🦇🦇🦇HORROR STARS...
CHRISTOPHER LEE - Sir Christopher Frank Carandini Lee ( Belgravia, Londres, UK, 27 de maio de 1922 - Chelsea and Westminster Hospital, Londres, UK, 7 de junho de 2015) Ator e cantor inglês, com uma carreira de mais de sessenta anos, e um dos nomes mais associados ao cinema de horror, apesar de seus inúmeros trabalhos em outros gêneros.
⭐Filho de um coronel da Infantaria britânica, e de uma Condessa italiana, os pais de Christopher se separaram quando ele tinha quatro anos, e sua mãe levou sua irmã e ele para Wengen, na Suíça. Quando começou a estudar, passou a se interessar por canto (sua bisavó materna foi uma famosa cantora de Ópera na Itália), e pelo teatro.
Quando retornaram a Londres, sua mãe se casou com um banqueiro, tio de Ian Fleming , que mais tarde seria o autor dos romances de James Bond , tornando-se assim seu meio- primo. Ele continuou atuando em peças amadoras escolares, e morou um tempo na Riviera Francesa, mas quando a Segunda Guerra Mundial estourou em 1939, Lee se matriculou em uma academia militar.
Durante a guerra ele serviu como oficial de Inteligência da RAF (Força Aérea Real Britânica), e depois, finalmente decidiu que seria um ator. Ele foi aceito na escola de jovens talentos da Rank Organisation, e fez sua estreia no cinema em uma ponta em "Corridor of Mirrors" (1948), um drama de terror gótico de Terence Young. Seu destino parecia selado.
Lee fez pequenos papeis em dezenas de filmes nos anos seguintes, se destacando o personagem título pequeno thriller psicológico inglês "Alias John Preston" (1955) de David MacDonald, onde viveu um psicótico assombrado por pesadelos, e foi bastante elogiado.
Finalmente em 1957, ele foi entrevistado pelo produtor da Hammer Films, Anthony Hinds, e ganhou o papel da criatura (principalmente por conta de sua altura, 1,95 m) na versão sangrenta e colorida de "The Curse of Frankenstein" (1957) de Terence Fisher.

O filme foi um enorme sucesso internacional, e catapultou a sua carreira, assim como de seu parceiro em cena - e depois grande amigo- Peter Cushing (no papel do Barão Frankenstein). Mas, enquanto Cushing conseguiu um grande desempenho, e viveu o personagem em mais 5 filmes, Lee odiou a experiência de ficar por detrás de pesada maquiagem, e nunca mais fez o monstro.
No entanto, ele faria o personagem título de "Dracula" / "Horror of Dracula" (1958), fazendo o conde vampiro da Transilvânia como uma força da natureza - feroz, mas com uma sexualidade sombria, ausente de versões anteriores do personagem.
A revista de cinema britânica Empire classificou a interpretação de Lee como Drácula como o 7º maior personagem de filmes de terror de todos os tempos.
Depois de papeis secundários em "Corridors of Blood" (1958), com Boris Karloff; e nos filmes da Hammer- "The Man Who Could Cheat Death" (1959), e "The Hound of the Baskervilles" (1959), Lee aceitou brincar (pela primeira vez) com seu personagem Drácula, vivendo o vampiro Barão Roderico da Frankurten , na comédia de terror italiana "Tempi Duri per il Vampiri" (1959).
No mesmo ano, ele estrelou como o sacerdote egípcio Kharis no filme da Hammer, "The Mummy" (1959), com Peter Cushing novamente como seus nêmesis, o arqueólogo John Banning .
Além de fazer uma múmia rápida, ágil e assustadoramente forte (mais próxima de um psicopata moderno silencioso como Jason Voorhees)...
...um suntuoso flashback de 15 minutos mostra o destino cruel do condenado Kharis, acrescentando temas românticos na antiga história de terror.
https://www.dailymotion.com/video/x9o0ylu
"The City of the Dead" / "Horror Hotel" (1960) , é uma produção barata, mas assustadora da Amicus/Vulcan, onde Lee é o professor Driscoll, que preside um culto de bruxos, em uma cidadezinha americana, assombrada por sacrifícios humanos, e habitantes que parecem mortos vivos...
https://www.youtube.com/watch?v=4R_COUvDXRM
Depois, vieram "The Hands of Orlac" / "Les Mains D'orlac" (1960), coprodução Inglaterra - França, terceira adaptação da novela homônima de 1920; estrelada por Mel Ferrer e Lee fazendo o vilanesco mágico Nero; e "Two Faces of Dr. Jekyll" (1960) da Hammer, onde seu personagem engana o Dr. Jekyll, e é morto por Mr. Hyde!
Lee então viajou para a Itália, para trabalhar com o lendário diretor Mario Bava, primeiro em "Ercole al centro della terra" (IT 1961), mistura de 'Peplum' com terror...
...onde fez o Rei Lico, que tem ligação com o mundo subterrâneo dos mortos, e enfrenta o poderoso Hércules (Reg Park)...
...e no muito superior "La Frusta e il Corpo" (1963), um clássico horror gótico de Bava, onde a bela Nevenka (Daliah Lavi) parece ser atormentada pelo fantasma de seu ex- amante, o sádico Conde Kurt Menliff ( Lee)...
P.s. por causa da participação de Christopher Lee, o filme foi lançado nos anos 1970 no Brasil, com o 'singelo', e muito enganoso título de..."Drácula, O Vampiro do Sexo" (!?!).
https://m.ok.ru/video/2327199812302
Ainda na Itália, Christopher Lee atuou em vários filmes de terror gótico - "Sfida al Diavolo" 1963), vivendo o próprio Diabo; " La vergine di Norimberga" (Horror Castle, 1963) de Antonio Margheriti, como Erich, o sinistro guardião e operador de um museu/câmera de torturas...
.... em "La cripta e l'incubo" (1964), baseado na novela de 1872 'Carmilla" de Sheridan Le Fanu - onde fez o Conde Karnstein; e a coprodução com a França "Il Castello dei Morti Vivi" (1964), vivendo o Conde Drago, que tinha como hobby, embalsamar animais...e pessoas!
De volta a Inglaterra, Lee e Cushing fizeram diversas parcerias - o terror da Hammer "The Gorgon" (1964); a antologia da Amicus "Dr. Terror's House of Horrors" (1965); e a aventura de fantasia "She" (1965), com Ursula Andress...
Christopher Lee foi então escolhido pelo produtor Harry Allan Towers para o papel título de "The Face of Fu-Manchu" (1965) de Don Sharp...
...o gênio do crime oriental de Sax Rohmer , já vivido com sucesso nos anos 1930 por Boris Karloff. Lee tem um desempenho forte como Fu Manchu, interpretando o personagem de forma fria, calculista e impassível, fazendo-o mais ameaçador ainda. Com o sucesso, mais quatro filmes de Fu Manchu apareceram entre 1965 e 1969, em uma tentativa interessante de misturar o terror da Hammer Films, com o sucesso dos filmes de James Bond. Todos foram estrelados por Christopher Lee.
https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/04/o-sinistro-dr-fu-manchu.html
A Hammer o chamou para rodar dois filmes em sequência em 1965 , usando os mesmos cenários do Bray Studios, e parte do elenco. Um deles foi o terror 'histórico' "Rasputin the Mad Monk "(1966) de Don Sharp, e o outro foi a volta ao seu papel clássico, em "Dracula: Prince of Darkness " (1966) de Terence Fisher .
