Translate

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

HORROR FILM STARS 8 !


 



       ASTROS & ESTRELAS DO CINEMA DE HORROR


DICK MILLER - Richard Miller (Bronx, Nova Iorque, EUA, 25 de dezembro de 1928 - Toluca Lake, Califórnia, EUA,  30 de janeiro de 2019). Um dos mais amados 'atores secundários' do cinema americano, e um dos preferidos de Roger Corman, e depois de Joe Dante. Um rosto muito conhecido quase sempre interpretando  homens comuns atormentados , personagens com quem o público conseguia facilmente se identificar... muitas vezes em aparições de uma única cena, ou pontas rápidas.


 ⭐Miller nasceu no dia de Natal , filho de imigrantes judeus russos, uma cantora de ópera, e um impressor. Ele serviu na Marinha dos Estados Unidos, e frequentou a Universidade de New York, onde obteve um doutorado em psicologia. Enquanto trabalhava como psicólogo recém-formado, em clínicas e hospitais, ele começou a atuar na Broadway, e em 1952, mudou-se para a Califórnia em busca de trabalho como escritor. Acabou envolvendo-se com o cinema, e seus primeiros trabalhos como ator foram nos westerns B "Apache Woman" (1955), "Gunslinger" e "The Oklahoma Woman" (1956), de Roger Corman. Ele logo se acostumou com o sistema 'econômico' de Corman , e em "Apache Woman", Dick teve um papel duplo -  um índio e um morador da cidade, que em uma cena de ação, acabam brigando, e ele atira em si mesmo!




Logo ele estaria em filmes de gênero, fazendo um sargento do exército em "It Conquered the World" (1956)...




... e um vendedor ambulante de aspiradores de pó excessivamente entusiasmado em "Not of This Earth" (1957), clássicos da sci-fi B, de Corman...




Depois de outra ponta como a 'alma perdida' de um leproso no terror 'satânico'  "The Undead" (1957).... 





...Dick teve seu primeiro papel principal, como o astronauta Dave Boyer, o herói da aventura de sci-fi e suspense "War of the Satellites" (1958), que precisa desmascarar um cientista (Richard Devon), que foi possuído por uma entidade alienígena...




       https://www.youtube.com/watch?v=zvJAHgjHAqs


Dick Miller então ganhou o 'papel de sua vida' em "A Bucket of Blood" (1959), também de Roger Corman...



...Walter Paisley, um jovem garçom ingênuo e melancólico, que é aclamado como um escultor brilhante quando acidentalmente mata o gato de sua senhoria e cobre seu corpo com argila para esconder as evidências. Quando pressionado a criar trabalhos semelhantes, ele se torna um assassino em série, transformando suas vítimas em 'obras de arte'...




Uma comédia de terror sombria, muito barata, e filmada em cinco dias, que foi um sucesso nos circuito drive-in, e posteriormente um cult movie. Por conta desse 'culto', ao longo de sua carreira, Dick interpretaria seis personagens fictícios diferentes, todos chamados Walter Paisley!!



    https://www.youtube.com/watch?v=qF6EM5yeJ-c


Miller recusou o papel principal em "The Little Shop of Horrors" (1960), aceitando em vez disso o papel menor de Burson Fouch (um maluco que gosta de comer flores). Ele acreditava que o personagem 'Seymour Krelboined' (que foi vivido por Jonathan Haze, seu colega de cena em "It Conquered the World" ), era muito semelhante ao de Walter Paisley. "Acho que meu pensamento na época estava errado", disse Miller em entrevista em 1995.




      https://www.youtube.com/watch?v=aZ2CuqGkHZ8

Dick Miller começou a fazer diversas aparições em séries de TV, e teve pontas em "Premature Burial" (1962), e  "X: The Man with the X-ray Eyes" (1963), ambos de Corman.




Em "The Terror", o atormentado e recluso Barão Von Leppe (Boris Karloff) tem como fiel servo, o misterioso mordomo Stefan (Miller). 



