MÉXICO...
"La muerte viviente" ( Island of the Snake People/ A Serpente do Terror / Os Mortos Vivos, Mex /USA 1968- ) de Juan Ibáñez e Jack Hill
O arrogante chefe de polícia Capitão Labesch (Rafael Bertrand) pretende impor a lei e a ordem, ao estilo continental, à ilha remota de Korbai. O tranquilo policial local Wilhelm (Carlos East) tenta alertar Labesch para não se meter com os nativos. Outra visitante é a encantadora e ingênua Anabella (Julissa), uma defensora da temperança cujo tio, o Conde Carl Van Molder (Karloff), é dono de grande parte da ilha e realiza experimentos de controle mental.
A empregada doméstica de Van Molder é Kalea (Tongolele), que adiciona veneno de cobra às bebidas dos hóspedes - não o suficiente para matar, apenas como… um ingrediente... Investigando o assassinato brutal de uma jovem, Labesch decide se infiltrar em uma cerimônia vodu.
Acontece que Van Molder se revela como 'Damballah', o venerado sacerdote vodu da ilha...
... Kalea é sua sacerdotisa, e juntos com Klinsor (Quintin Bulnes) e uma versão mirim de Damballah (Santanon), praticam sacrifícios humanos, e e transformam belas nativas em zumbis...
"La Muerte Viviente" é, sem dúvida, o melhor dos filmes mexicanos de Karloff, e também o filme mais perturbador de todos; retrata sacrifícios humanos, canibalismo, necrofilia/ encontros amorosos com garotas zumbis, danças exóticas com serpentes! O diretor Juan Ibáñez ( 1938 – 2000), que havia estreado no cinema com o elogiado e premiado drama social "Los caifanes" ( The Outsiders, 1967) , acabou ficando mais conhecido com este terror 'mexiploitation'...
https://www.youtube.com/watch?v=yHSOJb8Ky38
"Invasión Siniestra" (Invasão Sinistra, MEX/USA 1968- ) de Luis Enrique Vergara e Jack Hill
Europa do século XIX- o Professor Mayer (Boris Karloff) aperfeiçoa uma máquina de raios atômicos, um dos primeiros exemplos de fusão nuclear.
Alienígenas descobrem a invenção e enviam uma nave espacial para destruir a tecnologia antes que ela cause danos irreparáveis ao universo.
Eles assumem o controle da mente de um assassino em série local, Thomas (Yerye Beirute), bem como da mente do Professor Mayer, e a dupla controlada pelos alienígenas inicia seus planos para destruir toda a cidade através de uma explosão da máquina.
O problema é que, mesmo sob influência alienígena, o demente Thomas fica fora de controle a menos que mate mulheres regularmente. Assim, diversas garotas, mais cedo ou mais tarde, acabam tendo que lidar com o homicida Thomas, à medida que os aldeões enfurecidos começam a cercá-lo e os alienígenas se preparam para atacar...
Uma mistura estranha de sci-fi de invasão alienígena com terror psycho killer. No elenco, além de Karloff e Beirute, temos o líder alienígena (Sergio Klein), sua namorada (Tere Valez), Laura, filha de Mayer ( Christine Linder), Enrique Guzman interpreta seu arrogante namorado cientista, e Maura Monti como a assistente voluptuosa e horrivelmente marcada de cicatrizes de Mayer.
“Invasão Sinistra”, foi o último filme de Boris Karloff , filmado e finalizado em 1968 e lançado somente em 1971 no México; e popular nos anos 1980, quando foi lançado em VHS como "Alien Terror"...
https://www.youtube.com/watch?v=kEglpuHCFnQ
Ainda sobre os filmes de Karloff no México, seu elenco de apoio, além dos já conhecidos e falados eternos, vilões Quintin Bulnes e Yerye Beirute, contou com a hipnotizante dançarina e atriz Tongolele ( Yolanda Montez Farrington, USA 1932- Mex 2025), que foi uma superestrela na América Latina, primeiro em teatros e cassinos, dançando...