Basicamente uma sequencia de "Dracula" (1958), sem Cushing (ele apenas aparece no prólogo, em cenas de arquivo), com Christopher Lee interpretando o vampiro (depois de ter recusado seguidas vezes) com olhos injetados de sangue, dentes lascivos e nenhuma linha de diálogo.
https://www.dailymotion.com/video/x9i4gtq
A seguir Lee voltou a trabalhar para Harry Alan Towers, na coprodução com a Alemanha, "Circus of Fear" / "Das Rätsel des silbernen Dreieck" (1966), baseada em uma novela de Edgar Wallace...
...e onde fez o suspeito domador de leões Gregor , que usa uma máscara preta para esconder seu rosto deformado, e está envolvido com os crimes hediondos no Circo Barberini. Como Chris Lee dominava diversas línguas, ele mesmo fez a sua dublagem na versão alemã do filme, dirigida por Werner Jacobs.
https://m.ok.ru/video/3892684065486
A seguir, ele foi o aristocrático e heroico Duke de Richleau, no ótimo 'terror satanista' "The Devil Rides Out" (1968), da Hammer...
...e Morley, o líder de um culto de bruxaria, em "Curse of the Crimson Altar" (1968), da AIP, baseado em H.P. Lovecraft; e ao lado de Boris Karloff e * Barbara Steele.
Para o lendário cineasta espanhol Jeús Franco, Lee fez " El Castillo de Fu-Manchu" (1969; a quinta e última vez que fez o personagem); o sexploitation "Eugenie… The Story of Her Journey into Perversion" (1970); o terror 'histórico' "Proceso de las Brujas" /"Il Trono di Fuoco" (1970); e então, recolocou seus caninos para " El Conde Dracula" / "Nachts, wenn Dracula erwacht" (1970)...
...uma adaptação teimosamente fiel ao livro de Bram Stoker, com um elenco estelar - Christopher Lee ( como o Drácula inicialmente velho, e que vai rejuvenescendo depois que se alimenta ), * Klaus Kinski (perfeito como o louco Renfield), Herbert Lom (Professor Van Helsing), e a bela Soledad Miranda ( como Lucy Westenra). Quando em cena, Lee domina o filme, mas, a produção pobre (de Harry Alan Towers), e o ritmo lento e confuso da direção de Franco, atrapalham a obra...
https://www.dailymotion.com/video/x90xe4y
Lee então voltou relutantemente ao Drácula da Hammer, e fez "Taste the Blood of Dracula" (1969) de Peter Sasdy, com * Ralph Bates como um satanista que revive o vampiro; e o violento "Scars of Dracula" (1970) de Roy Ward Baker, dois filmes climáticos, mas que deram ao Conde muito pouco o que fazer.
Christopher Lee e Peter Cushing foram reunidos fora da Hammer, primeiro em "I, Monster" (1971), da Amicus, onde Lee viveu o Dr. Charles Marlowe e o Sr. Edward Blake, uma adaptação de "O Médico e o Monstro", com os nomes dos personagens principais alterados.

https://m.ok.ru/video/2312896711195
Depois, em "The Creeping Flesh" (1972) de Freddie Francis, para a Tigon Films; e na Espanha, no divertido terror sci-fi "Pánico en el Transiberiano" / "Horror Express" (1972)...
...e também em "Nothing but the Night" (1973) de Peter Sasdy - única produção da 'Charlemagne Films', cofundada por Christopher Lee e Anthony Nelson Keys- um filme de terror intelectual e confuso, que acabou sendo um fracasso comercial.
https://www.youtube.com/watch?v=J2vZKahk8ZM
A Hammer decidiu atualizar sua série com o Conde vampiro, e trouxe Drácula para os anos 1970; reunindo novamente Lee e Cushing em "Dracula A.D. 1972" (1972), e "Satanic Rites of Dracula" (1973).
A seguir, Lee fez seu terror favorito, e que ele considerou seu melhor filme, "The Wicker Man" (1973) de Robin Hardy.
Um excelente 'folk horror', onde viveu o Lord Summerisle, a autoridade em uma pequena ilha da Escócia, e líder de um culto aos deuses celtas pagãos, que pratica sacrifícios humanos para garantir sua prosperidade...
Lee esteve envolvido diretamente com o projeto, e estava tão ansioso para fazer o filme, e o orçamento era tão pequeno, que ele ofereceu seus serviços de graça.
https://www.bilibili.tv/en/video/2042404449
Lee então interpretou o exótico assassino Francisco Scaramanga, um vilão de James Bond em "The Man With the Golden Gun" (1974), baseado no romance de seu primo Ian Fleming. Lee disse sobre sua atuação: 'No romance ele é apenas um bandido das Índias Ocidentais, eu o interpretei como o lado sombrio de Bond...elegante, divertido, letal...'
Christopher Lee também ajudou a produzir seu último filme com a Hammer ( e o penúltimo da lendária produtora), o polêmico "To the Devil a Daughter" (1976), baseado no romance homônimo de Dennis Wheatley, de 1953...
Lee é Michael Rayner, um ex- padre católico, excomungado por heresia, que quer controlar a alma e o corpo da jovem Catherine (Nastasja Kinski) para ser um avatar do demônio Astaroth! . A coprodução com a Alemanha oi um sucesso de público, mas não ajudou a Hammer a se recuperar, e Chris Lee já estava cansado do gênero...
Em 1977, Lee mudou para Hollywood, preocupado em ficar estereotipado em filmes de terror, como aconteceu com seus amigos Cushing e Vincent Price . Então, ele atuou no filme de desastre "Airport '77" (1977); fez os filmes baratos de sci-fi "End of the World", e "Starship Invasions" (ambos em 1977); coestrelou com Bette Davis o sci-fi juvenil da Disney "Return from Witch Mountain" (1978)...
... apareceu na TV americana, e Steven Spielberg o escalou como um oficial nazista, na comédia de guerra "1941" (1979)...onde atuou ao lado do lendário ator japonês Toshiro Mifune!
Seguiram-se diversos filmes de ação, e aventuras fantásticas, e em1982 ele apareceu junto com Peter Cushing, Vincent Price, e John Carradine na comédia britânica de suspense e terror "House of the Long Shadows".
No papel de Stefan Crosscoe, Lee fez um caçador de vampiros e lobisomens, que luta contra sua própria irmã, a imortal e sensual Stirba (Sybill Danning), no divertido e trash "Howling II: Your Sister is a Werewolf" (1985).
Lee interpretou o cientista louco Dr. Catheter em "Gremlins 2: The New Batch" (1990) de Joe Dante, em uma divertida homenagem / paródia aos seu papeis na Hammer Films...
... e viveu Sherlock Holmes nos telefilmes "Sherlock Holmes and the Leading Lady" (1991), e "Incident at Victoria Falls" (1992), ao lado de Patrick Macnee , como o Dr. Watson.