O então novato Jack Nicholson interpretou o herói, nesse filme improvisado para aproveitar o veterano astro Karloff e o belíssimo cenário gótico de "The Raven" (1963). 




       https://www.youtube.com/watch?v=lXdzskXjsCc


Miller continuou fazendo pequenos papeis e pontas em filmes de aventura e comédias, de Corman, e de outros diretores, basicamente em filmes da produtora AIP (American International Pictures), e depois da New World Pictures. Ele foi o agente de talentos Walter Paisley em "Hollywood Boulevard" ( 1976 ) de Allan Arkush e Joe Dante, uma comédia satírica aos filmes exploitation, com uso extensivo de cenas de outros filmes da New World, e uma série de referências e piadas internas aos filmes anteriores do estúdio - em uma cena , Paisley/ Miller se vê na tela em uma exibição de "The Terror" em um drive-in. 



Ele foi o ganancioso e extravagante empresário Buck Gardner, que se recusa a fechar seu parque aquático apesar dos perigos dos peixes vorazes em "Piranha" (1978) de Joe Dante.




Joe Dante escalou  Dick Miller em todos os seus filmes, como outro Walter Paisley, o dono de uma livraria ocultista , em The Howling" (1981) : "Eu tenho velas pretas, tenho acônito. Olha só, balas de prata." "Esse também é um bom livro."




Dois anos depois, o nome Walter Paisley apareceu novamente associado a Miller, desta vez como o dono de uma lanchonete de estrada, no segmento de Joe Dante na antologia "Twilight Zone: The Movie " (1983).  





Miller foi o balconista da loja de armas que é morto pelo assassino cibernético de Arnold Schwarzenegger, em "The Terminator" (1984) de James Cameron...






...e o veterano da Segunda Guerra Mundial atormentado pelas pequenas criaturas em "Gremlins" (1984)  de Joe Dante.




O filme de Jim Wynorski, produzido por Julie Corman , "Chopping Mall" (1986), apresentou um zelador noturno de um shopping, chamado Walter Paisley, que é mortos por choques dos robôs de segurança...



... e o remake para TV da comédia musical " Shake, Rattle and Rock!" (1994) teve Miller interpretando um policial, o 'Oficial Paisley'. O Oficial Paisley também apareceu em "Night of the Creeps" (1986) de Fred Dekker, para fornecer um lança chamas para os heróis incinerarem zumbis...




Em "Tales from the Crypt: Demon Knight" (1995), Dick Miller fez o  tio Willy - o bêbado da cidade, que  acaba possuído, se transforma em um demônio durão, e tem sua cabeça arrancada...





Sua última ponta foi no filme de terror "Hanukkah" (2019), onde apareceu como um rabino, chamado...Walter Paisley...




Ele morreu aos 90 anos de idade de um ataque cardíaco , enquanto estava sendo tratado de pneumonia . Dick Miller: uma lenda do gênero, 'o cara' que sempre adicionou autenticidade, espontaneidade e até mesmo um toque descolado e irônico, a cada papel que interpretou, por menor que fosse.


           FILMOGRAFIA SELECIONADA:


* It Conquered the World (Ameaça Espacial, USA 1956) de Roger Corman

* Not of This Earth (O Emissário de Outro Mundo, USA 1957) de Roger Corman





* The Undead (Os Reencarnados, USA 1957) de Roger Corman


* War of the Satellites (Guerra dos Satélites, USA 1958) de Roger Corman





* A Bucket of Blood (Um Balde de Sangue, USA 1959) de Roger Corman

* The Little Shop of Horrors (A Loja dos Horrores, USA 1960) de Roger Corman


* Atlas (USA/GR 1961) de Roger Corman

* The Premature Burial (Obsessão Macabra, USA 1962) de Roger Corman




* The Terror (O Terror, USA 1963) de Roger Corman, com Boris Karloff




* X: The Man with the X-ray Eyes (O Homem com os Olhos de Raio-X, USA 1963) de Roger Corman

* The Trip (Viagem ao Mundo da Alucinação, USA 1968) de Roger Corman

* Death Race 2000 (Corrida da Morte - Ano 2000, USA 1975) de Paul Bartel

* Hollywood Boulevard ( USA 1976) de Joe Dante e Allan Arkush

* Piranha (USA 1978) de Joe Dante



* 1941 (1941: Uma Guerra Muito Louca, 1979) de Steven

Spielberg 

* Dr. Heckyl and Mr. Hype (Experiência Fatal, USA 1980) de Charles B. Griffith 

* The Howling (Grito de Horror, USA 1981) de Joe Dante  

* Heartbeeps (USA 1981) de Allan Arkush 

* White Dog ( Cão Branco, USA 1982) de Sam Fuller

* The Aftermath ( USA 1982) de Steve Barkett e Ted V. Mikels

* Twilight Zone: The Movie ( No Limite da Realidade, USA 1983)de Joe Dante,  segmento: "It's a Good Life"