... e depois no cinema, depois que seu nome apareceu no título de um filme: o musical de mistério e assassinato " ¡Han matado a "Tongolele"! (1948).
Julissa (Julia Isabel De Llano Macedo, 1944 - ) uma figura importante na cultura mexicana por seu trabalho como atriz, cantora e produtora teatral e, que começou como vocalista pop. Julissa estreou no cinema com dois filmes de terror- "Espiritismo" (1962), e "A Maldição da Chorona" (1963), e interpretou garotas virgens em três dos filmes mexicanos de Karloff.
Santanón ( Rafael Muñoz Aldrete, 1929-2002), conhecido artisticamente como 'o Anão Santanón', começou interpretando personagens de filmes infantis com a ajuda de fantasias de corpo inteiro (como o "Gato de Botas" de 1961), e depois fez diversos diminutos, mas sinistros vilões em filmes de Lucha e de terror...
"El libro de piedra" (O Livro de Pedra, 1969) de Carlos Enrique Taboada
Julia Septién ( Marga López ) é contratada como governanta na casa de Eugenio Ruvalcaba ( Joaquín Cordero ), um viúvo rico que se casou novamente. Ele lhe diz que sua filha pequena, Sylvia ( Lucy Buj ), não é uma menina normal, e na verdade, acredita que ela possa ter algum problema mental.
Desde que a família se mudou para essa nova casa, Sylvia passa grande parte do tempo escondida e ainda mais tempo com seu amigo imaginário, 'Hugo'. Ela se diverte fazendo coisas cruéis e perversas e possui a estranha habilidade de prever coisas antes que aconteçam.
Julia consegue, eventualmente, ganhar a confiança e o afeto da menina, e descobre que Sylvia visita frequentemente o jardim, onde repousa a estátua de pedra de um menino segurando um livro – seu 'amigo'.
A estátua, que tem cinco séculos e foi trazida da Áustria para a América Central décadas antes, abriga o espírito de um menino que morreu há muitos anos, e o livro que ele segura é um livro de feitiços de magia negra. Descobrimos que o menino era filho de uma bruxa que talvez um dia retorne à vida. De alguma forma, o malvado Hugo conseguiu possuir a solitária Sylvia, coagindo-a a ajudá-lo a fazer coisas malignas... ou a fazê-las ela mesma.
A jovem madrasta de Sylvia, Mariana ( Norma Lazareno ), deseja muito encontrar uma maneira de se conectar com a reservada garotinha, mas Sylvia a odeia tanto que decide fazê-la sofrer com a ajuda de uma boneca vodu. Eugenio e seu amigo pintor Carlos (Aldo Monti) acabam consultando um especialista em ocultismo, mas será que eles ou Julia conseguirão salvar a jovem enfeitiçada antes que seja tarde demais?
Claramente inspirado em 'A Volta do Parafuso', de Henry James (e na versão clássica de 1961 "Os Inocentes"), mas, apostando em uma explicação sobrenatural diferente. As atuações são muito boas, o filme tem um ritmo equilibrado, que vai revelando as camadas da história de suspense aos poucos, aproveita bem os elaborados cenários, e tem algumas cenas assustadoras, como as visões do fantasma do menino refletido várias vezes em espelhos...
https://www.youtube.com/watch?v=MA6oDh3vq2c
Basil Rathbone e John Carradine tinham ido ao México para filmar "Autopsia de un fantasma" em 1968 e, Carradine decidiu estender 'suas férias', e fazer mais quatro filmes com o produtor Luis Enrique Vergara. Em comum, além de variações de seus papeis em filmes de terror americanos, Carradine aparece no prólogo de todos, como ele mesmo, fazendo divertidas apresentações...
"Pacto diabólico" (1969) de Jaime Salvador
O Dr. Halback (John Carradine) é um antigo colega do falecido Dr. Jekyll, e pretende continuar seus experimentos. Mas, ele está muito velho e sem vitalidade, e assim, ele precisa primeiro desenvolver um elixir da juventude, cujo principal ingrediente está no globo ocular feminino!