Christopher Lee foi o apresentador e narrador da série de TV "100 Anos de Horror" (1996), onde em 26 capítulos temáticos (vampiros, lobisomens, bruxas, etc.) ele contou de forma didática (e bem humorada), a história do cinema de terror, e suas origens...
https://www.youtube.com/playlist?list=PL_cbOLFyxpoJ9plpx4Krj1PXdB0ulN0bT
Então, já com quase 80 anos, Sir Christopher Lee foi apresentado para toda uma nova geração de fãs, primeiro, a convite de seu fã Tim Burton, para ser o 'Burgomestre' em "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (1999), o Dr. Wonka em "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005), e outras pontas em filmes posteriores...
Ele encarnou o mago Saruman na trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis" (2001–2003) e posteriormente na trilogia "O Hobbit" (2012–2014) de Peter Jackson.
E foi o vilão espacial Conde Dooku na trilogia prequela de "Star Wars" (2002–2005) de George Lucas...
Em 2011 Chris Lee fez uma participação especial no thriller britânico "The Resident", de Antti Jokinen; produção da...HAMMER FILM - em maio de 2007, o nome da empresa foi vendido para um consórcio liderado pelo magnata da mídia holandês John de Mol, e voltou a produzir filmes de terror.
https://m.ok.ru/video/2165054245414
Lee foi casado com a pintora e modelo dinamarquesa Birgit Gitte Kroncke, de 1961, até sua morte. Eles tiveram uma filha, Christina Erika Carandini Lee.
Christopher Lee morreu no Hospital Chelsea and Westminster, em Londres, Inglaterra, em 7 de junho de 2015, após ser internado por problemas respiratórios e insuficiência cardíaca. Ele tinha 93 anos.
FILMOGRAFIA SELECIONADA :
* Corridor of Mirrors (Escravo do Passado, UK 1948) de Terence Young
* Alias John Preston ( UK 1955) de David McDonald
* The Curse of Frankenstein (A Maldição de Frankenstein, UK 1957) de Terence Fisher, com Peter Cushing
* Dracula (Horror of Dracula/ O Vampiro da Noite, UK 1958) de Terence Fisher, com Peter Cushing, Michael Gough
* Corridors of Blood (Corredores de Sangue, UK 1958) de Robert Day, com Boris Karloff
* The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles, UK 1959) de Terence Fisher, com Peter Cushing
* The Man Who Could Cheat Death (O Homem que Enganou a Morte, UK 1959) de Terence Fisher
* The Mummy (A Múmia, UK 1959) de Terence Fisher, com Peter Cushing
* Tempi Duri per il Vampiri (Uncle Was a Vampire, IT 1959) de Steno
* The Two Faces of Dr. Jekyll (O Monstro de Duas Caras / House of Fright / Jekyll's Inferno, UK 1960) de Terence Fisher
* The City of the Dead ( Horror Hotel, UK 1960) de John Llewellyn Moxey
* The Hands of Orlac ( FR/UK 1960) de Edmond T. Gréville
* The Terror of the Tongs (A Seita do Dragão Vermelho, UK 1961) de Anthony Bushell
* Taste of Fear (Grito de Pavor, UK 1961) de Seth Holt
* Ercole al centro della Terra (Hércules no Centro da Terra/ Hercules in the Haunted World, IT 1961) de Mario Bava

* Sherlock Holmes and the Deadly Necklace ( AL/UK/FR/IT 1962) de Terence Fisher
* Das Rätsel der roten Orchidee (O Segredo da Orquídea Vermelha, AL 1962) de Helmut Ashley , com Klaus Kinski e Marisa Mell
* Sfida al Diavolo (Katarsis, IT 1963) de Giusepi Vegezzi
* La Vergine di Norimberga ( Castle of Terror/ A Mansão do Homem Sem Alma, IT 1963) de Antonio Margheriti
* La frusta e il corpo (The Whip and the Body / Drácula, o Vampiro do Sexo, IT 1963) de Mario Bava
* La cripta e l’incubo (O Túmulo do Horror, IT/ESP 1964) de Camilo Mastroncinque
* Il Castello dei morti vivi / Le Chateau des Morts Vivants ( O Castelo dos Mortos Vivos, IT/FR 1964) de Warren Kiefer
* The Gorgon (A Górgona, UK 1964) de Terence Fisher, com Peter Cushing
* Dr Terror's House of Horror (As Profecias do Dr. Terror, UK 1965) de Freddie Francis, com Peter Cushing. Segmento: "Disembodied Hand".
* The Face of Fu Manchu ( A Face de Fú Manchu, UK/AL 1965) de Don Sharp
* The Skull (A Maldição da Caveira, UK 1965) de Freddie Francis, com Peter Cushing
* She (A Deusa da Cidade Perdida, UK 1965) de Robert Day, com Peter Cushing, Ursula Andress

* Dracula: Prince of Darkness (Drácula, o Príncipe das Trevas, UK 1966) de Terence Fisher
* Rasputin, the Mad Monk (Rasputin: O Monge Louco, UK 1966) de Don Sharp
* Circus of Fear / Psycho Circus (O Circo do Medo, UK /AL /USA 1966) de John Llewellyn Moxey, com Klaus Kinski
* The Brides of Fu Manchu (As 13 Noivas de Fu Manchu, UK/AL 1966) de Don Sharp
* Five Golden Dragons (Cinco Dragões Dourados, UK/AL 1967) de Jeremy Summers, com Klaus Kinski
* The Vengeance of Fu Manchu (A Filha Diabólica de Fu Manchu, UK/AL 1967) de Jeremy Summers
* Night of the Big Heat (O Demônio do Fogo, UK 1967) de Terence Fisher, com Peter Cushing
* Theatre of Death ( Teatro dos Horrores, UK 1967) de Samuel Gallu
* Die Schlangengrube und das Pendel (The Torture Chamber of Dr. Sadism / The Blood Demon/ Sangue das Virgens, AL 1967) de Harald Reinl
* The Devil Rides Out / The Devil's Bride (As Bodas de Satã, UK 1968) de Terence Fisher
* Der Todeskuss des Dr. Fu Man Chu / Fu-Manchú y el beso de la muerte / The Blood of Fu Manchu (Fu Manchu e o Beijo da Morte, AL/ESP/UK 1968) de Jesús Franco
* Dracula Has Risen from the Grave (Drácula, O Perfil do Diabo, UK 1968) de Freddie Francis
* Curse of the Crimson Altar / The Crimson Cult (A Maldição do Altar Escarlate, UK 1968) de Vernon Sewell, com Boris Karloff, * Barbara Steele
* El Castillo de Fu Manchu /The Castle of Fu Manchu (O Castelo de Fu Manchu, ESP/UK 1969) de Jesús Franco
* The Oblong Box (O Ataúde do Morto Vivo, UK/USA 1969) de Gordon Hessler, com Vincent Price

* Scream and Scream Again (Agonia do Terror/ Grite, grite Outra Vez! UK/USA 1969) de Gordon Hessler, com Vincent Price, Peter Cushing
* Eugenie… The Story of Her Journey into Perversion (De Sade 1970, UK 1970) de Jesús Franco
* Il Trono di Fuoco / The Bloody Judge (O Juiz Sanguinário / Night of the Blood Monster, IT/ESP/UK 1970) de Jesús Franco, com Howard Vernon
* El Conde Dracula/ Nachts, wenn Dracula erwacht (O Castelo do Conde Drácula, ESP/IT/AL/UK 1970) de Jesús Franco, com Herbert Lom, Klaus Kinski
