vestito Niente" (Nothing Underneath/ Pele Nua,  IT 1985) de Carlo Vanzina



Bob Crane (Tom Schanley) é um guarda florestal no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming.  Ele tem flashes psíquicos de alguém usando luvas de couro pretas perseguindo sua irmã gêmea Jessica (Nicola Perring) em um quarto de hotel em Milão, onde trabalha como modelo. 



Ele voa para Milão e no Hotel Scala, descobre que ela realmente desapareceu. Bob conhece outras colegas top models de sua irmã, entre elas Barbara (Renée Simonsen), que parece particularmente disposta a ajudá-lo e, muito em breve, um sentimento começa a se desenvolver entre os dois. 



Enquanto Bob tenta fazer com que o detetive da polícia local, Comissário Danesi (Donald Pleasence), faça algo...



... uma figura usando luvas de couro pretas e uma tesoura, começa a matar as outras modelos hospedadas no hotel...



'O que é uma modelo? Um corpo, um rosto, um pouco de maquiagem, um vestido bonito... e por baixo do vestido? Por baixo do vestido... nada.'

                                    (diálogo entre Bob e um fotógrafo)




Enredo livremente adaptado do romance homônimo de Marco Parma, em grande parte acrescentando uma história original escrita por Franco Ferrini . Ambientado no mundo da moda milanesa é abertamente inspirado em "Body Double" (Dublê de Corpo, 1984) de Brian De Palma, incluindo o confronto climático entre o herói e o assassino empunhando uma furadeira elétrica. "Pele Nua" foi a única obra do gênero dirigida por Carlo Vanzina, que dirigiu cerca de sessenta filmes entre 1976 e sua morte em 2018, a maioria comédias de férias. No entanto, Vanzina se sai muito bem no estilo, dirigindo cenas elegantemente filmadas, embaladas pela trilha de Pino Donaggio, e fugindo um pouco do foco psicossexual de Bava ou Argento - apesar de citar e prestar tributo aos dois pioneiros...




        https://www.youtube.com/watch?v=c24lB-kwp0E


              * 'O Monstro de Firenze' (Florença) :

Entre 1974 e 1985, foram cometidos sete duplos homicídios, todos eles contra casais que se encontravam isolados nas zonas arborizadas da província de Florença/Firenze, Itália possivelmente para fazer sexo. 



A arma utilizada era sempre a mesma - uma pistola Beretta calibre 22 com o mesmo tipo de balas, munições Winchester marcadas com a letra “H” na base do cartucho - e eram sempre cometidos em noites muito escuras durante os fins-de-semana do período de verão. Muitas vezes os corpos das vítimas femininas eram depois desfigurados com dezenas de  facadas e pauladas. Muita investigação da polícia italiana, e cobertura da imprensa aconteceram durante anos, em busca do serial killer. 




Apesar todas as hipóteses levantadas ao longo dos tempos, e quatro homens terem sido presos, o caso permanece sem solução até hoje ...    O caso real gerou dois gialli no mesmo ano:


"Firenze! L'assassino è ancora tra noi" (The Killer is Still Among Us! IT 1986) de Camilo Teti





Florença . Cristiana Marelli (Mariangela D'Abbraccio), uma estudante de criminologia, escolhe o caso do 'Monstro'  como tema para sua tese de graduação, e decide investigar por conta própria, apesar de ser desaconselhada pela polícia, e seu professor. 



Durante sua investigação, Cristiana conhece um jovem legista, Alex (Giovanni Vicentin), com quem inicia um relacionamento romântico, apesar dele também tentar impedi-la. Cristiana consegue participar de uma de um expedição noturna de civis em busca do assassino, e  logo se vê envolvida em uma espiral perturbadora de perseguição...



... tentativas de atropelamento por uma ambulância misteriosa, telefonemas ameaçadores, visitas noturnas indesejadas ao seu apartamento; ela começará a desconfiar de todos ao seu redor, inclusive de Alex, enquanto o serial killer continua fazendo outras vítimas.



Depois que um casal que ela conhecia pessoalmente é assassinado, Christiana comparece a uma sessão espírita na esperança de que isso possa invocar os espíritos das vítimas e lançar luz sobre a identidade do assassino.



 A médium tem uma visão de 'Il Mostro' matando e massacrando outro casal enquanto eles estão acampando, e um estigma aparece em seu pescoço. Christiana parece então saber a identidade do serial killer...ou...não...





  Giallo com um roteiro estranho, com uma parte central tediosa sobre o dia a dia de Christiana; a sequência 'sobrenatural' da sessão espírita, que fica deslocada em uma trama 'realista', mas compensa com a parte final que é selvagem e violenta. Alguns efeitos especiais são bastante perturbadores e definitivamente splatter...