Halback tem sucesso, e se transforma no jovem e bonito Frederick (Miguel Ángel Álvarez), dizendo ao seu mordomo que um sobrinho, até então desconhecido, virá passar uns dias com ele e que 'terá livre acesso à casa'.
Mas ele fica com duas personalidades separadas no mesmo corpo, com o velho cientista sendo capaz de repreender sua impetuosa encarnação juvenil, com sua voz sendo ouvida em sua cabeça! Mas, Frederick começa a desenvolver 'mãos peludas', tendências assassinas, e se transforma em uma nova versão do monstruoso Mr. Hyde...
Uma adaptação de Ramón Obón do clássico de Robert Louis Stevenson 'o Médico e o Monstro', com apenas algumas pequenas e sutis variações. Como o velho cientista rejuvenece, John Carradine fica fora de cena em grande parte do filme, provavelmente já trabalhando em outro dos filmes que foram rodados quase ao mesmo tempo...
https://vk.com/video651219387_456246435
"La señora Muerte" (A Senhora Morte, 1969) de Jaime Salvador
O Dr. Andrés (Victor Junco) está morrendo do câncer que o aflige há tempos. Ele aconselha sua amada esposa Marlene (Regina Torné) - uma jovem estilista de moda- a procurar o Dr. Favel (John Carradine) , garantindo-lhe que ele é o único que pode ajudá-lo. Em um laboratório altamente suspeito , o médico louco, auxiliado por um servo monstruoso Laro (Carlos Ancira), tenta trazer Andrés de volta à vida usando o sangue de Marlene em um experimento perigoso e altamente radioativo.
Durante a operação, o corpo dela se torna instável e metade de seu rosto fica seriamente desfigurado.
Favel revela a cura que restaurará seu corpo ao normal: trazer o máximo possível de amostras de sangue feminino fresco para transfusão.
Para isso, Marlene terá que matar...
Roteiro de Ramón Obón, com Fernando Osés conduzindo a investigação policial, com a ajuda de um médico interpretado por Mário Orea . Elsa Cárdenas co-estrela como Julie, a assistente pessoal de Marlene, que se torna um dos alvos. Mas, o destaque é Regina Torné, que interpreta bem tanto a vítima torturada quanto a maníaca demente e exagerada.
Ela também aparece de topless, algo não muito comum em filmes de gênero mexicanos da época.
https://m.ok.ru/video/2060170889894
"La señora muerte" foi o último filme dirigido na prolífica (104 filmes em seu currículo) carreira de Jaime Salvador (1901- 1976). De origem espanhola, ele começou com "Castillos en el aire", filmado nos Estados Unidos em 1938, e fez seu segundo filme em Cuba no ano seguinte, antes de se mudar para o México em 1943, onde permaneceu pelo resto da vida.
"Las vampiras" (As Vampiras,1969) de Federico Curiel)
Diversas mortes misteriosas, associadas ao surgimento de morcegos, colocam o herói- luchador * Mil Máscaras junto com o detetive particular Carlos Mayer ( Pedro Armendáriz Jr. ) para investigar.
Os dois exploram o antigo 'Cemitério Ômega', que foi construído por ateus (!) e não contém cruzes ou símbolos religiosos. Eles encontram mais morcegos, e o túmulo de Veria, a Condessa de Alucard, que está enterrada lá desde o século XVII.
Agora ressuscitada, Veria ( María Duval ) se juntou a um grupo internacional de vampiras lideradas por Aura ( Marta Romero ), e elas estão furiosas porque quase todos os seus ancestrais foram exterminados por caçadores de vampiros.
Agora não restam homens vampiros... exceto um: o Conde Branos Alucard (John Carradine). Embora já tenha sido o 'Rei Supremo dos Vampiros', Branos agora é idoso, meio senil, impotente e quase sem poderes devido a um ataque anterior que deixou uma lasca de carvalho permanentemente alojada em seu cérebro (?!). Devido ao seu estado debilitado e problemas psicológicos, ele é mantido em uma jaula.