* Taste the Blood of Dracula (O Sangue de Drácula, UK 1970) de Peter Sasdy
* One More Time (Uma Dupla em Sinuca, USA 1970) comédia, ponta como Drácula
* The Private Life of Sherlock Holmes (A Vida Íntima de Sherlock Holmes, USA/ UK 1970) de Billy Wilder
* Scars of Dracula (O Conde Drácula, UK 1970) de Roy Ward Baker
* The House That Dripped Blood (A Casa que Pingava Sangue, UK 1971) de Peter Duffell, com Peter Cushing
* I, Monster (Soro Maldito, UK 1971) de Stephen Weeks, com Peter Cushing
* Dracula A.D. 1972 (Drácula no Mundo da Minissaia, UK 1971) de Alan Gibson, com Peter Cushing, *Caroline Munro
* Pánico nel Transiberiano/ Horror Express (Expresso do Horror, ESP/UK/USA, 1972) de Eugenio Martin, com Peter Cushing
* Death Line/ Raw Meat (O Metrô da Morte, UK/ USA 1972) de Gary Sherman, com Donald Pleasence
* Nothing But the Night (Enigma Fatal, UK 1973) de Peter Sasdy, com Peter Cushing
* The Creeping Flesh (Essência da Maldade, UK 1973) de Freddie Francis, com Peter Cushing
* The Satanic Rites of Dracula (Os Ritos Satânicos de Drácula, UK 1973) de Alan Gibson, com Peter Cushing
* The Wicker Man (O Homem de Palha, UK 1973) de Robin Hardy
* Dark Places ( Herança Maldita, UK 1974) de Don Sharp, com Herbert Lom
The Man with the Golden Gun (007 Contra o Homem da Pistola de Ouro, UK 1974) de Guy Hamilton
* To the Devil, A Daughter (Uma Filha Para o Diabo, UK/USA/AL 1976) de Peter Sykes, com Nastassja Kinski
* Dracula père et fils (Drácula, Pai e Filho, FR 1976) de Édouard Molinaro. Comédia
* The Keeper (CAN 1976) de T.Y.Drake
* Airport '77 (Aeroporto 1977, USA 1977) de Jerry Jamenson
* Meatcleaver Massacre (Poderes Ocultos, USA 1977) de Keith Burns. Narrador/host
* End of the World ( O Dia do Juízo Final, USA 1977) de John Hayes
* Starship Invasions (A Invasão dos Extra Terrestres, CAN/USA 1977) de Ed Hunt
* Circle of Iron / The Silent Flute (Círculo de Ferro, USA 1978) de Richard Moore, com David Carradine
* Return from Witch Mountain ( A Volta da Montanha Enfeitiçada, USA 1978) de John Hough, com Bette Davis
* Captain America II: Death Too Soon ( Capitão América 2, USA 1979 TV) de Ivan Nagy
* Arabian Adventure (Uma Aventura na Arábia, UK 1979) de Kevin Connor
* 1941 (1941, Uma Guerra Muito Louca, USA 1979) de Steven Spielberg
* House of the Long Shadows (A Mansão da Meia Noite, UK 1983) de Pete Walker, com Vincent Price, Peter Cushing, John Carradine
* The Return of Captain Invincible ( AUSTRAL 1983) de Phillipp Mora. Comédia musical
* Howling II: Your Sister Is a Werewolf (Grito de Horror 2, USA/ AUTRAL 1985) de Phillipp Mora, com Sybil Danning
* Mio, min Mio / The Land of Faraway ( Mio na Terra da Magia, SUE/NOR/RUSS 1987) de Vladimir Grammatikov
* Gremlins 2: The New Batch ( Gremlins 2: A Nova Geração, USA 1990) de Joe Dante
* The Rainbow Thief (O Ladrão do Arco Íris, UK 1990) de Alejandro Jodorowski
* Curse III: Blood Sacrifice / Panga (Panga: Lâmina Mortal, AF.SUL/ UK 1991) de Sean Barton
* Sherlock Holmes and the Leading Lady ( UK /USA/ IT/ FR1991 TV) de Peter Sasdy
* Incident at Victoria Falls ( Sherlock Holmes: Incidente em Victoria Falls, UK/USA/IT/FR 1992 TV) de Bill Corcoran
* Funny Man (Funny Man- O Príncipe da Maldade e da Travessura, UK 1994) de Simon Sprackling
* Tale of the Mummy / Talos the Mummy ( O Enigma de Talos, UK/USA 1998 ) de Russell Mulcahy.
* Sleepy Hollow (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, USA/ UK 1999) de Tim Burton
* The Lord of the Rings: The Fellowship of the Rings ( O Senhor dos Anéis: A Sociedade dos Anéis, N.ZEL/USA 2001) de Peter Jackson
* Star Wars: Episode II – Attack of the Clones (Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones, USA 2002) de George Lucas
* The Lord of the Rings: The Two Towers ( O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, N.ZEL/USA 2002 ) de Peter Jackson
* Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith( Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, USA 2005) de George Lucas
* Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate, USA/UK/AUSTRAL 2005) de Tim Burton
* Corpse Bride (A Noiva Cadáver, UK/USA 2005) de Tim Burton e Mike Johnson. Animação, voz
* Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas, USA 2010) de Tim Burton. Voz de Jabberwock
* Burke & Hare (UK 2010) de John Landis
* Season of the Witch (Caça às Bruxas, USA 2011) de Dominic Sena
* The Resident (A Inquilina, UK 2011) de Antii Jokinen
* The Wicker Tree (A Árvore de Palha, UK 2011) de Robin Hardy
* Hugo (A Invenção de Hugo Cabret, 2011) de Martin Scorsese
* Dark Shadows ( A Sombra da Noite, USA 2012) de Tim Burton
* The Hobbit: An Unexpected Journey (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, N.ZEL/USA 2012 ) de Peter Jackson




KLAUS KINSKI - Klaus Günter Karl Nakszynski ( Zoppot, Polônia, 18 de outubro de 1926 – Lagunitas-Forest Knolls, USA 23 de novembro de 1991) Ator que apareceu em mais de 130 papéis no cinema em uma carreira que durou 40 anos, e abrangeu vários gêneros, idiomas e nacionalidades, incluindo Spaghetti Westerns , filmes de terror , filmes de guerra, sci-fi, dramas, policiais e sexploitation. Intenso e polêmico...
⭐Sua família polonesa se mudou para Berlin, Alemanha durante a Grande Depressão. Klaus foi convocado para o exército nazista em 1943, aos 17 anos, e um ano depois desertou. Ele foi ferido e capturado pelo exército britânico, sendo transferido para um campo de prisioneiros de guerra em Colchester , Essex . Enquanto estava em Colchester, desempenhou seus primeiros papéis no palco, participando de shows de variedades destinados a manter o moral entre os prisioneiros. Ele foi devolvido a à Alemanha em 1946, e descobriu que seus pais haviam morrido durante a guerra. Com o nome artístico de Klaus Kinski, começou a atuar nos palcos, e conseguiu trabalho em diversas companhias de teatro , mas seus graves problemas emocionais, e comportamento selvagem, regularmente o colocava em problemas.