Produção feita em poucas semanas e com um orçamento apertado (mas bem realizada) , para explorar a repercussão deixada na opinião pública pelo que mais tarde seria o último duplo homicídio do 'Monstro de Florença', ocorrido em setembro de 1985.



      https://www.youtube.com/watch?v=uoDE3_rkdMI


"Il Mostro di Firenze" ( Night Killer,  IT 1986) de Cesare Ferrario



A jornalista Giulia (Bettina Giovannini) vem rastreando o  caso do Monstro de Firenze por quatro anos, e seu noivo, o escritor Andreas Ackermann (Leonard Mann), está escrevendo um livro sobre os crimes.



 Andreas logo percebe que ficou obcecado com o caso e pelo rosto do assassino, chegando a fantasiar sobre testemunhar sua captura e um hipotético julgamento, além de construir um perfil completo do criminoso - seria um homem impotente, culto, rico, provavelmente oprimido por uma mãe intrusa e autoritária, e traumatizado pelas perversões dos pais .



O que Andreas acredita serem apenas fantasias, produto de sua  imaginação como escritor,  começam a aparecer na realidade: ele começa a ver o assassino e a mãe que imaginou em várias situações reais: no teatro durante a apresentação de uma ópera , em um restaurante durante um jantar com amigos e...



... finalmente, em um bosque, local de um dos assassinatos do 'Monstro'.


O filme tem duas partes distintas. Na primeira, mais próxima do policial de suspense, e quase documental, assistimos aos assassinatos e a investigação da policial. Na segunda, bastante gilalli e pura ficção, vemos o personagem atormentado por alucinações / fantasias com o serial killer.


O filme foi um bom sucesso de público (arrecadou mais de um bilhão de liras), mas teve muitos problemas em seu lançamento tanto com a justiça , pela reconstrução que foi feita da história e pelas hipóteses sobre a personalidade do 'Monstro' (as investigações da polícia, na época em que o filme foi lançado, estavam paralisadas) quanto com as famílias das vítimas do serial killer, que não queriam especulações sobre essa trágica história. O filme acabou proibido em todos os cinemas italianos, sendo depois liberado parcialmente...



     https://www.youtube.com/watch?v=KagKkwTSUbo


" 7 Hyde Park: La Casa Maledetta" ( Formula for a Murder, IT 1985) de Alberto De Martino


Joanna (Christina Nagy) é paraplégica, confinada a uma cadeira de rodas desde menina, quando caiu de uma escada ao escapar de um falso padre, que a estuprou.




Apesar de tudo, ela é cheia de vida, e seu instrutor físico Graig (David Warbeck) a pede em casamento. Apesar da desconfiança de sua melhor amiga e assistente Ruth (Caroll Blummenberg), ela aceita a proposta. 


  

Após o casamento, Joanna começa a ter alucinações e sonhos com o falso padre e uma boneca que repete uma canção infantil perturbadora. 



Além disso, todas as suas tentativas de doar uma grande quantia de dinheiro para a paróquia local são em vão, pois os padres (e outras pessoas) a quem ela recorre são assassinados...


Bom Giallo de De Martino (assinando Martin Herbert). A revelação do (s) assassino (s) é um clichê previsível, mas o filme compensa com uma última meia hora tensa e sangrenta.



Destaque para a performance deliciosamente exagerada de David Warbeck, totalmente coberto de sangue e insano, lembrando bastante Jack Nicholson em "O Iluminado" (1980).



Por questões econômicas, grande parte da trilha sonora é a mesma de "The New York Ripper" (1982) , já que o filme foi produzido pela Fulvia Film, de Fabrizio de Angelis, produtor de muitos filmes de Lucio Fulci...


         https://www.youtube.com/watch?v=SSowfs_feew



"Morirai a Mezzanotte" (Midnight Killer/ O Assassino da Meia Noite, IT 1986) de Lamberto Bava



O policial Nicola Levi ( Leonardo Treviglio ) descobre que sua rica esposa Sara ( Loredana Romito ) o está traindo. Os dois entram em uma discussão que se transforma em uma luta física brutal. Depois que ele sai furioso, alguém entra furtivamente e mata Sara no chuveiro usando um picador de gelo.



 Agora com muitas evidências contra ele, o pobre Nicola, que é forçado a fugir e se esconder da polícia. Sua amiga Anna Berardi ( Valeria D'Obici ), uma professora e psicóloga policial , acredita que o assassinato é brutal demais para ser atribuído a Nicola. Na verdade, corresponde exatamente ao estilo de um serial killer chamado Franco Tribbo ( Peter Pitsch ). O problema é que Franco aparentemente morreu em um incêndio em um hospício anos antes...



Depois que uma segunda mulher é perseguida até uma casa de ópera abandonada e  morta com um picador de gelo, Anna tem certeza da inocência de Nicola.