* Space Raiders (Fugitivos das Galáxias, USA 1983) de

Howard R. Cohen

* Gremlins (USA 1984) de Joe Dante




* The Terminator (O Exterminador do Futuro, 1984) de

James Cameron



* Explorers (Viagem ao Mundo dos Sonhos, USA 1985) de Joe Dante

* Chopping Mall (Robôs Assassinos, USA 1986) de Jim

Wynorski

* Night of the Creeps (A Noite dos Arrepios, USA 1986) de

Fred Dekker




* Armed Response (Resposta Armada, USA 1986) de

Fred Olen Ray

* Project X (USA 1987) de Jonathan Kaplan

* Innerspace (Viagem Insólita, USA 1987) de Joe Dante

* Dead Heat (Um Tira do Outro Mundo, USA 1988)

de Mark Goldblatt

* The Burbs (Meus Vizinhos São um Terror, USA 1990)

de Joe Dante





* Gremlins 2: The New Batch (Gremlins 2: A Nova Geração,

USA 1990) de Joe Dante

* Evil Toons (Magias do Mal,  USA 1991) de Fred Olen Ray

* Matinee (Matinee: Uma Sessão Muito Louca, USA 1993) de

Joe Dante



* Tales From the Crypt: Demon Knight (Os Demônios da Noite, 

USA 1995) de Ernest R. Dickerson


* Burying the Ex (Enterrando Minha Ex, USA 2014) de

Joe Dante

* Hanukkah (USA 2019) de Eben McGarr









INGRID PITT - Ingoushka Petrov (Varsóvia, Polonia,  21 de novembro de 1937- Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2010 ) Atriz mais lembrada por seus papeis repletos de sensualidade em filmes de terror, principalmente como vampiras poderosos e hipnóticas. Diferente de outras atrizes, Ingrid, apesar de ter atuado em diversos gêneros, abraçou alegremente seu status de 'Rainha do Horror', e escreveu matérias em revistas, e livros sobre o assunto.


⭐ Filha de pai alemão de ascendência russa e de uma mãe judia polonesa, durante a Segunda Guerra Mundial, ela e sua mãe foram aprisionadas no campo de concentração de Stutthof em Danzig, Polônia, mas escaparam. Na década de 1950, depois de um casamento fracassado, Ingoushka começou a atuar no teatro em Berlin, adotou o nome artístico de 'Ingrid Pitt', e conseguiu uma ponta (não creditada) no drama clássico "Dr. Jivago" (1965). Na Espanha, ela fez diversos pequenos papeis, incluindo o filme de terror sci-fi "El sonido de la muerte" (1966) de José Antonio Nieves Conde(sobre um 'dinossauro' invisível!?!), que também teve a participação da 'deusa' Soledad Miranda.






   https://www.youtube.com/watch?v=nHzSHR8cRwE

Seu primeiro papel principal foi no filme de ficção científica e terror  "The Omegans" (1968) de W. Lee Wilder. Produção americana de baixo orçamento, rodada nas Filipinas, sobre a descoberta de uma cachoeira que seria uma 'Fonte da Juventude', mas que possuí água radioativa e amaldiçoada...





Sua beleza exótica e sotaque do leste europeu chamaram a atenção dos executivos da Hammer Films, e após um encontro casual com James Carreras, coproprietário do estúdio em uma festa, ela conseguiu o papel de Carmilla / Marcilla/ Mircalla, a sedutora e feroz vampira em "The Vampire Lovers" (1970), o primeiro filme da chamada 'Trilogia Karnstein', da lendária produtora britânica.





O filme foi um sucesso de bilheteria com sua mistura de terror e conotações sexuais, e Ingrid Pitt foi o grande destaque, proporcionando uma boa dose de nudez e sangue.




 Em seguida, Pitt foi chamada pela rival da Hammer,  Amicus Productions para um papel no episódio "The Cloak" da antologia "The House That Dripped Blood" (1971) . 




Desta vez, Ingrid interpretou Carla, uma atriz que participa de de um filme de terror ao lado de um temperamental veterano no gênero (Jon Pertwee) . Mais tarde, ela revela ser uma vampira, enviada para transformar o ator em um vampiro de verdade...