Na verdade é uma luta pelo poder entre Aura, que agora se autoproclama 'Rainha dos Vampiros', e Branos, que está apenas fingindo loucura para enganá-la.
Enquanto deixa Branos preso, passando fome, Aura quer escravizar homens musculosos, e corajosos e inteligentes para transformá-los em vampiros e ajudá-los a repovoar o reino. Mil Máscaras e Carlos se tornam alvos por terem sido vistos na cripta de Veria, o que também coloca Marian ( Maura Monti ), namorada de Carlos, na mira das vampiras.
Não escalado novamente como cientista louco, Carradine no entanto, vive aqui uma paródia de seu Drácula dos anos 1940, e parece se divertir no papel!
https://www.youtube.com/watch?v=-JDzfg67p-U
* Foi o segundo filme estrelado pelo famoso lutador Mil Máscaras (depois do homônimo "Mil Máscaras" de Jaime Salvador, em 1966), e que tinha a misteriosa habilidade de trocar de máscara de uma cena para outra. Mil Máscaras (Aaron Rodríguez Arellano ,15 de Julho de 1942), é considerado um dos maiores lutadores da lucha libre no México – juntamente com El Santo e Blue Demon. Ele foi descrito como a primeira 'superestrela internacional da lucha libre'- por aprimorar e popularizar o estilo em todo o mundo, tanto no ringue quanto no cinema, onde apareceu em mais de 20 filmes. Ele foi a primeira personalidade da Lucha Libre criada especificamente para ser uma estrela de cinema, já que toda a sua persona e visual chamativo foram inicialmente concebidos para os filmes. Sua carreira de lutador na vida real veio depois e cresceu a partir da empolgação gerada por suas aparições no cinema.
"Enigma de Muerte" (O Enigma da Morte, 1969) de Federico Curiel
Mil Máscaras está rastreando um grupo de criminosos de guerra nazistas fugitivos. A pista leva até um modesto circo, onde Polito, o Palhaço (John Carradine), é o líder, e um cientista/ torturador nazista que está em busca de uma cobiçada e perigosa fórmula secreta.
Aventura de 'lucha libre' que mistura suspense, espionagem, terror e sci-fi. Veja mais em: https://museucoffinsouza.blogspot.com/2025/10/nazi-horrors-nazistas-no-cinema.html
"Las luchadoras contra el robot asesino" (O Louco Criador de Monstros, MEX 1969) de René Cardona
O cientista louco Dr. Orlak (Carlos Agostí) quer dominar o mundo, então ele envia seu autômato/escravo de metal para sequestrar cientistas proeminentes para ajudá-lo na tarefa de construir um mecanismo (uma pulseira de 'Trivium') para controlar as pessoas por rádio.
Um dos gênios sequestrados se rebela e é morto pelo robô como exemplo para os outros. O corpo é encontrado na periferia da cidade, e ele é o tio da luchadora Gaby (Regina Torné) que se junta à também lutadora Gemma (Malú Reyes)...
...e ao seu namorado detetive Arturo (Joaquín Cordero), para tentar encontrar o assassino. Eles rastreiam o esconderijo de Orlak, e o confronto com seu capangas, o robô fica descontrolado e mata um os cientistas assistentes, e explode o laboratório.
Orlak também conta com o monstruoso zumbi-mutante Carfax (Gerardo Zepeda), um de seus primeiros experimentos malsucedidos, e o envia para sequestrar a lutadora Bethe (Gloria Chávez)...
De volta ao laboratório reconstruído , Orlak usa a ciência para transferir a força de Carfax para o corpo de Berthe e coloca uma pulseira de trivium nela.
Ele renomeia Berthe como 'Black Electra' e faz com que ela enfrente Gaby no ringue para uma luta mortal. Ela quase mata Gaby mas Gemma pula no ringue para ajudar, e as duas derrotam a luchadora robótica, e Orlak acaba morrendo ao tenta escapar...