 Ela fica ainda mais certa quando o próprio Franco aparece em sua casa uma noite, mas ninguém acredita nela. Nicola  se envolve em uma briga com Anna, e é morto a tiros... e mesmo assim os assassinatos continuam.



Giallo com um orçamento razoável,  bem sangrento, com ótima trilha sonora (por Claudio Simonetti ) e fotografia (por Gianlorenzo Battaglia ), que inicialmente seria um projeto para a televisão. 



Lamberto (assinando John Old Jr.) mostra técnica e estilo, mas sem novidades. No lado negativo, é mal escrito (roteiro de Bava e Dardano Sacchetti) , com atuações medíocres, e uma das 'revelações' mais ridículas que você encontrará no gênero... e que vai completamente contra várias coisas que vimos antes no filme. Sim, fomos enganados o tempo todo...inclusive pelo título, já que quase todas as mortes acontecem durante o dia...



     https://www.youtube.com/watch?v=fePD2M_XQVs


" Camping del Terrore" (Body Count / Contagem de Cadáveres, IT 1986) de Ruggero Deodato



Um grupo de jovens vai até um antigo acampamento abandonado no Colorado. No caminho, eles dão carona para Ben Ritchie (Nicola Farron), que retorna do serviço militar.



 Chegando ao acampamento, eles são mandados embora pelo dono, o rabugento Robert (David Hess) . Acontece que Robert é o pai de Ben, e ele o convence a deixá-los ficar. Enquanto o grupo monta acampamento e começa a festejar, alguém começa a perseguir e matar um por um.



 Há rumores sobre a lenda de um Xamã, um curandeiro indígena que matou pessoas lá quinze anos antes para proteger sua terra sagrada.



Primeiro Giallo de Ruggero Deodato (1939-2022) , diretor muito conhecido pelo seu famoso e controverso "Cannibal Holocaust" (1980). "Camping del Terrore" tem roteiro de Dardano Sacchetti, música de Claudio Simonetti, e um elenco internacional, que também inclui Mimsy Farmer, Ivan Rassimov, Charles Napier, e John Steiner.

Filmado na região de Abruzzo na Itália, como se fosse nos EUA, o filme se aproxima muito mais do Slasher americano - todos os elementos dos gialli estão presentes, mas em estado bruto, sem refinamento estilístico na trama e nas cenas de morte. O Giallo, já decadente, se rendendo totalmente ao seu 'filhote'...




            https://m.ok.ru/video/2875879852629


"Deliria" (Aquarius/ StageFright / O Pássaro Sangrento, IT 1987) de Michele Soavi



Alicia (Barbara Cupisti) está estrelando uma peça musical sobre um assassino psicopata, quando ela torce o tornozelo durante os ensaios. A figurinista Betty (Ulrike Schwerk) a leva para um hospital próximo para tratamento. No entanto, é um hospital psiquiátrico, e enquanto estão lá, um assassino psicopata escapa e se esconde no carro delas, matando Betty.  



Peter (David Brandon), o diretor megalomaníaco da peça decide explorar o assassinato e antecipar a estreia. Ele tranca o elenco no teatro e esconde a chave para forçá-los a ensaiar a noite toda. O que ninguém percebe é que ele também trancou o assassino com eles.



O maníaco utiliza uma grande máscara de coruja da peça, e se mistura ao elenco, provocando diversas mortes sangrentas...


Produzido por Joe D'Amato, o filme marca a estreia na direção do ator, assistente e protegido de Dario Argento, Michele Soavi . "Deliria" resgata o Giallo 'das garras' do Slasher, com sua abordagem visualmente inventiva, e como disse um crítico: 'um bom exemplo de como o estilo pode triunfar sobre a substância em um filme de gênero'.



Soavi se sobressai ao subverter alguns clichês do gênero, e particularmente em momentos em que  mistura o suspense 'real' com a ilusão do palco, como uma sequência em que o diretor dirige o assassino na peça sobre como matar uma atriz sem saber que está dirigindo... o assassino que realmente está matando a atriz.




                https://www.tokyvideo.com/video/stage-fright-1987



"Opera" (Terror na Ópera, IT 1987) de Dario Argento




Durante uma produção modernizada da ópera 'Macbeth' de Verdi, a famosa intérprete de Lady Macbeth sofre um acidente ,deixando o diretor Marco (Ian Charleson) procurando por uma substituta. Ele decide apostar na novata Betty (Cristina Marsillach), uma jovem desconhecida que a princípio não consegue aceitar o trabalho devido à peça supostamente ser amaldiçoada. Apesar de sua apreensão, sua performance é bem sucedida.




Durante seu primeiro show, um estranho mascarado (e de luvas pretas, é claro) observa escondido em um camarote vazio, e um ajudante de palco, o descobre e é assassinado.
Quando Betty está no apartamento do namorado Stefano (William McNamara), o assassino a amordaça, amarra-a a um pilar e enfia agulhas sob seus olhos para forçá-la a assistir Stefano enquanto ele é morto.