Ingrid não teve presas, mas banhou-se em muito sangue, em  seu terceiro filme de vampiro consecutivo, "Countess Dracula" (1971), vagamente baseado nas lendas do século XVI, sobre a sanguinária nobre húngara Elizabeth Bathory . 




Embora não tenha sido tão bem-sucedido quanto os dois filmes anteriores, Ingrid Pitt se consolidou como uma das principais figuras femininas do terror britânico da década de 1970. 





Ela então apareceu em um um pequeno ( mas famoso) papel, no hoje considerado clássico cult " The Wicker Man" (1973). Ela fez a funcionária pública pouco cooperativa que irrita o Sargento Neil Howie ( Edward Woodward) em sua busca por uma jovem desaparecida em uma ilha da Escócia, dominada por um culto pagão...



Após uma participar de alguns filmes de aventura, e de um episódio da excelente série de televisão britânica "Thriller" (1973/76), Pitt deu uma pausa na carreira cinematográfica, concentrando-se em suas apresentações teatrais e iniciando sua carreira como escritora, publicando seu primeiro livro, um thriller de espionagem intitulado 'Cuckoo Run', em 1980.

Seu retorno ao terror, foi como a dona de um bordel em "Underworld" (1985), também chamado "Transmutations"...



... com história de Clive Barker, e  Denholm Elliott e Miranda Richardson no elenco, mas, um barato (e ruim) filme britânico, que basicamente foi lançado em vídeo.







Não conseguindo mais papéis importantes, e publicando mais 3 livros entre 1984-1986, ela abandonou a profissão novamente. Na década de 1990, ela venceu um câncer de mama e publicou sua autobiografia em 1999. Com a reavaliação dos seus filmes cult clássicos , Pitt foi escalada para o thriller britânico "The Asylum" (2000), estrelado por...sua filha Stephanie Pitt!




 Ingrid tem um papel secundário como uma ex- interna de um hospício, que tem poderes psíquicos.





 Ela participou do filme original de fantasia mitológica/ terror "The Minotaur" (2006), fazendo uma ponta como uma profetisa leprosa que aconselha o herói Teseu (Tom Hardy)...






Ingrid Pitt foi ao lado de Tom Savini, o nome conhecido em "Sea of ​​Dust (2008)...





... produção independente americana, com uma mistura perturbadora de fantasia religiosa, terror ao estilo Hammer e gore ao estilo dos anos 80, com um toque irônico de humor negro e exagerado. Pitt chegou a afirmar que foi 'um dos melhores filmes em que já trabalhei'. 





Ela ainda fez uma ponta no filme de terror britânico (lançado em plataformas digitais) "Beyond the Rave" (2008) - uma história de vampiros modernos, produzido pela 'Nova Hammer Films'...




 
Em novembro de 2010, Ingrid Pitt faleceu em um hospital ao sul de Londres após uma breve doença...dois dias após seu 73º aniversário.




              FILMOGRAFIA SELECIONADA:

* El Sonido de la muerte (ESP 1966) de José Antonio Nieves Conde, com oledad Miranda

* The Omegans (USA 1968) de W. Lee Wilder 
* The Vampire Lovers (Os Vampiros Amantes, UK 1970) de Roy Wad Baker, com Peter Cushing




* Countess Dracula (A Condessa Dracula, UK 1971) de Peter Sasdy






* The House That Dripped Blood (A Casa Que Pingava Sangue, UK 1971) de Peter Duffell, segmento: "The Cloak"

* The Wicker Man (O Homem de Palha, UK 1973) de Robin Hardy, com Christopher Lee





* Underworld / Transmutations  (Subterrâneos: A Revolta dos Mutantes, 1985) de George Pavlou



* The Asylum (UK 2000) de John Stewart
* Minotaur (Minotauro, USA/UK/ESP  2006) de Jonathan English 



* Beyond the Rave (UK 2008) de Matthias Hoene

* Sea of Dust (USA 2008) de Scott Bunt, com Tom Savini







                                     FONTES:

- Arquivos do Autor

LIVROS:

Horror Film Stars - Michael R. Pitts (McFarland Books, 1991)

Heroes of the Horrors  – Calvin Thomas Beck (Collier Books, 1975)

The Overlook Film Encyclopedia : Horror - Phil Hardy (The Overlook Press, 1994)

WEB: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÉXICO MACABRO 7

                                                                     MÉXICO MACABRO... "Pánico" (1970) de Julián Soler Antologia. ...