O primeiro papel de Kinski no cinema foi uma ponta no drama de guerra alemão "Morituri" em 1948. Em 1950, Klaus Kinski agrediu e tentou estrangular sua empresária teatral, e foi internado em um hospital psiquiátrico em Berlim Ocidental ,onde os médicos chegaram a conclusão que ele sofria de psicopatia ( transtorno de personalidade antissocial ). Ele ficou incapaz de garantir papéis no cinema durante alguns anos, e em 1955, tentou suicídio duas vezes. Seu primeiro trabalho de gênero foi em "Der Rächer" (1960), sobre um assassino psicopata que corta cabeças, e se esconde entre uma equipe de cinema. Baseado no romance policial de 1926, 'The Avenger' , de Edgar Wallace , foi um dos primeiros do subgênero conhecido como Krimi (abreviação do termo alemão 'Kriminalfilm'), que adaptou a obra de Wallace em filmes policiais macabros e violentos - e foi um dos precursores do 'giallo' italiano, e do slasher!.
O krimi foi um sucesso na Alemanha, e o rosto marcante, e o olhar sinistro de Kinski foi uma constante. "Die toten Augen von London" ( Dead Eyes of London, AL 1961) foi o primeiro filme do gênero dirigido por Alfred Vohrer, que se destacaria como um especialista no assunto.
Essencialmente um remake de "The Human Monster" (com Bela Lugosi) de 1941, com cenas de morte memoráveis no fog londrino, um assassino 'monstruoso' (Ady Berber), e Kinski em um papel fundamental e excêntrico, mas onde ele não é o vilão...
Em "Scotland Yard Jagt Dr. Mabuse" (AL 1963), o fantasma do gênio do crime Dr. Mabuse, possui um médico, e planeja dominar a Inglaterra, usando uma máquina que hipnotiza pessoas inocentes para que cometam atos criminosos...Kinski vive um inspetor da Scotland Yard, que acaba hipnotizado, e trabalhando para o vilão!
Kinski atuaria com Christopher Lee, no Krimi em coprodução inglesa "Circus of Fear" / "Das Rätsel des silbernen Dreieck" (AL/ UK 1966)...
Apesar do (glorioso) pôster italiano acima, e também de estrelar a cena de abertura do filme, Kinski faz um personagem coadjuvante misterioso, que acaba assassinado...
Em "Die Blaue Hand " (AL 1967) de Alfred Vohrer, KK interpreta irmãos gêmeos idênticos, filhos de um lorde inglês. Um deles é internado em um hospício por um assassinato que não cometeu. Quando ele escapa e retorna à propriedade da família (fingindo ser seu irmão), pessoas começam a morrer — assassinadas pelo maníaco da 'Mão Azul'.
Kinski viveu o 'bandido brasileiro' José (usando um chapéu de cangaceiro!) no western alemão "Der letzte Ritt nach Santa Cruz " / "A Última Cavalgada" (1964)...
...e então mudou-se para a Itália , e assumiu muitos e celebrados papéis em vários westerns spaghetti, incluindo "Por uns Dólares a Mais" (1965), "Quién sabe?" / "Uma Bala para o General" / "Gringo", (1967), "O Homem, O Orgulho, A Vingança" (1967), "O Vingador Silencioso" (1968), "Os Quatro Malvados" (1968), "O Bastardo" (1968), "Sartana, o Matador" (1969), e "E Deus Disse a Caim" (1970), um 'spaghetti gótico', com clima de filme de terror...
Kinski foi o ator principal de "A Doppia Faccia" (IT /AL 1968) de Riccardo Freda, um thriller de horror, em co- produção, que foi lançado na Itália como um giallo, e na Alemanha como um Krimi - apesar de seu enredo não ser baseado em Edgar Wallace. Kinski inicialmente se recusou a participar do filme por não querer interpretar outro personagem psicopata, então Freda o convenceu a aceitar o papel depois de saber que ele seria uma vítima. Assim mesmo, a convivência dos dois no set de filmagens foi tumultuada...
Kinski fez então um trio de filmes para o cineasta espanhol Jesús Franco, começando com "Marquis de Sade: Justine" (Santuário Mortal, 1968), onde fez o papel do notório Marquês de Sade, preso em sua sela na Bastilha, e escrevendo...
..."Venus in Furs"/ "Paroxismus (1969), um fascinante thriller erótico- sobrenatural; e então sendo muito bem escalado para viver o louco furioso RM Renfield, em "El Conde Dracula" (1970), com Christopher Lee...
Contam que, Kinski criticou Franco por não filmar as cenas de Renfield em um asilo de verdade, ao que o diretor teria respondido: 'Eu tinha planejado filmar em uma cela de verdade, mas então me ocorreu que eles poderiam não deixar você sair!'.
'Ao contrário da sua reputação, Klaus não foi difícil de dirigir. Fizemos sete filmes juntos, sem problemas, e ele foi maravilhoso: simpático, gentil como uma criança, exceto, é claro, quando ficava irritado. Este grande ator não tinha problemas, exceto com idiotas. Quando um cineasta medíocre não lhe pedia nada além de 'Senta aí e sorria', ele ficava muito bravo.'
— Jesús Franco
Kinski estrelou o giallo erótico "La bestia uccide a sangue freddo" (Slaughter Hotel, 1971) de Fernando Di Leo; e viveu o escritor Edgar Allan Poe no terror gótico "Nella stretta morsa del ragno" (Web of the Spider, 1971) de Antonio Margheriti- conhecido internacionalmente com uma infinidade de títulos completamente diferentes!
Então, ele começou a parceria de sua vida , ao aceitar entusiasmado o papel principal em "Aguirre, der Zorn Gottes" (Aguirre, a Cólera dos Deuses, AL/MEX/PERU, 1972) de Werner Herzog.
O filme é aclamado como um grande clássico do cinema, e a atuação de Kinski como o alucinado conquistador espanhol Lope de Aguirre, um de seus trabalhos mais lembrados. Mas, ter o imprevisível e colérico ator durante uma árdua filmagem de cinco semanas na floresta tropical peruana, rendeu inmúeras histórias e 'lendas' tão emocionantes quanto o filme!
O trabalho de Kinski com Herzog lhe trouxe reconhecimento internacional, e eles fizeram mais quatro filmes juntos: "Woyzeck "(1979), "Nosferatu the Vampyre" (1979), "Fitzcarraldo" (1982) e "Cobra Verde" (1987). Werner Herzog conheceu Kinski em 1955, quando o ator, então em uma de suas fases ruins, alugou um quarto na pensão de sua família. Herzog mais tarde contou como Kinski certa vez se trancou no banheiro comunitário por 48 horas e quebrou tudo no quarto.
Kinski voltou ao horror italiano com "La morte ha sorriso all'assassino" (IT 1973) de Joe D'Amato (Aristide Massaccesi), uma alucinante história de assassinatos, fantasmas, zumbis, e o médico louco vivido por Kinski...