O inspetor Santini (Urbano Barberini) investiga, e procura entre a equipe o mistério da identidade do assassino, que continua matando e fazendo Betty assistir, quando ela menos espera. 




 No filme, Argento apresenta um grau de arte que é tão extraordinário quanto o sadismo com que cada assassinato é montado. Na cena em que a heroína  é  forçada a assistir quando o assassino esfaqueia seu namorado na garganta – a faca é mostrada emergindo em sua boca enquanto a lente da câmera espia sua garganta.




Em outra cena, o assassino esfaqueia uma costureira que inadvertidamente engole o medalhão do assassino enquanto morre, forçando-o a cortar sua garganta com uma tesoura para recuperá-lo. 






Myra ( Daria Nicolodi) é baleada através de um buraco de fechadura por um policial enquanto atende a porta e a bala é mostrada girando através do buraco da fechadura para perfurar seu cérebro em close-up e câmera lenta extrema.




 
O filme é fotografado com uma câmera Steadicam inquieta que está constantemente à espreita subindo e descendo escadas e pelos bastidores da ópera. Em uma sequência extraordinária, ela assume o ponto de vista dos corvos usados no espetáculo, enquanto eles são soltos e circulam pelo teatro, e...





 Tanto o clímax quanto o final da reviravolta são bastante engenhosos, e nessa volta ao Giallo, Argento entrega uma obra prima do gênero...




"Un delitto poco comune" (Phantom of Death /Off Balance / A Face/ Transformação Sangrenta,   IT 1988) de Ruggero Deodato





Robert Dominici (Michael York), um pianista profissional no auge de sua carreira,  que passa a  sofrer de uma condição genética que o faz envelhecer fisicamente em um ritmo muito rápido. De qualquer forma, Robert continua o melhor que pode, entretendo suas amigas, Susanna (Mapi Galan) e Helene (Edwige Fenech), e vivendo a boa vida da classe alta aristocrática, mas ele está enlouquecendo...




Quando uma médica sexy com uma conexão com Robert acaba morta, no entanto, as coisas começam a ficar estranhas. 



O inspetor de polícia Datti (Donald Pleasance) entra no caso, mas, Susanna acaba morta também. Datti acha que tudo isso tem algo a ver com Robert, mas ele não consegue estabelecer a conexão, então como ele pode detê-lo antes que ele ataque novamente e mate Helene ou a sua própria filha Gloria Datti (Antonella Ponziani) ?



Um dos melhores giallos que saíram no fim do ciclo do gênero, "Un Delitto Poco Comune" (ou um de seus inúmeros títulos) não é o melhor que o gênero tem a oferecer, mas certamente é um Giallo de terror agradável e divertido.



 Deodato se apega ao que faz o gênero funcionar - mulheres sensuais, cenas de morte muito sangrentas, um mistério razoavelmente interessante e muito estilo- firmemente entrincheirado no território Argento aqui, e com um elenco internacional.



 A cinematografia de Giorgio Di Battista garante que o filme pareça elegante e temperamental do início ao fim, assim como a trilha sonora agradável cortesia de Pino Donaggio.



      https://www.youtube.com/watch?v=OOOMs-fAdtM


"Arabella L'Angelo Nero " (O Anjo Negro no Mundo Cão, IT 1989) de Stelvio Massi



Arabella Veronese (Tini Cansino) é uma mulher linda e que adora sexo. Infelizmente, Francesco (Francesco Casale) , seu marido, ficou impotente e confinado a uma cadeira de rodas desde que ela provocou um acidente de  carro enquanto  estava pagando um boquete para ele no dia do casamento.



 Ela preenche suas necessidades com passeios em  bordéis, e boates, incluindo um que é invadido por policiais, um dos quais a estupra e passa a fazer chantagem. 



Ela se vinga daquele policial convidando-o para sair, e matando-o com um golpe de martelo na cabeça, enterrando o corpo no quintal. Francesco  que estava assistindo a toda essa ação, se inspira e decide ordenar que Arabella se prostitua para vários homens,  para ele usar como inspiração para um livro que está escrevendo.



O problema para nossa heroína é que todo homem que ela se aproxima acaba sendo morto (e castrado) por um assassino misterioso...



Os crimes continuam, e são investigados pela problemática policial lésbica Gina Fowler (Valentina Viscoti), e os segredos que vão sendo revelados são mais sórdidos e loucos...



Giallo decididamente sexploitation. Stelvio Massi (assinando como 'Max Steel') conduz o filme com o máximo de ação sexual e 'perversões', e depois se move para tropos gialli mais tradicionais com as vítimas sendo mortas em métodos excepcionalmente macabros. 