Mais um filme de série 'Las Luchadoras', agora com uma nova dupla de personagens/protagonistas, em uma produção à cores, mas bastante pobre. O roteiro de Abel Salazar, que mistura sci-fi, terror e luta, é uma bagunça divertida. Paralelamente foi rodada uma versão alternativa, com diversas cenas de nudez, que foi lançada como "El Asesino Loco y el Sexo".
https://www.youtube.com/watch?v=L7mJaWjizLo
"La horripilante bestia humana" ( Night of the Bloody Apes / Gomar, O Homem Gorila, 1969 ) de René Cardona
O cientista Dr. Krallman (José Elias Moreno) tenta um processo experimental para salvar a vida de seu filho Julio, que está morrendo de leucemia. Krallman e seu assistente aleijado Goyo (Carlos Lopez Moctezuma) roubam um gorila do zoológico e transplantam seu coração para Julio.
A operação é bem-sucedida, mas logo depois Julio se transforma em uma criatura parecida com um macaco (Gerardo Zepeda) e sai do laboratório.
Enquanto isso, a luchadora mascarada Lucy Osorio (Norma Nazareno) está com problemas pessoais, depois de colocar outra lutadora (Anna Thomson) acidentalmente no hospital, ao jogá-la para fora do ringue durante uma luta.
Ela conta com o apoio de seu namorado, o Tenente Arthur Martinez (Armando Silvestre), mas ele está envolvido demais na investigação dos estranhos crimes cometidos pelo monstro à solta...
A última entrada no sub-sub-gênero 'Luchadoras' é a mais conhecida de toda a série, e também a mais radical. Pela primeira vez o roteiro não é de Abel Salazar, mas do filho do diretor, René Cardona Jr. (1939-2003), conhecido por dirigir filmes de exploitation violentos. E violência é o que não falta aqui- existem muitos efeitos gore – cenas de globos oculares sendo arrancados, gargantas rasgadas , a cabeça do criado sendo arrancada, e cenas de cirurgia cardíaca aberta (aparentemente reais) que foram cortadas de muitas versões fora do México.
O filme muitas vezes é apresentado como um remake de "Las Luchadoras vs. el Médico Asesino" de 1962. Os enredos são semelhantes, mas também apresentam uma série de diferenças. O título brasileiro nos cinemas faz essa confusão, renomeando Julio, o homem-gorila como 'Gomar', o monstro do primeiro filme.
Também foi produzida uma versão alternativa, com muitas cenas de nudez e estupros, chamada "Horror y Sexo".
https://archive.org/details/night-of-the-bloody-apes-1969
"La venganza de Huracán Ramírez" (1969) de Joselito Rodríguez
O empresário francês Professor Landrú (Jean Safont) viaja ao México para promover uma série de combates de luta livre com prêmios milionários. Fernando Torres (David Silva), o homem que luta como 'Huracán Ramírez', enfrenta dificuldades financeiras, o que o leva a concordar em participar das lutas de Landrú, assim como o lutador 'gorducho' Tonina Jackson ( Héctor Garza Lozano Vela).
O que ninguém sabe, é que Landrú também é um cientista louco, e submete a si mesmo e a seus dois assistentes a experimentos que os transformam em feras, e eles testam os resultados , usando máscaras em lutas mortais no ring. Quando Huracán vence e desmascara o lutador 'Vampiro sangrento', ele revela uma face monstruosa, que se transforma novamente em Landrú antes de morrer...
O enredo do filme consiste em várias histórias paralelas, mesclando tramas de romance, drama, humor e luta, e os elementos de ficção científica e terror foram inseridos como resultado da popularidade dos filmes de El Santo e Blue Demon , que apresentavam temas de fantasia semelhantes.
https://www.facebook.com/watch/?v=812506054715230
"El mundo del los muertos" (Santo no Mundo dos Mortos, 1969) de Gilberto Martínez Solares
Em 1676, a Inquisição luta contra uma seita satânica no México. Quatro de seus membros são queimados na fogueira, enquanto a bruxa Doña Damiana Velázquez ( Pilar Pellicer ), a alta sacerdotisa, observa de longe. Ao retornar ao cemitério, onde seus seguidores a aguardam, Damiana invoca a ajuda de Satanás. O 'Caballero Azul' ( Blue Demon) surge repentinamente: ele foi enviado para ajudá-la a executar sua vingança (ele era uma pessoa boa cuja alma foi possuída pelo diabo).