...e dois filmes de terror gótico de Sergio Garrone: "Le amanti del mostro" , e "La mano che nutre la morte", ambos rodados simultaneamente, e lançados em 1974.
Kinski, em sua última colaboração com Jesús Franco, fez o papel principal em "Jack the Ripper - der Dirnenmörder von London" / "Erotico Profundo" (1976) ...
...como o Dr. Dennis Orloff, ele se conteve em sua atuação, conseguindo mostrar as duas facetas da personalidade do respeitado médico, que seria o notório Jack, o Estripador...
O segundo filme de Kinski com Werner Herzog virou outro clássico...de terror - "Nosferatu: Phantom der Nacht" (1979)
O filme serve tanto como um remake do filme homônimo de 1922, como uma adaptação do romance Drácula de Bram Stoker , mas, com o vampiro (vivido magistralmente por Kinski) sendo um personagem mais trágico e melancólico do que aterrorizante.
Nos EUA, Kinski rodou "Schizoid" (1980) de David Paulsen, um slasher com muita influência do giallo, e onde seu personagem, um psiquiatra suspeito obviamente é uma pista falsa.
Então veio "Venom" (1981), um thriller de terror, sobre uma gangue de criminosos, e uma cobra mortal à solta.
O filme ficou famoso por suas filmagens turbulentas - primeiro, Kinski liderou o elenco para remover o diretor original...Tobe Hooper. Depois, o substituto Piers Haggard, teve que liderar com as peripécias cruéis de Oliver Reed nos bastidores que tornaram o trabalho ainda mais tenso/divertido. De acordo com Haggard : 'O principal problema foi que KInski e Reed não se deram bem e brigaram como gatos. Oliver passou metade do filme apenas tentando provocá-lo, puxando sua perna o tempo todo. Houve discussões aos gritos porque Oliver simplesmente não desistia'.
Novamente nos EUA, Kinski estrelou dois filmes de sci-fi /terror. Para a New World Pictures de Roger Corman ele viveu o cientista Dr. Daniel, que em uma estação espacial remota, cria um casal de androides problemáticos, em "Android" (1982) de Aaron Lipstadt ....
...e foi o último sobrevivente de uma expedição alemã em uma das luas de Saturno, eliminada por alienígenas predadores, em "Creature" / "Titan Find" (1985) de William Malone...
... uma imitação barata (mas divertida e sangrenta) de "Alien" (1979). O papel de Kinski é secundário, e ele foi incorporado na produção para que o filme tivesse um ator famoso no elenco. Pra variar, ele e o diretor se odiaram, e Malone diria mais tarde: 'Kinski foi a pessoa mais louca e agressiva que já conheci. Ele está morto agora, e o mundo é um lugar melhor por causa disso...'
Kinski viveu um personagem muito simpático na aventura de fantasia e sci-fi espanhola "El Caballero del Dragon" / "Star Knight" (1985), fazendo Boécio, o fiel alquimista que aspira aos segredos para transformar chumbo em ouro, e desenha pentagramas com encantamentos no chão e 'reza para os anjos'. O que surge é um 'dragão do céu', uma nave espacial, com um alienígena amigo (o ex- ídolo adolescente espanhol Miguel Bosé)...
Então, de volta ao terror, personagens perturbados e problemas no set, com "Crawlspace" (1986 ).
Kinski é Karl Guenther, o filho psicopata de um médico nazista, obcecado em capturar mulheres e torturá-las lentamente até a morte em um prédio de apartamentos . O filme tornou-se infame devido à sua hostilidade contínua em relação à equipe. Depois de descobrir que o diretor David Schmoeller e os produtores tentaram demiti-lo, Kinski tornou-se ainda mais difícil de trabalhar, fazendo pedidos bizarros e causando caos no set. Ao final das filmagens, Schmoeller afirma que toda a equipe o estava insistindo verbalmente para "Por favor, mate o Sr. Kinski"...que virou o título de um curta metragem que ele fez em 1999 sobre a difícil experiência...

Em dezembro de 1985, Kinski assinou um contrato de dois filmes com o produtor italiano Augusto Caminito: "Nosferatu a Veneza" e "Paganini" , este último sendo um projeto que Kinski estava trabalhando para produzir desde 1980.
"Nosferatu a Venezia" (1988) foi planejado como uma sequência para o filme de Werner Herzog , e onde um professor britânico (Christopher Plummer), segue o rastro da última aparição conhecida do vampiro (Kinski), que foi visto no Carnaval de Veneza em 1786.

A produção foi um inferno na vida de Caminito, já que houve cinco diretores que entraram e saíram, depois que o primeiro foi demitido (incluindo o veterano Mario Caiano). Então, depois que Kinski chagou, o caos e a turbulência se instalaram nos bastidores. Klaus se recusou a cortar o cabelo e usar a maquiagem, não seguiu os ensaios e o roteiro, exigiu mudanças nos atores e na iluminação, e finalmente, exigiu e dirigiu algumas cenas ele mesmo, incluindo cerca de 10 horas (!?!) de tomadas seguindo-o como Nosferatu em Veneza ao amanhecer.
Depois de seis semanas , Caminito encerrou a produção com apenas metade do roteiro filmado, e tentou completar o filme a partir das filmagens que havia feito. O filme estreou à meia-noite de 9 de setembro de 1988 no Festival de Cinema de Veneza , onde foi exibido fora da competição.
Klaus Kinski era fascinado pela vida e obra do compositor e violinista italiano Niccolò Paganini , e durante anos pediu para Werner Herzog dirigir a biografia que ele havia escrito, mas Herzog recusou por achar o roteiro 'infilmável'. Então ele decidiu dirigir e atuar ao mesmo tempo, em seu único filme como cineasta, bem como sua última aparição como ator antes de sua morte em 1991.
"Paganini", ou "Kinski Paganini" (1989), é a biografia mais maluca de todos os tempos de um músico clássico. Não existe nenhum esforço em qualquer tipo de estrutura narrativa aqui: o que se vê é uma série de cenas de sexo, e entre elas, imagens de Paganini andando pelas ruas de Veneza em câmera lenta, violência contra animais, e cenas da vida familiar, com sua esposa Antonia Bianchi, interpretada por sua companheira na época, a jovem Debora Caprioglio, e com seu filho, interpretado pelo próprio filho de Kinski, Nikolai.
Kinski claramente se via como um descendente espiritual de Paganini, e até se referia a si mesmo como 'Paganini reencarnado' - um grande artista, cujo gênio indomável é incompreendido e ridicularizado por seus críticos, mas que é capaz de tocar os corações de seu público. Utilizando-se de tal paralelo, Kinski oferece então uma visão incrivelmente profunda e honesta em sua própria vida, uma vida de extremos.
Kinski morreu em 23 de novembro de 1991 de ataque cardíaco em Lagunitas, Califórnia, aos 65 anos. Suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico. Ele deixou suas filhas, Nastassja e Pola, e seu filho, Nikolai. Em 2013, Pola Kinski, publicou uma autobiografia na qual afirmava que seu pai molestou e abusou dela dos 5 aos 19 anos.