Massi foi o diretor de fotografia de muitos Spaghetti Westers, e gialli excelentes, como "Perché quelle strane gocce di sangue sul corpo di Jennifer?" (1972), e  sabe como fazer as coisas parecerem lindas, principalmente na maneira como fotografa mulheres, e também as mortes.


Este Giallo parece sujo, vulgar, e faz pouco ou nenhum sentido, e pode ofender quem assisti-lo. Isso significa que você definitivamente vai querer assisti-lo...




            https://www.dailymotion.com/video/x8b4d7x


"Misteria" / "Body Puzzle" (O Quebra-Cabeça, IT 1992) de Lamberto Bava



Um homem misterioso de cabelos longos e olhar de loucura está perseguindo e matando uma variedade aparentemente aleatória de pessoas das quais ele extrai partes do corpos.



 A recente viúva, Tracy (Joanna Pacula) está sendo atormentada por arrombamentos estranhos e descobre que um intruso está deixando partes de corpos de presente para ela...





O  detetive da polícia Michele (Tomas Arana) investiga, e acaba consolando Tracy nos seus braços. 



Outras mortes acontecem, e  uma ligação entre as vítimas surge - todas receberam doações de órgãos do marido de Tracy, um pianista (François Montagut) que morreu em um acidente de moto. Mas quem é o sujeito estranho que sai por aí matando todo mundo e recuperando os órgãos?



 Lamberto Bava após uma série de filmes para a televisão, retorna com esse Giallo baseado em um original do escritor americano Bruce Martin. O diretor teve diversos problemas com os executivos da produtora PAC (Produzioni Atlas Consorciate, que estava falindo), e também ficou frustrado com a trilha sonora de Carlo Mario Cordio e, durante a pós-produção, a substituiu por partes de 'Carmina Burana', de Carl Orff - o que resultou em problemas legais devido ao uso da música sem permissão. O filme foi relançado com mudanças na edição e nova trilha...



... mas fracassou nas bilheterias. Uma pena, é um bom Giallo, com um ótimo elenco (que também conta com Gianni Garko, Erika Blanc, e Giovanni Lombardo Radici),  e maravilhosa cinematografia de Luigi Kuveiller (Uma Lagartixa no Corpo de Mulher, Profondo Rosso). O final também é bem realizado, apesar de previsível.



       https://www.youtube.com/watch?v=Xix0PjhK_bU




"Trauma" (IT 1993) de Dario Argento




O artista gráfico David Parsons (Christopher Rydell) se depara com a problemática adolescente Aura (Asia Argento), prestes a pular de uma ponte. Ele a convence a descer , e ela é levada de volta a uma clínica psiquiátrica aos cuidados do sinistro Dr. Leopold Judd (Frederic Forrest). 



Durante uma sessão espírita naquela noite, a mãe de Aura, a médium Adriana Petrescu (Piper Laurie), canaliza o espírito de uma vítima de assassinato e descobre de que o assassino é uma das pessoas presentes – pouco antes dela ser decapitada.



 Aura retorna e busca refúgio com David, que  tenta descobrir a identidade do assassino que usa um laço eletrônico que decapita as vítimas. Mas, a trilha de mortes continua...




..e  Aura tem que se lembrar de um detalhe que viu no dia da morte de seus pais, e que é capaz de revelar a identidade do maníaco 'caçador de cabeças'...


Argento com um roteiro em parceria com o escritor de terror Ted Klein, entrega uma trama mais substancial e coerente do que o normal, e investe  mais no suspense e na na violência 'off screen' do que no gore/ splatter. Claro, existem cenas de decapitação bem interessantes e explícitas - cortesia do mago da maquiagem Tom Savini - como uma cabeça semi morta despencando dentro de um poço de elevador, ou na cena onde Christopher Rydell encontra a cabeça decepada de uma vítima deixada em um quarto, ainda sussurrando para ele....


Apesar de ser um Argento mais 'comportado', "Trauma" é preenchido com todas as explosões selvagens de imaginação, reviravoltas bizarras na trama e sequências de intensidade quase surreal que associamos ao diretor. A fotografia sombria em tons de azul de Raffaela Mertes, e a trilha de Pino Donaggio (colaborador habitual do cineasta Brian De Palma) fornecem uma atmosfera onírica e melancólica.  



No elenco, a presença de sua filha Asia Argento, iniciando uma longa parceria, e os icônicos Brad Dourif, e Piper Laurie. Argento começou a 'perder a mão' a partir da década de 1990 e "Trauma" teve um desempenho ruim de bilheteria e levou uma surra crítica dos fãs de Argento, mas aida assim é um Giallo muito bom.