Com a ajuda de um bispo (Bianchi), o Caballero Enmascarado de Plata (El Santo) enfrenta os servos zumbis da bruxa, e derrota seu lutador 'escravo' .
Entretanto, Damiana visita a amada do Caballero, Aurora (Betty Nelson) enquanto ela dorme, e a esfaqueia até a morte.
Damiana é capturada e condenada a ser queimada na fogueira. 300 anos depois, a bruxa reencarna na jovem Alicia ( Pilar Pellicer ) e busca vingança. Santo e Alicia estão noivos, e o Padre Francisco (Bianchi - cujo ancestral era o Bispo ) o ajuda a combater os lutadores fantasmas da bruxa, e El Santo quase é morto no ring...
Então, para salvar a alma de Alicia, o herói entra no 'mundo dos mortos', onde é atacado pelos lutadores fantasmas, e outras criaturas 'infernais'. De repente, o 'Cavaleiro Azul' aparece e ajuda Santo a derrotá-los.
Roteiro de Rafael García Travesí, em outro filme que mostra um antepassado de El Santo, e nesse caso também de Blue Demon - cuja participação é nas cenas durante a Inquisição mexicana, e depois no Mundo dos Mortos...
https://www.dailymotion.com/video/x8xpw9q
"Santo el enmascarado de plata y Blue Demon contra los monstruos" (Santo Contra os Monstros de Frankenstein, 1969) de Gilberto Martínez Solares
O louco Dr. Bruno Halder ( Carlos Ancira ), e seu assistente anão corcunda, Waldo ( Santanón ) revivem e controlam um 'exército' de monstros...
... com um vampiro (David Alvizu) & suas 'noivas', um homem lobo (Vicente Lara 'Cacama ), o Monstro de 'Franquesten' (Manuel leal, com bigodes e cavanhaque!), um ciclope (Gerardo Cepeda), uma múmia (Fernando Rosales), zumbis, e um alienígena 'cabeçudo'...
... além de um clone maligno de Blue Demon!.
Santo luta para defender o amigo, e o mundo...
veja e leia mais em: https://museucoffinsouza.blogspot.com/2024/12/monster-mash-os-monstros-se-encontram.html
CONTINUA...
FONTES:
- Arquivos do autor
- Wikipédia
- IMDB
- Destroy All Monstruos-
https://destroyallmonstruos.blogspot.com/
- The Mexican Film Bulletin Page-
https://www.grace.umd.edu/~dwilt/mexnews.html
- Chilango -
https://www.chilango.com/cine-y-tv/clasicos-terror-cine-mexicano/
- The Bloody Pit of Horror-
https://thebloodypitofhorror.blogspot.com/2019/02/mexican-horror-1950-1990.html
- Vampiros & Monstruos- https://www.facebook.com/groups/559395090812573
- Mark David Welsh - https://markdavidwelsh.wordpress.com/
- Películas B -
https://b-flicks.blogspot.com/search/label/cine%20mexicano
- A Casa de Fradkin-Stein - https://www.bewaretheblog.com/2024/08/the-la-momia-azteca-aztec-mummy-film.html
- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/search/label/Mexi-Horror
- Scary Studies- https://www.scarystudies.com/luchador-movies/
- Grimoire of Horror- https://www.grimoireofhorror.com/the-banshee/world-of-luchador-films/
- Cine Outsider- http://www.cineoutsider.com/index.html
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/
























.png)



.png)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)














.png)
.png)


.png)






























Nenhum comentário:
Postar um comentário