Werner Herzog dirigiu "Mein liebster Feind - Klaus Kinski" ( Meu melhor inimigo, AL 1999), um premiado documentário, contando sua tumultuada e criativa relação profissional com Kinski, lembranças e bastidores de filmagens, e depoimentos das atrizes Eva Mattes e Claudia Cardinale, e membros das equipes técnicas.
Herzog descreve a morte de Kinski como resultado de uma vida muito intensa e plena : 'Ele se esgotou. Ele queimou como um cometa. Depois, ele era cinzas.'
'As pessoas acham que nós mantínhamos uma relação de amor e ódio. Bem, eu não sentia amor por ele, nem o odiava. Nós nos respeitávamos mutuamente, mesmo que tivéssemos cada um planejado assassinar o outro'. (Werner Herzog)
FILMOGRAFIA SELECIONADA:
* Der Rächer ( O Vingador Misterioso, AL 1960) de Karl Anton
* Die toten Augen von London ( Os Olhos Mortos de Londres, AL 1961) de Alfred Vohrer
* Das Rätsel der roten Orchidee (O Segredo da Orquídea Vermelha, AL 1962) de Helmut Ashley , com Christopher Lee e Marisa Mell
* Scotland Yard jagt Dr. Mabuse (Scotland Yard Contra o Dr. Mabuse, AL 1963) de Paul May
* Kali Yug, la dea della vendetta (A Deusa da Vingança, IT 1963) de Mario Camerini
* Das Geheimnis der schwarzen Witwe (O Segredo da Aranha Negra, AL1963) de Franz Josef Gottlieb
* Die Gruft mit dem Rätselschloß ( AL 1964) de Franz Josef Gottlieb
* Circus of Fear / Das Rätsel des silbernen Dreieck ( O Circo do Medo, AL/ UK 1966) de John Llewellyn Moxey
* Die Blaue Hand (A Criatura da Mão Azul, AL 1967) de Alfred Vohrer
* The Million Eyes of Sumuru (Os Mil Olhos de Su-Muru, UK 1967) de Lindsay Shonteff
* Five Golden Dragons (Cinco Dragões Dourados, UK 1967) de Jeremy Summers, com Christopher Lee
* A Doppia Faccia (A Dupla face no Escuro, IT /AL 1968) de Riccardo Freda
* Marquis de Sade: Justine /"Justine and Juliet" / "Justine: Ovvero le Disaveventure della Virtú" (Santuário Mortal, UK/It/Al 1968) de Jésus Franco, com Jack Palance
*Venus in Furs / "Black Angel" / "Paroxismus" ( Vênus em Fúria, UK/USA/IT/Al. 1969) de Jesús Franco
* E Dio disse a Caino / Satan der Rache (...E Deus Disse a Caim, IT/AL 1970 ) de Antonio Margheriti
* El Conde Dracula/ Nachts, wenn Dracula erwacht (O Castelo do Conde Drácula, ESP/IT/AL/UK 1970) de Jesús Franco, com Christopher Lee, Herbert Lom
* Nella stretta morsa del ragno" (Web of the Spider/ Na Teia da Aranha, IT 1971) de Antonio Margheriti
* La bestia uccide a sangue freddo (Slaughter Hotel, IT 1971) de Fernando Di Leo, com Rosalba Neri
* La morte ha sorriso all'assassino (A Morte Tem Sorriso de Assassino, IT 1973) de Joe D'Amato ( Aristide Massaccesi)
* Le amanti del mostro ( IT 1974) de Sergio Garrone
* La mano che nutre la morte (IT 1974) de Sergio Garrone
* Lifespan (AL 1976) de Alexander Whitelaw
* Jack the Ripper - der Dirnenmörder von London / "Erotico Profundo" (Jack, o Estripador, Sui/Al/ Esp 1976) de Jesús Franco
* Nosferatu: Phantom der Nacht (Nosferatu: O Vampiro da Noite, AL/ FR 1979) de Werner Herzog
* Schizoid (Esquizofrenia, USA 1980) de David Paulsen
* Les Fruits de la Passion ( Os Frutos da Paixão, FR/JAP 1981) de Shūji Terayama
* Venom ( Venom- Terror Dentro da Noite, UK 1981) de Piers Haggard, com Oliver Reed
* Android (Android- Muito Mais que Humano, USA 1982) de Aaron Lipstadt
* Creature / Titan Find (A Criatura, USA 1985) de William Malone
* El Caballero del Dragon / Star Knight (O Cavaleiro Estelar, ESP 1985) de Fernando Colomo
* Crawlspace (Perversão Assassina, USA 1986 ) de David Schmoeller
* Revenge of the Stolen Stars (A Vingança das Estrelas Roubadas, USA/IT/AL 1986 ) de Ulli Lommel
* Timestalkers (Manipuladores do Tempo, USA 1987 TV) de Michael Schultz
* Nosferatu a Venezia ( Drácula em Veneza, IT 1988) de Augusto Caminito
* Kinski Paganini (Paganini, IT 1989) de Klaus Kinski


GÉRMAN ROBLES- Germán Horacio Robles San Agustín (
Gijón, Astúrias, Espanha, 20 de março de 1929 - Cidade do México, México, 21 de novembro de 2015 ) Ator e dublador , que em quase 60 anos de carreira fez mais de 90 filmes, e foi muito presente na TV mexicana (onde foi um dos pioneiros), em programas educativos, shows, novelas, e seriados - no Brasil, ele ficou conhecido ao fazer uma atuação convidada no seriado "Chaves", interpretando o 'Seu Madroga' , o primo do Seu Madruga, para cobrir a falta do ator Ramón Valdés, que passava por problemas de saúde.
⭐ Germán era filho do pintor Germán Horacio e neto do escritor e poeta Pachín de Melás. Ele se mudou para o México com a família quando tinha 17 anos, após a Guerra Civil Espanhola. Após se formar na faculdade e se tornar dançarino profissional em 1948, ele descobriu sua vocação como ator, passando a atuar no teatro, orientado por Enrique Rambal. Gérman Robles estreou no cinema em "El Vampiro" (1957)...

...uma releitura bem mexicana de Drácula, de Bram Stoker, onde o vampiro húngaro 'Conde Karol de Lavud '/Duval, faz suas vítimas ao redor da fazenda Los Sicomoros, tem uma 'queda' pela bela Marta (Ariadna Welter), e é combatido pelo jovem médico Dr. Enrique (Abel Salazar).
Bem produzido, e com uma ótima atmosfera gótica, foi um sucesso e abriu caminho para um grande ciclo de filmes de Terror no México, começando com sua sequência...
..."El Ataud del Vampiro" (1957), realizada apenas seis meses depois, e com o mesmo elenco e equipe técnica; contando como Lavud /Duval é revivido acidentalmente por ladrões de túmulos. A interpretação de Robles, hoje é comparada com a de Bela Lugosi, e principalmente com Christopher Lee - que só mostraria suas presas um ano depois...
Robles interpretou outro vampiro (sem nome, mas com a mesma roupa e maquiagem dos filmes anteriores) na comédia "El Castillo de los Monstruos" (1958), uma das versões mexicanas de "Abbott & Costello Meet Frankenstein" (1948).