  


       https://www.youtube.com/watch?v=c_9UvsYmN3o


" Fatal Frames- Fotogrammi Mortali" (Fotografias Mortais, IT 1996) de Al Festa



Alex Ritt (Rick Gianasi), um diretor americano de videoclipes, vai para a Itália para dirigir um vídeo para a nova sensação pop Stefania Stella (a própria).



Logo após a chegada de Alex em Roma , um assassino mascarado começa a cortar mulheres com seu facão, gravando as vítimas mutiladas com uma filmadora.




 Alex é testemunha do primeiro assassinato e quando a polícia descobre que a própria esposa do diretor foi morta de forma semelhante alguns anos antes, ele se torna um suspeito. O chamado 'video killer' está à solta e Alex deve descobrir a verdade antes que seja tarde demais...


"Fatal Frames" foi concebido pelo diretor de videoclipes Al Festa como veículo para sua esposa, a cantora Stefania Stella.  Desenvolvido como um Giallo, com muitos (e aborecidos) números musicais), a produção ficou sem dinheiro,  o que levou à interrupção das filmagens por dois anos! . Durante esse período, dois atores importantes morreram: Donald Pleasence e Rossano Brazzi . Isso levou o roteiro a ser reescrito com David Warbeck para preencher as lacunas desses personagens. 



No elenco 'all star' também constam: Alida Valli, o icônico ator de terror Angus Scrimm, e a Scream Queen Linnea Quigley, vivendo a rock-star Wendy Wiiliams !



Infelizmente, ao tentar ser um novo Bava ou Argento (o filme foi divulgado como 'a volta dos grandes Gialli') , com seu videoclipe estendido (mais de duas horas), Al Festa só conseguiu uma obra que já saiu datada, e é uma nota de roda pé trash na história do gênero...



       https://archive.org/details/fatal-frames-1996-wp-comp



"La Sindrome di Stendhal" (Síndrome Mortal, IT 1996) de Dario Argento



Anna Manni (Asia Argento) acorda em um quarto de hotel em Florença tendo perdido a memória. Ela logo redescobre que é uma detetive de homicídios de Roma. Um psicólogo determina que ela está sofrendo da Síndrome de Stendhal, uma condição psicológica em que obras de arte causam emoções avassaladoras,  desorientação e alucinações. 



Ao mesmo tempo, Anna é alvo do serial killer e estuprador Alfredo Grossi (Thomas Kretschmann)...



... e quando o maníaco a atrai para uma armadilha dentro da famosa Galeria Uffizi de Florença, seus problemas estão apenas começando...



"La Sindrome Di Stendhal" foi feito por Argento entre "Trauma" e o decepcionante "Il Fantasma Dell'Opera" (1998), e é certamente um de seus filmes menores, mas definitivamente um esforço de Giallo / terror psicológico mais do que decente, muito cheio de suspense, atmosfera, e muitas cenas bastante estranhas envolvendo as alucinações da personagem. 



O filme perverte um dos dogmas dos gialli,  já que a identidade do assassino não é realmente um mistério, mas existem algumas cenas de violência ocasionalmente marcantes que vêm com os floreios artísticos que se espera de Dario Argento – particularmente uma cena em que um assassino atira uma bala nas duas bochechas do rosto de uma vítima e então vemos um olho olhando através do buraco duplo; ou ele tirando uma lâmina de barbear de sua boca e beijando forçadamente Anna, com ela entre seus lábios.



  Trilha sonora brilhante de Ennio Morricone. 



https://archive.org/details/the-stendhal-syndrome-1996-2017


"Non Ho Sonno" (Sleepless/ Insônia, IT 2001) de Dario Argento



Em 1983, o jovem Giacomo Gallo testemunha o assassinato brutal de sua mãe, que é uma das muitas vítimas de uma série de crimes do serial killer conhecido como The Dwarf Murderer.  


17 anos depois, a polícia de Turim investiga dois assassinatos que parecem ter as marcas do Dwarf Murderer, mas no entanto, ele está, seu corpo foi retirado de um rio em 1983. A polícia pede o conselho de Ulisse Moretti (Max Von Sydow), o inspetor de polícia aposentado que investigou na época.



 Também  de volta Giacomo (Stefano Dionisi), agora adulto, e ainda tentando esquecer o que testemunhou, embora não tenha visto o rosto do assassino. Moretti e Giacomo unem forças, refazendo o caminho antigo para ver se o 'anão' ainda está vivo ou se os assassinatos foram atribuídos à pessoa errada. Conforme novas vítimas aparecem, eles descobrem que o assassino está seguindo um padrão baseado em uma antiga cantiga infantil sobre o abate de animais.



"Sleepless"  parece um renascimento dos temas de Dario Argento, com muitos ecos de seus trabalhos anteriores  – citações a "Profondo Rosso",  "Tenebrae", e "Inferno". (1982);  bem como o tema frequente de Argento da chave para a solução do mistério residindo em alguma pista essencial que o protagonista esqueceu. Temos alguns assassinatos ultra-sangrentos, e uma excelente cinematografia, além disso, Argento, pela primeira vez em dezesseis anos, se junta novamente ao grupo Goblin, cujas trilhas sonoras para vários de seus e vários outros filmes de terror se tornaram itens cult.




 Infelizmente o filme carece exatamente da falta do 'Estilo Argento', tem um roteiro estranhamente direto e tradicional de um thriller psicológico, e parece rotineiro e 'preguiçoso'...




         https://m.ok.ru/video/2687661181525


Depois desse período - quando o Giallo já saiu de moda, e parece ter esgotado sua fórmula - Argento fez mais dois  filmes irregulares do gênero, que foram considerados decepções: "Il Cartaio" (The Card Player / Jogador Misterioso, 2004)...



... "Ti Piace Hitchcock?" (Você Gosta de Hitchcock? , IT 2005 TV); e  "Giallo" (Giallo- Reféns do Medo, 2009)



 Depois do nome de Argento despencar seriamente com sua desastrosa adaptação de "Drácula" (Dracula 3D,  2012), ele só voltaria com "Occhiali Neri" (Black Glasses IT/Fr 2022)...


...mais uma volta aos gialli, mas novamente sem brilho ou inspiração. Dario Argento (que vai fazer 85 anos esse ano) já provou sua grande contribuição para o gênero - assim como para o terror sobrenatural- e o 'maestro' pode descansar...

Mas, o GIALLO Não Morreu, e continua sendo reverenciado, homenageado, copiado, e anda rende ótimas inspirações ao redor do mundo...

"Tulpa- Perdizioni Mortali" (Tulpa, IT 2012) de Federico Zampaglione



A empresária e corretora de ações italiana Lisa Boeri (Claudia Gerini) tem uma vida dupla secreta: durante o dia é uma  mulher trabalhadora ocupada e séria...



... e à noite é uma frequentadora assídua do clube privado Tulpa, de propriedade de um estranho 'guru tibetano'....





 ...onde realiza as fantasias sexuais mais doentias dos clientes, junto com as prostitutas da casa.



 Mas os amantes ardentes de Lisa, e as garotas de programa, começam a morrer um a um de maneiras cada vez mais cruéis...



.. e ela se vê envolvida na cadeia de assassinatos. Forçada a investigar por conta própria, para não revelar sua vida dupla à polícia, ela enfrentará uma terrível escalada de morte, mistério e erotismo.


Terceiro trabalho de longa-metragem do diretor italiano Federico Dzampalone, que se tornou conhecido pelos fã de horror com o slasher "Shadow" (Shadow- Na Escuridão, 2009). Escrito por ninguém menos que Dardano Sacchetti  (Bahia de Sangue, Demons...), "Tulpa" opta por não inventar algo novo no gênero, e sim trabalhar os elementos do Giallo - principalmente as mortes horríveis, o assassino misterioso, e o erotismo - com profundo senso estético (por vezes chega a soar pomposo e artisticamente pretencioso), e um ótimo elenco - além da protagonista, também se destaca Michele Placido, vivendo o ex-comissário Roccaforte. 




"Tulpa - Perdizioe Mortali" tem defeitos e falhas, mas seu equilíbrio constante e incerto entre mistério, estilo visual assustador, gore e uma história que evita a doçura enjoativa do suspense erótico, para se concentrar em um intenso drama psiquiátrico, e no horror, fazem a diferença. O filme estreou com elogios em festivais de gênero, mas inesperadamente passou despercebido pelas telas da Europa... 







"Sonno Profundo" (Deep Sleep, ARG 2013) de Luciano Onetti




Argentina dos anos 1970. Após matar uma mulher, um assassino (o diretor Onetti) traumatizado por suas memórias de infância recebe um envelope misterioso escondido debaixo de sua porta. O caçador se torna a presa quando descobre que o envelope contém fotos que o mostram matando a jovem...




Mistura de 'neo' Giallo com Found Footage. Apesar de ter sido filmado na Argentina, o roteiro do filme é escrito em italiano.




 Produção independente  dirigida , escrita e estrelada por Luciano Onetti e produzida por seu irmão Nicolás Onetti. O filme teve excelentes críticas após sua estreia mundial no festival de Sitges 2013. 