Em 1959 Gérman Robles estrelou uma série de 12 episódios para o cinema mexicano, intitulada "La Maldición de Nostradamus", com direção de Federico Curiel.
Germán é o filho do infame vidente francês Michel de Nostradamus, que ordenado pelo espírito de seu pai, recebe a missão de convencer o mundo, da existência de vampiros e outros fenômenos ocultos. Sendo que, ele mesmo é uma mistura de bruxo e vampiro...
A série foi então editada em quatro longas metragens : "La Maldición de Nostradamus", Nostradamus y el Destructor de Monstruos", "Nostradamus, el Genio de las Tinieblas", e "La Sangre de Nostradamus", que foram exibidos nos cinemas ao redor do mundo (incluindo no Brasil),nos anos 1960, e na TV americana, em uma versão redublada e remontada pela AIP.
Em "El Barón del Terror " (1961), Robles interpreta um dos descendentes de um grupo de Inquisidores que queimaram um poderoso bruxo na fogueira em 1661.
O bruxo Baron Vitelius d'Estera (Abel Salazar) retorna ( em um meteorito!!) 300 anos depois, em busca de vingança.
Agora, ele é capaz de se transformar em um monstrengo 'cabeçudo & narigudo', que suga os cérebros de suas vítimas com uma longa língua bifurcada; além de ter fortes capacidades hipnóticas.
Conhecido internacionalmente como "The Brainiac", é um clássico excêntrico e divertido, e com um dos monstros de aparência mais estranha da história.
Robles tem um papel secundário, e é uma das vítimas; quem brilha aqui é o ator/produtor/diretor Abel Salazar (1917-1995) com quem ele dividiu as telas diversas vezes.
Logo depois, Robles fez um personagem estilo 'Peter Cushing' em "La Cabeza Viviente" (1963) de Chano Urueta.
Como o Professor Muller, ele lidera uma expedição que descobre a tumba de Acatl (Mauricio Garcés), um antigo guerreiro asteca.
Mas a cabeça perfeitamente preservada de Acatl tentará punir os sacrílegos, controlando a múmia do sumo sacerdote Xiu (Guillermo Cramer) seu servo, também revivido.
Veio então o curioso "Los Murciélagos" / "Los Vampiros del Oeste" (1964), uma mistura de western com suspense/ terror, onde um bando de criminosos se disfarçam de vampiros para atacar uma comunidade. A presença de Robles, é claro, penas explora sua fama no gênero...
Robles então participou de vários filmes de 'lucha libre', e em "Los Vampiros de Coyoacán" (1974)...
...ele interpretou o Dr. Wells, um professor à la Van Helsing que ajuda os heróis Superzan e Mil Máscaras a impedir o vampiro Barão Bradok (Mario Cid), e seus lacaios anões com dentes afiados de vampirizar a população local...
Finalmente, Robles voltou a ser um vilão sobrenatural em " Secta Satânica, el Enviado del Senor" (1990), de Arturo Martínez.
Ele é 'El Enviado', o o líder sombrio de uma igreja satânica, que consegue ajudar os cegos a enxergar e os coxos a andar, mas, seduz as mulheres locais, pratica missas negras, e devora o coração de uma garota. O Padre Esteban (o também veterano Joaquin Cordero) um padre católico que está perdendo sua congregação, resolve lutar contra o maligno...
Gérman continuou atuando em outros gêneros, e depois, mais tarde se especializou em utilizar sua potente voz para dublar versões em espanhol de inúmeros filmes de Hollywood.
Em novembro de 2015, depois de vários anos sem aparecer em público, Robles esteve na inauguração de um estúdio no México, com o seu nome. Alguns dias depois, ele foi internado em um hospital na Cidade do México com peritonite. Germán faleceu no dia 21 de novembro de 2015, aos 86 anos...
FILMOGRAFIA SELECIONADA:
* El Vampiro (O Morcego, MEX 1957) de Fernando Méndez
* El Ataúd del Vampiro (O Ataúde do Vampiro, MEX 1958) de Fernando Méndez
* El Castillo de los Monstruos (MEX 1958) de Julián Soler
* La Maldición de Nostradamus (A Maldição de Nostradamus, MEX 1960) de Federico Curiel
* La Sangre de Nostradamus (MEX 1961) de Federico Curiel
* La Furia del Ring (Fúria no Ringue, MEX 1961)
* Nostradamus y el destructor de monstruos (MEX 1962) de Federico Curiel
* El Barón del Terror (O Barão do Terror, MEX 1962) de Chano Urueta
* Nostradamus, el genio de las tinieblas (MEX 1962) de Federico Curiel
* La Cabeza viviente (MEX 1963) de Chano Urueta
* Los Murciélagos / Los Vampiros del Oeste (MEX 1964) de Juan José Ortega
* Neutron Contra los Asesinos del Karate (Neutron Enfrenta a Quadrilha do Karatê, MEX 1965)
* Rocambole (Mex 1967)
* Rocambole contra la secta del escorpión (MEX 1967)
* Los Vampiros de Coyoacán (1974) de Arturo Martínez
* Secta Satanica el Enviado del Senor (1990) de Arturo Martínez
Hoje só feras do cinema de horror mundial,Christopher Lee sou muito fã dele assisti a maioria do seus filmes na TV aberta ,destaco entre os filmes que assisti dele : Horror De Drácula ( TV Tupi ,TVS,TV Globo ,SBT ) ,Drácula - O Principe Das Trevas ( TV Globo), O Sangue De Drácula ( TVS, SBT) ,O Conde Drácula ( TVS) ,Drácula -Pai e Filho ( TV Bandeirantes), O Discípulo de Drácula (TVS), Ritos Satânicos de Drácula ( TV Globo,Rede Brasil ) , O Falcão dos Mares ( TV Globo,Canal 21) , O Homem de Palha ( TV Globo) e dentre outros filmes ,pois o nosso homenageado de hoje fez muitos filmes durante a sua grande carreira artistica e deixou saudades em nós amantes de seu trabalho, Klaus Kinski tambem sou muito fã dele ,ele tinha um olhar diferente quando olhava para camera gélido e sombrio ,destaco o que assisti dele na TV ou Vídeo : Fitzcarraldo ( TV Bandeirantes),Nosferatu - O Vampiro da Noite ( TV Bandeirantes ,Rede Brasil), Cinco para o Inferno (Vídeo), O Criatura da Mão Azul (Video) ,O Conde Drácula /O Castelo do Conde Drácula ( Video), Drácula em Veneza ( Vídeo) ,A Criatura (Vídeo), Sartana (TVS) dentro outros filmes que assisti dele e German Robles tenho os filmes dele na coleção "Vampiros no Cinema ,Vol. 5 " nesse Box tem dois filmes dele " O Morcego " e " O Ataude do Vampiro ",sou tão fã do Chaves ,mas não sabia que ele havia feito o primo do Seu Madruga.. fiquei sabendo lendo aqui hoje é por isso que esse é o melhor blog do mundo do vasto cinema underground ,parabéns por mais essa postagem ,e com esses frames de jornais maravilhosos de quando as perolas abrilhantaram o nosso cinema no passado ,Um abraço de Spektro 72.
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