Uma homenagem ao gênero (com todas as suas características e clichês), e com trilha sonora composta por Luciano Onetti no estilo de Ennio Morricone , que ganhou o prêmio Tabloid Witch de 'Melhor Trilha Sonora Musical'. 


https://wipfilms.net/uncategorized/deep-sleep/#more-161588




"L'Étrange Couleur des Larmes de Ton Corps" (The Strange Color of Your Bodys Tears, FR/BEL/LUX, 2013) de Helene Cattet e Bruno Forzani


Dan Kristensen (Kalus Tange) retorna de uma viagem de negócios e descobre que sua esposa Edwige está desaparecida. Enquanto ele procura por ela no resto do prédio e tenta fazer a polícia investigar, ele é atraído para os mistérios, segredos e fetiches sexuais que seus inquilinos vizinhos escondem. Conforme Dan percebe que um assassino misterioso pode estar escondido no prédio, a realidade e a fantasia do que ele está vivenciando começam a se confundir.



O casal de diretores/ roteirista belga Helene Cattet e Bruno Forzani fizeram uma estreia sensacional com "Amer" (2009), uma homenagem extraordinária ao cinema giallo dos anos 1960 e 70, assim como o  segmento igualmente estiloso "O is for Orgasm" de "The ABCs of Death" (2012). Aqui eles continuam com sua homenagem aos gialli -  a mulher desaparecida é chamada Edwige em homenagem a Edwige Fenech;  a trilha sonora foi inteiramente composta de samples retirados de gialli clássicos, e são citados diversos filmes, como "Tenebrae" (1982) de Argento, por exemplo. Porém, o filme é construído de forma quase experimental, como um caleidoscópio de cenas selvagens e imagens elaboradas, de erotismo e crimes, que não é para qualquer público, mas os fãs do Giallo vão apreciar...


   https://wipfilms.net/surreal-and-bizzare/the-strange-color-of-your-bodys-tears/


             Vamos esperar por novos capítulos...



   


                                     FONTES: 


- Arquivos do autor


                                     Livros: 

 - Spaghetti Nightmares- Luca M. Palmerini & Gaetano Mistretta (Fantasma Books, USA 1996)

- Cemitério Perdido dos Filmes B- Exploitation - vários autores, organização César Almeida (Editora Estronho, BR 2013)

- European Trash Cinema Magazine - Special Issue- Giallos

(Creig Ledbetter & Tom Weisser, USA 1992)

                                           

                                          DVDs


- Giallo- Coleção em 14 boxes (Versátil Home Vídeo)

 https://www.versatilhv.com.br/categoria/colecoes/giallo?srsltid=AfmBOopTltVv9fRLJviZTN6olM0fMX_4J3MJedHKJGgg250S6T1lBAHh


                                        Web:

-IMDB

-Wikipédia

- The Scariest Things- https://scariesthings.com/2021/07/04/dead-list-the-25-best-giallo-titles/

- Moria Reviews- 

https://www.moriareviews.com/theme/giallo-films

- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/

- WIP Films - https://wipfilms.net/tag/giallo

- Horror Italia 24 - https://www.horroritalia24.it/

- FilmTV : https://www.filmtv.it/

-  The Bloody Pit of Horror- Giallo- https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/search/label/giallo


- Youtube: 

                -Mondo Giallo Podcast- https://www.youtube.com/playlist?list=PLTY71SsO_viSckWZqF0AHe9BkRJf1SDfx

                 - GIALLOTV- https://www.youtube.com/@GIALLOTV-hs2sd



4 comentários:

  1. Excelente última parte da saga Giallo! O genero Giallo é como genero Slasher se tornou datado,são dois tipos de cinema que serão realizados por diretores que viram esse genero no passado e realizam os filmes com homenagem mas em circuito pequeno ,não algo como antes onde as grandes multidões iriam assistir correndo a mais um filme de misterio de um assassino que mata mulheres ,ambos os genero é só pra saudosistas ou pessoa mais novas que começam a se interessar por esse genero que foi o cinema Giallo ,destaco os filmes que tenho na vídeoteca : " PASSARO SANGRENTO " tenho ele em DVD lançado pela Versatil Home Vídeo na Coleção "Slasher ,Vol. 1 " , " TERROR NA OPERA " tenho ele em VHS lançado pela extinta Globo Vídeo ,os outros filmes aqui mencionados e descrito de forma brilhante ,eu os conheço atraves da Revista Set na epoca de seus lançamento ,mas nunca assisti nenhum deles,por isso que esse é o melhor blog de informações do vasto mundo cinema underground ,parabéns por mais essa publicação mestre Coffin Souza ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anselmo/Spektro, e abração! Desculpa por não responder teus muitos comentários, mas eu leio todos!

      Excluir
  2. Que Grande finale! Simplesmente excelente. Mas como sou chato, senti falta do "Olhos Mortais" (Occhi di cristallo). Trabalho maravilhoso! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu BLOB! Falta muita coisa mesmo, e os melhores leitores são os 'Chatos'! hehehe....abração!

      Excluir

HORROR...BRASIL : 8

  BRASIL... Sem o apoio da Embrafilme, CONCINE e Fundação do Cinema Brasileiro, fechados pelo infame governo de Fernando Collor de Mello (19...